domingo, 18 de maio de 2014

Não liga ventilador, não refrigera - Consul CRM33E



   Um mesmo problema com um refrigerador, pode ter várias causas, no caso dessa geladeira Consul por exemplo, ela não está refrigerando praticamente nada, e para isso acontecer, várias podem ser as causas, então isso não significa, que toda vez que uma geladeira desse modelo não gelar, tem que ser obrigatoriamente o ventilador, mas no caso desse refrigerador Consul CRM33E, o ventilador travou, e parou de girar, e sem ventilador, nenhum refrigerador frost free funciona, pois todos refrigeradores e freezers frost free, funcionam por ventilação, ou ar forçado, o gelo é feito somente no evaporador, que é o congelador, e o ventilador distribui ar frio por todo produto, ou seja, faz o ar passar pelo evaporador, que está congelado, e circular por todo produto, assim esse ar frio, retira o calor dos alimentos, resfriando e não deixando que eles entrem em decomposição.
   Então, toda vez que um frost free para de gelar, um item a ser observado, com certeza é o motor ventilador, independente de marca e modelo do produto, e isso podemos identificar até sem ter que abrir o compartimento freezer, onde está o ventilador, basta ouvir o ventilador em funcionamento, e para isso o motor compressor tem que estar ligado, pois ventilador e motor compressor funcionam simultaneamente, então, percebendo que o motor está ligado, veja se ouve o barulho do ventilador dentro do freezer, para ter certeza que o motor compressor está ligado, coloque a mão na grade atrás da geladeira, toda vez que o motor está ligado, o gás circula e o condensador, que é a grade preta atrás da geladeira aquece.
   Então para resumir, quando a grade atrás da geladeira estiver quente, o ventilador tem que estar funcionando.


Quer ser um profissional na área de conserto de eletrodomésticos? 
Faça um curso profissionalizante e ganha até 10 salários por mês, escolha um dos cursos abaixo:

Curso completo de conserto de LAVADORAS - CLIQUE AQUI

Curso completo o segredo dos REFRIGERADORES -  CLIQUE AQUI

Curso completo manutenção de AR SPLIT - CLIQUE AQUI

12 comentários:

  1. oi celso minha geladeira consul frost free biplex 380 do modelo crm38bbbna está descongelando, só que está funcionando normal. o que pode ser o defeito? se você puder ajudar desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SE não está descongelando, está com gelo em excesso e não está funcionando normal, como você sabe que não está descongelando, o recipiente sobre o motor está sempre seco?

      Excluir
  2. tenho uma geladeira Brastemp modelo rbm35b ela funciona por muito tempo além do necessário não desliga consumindo muita energia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser defeito no sensor de temperatura que fica dentro do compartimento freezer.

      Excluir
  3. Oi Celso aqui em casa tem uma geladeira consul frost free e parou o técnico ladrão veio e disse que era a placa só que não agora estou aqui a geladeira o motor liga e o ventilador não liga e depois ela desliga toda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece sim ser defeito na placa, que se chama caixa controle. Mas sem ver fica complicado, sem ver dou apenas dicas.

      Excluir
  4. Olá Celso, tenho uma frostfree que o ventilador não está ligando e a serpentina está enchendo de gelo. Retirei o ventilador e testei direto na tomada 110V. Ele girou normalmente. O que mais posso testar para descobrir o problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser sensores ou placa, troque logo sensor e placa e pronto

      Excluir
    2. Temos um whatsapp apenas para venda de peças, se precisar mande para 61 9 8289-8820 um orçamento das peças

      Excluir
  5. Olá Celso. Tenho uma Brastemp Frost Free BRB39A. O ventilador não está ligando e a serpentina está enchendo de gelo e o freezer não está resfriando o suficiente igual antigamente. Já retirei o ventilador e testei na tomada 110V, funcionou normalmente. Qual outro problema pode ser além do ventilador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser sensores ou placa, troque logo sensor e placa e pronto

      Excluir
  6. Olá Celso, tenho um freezer Brastemp BVE28D, que está apresentando um defeito intermitente: O compressor liga, aquecendo o condensador externo, mas o ventilador não liga, e a temperatura interna sobe. Depois de mais ou menos 24 horas ele volta a funcionar normalmente. O que poderia ser?

    ResponderExcluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.