quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Lavadoras Brastemp Mondial e Brastemp Clean - Defeitos e soluções


   Lavadoras que fizeram parte de uma transição, daquela lavadora robusta antiga Brastemp, para o modelo MONDIAL, produzido á partir de 1988 e  alguns anos depois, a série de lavadoras CLEAN, esses dois modelos, ainda estão na ativa, e são adorados por seus clientes, com baixo consumo de energia, e estrutura pequena, são muito versáteis, visto que fazem lavagens em espaço curto de tempo,   com opcionais de molho para todos os modelos da linha, lavam 5 kilos de roupa seca, um dos fatores principais que fazem com que os clientes optem por modelos mais novos, é justamente a capacidade de lavagem, me refiro á quantidade de peso, pois á partir de 2000, iniciou-se uma nova tendência, lavadoras grandes, que na minha concepção e experiência, hoje é o principal problema das lavadoras modernas, tamanho, que muitas vezes é mais pra inglês ver, visto que lavadoras que eram pra oito kilos, trocaram a tampa e falam que agora é pra 10-11- e até 12 kilos, e outras de 5 passaram pra 6-7 e assim segue uma infinidade de lavadoras com capacidade maquiada,  que enchem os olhos e esvaziam os bolsos dos consumidores, mas esse post é pra falar de mondial e clean. cala-te boca.
Lavadora Brastemp mondial e lavadora Brastemp clean -  Não entra água, não lava

 


   Válvula de entrada d'agua, é onde se conecta a mangueira de entrada, e muitas vezes, ela queima, a lavadora não entra água, portanto não segue o programa, é um defeito simples e de fácil solução, a bobina é a parte elétrica da peça, a que você vê ao lado é na cor amarela, identificando que a peça é 127 volts, para os modelos 220 volts, a bobina vai ser sempre preta, independente da cor do corpo da válvula. Para ter certeza que a peça está queimada, basta ligar um cabo de força á peça, pois ela tem apenas dois terminais, toda peça com apenas dois terminais, pode ser testada, ligando diretamente á tomada, se energizar, a peça com certeza vai estar boa.


Lavadora Brastemp mondial e lavadora Brastemp clean -  Não agita ou não centrifuga




   Essa plaquinha eletrônica, ou controle eletrônico, é responsável pela reversão do motor, e também faz parte das peças que mais são trocadas para esses dois modelos, quando apresenta defeito, a máquina pode deixar de centrifugar, pode deixar de agitar, ou na agitação, não fazer a reversão, batendo para um só lado, embolando e prendendo a roupa no agitador.
   Em alguns casos, fica evidente o defeito, porque a peça entra em curto, e chega á torrar componentes, aí é só trocar e pronto, mas em outros casos, não é visível o defeito na peça, e é identificado apenas pela falha. você encontra no mercado ela original, essa versão da foto, é de um fabricante paralelo, e serve para as duas voltagens.


Lavadora Brastemp mondial e lavadora Brastemp clean - Não gira o timer



   Esse é um dos modelos de timer, visto que são vários códigos diferentes, cada um para um modelo específico, eles fazem a programação da lavadora, e como são programações diferentes, automaticamente, timers diferentes, ele pode apresentar defeitos como, apenas não lavar, apenas não centrifugar ou não drenar, pois como é composto por engrenagens internas, elas podem quebrar em algum ponto, fazendo que ele ele pare apenas em um local determinado. Outra possibilidade é ele ficar estático em apenas um local, exemplo, se você coloca em encher, ali ele fica, se bota em drenar, a mesma coisa, isso pode ser o motorzinho, acoplado á ele, que faz ele girar e ir desenvolvendo as várias funções da lavadora, caso o motorzinho queime, então tudo para. para troca é necessário o código exato da peça, que fica em uma etiqueta, grudada á peça, caso não tenha mais a etiqueta, pegue o modelo da lavadora, que as lojas da rede autorizada identificam a peça pelo modelo.
  Lavadora Brastemp mondial e lavadora Brastemp clean - Não solta água, não drena, não centrifuga



   Eletrobomba, responsável pela drenagem da água ao final da lavagem e ao final do enxágue, para testar, apenas dois fios, é só ligar com cabo de força na tomada, se não funcionar, é só trocar.
    As vezes a reclamação do consumidor é que a lavadora não centrifuga, mas o defeito é a eletrobomba, visto que com água a lavadora não centrifuga, pra saber, basta baixar a mangueira de saída, escoar toda água e colocar pra centrifugar novamente. é fixada ao gabinete por dois parafusos de 8mm, e conectada á ela, duas mangueiras, uma sanfonada preta que vem do tanque, essa interna, e outra que joga  a água pra fora, essa conecta-se por fora do gabinete, e não necessita de ferramentas para troca, muito simples.



Lavadora Brastemp mondial e lavadora Brastemp clean - Não  centrifuga, não agita




   Solenóide de freio, está diretamente ligado á centrifugação, mas caso ele queime, travando aquela alavanca móvel, a máquina continua centrifugando, mas não solta o armador, portanto na hora de lavar, ela faz um barulho como se estivesse lavando, mas o agitador não se movimenta. pra testar, basta ligar um cabo de força aos dois fios paralelos, o outro terminal existente, é onde vai ligado o fio terra, que é o fio verde do chicote de fios da lavadora. os fios paralelos é que energizam a peça.



Lavadora Brastemp mondial e lavadora Brastemp clean - Não  centrifuga, não agita




  Motor, de 1/4 da hp, pequeno econômico e versátil, tem três fios ligados, pra testar não é complicado, ligue um cabo de força no fio branco e amarelo, isso vai testar a agitação, ou ligue um cabo de força ao fio vermelho e ao branco, isso vai testar a centrifugação, caso qualquer uma das duas funções não funcione, é necessário trocar a peça. Em muitos casos ocorre a quebra de fios, é comum fios se romperem em vários pontos da lavadora, e com isso, não ter nenhum componente queimado, o fato de não funcionar, é pela falta de alimentação de energia, mas isso nem cito aqui, pois é coisa visível e de fácil correção.
Lavadora Brastemp mondial e lavadora Brastemp clean - Barulho na centrifugação



   Conjunto mecanismo, ou caixa de engrenagem, é fixado á base por dois rolamentos, um na parte superior e outro na parte inferior, quando a lavadora apresenta barulho forte na centrifugação, obrigatoriamente, trocam-se, mecanismo, 2 rolamentos e retentor, e dependendo das condições de desgaste, outras peças como banda de freio, armador, suporte do cesto, e conjunto de cames, é um serviço complexo, pois para acessar essas peças, é necessário desmontar toda a lavadora, com ferramentas específicas, normalmente tem que ser feito por um profissional técnico.
 

   A manutenção para esses  modelos, como pra qualquer outro, não é complicada, o complicado em todo serviço de manutenção, é detectar o problema, trocar peça é fácil, e as vezes muitos simples, mas caso você não tenha certeza absoluta de qual peça trocar, peça a visita de um profissional, porque se você ficar trocando peças  que estão funcionando, achando que vai gastar menos, as vezes se engana, e quando descobrir a verdadeira peça danificada, já vai ter gastado mais que gastaria chamando um profissional. Mas acho que com essas dicas vai ficar mais fácil identificar problemas e solucionar, foi com essa intenção que fiz essa postagem, qualquer dúvida que eu possa esclarecer, faça uma pergunta em comentários. Felicidades á todos.



Quer um presente? Leia o texto abaixo

O que separa você, dos seus sonhos, são suas atitudes, ou a falta delas, então vou deixar uma dica preciosa pra você: O ramo de manutenção em eletrodomésticos é muito lucrativo se levado a sério, então porque não se profissionalizar, imagina que você quer ser profissional em qualquer outra área, vai estudar no mínimo 02 anos, gastar muito dinheiro e tempo, até se formar, depois vai ter que arranjar um emprego, então ...

Fazendo um curso na área de manutenção de lavadoras e geladeiras, nos dois ou três primeiros serviços você já paga o que investiu, vai se aperfeiçoando e digo sem mentira que pode ganhar até 10 salários por mês, isso só depende de você, digo isso porque sou profissional, então falo com conhecimento de causa, vá além, invista um pouco em você, mude de vida, de uma vida melhor a si mesmo, a sua família, a seus filhos. E isso já nos primeiros dias, fazendo um curso de qualidade.

Vou deixar aqui abaixo, lista de bons cursos de manutenção e lavadoras e geladeiras, e me ouça, em muito pouco tempo você vai agradecer por ter lido esse texto, mas não agradeça a mim, agradeça a você mesmo que teve atitude de mudar sua vida.

 

Curso: O melhor das lavadoras

https://go.hotmart.com/S51323767G?dp=1

 

Curso de manutenção de geladeiras

https://go.hotmart.com/T51324515D

 

Curso de Conserto de Placas Eletrônicas, Lavadoras, Lava e Seca e muito mais:

https://go.hotmart.com/I51361595V?dp=1

 

Curso Completo em ar condicionado:

https://go.hotmart.com/N51362043Q



261 comentários:

  1. Respostas
    1. Grato, qualquer dúvida em relação a eletrodomésticos, e eu podendo ajudar, disponha.

      Excluir
  2. Tenho um refrigerador brg44b frosst free funciona bem por algum tempo e depois tem que desligar da tomada por minutos para voltar a funcionar a Brastemp esteve aqui me cobraram 50 e não resolveram nada o cara disse que a amperagem dele estava abaixo do normal 2,4 na base de 2,1 amperes e deveria estar vazando o gaz em algum lugar interno sem conserto.Falei com outro tecnico que acha que poderá ser o modulo de potencia vai verificar amanhã.

    ResponderExcluir
  3. Espere o diagnóstico do técnico que vai visitar você, esse modelo não seria BRM44b, você disse BRG44b, confirme o modelo por favor, e me contacte após a visita do outro técnico, existem alguns modelos fabricados entre 4 e 8 anos atrás, que realmente apresentam vazamento de gás internamente, e uma característica deles, é que não tem condensador externo, ou seja aquela grade que tem atrás das geladeiras, nos modelos que apresenta vazamento interno, a grade é embutida, confirme o modelo, espere o diagnóstico do técnico que vai aí amanhã , e depois me diga o que ele deu como orçamento para solução do problema, aguardo seu contato Gordo.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. o que acontece se eu girar o "timer" (o botão de girar, da Clean) com ela ligada. Ela pode queimar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao, nao queima nao, só nao pode girar ao contrario, no sentido anti-horario, nao eh aconselhavel ficar girando com a lavadora ligada, mas nao queima nada nao..
      abraço

      Excluir
  5. a minha nem o menos liga mais após eu girar o botão, e quando chegou ao fim fez um barulho alto, um tranco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podem ser várias coisas, seria melhor um técnico daí dar uma olhada, veja se tem energia na tomada da máquina, as vezes quando dá curto, cai o disjuntos, teste outro produto portátil na tomada, um carregador de celular, um liquidificador, qualquer coisa pra atestar que a tomada tem energia, se tiver energia fica difícil pra mim assim á distancia te ajudar, esse modelo tem uma placa eletronica, dentro do painel, pode ser que ela tenha queimado, as vezes faz barulho e cheiro de queimado forte, pode verificar isso, mais o cabo de força de energia da máquina, e levantar ela e dar uma olhada na fiação, as vezes uma parte da fiação descasca e pega em alguma parte metálica, o curto faz muito barulho, um estálo como você disse, verifique isso, e caso não seja visível o defeito, chame um técnico pra te dar um orçamento, se quiser fazer mais perguntas fique á vontade.

      Excluir
  6. Meu querido, estou com uma lavadora dando o seguinte problema: Ao ligar a máquina na tomada ela gira devagar e faz um barulho estranho no motor... alguma sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glauber,
      Preciso que seja um pouco mais específico, primeiramente, é essencial saber a marca e principalmente o modelo da lavadora.
      Bem, agora vamos ao problema, quando você liga ela faz esse giro sozinha? sem que você faça alguma programação?
      Se puder coloque aqui a marca e modelo, e especifique melhor um pouco sua pergunta, para que eu possa ter uma noção exata do que está acontecendo ok, grande abraço e aguardo seu contato.

      Excluir
  7. minha máquina é de 1984,bratemp luxo,ela faz o cilclo até o final,só que ao bater,ela embola as roupas,tive que tirar uma peça embaixo do agitador,e tive que retirar o agitador pra retirar a peça.A dias atras tive problemas,trocou a bomba,correia,o que será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lurdes, desculpa a demora, estava na rua, trabalhando e acho ruim responder pelo celular.
      Olha o que parece que está ocorrendo aí, é que a sua lavadora está lavando e centrifugando ao mesmo tempo, veja se durante a lavagem o cesto não fica girando....
      tem que olhar o magneto e tudo que envolve a peça, pode ser fio quebrado, de uma olhada em toda a fiação no magneto, e puxe os fios que vem pra ele, pra ver se estão intactos, e onde eles são pontes, ou seja tem dois fios em um mesmo terminal, puxe para ver se um dele não está solto, as vezes parecem que estão conectados e não estão.
      Outras coisa, veja se uma das bobinas do magneto não queimou, elas são elétricas, e quando são energizadas, puxam os nucleos para cima, para que os nucleos acionem as alavancas, tanto a de lavar quanto a de centrifugar. como são elétricas, para testar pegue um cabo de força e ligue os dois fios do cabo nos dois terminais da bobina, ela tem que fazer um barulhinho.
      Outra coisa, veja se não tem nucleo quebrado, as vezes quebra e não puxa a alavanca de volta, e a lavadora fica presa na agitação, e mesmo lavando centrifuga ao mesmo tempo.
      E por fim, cada nucleo tem um pino, parece um preguinho de aluminio, eles se quebram com frequencia, se um deles quebrar, o nucleo não move a alavanca, mesmo que o magneto puxe o nucleo, sem o pino que arrasta a alavanca de volta, a lavadora vai lavar e centrifugar ao mesmo tempo.
      vou colocar uma postagem aqui que fala mais de magneto, quem sabe te ajude a entender mais ou menos minhas explicações ali emcima... muita coisa né, deixa a pessoa confusa, o defeito é simples, mas quando vamos ver as possibilidades são muitas, se você não entendeu, pode perguntar que eu tento auxiliar melhor ok. abraço

      Excluir
    2. Me esqueci de por a postagem, de também uma olhada ali na lateral direita do blog, em marcadores, veja o assunto, lavadoras antigas, vai te ajudar mais um pouco, abaixo o endereço da postagem do magneto ok:

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/03/lavadora-brastemp-antiga-magneto-como.html

      Excluir
  8. Tubo bem,
    Tenho uma brastemp Mondial e quando está lavando o agitador mexe muito pouco, parece fraco, o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns modelo de mondial tem a opçao delicados, veja se nao esta acionada a tecla delicados.. depos veja por baixo durante a lavagem se nao tem vazamento de agua, vazamentos molham a correia e ela desliza perdendo a força.

      Excluir
    2. já testei o botão de delicados e não mudou, rolamentos e retentor são novos, já tensionei a correia. Pode ser a placa de controle?

      Excluir
    3. Dificil ser o controle eletronico, com a lavadora vazia gire o agitador para direita e esquerda pra ver se nao esta pesado, ou preso, tem que estar solto, uma possibilidade eh o capacitor, ou o jogo de cames que esta mal encaixado..... dificil sem ver a lavadora.

      Excluir
  9. Olá que bom que encontrei seu blog!!!
    tenho uma brastemp 11 kl,quando eu ligo ela só faz barulho mas não é barulho agitador só um roido continuo.e em seguida o motor fica suuuper quente,ja troquei eixo,conjunto de came. o que pode ser???
    obrigado pela atençao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Selma, tem defeitos muito complexos, e sem ver o produto fica até difícil dar uma instrução entende, mas vamos ver, preciso que me ajude, agora quem pergunta sou eu, rsrs. Quando você disse que liga ela faz um barulho e o motor fica quente, me deixou confuso, porque quando você liga, a primeira peça que vai receber energia é a valvula, para entrar água, a não ser que você ligou ela direto na centrifugação, ai vai entrar o motor, após algum tempo a eletrobomba funcionando, então me diga novamente por favor, quando você liga ela, para encher de água, o motor aquece e faz o barulho, é isso, porque se for isso, a possibilidade maior, é que seja a placa menor, a placa de potência, mas como não estou vendo o produto, preciso de informações detalhadas e exatas, me informe esses dados por favor, o motor aquece, mesmo quando você coloca pra encher e iniciar a lavagem?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Olá q bom que leu minha mensagem!!!!
      então, vc esta certo!! ela coloca agua normal quando o motor liga é que acontece o ruido estranho bem alto.
      ou quando coloco p/ centrifugar direto.entrada e saida de agua normal.
      NÃO CENTRIFUGA, NÃO AGITA, SÓ BARULHO ASUSTADOR. Espero ter sido clara..

      Excluir
    4. Leio todas as mensagens e respondo o mais rápido possível dentro das minhas possibilidades Selma.
      Olha está parecendo que o barulho é causado pela placa de potencia Selma, é a única possibilidade que vejo pra esse defeito, visto que você ja trocou cames e eixo como disse, mas nesse caso, a lavadora tem duas placas, seria mais conveniente pedir para um técnico capacitado olhar, e se possível consertar o produto em sua casa, como disse são duas placas, precisa mesmo ser vista por um profissional, eu tento aqui instruir da melhor forma possível,e com certeza já consegui resolver vários problemas apenas com instruções, mas seu caso é mais complexo, não é conveniente ficar comprando peças para testar,são peças relativamente caras entende. Desculpa por não poder ajudar mais que isso, abraço

      Excluir
    5. muito obrigado!!!assim o farei depois te digo o que aconteceu.

      Excluir
  10. ola celso,
    tenho uma Brastemp bwl 09, nos programas de agitação rápido e turbo ela bate somente para um lado e no programa delicado ela bate normal, já troquei a placa reversora e não adiantou, o que devo fazer? obrigado e parabéns pelo blog. irlando.

    ResponderExcluir
  11. Oi Irlando,
    Quem faz a reversão do motor além da placa é o capacitor, deveria ter trocado primeiro ele, talvez nem houvesse a necessidade da troca da placa, troque e se não resolver, volte aqui e me relate, mas tenho quase certeza que trocando, vai funcionar perfeitamente ok, raramente é problema de motor, na grande maioria dos casos, são sempre capacitor ou placa, como já trocou a placa, fica para o capacitor a responsabilidade, abraço

    ResponderExcluir
  12. ola,tenho uma maquina brastemp mondial e eu ja troquei placa bivolt,chicote, bomba de agua e o timer so que minha maquina quando chega no enxuague e centrifugação ela queima placa. gostaria de saber alguma dica para começar a procurar o defeito. grato pela sua ajuda !!!!!!!!!! Aureomar !!!!!!! obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, sem ver eu diria que é o solenóide de freio em curto, deslique os fios do solenóide, e coloque para drenar, quando ela terminar de drenar, vai girar apenas o agitador, em vez de girar o cesto pois o solenoide vai estar desligado, se a placa queimar, vai ser o motor em curto, mas se não queimar, e tenho quase certeza que não vai queimar, só pode ser o solenóide, troque-o e pronto.

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. ola tenho uma brastemp clean 5kg ela na hora de bater roupa ela bate para o lado direito mas rapido e vaz barulho e na hora de centrifucar ela apresenta o mesmo defeito bate rapido e vaz barulho gostaria de saber o defeito desde ja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem ver o produto é mais difícil, mas troque o controle eletronico, só pode ser esse o defeito, o controle é uma plaquinha que tem embaixo do painel, abra o painel e vai localizar a plaquinha, em quase todos os modelos, a placa é conectada a fiação por um conector plástico, porém se na sua os fios forem soldados na plaquinha e não conectados, teremos problemas, porque esse modelo não vem mais, ai tem que trocar o timer, a plaquinha e toda rede elétrica superior. vamos torcer para sua plaquinha ser de encaixe.

      Excluir
  15. tenho uma mondial 22" troquei aqueles 4 estirantes por que ela estava batendo quando fui testar ,ELA COMEÇOU A TRANSBORDAR AI ABRI NOVAMENTE PARA VER SE A MANGUEIRA DE NIVEL ESTAVA NO LUGAR E ACABEI QUEBRANDO O TUBINHO DO PRESSOSTATO E AGORA O QUE DEVO FAZER ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que trocar o pressostato, leve o que você quebrou até a loja para não comprar errado, mas antes, anote como está ligada a fiação para não ligar errado, não pode ligar errado. tire uma foto da peça com os fios ligados se for o caso, abraço

      Excluir
  16. celso obrigado pela dica mas ainda tenho uma duvida ,se a maquina começou a transbordar antes de eu quebrar esse tubinho onde se liga a mangueira de nivel ,poderia ter sido o caso de apenas virar esse botão a direita onde esta escrito "reajuste"ou esse problema de transbordar pode ser por algum outro motivo ?mais uma vez obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o reajuste não tem a ver com o fato de transbordar, mesmo reajustando ou não, o maior nível é o alto, então a lavadora tinha que parar e lavar, pode ser que tenha vazamento de ar no corpo do pressostato, troque ele e a mangueirinha, que é muito barata, a unica coisa que faz lavadora transbordar é pressostato, mangueira furada ou entupida, ou valvula de entrada com diafragma estourado, ou seja a agua entra e mesmo atingindo o nivel a valvula não fecha, mas acho que esse não é seu caso, quando é valvula, mesmo desligando da tomada, a lavadora continua entrando água, e nesse caso também transborda.
      Repetindo, troque o pressostato e a mangueirinha e observe.

      Excluir
  17. Boa tarde, tenho uma brastemp clean BWR22ABANA e quando o meu marido foi comprar o pressostato ele retirou e não sabemos as combinações dos fios?

    Será que você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se dentro da lavadora, no painel não tem um papel, esse papel é o diagrama elétrico da lavadora, e nele tem a ligação do pressostato, eu não sei decor não, são muitos modelos de clean, não tem como decorar, veja também se no pressostato, ao lado de cada terminal não tem letras, elas indicam a cor dos fios que vão ligados a cada terminal, ex: vm=vermelho am=amarelo br=branco az=azul vi=viloeta pr=preto e assim por diante, caso não ache o diagrama, e o pressostato não tenha as letras perto dos terminais onde vão plugados os fios, entre no site da brastemp e peça o diagrama elétrico para esse modelo ok. abraço

      Excluir
  18. Oi, parabéns pelo apoio !

    Minha Brastemp Clean 5g não agita as roupas e, pelo que ví no seu blog, deve ser a plaquinha eletrônica, embora não tenha sinais de curto nela.Há possibilidades de serem outros tipos de defeitos ?
    Dá para testar a plaquinha antes de comprar outra ?
    Obrigado.
    Eduardo

    ResponderExcluir
  19. Obs.: ela está centrifugando nomalmente, só não agita antes, para lavar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, as lojas que vendem a peça , geralmente tem um teste para a plaquinha, veja antes disso os fios que vão no motor, puxe com um pouco de força o fio amarelo e o branco que vão no motor, e depois puxe do lado do conector que vai na fiação, as vezes os fios se rompem, e deixam de fazer uma função, portanto de uma olhada nisso, depois leve a plaquinha a uma loja para testar, mas existe um fabricante paralelo para a placa, menos que trinta reais, não é tão cara. abraço

      Excluir
    2. Olá Jair !
      Obrigado pelas dicas, já liguei a máquina e o que estava atrapalhando mesmo era o botão liga/ desliga, que troquei e funcionou.
      Agora, o que vejo é que o tanque gira um pouco para a esquerda enquanto está agitando a roupa e também para bruscamente ao terminar de centrifugar, dando um solavanco. Parece ser no conjunto de freio e será que simplesmente limpar a banda e o cilindro e enxugar bem resolve, sem precisar desmontar o conjunto ?
      Abraços do Rio de Janeiro !
      Eduardo

      Excluir
    3. Aconselho você trocar a banda Eduardo, custa menos que 10 reais, coloque uma nova e os trancos ao término de centrifugação vão acabar.

      Excluir
  20. a minha maquina de lavar é da Brastemp mundial, as vezes bate a roupa normal, mas nas mairia das vezes ela fica fraca na hora de bater e as vezes na hora de sentrifugar, qual peça devo trocar pra resolver esses problemas.... aguardo a resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se ela não tem vazamento de água pelo centro, quando isso acontece ela começa a fazer barulho forte de rolamentos, a agua enferruja os rolamentos que fazem bastante barulho, mas além disso a água cai na correia que molhada começa a deslizar e perde a força, o motor gira mas ela patina e não faz as funções, veja se não é isso, ou pode ser que com a idade a correia tenha folgado um pouco, se a correia estiver muito frouxa, folgue um dos parafusos que prendem o motor á base, mova o motor distanciando um pouco mais ele da polia plastica por onde passa a correia para que ela estique, depois reaperte o parafuso do motor e teste novamente ok.

      Excluir
  21. a correia desta maquina é dentada ou ñ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A correia original é lisa, existem alguns fabricantes que comercializa elas dentadas, mas a original é lisa.

      Excluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. oi amigo tenho uma brastemp mondial ela é uma beleza. so que não solta a agua.tem que baixar a mangueira esperar sair toda então ergo a mangueira novamente. o que pode ser?o motor dela ta como se tivese saido da loja limpinho sem nem um vazamento esta conservada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pode ser a eletrobomba de drenagem, pegue um cabo de força e ligue ela diretamente na tomada, se não partir troque e pronto.

      Excluir
  24. ola amigo,peço sua ajuda sou apenas um "curioso entendido no assunto" minha maquina de lavar brastemp gran luxo esta lavando e centrifugando ao mesmo tempo,ja troquei os magnetos revisei a fiacão e esta tudo ok,os magnetos estão puxando as alavancas perfeitamente,gostaria de saber se voce tem alguma dica que possa me ajudar,obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce trocou também os pinos dos nucleos?
      Se ela puxa as alavancas não pode lavar e centrifugar ao mesmo tempo, na não ser que tenha algum problema com a CANGA, talvez tenha quebrado uma das lonas da canga, aí o defeito é bem complicado de se resolver apenas com instruções á distancia.
      Diago melhor chamar um ténico para avaliar, se os nucleos são acionados e as alavancas estão se movendo não faz sentido lavar e centrifugar ao mesmo tempo, aí vai ser mesmo um problema de mecanica, caixa ou canga com alguma falha, chame um técnico e peça um orçamento sem compromisso.

      Excluir
  25. como faço pra testar a eletrobomba preciso tirar ela da maquina? quais são os fios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor retirar ela fora, são apenas dois parafusos, e duas mangueiras nela, ela tem apenas dois terminais, ligue diretamente á tomada, se não funcionar, troque.

      Excluir
  26. Olá! Renho uma Brastemp ative 9 kg. Hj pela manhã coloquei as roupas e logo que liguei na tomada ela fez um barulho estranho e pluft! subiu um cheiro de queimado e eu nem tinha ainda ligado a máquina, apenas a tinha colocado na tomada. Pode ser placa? É uma máquina relativamente nova, tem 1 ano e 3 meses de uso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lara, pode ser sim a placa, retire a tampa, pelo cheiro de queimado e pelo curto, vai ficar fácil localizar onde foi que deu curto, veja a placa e se ela tem em algum ponto uma fuligem preta, não apenas na placa, mas no local onde ela é fixada deve ter ficado uma grande mancha escura, então troque a peça e coloque em outra tomada, as vezes o que causa curto é um problema na rede elétrica.

      Excluir
  27. Oi Celso! Minha máquina é uma Brastemp Ative 9kg, hj ela lavou e enxaguou a roupa normalmente, mas qdo chega o momento de centrifugar percebi que ela gira só para um lado e acaba embolando a roupa deixando o batedor pesado e preso, então ela trava, qual o diagnóstico que vc daria? Obrigada, Poliana.

    ResponderExcluir
  28. vou repetir aqui seu comentário...
    Oi Celso! Minha máquina é uma Brastemp Ative 9kg, hj ela lavou e enxaguou a roupa normalmente, mas qdo chega o ----momento de centrifugar percebi que ela gira só para um lado----- e acaba embolando a roupa deixando o batedor pesado e preso, então ela trava, qual o diagnóstico que vc daria? Obrigada, Poliana.

    Poliana, veja que separei um espaço do seu comentário, não tem como centrifugar para os dois lados, centrifugação é apenas para um lado em alta velocidade, para que a força centrifuga segure a roupa e a água saia pelos furos do cesto.
    Mas se a lava batendo apenas para um lado, pode sim prender a roupa no agitador, mas vejo que não é o caso aí, vou colar seu comentário de novo:

    Oi Celso! Minha máquina é uma Brastemp Ative 9kg, ------hj ela lavou e enxaguou a roupa normalmente,------ mas qdo chega o momento de centrifugar percebi que ela gira só para um lado e acaba embolando a roupa deixando o batedor pesado e preso, então ela trava, qual o diagnóstico que vc daria? Obrigada, Poliana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poliana veja direitinho se ela lavou "normalmente" porque eu diria que ela não lavou normalmente, mas preciso que você seja meus olhos, veja se na hora da lavagem, ela faz movimentos direita/esqueda ou bate apenas para um lado?
      Estou aqui, veja direitinho e me fale, assim posso te ajudar melhor tá bem, abraço querida.

      Excluir
  29. ola celso,tenho uma mabe 10kg.deu problema na placa,era o termoatuador em curto.troquei a placa e agora ela não faz asfunções direito.exemplo:enche,bate,joga agua para fora,mais não entra nova agua para enxaguar. verifiquei e testei tudo.valvula d'agua,bomba,motor,tudo ok!o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kleber, infelizmente não entendo nada de Mabe.
      Mas pela sua informação, sem ver eu diria que é a válvula, mesmo você dizendo que testou, as lavadoras de hoje tem vávulas de 2 e 3 vias, ou seja, para cada função uma via diferente para que a água hora caia no sabão, hora caia no amaciante e em alguns modelos caia no sabão da pre lavagem. Portanto peço que teste novamente as bobinas da valvula, uma por uma, com cabo de força, energize uma por uma para ver se ela vai funcionar, deixe ligado por uns cinco minutos cada uma, porque as vezes ela começa funcionar, aquece e para ok, abraço

      Excluir
  30. Celso, parabens pela "boa vontade" de nos ajudar. Paz na terra aos homens de "boa vontade", disse o anjo do Senhor quando anuciou a chegada do Messias. Vamos ao defeito: Ia comprar uma máquina nova, mas como sou curioso e aposentado, resolvi dar uma geral na Brastemp Clean, deixei ela toda novinha, sem gastar muito, pois as peças de lavadoras não são tão caras assim! Depois de tudo montado e novinho, apresentou problema na agitação, tinha tanta certeza que comprei de cara a plaquinha de reversão... me lasquei! continua o mesmo defeito. Ainda não troquei o capacitor, vi que vc recomendou isto a outros usuários. Quando chega no programa lavar, ela faz o tumm - tumm - tumm (gostou do tum tum? rss. Se não abrir o cesto, parece que tá agitando, mas o que acontece é que não agita... só tenta prum lado e prouto. Parece que o motor está sem força, mas a centrifugação está a todo vapor, provando que o motor tá bom(será?)Alem do capacitor, que vou comprar amanhã, teria outra dica? Detalhe, faço tudo na bancada, sem água. Sopro a mangueirinha do pressostato, dobro-a prendendo com uma fita isolante. Desculpe o jornal. Claudio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Claudio tum tum, boa noite. Sem ver a lavadora é complicado pra mim, mas posso imaginar que não seja o capacitor, nesse modelo é pouco provável que seja, tem uma peça chamada solenóide de freio, olhando pela janelinha traseira do gabinete você dá de cara com ela, pois bem quando a lavadora termina de lavar, ela dá um estálo forte, é justamento o solenóide quem aciona armador de freio, ele puxa a banda que solta o tubo para centrifugação, pois bem, muitas vezes o solenóide entra em curto, arma para centrifugar e fica com o eixo preso dentro da peça, não sai mais, e com isso, a lavadora fica presa na função centrifugar, e quando ela entra em agitação, em vez de girar o eixo interno para mover o agitador, ela acaba movendo o cesto, e por ser muito pesado o motor faz apenas o barulho de quem agita, mas como o cesto é pesado ela não o movimenta, portanto pode ser isso o que ocorreu com sua lavadora, para saber, coloque ela na posição centrifugar, se ela não der aquele estalo, tipo: TÀÀÀ, gostou da TÀÀÀÀ? pois é, essa é a possibilidade mais provável, caso não seja isso me fale que vemos outra possibilidade ok, abraço

      Excluir
    2. Prezado Celso Tààà, foi exatamente metade do que vc falou, o eixo central, do agitador, estava preso ao eixo do cesto mas a causa não foi a aste do solenoide, que está funcionando, e sim o conjunto de cames estava travado nos dentes da polia, independente do solenoide estar acionado ou não. Percebi que a polia velha x polia nova tinha uma diferença de mais ou menos 2 mm... coloquei a polia nova aí liberou as engrenagem e começou a agitar, mas começou a fazer um barulhão no escorregamento dos dentes da polia com os da came, aí coloquei uma arruela de 2 mm de espessura e parou o barulho. Ainda bem que, antes de vc me responder, tentei comprar o capacitou mas me perguntaram a capacidade dele e eu não sabia... Estranho, uma loja que só vende peças de máquinas nao saber isto pela marca e modelo da máquina... enfim tudo resolvido, só vou agora trocar o freio e a correia da polia que estão bem gastos, aí a maquina vai ficar zero. Até o gabinete roquei, pois estava muito enferrujado. Um cara me cobrou 100 conto pra restaurar o gabinete mas achei melhor pagar 150 num zero km. Por enquanto muito obrigado pela consulta free. UGA.

      Excluir
    3. Depois troque o jogo de cames, é barato, coloque original, quanto ao capacitor deveriam mesmo saber, se sua lavadora for 110 volts ele é de 45mf, e se for 220 vai ser de apenas 15mf. abraço seu UGA.

      Excluir
  31. boa noite,tenho maquina antiga da brastemp modelo bwr22abana que esta com um problema na hora de lavar,ela enche de agua normal,mais quando ela vai lavar ela faz um barulho bem alto um (trátrátrátrá),para q o agitador de roupa esta solto,eu peguei nele com a maquina vazia e girei pros dois lados e faz o mesmo barulho(trátrátrátrá),como se fosse uma peça dentada onde elas teria q esta encaixada uma na outra mais esta solta ou desgastada q acaba escapando,ela centrifuga normal,o tecnico cobro R$250,00 disse q era o motor...coisa q eu nao acreditei pq ele mau ligo a maquina.o que faço para resolver?espero q possa me ajudar.obg pela ajuda abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lavadora brastemp Clean, veja por baixo que ela tem uma correia, e a correia pega na polia do motor, e na polia plastica maior, então solte a correia, e retire a polia grande com uma chave 13, embaixo da polia grande vai ter um conjunto de peças plasticas brancas, uma delas tem engrenagem que se encaixa na emgrenagem da polia, pode estar ali o problema, o conjunto de peças plasticas chama-se jogo de cames, são tres, e tem uma delas que fica presa na base da lavadora, o que prende ela são quatro grarras que entram na base, vamos supor que uma delas escape, as engrenagens vão fazer um barulho muito alto, e as vezes derrete o came que se encaixa na polia, veja isso

      Excluir
  32. Ola .... Troquei os ralamentos da minha Ge 10kl. E agora ela esta centrifugando para esquerda
    ... O certo e para direita o sexto rodar ne?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não dou manutenção em GE. portanto também não tenho informações precisas para esta marca.
      Mas com certeza trocar os rolamentos não vai influenciar de forma alguma no sentido do giro da centrifugação. então não tem como ela girar invertido, até porque as engrenagens engatam apenas para um lado, acho que você está enganado, com certeza ela sempre girou no sentido antihorário.

      Excluir
  33. olá.
    tenho uma brastemp bwr22abana.
    tirei o timer,pois a mola quebrou e não liga.
    ao tirar o time,tem uma peça grande acho que de plástico e tem outra que parece tecla de piano que quando gira o timer faz barulho. tem uma peça acho de plástico cheia de perninha que é encaixado com tirinhas de alumi´nio,sei lá e esse encaixe se desfez e não sei como encaixar mais. não sei se vc entendeu pois não sei o nome das peças,desculpe. só vou saber se eu ver fotos.vou ver se consigo tirar foto.

    https://imageshack.us/scaled/large/827/sam1030g.jpg

    ResponderExcluir
  34. só falta isso para montar tudo. agradecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce tem que trocar o timer, não tem como consertar ele, existem alguns modelos que não se fabricam mais, aí o que se tem que fazer é colocar de outro modelo e trocar a fiação superior, sua foto foi tirada de tão perto que não pude nem identificar qual modelo do timer, vi apenas as palhetas e as engrenagens internar, veja se consegue ver um adesivo na peça com código, se ver o codigo 330086 ou 330087, ainda é comercializado, e não vai ter que trocar mais nada , apenas ele, mas caso seja outros códigos tem que ver, se puder ver o codigo e me informar, te ajudo melhor, o código fica na propria peça ok. abraço

      Excluir
  35. Boa tarde, eu tenho uma maquina de lavar roupas Brastemp 7 kg clear que horas ela fica reiniciando e horas ela fica sem aceitar alterar funções e até mesmo desligar pelo painel. O que pode ser? A placa de interface, a placa de força ou o conjunto completo? Desde já eu agradeço a sua atenção e meus parabéns pelo blog que é muito útil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, com o modelo exato fica mais fácil analizar, pois existem mais de uma clean 07 kg, a BWL07A por exemplo, tem apenas uma placa e um timer com manipulador, mas no seu caso, como você disse que ela tem duas placas, o mais provável é que seja a placa de potencia, mas tem alguns casos em que a gente se engana com elas, aparenta ser uma e acaba sendo a outra, a CP eletronica comercializa sempre duas placas conjugadas, é um fabricante paralelo mas tem placas de qualidade, e o preço das duas, fica sempre o mesmo preço que apenas uma original, veja o modelo exato que facilita na ajuda aki, abraço

      Excluir
    2. Bom dia amigo, o modelo da maquina de lavar O modelo é BWC07ABANA10.

      Excluir
    3. Daniel, como disse, tem um fabricante que comercializa as duas peças unidas, fica bem em conta, vou te passar o link e você vai ver, sempre uso desse fabricante e não tenho tido problemas, abraço, segue o link

      http://www.comercialmoretti.com.br/placa-eletronica-lavadora-brastemp-bwc07a-bwc08a_987xJM

      Excluir
  36. Celso, boa tarde. Eu tenho uma maquina de lavar eletrolux de 8 quilos. A máquina tá dando um defeito que é encher e nao parar e mesmo depois de cheio ela nao bate as roupas. Eu abrí para olhar se tem algum fio solto e nao tem, entao como tava com a mauina cheia de agua eu tirei uma mangueira la quase embaixo do tambo de agua e assoprei e a maquina começou a bater. se para de assoprar ela para de bater.

    Ela até que centrifuga e joga a agua fora mas só bate se eu soprar a mangueira que liga naquela peça que eu seleciono a quantidade de agua.
    Qual peça que tá com defeito??? me ajude. ( ah , faz um ano eu troquei uma peça que segura a tampa , aquela que só centrifuga se fechar a tampa, foi só trocar, a maquina consertou, isso faz mais ou menos um ano., estou te contando isso porque fiquei feliz em consertar 1 ano atras ) será que consigo consertar agora???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. consegue sim,
      com a lavadora vazia, retire a mangueira não mais do lado do tanque, retire do lado do pressostato e sopre, o ar tem que passa livre, caso não passe, enfie um araminho fino onde a mangueira é encaixada no tanque, pode ser apenas alguma sujeira que impede o ar de passar pela mangueira e acionar o pressostato, depois de limpo, conecte a mangueira ao tanque e sopre novamente, até perceber que limpou. depois conecte a mangueira no tanque e no pressostato e pronto, pelo jeito e sujeira, em ultimo caso troque o pressostato, mas com certeza é alguma sujeira possivelmente de amaciante, abraço

      Excluir
  37. Parabéns pelo site. É muito bom ver pessoas que disponibilizam seus conhecimentos em prol de outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como dizem os jogadores de futebol em entrevista no gramado depois do jogo:
      A GENTE FAZEMOS O QUE PODEMOS! abraço amigo e disponha

      Excluir
  38. Olá Celso, minha maquina de lavar é uma brastemp ative 9 kilos, e de uns tempos para cá ela esta demorando muito para encher, um dia marquei o tempo levou mais de uma hora, então ela faz um barulho e começa a jogar a água e o painel começa a piscar o nível baixo, eu levei na autorizada e eles disseram que não tem nada, mais ainda continua o problema, testei a pressão da água e ela é forte, limpei os filtros e nada, as vezes uso uma mangueira para enche-la e ela trabalha normalmente, para o enxague enche normal, então será que é a válvula, mas não queria levar na autorizada de novo já que cobraram para dizer que estava boa. Por favor me ajude. Grata!
    Nalu cordeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, troque a valvula e está resolvido, porque digo isso com tanta certeza? porque com a mangueira externa ela funciona normal Nalu, então quando voce deixa ela por si só, o tempo de enchimento excede e a placa cancela a programação, então não tenho margem de erro em afirmar que trocando a valvula apenas voce corrige o problema, abraço, troque a peça e me de noticias, abraço

      Excluir
    2. Celso te agradeço, vou tomar as providencias para a troca da valvula. E de darei notícias. Até mais
      Nalu

      Excluir
    3. Ok, aguardo você me dizer se deu ou não tudo certo, abraço.

      Excluir
    4. Olá Celso, quero agradecer sua dica, realmente era a válvula de entrada da água, meu marido comprou, meio cético claro, mas eu e ele trocamos, e está funcionando perfeitamente. Parabéns pelo seu site ajudou muito.
      Att,
      Nalu

      Excluir
    5. Ok Nalu, abraço querida, que bom que deu certo, os homens tem que aprender a confiar mais na intuição feminina, inclusive eu.

      Excluir
  39. Edmundo
    Celso (desejo sucesso),
    Tenho uma brastemp clean 5kg (MOD: BLL22MGDABA CLEAN) ao ligar ela começa a encher e em seguida para, não enche totalmente e a minha operadora de máquina tem que encher com o balde e reclama muito. Preciso da sua ajuda!!!
    Já eliminei o botão da tampa porém o problema permanece.
    Já troquei a bomba de entrada de água, o problema permanece.
    Já troquei a plaquinha interna, o problema permanece.
    desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edmundo, me responda, ela para de encher e começa a bater mesmo com pouca água, ou para de encher e não bate até que sua motorista da lavadora encha com balde?
      por favor me responda isso para que eu possa ter uma noção melhor do problema ok, aguardo, abraço

      Excluir
  40. Oi Celso,
    Sim somente prosegue após chegar no nível.
    Grato
    Edmundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser o pressostato, bem dificil esse defeito, retire um dos fios do pressostato, e veja se não tem oxidação no terminal, limpe, aperte um pouquinho o terminal do fio para que ele entre mais justo, depois faça com todos os fios, de um a um, para que não solte todos os fios do pressostato e depois não saiba religar.
      essa lavadora também tem uma tecla de nivel alto e baixo, será que ao mexer você não trocou a fiação da chave, já vi casos assim, tem um fio azul e outro violeta, não pode inverter ok.

      Excluir
  41. Celso,
    Certo, estou com um probleminha agora...A água acabou, vou ter que aguardar, porém o pressostado têm 3 fios: 1preto/1rosa/ e 1roxo.
    Pode ser ele com defeito? Os fios aparentemente estão normais e sem oxidação.
    Grato
    Edmundo

    ResponderExcluir
  42. Celso,
    Certo, Aguardarei o retorno da água, já fiz o processo e se não funcionar devo trocar a solenoide?
    Grato,
    Edmundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não falei em solenóide, falei em pressostato.
      Acho que voce ao trocar as peças fez inversão na chave onde tem a tecla do nível da água, esse modelo seu tem nivel de água, médio e alto, se tiver, inverta o fio azul com violeta, apenas esse dois na chave que controla o nivel de águal não mexa em mais nenhum fio, apenas inverta o azul com violeta por favor e teste a lavadora, não tem que trocar solenóide e nem pressostato por enquanto não.

      Excluir
  43. Celso,
    Você ta certo... troquei as palavras e já entendi... Beleza amanhã tentarei concluir, ainda estou sem água.
    Grato
    Edmundo

    ResponderExcluir
  44. Celso,
    Tentei todos os passos como prometido, não tive êxito. Por sorte a máquina do meu irmão era do mesmo modelo: Brastemp Clean 5kg (MOD: BLL22MGDABA). Ele trouxe toda a parte de cima do gabinete e após substituição, por eliminação foi substituído somente o TIMER defeituoso e problema foi normalizado.
    OBS.: Para lembrar a máquina iniciava o enchimento e parava, somente prosseguia as demais operações ao encher com balde ou mangueira até chegar ao nível estabelecido.
    Celso estou muito agradecido pela ajuda, espero que a solução deste problema ajude outras pessoas frequentadoras do site.
    Minha operadora está feliz da vida e só tenho a agradecer.
    Muito grato
    Edmundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edmundo que bom que deu certo, não sei se você vai acreditar, mas quando fui te responder anteriormente, eu escrevi assim, pode ser o timer... aí pensei, pensei, e deletei, pois se fosse o timer ela não faria as outras funções, ele pararia em qualquerlugar, então ainda pensei a não ser que um dentinho da engrenagem quebrou bem ali onde ela tinha que continuar, mas não fazia sentido pelo fato dela não completar o nivel, se fosse um dentinho quebrado, mesmo que ela não energizasse o motor para bater, ela teria que ao menos completar o nivel.
      Sinceramente, não segue uma lógica ter sido o timer nesse caso, mas já que deu certo para você que sirva sim de exemplo para alguém que tenha tido o mesmo problema, e para mim que todo dia aprendo coisas novas com os eletrodomésticos, grande abraço.

      Excluir
  45. Celso, parabéns, você de alguma forma será recompensado por ajudar este pessoal que te escreve pedindo ajuda, e aos que apenas leem suas orientações, sua paciência é impressionante, digna de um profissional comprometido, sem medo de se expor e de cometer algum engano pelas informações as vezes precárias que recebe, é este "espírito" nas pessoas que profissionais que o nosso BRASIL necessita, a exemplo do nosso glorioso AIRTON SENNA, que mostrou ao mundo do que somos capazes, quando estamos comprometido de corpo e alma com o que realizamos sem deixar de dividir os resultados com os irmãos Brasileiros,que esta sua atitude, sirva de exemplo para outros grandes profissionais independente da área que atuem, novamente, parabéns pela sua paciência de pescador e experiência técnica, abs...faas1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoa anonima, boa noite
      Sim tenho medo de instruir pessoas e elas comprarem peças indevidas, por isso as vezes me preocupo e peço para trocar peça para testar apenas quando tenho quase certeza e é coisa baratinha, fiz esse blog, mais para ter uma noção da necessidade das pessoas e como seria um mercado de soluções de problemas via net, as informaçoes aqui são bem parciais, mas se fizer uma coisa mais profissional tem sim mercado, e futuramente pretendo trabalhar nesse sentido, mas embora sendo uma forma de testar o mercado, não posso deixar as pessoas que aqui procuram respostas sem elas, respondo á todos, não apenas para preencher uma pergunta, mas uso meu conhecimento para de alguma forma solucionar problemas, sei que em muitos casos minha resposta até atrapalhou, mas também sei que em outros, foram certeiras e resolveram sim, muitos nem voltam para agradecer, outros voltam sim, para falar e agradecer, o mercado de assistencia não segue um padrão, num serviço que eu cobro 120,00 tem profissionais que cobram 300,00, não tem uma tabela entende, por isso gera sempre desconfiança e insatisfação.
      Eu trabalho o dia todo atendendo clientes, e chego em caso respondo 15, 20 e até 30 perguntas por dia, não imaginava que se tornaria tão acessado o blog em tão pouco tempo, até parei de postar, não tem 4 meses o blog, e eu imaginava uma média de 300 visitas dias esse mes, a mais de uma semana vem tendo mais de 2000 visitas, não sei se vou dar conta daqui uns dias, quando fico sem net dois dias, como essa semana, se acumulam 50 perguntas, e eu olho e penso, f.... kkkk, mas vamos lá, enquanto eu puder vou respondendo, e além disso, alem das postagens já tem as perguntas que eu sei que auxiliam muitos, então eles leem e dali tiram suas respostas, baseado nas perguntas e respostas já existentes, já são quase 1600 comentários.
      Bem eu falo demais, sou paciente sim, hoje mais que antes, a idade nos torna melhores em tudo, geralmente não sou uma pessoa paciente, sou muito ancioso, mas quanto ao pescador voce acertou, estou pensando em pescar mes que vem, ficando uns tres dias fora, quando voltar nem quero ver o tanto de perguntas kkkk, quanto á experiencia todos temos que nos especializar no que fazemos, e se não fizermos com o corpo e a alma, com certeza não vai prestar.
      Não entendi o finalzino do seu comentário... - abs...faas1 - mas agradeço pelos elogios e por ver as coisas como eu vejo, grande abraço
      Celso Jair Pereira

      Excluir
  46. pergunta ola boa tarde gostaria de receber uma dica a minha lavadora e cleim 5kl e parou de bater a roupa parace que o cesto travo com o batedor mas continua a centrifugar seia a plaqueta ou a solenoide.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode ser o solenoide, ele pode ter entrado em curto e travado, então o cesto fica preso na posição de centrifugar, veja se quando voce coloca ela pra drenar, ela da um estalo forte, se não der o solenoide queimou e travou o eixo dele dentro da peça, então ela centrifuga, mas não bate

      Excluir
  47. ola tenho uma lavadora clean brastemp e ela não centrifuga e nem agita o motor faz um barulho tipo como se estivesse em 2 fases quando o motor e trifasico e nao movimenta nada mas girando com a mao sem desmontar nada o motor esta leve. alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro, pode ser capacitor do motor, o capacitor tem dois fios, um preto e um amarelo ligados á ele, difícil capacitor apresentar problema na clean, mas... veja se um dos fios não está quebrado, veja que no motor em um conector que liga ele á fiação da lavadora, puxe os fios no conector, as vezes eles parecem intactos, mas quando voce puxa com uma certa força, percebe que está apenas a capa do fio, pois ela estica, e o fio quebrou dentro da capa, puxe também os tres fios, que entram no motor, não com muita força, apenas para saber se também não estão rompidos, no seu caso que ela não agita e nem centrifuga, a possibilidade maior é o fio branco.
      O motor pode estar queimado também, enfim são várias as possibilidades para o mesmo defeito, mas veja isso que te disse, pode estar aí o problema, abraço

      Excluir
  48. OLÁ CELSO PARABENS, GOSTEI DOS COMENTARIOS, TENHO UMA LAVADORA CLEAN, QUANDO TERMINA CENTRIFUGAÇÃO NÃO DESLIGA E QUANDO ESTÁ CENTRIFUGANDO ABRE A VÁLVUVA E CONTINUA ENCHENDO, PODE ME AJUDAR? ABRAÇOS, MIGUEL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miguel, é um defeito no timer, ele é quem está energizando a valvula fora de hora e também não desliga a lavadora, as que eu consertei com esse mesmo defeito foi timer, abraço

      Excluir
  49. Companheiro. Boa noite.

    Pela sua atenção agradeço antecipadamente, mas tenho também uma dúvida: Minha lavadora, que é uma clean dessa da foto, drena a água e começa a dar aqueles giros em velocidade de centrifugação para drenar a água de sabão e começar a encher com a água limpa na hora de enxaguar, só que ela não gira na velocidade correta, ou seja pelo visto também não centrifuga na velocidade correta, gira, mas bem lento e ainda por cima derrama água por algum local que não identifiquei, mas que começou depois desse defeito da centrifugação. Ela agita para os dois lados e aparentemente bem normal e na centrifugação gira na velocidade 1, por assim dizer... O que devo trocar primeiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano, veja se a correia não está bem folgada, pode ser isso, para apertar, com uma chave 13, folgue um parafuso do motor, puxe o motor distanciando ele da polia um pouco mais, para que a correia estique e teste novamente.
      Pode ser que haja um vazamento central de água, olhando por baixo, bem no centro da caixa de engrenagem onde tem um rolamento veja se não está vazando água, se for isso, ela vai fazer barulho um pouco mais forte na centrifugação, e a água que você não localizou vem daí, essa água molha a correia que desliza e perde potencia na centrifugação, caso seja vazamento central, tem que desmontar, trocar retentor, rolamentos e conjunto mecanismo.

      Excluir
  50. Meu caro celso, parabéns por este blog, estou com a seguinte situação: lavadora brastemp modelo bwl09bbana20, esta lavadora estava mortinha como dizem, troquei a placa de potencia e nada, ai consegui comprar a placa de potencia junto com a interface, instalei na lavadora, e quando ligo ela fica piscando o led correspondente a programação, por exemplo, mando ela centrifugar e o led correspondente fica piscando como se a tampa estivesse aberta, testei a chave da tampa e esta normal, porem eu não liquei a agua nela, agora pergunto: será que é por causa disso? será que este modelo tem que ser ligado agua pra ela poder partir?. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim ligar a água? ligar a mangueira de entrada de água?
      Se for isso claro que tem que ligar, como é que você coloca a lavadora para encher sem ter água, tem que ligar sim. Mas mesmo sem a mangueira de água conectada, a placa teria que energizar a valvula e para de piscar, o que voce tem que fazer é dar um toque na tecla liga, essa placa da CP eletronica as vezes tem uma configuração diferente, então voce programa e dá um toque na tecla liga/inicia, então ela vai iniciar o programa selecionado ok.

      Excluir
  51. boa tarde celso. me chamo Thiago tenho uma Brastemp mondial que não esta centrifugando ela faz todo o processo de lavagem e não centrifuga soltei a agua e tentei centrifugar sem agua somente a roupa e ela centrifugou mas com muita trepidação . saberia me indicar qual seria o problema? agradeço mto a ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, boa tarde
      então sua lavadora centrifuga, o problema é que ela não está soltando a água, quando você tirou a água ela centrifugou, veja a eletrobomba, pode estar queimada, ou algum fio quebrado, a eletrobomba é a peça onde é encaixada a mangueira de saída lá embaixo no canto inferior esquerdo, olhando a lavadora por trás. abraço

      Excluir
  52. Olá Celso meu nome é Ana Paula tenho uma Brastemp clean 6kg e quando esta em processo de lavagem ela roda somente para um lado e esta soutando óleo nas roupas não sei mais oque fazer pois não tenho dinheiro para comprar outra e morro no sul é muito frio pra lavar as roupas na mão. Deus lhe proteja e abençoe por ajudar tantas pessoas.

    ResponderExcluir
  53. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  54. olá celso minha maquina e consul jasmin 6 kg ela enche noomal so que na hora de lavar ela nao consegue girar e faz um barulho parecendo quando desliga uma furadeira ai para derrepente começa novamente o que sera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses modelos de Consul são bem frágeis, pode estar relacionado a uma mola que ela tem dentro de um mancal, tem uma polia plastica onde vai a correia, a correia passa pelo motor e por essa polia que aciona a mecanica, atras da polia tem uma peça chamada arrastador, pode ser que a mola dentro do arrastador tenha se partido, se conseguir soltar a polia pode ver isso, mas acho melhor chamar um técnico, para verificar isso direitinho pra voce ok.

      Excluir
  55. Minha maquina de lavar de roupa "brastemp clean 10KG, na hora de centrifugar ou enxágua ela não para de sair água e quando ela desliga o automático ela continua fazendo um barulho como ainda ela estivesse funcionado? o que devo fazer ou qual seria o problema? (celia_laisee@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Célia, boa noite,
      Me passe o modelo correto da lavadora, o modelo fica em uma etiqueta atrás da lavadora e começa com BW......, por favor veja o modelo e me informe, abraço e aguardo.

      Excluir
    2. Ok!!! seria esse BWG 10A BANAoo

      Excluir
    3. Célia, é uma lavadora 110 volts, pelo modelo, ao que parece a placa de potencia está com problemas, esse modelo tem duas placas, uma de interface, que é aquela que tem as luzes e você faz a programação, e ligada a ela, do outro lado da tampa uma placa de potencia, eu sem ver diria que a placa de potencia apresenta defeito, mas já vi casos em que achei que era uma e acabou sendo a outra, existe um fabricante paralelo para esse modelo de placa, no caso é a CP eletronica e eles comercializam as duas placas juntas, o preço é bom e a qualidade confiável, já instalei muitas delas, mas... mas como é uma peça cara e eu não estou aí para atestar com toda certeza que realmente é a placa, estou apenas me baseando pelas suas informações, o correto seria você pedir o orçamento de um profissioanal técnico, para ter certeza viu célia, abraço

      Excluir
  56. Agradeço pela informação,obrigada!

    ResponderExcluir
  57. Minha máquina Brastemp 8Kg está queimando o resistor R88 da placa de potencia CLIPTECH 220 volts desde que caiu agua sobre o painel, substitui o resitor de 390 OHMS algumas vezes e continuou queimando, mesmo com as válvulas e bobinas desligadas.
    Um técnico veio com uma placa original da brastemp em um versão atualizada com proteção de silicone e não deu nem sinal, ele recolheu a placa e não soube dar explicação para resolver o problema.
    Saberia me informar como posso resolver este problema, se eu comprar uma placa da CP e substituir ela pode continuar a queimar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a placa está queimando com frequência, tem que ver o que está provocando isso, já mediu a corrente elétrica da tomada em que a lavadora está instalada?
      imagino que sua lavadora seja uma BWM08, desligue a eletrobomba e teste, depois desligue o atuador e teste, quem mais queima placa eletronica de Brastemp é o atuador de freio, veja isso ok.

      Excluir
    2. Celso,..... Depois que molhou a placa não voltou mais a funcionar, troquei varias vezes o resistor e continuava a queimar imediatamente, desconectei todos os terminais (eletro bomba, bobina, atuador e válvulas) deixando apenas a alimentação na placa e também queimou o resistor R88, deduzi que o problema seria na placa como um todo não apenas o resistor. A alimentação também foi media e está em 220volts.
      Foi instalada uma placa nova, porém com cobertura de silicone e não deu nem sinal, não acendeu nenhum LED, mesmo sendo um placa da CLIPTECH com a mesma característica o número era outro mas disseram que foi um Upgrade.A dúvida é se está placa é compatível mesmo ou se existe mais algum problema além da placa....Desde já agradeço....Att,...Márcio

      Excluir
    3. Márcio, parece que tem um problema é com a fiação, veja o cabo de força, e o conector que entra na placa, com o curto, dentro do conector pode ter derretido alguma parte plástica e fios entraram em curto, parece ser isso, veja desde o cabo de força até o conector que entra na placa, tudo por causa de ter molhado a placa, veja tudo isso.

      Excluir
    4. Celso, ontem foram substituídas as duas placas, a de comando e a de potência e resolveu o problema, a máquina voltou a funcionar, na queda de água danificou as duas placas, o estranho é que na placa de comando não tinha nenhum sinal de queimado e não é comum queimar as duas, mas enfim foram necessárias as trocas das duas, 145,00 da placa de potência e 95,00 da placa de comando.......abraços ... obrigado pelas dicas e pela iniciativa do blog.

      Excluir
    5. Que bom que deu certo, grande abraço e felicidades.

      Excluir
  58. Celso, tenho uma Brastemp clean mod BLL22MGDBB, e estou com um problema ela não bate a roupa, mas o restante esta normal. Fiz os testes de motor(no teste agitação e centrifugação ele faz o barulho no motor mas não roda) não sei se é normal, fiz o teste da selenoide( ela trava e destrava normalmente), fiz o teste da mangueira( retirei na parte de baixo assoprei, um mês atrás ela voltou a funcionar mas desta vez não dá nada). A placa é nova, mas mesmo assim a um mês atrás levei pra testar e estava ok. A bobina á nova. Estou desconfiado que possa ser a cinta de freio, ou a fiação. Fiz os testes da afiação mas não voltou a bater. Como te citei, um mês atrás ela apresentou o mesmo problema mas depois que assoprei a mangueira ela voltou a bater. Me ajude, pois já gastei na maquina o equivalente a 400,00 reais para deixa-la nova. Obrigado. Kleber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kleber, veja o pressostato, retire fio a fio e reaperte os terminais que se encaixam nos fios, tire um a um para não ligar errado, caso não resolva, pode ser o proprio pressostato, ele também é responsável pela agitação, depois teste em outro nível de água, já peguei problemas assim.

      Excluir
    2. Celso, já apertei os fios do pressostato e não resolveu. Hoje comprei toda fiação da parte de baixo da maquina e já deixei encomendado a fiação da parte de cima para amanhã. Se a troca das afiações não resolver, comprarei o pressostato. Amanhã finalizarei a instalação de toda fiação e então te digo o que aconteceu. Fico grato pela ajuda.

      Excluir
    3. Ok, ainda aposto no pressostato, aguardo

      Excluir
    4. Celso, troquei toda fiação da maquina e ela voltou a funcionar, não precisou trocar o pressostato. Tomara que continue funcionando, se para de bater novamente, trocarei o pressostato. Obrigado.

      Excluir
    5. Por nada, que bom que deu tudo certo, abraço amigo e felicidades.

      Excluir
  59. OLÁ

    GANHEI UMA ELECTROLUX 7 KG FAZ UMA SEMANA ELA TRABALHA NORMAL SÓ QUE SAI UM CHEIRO DE QUEIMADO, O QUE PODE SER? SERÁ QUE É NORMAL?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não é normal mesmo, tem que chamar alguém pra ver isso, como é um defeito que pode estar em qualquer peça elátrica ou eletrônica, ou até mesmo na fiação, fica difícil eu te dar uma instrução, só mesmo um profisional vendo para localizar de onde vem o cheiro de queimado, abraço

      Excluir
  60. BOA NOITE,
    MEU NOME É CARLOS, TEMOS UMA BRASTEMP MONDIAL, E ELA ESTAVA FAZENDO BARULHO DE AGITAR, PORÉM NÃO AGITAVA E GIRAVA MUITO LENTAMENTE O CESTO. ATÉ QUE ONTEM ACHEI QUE ESTAVA COM MUITA ROUPA E TIREI A METADE. CONTINUOU NA MESMA SITUAÇÃO, ATÉ QUE COLOQUEI PARA CENTRIFUGAR. FOI QUANDO SENTIMOS CHEIRO DE QUEIMADO, DEPOIS DISSO NÃO LIGUEI MAIS.
    OBSERVAÇÃO: A DOIS MESES ATRÁS TROQUEI CHICOTE, TIMER, MOTOR, PLACA. PRATICAMENTE É TUDO NOVO, SÓ NÃO MEXI NA PARTE MECANICA.SERÁ QUE TEREI DE TROCAR A PARTE MECANICA AGORA?
    DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre procuro responder as perguntas o mais rápido possível, dentro das minhas possibilidades, mas ontem por curiosidade dei uma olhada nas configurações do blog e vi que na parte de comentários tem um item SPAM, quando cliquei pra ver, estavam 30 comentários em SPAM, inclusive o seu, por isso demorei tanto pra responder, me desculpe por favor.

      Veja o capacitor do motor, e também o jogo de cames que fica atrás da polia plástica.

      Excluir
  61. Estou precisando de ajuda tenho uma brastemp clean que não estava rodando, só soava e não dava ciclo troquei a placa, o timer e capacitor do motor.Passou a funcionar o motor sem a correia, mas, só roda para um lado sem fazer movimento horário e anti horario.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre procuro responder as perguntas o mais rápido possível, dentro das minhas possibilidades, mas ontem por curiosidade dei uma olhada nas configurações do blog e vi que na parte de comentários tem um item SPAM, quando cliquei pra ver, estavam 30 comentários em SPAM, inclusive o seu, por isso demorei tanto pra responder, me desculpe por favor.

      Olha José Antonio, se trocou placa, timer e capacitor e o problema persiste, só pode ser o motor então, mas acho mais fácil ser um dos componentes novos que apresenta o problema, a mais fácil a plaquinha nova estar com problema que o motor, peça para um técnico ver isso pra você, assim vai ter certeza e não vai mais ficar gastando com peças ok, abraço

      Excluir
  62. Olá

    Minha maquina Brastemp Tiramanchas 8kg não esta centrifugando, testei se esta chegando energia ate no termoatuador e esta chegando, tirei o termoatuador fora e testei sozinho ele esta funcionando, oque deve ser? ta chegando energia até ele e ele esta funcionando, agora não sei oque fazer. se puder me ajudar agradeço. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, o atuador serve apenas para puxar o braço do armador de freio e assim trocar o conjunto mecanico de lavagem para centrifugação, e já que ele está funcionando corretamente, está eliminado de ser ele o defeito.
      Caso a água não esteja saindo, drenando pode ser um problema na eletrobomba, se a eletrobomba não drenar a água não sai, e com água dentro a lavadora não centrifuga, caso ela esteja drenando ok, e mesmo sem água a sua lavadora não centrifugue, a opção mais provável é que seja a placa de potencia, nesse modelo tira manchas, é uma característica constante a lavadora não centrifugar e o defeito ser na placa eletronica, então como ela é uma peça cara, aconselho chamar um técnico para ter certeza que é este mesmo o problema ok, abraço

      Excluir
  63. celso comprei uma eletrobomba nova eu mesma coloquei ficou maravilhosa muito obrigada este mundo precisa de pessoas assim como voçe parabens.

    ResponderExcluir
  64. Olá Celso!!

    Tenho uma LTR10 e não esta centrifugando, não está chegando energia até o termoatuador, oque pode ser? o termoatuador não aciona na hora da centrifugação. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha amigo, LTR10 tem sido um problema, eu particularmente não conserto mais, e tenho amigos que também optaram por nem mexer mais nesse produto.
      Aparentemente o problema da sua é a placa eletronica, mas também constuma dar problemas na CSI chave seletora iluminada, que é a chave do centro do painel, as vezes apresenta problemas na chave seletora da diteira, mas o que mais ocorre é problema na rede elétrica, por ser muito fininha a fiação dela, ele oxida internamente e perde contato com os componentes, e são defeitos itermitentes, já cheguei a trocar placa e ela funcionar por 30 dias, depois trocar chaves e ela funcionar e voltar a apresntar os mesmo problemas, portanto, aconselho que chame um técnico da rede autorizada, que com certeza vai condenar logo a placa e as chaves. abraço

      Excluir
  65. Boa Tarde!
    Temos uma maquina Brastemp Ative 9 kg! modelo BWL09BBBNA50. Há uns meses atrás ela apresentou um problema não girava (não fazia aquele movimento horário e anti-horário na hora de lavar só fazia o barulho e não girava).Descobrimos q o problema era numa pecinha de plástico bem fina parecida com um anel que tinha desgastado (jogo de cames). Essa semana apresentou o mesmo problema na hora de centrifugar nao girou só fazia o barulho e nada. Quando fomos trocar a mesma peça tivemos uma surpresa ela tava intacta então o q será o problema? Desde já agradeço pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja o capacitor, ou se tem algum fio do capacitor quebrado, o capacitor fica perto do motor, tem o formato cilindrico e os fios ligados á ele são preto e amarelo, ele trabalha dando tork, potência ao motor, quando ele dá problema a lavadora quando vai centrifugar faz apenas. tummmmmmmm e nada, entendeu o tummmmmm? pois é, faz barulho mas o cesto não se move.
      Outra possibilidade, é a lavadora ter ficado parada por uns dias, então o rolamento criou um pouco de ferrugem e deu uma travada, então o conjunto motor/capacitor não tem força para tirar o cesto do local, então gire o cesto com a mão, forçando ele a se mover, e teste para ver se centrifuga, espero ter ajudado, abraço

      Excluir
  66. Olá, Boa Tarde!!

    Tenho uma Lavadora GE 15.1, ela não bate e não centrifuga, só enche de água e joga fora, e fica acendendo as luzes do painel, ai tenho que tirar ela da tomada para parar de ficar piscando, o que pode ser esse problema? placa? se puder me ajudar agradeço. Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente nesse caso não posso te ajudar, não entendo de GE, entre no www.portaldoeletrodoméstico.com e faça uma pergunta lá, lá tem vários técnicos que respondem perguntas e alguém com certeza vai te ajudar

      Excluir
  67. Olá! Muito boa a iniciativa!

    Aproveitando o espaço, dia desses levantei a tampa da minha Brastemp enquanto ela centrifugava e a máquina parou bruscamente. Acho que quebrou alguma coisa, pois o agitador dela não está rodando. O tambor gira, a centrifugação funciona normal, mas o agitador está parado. Se você puder me dar uma luz... sei que devo chamar o técnico, mas queria saber mais ou menos o que pode ter sido. Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, se me disser o modelo da lavadora eu agradeceria, são muitos modelos e muitas possibilidades.

      Excluir
  68. Prezado
    A minha Brastemp Clean, modelo BWR22BBANA está com vazamento na base da mangueira de saida. Pergunto: É muito complicado trocá-la? Como fazer essa troca? procurei na internet o manual dela e não encontrei.
    Grato pela ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mangueira de saída de clean não precisa nem de ferramenta pra trocar, basta puxar ele com força que ela se solta da eletrobomba, puxe a velha e empurre a nova e pronto, vai gastar uns 10 segundos, abraço

      Excluir
  69. Caro amigo antecipadamente agradeço a gentileza das suas dicas...
    Minha brastemp mondial esta dando choque nas partes metalicas e na agua quando liga !
    imagino ser algum fio terra faltando... pode me orientar?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acredito que seja falta de aterramento não, pode ser que a fiação esteja tocando em algum lugar e acabou se desencapando, assim a parte metálica do fio está pegando em algum lugar metálico da lavadora, faça o seguinte, desligue a lavadora, e veja toda a fiação dela por baixo, em especial a bobina, é um rolo de fios pretos, ele fica preso á base a lavadora, as vezes você olha pra ele e imagina que está perfeito, aconselho a soltar as abraçadeiras que prendem a bobina de fios preta á base e conferir tudo, depois prender novamente.
      Outra possibilidade Cesar, é a lavadora ter vazamento de água, ou pelo retentor central, ou pela eletrobomba, ou pelas mangueiras, como a água conduz energia, geralmente vazamento sempre causam fuga de corrente e consequentemente choques. veja tudo isso direitinho, choque em lavadoras causam morte com frequencia, você não vê isso na mídia porque não é relevante e não dá ibope, mas morte por choques em geladeiras e lavadoras de roupas é uma constante, cuide disso direitinho, se não localizar, chame um técnico para corrigir o problema ok, abraço

      Excluir
    2. obrigado Celso , pelas dicas ..fiz tudo que recomendou mas no final faltava o fio terra mesmo alem da tampa que nao desligava a maquina quando aberta, esta tudo OK.
      mais uma vez muito agradecido.

      Excluir
    3. Celso segui todas as suas coordenadas e acabei achando o fio terra partido alem da tampa que quando aberta não desligava a maquina, tudo resolvido e mais uma vez muito obrigado pela gentileza de fornecer "gratuitamente" as dicas !

      Excluir
    4. Que bom que resolveu tudo aí, lavadoras dando choque não pode, abraço Cesar.

      Excluir
  70. brastemp mondial dando choque na agua,,
    agradeço dica do motivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acredito que seja falta de aterramento não, pode ser que a fiação esteja tocando em algum lugar e acabou se desencapando, assim a parte metálica do fio está pegando em algum lugar metálico da lavadora, faça o seguinte, desligue a lavadora, e veja toda a fiação dela por baixo, em especial a bobina, é um rolo de fios pretos, ele fica preso á base a lavadora, as vezes você olha pra ele e imagina que está perfeito, aconselho a soltar as abraçadeiras que prendem a bobina de fios preta á base e conferir tudo, depois prender novamente.
      Outra possibilidade Cesar, é a lavadora ter vazamento de água, ou pelo retentor central, ou pela eletrobomba, ou pelas mangueiras, como a água conduz energia, geralmente vazamento sempre causam fuga de corrente e consequentemente choques. veja tudo isso direitinho, choque em lavadoras causam morte com frequencia, você não vê isso na mídia porque não é relevante e não dá ibope, mas morte por choques em geladeiras e lavadoras de roupas é uma constante, cuide disso direitinho, se não localizar, chame um técnico para corrigir o problema ok, abraço

      Excluir
  71. Olá amigo

    Eu tenho uma brastemp mondial eu fiz uma revisão nela pra retirar vazamento, só que agora ela anche solta água centrifuga normalmente, só que na hora de bater o freio fica travado e não solta...o que poderia ser ???
    se puder me ajudar agradeço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja o solenóide de freio, ele puxa o armador de freio para centrifugar, se ele queimar, geralmente queima e fica acionado, puxando o armador de freio, então a lavadora fica constantemente em posição de centrifugar, quando vai agitar a conjunto fica preso e não lava.

      Excluir
    2. Então ele aciona normalmente a hora de frear ele puxa certinho, só na hora de bater que ele não libera, será que pode ser algum fio que quebrou quando eu montei ??? eu estava olhando um esquema elétrico dela e vi que o fio que aciona o motor é o mesmo do freio e tem alimentação de vários lugares diferentes.....me parece ser algo deste tipo porque a solenóide está funcionando!!! desde já obrigado pela atenção....

      Excluir
    3. Olá amigo..já resolvi o problema!!! eu tinha apertado demais a polia do motor e não tava liberando a trava...agora ta funcionando certinho!!! muito obrigado pela atenção...abraço!!!

      Excluir
    4. Oi Felipe, que bom que resolveu e deu tudo certo, parabéns, abraço

      Excluir
  72. boa noite minha lavadora brastemp mondial ligae faz todo o percurso normalmente, mas mem mexe o sexto. o que devo fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você diz não mexe o cesto o que quer dizer?
      Se ela faz todo percurso normalmente eu entendi que ela apenas não centrifuga então, pode ser que ela esteja com problema nos rolamentos, vamos supor que a lavadora tenha um pequeno vazamento interno, então os rolamentos enferrujam, e se ela fica uns dias sem uso,ela pode travar o cesto de uma forma que o motor não consiga girar ele sozinho, então gire o cesto com a mão, para tirar ele do ponto em que ficou preso, talvez seja isso apenas, se não for isso, faça outra pergunta que veremos outras possibilidades para esse problema ok, abraço

      Excluir
  73. Olá Celso
    Tenho a LTR10 que tava com um defeito, ai troquei a placa e funcionou umas 2 vezes e agora ela chega no enxague e fica parado ali e depois de um tempo ela desliga, vc saberia me informar o defeito? muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma notícia não muito boa pra você,
      Essa lavadora eu nem conserto mais, justamente por isso, ela apresenta defeito que dá toda característica que é placa, você troca, ela funciona algumas lavagens e depois para, aí você troca a CSI, que é a chave seletora iluminada, a que fica no centro do painel,ela funciona mais umas lavagens e para, depois você ainda insiste e troca a chave seletora, a do lado direito do painel e nada, o problema com esse modelo, tem sido mais de fiação, veja que os fios que saem dos controles, tanto da placa quanto das chaves, são fios muito muito finos, e eles não sei por qual motivo oxidam, enferrujam dentro da capa do próprio fio, e acabam perdendo o contato, quando não perde imediatamente, fica funcionando itermitentemente, ou seja, funciona quando quer, então para evitar esses transtornos, optei por não mais consertar esse modelo específico, infelizmente não sei o que te dizer, se te pedir para trocar as chaves, as duas chaves do painel, pode ser que ela volte a funcionar perfeitamente, mas você vai correr o risco de trocar as chaves e não resolver nada, por isso, não vou te dar conselho nenhum, apenas estou te expondo que comigo e com meus amigos técnicos, esse produto tem um histórico de problemas constantes ok, abraço

      Excluir
  74. boa tarde tenho uma brastemp mondial que o cesto esta travado ela faz os procedimentos mas na hora da centrifugação o cesto não gira, tentei girar o cesto na mão e nada esta duro será que é ferrugem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo
      Se nem com a mão ele gira, tá estranho
      Faça o seguinte, olhe a lavadora por baixo, veja que ela tem uma polia plastica por onde passa a correia, solte a polia, ela é presa por uma porca de 13mm, debaixo da polia tem um conjunto de peças plásticas, chamada jogo de cames, pode ser que um deles tenha derretido pelo atrito e travado o cesto, veja isso, pode estar ali o problema, os cames são encaixados á base da lavadora por quatro travas, não é parafusado.

      Excluir
  75. Olá, Celso!!

    Tenho uma Brastemp Tira Manchas Advante Wah 8kg , quando coloco na tomada ela fica picando as luzes do painel e apitando, pode me ajudar? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem ver pessoalmente fica complicado, mas eu imagino que pode ser a eletrobomba de drenagem de água, ela quando tem problemas fica bipando a placa, então aconselho você desligar um dos fios da eletrobomba de drenagem, baixar a mangueira de saída para que a água saia toda, depois colocar a lavadora para centrifugar, espere uns minutos, ela não vai centrifugar de imediato, leva alguns minutos drenando, mas como está desligada a eletrobomba, ela vai ficar esses minutos muda, então se depois desse tempo ela centrifugar, espere terminar a centrifugação totalmente, depois religue os fios da eletrobomba, se o problema voltar, troque a eletrobomba.

      Excluir
  76. Boa tarde, Celso.
    Coisa boa poder encontrar profissionais qualificados e respeitáveis, como vc, aqui no seu blog, para orientar pessoas, como eu ,agora, por exemplo.
    Tenho uma brastemp clean 8 k, que fez 1 ano há exatos 5 dias, e hj ao colocar a roupa para lavar, percebi que da mangueira de entrada de agua ( por sinal, um produto muito duro , logo dificil manuseio) pingava agua. Imediatamente , procedi a limpeza do filltro ( este nao estava sujo)....porem a agua continuou a pingar.
    Minha pergunta é: preciso trocar esta mangueira?...há um outro tipo de mangueira mais maleável que eu possa sunstituir?
    No aguardo de uma resposta, atenciosamente agradeço e subscrevo

    Nádia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nádia,
      Boa noite,
      Tem que trocar sim, mas as mangueiras originais da Brastemp, as que vem na lavadora, são cinza, da marca AFA, ou GOODYEAR, e são firmes, mas não duras, com a ação do tempo elas vão ficando mais rígidas sim, mas em um ano de uso, ainda deveria ser bem maleável, mas vamos deixar esse detalhe de lado, troque a mangueira, compre na autorizada, custa entre 8 e 12 reais, abraço querida

      Excluir
  77. estou com problemas na minha máquina de lavar Brastemp Clean, ela não está batendo, está apenas entrando e saindo água, o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jurandir, temos muitas possibilidades, veja se não tem fio do motor quebrado, puxe os fios com um pouco de força, e veja se não tem fio rompido, principalmente o fio branco, outra coisa pode ser a placa eletronica, ela fica dentro do painel de controles, abra e veja se ela não tem marcas de curto

      Excluir
  78. Bom dia Celso, tenho uma Brastemp Clean identica a esta que esta na foto do seu blog, ela está somente entrando e saindo água mas não está batendo nem centrifugando, o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jurandir, temos muitas possibilidades, veja se não tem fio do motor quebrado, puxe os fios com um pouco de força, e veja se não tem fio rompido, principalmente o fio branco, outra coisa pode ser a placa eletronica, ela fica dentro do painel de controles, abra e veja se ela não tem marcas de curto

      Excluir
  79. Boa noite Celso. Meu nome é Bruno e como muitos, agradeço ter encontrado este blog.

    Bem, minha mãe possui uma Brastemp Mondial de 5 kg de capacidade (110v) e estou com o seguinte problema:

    Um péssimo técnico, aproveitando a minha ausência, fez a troca de alguns componentes para o concerto da máquina, que na época apenas "acumulava a roupa" em um dos lados.
    Ele trocou o chicote e aparentemente a placa de comando.

    Minha mãe, inconformada com o fato do técnico ter trocado as peças que ela possuía (teoricamente com defeito) por outras piores exigiu a devolução do dinheiro, bem como das peças anteriores.

    Tenho certo conhecimento de elétrica/eletrônica, mas confesso que estou me sentindo perdido.

    Troquei o chicote (porque o que o bendito devolveu não era o anterior e estava em péssimas condições) e a placa de comando.

    A máquina que antes não fazia absolutamente nada passou a centrifugar, despejar... enfim, QUASE funcionou exceto por um problema:

    Ela não bate!

    Ela inicia o ciclo, enche... mas quando precisa bater, bem, não faz nada. Nem barulho. O restante (despejar, centrifugar etc) ela faz.

    Vi o capacitor em paralelo com o motor e deduzi que ele pode ser responsável.

    Perguntas:
    1 - o capacitor tem quatro terminais (estou acostumado com os eletrolíticos de dois terminais). Quais devo ligar?
    2 - Qual é o provável defeito?

    Agradeço qualquer ajuda que você possa dar e, antecipadamente, o parabenizo pela iniciativa e pelo blog.

    Forte abraço!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está bem complicado, mas se ela centrifuga o capacitor está bom, pois ele auxilia o motor tanto na lavagem quanto na centrifugação,
      Veja se no conector do motor não tem curto, depois puxe os fios do motor, pode ser que o vermelho esteja quebrado, então puxando com um pouco de força ele vai esticar, se for apenas isso, emende, isole e pronto

      Excluir
  80. Olá Celso . já troquei a solenóide da minha maquina brastemp mondial e ela continua sem centrifugar a roupa, tem mais algum problema , o que faço. O seu blog já me ajudou muito ,parabéns pela sua atitude Deus te abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja os fios do motor, veja se não tem curto no conector do motor, veja o fio vermelho, puxe ele, se esticar pode estar quebrado, outra possibilidade é a plaquinha que fica dentro do painel de controles, veja se não tem curto, abraço

      Excluir
  81. Olá, Celso
    Tenho uma Brastemp 10kg BWG10A ela bate certo pra um lado e para o outro lado ela bate bem pouco(gira tudo pra um lado e na volta gira só um pouco), vc poderia me ajudar? muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha no seu caso podem ser duas possibilidades, primeiro o capacitor do motor, que é bem barato, e a outra possibilidade a placa de potencia da BWG10A apresenta isso, de bater apenas para um lado, eu se fosse você compraria um capacitor do motor, trocaria pra testar, é uma peça barata, compensa arriscar, abraço

      Excluir
  82. Ola boa noite Celso, hoje pela manhã coloquei a roupa para bater na lavadoura brastemp clean, antiga, ela estava enchendo de repente ela parou de encher. Dei uma limpada e contatei que ela está enchendo mesmo desligada e não faz barulho nenhum no sentido de puxar a água.

    e mail: farias.ramos@ig.com.br
    http://ciganaluminosa.blogspot.com.br/
    http://www.facebook.com/elainedossantos.santos.52

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce quer me deixar doido né..

      "Ola boa noite Celso, hoje pela manhã coloquei a roupa para bater na lavadoura brastemp clean, antiga, ela estava enchendo de repente ela parou de encher."

      Depois você diz:
      "Dei uma limpada e contatei que ela está enchendo mesmo desligada e não faz barulho nenhum no sentido de puxar a água."

      Estou brincando, imagino que o problema seja a valvula de entrada de água, é a peça onde é rosqueada a mangueira de entrada, pode ser que ela tenha queimado a parte elétrica, pelo fato de ter parado de encher, mas também está com o diafragma interno danificado, por isso deixa a água passar, mesmo não estando energizada, é coisa simples, troque a valvula e pronto, abraço

      Excluir
  83. Ola. Minha máquina é uma Brastemp Ative 9kg, ela faz tudo certinho, mss percebi q as luzes das "etapas" não vão apagando com o decorrer do processo, assim, qd termina, ao inves de desligar sozinha, ela reinicia o ciclo. O q pode estar havendo? Obrigada. Karla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karla, já que ela faz tudo certinho, significa que todos os componentes funcionam corretamente, ou seja, a única peça que pode estar com problema é quem controla todos os componentes, no caso a placa eletrônica, responsável por gerenciar as funções dos componentes.

      Excluir
  84. oi, tenho uma brastemp clean 8kg, os leds do painel pisca duas vezes e não liga a maquina, isso quando eu coloco na tomada, o que pode ser? abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, pode ser um problema de placa de interface, a placa recebe energia, mas a tecla de ligar perdeu contato e não consegue mais ligar a lavadora.

      Excluir
    2. axei o defeito, como eu entendo de eletronica, fui procurar na placa algum componente com defeito, na caminhada entre as trilhas achei uma rompida,heheh,foi rapido e facil de consertar, uma solda aqui outra ali e pronto, maquina funcionando perfeitamente, aposto que se levasse pra algum tecnico olhar ele condenaria a placa.. um abraço e parabéns pelo blog.

      Excluir
  85. Boa Tarde a minha maquina de Lavar roupas, Ontem de manha eu Liguei ela e lavou super bem, de tarde Quando eu fui Ligar a maquina Já não estava entrando Mais água,mais ela estava funcionando super bem.. oque séra que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se coloque ela pra centrifugar apenas Julia, se ela apenas não lavar, mas centrifugar, pode ser a valvula de entrada de água, se a valvula queimar, ela não entra água, e não entrando também não lava, apenas centrifuga.
      Mas caso ela também não centrifugue, aí você me passa o modelo e a marca da lavadora, que vamos analisar outras possibilidades, sem modelo e marca é mais difícil pra mim, abraço

      Excluir
  86. Olá Celso, estou com uma Brastemp BWQ22B, quando ligo na tomada ela faz barulho de motor mesmo apertando o botão do painel liga/desliga, já testei a parte mecânica por baixo com um teste e funcionou normalmente, más quando liga o chicote dela apresenta esse problema. Oque poderá ser me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que a placa eletronica está energizando o motor, ou outra peça por conta própria, ou seja, mesmo que você não programe ela, ela já manda corrente para alguma peça elétrica, acho melhor pedir um orçamento, a placa é uma peça cara para trocar apenas pra testar.

      Excluir
  87. Olá Celso, minha Brastemp BWQ22B, quando ligo na tomada ela faz um barulho constante, mesmo sem acionar o botão liga/desliga e só fica nisso, já testei a parte mecânica com um teste á parte e tudo funciona, bater para os dois lados e centrifuga, mas quando ligo no chicote original ela fica só com aquele barulho que te falei no começo. Veja se pode me ajudar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que a placa eletronica está energizando o motor, ou outra peça por conta própria, ou seja, mesmo que você não programe ela, ela já manda corrente para alguma peça elétrica, acho melhor pedir um orçamento, a placa é uma peça cara para trocar apenas pra testar.

      Excluir
  88. boa noite celso, gostaria de uma ajudinha, tenho uma brastemp clean 5kg e a mesma nao da sinal nenhum ao liga-la.
    Testei com uma chave teste e chega alimentacao em todos os terminais. Fiz o teste da valvura de entrada d'agua, conforme vc explicou e esta funcionando normalmente.
    Estou desconfiado do time, o que vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce viu a micro chave se está acionando, na tampa móvel tem uma peça que aciona a microchave, no modelo clean, as vezes o pino da tampa que aciona a microchave quebra, então a lavadora não faz nada, o que pode se fazer é abrir o painel, retirar os dois fios que vão na microchave e ligar um ao outro, a lavadora volta a funcionar, mesmo de tampa aberta ela não vai parar, mas caso não seja isso pode sim ser o timer.

      vou deixar a postagem que fala da microchave, talvez te ajude, abraço


      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/04/lavadora-brastemp-clean-nao-liga.html

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/03/lavadora-brastemp-bwm06-nao-programa.html

      Excluir
  89. boa noite . estou com uma lavadora brastemp 5 kls com o seguinte defeito , ela so bate para um lado hora funciona normalmente o que pode ser

    ResponderExcluir