domingo, 18 de maio de 2014

Geladeira pingando água e não gela parte inferior - BRM48D



   Tenho visto muitos, mas muitos casos desse recentemente, e exclusivamente nesse caso, não adianta trocar peças, porque não tem peças com defeito, o defeito é dentro do duto, que por algum motivo, ficou com algumas gotas de água, e essa água, ao passar ar frio por ela, congelou, e essa pequena pedra de gelo, foi crescendo dentro do duto, até chegar o ponto de fechar o duto por completo, e com o duto fechado, fica impedida a circulação de ar, e refrigerador frost free sem circulação de ar, não funciona, pois o que refrigera nesse produto, é o evaporador, ou seja, o congelador que fica dentro do compartimento freezer, o que faz ar frio, e o ventilador, que também fica no freezer, força o ar a circular por todo interior do produto, passando por dutos de ar, e no caso desse defeito, os dutos obstruídos, vão impedir que refrigere, principalmente na parte inferior.
   Eu sempre recomendo que o produto fique desligado, por pelo menos 72 horas, para que todo gelo do duto derreta e todo resíduo de água venha evaporar, não adianta colocar secador, ou água quente por exemplo, isso derreteria o gelo, mais ainda deixaria um encharcamento, que com passar de algumas semanas, provocaria novamente  a formação de gelo e o defeito iria reincidir, portanto, respeitando o prazo de 72 com as duas portas totalmente abertas, esse defeito, seria corrigido totalmente, a não ser que você more em uma região muito gelada, isso dificultaria o derretimento e evaporação da água dentro do duto, mas acho que não teremos esse problema da região centroeste para as regiões norte e nordeste, se você for da região sul, em épocas de frio intenso, aumente 24 horas nesse prazo, sei que é incomodo ficar sem geladeira, mas, é a forma correta, de nesse caso, resolver de vez, a vantagem é que não vai gastar com a troca de componentes e nem mesmo com mão de obra para corrigir esse tipo de problema.


Quer ser um profissional na área de conserto de eletrodomésticos? 
Faça um curso profissionalizante e ganha até 10 salários por mês, escolha um dos cursos abaixo:

Curso completo de conserto de LAVADORAS - CLIQUE AQUI

Curso completo o segredo dos REFRIGERADORES -  CLIQUE AQUI

Curso completo manutenção de AR SPLIT - CLIQUE AQUI

7 comentários:

  1. Tenho uma geladeira Electrolux DFI80, a algum tempo vem formando gelo no freezer, o que pode estar de errado com ela.

    ResponderExcluir

  2. Olá Celso. Seus vídeos são excelentes. Tenho um Cônsul crm50. Já é a segunda vez em 6 meses q ela não faz o degelo e cria excesso de felo no freezer e depois perde potência quando o congelador enche de gelo atrás da tampa do congelador. Na primeira vez desliguei ela e liguei em 1 dia e não funcionou fez degelo. Desisti dela e ia chamar um técnico. Mas liguei ela depois de 4 dias e ela ficou normal. Agora (6 meses depois) não fez degelo de novo. Já testei ventilador, resistência, fusível térmico com multímetro tudo ok. Comprei um sensor se temperatura novo e troquei. Ela fixou desligada 1 dia e meio. Não fez o degelo de novo . Será q tenho q esperar 3 dias p/ descongelar o duto. Se não funcionar é a placa? Pois pelos seus posts só resta ela eu acho. Obrigado pela orientação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alberto, são dois sensores, um perto do ventilador, e outro no cano do congelador, então se for trocar, troque logo os dois, eles são idênticos, em ultimo caso, tendo certeza que resistencia, ventilador, fusivel térmico estão funcionando, troque a caixa controle, mas apenas depois de trocar os sensores, e veja direitinho o fusível térmico, é o que mais apresenta problemas em refrigeradores novos ok.

      Excluir
  3. Olá!Tenho um refrigerador Consul Biplex modelo CRD34B(Cicle Defrost) que está gelando o freezer (parte de cima),mas não está gelando a parte de baixo.Forma um pouco de gelo atrás da placa fria, enfim...
    Já tentei vários procedimentos, vi vários vídeos seus, deixamos a geladeira desliga por 12 horas. Porém sem sucesso.
    Você poderia me ajudar?Porque ela está funcionando o freezer e a parte de baixo não gela nada?
    Será que falta gás? Ou precisa dar uma carga de gás?
    Desde já agradeço.
    Quero te parabenizar pelo seu blog, vídeos e pelo seu trabalho... abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, falta gás e tem que ser completado a carga de gás.

      Excluir
  4. Bom dia, minha Biplex Consul CRD36,não gela nada, juntou agua na lateral, o que pode ser? Ja fiz teste na saisa de aguá e está saindo normal no reservatório atrás da geladeira, é só o gas?Muit M obrigado.

    ResponderExcluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.