quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Furei o Congelador Com Faca, O Que Fazer?








FUREI O CONGELADOR DA GELADEIRA - O QUE  FAZER?

   Imediatamente desligue o refrigerador tirando da tomada, depois enxugue o local onde está o furo, caso o furo seja na parte inferior, melhor por um pano seco no local para que não escorra água pra dentro da peça, pois o local onde o gás circula, deve estar livre de qualquer tipo de impureza ou umidade, protegendo o local do furo, ficará mais fácil em caso de uma possível recuperação do evaporador (congelador). 
   Em casos de refrigeradores de uma porta, recomendamos a troca da peça, pois o preço não é tão alto, mas se o profissional de refrigeração for de sua confiança e der garantia do serviço, faça que sai mais em conta que trocar a peça.
   Agora existem refrigeradores duplex, ou seja com freezer separado, em que não há a possibilidade de trocar a peça, pois ela vem embutida no gabinete, e não há a possibilidade de troca do evaporador, então a única opção e contratar os serviços de um técnico em refrigeração pra reparar o furo, limpar o sistema e fazer uma nova carga de gás. Em todos os casos de furo de congelador, é primordial que se desligue o produto o quanto antes, e seque o local do furo, para que água, ou qualquer outro material, seja absorvido pela peça, se o compressor ficar ligado, ele vai sugar água, ou qualquer outra coisa para o interior da peça e em muitos casos se torna praticamente impossível a recuperação.
   Portanto, a recomendação é: jamais limpe o acumulo de gelo com objetos cortantes, com objetos pontiagudos ou metálicos, pois os congeladores são feitos de alumínio, e pode ser rompido com facilidade. O correto é desligar o produto, e deixar de porta aberta se possível, para que o acúmulo de gelo derreta, e você possa fazer uma limpeza com segurança. Em algumas geladeiras, o fabricante envia junto com o produto uma espátula plástica pra que seja feita uma limpeza do congelador, evitando assim esse problema constante, que é acidentalmente, os clientes furarem os congeladores.









Quer um presente? Leia o texto abaixo

O que separa você, dos seus sonhos, são suas atitudes, ou a falta delas, então vou deixar uma dica preciosa pra você: O ramo de manutenção em eletrodomésticos é muito lucrativo se levado a sério, então porque não se profissionalizar, imagina que você quer ser profissional em qualquer outra área, vai estudar no mínio 02 anos, gastar muito dinheiro e tempo, até se formar, depois vai ter que arranjar um emprego, então ...

Fazendo um curso na área de manutenção de lavadoras e geladeiras, nos dois ou três primeiros serviços você já paga o que investiu, vai se aperfeiçoando e digo sem mentira que pode ganhar até 10 salários por mês, isso só depende de você, digo isso porque sou profissional, então falo com conhecimento de causa, vá além, invista um pouco em você, mude de vida, de uma vida melhor a si mesmo, a sua família, a seus filhos. E isso já nos primeiros dias, fazendo um curso de qualidade.

Vou deixar aqui abaixo, lista de bons cursos de manutenção e lavadoras e geladeiras, e me ouça, em muito pouco tempo você vai agradecer por ter lido esse texto, mas não agradeça a mim, agradeça a você mesmo que teve atitude de mudar sua vida.

 

Curso: O melhor das lavadoras

https://go.hotmart.com/S51323767G?dp=1

 

Curso de manutenção de geladeiras

https://go.hotmart.com/T51324515D

 

Curso de Conserto de Placas Eletrônicas, Lavadoras, Lava e Seca e muito mais:

https://go.hotmart.com/I51361595V?dp=1

 

Curso Completo em ar condicionado:

https://go.hotmart.com/N51362043Q




115 comentários:

  1. Celso,

    Tenho uma geladeira Brastemp Duplex quality 410 litros convencional.
    Ela esta ficando com excesso de gelo no congelador e com uma bola de gelo na parte das placas, no congelador.
    O que pode ser?
    Desde já agradeço,
    Mauricio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauricio, respondi uma pergunta idêntica á sua, foi ontem á tarde, e era maurício também, achei que fosse a mesma pessoa, caso não seja vou deixar aqui, a pergunta e a mesma resposta ok. Abraço

      Mauricio luiz7 de abril de 2013 17:29

      Boa tarde, Celso!

      Eu tenho um refrigerador BRASTEMP DUPLEX QUALITY 410 LITROS CONVENCIONAL, ele está ficando com o congelador cheio de gelo e no outro compartimento fica uma bola de gelo perto das placas.
      Você pode me dize o que está causando este problema?
      Desde já agradedço

      E essa foi a resposta:
      celso jair Pereira7 de abril de 2013 18:45
      Olá Mauricio
      Caso e geladeira ainda continue gelando normalmente no compartimento do refrigerador, aí pode ter sido, que tenham encostado algum objeto na placa fria, isso forma grandes blocos de gelo, porque o objeto, impede que na hora do degelo, que ocorre varias vezes ao dia, o objeto impede que o gelo naquele ponto derreta e começa e se formar um bloco que só tende a crescer.
      Mas caso você perceba que o produto perdeu rendimento na parte inferior, está refrigerando menos que antes, e a placa fria da parte do refrigerador, não fica completamente congelada, ou seja fique com uma parte com a bola de gelo e a outra parte fique apenas fria e molhada, aí tem que ser feito uma carga de gás, nesse caso não chega a ser nem uma carga completa, apenas adicionar um pouco de gás, para completar o que está faltando, quanto á formação de gelo em excesso no freezer, pode ser que a gaxeta ou seja borracha não esteja vedando 100%, mas também podemos atribuir a insuficiência de gás, caso não esteja formando gelo na placa fria por completo, o termostato não vai desligar o compressor, porque ele fica com sensor grudado na placa, e ela não congelando por completo, não vai atingir temperatura para desligar o motor de tempos em tempos, isso faz o produto ficar ligado 24 horas por dia, aumentando o consumo de energia, e pondo o motor em risco, caso tenha mai dúvidas que eu possa esclarecer, pode perguntar á vontade
      Abraço

      Excluir
    2. Quanto custa pra consertar um congelador?

      Excluir
    3. vão te cobrar entre 200,00 e 300,00 eu imagino

      Excluir
  2. sou um tec de refrigerção. gostaria de saber quais os procedimento para troca de um congelador ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, vai depender de qual modelo, mas o procedimento para geladeiras de uma porta por exemplo, são padrões para técnicos em refrigeração, seja mais específico, quanto ao modelo, embora sua pergunta tenha sido simples, sem ser bem objetiva fica um pouco difícil, não posso aqui relatar passo a passo, senão vai parecer que estou trocando 6 por meia dúzia, já que voce também é técnico. desculpa a demora em responder, estive sem computador por tres dias.

      Excluir
  3. como sei que meu congelador furou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque o produto apresenta vazamento de gás, e porque o produto para de gelar automaticamente.

      Excluir
  4. Fure o congelador,tem algum problema??Qual??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se furou o congelador, imediatamente o produto vai parar de refrigerar, tem que desligar da tomada e chamar um profissional, para ver se tem jeito de recuperar, tem que ler a postagem ali encima, pois está tudo bem esclarecido sobre como proceder, abraço

      Excluir
  5. Olá não furei meu congelador, mas tenho uma consul 280l uma porta! A peça de plástico que segura a porta do congelador quebrou (um daqueles pinos que servem como "dobradiça") e cheguei a comprar uma peça nova para substituição. Custei a achar uma chave que fosse adequada para os parafusos, mas asim que consegui percebi que o encaixe dessa peça é de correr, e para fazer isso, teria que retirar todo o congelador para poder trocar a peça, mas não consegui.... estou até com medo de ter danificado. Será q vc pode me orientar como fazer isso?

    Att

    Fernanda

    fsnai@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda acho que eu não entendi direito o porque se ter que tirar o congelador para colocar as dobradiças que sustentam a porta, se puder me mandar fotos das peças e do ponto no congelador onde vai colocar essas peças ficaria mais fácil te orientar, mande se puder fotos no celsojair@gmail.com

      Excluir
  6. furei meu congelado da marca electrolux, o tecnico falou que nao tem jeito, queria sabe se nao tem jeito mesmo. o que devo fazer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como disse na postagem, alguns técnicos fazem a recuperação, entre em contato com outro profissional que faça o reparo.

      Excluir
  7. Celso, boa tarde!
    Tenho um frigobar consul, ele ficou alguns dias desligado e quando liguei novamente não está gelando, e está saindo óleo do congelador, igual óleo de comida, bem clarinho. O que devo fazer? será que tem algum furo? Obrigada, Regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim regina, o que deve fazer imediatamente é desligar ele da tomada, depois chamar um técnico para trocar a peça, o óleo é do motor, pela falta de gás no sistema, o compressor jogou óleo do próprio compressor por toda tubulação, justamente porque ficou ligado sem gás, tem que trocar ou recuperar o congelador.

      Excluir
    2. Obrigada Celso. Gostaria de saber se voce sabe mais ou menos quanto vou gastar e se compensa arrumar.
      Obrigada
      Regina

      Excluir
    3. Regina, tem tanto tempo que eu não troco um evaporador, ou seja, congelador de frigobar, mas a peça vai custar em média de 50 a 80 reais, vamos supor que o técnico te cobre entre 150,00 e 200,00 para fazer o serviço com gás, vai gastar de 200,00 a 280,00 , isso mais ou menos, eu não posso estipular valor do serviço do técnico, é apenas um valor de referência, podendo até ficar mais em conta, mas pegue o modelo do frigobar, ligue em uma autorizada e pergunte quanto custa a peça, negocie com o técnico quanto ele vai te cobrar pra trocar, assim quem sabe economiza ok, abraço

      Excluir
  8. Olá, Bom dia!
    Meu congelador foi furado na parte inferior, é um furo pequeno, pesquisei que o uso de J-B WELD Solda Fria pode resolver,posso fazer isso em casa?, ou tenho que chamar um técnico?, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danny, tem que chamar um técnico, porque a partir do momento em que furou o gás vazou imediatamente, então, mesmo se você conseguisse soldar o local, mesmo assim o técnico tem que abrir o sistema lá no motor, e colocar gás novamente, e somente ele vai ter equipamentos para isso ok, abraço

      Excluir
  9. ola boa tarde, olha furei minha geladeira ela e nova e tem garantia, sera q posso troca ma loja? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, claro que não, como você vai explicar um furo, isso é mau uso do produto, e garantia não vai cobrir, garantia cobre defeito de fabricação Cleonice, dano do produto por uso incorreto garantia não cobre.

      Excluir
  10. Por favor indiquem alguem que faça isso em SP.
    Tenho uma Consul com UM ANO E UM MES, novinha, simples, uma porta.
    Fui limpar o congelador e pronto... furou... vazou gas e tudo mais.

    Estou desde ontem a noite tentando achar no Google, porem os tecnicos oferecem preços altissimos de R$ 400, 500 para arrumar isso (solda e injeção de gás) sendo que comprar o congelador é R$350,00.

    INDIQUE LUGARES QUE CONHEÇAM! Certamente um tecnico bacana cobraria um preço justo.
    Agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia infelizmente sou de Brasília, não posso te ajudar, veja com seus amigos pessoais, sempre tem alguém fazendo manutencão de geladeira e lavadora, e com certeza alguns do seus amigos podem te indicar alguém de confiança e com preço mais justo que isso, abraço e boa sorte.

      Excluir
  11. Ola Celso! Obrigada pela pronta resposta. Achei um tecnico q colocou gas, deu "vácuo", colocou um liquido (n sei o nome) e soldou o congelador, porem disse q poderia nao resolver se tivesse descido agua p o motor. Trocou o filtro (tirou alguns pingos dagua desse filtro) e pronto. Na hora funcionou depois parou, o tecnico veio novamente e falou q se n melhorasse tinha que esgotar o oleo do motor. Agora a geladeira parou de vez, ligo na tomada e parece "carro quando nao liga, qdo nao da partida, tenta, porem para e se repete de dois em dois minutos". Pergunto: Ja paguei R$200,00 acha que compensa trocar o motor ou fazer essa limpeza de R$ 450,00 (somando ai 650!) ou compro outra? (O que faço com essa? Lixo? vendo p ferro velho (mesmo sendo nova?))
    Obrigada pela atenção. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o técnico que te cobrou 200,00 só poderia ter recebido se o produto ficasse bom, ou então não fizesse o serviço, quando eu vejo que o serviço pode apresentar problemas das duas uma, ou não faço porque o risco é grande demais, ou se tentar e não der certo não posso cobrar nada, é um risco que temos que correr, ele tem que te devolver o dinheiro se não funcionou, voce entende isso, cobramos por um produto ou serviço, se esse produto ou serviço funciona, se não funciona não pode ter valor agregado, negocie com ele, seja firme, explique, Moço, se eu paguei pelo serviço quero minha geladeira funcionando, ou meu dinheiro de volta, não é assim de não ficou boa me dá seu dinheiro e ponto final, isso não existe, você tem direitos e tem que usar do seu direito de consumidora.
      Outro ponto, se ele tem que abrir o motor e tirar o óleo, colocar outro óleo, dar nova carga de gás e trocar o filtro, negocie com ele um valor,pois ele já recebeu 200,00 então não pague mais que + 100,00 para ele fazer isso, não é recomendável, mas nesse caso, acho que ele tem que colocar algumas gotas de anti-congelante no sistema, é um líquido que impede que gotas de água congelem dentro do sistema, evitando esse problema que ocorreu aí, então vamos resumir:
      Ligue e converse com ele, negocie um valor que não seja mais que 100,00 para retirar e trocar o óleo do compressor, não pague antes de ver o produto funcionando por uns tres dias, se ele disser que não tem jeito, diga a ele então que não deveria ter mexido, já que viu que não tinha jeito, porque nesse caso, você usaria o dinheiro da manutenção para dar entrada em outra geladeira, qualquer coisa estou por aqui, abraço querida.

      Excluir
  12. BOM TENHO UMA GELADEIRA ELECTROLUX ,FUREI O CONGELADOR COM FACA ,LEVEI PARA O CONSERTO TÉCNICO , VOLTOU COM VAZAMENTO EMBAIXO , PODE SER DA SOLDA OU NÃO ,OU DEVIDO O FURO.PAGUEI R$170,00 NO CONSERTO.O TÉCNICO DISSE QUE NÃO FOI ELE , QUE ISSO ACONTECE. DISSE QUE SO TROCANDO CAIXA DO CONGELADOR , MAIS TERIA QUE PAGAR DIVINO. SIM OU NÃO ,OQUE FAÇO...ISSO ESTAR CERTO...AGUARDO RESPOSTA....DESDE JÁ AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ele cobrou pelo serviço, cobrou pra resolver, se não resolveu não pode cobrar, será que quando você vai no mercado, te cobra 12 reais por um saco de arroz vazio?
      Se te vendem um produto ou serviço, tem que te entregar o que te venderam, ou não cobrarem por isso. Se o técnico cobrou justamente para recuperar um furo que você fez, como é que o produto ainda tem furo, não dá pra entender, agora se não tem como recupetar não se pode cobrar
      Um conselho, compre você a peça, e como ele já cobrou o serviço, ele tem que colocar a peça sem cobrar mais um centavo, isso seria justo. abraço

      Excluir
  13. Boa noite Celso. O Pino de plástico inferior que segura a tampa do congelador da minha Eletrolux RE-28 quebrou. Passei um tempo com um "jeitinho" que dei, usando cola epóxi (aquela que mistura duas substâncias e após 10 minutos está fixo). Isso ainda segurou uns 3 meses. Porém, não durou mais que isso. A cola cedeu. Tentei várias e várias vezes fazer o mesmo procedimento mas nunca mais segurou novamente com a epóxi. Será que há alguma solução para eu ter esse bendito pino de volta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leo, esse pinos são parafusados ou de encaixe, são peças de reposição, procure em uma loja da rede autorizada electrolux, com certeza vai ser mais barato que o durepoxi. abraço

      Excluir
    2. Valeu Celso! Farei isso! Obrigado pela informação!

      Excluir
  14. boa tarde
    furei o congelador fazendo a limpesa, modelo consul linha marrom, e ainda estava cheio de gelo. o que fazer?
    Ana Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A postagem está bem explicadinha sobre o que fazer, leia novamente e vai entender o que tem que fazer

      Excluir
  15. Amigão bom dia tenho um refrigerador brastemp qualy 410 dereepente motor ameaça dar partida e ouve-se um clic e desliga troquei o rele mas neste modelo não tem o bimetal gostaria de saber si posso colocar o rele e o bimetal (dispositivo que desliga motor no caso de alta temperatura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso não é bimetal, deve ser o protetor térmico, mas vou te adiantar, se ele está desarmando, tem 95% de chances de ser o compressor com alta amperagem, trocar rele e térmico não vai adiantar, o defeito é interno dentro do compressor

      Excluir
  16. bom dia furei meu congelador com a faca desliguei imediatamente a geladeira. chamei o técnico ele fez todos os procedimentos que já li só que três horas depois no lugar onde ele havia colado o gás vazou todinho. chamei ele de volta ele disse que talvez a cola estivesse vencida ou ele colocou cola demais. agora vamos aguardar este processo de colar congelador de geladeira dar carga de gás resolve mesmo ou eu que tive azar. agradeço marcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser colado, ou reparado com solda aluminio, que é o mesmo material de que é feito o congelador, pode ser também que o local não estivesse totalmente limpo quando foi posto o material para vedar, mas vamos ver se vai dar certo, espero que ele tenha refeito o serviço, eu já v em muitos casos, colados até com durepoxi, limpa-se o local, seca, faz uma vedação com o durepoxi, deixa secar por 24 horas e depois desse tempo se faz a carga de gás e pronto, se for uma geladeira de uma porta é seguro, pois a pressão do gás é pequena e dificilmente vai vazar

      Excluir
  17. Boa tarde,gostaria de saber onde compro o freezer pois furei o meu com a faca e agora preciso trocar né,ou posso simplesmente colar com durepox e contratar alguem para encher?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. #congeladorfurado
      Melhor chamar alguém que faça o serviço todo, desde recuperar o furo e colocar gás, durepoxi não vai segurar, a pressão de freezer é alta, chega a mais de 60 libras de ar quando o produto desliga, mas chame um profissional qualificado, tenho certeza que ele vai fazer um serviço competente.
      Uma dica, peça garantia de pelo memos 06 meses para reparo, assim se tiver problema de vazamento, vai ter tempo suficiente para saber e para a pessoa que fizer o serviço corrigir

      Excluir
  18. Ola Eu tenho um refrigerador consul 240 e o furei com uma faca na parte de dentro vedei o buraco com durepox e nao esta funcionando, você tem algum telefone de algum tecnico qe esteja na Zona Sul de Sao Paulo?
    Desde ja grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho telefone Samuel, sou de Brasilia, e com certeza não vai gelar, ao furar o gás sai todo em segundos, o que tem que fazer imediatamente é desligar o produto e chamar um técnico ok

      Excluir
  19. Bom dia! Minha mãe furou o congelador da minha geladeira!!!
    Os procedimentos eu já sei, gostaria de saber se a geladeira ainda funcionará, mesmo com o congelador furado?
    Obs. o congelador passou furado uma noite inteira, só vi agora pela manhã...)
    Por favor alguém me ajude!
    Claudia C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma vez que furou o congelador, o gás sai todo imediatamente, só vai funcionar se recuperar ou trocar

      Excluir
  20. OLA CELSO!!

    boa tarde!!
    Por fvr me de uma ajuda, fiz um trabalho para uma amiga e ela me pagou cm uma limpeza na casa só que me deu foi prejuizo. furou o congelaDOR DE MINHA geladeira, marca BLUESKP (CCE). veio um sr que olhou e tentou soldar , colocou gás,mas não funcionou, ele falou que deve ter entrado agua e que eu tinha que tro0car o congelador. Vc sabe aonde compro este congelador no rj, pois foi na refrigeração cascadura e não achou. vc sabe mais ou menos qto custa???
    me de um help por fvr, pois não posso ainda comprar uma geladeira nova, por problemas de saude na familia.

    aguardo retorno. meu email: luluzinha57@yahoo.com.br

    OBRIGADUUUUUUUUUU E QUE DEUS TE ABENÇÕE SEMPREEEEEEEE.AMEMMM.
    LUCILA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Possivelmente não vai encontrar essa peça não Lucila, a CCE fabricou poucas geladeiras, e não se manteve no mercado de refrigeração, dificil mesmo te ajudar nesse caso viu, mas veja em todas as lojas que vendem peças de geladeira ai no Rio, quem sabe com sorte encontre em estoque antigo de alguma loja

      Excluir
  21. oi gostaria de saber se a geladeira funciona com o congelador furado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não não funciona, o que faz a geladeira funcionar é o gás, com congelador furado o gás sai e ela para de gelar imediatamente

      Excluir
  22. Celso, boa tarde, olha, desculpa postar aqui, mas é que nao sei o problema real da minha geladeira.
    Minha geladeira é uma Eletroctrolux RDE38 de uma porta
    Fui abrir minha geladeira agora e estou notando ja alguns dias que ela nao esta fazendo gelo em todo o congelador.
    Ela esta bem aparentemente perfeita da metade pra baixo na caixa do congelador e na metade pra cima, simplesmente sem gelo, ao abrir ela agora notei que na parte de cima do lado de dentro, ela esta com gotas de agua, como se estivesse pingando em varios locais, passei a mao, algumas estao liquidas e outras congeladas, ha mais liquidas que congeladas.
    nessa geladeira havia um pino dentro da caixa do congelador, aquele quando vc faz o degelo, mas ele quebrou qdo fui tirar pedaço de carne que esta bem no alto, bom por conta desse pino acho que nunca teve problemas, pois antes estava gelando a caixa por inteira. o que será que pode ser?
    a temp esta no medio.
    Quando comprei ela, eu comprei com garantia extendida, nao tenho certeza se ainda esta coberta ou nao, mas dependendo de qual o problema , se é que é alguma coisa mesmo, posso tentar achar esses papeis,,kkk,

    Desde ja
    Muito obrigado, e ótimo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo,
      Sua geladeira perdeu gás, tem que completar esse gás que ela perdeu, para que volte a congelar todo o evaporador, se ainda estiver na garantia, acione a assistencia responsável, se não estiver contrate um profissional o quanto antes, pois sem gás, ela não atinge temperatura suficiente para o motor desligar, ele tem que desligar varias vezes ao dia, e assim como está nao desliga, superaquece o motor, podendo provocar a queima do mesmo ok

      Excluir
  23. Foi furado meu congelador da re28, mas como não sabia o que fazer, deixe sair o gás mas não eliminei os resíduos de água do local, como sabemos que entrou água e qual o material para usar no reparo do congelador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usa- solda alumínio, ou outro tipo de solda específica, mas soldar é apenas uma parte, a parte mais importante é repor o gás, e isso somente um profissional em refrigeração vai poder fazer, precisa de ferramentas para isso, como maçarico, manometro e outras mais, peça um orçamento com um ténico para ele ver em que condiçoes está o produto.

      Excluir
  24. Boa noite..
    O congelador de meu frigobar consul furou em qual site encontro outro para comprar outro?

    ResponderExcluir
  25. Bom dia Celso,

    tenho essa geladeira:
    Geladeira/Refrigerador Continental Cycle Defrost - Duplex 458L Copacabana RCCT480
    http://www.magazineluiza.com.br/geladeira-refrigerador-continental-cycle-defrost-duplex-458l-copacabana-rcct480/p/0100849/ed/refr/

    O Refrigerador furou com faca, mesmo a geladeira tendo o tipo de refrigeração Dynamic Cooling, você acredita que vazou gás mesmo ou apenas tampar o buraco e evitar que entre umidade resolva o problema?

    Para tampar o buraco você me recomenda apenas a solda??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, uma vez furado o congelador o gás sai em segundos, não adianta tampar o furo, tem que ser alguém competente para recuperar e depois repor gás, desligar o produto imediatamente é a primeira coisa a fazer, o gás sai , porque a pressão dentro do sistema, com a geladeira desligada, chega a 50 libras, muito mais que um pneu de carro.

      Excluir
  26. Qual seria um valor justo para realizar a solda necessária, recarregar o gás e retirar a umidade que possa ter entrado pelo buraco??

    Agradeço a atenção!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, não tem como eu estipular valores, porque não sei do custo que cada empresa ou profissional vai ter, cada um sabe e estipula quanto valem seus serviços, além das peças é claro, acho que o justo seria entre 200,00 e 260,00.

      Excluir
  27. Olá Celso, vi o seu blog e gostei muito, por favor me ajude, minha geladeira Consul biplex furou o congelador o ano passado, perdi o motor. Comprei o motor e tapou o furo, a pessoa não saldou o cano do motor corretamente e vazou gás, acho que a pessoa que colocou o motor fez algo de errado (acho eu), desde então a geladeira parou de gelar embaixo e forma uma grossa camada de gelo e quase nem esfria, já troquei o termostato 3 vezes, eu insiste em dizer que não é o termostato, mas os técnicos insiste em dizer que é, por favor me ajude não sei mas o que fazer.

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kau, com certeza não é termostato, pode sim ser insuficiência de gás, então tem que chamar um técnico competente para fazer uma carga de gás, não tem como você fazer esse serviço, porque necessita de ferramentas e material.

      Excluir
  28. Boa tarde!
    tenho uma Geladeira Biplex Cônsul e furou o congelador, gostaria de fazer o concerto mas para isso queria saber os procedimentos de desmontagem e os procedimentos de como tapar o furo!

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que você tem que fazer, é desligar o produto imediatamente, para evitar maiores problemas, consertar você mesmo não vai dar não, precisa de material e ferramentas adequadas, como um maçarico para refrigeração. Esse serviço só pode ser executado por um profissional de refrigeração ok.

      Excluir
  29. Boa Tarde

    Tivemos um problema com nossa geladeira a tomada entrou em curto com isso como a serpentina estava proxima ela estourou , foi feita uma solda de estanho sera que ela vai aguentar?Devemos colocar mais gas? realmente n;ao se sabe o quanto vazou ela liga e esta gelando mas estou com medo de haver problemas maiores.
    o que devemos fazer?

    Grato
    Raphael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raphel, se realmente furou, o gás deveria ter saído todo imediatamente, e isso iria fazer o refrigerador parar de gelar, se ainda gela, talvez o curto não tenha perfurado o condensador, deixe em observação, se estiver gelando normal, não tem nada que fazer.

      Excluir
  30. Boa tarde,
    Minha esposa, por acidade, furou o congelador e por falta de conhecimento, não desliguei. Consegui estancar o furo com cola mas a geladeira não voltou a funcionar e nem a gelar. Acho que o gás vazou todo, pois só tive a ideia de tampar o buraco no dia seguinte. Minha geladeira é ELECTROLUX (RDS30 SUPER). O que devo fazer nesses casos, contratar um conserto ou comprar uma nova geladeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peça um orçamento, para ver quanto vai gastar, dependendo do valor que te cobrem, pode ser que compense comprar uma nova, de repente, compensa o conserto, se for o caso, peça dois orçamento para comparar valores ok, peça garantia do serviço, pelo menos uns seis meses, e faça com alguém conhecido, abraço

      Excluir
  31. amigo... minha geladeira apresenta um furo na placa fria... algo como se estivesse estourado... reparei depois que ela começou a formar gelo demais na placa fria... isso é normal... furo nessa placa??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeira coisa é : se tivesse furo, o gás sairia em segundos, e ela pararia de gelar imediatamente.
      Então não pode ter furo, pode ter alguma deficiência na placa, excesso ou insuficiência de gás pela formação de gelo, mas furo, com certeza não tem.

      Excluir
  32. geladeira ge duplex com vazamento interno, tem conserto? o vazamento não aparece entre o motor e a tubulação, consegui um detector de vazamento e ele aviza que ha vazamento na parte traseira superior da duplex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nivaldo, tem que chamar um técnico para eliminar o pré resfriador, que é a tubulação que passa por dentro do gabinete, ela vai gelar normalmente, mas vai correr o risco, de em dias chuvosos, ou de umidade muito alta, formar goticulas de água perto das borrachas, porque o gás circula por dentro do gabinete, passando perto das borrachas para aquecer e evitar formação de gotículas perto das portas.

      Excluir
  33. Prezado Celso, eu tinha uma contest 28 e ganhei usada uma brastemp duplex 410 clean. Noto que ela faz muito mais barulho do que a antiga deve ser mais velha e por ter o freezer mas gostaria de saber se alguns barulhos são normais, escuto barulho de agua e minha mãe disse que na mudança vazou muita água teria que repor? Deixamos 3 horas antes de ligar novamente ela aparentemente está gelando normal tanto em cima quanto a placa em baixo fica congelada mas acho que descongelou rapido vou analisar o tempo que ela para de usar o compressor e o descongelamento dessa placa interna ocorreu uma vez, enfim quaisquer dicas serão bem vindas obrigado Douglas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Douglas, barulhos são normais, desde que não cheguem a incomodar.
      ela deveria ter agua no coletor que vai encima do motor, quando foram transportar, derramou, normal, é a água do degelo da placa fria, não tem que repor, essa água desce toda vez que o motor desliga e o gelo da placa fria derrete, isso acontece dezenas de vezes em um dia, então sua geladeira está normal, muitas vezes vai olhar a placa do compartimento refrigerador, e hora vai ter gelo, hora vai ter água, é assim mesmo motor ligado tem gelo, desligado vai ter água, e essa água desce e vai para bandeja encima do compressor, como o compressor é quente, a água evapora ok.

      Excluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde,
    Minha geladeira não está funcionando corretamente. O congelador não gela, e por consequência a geladeira parou de funcionar. É uma Brastemp BRM35B. Hoje fiz um orçamento em que o técnico cobrou 400 reais para trocar o gás e ainda não dava garantia que funcionaria. Neste caso, devolveria o dinheiro. Não tenho a mínima condição de arcar com esse valor e por isso gostaria de saber se com essa quantia poderia fazer algum curso à distância para conserto de geladeira etc. Tenho formação em eletrônica, física, um pouco de engenharia elétrica etc. Gosto de aprender coisas, e aposto que não seria seria muito complicado comprar as ferramentas. Não tenho pressa para que a mesma funcione, apenas gostaria de coloca-la em funcionamento. Tem alguma material técnico para compartilhar? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que seja conveniente comprar material para fazer esse serviço, maçarico com refil 400,00 manômetro 200,00 mas muitos acessórios, não seria viável financeiramente, além do mais um técnico de refrigeração não se faz apenas com uma maleta completa de ferramentas, teria que ter um curso de refrigeração, não é como trocar uma peça queimada na geladeira ou na lavadora.
      Voltando a sua geladeira, nesse modelo tem sim esse problema de vazamento interno de gás em alguns modelos da série BRM35B, o que tem que ser feito, é eliminar a tubulação que passa por dentro do gabinete, lá está o vazamento, isso vai salvar o produto definitivamente, eliminando a tubulação interna, jamais vai vazar gás novamente, mas em dias chuvosos e de umidade alta do ar, pode ocorrer de formar gotículas de água perto das borrachas das portas, pois a tubulação que passa por dentro, é para aquecer o gabinete e entre as portas, para evitar formação de gotículas de água.
      Mas, seu técnico está cobrando extremamente caro, eu faço esse serviço por 180,00 e não estou pondo preço no serviço dele, mas aconselho você contratar outro técnico para eliminar o pré-resfriador interno e fazer nova carga de gás, isso vai resolver seu problema em definitivo, com aquele efeito colateral que eu citei, em dias de chuva, gotas de água perto das borrachas.

      Excluir
  36. amigo tenho um refrigerador brastemp frostfree quality 420lt, este refrigerador nao esta parando e na parte superior forma muito gelo e na parte baixa o mesmo nao refrigera nada, o que pode ser, fiko no aguardo de respostas, email edson.salviato@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edson, pode ter problema no sistema de degelo, isso faz formar gelo em excesso no freezer e impedir circulação de ar, pode também ser ventilador queimado, vou deixar um vídeo do meu cano do youtube que vai te ajudar muito ok, abração

      https://www.youtube.com/watch?v=bpdRIvNTnq0

      Excluir
  37. obrigada pelo retorno amigo, amanha vou verificar e retorno, dizendo o resultado, abraços. edson

    ResponderExcluir
  38. olá celso boa tarde,tenho uma consul 480l furou o congelador saiu todo o gás,chamei o tecnico ele falou q não tem jeito, minha geladeira só tem um ano de uso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chame outro técnico, eu também não gosto de fazer recuperação, mas pode sim ser feito, existe material para isso, ligue para outro técnico ou outra empresa e diga se eles recuperam e quanto cobram para fazer, e deixe o produto desligado o tempo todo, aliás tem que desligar imediatamente após furar o congelador, assim tem como recuperar ok.

      Excluir
  39. olá celso, tive um problema com meu refrigerador electrolux re28 super, ele quebrou o suporte fixo evaporador, aquele que segura a porta do congelador do lado direito, já comprei a peça mas não estou conseguindo retirar a quebrada, vc sabe como fazer para substituir? será que tenho que puxar o congelador?
    desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem que retirar o congelador, é apenas parafusado e travado, mas são tantos modelos que as vezes não nos lembramos de detalhes de todos, me mande fotos no celsojair@gmail.com para eu ver como é montado por favor.

      Excluir
  40. Olá, boa tarde! Agradeço se você puder me ajudar: tirei o gelo do congelador hoje e fiquei com receio de ter furado o congelador porque depois que liguei ela está fazendo um chiado. No entanto não tem cheiro nem óleo e gela normalmente. É possível que o gás esteja saindo aos pouquinhos? Ele é tóxico? Tem como eu checar se está vazando como se faz com gás de cozinha (esponja com detergente). O que você me recomendaria? É uma consul 280, o gás é R141b. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tivesse furo, teria vazado o gás em segundos, não é tóxico, pode passar sim esponja com espuma para ver se faz bolhas, mas como está gelando, acho que não tem furos, quando o gás circula, ele faz sim um barulhinho, parecendo de chuva, um chiado dentro do evaporador (congelador).

      Excluir
  41. Olá Celso, eu tb furei o meu congelador, ele é daqueles pequenos, no estilo da foto da pagina, quanto fica pra restaurar e por o gás uma vez que o gás saiu todo depois que furei?
    Só queria saber mais ou menos o preço pra saber se vale a pena consertar ou comprar uma usada melhorzinha.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem todo mundo conserta, assim que fura, a primeira coisa a fazer é desligar, se der para recuperar, fica entre 200,00 e 250,00.

      Excluir
  42. Furei meu congelador também é uma eletrolux R280, quanto fica o concerto e ele pode ser feito na hora em casa mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você leu a postagem?
      nem todos fazem esse serviço, mas quem faz da pra fazer no local sim, o valor não tem como estipular, não é tabelado, varia entre 150,00 e 250,00 mais ou menos.

      Excluir
  43. Celso, tenho um refrigerador Brastemp Duplex modelo BRD48D8ANA00,minha esposa furou o congelador com uma faca,imediatamente desliguei a mesma e como no local do furo ja não havia mais gelo ,coloquei um pano e esperei o gas vazar todo, pergunto tem conserto neste tipo de congelador.? fica muito caro? e tem alguma garantia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem quem faça o reparo, em média de 200,00 a 250,00 e todo serviço prestado e cobrado, tem que ter sim uma garantia minima de 90 dias, podendo ser mais longa, dependendo de quem faça o serviço.

      Excluir
  44. Bom dia, Celso.
    tenho uma Electrolux RE26 o pino do suporte da porta do congelador quebrou. Comprei na autorizada um suporte novo mas não consigo tirar o suporte quebrado desparafusei dos dois lados mas os suportes estão encaixados firmemente com travas no congelador que não sai pois está conetados a um cano no fundo.
    A minha pergunta: é como fazer essa troca do suporte ?
    Muito obrigado. Atte. Mario

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que girar eles, quando se gira o pino, o desenho dele se encaixa no do congelador e sai sem dificuldades, isso se for os pinos que suportam o congelador, se for os pinos que prendem a porta do congelador, desparafuse e puxe a dobradiça para baixo, que ela corre um pouco assim você pode retirar a tampa.

      Excluir
  45. Boa noite celso Jair, meu nome é Ricardo Silva, tenho uma geladeira consul 280, e deixei descongelar mas logo que descongelou ela não quis mais funcionar, não tirei o gelo com nada cortante, ela acende a luz interna mas não gela, o termostato de regulagem tem um caninho que sai do termostato que vai para o freezer e notei que esse cano que vai para o freezer estava quebrado no meio poderia ser isso, poderia me ajudar? Será que é caro esse termostato? Desde de já obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim o defeito é no termostato se estiver com o bulbo quebrado tem sim que trocar, senão não liga mesmo, custa na faixa de 30,00

      Excluir
  46. Amigo vi seu video a respeito da brastemp BRG 40 ABE, a minha é uma Brastemp Quality 410, esta com o mesmo defeito do seu video em questao de gelar em cima e embaixo nada, só que o meu congelador é diferente do seu video e eu gostaria de chegar ate minha resistencia para testar, vc pode me da alguma dica por favor, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua geladeira não deve ser frost free,por isso não tem ventilador, se não gela a parte inferior e se realmente não é frost free, só pode ser falta de gás ok

      Excluir
  47. 2.perguntas - realmente algumas marcas de geladeiras não permitem a troca da borracha da porta, somente trocando a porta inteira?preciso comprar uma duplex nova e não queria comprar uma descartavel.
    - tenho uma geladeira de 1 porta que gela perfeitamente, porém no congelador, somente o lado direito congela, o esquerdo não funciona, parece ser dividido, o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, algumas geladeiras tem borracha da porta injetada e não tem como trocar, e o defeito de sua geladeira, pode ser falta de gás, ou pode ser entupimento do congelador por óleo do motor ter subido para a tubulação.

      Excluir
  48. Ola Celso. Possuo uma electrolux RE28 e furei o congelador dela com uma faca. Gostaria de saber se você atende em domicílio ou possui alguma loja a qual eu possa levar a geladeira para sua avaliação. Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu atendo todos meus clientes na residencia deles, mas em muitos casos de furo com faca fica complicado consertar se não desligar imediatamente o produto da tomada, onde você mora?

      Excluir
  49. Celso boa noite! Tenho um refrigerador cônsul crd36 334L e meu filho com uma ponta de faca fez um pequeno furo no frezzer e o gás vazou,a geladeira liga normal porém não refrigera nada. Isso tem conserto? Tem como fazer uma solda e o injetar gás de novo sem o risco de vazar novamente? O furo e muito pequeno mesmo, porém a geladeira ficou umas três horas ainda ligada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando se fura, tem que desligar imediatamente, tem técnicos que recuperam, limpam o sistema e dão nova carga de gás, eu não faço, porque corre o risco sim de dar vazamento, e como ficou ligada, se o furo foi no teto sem problema, mas se foi na parte de baixo, vai derreter o gelo, e o furo sem gás vai absorver água para dentro da tubulação de gás, e quando isso ocorre, coloca-se gás, e á água ou umidade dentro da tubulação faz o gás congelar a água e entupir todo sistema, isso é um transtorno, perda de tempo, perda de material e dinheiro, por isso não faço recuperação de congelador furado.

      Excluir
  50. Celso, moro em SP e furei o freezer da minha geladeira duplex Brastemp e me disseram que o conserto não irá durar mais que 4 meses, é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se pode estimar prazo para isso, tem geladeiras que recuperam e duram 10 anos, outras nem recuperação tem.
      Quando se fura, tem que desligar imediatamente, tem técnicos que recuperam, limpam o sistema e dão nova carga de gás, eu não faço, porque corre o risco sim de dar vazamento, e como ficou ligada, se o furo foi no teto sem problema, mas se foi na parte de baixo, vai derreter o gelo, e o furo sem gás vai absorver água para dentro da tubulação de gás, e quando isso ocorre, coloca-se gás, e á água ou umidade dentro da tubulação faz o gás congelar a água e entupir todo sistema, isso é um transtorno, perda de tempo, perda de material e dinheiro, por isso não faço recuperação de congelador furado.

      Excluir
  51. Celso boa tarde, fui mais um "sortudo" que perfurou o congelador do frigobar com uma faca, ocorrendo o vazamento do gás. Vi pelos comentários anteriores que você é de Brasília. Moro no sudoeste, conhece algum técnico aqui próximo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você me mandou email, eu tentei responder pro duas vezes, mas deu como erro, respondo dezenas de emails por dia, e apenas clico em responder e pronto, no seu caso não deu certo, ligue amanha no 3356-4746 e diga que foi o Celso quem indicou, que eles vão te atender e fazer um ótimo preço, pois são meus amigos ok.

      Excluir
  52. OlÁ GOSTARIA DE SABER PORQUE A MINHA GELADEIRA ESTA CONGELANDO EM CIMA E EMBAIXO NÃO ESTA REFRIGERANDO ELA É DE DUAS PORTAS DA CONSUL, COMO POSSO ARRUMÁ-LA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual modelo exato da sua geladeira? o modelo fica atrás em uma etiqueta, pelo que entendi ela está congelando em cima e em baixo, é isso mesmo?

      Excluir
  53. Quanto tempo (dias) leva para arrumar um congelador furado?!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem recupera congelador furado, vai levar no máxima umas duas horas de serviço

      Excluir
  54. Quanto tempo (dias), aproximadamente, leva para arrumar um congelador furado da marca Consul (degelo seco) ?!? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duas horas de trabalho, para quem faz esse tipo de serviço em média

      Excluir
  55. Ola bom dia!
    Eu descongelei o congelador e dei tipo uma arranhada com uma colher.. meio que saiu a tinta acho.. será que furou? nao tem nenhum buraco, somente um arranhaozinho parecendo que tirou a tinta..
    Obrigadooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não furou não, quando fura, a pressão do gás dentro do sistema é muito alta, se furasse, iria sair um jato de gás com muita pressão e o gás vazaria todo em minutos, com certeza não furou

      Excluir
  56. Ola bom dia!
    Eu descongelei o congelador e dei tipo uma arranhada com uma colher.. meio que saiu a tinta acho.. será que furou? nao tem nenhum buraco, somente um arranhaozinho parecendo que tirou a tinta..
    Obrigadooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não furou não, quando fura, a pressão do gás dentro do sistema é muito alta, se furasse, iria sair um jato de gás com muita pressão e o gás vazaria todo em minutos, com certeza não furou

      Excluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.