domingo, 3 de fevereiro de 2013

Geladeira com borracha da porta ruim.



   



   O nome correto para as borrachas de geladeira, é GAXETA, bem, gaxeta é um item primordial para um bom funcionamento do seu refrigerador, ela serve pra isolar o compartimento interno, para que não haja a entrada de ar quente, muitas vezes os consumidores, quando o refrigerador para de refrigerar, associam esse defeito, ás gaxetas ruins, isso não ocorre, o que ocorre em caso de gaxeta ruim e consequentemente má vedação, é a formação de gelo excessivo, ou gotículas de água no interior do produto, isso faz com que o compressor (motor), tenha que ficar mais tempo ligado, porque com a falha na isolação, permite-se a entrada de ar quente, forçando o compressor a trabalhar mais, pra tentar compensar a falta de refrigeração, portanto, gaxetas ruins não são apenas uma questão estética e sim funcional, gaxetas ruins, diminuem a vida útil dos compressores, aumentando assim o consumo de energia elétrica. Outro fator importante sobre gaxetas, é que em muitos refrigeradores modernos, a troca desse item não pode ser feita, porque elas não são peças de reposição, na fabricação das portas, elas vem embutias, ou seja, caso ela venha rasgar, ou apresentar defeito, será necessário a troca da porta inteira. Assim sendo, antes de comprar um refrigerador, verifiquem esse detalhe, isso de imediato não faz diferença, mas se for necessário uma troca, o cliente acaba jogando fora o produto inteiro, pela inviabilidade do valor da troca da porta.
   Com certeza, os vendedores das lojas não vão saber informar esse detalhe, então, quando se interessar por uma marca e modelo, consulte se nesse produto há a possibilidade de troca de gaxetas, caso venha necessitar. Caso você tenha mais dúvidas sobre gaxeta, poste um comentário aqui que eu responderei com maior prazer, felicidades á todos. 


Quer um presente? Leia o texto abaixo

O que separa você, dos seus sonhos, são suas atitudes, ou a falta delas, então vou deixar uma dica preciosa pra você: O ramo de manutenção em eletrodomésticos é muito lucrativo se levado a sério, então porque não se profissionalizar, imagina que você quer ser profissional em qualquer outra área, vai estudar no mínio 02 anos, gastar muito dinheiro e tempo, até se formar, depois vai ter que arranjar um emprego, então ...

Fazendo um curso na área de manutenção de lavadoras e geladeiras, nos dois ou três primeiros serviços você já paga o que investiu, vai se aperfeiçoando e digo sem mentira que pode ganhar até 10 salários por mês, isso só depende de você, digo isso porque sou profissional, então falo com conhecimento de causa, vá além, invista um pouco em você, mude de vida, de uma vida melhor a si mesmo, a sua família, a seus filhos. E isso já nos primeiros dias, fazendo um curso de qualidade.

Vou deixar aqui abaixo, lista de bons cursos de manutenção e lavadoras e geladeiras, e me ouça, em muito pouco tempo você vai agradecer por ter lido esse texto, mas não agradeça a mim, agradeça a você mesmo que teve atitude de mudar sua vida.

 

Curso: O melhor das lavadoras

https://go.hotmart.com/S51323767G?dp=1

 

Curso de manutenção de geladeiras

https://go.hotmart.com/T51324515D

 

Curso de Conserto de Placas Eletrônicas, Lavadoras, Lava e Seca e muito mais:

https://go.hotmart.com/I51361595V?dp=1

 

Curso Completo em ar condicionado:

https://go.hotmart.com/N51362043Q

226 comentários:

  1. eu tenho uma brastemp zyryum e tivmos que trocar essa borracha. compramos a nova em uma loja autorizada e foi relativamente facil fazer a troca (a vendedora afirmou que poderia ser feita por nós mesmos...) mas agora a geladeira começou a criar gotas por dentro e toda hora tem algum pedaço da borracha que solta.... o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,
      Trocar gaxeta desse modelo não é simples não, o que ocorreu é que a borracha não está encaixada perfeitamente, então está permitindo a entrada de ar quente, esse ar quente, em contato com ambiente frio, condensa, vira essas gotículas de água, isso força o compressor a trabalhar muito mais que o devido, aumentando o consumo de energia e superaquecendo a peça.
      Essa gaxeta, borracha, tem uma parte bem dura, que chamamos de perfil, essa parte dura, encaixa em um trilho na porta da geladeira, pra forçar a entrar as vezes é bem complicado, além de se encaixar no trilho, ela tem que na parte externa, que é onde tem o imã dentro, ficar toda colada na parte do gabinete da geladeira.
      vou te dar a dica de como resolver isso:
      retire a borracha toda, com cuidado, depois, naquela parte dura dela, onde fica encaixada na porta, passe em toda ela, pode lambuzar mesmo com detergente líquido, o detergente, vai fazer ela deslizar pra dentro do trilho, vai ser bem mais fácil do que da forma como você colocou antes. com oa borracha toda encaixada, feche a porta, as vezes a borracha fica deformada, e por isso, você vê brechas entre ela e a porta, por isso a formação de água, então, pegue um secador de cabelos, e com a porta fechada, jogue ar quente, pode por no máximo o secador, bastante ar quente faz com que a borracha amoleça, e vá sedendo, e colando á porta, faça isso em toda extremidade.
      entre uma porta e outra, tem uma dobradiça que sustenta as duas portas, quando se troca gaxeta, que é a borracha, as vezes temos que folgar a dobradiça e colocar um calço bem fino, pode ser uma dobra de folha de cartolina, isso serve pra porta ficar um pouco mais distante do gabinete, porque a gaxeta nova tem mais volume.
      Espero ter sido claro nas explicações e ter te ajudado de alguma forma, se tiver mais perguntas fique á vontade pra fazer aqui ok. Abraço e bom fim de semana.

      Excluir
    2. tenho uma geladeira electrolux r360 e a gaxeta nao esta fechando, ela esta danificada como posso trocar
      a gaxeta?

      Excluir
    3. Não quero te desencorajar não, mas essa gaxeta não é fácil trocar, a que está no produto é colada junto com o poliuretano, que é a espuma de vedação da porta.
      Tem que retirar essa que está aí sem deixar resíduos, depois colocar a nova bem alinhada para dar fechamento, depois colar toda extremidade com super bonder, não é um serviço fácil de se fazer, pois tem que retirar a porta, e como é uma porta muito alta, se o serviço não for perfeito, a porta pode não dar fechamento, nesse caso é melhor chamar um técnico competente ok, abração

      Excluir
  2. ah obrigada! vou fazer o procedimento com o detergente e com o secador de cabelos se perceber que alguma parte nao ficou bem aderida.... obrigada! e parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. Grato,
    qualquer dúvida fique á vontade para perguntar

    ResponderExcluir
  4. Prezado Jair, tenho um Consul modelo RD 40G8 que a gaxeta estava um pouco deteriorada próximo ao puxador, mas ainda flexível e vedando perfeitamente; como não encontrei a gaxeta original e as "paralelas" que encontrei eram rígidas e de baixa qualidade resolvi tirar a gaxeta e rodá-la 180 graus para a parte deteriorada ficar na parte inferior interna. O problema é que não observei se era somente a lingüeta da borracha que fica sob a lingüeta metálica que é parafusada, pois a gaxeta não entrou totalmente e ficou para fora da porta parecendo que deveria entrar mais. Eu sei que é complicado entender um problema desta ordem ser ver, mas se puder dar alguma dica agradeço. Sou de São Paulo (Sampa) se souber de alguma loja que forneça essa gaxeta (original ou igual a original) e puder passar o endereço seria excelente. Abraços,


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem Samuel,
      Olha aquele ressalto que tem na gaxeta, se encaixa sob o relevo que tem no retentor, que é aquela barra de metal que prende a borracha, acho que sem uma foto fica complicado entender mesmo onde está o problema, se quiser, mande uma foto para meu e-mail, celsojair@gmail.com que eu analiso se tem algum erro. mas sua geladeira é biplex, ou seja tem o compartimento freezer separado, imagino que você não tenha tirado as duas gaxetas, tirou apenas a da parte do refrigerador, então pode tirar como modelo a gaxeta do compartimento freezer.
      Quanto o endereço da loja com peças originais mais próxima da sua casa faça o seguinte, aqui na lateral direita do blog, tem uma guia, que e chama MARCADORES, e o terceiro item de cima para baixo é: AUTORIZADAS, você clica ali, e vai no link da Brastemp ou Consul, e lá basta por o cep da sua casa, que vai achar a loja mais próxima ok.
      Se quiser mande a foto de como está a gaxeta ai no painel que eu instruo você, abraço

      Excluir
  5. Obrigado pela resposta! A gaxeta da porta do frízer eu não removi, mas ela é diferente da de baixo, tem uma aba interna a mais. Abaixo eu coloquei um link da foto (basta copiar e colar no navegador), pois assim outras pessoas podem se beneficiar da sua orientação. Na foto a tarja vermelha é a aba da gaxeta que eu coloquei sob a chapa e a curvatura amarela é a que você me orientou a colocar sob a curvatura da chapa. Na primeira instalação eu fiz isso (coloquei a curvatura amarela sob a chapa) só que ai a gaxeta não tinha espessura para vedar quando a porta fechava mesmo regulando para a menor espessura nos parafusos da porta; então coloquei somente a lingueta vermelha sob a chapa e então vedou perfeitamente (teste da folha de papel), mas a borracha ficou fora de alinhamento (fora da porta). Nota: a curvatura da chapa parece invertida (tarja azul), mas é somente efeito na foto, pois a curvatura (relevo) esta para fora e acomoda perfeitamente a curvatura (tarja amarela) da gaxeta. A rede autorizada não tem a gaxeta, pois a geladeira tem cerca de 10 anos, mas a geladeira, fora a gaxeta, esta perfeita. Abraços.

    Foto: http://i.imgur.com/usutgoT.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita Samuel, eu fiquei meio confuso, a foto está muito próxima, peço que tire outra foto mais distanciada, mas a primeira vista você inverteu os lados dos retentores, preciso de mais distancia pra entender melhor a foto, mande outra por favor... e veja se inverteu, entendeu, o da direita está na esquerda... mas mande outra foto com a distancia maior que eu aproximo aqui se precisar ok.
      Obs: o da direita estando na esquerda, as cavidades ficam invertidas, voltando cada um retentor para o lado certo você vai corrigir o problema.

      Excluir
  6. Prezado Celso, Agora não estou no local da geladeira; desculpe-me, mas não entendi quando você diz que inverti os lados dos redentores? Os retentores seriam as chapas de aço galvanizado (tarja azul na foto) que segura a gaxeta? Como você trabalhou na área existe alguma marca de gaxeta que é de boa qualidade? (não original porque original para minha geladeira não tem mais se tivesse eu compraria). Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A , melhor marca é cardinali, mas por favor me mande outra foto de mais distante, não consegui decifrar aquela gaxeta ali, estã muito proxima a foto, se puder mande mais umas duas ou tres fotos mais distantes da camera. estive olhando novamente, o retentor está certo, mas a gaxeta muito próxima, não consegui entender uma coisa, preciso que seja vista de mais longe. quando puder faça isso ok.

      Excluir
  7. Obrigado Celso, vou procurar gaxeta da marca Cardinali a que eu encontrei a borracha era dura o que deve dificultar a vedação. Depois tiro mais fotos da gaxeta e posto. Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão é que as gaxetas tem PERFIL, ou seja um desenho para que se encaixe no painel, ou retentor, por isso queria ver a gaxeta de mais distancia, pra ver se você comprou a peça certa, ou seja com perfil certo. assim que puder me envie mais umas fotos, aguardo ok.

      Excluir
  8. Prezado Celso, sua dica da marca Cardinali foi excelente!!!!! Entrei em contado com a Cardinali, via e-mail, e eles passaram duas empresas em São Paulo que comercializam as gaxetas da Cardinali, amanhã vou telefonar. Quanto a gaxeta da foto é a original da geladeira, pois como disse a "paralela" apesar de ter o mesmo perfil era muito pouco flexível e ai não comprei. Se desejar quando desmontar tiro mais fotos. Novamente obrigado pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok amigo, estou a disposição, tomara que de tudo certo aí. Abraço

      Excluir
  9. Prezado Celso; consegui com a orientação da Juliana da Cardinali (Grupo GPB) de Joinville a gaxeta original em uma revenda próxima da minha casa. Abaixo o link do desenho da gaxeta do refrigerador Consul modelo RD 40G8. Tem alguma dica para instalar gaxetas que usam retentor (chapa metálica) e parafusos? Abraços,

    http://i.imgur.com/XV9tcRm.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você mandou link da imagem errado, veio um desenho estranho com medidas laterais. mas vamos a dica pra instalar a gaxeta.
      Você não solta o retentor, apenas folga os parafusos dele, de uma duas ou tres voltas,em cada parafuso, depois encaixe a gaxeta e parafuse todos, quanto terminar de apertar, feche a porta, caso a porta fique empenada, ou seja, com locais abertos, folgue todos os parafusos e feche a porta com eles folgados, não muito folgados, feche a porta, e tente nivelar o máximo a porta no gabinete, depois aperte novamente para que a porta tenha uma vedação perfeita.

      Excluir
  10. Prezado Celso, você esta certo; quem enviou o perfil foi a Juliana da Cardinali e fui conferir e esse perfil é da porta superior (freezer). Obrigado pelas dicas para colocação da gaxeta principalmente a parte para desempenar a porta. Quando removi a gaxeta original para girar 180 graus e colocar a parte um pouco deteriorada, por esta próxima do puxador, para a parte inferior removi a porta e coloquei sobre dois apoios em uma superfície perfeitamente nivelada e ai aporta não empenou na recolocação da gaxeta... mas vou tentar do seu modo sem remover a porta da geladeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dessa forma também funciona, mas pra gente que tem que atender as vezes 10/12 clientes durante um expediente, quanto menos tempo se perder é melhor, mas como sei que você não tem pressa, faça como fez da outra vez, coloque sobre uma base plana que vai dar tudo certo. abraço

      Excluir
  11. Prezado Celso, a gaxeta da GPB (antiga Carninali) tem em algum lugar a indicação do fabricante ou tenho que confiar na loja? A marca de gaxetas Ilpea é boa ou melhor que a Cardinali? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dois fabricantes fornecem para Brastemp/Consul e outros eletrodomésticos, o que a gente percebe é que eles tem produtos diferenciados, se você compra original, ou seja fornecido direto pra Brastemp, tem uma qualidade, se compra em ourtras lojas, mais barato, tem outro padrão, claro que não para todos os modelos, porque há centenas de refrigeradores, e são centenas mesmo. Mas se o pessoal da GPB, disse que fornece aí para uma empresa perto da sua casa, pode confiar.

      Excluir
  12. Prezado Celso, comprei a gaxeta da Ilpea, mas como estava meio enrugada voltei na loja e o atendente trocou por uma sem enrugados ou outros defeitos e o perfil dessa gaxeta Ilpea é exatamente o que postei acima. Instalei com a porta removida e ficou perfeito levei cerca de uma hora e meia para concluir o trabalho e depois de todos os ajustes na porta fiz o teste do papel e passou com louvor. A gaxeta da Ilpea é muito bem acabada sendo a borracha bem macia, mas a original da geladeira ainda é um pouco superior, infelizmente não encontrei na autorizada o modelo para minha geladeira, mas como disse essa da Ilpea ficou perfeita. Quero deixar meu agradecimento pela sua boa vontade em ajudar pessoas que você nem conhece... Que a vida lhe traga muitas alegrias e sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha dado tudo certo Samuel, a minha intenção é sempre essa, ajudar a resolver problemas, mas é claro que não posso fazer tudo á distância, mas quando um problema se resolve, tenha certeza que fico muito satisfeito também, grande abraço.

      Excluir
  13. Oi, Celso, não sei se o meu problema é também a borracha, meu refrigerador é DAKO duplex gela muito e ainda não apresentou problemas no motor ou na geladeira, porém a porta está empenada, fica aberta um dedo mais ou menos na parte de cima da geladeira, não é do freezer, próximo ao puxador da porta. Meu marido já tentou tirar a porta, levantar, pressionar para ver se para, não adiantou , de vez em quando fica derretendo o gelo e saindo por debaixo da porta no chão da cozinha... aparentemente a borracha está perfeita, não sei o que fazer para consertá-la.
    Lisira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lisira, infelizmente eu não conserto Dako, mas já vi algumas geladeira com mesmo problema, veja que entre uma porta e outra tem uma dobradiça, e na dobradiça dois pinos que prendem as portas, em cada pino uma buchinha plastica, veja se a geladeira não perdeu a bucha, e veja que na parte inferior também tem uma dobradiça com pino para sustentar a porta, veja se a bucha de baixo e a bucha superior não está gasta ou acabou caido, são as buchas quem dão alinhamento as portas, sem elas as portas se deslocam e saem da posição, quando fizer isso vai resolver o problema da formação de gelo em excesso e consequentemente do vazamento de água, veja se tem uma representante da Dako perto de onde você mora e veja se consegue as buchas da porta ok.

      Excluir
  14. Olá amigo! Tudo bem? De antemão, gostaria de parabenizá-lo pelo blog e pela paciência e dedicação que você responde as dúvidas dos leitores. Possuo uma geladeira Consul Facilite Frost Free e durante uma limpeza da geladeira, verifiquei que no alto da porta a gaxeta possui um pequeno rasgo. A princípio me parece que ela continua vedando perfeitamente. Como a geladeira só possui 3 anos de funcionamento, fico com receio de trocar a gaxeta neste momento. Gostaria de saber de você se existe alguma técnica de verificar se a gaxeta está vedando perfeitamente ou não, e se posso mandar para o seu email uma foto desta parte da gaxeta que está rasgada. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renam, mande-me umas fotos no celsojair@gmail.com, que eu vejo e aí respondo sua pergunta com mais facilidade ok, aguardando as fotos, abraço

      Excluir
  15. Olá Celso, parabéns pelo site. Tenho uma geladeira duplex Dako modelo DU330a11 ou Dueto 330(± 5 anos de uso), estou em processo de troca da gaxeta, contudo, na retirada da gaxeta velha da parte do congelador percebi que ela estava agarrada com aquela espuma/isopor que fica na parte interna das paredes e também as 2 portas estão um pouco arriadas, assim, coloquei a gaxeta mas não está vedando bem, o que seria melhor fazer neste caso? Desde já grato pela atenção dispensada. Lucio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucio, não faço manutenção em Dako, mas o que pode ver é se as portas não desceram um pouco, veja que ela tem uma dobradiça inferior que sustenta a porta do refrigerador, e uma dobradiça central que suporta a porta do freezer, essa dobradiças devem ter buchas plasticas, o que deve ter acontecido é que essas buchas desgastaram e as portas desceram, saindo fora do contato com o gabinete, nas gaxetas tem um imã, e o imã tem que pegar na parte metálica do gabinete, se desalinhar não vai ter vedação, então veja as buchas, alinhe as portas, depois delas bem alinhadas, com secador de cabelo, jogue ar quente nas gaxetas, para que elas fiquem bem molinhas e facilite a aderencia pelo metal do gabinete da geladeira ok, se for o caso, depois de aquecer as gaxetas, feche as portas e passe uma fita isolante prendendo com força ao parta ao gabinete, para que ela se acostume a posição nova e deixe por umas horas, mas faça isso depois de corrigir o desnivelamento de porta pelo desgaste das buchas ok, abraço

      Excluir
  16. OLÁ CELSO! TENHO UMA CONSUL CONTEST 280 LT, TROQUEI A GAXETA DA MESMA, MAS ACHO QUE ESTOU COM PROBLEMAS NA PARTE SUPERIOR ESQUERDA DA PORTA QUE NÃO FECHA DE JEIO ALGUM. FECHA SÓ QUANDO EU FORÇO ELA DAS ESQUERDA PARA DIREITA E PARA CIMA, TIPO UMA PRESSÃO, AE ELA MANTEM, MAS QUANDO ABRE A PORTA ELA VOLTA A NÃO VEDAR.
    GOSTARIA DE SABER SE TENHO QUE NIVELAR ELA PELO CHÃO OU TAMBÉM PELAS DOBRADIÇAS.
    OBRIGADO DESDE JÁ.
    siidcley@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sid, folgue todos os parafusos, depois force a porta na parte superior, para que ela se aproxime do gabinete, ou seja force ela para ficar com a parte superior um pouco pra frente, fala para alguem segurar a porta aopiando a porta com a pena na parte de baixo e forçando a parte superior pra frente do lado que não fecha, e enquanto seguram a porta voce aperta os parafusos, se ficar torta de outro lado folgue denovo, alinhe novamente e reaperte ok, até achar o ponto exato, abraço

      Excluir
  17. bom dia, tenho uma brm37 e tentei trocar as gaxetas, comprei e troquei, mas elas ficam folgadas e soltam com facilidade, tem que passar algum tipo de cola ou é assim mesmo?
    grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que encaixar no trilho direitinho Sato, mas se tiver soltando do trilho, coloque silicone no trilho, não aquele silicone de passar em painel de carro, silicone bisnaga, você encontra em lojas de materiais de construção, casa de ferragens, passe silicone no trilho, encaixe as gaxetas e deixe a porta fechada e sem mexer por umas tres horas para secar bem.

      Excluir
  18. Tenho uma consul 340,como se troca a gaxeta do refrigerador,tentei remover mas parece q ela não é encaixada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, tem mais de 10 modelos de consul 340, umas parafusadas, outras encaixadas, não sei qual é o modelo da sua.

      Excluir
  19. Bom dia Celso, tudo bem?! Excelente o seu blog, muito bom mesmo!!! Tenho uma BRASTEMP CLEAN 320 duplex. A gaxeta da porta do refrigerador está com problema, entretanto quando liguei para alguns lugares me informaram que deveria ser trocado a porta inteira. Não vi parafusos atrás da gaxeta e por isso estou na dúvida entre trocar a porta ou apenas a gaxeta, visto que alguns lugares em cascadura(RJ) vendem gaxeta para este modelo. Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  20. Beleza, Vc sabe se a solução mostrada neste vídeo funciona com a Brastemp Clean 320 ? Obrigado pela ajuda!

    ResponderExcluir
  21. https://www.youtube.com/watch?v=HzW5D-7uAeE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, as gaxetas tem perfil diferentes, aquelas são para outras marcas, a sua deve ter aba dura de encaixe no trilho, bem diferentes.

      Excluir
  22. Boa tarde Celso, gostaria de trocar a borracha da minha geladeira CONTINENTAL DUPLEX 460 LT.Olhei na porta dela e não avistei nenhum parafuso, ela deve ser colada ,por isso gostaria da sua ajuda, pois achei um absurdo o valor que o técnico me cobrou para a troca dela, eu até encontrei onde comprar a borracha...ME AJUDE POR FAVOR!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é apenas encaixada, basta puxar com força se ela sai do trilho, para repor a nova, encaixe com força, forçando para ela entrar no trilho, coloque em um canto e vá apertando que ela vai se encaixando, depois feche a porta, se em algum ponto ela não tocar o gabinete da geladeira, pegue um secador de cabelo e vá aquecendo a borracha aos poucos, ela vai amolecer e colar ao gabinete, é um dos modelos mais fáceis de trocar, pois como disse, é apenas encaixe mesmo, nem se usa ferramentas. Abraço

      Excluir
  23. Posso trocar borracha colada de geladeira duplex continental 460lt sem a presença de um técnico??? Socorro!!!!!Desde já fico muito grata....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, acho que respondi você ali encima com a mesma pergunta querida, abraço

      Excluir
  24. como trocar a borracha da ´porta do refrigerador consul 440 litros,observei que as borrachas não possui parafusos para prende-las a porta. Como fazer? desde já obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diga-me o modelo da geladeira por favor, litragem apenas não resolve.

      Excluir
  25. como trocar a borracha da ´porta do refrigerador consul 440 litros,observei que as borrachas não possui parafusos para prende-las a porta. Como fazer? desde já obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O modelo fica em uma etiqueta atras do produto, com modelo eu vou saber de qual produto se trata, sem modelo não posso ajudar

      Excluir
  26. Boa tarde amigo, Gostei muito do seu blog, é bem explicativo.
    Possuo uma geladeira Consul 340L Pratice igual nas imagens abaixo:

    http://bimg2.mlstatic.com/refrigerador-consul-pratice-340-branca_MLB-F-4752149578_072013.jpg

    http://bimg1.mlstatic.com/refrigerador-consul-pratice-340-branca_MLB-F-4752150289_072013.jpg

    E preciso trocar a borracha(gaxeta) da porta, mas não consegui localizar os parafusos.

    Ela é encaixada ou colada? Será que é fácil retirar?

    Obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem dois modelos de gaxeta para esse produto, uma que se encaixa num trilho, essa em uma parte dura no centro, então ess parte rígida entra sob pressão no trilho, e tem outro modelo que é presa por fora do painel, ela tem um filete rigido nas laterais da gaxeta, para saber qual é a gaxeta correta, tem que pegar o modelo exato do produto que fica em uma etiqueta atras da geladeira, assim vai poder comprar a peça certa na rede autorizada, não é muito fácil trocar não, porque a porta é grande, se se for a de filete rígido pior ainda, apesar da gente técnico fazer isso rapidinho, se não tiver experiencia pode danificar a peça e o serviço não prestar, você poderia fazer o seguinte, comprar a peça e negociar com um técnico apenas a mão de obra para a troca, seria mais seguro

      Excluir
    2. Eu vi as fotos, mas somente as fotos não são suficientes para eu identificar qual gaxeta ela está usando, pois a diferença na está na parte frontal da gaxeta, e sim onde ela se encaixa na porta.

      Excluir
  27. Ola, tenho uma consul e ao que tudo indica, a borracha ´´e imbutida....ela ta desgastada, não esta vedando. O que posso fazer, já q n posso troca-la? perderei minha geladeira...o congelado esta perfeito, mas a parte de baixo, esta descongelando por conta da borracha. e puder responde ai, obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juli, se a borracha estivesse ruim, o máximo que poderia acontecer era formar gelo em excesso, não descongelar, então mesmo que sua borracha da parte inferior esteja ruim, o fato de descongelar não tem nada a ver com a borracha, me diga o modelo da sua geladeira, assim posso ter uma noção de qual produto se trata e de qual solução a ser tomada, e não conheço geladeira consul que não se troca borracha, veja o modelo por favor

      Excluir
  28. Boa noite, tenho duas geladeiras Electrolux (Double DC360 e RE 28-Super)e ambas estão com as gaxetas desgastadas. Sou leiga no assunto, por isso gostaria de saber se consigo troca-las sozinha. Se a reposta for sim, queria de te perguntar onde compro gaxetas novas para os dois modelos que possuo. Você pode me auxiliar neste passo a passo da troca? Muito obrigada! Renata Arantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre as gaxetas na rede autorizada electrolux, eles com certeza vão ter as originais, mas vou te adiantar, trocar é bem complicado, pois além de encaixadas elas são coladas, e mesmo alguns técnicos fazem esse serviço de forma vergonhosa, é dificil fazer para que fique perfeito, contrate um profissional que tenhha conhecimento desse serviço, do contrário vai ter dor de cabeça

      Excluir
  29. Bom dia, tenho uma electrolux RDE 37, que está com a borracha gasta, pois, não está vedando. Já comprei a borracha original, como faço para instalá-la.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, não vou poder te ajudar, mesmo voce tendo comprado a borracha, para esse modelo, a borracha é presa á porta, ela é fixada junto com o poliuretano, e aqui em Brasilia por exemplo, nem os técnicos da electrolux trocam borracha para esse modelo, nemnhum que eu conheça troca nesse modelo, troca-se apenas a porta, mas se vendem a borracha, com certeza tem quem instale, não é meu caso.
      vou deixar o endereço de um site onde muitos tecnicos respondem, pode ser que um deles te ajude
      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  30. Boa noite. Tenho uma Brastemp modelo BRA34CBANA. Parece que a gaxeta é de um encaixe. Como trocá-la? Grato. João Luiz

    ResponderExcluir
  31. olá amigo tenho uma Brastemp insider freezer e acabei comprando muita carne e colocando no freezer forcei a porta interna dela que acabei quebrando as dobradiças, tem como trocar essas dobradiças. grato pela ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As dobradiças que prendem a porta não podem quebrar, são de metal, mais fácil ter quebrado os encaixes onde as dobradiças entram nas portas, veja o que realmente quebrou, se foi a dobradiça ou a parte plastica da porta que recebe e dobradiça, todas as peças voce vai encontrar na loja Brastemp mais perto da sua casa, vou deixar o link da rede de loja, voce entra em seu estado e localiza a cidade que tem autorizada ok.

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/p/a.html

      Excluir
  32. Olá! Poderia, por favor, explicar como trocar a gaxeta da geladeira Brastemp Clean 320? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem o modelo da geladira amigo, o modelo exato fica atrás dela em uma etiqueta...

      Excluir
    2. Bom dia! O modelo exato é BRD32BBANA. Obrigado. Abs!

      Excluir
    3. Ela é de encaixe apenas, sem parafusos, a borracha tem uma parte dura, que se encaixa em um trilho na porta, vai ter dificuldade em encaixar, o que pode fazer, é colocar detergente liquido em toda essa parte dura da borracha, coloque e mele bem, para que ele deslize pra dentro do trilho. O mais complicado é fazer o acabamento, na borracha, nas bordas tem uma abazinha fininha que envolve as extremidades do painel da porta, essa abinha serve para cobrir o painel e dar acabamento, é muito mais dificil encaixar ela do que por a borracha

      Excluir
  33. Prezado Senhor Jair,

    Gostaria, se possível, de uma opinião sua a respeito do meu problema. Adquiri um refrigerador electrolux em novembro/2012 e este veio com problema de vedação da porta. A assistencia já esteve em minha residencia por 3 vezes e cada vez é um problema diferente. A ultima é que está com empeno no gabinete, e nenhum técnico garante que ficará bom. O que o sr. poderia aconselhar?

    Grato

    Ediel Martins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconselho voce a falar diretamente com a fábrica, a Assistencia vai levando com a barriga, ligue na fábrica, e seja enérgico com eles, seja firme, se sem grosseiro, mas diga que comprou um produto de uma marca conceituada, que tem tirado seu tempo, porque voce constantemente tem que dispor do seu tempo para receber técnicos que vão até sua casa e além de não poderem resolver o problema do seu produto, pois o problema é na estrutura, não te dão espectativas de conserto.
      Diga que quer outro produto, pois perdeu totalmente a confiança nesse que está aí na sua casa, seja firme mesmo, diga que se não resolverem vai ao procon e ao site reclame aqui, mas acho que eles vão entender seu caso e resolver seu problema, afinal o que faz uma marca ser grande, é principalmente a forma como trata seus clientes, boa sorte e se precisar de mais algo que eu possa ajudar, conte comigo

      Excluir
  34. Bom dia, como ajustar a porta da geladeira electrolux rde 37, ela está desalinhada na parte superior, consigo alinha-lá empurrando-a para cima, como faço para fixá-la.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na parte superior tem um acabamento, uma tampa plastica, retire aquela tampa e vai ver uma dobradiça com um pino que entra na porta, folgue os parafusos que prendem a dobradiça, realinhe a porta e reaperte os parafusos

      Excluir
  35. Bom dia.
    Possuo uma Brastemp Quality 300 e está escorrendo água através da dobradiça inferior da porta, e consequentemente está começando a enferrujar no local, este problema seria a borracha?
    desde já agradeço pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson,
      Se for uma duplex, pode ser o dreno entupido, veja que no fundo do compartimento refrigerador tem uma placa, quando o motor desliga o gelo derrete e escorre para um coletor que leva a agua para um aparador que fica embaixo do assoalho,pois bem, as vezes o coletor entope, e a água vai pra debaixo da gaveta de legumes e não pra fora, se for isso, pode até ter gelo no coletor, limpe tudo, depois jogue um copo de água fervendo para tirar residuos e observe se a água vai descer para a bandeja que fica no assoalho por fora, digo isso, imaginando que seja uma duplex ok

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta.
      Mas não é duplex, e o fundo da geladeira está seco não tem água, parece que agua escorre da parte de trás daquela peça plástica branca fixa na porta, onde colocamos ovos, garrafas e outras coisas(descrevi assim pois não sei o nome desta peça onde guardamos as coisas na porta).
      Desde já agradeço pela ajuda.

      Excluir
    3. Chama-se painel Anderson, no modelos antigos, as portas são forradas com lã de vidro, e pode ser que com o tempo, formou gelo em algum lugar ali dentro, então desligue da tomada, deixe a porta bem aberta por no minimo 24 horas para o gelo derreter todo, seque tudo e religue, isso vai resolver

      Excluir
    4. obrigado pela sua resposta, com ela acho que já sei o motivo da água escorrer, deve ser porque em um dos pontos onde é fixado o painel por parafusos está quebrado e tem um buraco ali, então provavelmente o ar gelado deve estar entrando por ele e acumulando água atrás do painel.
      Acho que vou tentar tampar este pedaço quebrado com silicone para ver se resolve.

      Excluir
    5. Faça isso, ma primeiro descongele , deixe derreter e descer a agua que está ali atras, depois tente vedar ou o que seria mais correto, trocar o painel

      Excluir
    6. Mas será que ainda é possível encontrar o painel da porta da Brastemp Quality 300, pois ela é muito antiga?
      Vou dar uma olhada para ver se encontro.
      Obrigado pela ajuda.

      Excluir
    7. Anderson, não vai ser fácil encontrar para essa geladeira não, mas pode ser que ainda exista, veja nas lojas perto de sua casa, mesmo que não seja na rede autorizada, tem lojas que vendem muitas peças pra geladeira, e pode ser que ainda comercializem, tire medidas de altura e largura do painel e veja se encontra, boa sorte amigo

      Excluir
  36. Boa tarde Celso, parabéns pela iniciativa e pelos serviços prestados no blog! Agradecemos muito!
    Tenho uma Brastemp duplex BRM38B, e a porta superior não tem mais a mesma pressão de vedação. Estou pensando em trocar a gaxeta, mas ela me parece ter uma moldura rígida ao redor dela, para dar acabamento, que cobre o trilho. Essa moldura é colada? Como faço para trocar a gaxeta e recolocar a moldura? Abraço! Antonio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não antonio, a gaxeta é bem fácil trocar é só puxar ela com um pouco de força que ela solta do trilho, da calha, mas vou te dizer uma coisa, se a gaxeta estiver ruim, vai formar uns blocos de gelo no freezer, se não tiver gelo no freezer não troque, as geladeiras novas não tem tanta pressão nas gaxetas como as antigas, gaxeta tem apenas que vedar, não precisam ser tão dificeis de abrir, se estiver gelando normal sua geladeira e não tiver formando gelo no freezer não tem que fazer nadinha ok

      Excluir
  37. Boa tarde Celso, parabéns pela iniciativa do blog, agradecemos muito as dicas reveladas aqui!
    Tenho uma Brastemp duplex BRM38B, e a porta superior não está vedando com a mesma pressão da porta inferior. Estou pensando em trocar a gaxeta. Pesquisei e parece que ela é de encaixe, só que existe uma moldura sobreposta ao encaixe no trilho, que me parece ser colada. Qual é o procedimento para a troca da gaxeta? Como faço para remover e recolocar essa moldura? Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não antonio, a gaxeta é bem fácil trocar é só puxar ela com um pouco de força que ela solta do trilho, da calha, mas vou te dizer uma coisa, se a gaxeta estiver ruim, vai formar uns blocos de gelo no freezer, se não tiver gelo no freezer não troque, as geladeiras novas não tem tanta pressão nas gaxetas como as antigas, gaxeta tem apenas que vedar, não precisam ser tão dificeis de abrir, se estiver gelando normal sua geladeira e não tiver formando gelo no freezer não tem que fazer nadinha ok

      Excluir
  38. A porta da minha geladeira empenou, fazendo com que não aja uma perfeita vedação no canto superior esquerdo.
    a minha pergunta é. Tem como desempenar ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do modelo da geladeira, tem algumas que tem as borrachas parafusadas, então basta folgar os parafusos, realinhar a porta e reapertar os parafusos

      Excluir
  39. Olá Celso,

    Tenho uma Consul Biplex 330. A borracha da porta de baixo está muito desgastada, a geladeira está pingando muito! A borracha para este modelo é fácil de trocar?

    Obrigada pela ajuda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. #geladeiracomborrachadaportaruim

      É sim bem simples trocar, ela é apenas encaixada, basta puxar que ela vai se soltar, para colocar a outra, basta encaixar a aba dura no trilho e pressionar que ela vai se encaixar, não tem nem parafusos, faz isso apenas com as mãos, sem ferramentas

      Excluir
  40. Bom dia Celso. O meu filho de 3 anos abriu a porta da minha geladeira inverse da Brastemp com muita força e quebrou uma pedacinho de plástico que devia ser uma proteção da bucha.Agora a porta faz um barulhao quando a gente abre ela. O que faço? Obrigada, Chris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Chris, teria que ver a gravidade do problema, se quebrou um pedaço grande, tem que providenciar a troca da porta toda, mas se não está incluenciando no fechamento, e apenas o incomodo do barulho, tente colocar algum lubrificante, pode ser aqueles lubrificantes liquidos spray, tipo WD40 ou similar

      Excluir
  41. Bom dia Celso, primeiramente adorei o seu site, respostas bem simples e diretas !!! Tenho uma dúvida: eu comprei uma gaxeta ontem para um refri continental 460L e notei que ela esta com um furo bem pequeno em 3 de seus perfis, isso pode comprometer a vedação ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, os furos são estratégicos, quando voce fecha a geladeira, ela entra em vacuo, e nem consegue abrir a porta, precisa que entre ar quente para estabilizar a pressão de ar dentro do produto, aqueles furos servem para liberar passagem de ar e estabilizar a pressão interna, senão voce nem consegue abrir o produto, resumindo, aqueles furos estão ali para ajudar o pruduto funcionar corretamente ok, não se preocupe,foi a engenharia quem fez, abraço

      Excluir
  42. Boa tarde!

    Temos uma geladeira eletrolux R360 que esta com problemas na borracha de vedação. meu esposo comprou uma borracha nova e esta agora tentando troca la, mas não esta encaixando direito, ele já removeu as colas que ficaram nas frestas mas mesmo assim a porta não esta fechando, e parece que a borracha não esta encaixando, nos ajude por favor! obrigada Ivonice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivonice
      A gaxeta antiga tem que ser retirada toda, ela se ficar restos dela dentro da porta, vai ter dificuldades para colocar a nova, para retirar eu sempre uso uma faquinha bem afiada, e passo a faca bem rente a base da porta, assim todo perfil da gaxeta velha é retirado, depois encaixa-se a nova, essa gaxeta tem que ser colada em toda sua extremidade com super bonder, coloca-se a nova, alinha e vai colando ela a porta, senão ela não vai vedar, não é um serviço fácil de se fazer, se for o caso contrate um técnico, diga que já tem a gaxeta e negocie apenas a mão de obra, assim voces resolvem o problema, nesse modelo é bem difcil trocar para quem não tem experiencia.

      Excluir
  43. Bom Dia Celso, tenho uma geladeira Consul modelo CRD33, a borracha da porta de baixo esta com um pequeno rasgadinho, esse modelo como faço pra trocar a borracha? aguardo seu retorno. obrigada. Suelem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suelem querida, por favor, me diga qual a letra depois de 33, pois esse modelo tem varias versões, CRD33A/B/C/D e E

      Excluir
  44. Bom dia! Celso.
    Tenho uma geladeira eletrolux 360 dc double, e não está conservando bem os alinentos. A porta não está fechando direito, e acredito ser problema da borracha.Mas observando a parte interna da borracha ñ descobri nenhum parafuso para remover essa borracha. Ela é colada? Parabens pelo blog! Valeu.
    Att, Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan, é colada sim, quando a porta é fabricada nesse modelo, a gaxeta, que é a borracha é encaixada e se injeta o poliuretano, ou seja, a espuma de vedação, então para trocar, tem que arrancar essa que está aí, encaixar bem a nova e colar as bordas com superbonder, não é uma troca fácil de fazer, pois a porta é grande e se não ficar bem feito o serviço a porta não vai fechar, recomendo ser feito por um profissional competente ok.

      Excluir
  45. ola gostaria de saber se existe uma maneira de ajustar a borracha de minha geladeira duplex clear, pois na parte superior esquerda a borracha não veda direito já foi trocada e gostariadoa de saber se existe ajuste da porta ou borracha;
    Obrig

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem como ajustar a dobradiça superior,folgando os parafusos e aproximando a porta do gabinete, e na dobradiça intermediária tem um calço, se for o caso, tire o calço para a porta se aproximar mais, pode também aquecer a borracha com um secador de cabelos, assim o perfil amolece e ela vai vedar, mas cuidado para não aquecer demais e rasgar a borracha.

      Excluir
  46. Olá!

    Comprei recentemente uma brastemp inverse modelo BRE80 573 litros e estou com uma séria dificuldade para abrir a porta do refrigerador, pois a borracha da porta fica "grudada" de tal maneira quando a porta está fechada q fica muito difícil de abrir. Gostaria de saber se existe alguma regulagem para que a abertura da porta fique mais fácil.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, tem algo errado com seu produto, pois as borrachas novas, tem até menos aderência que os modelos antigos, isso para evitar que se rasguem, então o que ocorre muitas vezes, é que deixam cair liquidos na borracha, muitas vezes doce, refrigerante, sorvete, e isso quando seca vira uma cola, e a borracha ao invés de aderir pela atração do imã, passa a colar no melado que fica na porta, se for mesmo isso, limpe a borracha com detergente liquido, tanto a borracha quando a parte do gabinete onde ela encosta, limpe várias vezes com esponja, detergente e água morna, com o lado macio da esponja para não arranhar, se não resolver, vamos ver outras possibilidades ok, aguardo.

      Excluir
  47. Boa tarde Celso,meu marido e eu trocamos a gaxeta da porta de cima do freezer nos primeiros dias ficou legal,agora voltou a fazer blocos de gelo no lado esquerdo no mesmo lugar,sera que colocamos a gaxeta errada?comprei numa rede autorizada.modelo do meu refrigerador brd32bbbna.obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane, tem que ver se tem passagem de ar, entre a borracha e o gabinete, as vezes o problema não é na gaxeta (borracha) e sim na porta, veja que ela tem uma capinha na parte superior do gabinete, e embaixo dela tem uns parafusos que prendem a dobradiça onde é encaixada a porta, se a porta ceder um pouco, ela não vai fechar, então retire a capinha, folgue os parafusos, mova porta para o lugar correto e reaperte os parafusos, talvez resolva, veja que tem outra dobradiça central, que sustenta as duas portas, se tiver folga na bucha que fica embaixo da porta superior, a porta desce e não fica fechando também, então retire os parafusos da dobradiça superior, retire a dobradiça, retire a porta superior, coloque uma bucha no pino, para a porta subir, depois recoloque a porta, assim ela volta para o local correto e volta a fechar ok, abraço;.

      Excluir
  48. Olá, parabéns pelo BLOG. Tb como tds aqui peço ajuda. Minha geladeira é duplex Brastemp 430. Ocorre que na porta do freezer a borracha inferior está meio solta, e não veda. Observo blocos de gelo e pingos na parte interna do freezer. Qual seria a alternativa? agradeço imensamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trocar a Borracha Jacqueline, compre uma e veja que é bem fácil trocar, pois é apenas encaixada, mas tem que observar o seguinte, pode ser que a porta tenha descido um pouco, então a borracha não está pegando onde tem que pegar no gabinete, pois com tempo e peso na porta, ela cede e desce, faz com que a borracha não case com o gabinete, se estiver desnivelada, retire uma capa que cobra a dobradiça na parte superior, folgue os parafusos e realinhe a porta superior, depois reaperte os parafusos e coloque a capa da dobradiça.

      Excluir
    2. Olá Celso, não estou encontrando em Porto Alegre a borracha da brastemp duplex modelo BRM43BANA, vc teria alguma dica? abraço, obgada!

      Excluir
    3. Aqui em Brasília, em todas as lojas da rede autorizada tem essa peça, vou deixar a lista das autorizadas, assim você ve nas lojas ai do RS uma mais proxima de vc que tenha a peça em estoque ok.

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/08/autorizadas-brastemp-e-consul-no-rio_4.html

      Excluir
  49. Olá Celso , antes de perguntar , agradeço a você por sua presteza em nos responder e orientar. Bom no meu caso eu tenho uma Bosch frost free 440 l e recebi a informação que a fábrica Bosch de geladeiras no Brasil fechou , e apesar de procurar bastante não encontrei qualquer vendedor ou assistência que tenha a borracha de vedação do congelador deste modelo que citei. Você pode me passar alguma informação onde encontrar ou o que fazer para ajeitar a mesma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angelo, não trabalho com essa marca, mas com certeza tem sim a borracha para esse modelo, eu já troquei em alguns clientes, e mesmo nao consertando bosch, troca de borracha desse modelo é bem simples , somente encaixada, não sei onde você mora, mas aqui em Brasília tem em muitas lojas de peças.
      A Bosch é do mesmo grupo da Continental/Mabe/GE/DAKO, aliás todos fabricados pela DAKO.
      vou te dar o telefone de uma loja que vende aqui no DF, mas tenho certeza que vai encontrar perto de você aí também, basta procurar uma loja representante dessas marcas que citei acima ok
      aqui o telefone é 61 3562-8090

      Excluir
  50. Oi Celso!
    Preciso da sua ajuda... A gaxeta da minha Electrolux RE26 está ruim, porém ao tentar encontrar a gaxeta para vender nas lojas me pediram que especificasse melhor o modelo pois tinham 4 tipos de gaxeta para ela. Mas o papel que vinha colado atrás da porta acabou saindo e agora estou em dúvida de como proceder. Tiveram algumas lojas que disseram q só trocavam a porta e achei um site que vende esta gaxeta na internet, mas fiquei com medo de comprar e não dar certo pois ele não me pediu as tais especificações apenas disse q era RE26 e ele me informou as medidas. Enfim gostaria de saber o que vc com todo seu conhecimento acha de tudo isso, e será que conseguirei troca-la sozinha? Grata, parabéns pelo blog. Daiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daiane
      Nesse modelo não se troca gaxeta mesmo, troca-se somente a porta toda, pois a gaxeta é injetada na porta na hora da montagem, então o poliuretano que veda e preenche o interior da porta, acaba colando em toda a gaxeta, também já ouvi dizer que um fabricante paralelo comercializa essa gaxeta, mas adianto, que nem eu e nem outro técnico que tenha responsabilidade vá se atrever a trocar essa gaxeta, com certeza não vai prestar, já vi casos como o seu em que tentaram trocar a peça, pois encontraram para a compra, mas não prestou mesmo o serviço, então ou troca a porta, ou nem tente trocar você mesma, pois com a peça original já seria praticamente impossível a troca, pelo formato e montagem, quanto mais sem a peça ser original ok.

      Excluir
    2. Celso muito obrigada ; ) ja ia gastar 100 reais a toa... hehe
      Daiane

      Excluir
    3. Nesse caso sim, iria gastar dinheiro e não resolveria seu problema, abraço querida.

      Excluir
  51. Minha geladeira é Brastemp, modelo duplex clean 320, ela está com problemas de aparecimento de água no teto, estou achando que vou precisar trocar a borracha, será que consigo instalar sozinha ou vou precisar chamar um técnico? Agradeço sua atenção,
    Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aparecimento de água no teto, pode ser por falta de gás também, ela deixa de gelar e começa formação de gotas de água, mas se estiver gelando normal, pode ser apenas a borracha, nesse modelo não é muito simples trocar, melhor pedir um orçamento de um profissional, se for o caso, para baratear, compre a peça e negocie somente a mão de obra, assim vai ter noção de quanto custa o serviço.

      Excluir
  52. Tenho um refrigerador Brastemp Frost Free modelo Brastemp BRM47A RBNA, há certo tempo atrás ele deu uns estalos, vazou óleo e parou de refrigerar, ficou três anos parado. Comprei um refrigerador comum para salvar a pátria. Depois de três anos resolvi chamar a autorizada que descartou o conserto da mesma alegando que teria que trocar o gabinete e que iria sair praticamente pelo preço de uma nova. Pesquisei e consegui uma opinião de que adaptando um condensador externo (aquela grade que fica por trás dos refrigeradores convencionais) ela voltaria a refrigerar, mandei fazer a adaptação e o refrigerador voltou a refrigerar e fazer gelo rápido com o termostato no médio, mas está suando por fora, pela porta do freezer e tudo indica que seja a gaxeta que presumo ressecou (fiz o teste da folha de papel e não conclui nada porque o outro refrigerador está com a mesma aderência - mais ele não é frost free, acho que aí é que está a bronca) . No modelo citado acima existe a possibilidade de trocar a gaxeta ou se tem que trocar a porta por completo? A propósito, com a adaptação que foi feito ele terá uma vida útil de aproximadamente quantos anos? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida útil do produto vai ser a mesma de outro produto, isso não vai prejudicar o seu refrigerador, o fato de usar condensador por fora não vai prejudicar nesse ponto.
      Mas....
      Mas quem instalou, teria que ter dito que isso iria acontecer, a sudação perto das borrachas das portas, e isso vai ocorrem muito em dias de chuva ou de umidade do ar muito alta.
      E porque?
      A tubulação por onde o gás passa, e por onde o gás vazou, não passa apenas na parte de trás, a tubulação passa atras e por todo corpo do produto, justamente para aquecer entre as portas e evitar sudação, então, quando se eliminou a tubulação, e colocou apenas um condensador atrás, o técnico teria que te avisar isso.
      Trocar borracha da porta, nada vai adiantar, veja que na sua geladeira mais nova, quando o motor compressor está ligado, entre as portas, e nas laterais do gabinete aquece, isso é o gás circulando por todo produto, e aquecendo para evitar gotejamento de água.
      Resumindo, não tem o que fazer, em dias quentes não vai ter problema, mas em dias chuvosos, vai sim formar água perto das borrachas.

      Excluir
  53. bn celso gostei muito do seu blog vi uma pg sobre a gaxeta da electrolux double dc 360 mais eu so bem curioso tem como vc me ensina como troca passo a passo briga do meu nome e fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, não tem segredo em trocar, o complicado é deixar a porta fechando, trocar borracha de porta é fácil, o duro é fazer fechar, e isso somente pessoalmente, ou fazendo um video demonstrando como fazer, assim descrevendo nao vou conseguir, e fazer um vídeo não posso prometer, pois raramente troco borracha e desse modelo então, acho que troquei umas três até hoje em toda minha carreira de quase 18 anos consertando geladeira, não é má vontade, é que sei da dificuldade em trocar desse modelo, por isso, talvez você vá gastar mais tentando fazer, do que pagando um profissional.

      Excluir
  54. boa tarde celso! comprei um refrigerador electrolux rde 33 estou com problemas diz no manual q após o fechamento da porta,o vacuo formado dificulta sua reabertura ,teria q aguardar cerca de 2 min, só q independente de tempo de reabertura ela é dificil de abrir o que faço? desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  55. Marina, é normal essa dificuldade de abertura sim, desde que não seja muito dificultoso, se perceber que está fora do normal, chame a assistência autorizada para que eles verifiquem isso pra você, seu produto é seu, mas de responsabilidade do fabricante, aproveite a vigência da garantia e chame a autorizada para verificar isso pra você.

    ResponderExcluir
  56. Bom dia Celso,
    Minha geladeira é Consul biplex 440 e tem problema na gaxeta da porta de acima.
    Alguma sugestão?
    Muito obrigado!
    Pablo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem o modelo exato da geladeira?

      Excluir
    2. Achei todos esses codigos: CRM44D - BANA01 - JH6447911

      Excluir
    3. Dificilmente a gaxeta superior vai dar problema, o problema pode estar na dobradiça da porta, caso ela não esteja fechando, pode ser que a gaxeta tenha se desencaixado do trilho também, veja que ela é apenas encaixada e pode estar solta em algum ponto, então force ela para dentro do trilho onde se encaixa. como disse gaxeta de CRM44 é muito nova para ter que ser trocada.

      Excluir
  57. Celso, boa tarde,
    Parabéns pela iniciativa do blog, peço sua ajuda orientação para a troca da gaxeta da porta, do refrigerador consul pratice 230 , modelo CRC23C DANA , já que a gaxeta original esta rasgada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, essa gaxeta não é nada fácil trocar, ela tem uma aba dura que tem que correr dentro do filete do painel da porta, aconselho você comprar a peça, e negociar com técnico apenas a mão de obra para a troca, tendo a peça em mãos, vai conseguir um bom preço na mão de obra, se tentar colocar e danificar a peça, vai sair mais caro.

      Excluir
  58. boa noite voce tem borracha da eletrolux re34?

    ResponderExcluir
  59. OI CELSO! MUITO INTERESSANTE SEU BLOG E COM CERTEZA AJUDA MUITA GENTE. PARABÉNS!
    ADQUIRI UMA GELADEIRA CONSUL BEM ESTAR CRM50 ARANA. TIVEMOS UMA ENCHENTE AQUI NO ESTADO DO ES E MINHA CASA SOFREU ALAGAMENTO DE UNS 30CM ATINGINDO ASSIM MINHA GELADEIRA. COMO NÃO HAVIA NINGUÉM EM CASA PARA RETIRÁ-LA DA ÁGUA, ELA ACABOU QUEIMANDO A PLACA QUE FICA DENTRO DE UMA CAIXINHA LOCALIZADA NA PARTE DE TRÁS DA GELADEIRA E AUTOMATICAMENTE PAROU DE FUNCIONAR TAMBÉM UMA PEÇA QUE FICA ENTRE A PORTA DO CONGELADOR E A PORTA DA GELADEIRA, ONDE SE CONTROLA A TEMPERATURA: MIN MÉDIO E MÁXIMO E TAMBÉM O ACENDIMENTO DA LÂMPADA INTERNA. A CAIXA DE TRÁS FOI TROCADA E A GELADEIRA ESTÁ FUNCIONANDO NORMALMENTE, PORÉM A OUTRA PEÇA NÃO ENCONTREI POR AQUI E MINHA GELADEIRA ESTÁ COM A LÂMPADA APAGADA E SEM CONTROLE DE TEMPERATURA, POIS AS LUZINHAS VERDES( MIN, MED E MAX) FICAM PISCANDO TODAS AO MESMO TEMPO GOSTARIA DE SABER O NOME DESSA PEÇA. ME DISSERAM QUE É CONSOLE, MAS POR SER MODELO NOVO, PARECE QUE AS PESSOAS NÃO ESTÃO SABENDO IDENTIFICÁ-LA CORRETAMENTE.
    DESDE JÁ, AGRADEÇO-LHE PELA ATENÇÃO.
    FÁTIMA REGINA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fatima, chama-se placa de interface, e você só vai encontrar na autorizada da marca consul, se eles não tiverem disponível em estoque, eles pedem de fábrica para você, placa de interface.

      Excluir
  60. Olá
    Minha geladeira Brastemp Frost Free 370 (duas partes, acho que fala duplex ou biplex) está pingando água na parte de baixo, a água pinga do teto da parte de baixo, a borracha parece não estar muito boa, estou na dúvida se a borracha ruim poderia ser o causador deste problema da água pingando. Você saberia dizer se problema na borracha causa este problema? A geladeira tem cerca de 13 anos de uso.
    Agradeço desde já.
    Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, dificilmente vai ser borrachas, o que mais acontece com esse modelo é obstrução no duto do dreno, vou deixar uma postagem para que você entenda melhor.

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/06/refrigerador-brastemp-brm33-nao-gela.html

      Excluir
  61. Olá Celso! Parabéns pelo blog, ele é interessante por ajudar muita gente!
    Tenho uma geladeira Consul 280 litros modelo antigo, deve ter uns 20 anos de uso. Foi trocado a gaxeta há uns 3 ou 4 anos, mas essa gaxeta nova nunca teve a eficiência de vedar corretamente a porta, tanto que a cada mês aparece uma quantidade de gelo enorme na porta do congelador, na parte superior. Será que uma nova troca de gaxeta corrigirá o problema? O que tu e recomendas?
    Muito Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cassio, geladeira antiga, tem que trocar também o painel, aquela parte branca da porta onde coloca as garrafas, veja que tem vários parafusos que fixam a borracha na porta, e onde os parafusos prendem a borracha, geralmente o painel vai trincando, quebrando e por isso perde capacidade de vedação.

      Excluir
  62. A porta do meu freezer Bosch arriou,a pecinha que na parte de baixo da porta quebrou, onde encontro a bucha( a minha é de plástico). Gostaria muito de uma resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ver se encontra em uma autorizada Continental/Bosch perto de onde você mora. não sei onde mora.

      Excluir
  63. Olá tenho uma geladeira consul 340, igual essa que está na foto ai no começo do post.

    A borracha inferior está rachando, por favor gostaria de saber como essa borracha é fixada, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na foto todas se parecem, com o modelo exato é que sabemos de qual modelo se trata, e tem muitos modelos de consul, mas muitos mesmo, e a da foto não é consul não.

      Excluir
  64. Não, ela é apenas encaixada em uma calha, nem tem parafusos fixando ela na porta, puxe a sua em um ponto qualquer, vai ver que é apenas encaixada.

    ResponderExcluir
  65. Tenho uma refrigerador consul pratice 230; modelo CRC23CBANA; preciso trocar a gaxeta da porta, parece que ela é fixada sob o painel ou colada, mas não há parafusos nem no painel nem na gaxeta; preciso encontrar a gaxeta que parece também não ser fácil e como substituir, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse modelo tem mais que um tipo de perfil de gaxeta, e em todos eles é bem difícil a troca, teria que ver o perfil exato do seu modelo de refrigerador para ver se ainda é comercializada, isso somente o um técnico vai estar apto a fazer.

      Excluir
  66. Olá Celso, bom dia.
    Parabéns pelo blog e por sua dedicação em responder as duvidas com tanta atenção e profissionalismo.
    Tenho um refrigerador BRASTEMP "cycle defrost duplex 360" e a gaxeta está se soltando na parte inferior e num canto superior da porta do refrigerador. O mesmo não ocorre com a porta do freezer.
    Gostaria de saber se você tem alguma dica específica para substituição da gaxeta deste modelo, já que pretendo eu mesma fazê-la.
    grata,
    Liz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me passe o modelo exato que fica atrás da geladeira em um etiqueta por favor.

      Excluir
  67. Temos um Refrigerador Brastemp BRD50 Duplex e percebemos que a Gaxeta (borracha) da parte inferior está um tanto frouxa. Fizemos o teste com o Papel Chamex A4 colocando-o na porta e fechando, e então conseguimos retirá-lo facilmente; no congelador (parte superior) o papel A4 ficou bem preso e foi difícil tirá-lo.

    Ainda não consegui visualizar nenhum furo, rasgado ou dano na borracha... tentei ligar em várias lojas da cidade e procurar até pela internet; porém não encontrei o produto para que eu pudesse adquiri-lo.

    Poderia me dar alguma dica de como arrumar esta gaxeta, ou indicar lugares para compra. Pode ser até mesmo online!
    Um abraço grande Celso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem que trocar, quando você coloca o papel entre a gaxeta e o gabinete, o que não pode acontecer é ele cair, ou escorregar sozinho, se puxar, com certeza ela vai sair, no freezer, vai ter mais dificuldade porque o vácuo, que é criado pela diferença de temperatura dentro e fora do produto é muito maior, como no freezer a temperatura é muito baixa, o vácuo, ou seja pressão inversa é maior e por isso fica mais dificil puxar o papel, se coloca e ele não cai sozinho, não tem que tirar, as borrachas servem para vedar, impedir entrada de ar quente, e para isso, basta apenas que isolem o ambiente, não tem que estar coladas ok.

      Excluir
  68. Boa noite, possuo uma brastemp twin system 420 , e suas gaxetas em cima e em baixo, estão ruins, criando excesso de gelo em baixo, e em cima gotas e com dias quentes fazendo alguns produtos estragarem, mas estou com dificuldade por onde encontrar estas gaxetas pois chamei um homem q normalmente arruma eletros, e ele disse q eu teria de encomendar a metro, mas não tenho a minima ideia de onde, e nem ele, e outro ocorrido que percebi foi a falta de um dos `anéis` da porta da geladeira fazendo a porta `pender`um pouco para baixo. obrigada desde já pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As buchas de apoio das portas, por colocar de outro modelo, não tem importância, mas gaxeta para esse modelo, se ainda existir, só vai encontrar na rede autorizada Brastemp, alguns modelos de geladeira antigas tinham sim a possibilidade de se mandar fazer uma borracha, mas no caso desse modelo específico, perfil, que é o formato da borracha é único, e como disse, se a rede autorizada ainda disponibilizar vai encontrar, do contrário, infelizmente não vai ter jeito, veja aqui no blog, lá encima na aba AUTORIZADAS e vai ter acesso a todas as lojas do Brasil. o modelo da geladeira é o BRH42 para quando for procurar as borrachas, que se chamam gaxetas ok.

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta, mas cometi num erro ao inves de ser 420 na realidade eh brastemp twin system 480, recebi de uma loj um catálogo com fotos das gaxetas que acabaram por me confundir ainda mais, este modelo tb somente em autorizada e qual seria a sigla dele? Obrigada pela atenção!

      Excluir
    3. Para os modelos 480 e 470 eu suponho que nem existam mais as gaxetas, tenho quase certeza disso, são produtos com quase 20 anos e sinceramente, faz tempo que nem veja uma dessas, mas ligue na autorizada mais perto de você e veja se eles ainda disponibilizam para venda ok, boa sorte viu Jessica.

      Excluir
  69. Opa, é fácil trocar a borracha da eletrolux dc38? Obrigad..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É praticamente impossível, porque elas vem injetadas nas portas, já ouvi dizer que tem técnicos que compram elas paralelas e trocam, mas também ouvi relatos de que o serviço nunca prestou, eu não faço esse tipo de serviço para esse modelo da electrolux, como disse, a gaxeta é injetada, a porta é montada com a gaxeta, que é o nome da borracha, depois é injetado o poliuretano que é a isolação da porta, dessa forma ela fica colada e não bastasse isso, a posição em que ela fica é praticamente impossível efetuar a troca

      Excluir
  70. Olá... Ví que vc manja muito de geladeiras, tenho uma Brastemp Clean BRD 41ABANA, onde encontro a gaxeta pra ela, qual peça daria certo?
    marcos.scaramuzza@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encontra nas autorizadas, e a unica peça que vai dar certo para ela, é a dela mesma, então na autorizada, pergunte se eles tem gaxeta para esse modelo BRD41ABANA, vou deixar a lista com todas autorizadas ok

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/p/a.html

      Excluir
  71. Olá,gostaria de saber se é possível a troca das gaxetas da geladeira brastemp clean duplex 320,pois encontran-se rasgadas. MODELO BRF32ACAAC.
    Se possível, me passe as dicas de como trocá-las, pois eu mesmo pretendo realizar a troca.

    ResponderExcluir
  72. Oi Celso boa tarde, tenho uma geladeira Ge Turbo Air System Cycle Defrost 470 litros Duplex, na parte de cima ela esta perfeita sem nenhum problema, agora na parte de baixo, noto que ela não gela como antigamente, ela já esta com 8 anos de uso já troquei o gás dela uma vez, na parte de baixo fica ou juntando gelo próximo a um ventiladorzinho que tem dentro dela ou fica umas gotinhas de aguá pingando, solicitei a visita de um técnico ele disse que o problema é a porta que desceu e que TALVEZ colocando um calço resolveria o problema, só que ele não me deu certeza, o que eu posso fazer para resolver esse problema, te agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conserto essa marca de geladeira, infelizmente não posso te ajudar, por desconhecer esse produto.

      Excluir
  73. Olá celso,gostaria de saber se é possível a troca das gaxetas da geladeira brastemp clean duplex 320,pois encontran-se rasgadas. MODELO BRF32ACAAC.
    Se possível, me passe as dicas de como trocá-las, pois eu mesmo pretendo realizar a troca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trocar tem como, mas acho que não são mais comercializadas, veja isso primeiro, se consegue encontrar as peças.

      Excluir
  74. Caro Celso, tenho uma duplex Brastemp modelo BRM44DBBNA frost free que está criando gelo no freezer. Acredito que o problema está na borracha de vedação. Gostaria de saber se posso trocar essa borracha, qual a melhor marca e como trocar ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se a formação de gelo for perto da borracha o defeito pode ser na borracha sim, ou a porta está desregulada, mas se for gelo no fundo do freezer, não tem nada a ver com borracha. ela é apenas encaixada, basta puxar que ela sai, e pra colocar basta apertar dentro do trilho que ela se encaixa.

      Excluir
  75. Bom dia, Celso
    Tenho uma Consul 340 modelo CRP34A e gostaria de saber se posso trocar sozinha a gaxeta ou preciso da ajuda de um profissional. Meu freezer congela o tempo todo e a conta de energia esta vindo estratosferica, rs.
    Por favor indique qual a marca q devo comprar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é simples fazer a troca desse modelo não, ela tem uma aba dura que corre embaixo do painel, aconselho chamar um profissional, e veja se é esse mesmo o defeito, chame um técnico para verificar, pode ser porta desnivelada permitindo entrada de ar quente, pode ser que esteja sem porta do congelador e isso também influencia ok.

      Excluir
  76. Boa Noite Celso,
    Parabéns pelo Blog. Tudo indica que será necessário trocar a gaxeta de minha geladeira brastemp clean 300 (foi o que identifiquei). Para não sofrer com possíveis amadorismos de minha parte e de terceiros pouco qualificados, pergunto sobre dificuldades e/ou facilidades de efetuar a troca. grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem o modelo exato da sua geladeira, ele fica atrás em uma etiqueta, sem modelo não sei qual é, apenas a litragem não ajuda ok

      Excluir
  77. Boa Noite Celso,
    Parabéns pelo Blog. Tudo indica que será necessário trocar a gaxeta de minha geladeira brastemp clean 300 (foi o que identifiquei). Para não sofrer com possíveis amadorismos de minha parte e de terceiros pouco qualificados, pergunto sobre dificuldades e/ou facilidades de efetuar a troca. grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem o modelo exato da sua geladeira, ele fica atrás em uma etiqueta, sem modelo não sei qual é, apenas a litragem não ajuda ok

      Excluir
  78. Pode me ajudar? Tenho a geladeira Consul CRD35D que está precisando trocar a borracha da porta porém esta vazando água. Pelo fato ter que trocar a borracha da porta influência nesse vazamento de água? não sei da onde está vindo essa água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem a ver água com borracha de porta, vou deixar um video de outra marca e de outro modelo com vazamento de água, mas o sistema é muito parecido com a sua, o defeito vai ser esse, dreno entupido e você vai resolver com facilidade ok, assista ao video do meu canal do youtube
      https://www.youtube.com/watch?v=geowfSyxrcM

      Excluir
  79. Bom dia Celso,
    Tenho uma Brastemp Zyrium, gostaria de saber se é muito complicado trocar a borracha dela ou se vale mais a pena pagar alguém pra garantir?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para esse modelo, recomendo um profissional trocar, além da dificuldade em encaixar a borracha no trilho da porta, ainda tem que se regular para que fique fechando corretamente, instalar não é complicado demais, o complicado é deixar ela fechando se vazamento de ar.

      Excluir
  80. Boa tarde e obrigada pela ajuda, mas acredito que a agua que sai de minha geladeira venha da parte de traz onde tem um reservatorio de agua, ele fica quase transbordando. ja tirei um pouco de agua uma vez mas ela continua subindo. A geladeira tambem fica com gotas no teto (sem ser no freezer). Voce acredita que ela possa ter outro defeito sem ser a borracha da porta e o dreno??
    Obrigada.

    Fernanda Leite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo jeito, a porta não está fechando direito mesmo, essa formação de gotas dágua no teto do compartimento do refrigerador, ou é porta ficando entreaberta ou borracha que está rasgada

      Excluir
  81. Boa tarde, realmente a borracha esta rasgada na parte de baixo. Como faço para tocar a borracha dessa geladeira consul CRD35D? Obrigada por sua ajuda.
    Fernanda Leite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse modelo é apenas encaixada, nem parafusos tem , basta puxar que ela se solta, quando for colocar, olhe bem quando for desencaixando a velha, ela tem uma parte dura que encaixa em uma cavidade na porta, então a parte dura da nova, tem que encaixar na mesma cavidade, de tiver dificuldade pra encaixar, passe detergente liquido na parte dura, que entra com facilidade, depois o sabão seca e ela fica certinho no local.

      Excluir
  82. Boa Tarde tenho uma Dako 450lt duas portas quero trocar a gaxeta inferior, como faço? pois não tem parafuso e não sei se é de encaixe, preciso de ajuda, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não trabalho com essa marca de refrigerador, nesse caso não tenho como te dar alguma dica.

      Excluir
  83. Boa noite Celso. Minha geladeira é uma Brastemp BRM35B e a mesma possuía dos problemas, a borracha não vedava e com o tempo começou a vazar água. Como não consegui um técnico eu comprei a borracha e consegui trocar, mas a nova borracha não parece vedar em toda dimensão da borda (apesar de prender o papel direitinho). Já limpei a borracha de onde sai a água atrás da geladeira para o coletor q parecia estar muito suja e pode ser q o vazamento de água fosse por isso (até agora não vazou mais). Como corrijo a borracha? Já usei o secador e não obtive sucesso. A borracha está bem encaixada, só q alguns trechos da mesma não encostam na geladeira. Desde já agradeço a ajuda. Att. Mariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trocar borracha é muito simples, o complicado é regular a porta, muito complicado, veja que ela tem uma dobradiça intermediária que segura as duas portas, pode ser que as portas tenham se deslocado devido a peso nos compartimentos de portas, folgue a dobradiça central, e a dobradiça superior, que fica coberta por uma capinha, solte a capinha da dobradiça superior também e folgue um pouco sem soltar os parafusos, assim pode mover as portas, nivelando elas na posição correta, depois apertar os parafusos, pode fazer de duas pessoas, assim, um ajusta as portas, o outro , reaperta os parafusos.

      Excluir
  84. Bom dia! Gostaria de saber se o modelo de geladeira Electrolux DC 34 super freezer tem possibilidade da troca da gaxeta da porta da geladeira, pois fui informada em uma assistência técnica que este modelo não tem troca e que teria que trocar a porta toda e mesmo assim o mercado não disponibiliza mais esta peça. Estou apavorada!!!! Pode me ajudar? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não se troca gaxeta, somente porta inteira, e a autorizada, tem que encomendar a peça para o cliente, geralmente sob caução, ou seja, na maioria das lojas funciona assim, o cliente paga uma parte, ou todo valor da peça, a autorizada pede de fábrica, desde que tenha em estoque é claro, e assim que chega a loja avisa ao cliente para ir buscar.

      Excluir
  85. Prezado Celso, bom dia.

    A geladeira consul, duplex, frost free, CRM51, permite a troca das gaxetas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ainda não troquei nesse modelo por ser muito nova, não tem incidências de defeito, mas as novas são apenas encaixadas em um trilho, tem uma aba dura na borracha que se encaixa em uma calha na porta, mas tão nova assim não é pra ter problemas viu.

      Excluir
  86. Bom dia.

    Gostaria de saber se o refrigerador Consul, Duplex, Frost Free, CRM51A permite a troca das gaxetas, pois em uma assistência técnica me infomaram que ela não permite, por ser uma "geladeira de precisão".
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As geladeiras que não trocam gaxeta, ou borracha da porta, são as Electrolux, elas vem injetadas, coladas junto com o poliuretano que preenche os interiores de porta, sinceramente nunca troquei dessa Consul, mas Brastemp e Consul, jamais fizeram gaxetas injetadas, todas são encaixadas nas portas, para facilitar a troca, digo com 99% de certeza que a sua também troca, e sinceramente, um técnico que usa o termo geladeira de precisão, não tem muita noção do que está falando não, não se usa esse termo para geladeira alguma, até porque nem faz sentido isso, geladeira de precisão, de precisão são produtos ou peças, milimétricamente calculados. nada a ver com geladeiras viu.

      Excluir
  87. como trocar a borracha do refrigerador brastemp clean 340 modelo BRA34BBANA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HElena, nesse modelo,nem tem parafusos, a borracha é apenas encaixada na porta, veja que a borracha tem uma aba dura, que se encaixa em um trilho na porta da geladeira, basta puxar a velha que vai se solta, e a nova, se quiser passar um pouquinho de sabão liquido na aba dura, ela vai deslizar melhor para dentro do trilho, assim fica mais simples ainda a troca.

      Excluir
  88. boa tarde,gostei muito do site,parabenizo e gostaria de saber como trocar a borracha da geladeira brastemp clean 340 modela BRA34BBANA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HElena, nesse modelo,nem tem parafusos, a borracha é apenas encaixada na porta, veja que a borracha tem uma aba dura, que se encaixa em um trilho na porta da geladeira, basta puxar a velha que vai se solta, e a nova, se quiser passar um pouquinho de sabão liquido na aba dura, ela vai deslizar melhor para dentro do trilho, assim fica mais simples ainda a troca.

      Excluir
  89. seu celso,boa tarde. Estou aqui novamente perguntando se o senhor pode me ajudar a trocar a borracha da minha geladeira que esta vazando o ar frio e tive que amarrar uma corda. por favor me ajude o mais rapido possivel,pois vi que o senhor respondeu varias pessoas aqui em cima. o modelo e brastemp clean BRA34BBANA. desde ja agradeco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HElena, nesse modelo,nem tem parafusos, a borracha é apenas encaixada na porta, veja que a borracha tem uma aba dura, que se encaixa em um trilho na porta da geladeira, basta puxar a velha que vai se solta, e a nova, se quiser passar um pouquinho de sabão liquido na aba dura, ela vai deslizar melhor para dentro do trilho, assim fica mais simples ainda a troca.

      Excluir
  90. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  91. Caro Celso, boa tarde! Saberia informar se a borracha da geladeira Consul CRA34D88NA é colada ou parafusada, e se alguém sem experiência conseguiria realizar a troca? Encontrei a gaxeta nova a venda no mercado livre. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi que é encaixada. É fácil realizar este encaixe, existe alguma instrução para tal? Obrigado!

      Excluir
    2. Não é fácil não, porque para esse modelo tem mais de uma versão, se comprar errado nem vai ter como colocar, teria que ver o perfil da borracha, o perfil são os detalhes de acabamento para que ele se encaixe em um trilho com cavidade, ou tenha uma aba dura que se encaixa nas laterais.

      Excluir
  92. Quando sei que a borracha está precisando ser trocada? Perto da porta do congelador não tem gelo somente lá no fundo do congelador mas a borracha não está rasgada ou danificada. Quando coloco um papel A4 e fecho a porta e puxo o papel, ele vem saindo. O papel tem que ficar preso? Este teste é válido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No teste, o papel não pode cair sozinho, se puxar, ele tem que sair, só não pode cair sozinho, algumas geladeiras, que não são frost free, fazem gelo mesmo, isso é do produto, e tem que ser desligada de tempos em tempos para retirar o gelo, isso vem nos manuais dos produtos.

      Excluir
  93. ola bom dia, primeiro parabens pela iniciativa e criatividade no seu blog muito bom mesmo

    tenho uma consul GranLuxo, na placa atraz dela esta escrito GFC4473434 ( NAO CONSEGUI DECIFRAR SE SAO NUMEROS 4 OU NUMERS 1 NOS DIGITOS POR ISSO NA DUVIDA BOTEI TUDO 4),

    Entao, comprei ela usada de um vendedor de moveis antigos e usados este me garantiu q havia trocado termostato e q a geladeira esta perfeita, realmente aparentemente esta, porem eu estou em duvida que o rapaz q me vendeu nao me passou confiança nenhuma na palavra tecnica dele. A geladeira liga o motor do compressor a cada 20 min, e fica ligada por quase 5, isso é normal? Por dentro ela está perfeita conforme eu li nos ultimos comentarios ai em cima e fiz uma comparação, parece perfeita, as gaxetas parecem ser as originais estao duras e secas, e a porta esta um pouco mas bem pouco desalinhada, no caso da porta notei que a bucha de plastico da dobradiça de baixo esta gasta. Pro favor tire minhas duvidas tenho medo de no fim do mês gastar mais com luz do q se eu se eu tivesse comprado outra geladeira mais nova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que está ficando muito tempo desligada, mas se os alimentos estão bem gelados, ótimo, significa que a geladeira está excelente, porque o normal é ficar metade do tempo ligada e metade desligada, se esse tempo não está prejudicando a refrigeração excelente, e não vai gastar muita energia, pois ela está ficando muito pouco tempo ligada, limitando bastante o consumo.

      Excluir
  94. Olá amigo Celso. Preciso de uma ajuda. Tenho uma geladeira CCE 360 litros duplex que estava com a borracha das portas muito danificadas, já comprei borrachas novas mas não sei que tipo de cola usar para colar as mesmas. Percebi que avia residuos de poliuretano nas borrachas antigas mas creio que são só para auxiliar na vedação. Qual o seu consenho? To no aguardo. Um Abraço!!!

    ResponderExcluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.