domingo, 17 de fevereiro de 2013

Minha Geladeira parou de gelar




   Muito comum ouvir esta frase: meu refrigerador não está gelando. Há alguns anos atrás, os refrigeradores eram em sua grande maioria convencionais, ou seja, não eram frost free, hoje por vários fatores e um deles é um maior poder de compra, os refrigeradores da maioria das pessoas, são duplex, ou seja, com freezer separado, e em sua grande maioria os duplex de hoje, são frost free, não fazem gelo, funcionam por ventilação,  circulação de ar frio.
   Portanto, antes, quando os refrigeradores eram convencionais, os defeitos de não gelar, resumiam-se a motor, que é o compressor, á termostato que é quem mede temperatura e controla o liga e desliga do refrigerador, ou então á pequenos vazamentos de gás refrigerante. era mais fácil pra um profissional técnico identificar e corrigir os problemas de campo.
   O sistema frost free, é bem mias complexo, quando foi lançado, era mais simples, basicamente, eram um timer, que controlava o tempo entre um degelo e outro, um bimetal, uma resistência de degelo, responsável por derreter o gelo acumulado entre um degelo e outro e por último o ventilador, que faz com que o ar frio circule no freezer e refrigerador, hoje, ainda são usados  alguns desses itens obrigatoriamente,  mas foram adicionados ao sistema, placas eletrônicas, presente em todos os modelos de praticamente todos os fabricantes, e além delas, fusíveis térmicos e sensores de temperatura, dificultando diagnósticos, e fazendo uma exclusão de profissionais sem qualificação, portanto, quando se ouve a velha frase: Minha geladeira não gela, o problema é mais embaixo, é mais encima, é mais no meio, é em todo lugar, porque os produtos dispõem de muita tecnologia e de muito mais componentes.
   Um conselho viável para refrigeradores: Não se encante, com produtos cheio de painéis, cheio de luzes, cheio de modernidade, porque junto com tanta modernidade e tecnologia, vem atrelada, a possibilidade de muito mais possibilidade de defeitos, procure refrigeradores frost free sim, não tem como fugir dessa modernidade, e da  praticidade do sistema, mas procure modelos mais simples, sem tantos componentes, porque basicamente, todas fazem a mesma coisa, congelam no freezer, e refrigeram na parte inferior, luzes, painéis, são coisas pra impressionar, e encarecer, tanto o produto, quanto as manutenções posteriores.
   Dúvidas, postem comentários, se eu puder elucidar, farei com todo prazer.

Alguns dos meus vídeos de refrigeradores com problemas:















Quer um presente? Leia o texto abaixo

O que separa você, dos seus sonhos, são suas atitudes, ou a falta delas, então vou deixar uma dica preciosa pra você: O ramo de manutenção em eletrodomésticos é muito lucrativo se levado a sério, então porque não se profissionalizar, imagina que você quer ser profissional em qualquer outra área, vai estudar no mínimo 02 anos, gastar muito dinheiro e tempo, até se formar, depois vai ter que arranjar um emprego, então ...

Fazendo um curso na área de manutenção de lavadoras e geladeiras, nos dois ou três primeiros serviços você já paga o que investiu, vai se aperfeiçoando e digo sem mentira que pode ganhar até 10 salários por mês, isso só depende de você, digo isso porque sou profissional, então falo com conhecimento de causa, vá além, invista um pouco em você, mude de vida, de uma vida melhor a si mesmo, a sua família, a seus filhos. E isso já nos primeiros dias, fazendo um curso de qualidade.

Vou deixar aqui abaixo, lista de bons cursos de manutenção e lavadoras e geladeiras, e me ouça, em muito pouco tempo você vai agradecer por ter lido esse texto, mas não agradeça a mim, agradeça a você mesmo que teve atitude de mudar sua vida.

 

Curso: O melhor das lavadoras

https://go.hotmart.com/S51323767G?dp=1

 

Curso de manutenção de geladeiras

https://go.hotmart.com/T51324515D

 

Curso de Conserto de Placas Eletrônicas, Lavadoras, Lava e Seca e muito mais:

https://go.hotmart.com/I51361595V?dp=1

 

Curso Completo em ar condicionado:

https://go.hotmart.com/N51362043Q








326 comentários:

  1. Olá, temos um refrigerador Brastemp BRM41A. O congelador nunca funcionou 100%, tendo de maneira intermitente descongelado os produtos que ficavam no mesmo (isso ocorria com frequência com sorvete que compramos).Isso ocorria tanto no inverno quanto no verão, mas em dias mais quentes observamos que o congelador costumava dar mais problema, esse de "descongelar". Quando o produto ainda estava na garantia, a placa eletrônica foi trocada duas vezes.
    Há duas semanas o refrigerador começou a dar um problema pior: tanto o congelador quanto a parte debaixo não estão refrigerando corretamente (mesmo colocando a regulagem da parte debaixo no máximo). Durante o carnaval o refrigerador todo descongelou sozinho, quase estragando alimentos. Depois voltou a funcionar de maneira subnormal. Verifiquei em vários sites e fórums e a dica que em geral dão é verificar o bimetal.
    Verifiquei se há entupimento no congelador e retirando a base móvel do mesmo estava tudo limpo. Verifiquei o recipiente que recebe água e está com uma quantidade razoável de água (ou seja, parece que a água está sendo drenada normalmente, inclusive nunca formou quantidade razoável de gelo no congelador).
    Antes que eu esqueça: antes do refrigerador apresentar esse problema pior (de nem a parte debaixo refrigerar corretamente), o mesmo ficou fazendo um ruído estranho. Ouvíamos um estalo, parecido com uma chave liga/desliga e algumas vezes o motor começava a funcionar após esse ruído e logo em seguida desligava. Outras vezes só havia o barulho e o motor não ligava.
    Se puder ajudar fico agradecido. Minha idéia é verificar o bimetal, mas não sei se vou conseguir.Se puder indicar loja para comprar peça no Rio de Janeiro fico agradecido também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, preciso que me passe alguns dados, porque esse modelo foi montado com peças diferentes de uma serie para outra. primeiro veja pra mim se o nome que esta no compressor é tecunseh, ou embraco. outra coisa, veja se consegue ver qual é o codigo que esta na placa que foi trocada... a partir dai vamos poder detectar melhor onde esta o problema, esseodelo nao usa bimetal em nenhuma das duas versoes. aguardo seu contato

      Excluir
    2. Olá, o motor é Embraco(FFV 7.5 HAK).Na caixa em que fica a placa tem o seguinte código: 08038-015 INVENSYS. Na fio que entra na placa, vindo da tomada tem esse código: BCMTB JLLE 326020743. Na placa há um adesivo com esse outro código: 08038-014 KIRC SYM LOW 326059451; no componente marrom da placa consta o seguinte: SONG CHUAN 875B-1CH-F-V 003 24V=DC. Na placa também há um componente preto, ambos são os maiores que tem na placa, acredito serem os componentes principais.
      Esse modelo usa fusível térmico (ou isso é outra peça)?
      A impressão que me dá é que não está saindo ar gelado suficiente no congelador e embaixo. Por sinal, no congelador há um compartimento na 'parede' do fundo, lado direito, que pode ser aberto. Aparentemente não há nada lá e não é possível ver se há alguma saída/entrada na parte superior desse compartimento, porém parece haver algum metal lá.Tanto o congelador quanto a parte debaixo estão na posição de máxima potência. Ainda assim, o motor quase não é acionado.
      Desde já obrigado.
      Victor.

      Excluir
    3. Minha geladeira BRM35BBBNA, módulo 08038014, começou com o sintoma de estalos e armar/disarmar e nunca mais armou. O motor funciona com ligaçao direta . O módulo não energiza os cabos do motor. Creio que o problema esteja no módulo. Os capacitores nao estao estufados porém a placa está mais escura sob os diodos indicam que a regiao esteve exposta a temperatura alta e possivelmente aquecendo demasiadamente os capacitores. Existe algum possibilidade do problema estar em outro lugar além do módulo?

      Excluir
    4. A unica possibilidade no seu caso é a caixa controle, nesse modelo não se chama módulo, se chama caixa controle, mas em todos os modelos é uma placa eletronica, hoje troquei uma dessas em um cliente, mesmo modelo BRM35B, e não ligava o compressor, porém ligando direto ele partia normal, então sem dúvidas, troque a caixa controle (modulo, placa) e está resolvido o problema ok, abraço

      Excluir
    5. O codigo correto é 326001422 esse o antigo, a placa dentro da caixa é verde, a nova tem as mesmas funções, mas a placa é bem clarinha codigo 326059371

      Excluir
    6. Conforme você disse o problema estava na caixa de controle. O capacitor C17 de 1000uf estava degradado (nao estufado). Ele deve segurar os reles quando o motor aciona e a voltagem cai. Deixei o novo capacitor longe dos diodos para evitar a falha por ciclagem térmica. A cor diferente na placa perto dos diodos indica que superou o limite de 105C do capacitor.
      Me impressiona terem deixado fontes de calor (diodo, resistor) numa caixa fechada, termicamente isolante e com componentes que degradam com temperatura (capacitor). Isso mostra inexperiência ou negligencia dos projetistas.

      Excluir
    7. Que bom que localizou o problema e resolveu, quanto á engenharia não vou questionar, eles projetam, e com tempo reformulam ao apresentar problemas em campo, isso acontece com todos os produtos, desde carros, motos, lavadoras, geladeiras... o que nós técnicos fazemos é localizar o que parou de funcionar e substituir, abraço

      Excluir
  2. Victor, o código que você me passou, é o da caixa externa, vou te passar dois links, em cada um deles a foto de uma placa eletrônica, me diga qual delas sua geladeira usa ok.
    1. http://www.macfrio.com.br/loja/?op=detalhe&id=8452&id_prod_estoque=18525

    2.http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-465242037-placa-potncia-refrigerador-brastemp-brm32-brm33-brm34-brm35-_JM?redirectedFromParent=MLB454368547

    - Dependendo de qual seja, vamos ver a possibilidade de quais peças trocar ok.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Celso, a do refrigerador daqui é igual a do primeiro link (macfrio.com.br). Retiramos a tampa do congelador para tentar encontrar o sensor (bimetal?), mas estamos agora tentando retirar a "segunda camada" que é parafusada (a primeira é só encaixada). A 'ventuinha' parece esta funcionando normal; notamos que na parte superior parece que a vedação dessa peça de plástico transparente não está muito legal, parece levemente solta. A vedação é feita com uma borracha parecida com a usada nas portas do refrigerador, só que mais fina. Não notamos nenhuma obstrução nas saídas do congelador (só um pouco de 'poeira', mas não muita).É normal o ar não sair tão gelado no congelador (quando a ventoinha está ligada)?

      Excluir
    2. celsojair@gmail.com não tem . (ponto) depois do .com

      Excluir
  3. Victor, ouça meu conselho, não retire essa segunda parte com o produto ligado.... melhor te explicar isso de outra forma, vai ser demorado , mande-me um email com o número de um telefone da TIM que eu te explico ok, mande para celsojair@gmail.com. aguardo.

    ResponderExcluir
  4. Celso, bom dia, tenho uma consul 2 portas que ja tem uns 10 anos, sempre foi perfeita, mas esses dias fiz 2 coisas que acho não devia: deixei uma latinha no congelador e ela estourou e como trabalho só posso limpar no sabado, e hoje coloquei uma panela bem quente, porque não dava pra esperar esfriar pra colocar na geladeira e depois disso (não sei se tem algo a ver) ela liga, mas esta degelando, ou seja derretendo o gelo e está quente dentro.
    Pode me dar uma dica antes de eu chamar um tecnico?
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celia, nao tem nada a ver o problema com a latinha nao, a nao ser que na explosao ela fez algum furo no congelador... outra coisa veja se voce nao desligou a geladeira pelo botao do termostato, ai a luz acende mas o motor nao liga, gire o botao do controle de temperatura, pode ser isso, mas caso nao seja chame um tecnico. Abraço

      Excluir
    2. Estou com uma duplex consul com o mesmo defeito dessas, só acrescento que o ar não circula como antes, mal sai nas duas saídas do frezer e do refrigerador. O que pode ser ?

      Excluir
    3. Rogério, se você puder me passar o modelo exato, posso te dar uma previsão de defeito, pois cada produto, ou seja, cada modelo tem uma incidência maior de determinados defeitos, deixe aqui o modelo, que fica em uma etiqueta atrás do produto, que eu vou dar uma previsão do que pode estar acontecendo.
      Abraço amigo

      Excluir
  5. Oi, Celso, bom dia! Parabéns pelo blog, excelente!
    Por favor, poderia me dar uma luz antes de chamar um técnico? Tenho uma Cônsul que não é frost free e ao sair pra viajar, pensei em deixá-la desligada pra descongelar o freezer e limpar quando voltasse. Só que me esqueci do termostato e desliguei direto na tomada! Quando liguei de novo, o termostato tava no máximo. Será que posso ter queimado o motor assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas quando voce colocou na tomada ela funcionou? Se funcionou nao tem problema algum, pois o termostato é regulavel e pode ficar no maximo se for preciso, isso nao queima motor nao... Mas caso ela nao tenha voltado a funcionar faça outra pergunta, porque eu nao compreendi se ela funcionou ou nao?

      Excluir
    2. Desculpe, escrevi isso com sono, hahaha! A luz acende, a geladeira liga. Faz um barulhinho de água no congelador, mas não escuto o motor como antes. A geladeira virou um forno, não gela mais! Já mexi no termostato e parece ok. A geladeira desliga e volta a funcionar quando a coloco no máximo. Eu achei que por ter religado ela direto na tomada, em vez de no termostato pudesse ter estragado algo.
      Já a testei em outras tomadas também e nada. O que será que pode ser?

      Excluir
    3. Fernanda, ja que o motor liga o termostato esta funcionando, o problema agora parece mais claro, pode ser falta de gás, como ficou alguns dias desligada a pressao do gas aumentou e vazou por algum microfuro. tem mesmo que chamar um tecnico.

      Excluir
  6. Boa tarde !

    Celso , muito bom este blog ........ tenho refrigerador Brastemp Frost Free duplex clean (BRM41B) percebi que no ultimos dois dias o congelador parou de gelar , mas escuto motor funcionar. O termostato esta no maximo e nada ... alguma dica meu amigo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivan,
      Nesse modelo o que mais trocamos em campo são : Caixa controle e fusível térmico, caixa controle é o nome correto da peça, mas na verdade é uma placa eletronica que fica atrás do produto perto do compressor, á o fusível térmico, fica dentro do freezer, mas podemos também ter um problema de resistencia de degelo, se ela não aquecer, pode-se acumular uma grande quantidade de gelo no freezer, e esse gelo acumulado, impede a circulação de ar, portando,o correto é testar a resistência, e ela estando ok, e você constatando que o compartimento freezer tem uma grande quantidade de gelo acumulado, troca-se o fusivel e a caixa controle e pronto, mas caso a resistencia esteja queimada, troca-se ela e observa o funcionamento.
      Tenho duas postagens aqui sobre o assunto, vou colocar uma postagem com mais de 70 comentários, e entre esses muitos sobre refrigeradores que usam fusivel termico, o funcionamento é o mesmo, e com certeza você vai tirar boas dicas nos comentários ok, vou por aqui:
      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/02/refrigerador-brastemp-brg39-nao.html

      agora nesse outro post, também importante sobre fusivel termico, veja se essas postagens podem te ajudar:
      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/04/fusivel-termico-das-novas-geladeiras.html

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/04/geladeiras-brastemp-e-consul-com.html

      Espero que isso te auxilie, mas caso tenha mais dúvidas, pode perguntar, abraço

      Excluir
  7. Bom dia, Celso! Esse blog é excelente! Meu refrigerador brastemp, 2 portas, não é frost free (é comum) e tem apenas 3 anos de uso, porém, de 2 dias para cá não está gelando direito a parte de baixo, os alimentos ficam gelados mas não muito, e embaixo da gaveta de legumes acumula bastante aágua (não acontecia isso antes). Mudei para o nivel 8 o botao interno para ver se gelava mais, porém fica do mesmo jeito. O congelador está funcionando normalmente. Por favor, saberia me dizer o que pode ser? Muito obrigada! Thais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thais, bom dia, como nao eh frost free e o motor esta ligando porem gela pouco, a alternativa maiis comum para esse defeito é falta de gás , e a agua acumulada sob a gaveta é bem simples, apenas o duto do dreno entupido, procure na parede do fundo da geladeira perto da gaveta de legumes, vc vai encontrar uma poçinha dagua e no fundo dela o buraco do dreno entupido de sujeira, passe um pedaço de arame que a agua desce, e nao vai mais acumular, quanto a nao gelar tem que chamar um tecnico mesmo, se quiser mais informaçoes sobre a agua, passe o modelo exato da geladeira que eu darei informaçoes mais precisas ok.Abtaço

      Excluir
  8. Olá meu caro amigo, preciso muito da sua ajuda. Tenho uma geladeira brastemp brm35b não quer gelar. Parece dar uns piques para funcionar e não funciona. Isso se deu que ontem tirei ela da tomada por causa de uma forte chuva. Parou de gelar completamente. O que pode ser? Pode me ajudar? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, olha esse modelo BRM35B, tem um histórico um pouco complicado, a série BRM35A, usa outras peças eletrônicas, mas essa 35B.... mas vamos lá, se você tem certeza que ela não está gelando absolutamente nada, temos duas possibilidades diretas, podendo ser que depois tenhamos que ver mais coisas, mas de imediato, temos que testar o motor, agora sou eu quem pergunto: ela não gela nada, mas o motor liga? pra saber se o motor está ligando, coloque a mão nele, ele vai estar bem quente, se estiver gelado, com certeza vai ser a placa, que chamamos de caixa controle. Mas as vezes a caixa fica tentando fazer o motor partir e não consegue, assim ele fica quente, mesmo não estando ligado, quero que faça o seguinte, veja se está ligado o compressor, ou seja motor, se ele estiver ligado direto e não gela nada, aí teremos o problema mais grave que esse modelo tem apresentado, ou seja, vazamento de gás internamente, aí não teremos como resolver.
      Caso ele esteja frio, o motor, pegue um cabo de força e ligue no compressor e diretamente na tomada, se ele partir, deixe funcionando por uma meia hora, e veja se o condensador esquenta, condensador é essa grade preta atras da geladeira, se ele ficar ligado por meia hora, e a grade preta aquecer, basta trocar a placa, ou seja caixa controle, que fica á esquerda do motor, uma caixa branca com uma placa eletrônica dentro. se não entendeu o que disse me responda aqui, que eu tento auxiliar melhor, abraço

      Excluir
  9. Olá, Celso! Boa noite! Tenho uma Electrolux RDE 38 e ela desliga quando não usamos por algum tempo, por exemplo quando saio para ir ao trabalho, e quando volto mais tarde ela está delisgada. Ela só volta a funcionar novamente quando dou uma batida nela..ou bato a porta mais forte, e quando ela volta, ela funciona normalmente. Você tem alguma idéia do que possa ser isso? Muito Obrigada! E parabéns pelo blog, muito legal! Abraços. Luana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana, boa noite
      Olha, defeito estranho né, mas já vi isso acontecer, e o problema era o termostato, ali onde tem o controle de temperatura, com o botão de controle, onde tem minimo-medio-maximo e desliga, mude de posição para a gente testar, se estiver no mínimo aumente um pouco, se estiver no máximo diminua até o médio, e observe,observe amanha se quando voltar pra casa vai estar normal, caso isso não resolva, aí você vai retirar o botão do termostato, puxando pra frente com força, depois, lá atrás na tampa superior, tem dois parafusos, retire eles, levante um pouco aquela tampa que fica sobre o refrigerador e empurre pra frente com cuidado, aí a tampa vai se soltar, vá no termostato, retire os fios do termostato, retire e reponha, um por um para não colocar no lugar errado. Depois feche novamente e observe, se não resolver tem que trocar o termostato ok.
      Se não entendeu alguma coisa pode falar que eu tento explicar melhor.

      Excluir
    2. Luana, me esqueci de dizer, se for abrir a tampa e mexer no termostato, só faça isso com o produto DESLIGADO, ok

      Excluir
  10. OLÁ CELSO...POR ENQUANTO O MELHOR SITE DO GÊNERO,,PARABÉNS....QUERO Q SAIBA QUE Ñ SOU TECNICO E NEM DO RAMO.....MEU PROBLEMA É ESSE:::TENHO UMA GELADEIRA ELECTROLUX DF38 FROST FREE E ESTA CONGELANDO NO CONGELADOR(((FORMANDO GELO))) MAIS EMBAIXO Ñ ESTA RESFRIANDO....JA TROQUEI O TIMER O VENTILADOR E O SENSOR MAIS AINDA PERMANECE O PROBLEMA,CONTINUA CONGELANDO A PASSAGEM DE AR P/ O COMPARTIMENTO DE ALIMENTOS.....ESTIVE PESQUISANDO EM ALGUNS SITES ATE ENCONTRAR O SEU....E VI QUE PODE SER A RESISTÊNCIA ....UM AMIGO MEU ME DISSE PRA FAZER UM TESTE INCLINANDO AINDA MAIS PRA TRAS((Q Ñ FUNCIONOU)) POR FAVOR ME DÊ UMA LUZ AI...DESDE JA AGRADEÇO A ATENÇÃO....OBRIGADO E SUCESSO.....TO NO AGUARDO....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dimi, boa noite
      Olha, sempre quando o problema é frost free que não refrigera a parte inferior, em todas as minhas respostas, peço para as pessoas testarem a resistencia, que apesar de não ser o item a mais dar problemas nos frost free, é uma peça elétrica e em muitos casos queima sim, portanto, não vou dizer como testar como se estivesse dizendo á um técnico, vou ensinar como ensino a todas as pessoas, porque minha intenção aqui é , ajudar consumidores comuns, portanto:
      Pegue um cabo de força comum, ligue as duas pontas, uma em cada terminal da resistencia, mas com cuidado são muitos próximos, depois ligue diretamente á tomada, para energizar somente a resistencia, deixe por uns 15/20 minutos e veja se ela está aquecendo, se não estiver troque-a, pois o problema pode estar nela desde o inicio. se quiser leia a postagem que fala do refrigerador Brastemp BRG39, apesar de ser brastemp, tem caracteristicas parecidas com a sua geladeira, e tem quase uns 100 comentários, iria te ajudar bastante se tivesse visto antes de trocar ventilador, timer e rede sensora, Abraço e se quiser fazer mais alguma pergunta, esteja á disposição

      Excluir
    2. olá celso....agradeço sua atenção....depois que eu te fiz essas perguntas,,eu fui testar a resistência como já estava desconfiado....pois é....um amigo meu que já tinha trocado o ventilador e o timer deve ter mexido no fio do terminal e ele soltou..dai eu tirei a ponta que ficou la dentro descasquei o fio emendei de novo e pronto agora ta zero bala.....mas muito obrigado pela dica....fica com DEUS ai....e sucesso no seu blog....vlw

      Excluir
    3. Que bom que localizou o problema, as vezes é bem difícil achar como no seu caso, mas com paciência e informação chegamos lá, abraço

      Excluir
  11. Celso, a geladeira frostfree do meu namorado está a uns 4 meses sem gelar direito a parte de baixo, e a parte de cima gela mas não congela (o freezer virou a geladeira, e a geladeira virou porta-prateleiras rsrsrsrs). O termostato está no máximo, e o motor funciona. Desliguei hoje para liga-la so amanha, na tentativa de ver se é algum entupimento, vou procurar o tal dreno e tentar desentupir. De qualquer forma, gostaria de saber se a geladeira brastemp modelo BRM3288NA (ou BRM32ABBNA, a etiqueta é confusa), série JL4580945, frostfree,330L, tem algum tipo de característica peculiar para procurar outro tipo de defeito. Segundo o meu namorado, a geladeira tem uns 15 anos e é a primeira vez que ela dá defeito. O fato de ter passado tanto tempo sem gelar e ele manter ela funcionando sempre (usa só o freezer, como geladeira) pode piorar a situação?
    Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ingrid, será que não seria uma BRM33BBBNA? olha o fato dela não refrigerar a parte inferior, implica que não desliga o motor, pois não atinge temperatura suficiente pra entrar num ciclo de liga/desliga, isso faz o motor funcionar sem descanso, vai aumentar muito o consumo, e com certeza está pondo em risco a vida util do motor, que pode queimar.
      Olha, vá para o inicio do blog, minha ultima postagem é justamente sobre esse modelo, e tem muita informação que vai te servir como base. caso queira fazer mais perguntas sinta-se a vontade, mas como disse, vá para o inicio do blog, que a primeira postagem é justamente sobre a geladeira do seu namorado, abraço

      Excluir
  12. Ola celso comprei um frigobar da marca haier fas ums dois dias estava perfeito mas agora ele não gela mais o motor liga mais não gela e fica fazendo um barulho de agua dentro o frigobar .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O barulho de água, é o gás no estado liquido, é normal, o que não é normal é não gelar, pode ser que ele tenha sido transportado de forma incorreta, ou seja deitado e o óleo de compressor tenha entrado no sistema impedindo a circulação do gás. Mas como é novo e está na garantia, você tem que pegar a nota fiscal e acionar a garantia, ou trocar na loja onde comprou, o prazo de troca é de 7 dias.

      Excluir
  13. Olá Celso, boa noite.

    Meu nome é Fábio, tenho um refrigerador Brastemp Frost Free Duplex Modelo BRM35BBAMA e ele está gelando normalmente. Ocorre que de uns tempos para cá ele fica estalando diversas vezes antes de acionar o motor, parece que algum componente fica tentando ligar o motor por umas 10, 15 vezes ate conseguir e isto se repete o tempo todo.
    É normal? Devo fazer alguma manutenção?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Fábio,
      Não, não é normal, e não deve fazer manutenção ainda, podem estar ocorrendo dois problemas com seu refrigerador, primeiro com a placa que gerencia todo produto, que chamamos de caixa controle, ela parece não ter força suficiente para fazer partir o compressor, você pode fazer da seguinte forma, quando isso ocorrer, logo na primeira tentativa, tire da tomada, abra a caixinha que vai no motor, retire os fios que vem da placa, são tres, mas o verde é o terra , desconsidere.
      Então pegue um cabo de força, ligue os dois fios do cabo de força no motor, ou seja no compressor, e ligue diretamente á tomada, se ele partir, significa que a placa é quem não consegue fazer ele partir, mas caso ligando direto á tomada, ele ainda não consiga partir, aí o problema pode ser o compressor, se ele for da marca TECUNSEH, essa possibilidade de estar com problema á maior, mas caso seja embraco, dificilmente vai ser o motor.
      Faça esse teste e se quiser me diga o que ocorreu, ok. Abraço

      Excluir
  14. Olá Celso, agradeço pela rápida resposta. Vou tentar fazer o teste nos próximos dias e te informo o resultado.
    Muito obrigado, seu blog é excelente.

    Fábio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok fábio, fico aguardando, quando for postar o próximo comentário, poste como resposta desse que te envio agora, assim fica mais fácil para eu identificar o assunto, pois ele irá ficar em uma sequência ok.

      Excluir
  15. Celso tenho uma brastemp que o congelador é embaixo e a geladeira em cima ... ela liga só q nao gela,ela foi parando de gelar pelo congelador e agora parou de gelar a parte da geladeira....ass: Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, se for modelo antigo, é uma geladeira Twin System, se for da série nova, são as Brastemp Inverse. Bem entre uma e outra as possibilidades de defeito são diferentes, mas vou arriscar que seja uma Inverse, e as possibilidade de prováveis defeitos são muitas, mas o que mais tem ocorrido com esse modelo, é a placa eletrônica com problemas, nesse modelo a placa chama-se Caixa Controle, e sempre que trocamos, trocamos também o fusível térmico, mas como disse á você tem mais possibilidades, menos frequentes, mas podem sim ocorrer, como motor ventilador queimado, é ele quem faz a circulação do ar frio por todo produto, se queimar, para de gelar.... outra possibilidade é resistencia de degelo queimada, se queimar, acumula-se gelo em excesso no freezer, e mesmo o ventilador funcionando, o bloco de gelo impede a passagem de ar, ou seja o ar não circula... outro detalhe desse modelo, é que uma peça de acabamento interno do freezer, é confeccionado em isopor, e com tempo ele absorve muita água, e começa a esfarelar, e os pedacinhos acabam indo para o dreno, e bloqueando a passagem de água do degelo, assim forma-se também um bloco de gelo que impede a passagem do ar...
      Falei muito e não falei nada não é? apenas quero que você entenda que é um produto complexo, e que é melhor que um técnico muito competente veja esse refrigerador pra você, pois as possibilidades de defeito são muitas. Abraço

      Excluir
  16. a minha é uma brastemp 480 twin system....ass: Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Fernanda, errei quanto a instrução anterior, a sua é a mais antiga, tem alguns modelos iguais a sua que vieram com dois motores, outras com apenas um motor bem mais potente para refrigerar todo produto, o que pode ter ocorrido aí, talvez uma vazamento de gás, ou o compressor que perdeu a compressão, ou seja, sem força para fazer o gás circular, chame um técnico para ele avaliar o problema e para você ver se compensa a manutenção ok.

      Excluir
  17. boa noite!minha geladeira é continental 37o,nao é frost free,ela ta com a luz acesa,motor quente,e ventoinha funcionando,mas descongelou hoje e nao congela mais.o que pode ser?sera o gás?muito obrigada pela atençao!!! priscilla aguiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila,
      Não sou especialista em continental, mas vamos ver, ela está com motor quente, isso significa que está recebendo energia elétrica, se não é frost free, não tem muitos componentes para apresentar defeitos, nesse caso, não gelar está relacionado a motor, gás e termostato, mas como você já disse que o motor está quente, pode ser gás ou motor, já que tem energia o termostato está bom.
      Faça o seguinte por favor, retire da tomada, e deixe descansar por umas duas horas fora da tomada, depois religue, mas não antes de duas horas desligado, e veja se o compressor, ou seja o motor, é Embraco ou Tecunseh, ou seja, qual é a marca do motor da geladeira, faça isso, e caso não volte a funcionar, volte aqui e me diga a marca do compressor ok

      Excluir
  18. Boa tarde, tenho uma geladeira Brastemp Twin System. Ontem percebi que havia água no lado de fora do freezer, e ao retirar a última gaveta vi que havia gelo embaixo da mesma. Desparafusei a placa do fundo que cobre o congelador, e percebi que uma parte semelhante a uma espuma branca estava coberta de gelo, assim como a parte inferior, que possui uma abertura e a mesma está coberta por um bloco de gelo. O que pode ter ocasionado o excesso de gelo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem as Twin System antigas, e as novas, mas pela descrição que você me fez, vou imaginar que seja uma das novas, frost free, o que pode ter ocorrido, é que na parte inferior, ou seja do freezer, o dreno por onde passa a água do degelo, para ir para o coletor que fica emcima do motor, pode estar entupido. O dreno é uma mangueira, que passa por dentro do gabinete, e coleta água do degelo que é feito até tres vezes em 24 horas, como no freezer tem peças de isopor, elas encharcam e muitas vezes começam esfarelar, e acabam entupindo o duto do dreno, aconselho você deixar a geladeira desligada por pelo menos 24 horas, com a porta do freezer bem aberta, para que o gelo derreta todo, e assim você possa desmontar as peças que compoem o duto do freezer sem quebrar, e limpar o duto do dreno, não tente desmontar com gelo acumulado, cai acabar quebrando as peças de isopor.
      Feito essa limpeza, religue novamente na tomada e observe, se em alguns dias, voltar a ocorrer, temos que testar resistencia de degelo, pra ver se não está queimada, caso não estja aí vamos ver fusível térmico e caixa controle, mas isso apenas depois de proceder como te indiquei, descongelar e limpar o dreno.
      Depois de limpo, jogo uns 200 ml de água ferverndo no dreno, e veja se ela vai descer rapidamente para o coletor encima do motor, isso para ter certeza que está bem lompo ok.

      Excluir
    2. Obrigado, vou deixar desligada até amanhã e seguir as suas orientações. Ela é frost free, tem 10 anos de uso.

      Excluir
    3. Com essa idade, não tem componentes de isopor no freezer, mas as orientações quanto a limpeza no dreno são as mesmo, abraço

      Excluir
  19. Celso, o dreno é toda a parte onde havia gelo (tipo uma abertura), é lá que devo colocar a água quente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, o dreno é apenas um furinho na calha, a calha fica embaixo do congelador, que é uma caixa retangular,no formato do congelador. o dreno é um furo apenas, onde tem uma mangueirinha interna que leva a água para o aparador que fica sobre o moto, vou colocar aqui o link de uma postagem que tem um dreno, só para voce comparar ok.

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/04/refrigerador-vazando-agua-geladeira.html

      Excluir
  20. Ola Celso.
    Me tira uma dúvida por favor,minha geladeira tem 1 ano de uso,e precisei desligala ela passou 2 meses desligada e agora fui ligala e ela so acende a luz faz barulho normal, so q não gela nem um pouco so sinto um ventinho dentro.
    Meu pai falou q por ter passado muito tempo desligada ela demora pra arma,daí deixei uma noite toda ligada e pela manha fui olhar e ela tava igual nem parece geladeira rs.
    Vc pode me ajudar,é urgente to precisando muito da geladeira.
    Ah a geladeira é frost free,1 porta.
    desde ja agradeço.
    Ass:Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia, é uma consul?
      claudia você transportou ela, ou esteve sempre no mesmo lugar?
      veja os canos atrás da geladeira, veja se estão todos intactos, ou se tem algum quebrado, se tiver mancha de óleo perto de algum cano, fica mais fácil identificar quebrado ou trincado, eles vazam óleo, pergunto isso, porque uma geladeira nova assim, só pode estar relacionado á vazão de gás.
      Me responda as duas perguntas que eu te fiz, preciso para te ajudar melhor ok. ah e me fale também se tem cano quebrado, ou mancha de óleo perto do motor, e o principal, veja e o moto está vibrando, ou seja, a luz acende, mas o motor liga?
      espero voce responder.

      Excluir
  21. olá,boa noite,tenho uma geladeira GE duplex,fiz uma mudança de uma casa pra outra,mas ela não levou nenhuma pancada,transportei-a com maior cuidado,mas quando liguei não resfriava,o que fazer,ME AJUDA

    MARCOS MOURA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, boa noite
      Não sou especialista em GE, aliás em nada Fabricado pela DAKO.
      Mas o fato do transporte não influencia em não gelar, o que não pode em hipótese alguma durante o transporte é deitar ou inclinar o produto, a forma correta de transportar é colocando ele no veículo em pé, e sempre mover ele em pé, jamais deitar, pois o óleo do compressor, ou seja motor, se o produto for deitado ou inclinado, entra na tubulação de gás, obstruindo a passagem de gás, assim automaticamente o produto para de gelar.
      Mas em caso de mudança, desde que não tenha deitado ou inclinado demais a geladeira, veja a fiação toda nas partes inferiores traseiras, dando atenção maior aos fios que vão ligados ao compressor, veja se não tem nada solto e veja se o motor está ligando, caso esteja há uma grande possibilidade de ser mesmo problema com circulação de gás.
      Chame um técnico perto de sua residencia para que ele avalie melhor ok.

      Excluir
    2. Celso,acho que o problema foi ter inclinado demais o produto,acho que o óleo do motor entrou para a tubulação,o que devo fazer meu amigo,será que tem conserto?
      MUITO OBRIGADO PELA SUA ATENÇÃO.

      Excluir
    3. Como disse Marcos, caso seja mesmo isso, um técnico pode resolver, ele vai abrir o sistema limpar o óleo passando um gás de alta pressão por dentro do sistema, trocar o filtro e fazer nova carga de gás, mas somente um técnico visitando você pessoalmente pode avaliar se realmente é isso, ontem fiz uma postagem aqui no blog, justamente falando de como transportar geladeira e freezer, usei sua pergunta para abordar esse assunto, clique ali embaixo em INICIO e vai ver o assunto, é o primeiro assunto do blog, boa sorte e abraço.

      Excluir
    4. OBRIGADO CELSO,VC ME AJUDOU BASTANTE.ABRAÇO!!!

      Excluir
  22. Olá Celso, ontem à noite coloquei uma forma no congelador da minha geladeira frost free 410 da GE, e não percebi que a porta não havia fechado direito. Hj pela manhã vi que estava quase tudo descongelado... arrumei as coisas lá dentro, fechei e já se passaram 3 horas e não percebi ela funcionando. Também já aumentei o nível para congelar mais, e até agora nda. O que devo fazer??? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcinha, eu não sou especialista em GE, aliás em nenhuma das marcas fabricadas pela Dako, mas vamos lá, o que pode ter ocorrido foi que por ter ficado de porta aberta, entrou muito ar quente e condensou rápido, formando uma grande camada de gelo internamente, faça o seguinte, desligue da tomada, tire tudo do freezer e deixe a porta do freezer aberta, escancarada mesmo por uma seis horas seguidas, e depois religue, se minha suspeita de acumulo de gelo estiver certa, ela volta a funcionar depois que fizer isso ok. caso não resolva, chame um profissional capacitado pra ver sua geladeira, espero ter ajudado. Abraço

      Excluir
  23. celso sou eu Cláudia,demorei pra responder pq me mudei e so agora tive tempo.
    é o seguinte minha geladeira é eletrolux,e ela continua do mesmo jeito,pus a mão no motor e quase não se percebe vibrar.tbm não encontrei nenhuma mancha de oleo e nem cano quebrado.
    agora acho que a situação dela deve ter piorado pq,onde moro tem q subir escada e a geladeira subiu praticamente deitada.
    e então da pra saber onde pode ser o problema?
    vc sabe informa de mais ou menos quanto vai ser o conserto?
    muito obrigada pela ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/04/como-transportar-geladeira-e-freezers.html#links

      Olha esse link ai em cima, fala justamente sobre como transportar, acho que pode ter dado problema no transporte, mas é apenas uma suposição mais lógica, pois sem ver fica complicado pra mim, você tem que pedir para um técnico competente verificar o que realmente houve, sendo isso vai gastar entre 150/200 reais.

      Excluir
  24. Ta ok muito obrigada.

    Cláudia

    ResponderExcluir
  25. Celso, boa noite.

    Comprei um refrigerador Electrolux modelo R260. Comprei usado, provavelmente tem cerca de 3 anos de uso. Para transportá-lo, tivemos que subir e descer diversas escadas, com a geladeira praticamente deitada.
    Ao ligar ela acontece o seguinte problema:
    A luz está funcionando normal, já o motor não, nem chega a gelar. Já deixei ela ligada uns 3 dias direto e nada.
    O motor da alguns "suspiros" as vezes, como se tivesse "tentando" funcionar, ele faz barulho por uns 4 segundos e logo para.
    Você tem ideia do que pode ser ?

    Muito obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que o motor esteja ruim, ou seja com alta amperagem, que é consumir muita energia para tentar partir, no motor onde vão ligados os fios, estão o rele, para auxiliar na partida, um dos fios vai nele, e o outro fio vai no protetor térmico, quando está com alta amperangem e tenta ligar, o protetor termico superaquece e corta corrente, por isso você ouve ele tentanto partir, e cortando corrente, o térmico é quem está desligando o motor, para não entrar em curto total.
      Alguns técnicos trocam protetor térmico e rele, eu não aconselho, compressor com alta amperagem tem que ser trocado, no caso de um refrigerador de uma porta, usado, não sei se compensa colocar um motor novo, a manutenção com motor novo, ficaria em mais de 400,00

      Excluir
  26. Boa Noite Celso,Meu Nome é Bernabe Parizotto tenho um rifrigerador Brastemp Frost Free Clean a quase 4 anos, nunca precisou de manutençao tecnica . porem de uns tempos para ca ele descongela a parte superior e não gela a parte inferior e fica dando uns estalos tentando ligar mas não liga e quando menos se espera volta a ligar, fica funcionando uns 5 minutos esquenta o radiador traseiro em seguida desliga, sendo que o tempo que fica ligado não esta sendo suficiente para gelar e a parte superior continua descongelando, antes de chamar um tecnico autorizado vc poderia dizer para mim o que esta gerando este problema. Nota: ontem 29/05/2013 estava normal, tirei alguma carne que estava no Frazer para preparar, dai em diante ele não mais consegue manter ligado. Obrigado,espero sua resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que testar o motor, no motor vão dois fios ligados, então pegue um cabo de força e ligue o motor direto na tomada, se ele ligar e se manter por uns dez minutos, saberemos que não é o motor, então troque a placa, que em alguns modelos se chama módulo, e em outros se chama caixa controle, e observe o funcionamento, tem 90 % de chances de resolver, se ainda der problema trocamos o sensor, você nã passou o modelo da geladeira, o modelo fica perto da lampada, e também atrás do produto, cada produto tem caracteristicas diferentes, por isso minha resposta foi baseada na data de compra, mesmo assim, são fabricados vários modelos ao mesmo tempo, com modelo exato, seria mais fácil responder ok, abraço

      Excluir
    2. Celso caso eu deva substituir a placa Eletronica vc poderia me dar o custo dela para este modelo baseado pela data de fabricação, um tecnico de meu um orçamento de 380 reais, um outro de 180 reis , qual dele esta mais proximo da realidade ou ate o de 180 esta caro porque vi preços destas peças no mercado livre e o custo maior que encontrei era de 160 reais, se puder esclarecer ficarei grato para com vc.Abraços

      Excluir
    3. Não sei o modelo da sua geladeira, você me disse apenas que tem uns quatro anos de uso e é uma clean, sem modelo fica um pouco mais dificil, mas uma placa eletronica varia entre 75,00 até 190,00 dependendo do modelo, mas pode ser que o técnico tenha visto também necessidade de fusivel termico que custa no maximo 15,00 e sensor de temperatura, 25,00. com modelo correto fica mais fácil analizar, tem que levar em conta o valor do serviço do profissional também, acho que 180,00 ficou excelente orçamento, 380,00 absurdamente caro, tem pessoas que exploram e até extrapolam.

      Excluir
  27. Boa noite Celso, minha geladeira não está refrigerando, só funciona o freezer, é uma Cônsul biplex frostfree 440 litros. Qual será o defeito?
    Atenciosamente
    Nílton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilton, por favor, voce pode me passar o modelo correto, fica atrás do produto em uma etiqueta, consul biplex frost free mais proximo dessa litragem é a CRM45, mas me confirme o modelo por favor, para que eu não te de intruções erradas ok. abraço

      Excluir
  28. tenho um frigobar consul 120litros ele liga e depois de um tempo ele desliga e não liga mais qual pode ser o problema? e as vezes quando liga ele faz um barulho que parecendo que ta dando curto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anselmo, bom dia
      Pegue um cabo de força, desligue os dois fios que vão ligados ao motor, e ligue o cabo de força no motor e na tomada, se o motor partir normalmente deixe ele funcionar por uma meia hora e veja se vai refrigerar, mas caso mesmo ligando direto ele apresente esse barulho de curto, o problema é no compressor, alguns técnicos arriscam em trocar o rele de partida, mas na maioria dos casos quando acontece curtos, é interno dentro do compressor, e mesmo trocando o rele não resolve, mas não custa tentar, se mesmo ligando direto apresentar curto, troque o rele de partida do compressor e observe, não é tão caro, vale a pena experimentar, abraço

      Excluir
  29. Ola Celso, tudo bem?

    Minha geladeira,CONSUL,Modelo CRM45, FROST FREE - BEM ESTAR, esta funcionando muito bem, mas minha filha derramou leite com chocolate no Freezer e não me falou, e este leite veio entrar em um compartimento interno que o frezer possui, formou uma pasta,quando fui realizar a limpeza, desliguei o equipamento e retirei a parte que cobre este compartimento e vi que não possui nenhuma outra saida para o liquido, pensei em por agua morna para diluir,mas por onde o liquido sairia se o leite não saiu e ainda ficou pastoso, então não fiz nada, a geladeira continua funcionando normalmente, mas me incomoda saber que este compartimento esta sujo , como posso limpa-lo sem danificar o produto, li e reli o manual do fabricante, mas não posssui nenhuma sugestão para isso, me ajude se possivel..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, imagine que todo refrigerador faz gelo, inclusive o frost free, e esse gelo é retirado pelo proprio produto a cada 8 horas mais ou menos. Esse liquido que foi derramdo, só pode ter caido na calha do degelo, e desceu juntamento com o primeiro degelo que a geladeira fez após ter sido derramado o leite com chocolate.
      A geladeira faz gelo, e de tempos em tempos, uma resistencia que fica em volta do congelador derrete o gelo que se formou, esse gelo vira água, cai na calha embaixo do congelador, e desce por uma mangueirinha interna, que leva essa água para cima de uma aparador de água que fica emcima do compressor, e como o compressor esquenta muito, essa água evapora, o degelo é feito de 1 a 3 vezes a cada 24 horas, com certeza o liquido derramado desceu para o aparador de água e evaporou. abraço

      Excluir
  30. Tenho uma geladeira continental frost free e to achando que ta vibrando demais, é normal ou algum problema, qdo a abro a vibracao ou barulho vai embora e depois de algum tempo vai embora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxe a geladeira, e olha a parte traseira, algum cano pode estar vibrando ou o aparador de água que vai encima do motor, reajuste ele, e quando fizer o barulho, deixe em uma posição que você possa ver ela por trás sem ter que mexer, pois se mexer o barulho vai parar, quando localizar o barulho, se for algum cano pegando em outro cano, não mova muito, são peças delicadas por onde o gás passa, não pode ficar mechendo, mas pode mover um pouco de lugar para que um cano não pegue em outro, a vibração quem causa é o motor que já deve estar um pouco desgastado, mas quando ele vibra, vibra junto todo produto, então canos e peças que estão bem proximas começas a se tocar e fazer barulho. abraço

      Excluir
  31. Olá Bom dia , minha geladeira é Consul Biplex 480, gostaria de saber aonde comprar aquela alavanca do Dispenser de Agua da porta, ou o próprio dispenser.

    att. Belmiro Gama, email belmirogama@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belmiro, na lateral direito do blog, tem uma guia chamada marcadores, lá tem um item chamado Autorizadas, voce clica lá, entra no site da consul, coloca seu CEP, que vão tem informar a loja mais proxima da sua casa, inclusive o telefone, ligue na loja mas com o modelo correto em mãos, o modelo fica atras da geladeira e também perto da lampada, ligue e veja se eles tem a peça e quanto custa antes de ir, para não dar viagem perdida, se eles não tiverem, peça a eles que façam o pedido ta peça e te informem quando chegar, aí o Sr vai buscar ok. abraço

      Excluir
  32. Bom dia celso,

    tenho uma geladeira brastemp modelo brm 35 B, ela nao gela como antes. O motor estar funcionando, porem a parte do congelador e do refrigerador nao estar gelando e tambem a chave seletora de temperatura nao funciona pois quando coloco no maximo fica do mesmo jeito. O que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que abrir o compartimento freezer, e ver se tem um bloco de gelo no evaporador, caso tenha um grande bloco de gelo, tem que testar a resistencia que fica em volta desse congelador, pode ligar um cabo de força direto na resistencia e esperar uns 20 minutos, se ela aquecer não está queimada, ai terá que trocar o fusível termico e a caixa controle que é a placa eletronica da geladeira.
      Mas... se abrir o congelador e nao tiver esse bloco de gelo, pode ser que haja vazamento interno de gás, tem acontecido alguns casos com esse modelo, e não tem como resolver definitivamente, se colocar gás, vai gelar por mais um tempo indeterminado, mas logo volta a parar de gelar, o correto é você chamar um técnico, de preferencia da rede autorizada, porque eles conhecem bem o produto, e vão localizar o problema e ver se tem ou não solução, abraço

      Excluir
  33. tenho uma geladeira eletrolux df40 que nao esta gelando a parte de baixo e o freezer as carnes nao estao congeladas , ela fica acesa uma luz vermelha indicando temperatura alta no freezer o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliano, boa noite
      Nesse modelo podem sem várias possibilidades, tem que testar o ventilador do freezer, veja se ele está funcionando quando voce fecha a porta do freezer, caso ele esteja queimado, ele não vai fazer a circulação de ar e o produto perde rendimento, tem que testar a resistencia que fica em volta do congelador, caso ela queime, acumula-se gelo no freezer impedindo a circulação de ar, mas a peça mais trocada nesse modelo é a rede sensora, nela fusiveis e um sensor que vão presos ao congelador, também o timer influencia, é éle quem energiza a resitencia, todos esses itens, podem ser responsáveis pelo problema em seu refriger

      Excluir
    2. celso boa noite chamei um tecnico e ele testou tudo em minha geladeira ate que ele viu que era o sensor de degelo . agora ela esta funcionando perfeita.. obrigado pela sua dica ....

      Excluir
    3. Que bom Juliano, é uma ótima geladeira a sua, felicidades

      Excluir
    4. Boa tarde Celso,
      Tenho um refrigerador Eletrolux DF45 que não está refrigerando a parte inferior. A parte do freezer está funcionando. Eu fiz uma verificação da saída de ar que vai do freezer para a parte de baixo e não há nenhuma obstrução, o ventilador também está funcionando.
      Como faço para acessar o fusível , os sensores , a resistência de degelo e demais componentes. A parte de trás do refrigerador é toda blindada com uma chapa presa por rebite. Tem que remover essa chapa para conseguir testar essas peças? Gostaria que vc me passasse a sequência básica de testes e como acessar os itens que serão testados. Tenho conhecimento em eletrônica para fazer os testes mas não entendo nada de refrigeradores.
      Grato por qualquer ajuda

      Excluir
    5. Eudes, tem que tirar as prateleira e acessórios do freezer, o fundo do freezer é fechado por uma tampa, os parafusos ficam escondidos, tem umas tampinhas plásticas brancas, duas ou tres, retire as tampinhas e solte a tampa, aliás tem duas tampas freezer, na segunda fica preso o ventilador. para testar a resistencia é só energizar os dois polos, mas a rede de fusíveis não tem teste não, são sensores.
      Teste a resistencia que fica em volta do evaporador (congelador) tomara que esteja queimada, pois se estiver funcionando será provavelmente defeito de placa, e placa para esse modelo tem que trocar as duas agora, pois a inferior que fica perto do motor, não é mais compatível com q que fica na porta superior, portanto quando apresenta problema de placa, trocam-se as duas, e mais a rede sensora que é onde estão também os fusíveis térmicos, você disse que o ventilador funciona, caso não funcionasse poderia ser simplesmente o interruptor duplo de porta, mas como funciona eliminei essa possibilidade

      Excluir
    6. Ok, vou fazer os testes. Obrigado pela ajuda!

      Excluir
    7. Ok, se for a resistencia troque apenas ela, abraço

      Excluir
  34. Minha geladeira é a Brastemp Frost Free 440 modelo BRM44ABANA, série JL1088221. Ela só gela o freezer. Quando ligo a tomada dela na energia, ela faz o som de estar ligando normalmente, mas não gela embaixo. A luz interna, às vezes liga, às vezes não e tive que tirar aquela placa da porta, porque ficava alarmando porta aberta mesmo com a porta fechada. Não tenho grana no momento para chamar o técnico e gostaria de saber se há alguma forma prática de saber onde é o problema. Alguém na net informou que devo substituir o Bimetal e o Fusível Térmico. Agora, acabei de desligar da tomada para deixá-la descongelar de um dia pro outro para saber se é só um entupimento. Me ajuda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua geladeira não tem fusivel, tem kit sensor para campo, termostato bimetálico e módulo de potencia, aparentemente é um problema no módulo de potencia, e só vai resolver trocando, mas peça para um técnico avaliar e orçar para você, ligue em algumas lojas e veja quais não cobram orçamento, então nao vai gastar nada e saber o que é o problema.

      Excluir
  35. boa noite, tenho uma brestemp zyrium froste free, ela não está gelado e começou hoje, ela já teve de trocar 2 x o motor (ele está funcionando) e por gás refrigerante 1x, será que pode ter sido o gás de novo? faz uns 6 anos que ele foi substituido...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pri, não é normal trocar dois compressores nesse modelo não, um é normal, dois seria totalmente fora dos padrões, não gelar pode estar relacionado a varios fatores, além de motor e gás, pode ser ventilador do freezer queimado, resistencia de degelo queimada, bimetálico de degelo ou timer de degelo. todo serviço que eu faço, é na casa do cliente, nunca recolho produto, assim não deixo dúvidas sobre as peças que troquei, porque faço na presença do cliente, trocar dois compressores me soou estranho, peça um orçamento e exija uma empresa ou profissional que faça o serviço em sua residencia.

      Excluir
  36. oi celso, muito bom esse trabalho que voce faz nos ajuda muito parabens!
    tenho uma geladeira consul biplex crd450 e a cinco meses apresentou um problema ,nao gelava mais ,ela tem menos de dois anos de uso e levei a um tecnico e ele disse que era insuficiencia de gas e apenas completou o gas e nao trocou nenhuma peca , desse dia pra ca comecou formar gelo num cano ao lado do motor e era muito mas, estava gelando ,liguei para ele disse como estava e ele falou que nao tinha problema que quando pudesse ele iria tirar o excesso de gas . A uma semana cansada de esperar por minha conta mandei tirar o excesso de gas e ficou boa um dia, e agora nem o motor quer disparar pois quando liga ele esquenta e fica estralando,a grade fica fria e nao funciona de jeito nenhum me disseram que o motor queimou por favor me oriente.

    muito origado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para saber se é o motor, pegue um cabo de força normal, retire a tampa da caixa do rele do motor, e ligue o cabo de força diretamente no motor e na tomada, o motor tem apenas dois fios, o terceiro é terra, o verde, não se incomode com ele, então ligue o motor direto na tomada, se ele partir, deixe funcionar uma meia hora ou menos, veja se a grada traseira aquece normalmente, se isso ocorrer o motor está bom.
      Nesse caso, o motor funcionando, troque a placa eletronica, eu imagino que seja a placa que tenha queimado e não o motor, mas adiantando pra você, geladeira não pode ficar com insuficiencia de gás, e muito menos com excesso, isso implica muito no tempo de liga/desliga dela, e se ela não desliga superaquece o motor e pode sim levar a queima, abraço

      Excluir
  37. Celso tudo bem?
    Tenho uma brastemp brm35b e preciso trocar a caixa de controle mas não consigo tira-lá de trás da geladeira,como eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhe a caixa controle, ela tem um parafuso de 1/4 que fecha a tampa dela, e outros 2 parafusos de 1/4 que prendem ela ao gabinete, faça o seguinte:
      - retire o parafuso que fecha a tampa, não mova de lugar os canos onde passam gás, tem fazer o serviço sem movimentar os canos ok.
      - Com uma chave de fenda solte a trava superior que fecha a tampa da caixa controle, depois solte a trava inferior.
      -com a tampa aberta, solte a fiação com cuidado, tem dois conectores, solte eles da caixa controle
      -agora desparafuse os dois parafusos que prendem a caixa
      -a caixa está solta, retire, abra a tampa da nova e coloque na geladeira a caixa com a placa nova e sem a tampa e parafuse
      -agora conecte os dois chicotes e feche a tampa, parafuse e está pronto

      Excluir
  38. Ola celso a minha geladeira queimou a resistencia e o tecnico cobrou o conserto no valor de R$ 450,00 quanto custa esta peça? È dificil troca-la? se estiver algum videos mostrando essa troca te como me enviar?

    modelo da geladeira brastemp BRM 35 B

    OBRIGADO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Ronaldo, ainda não tem videos trocando essa peça, mas geralmente na rede autorizada aqui ela custa 58,00, se for somente a resistencia o preço está exorbitante, não vou colocar preço no serviço do técnico, mas 320,00 para trocar a resistencia está totalmente fora de padrão.
      Não vou instruir você a trocar a peça, porque é bem delicado esse serviço, tem que mover e congelador que é de aluminio, e se quebrar algum cano vai ser problema sério, mas aconselho que ligue para outra assistencia, e diga que tem que trocar a resistencia de uma brm35b e o quanto eles vão te cobrar, com certeza vai achar algo mais em conta, abraço

      Excluir
  39. Celso, tenho uma geladeira Brastemp (deve ter uns 10 anos) e parou de funcionar.
    Você sabe me dizem quem pode retirar esse produto da minha residencia?!

    Desde já agradeço a ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaqueline, não sei não, mas ligue para uma loja de conserto perto da sua casa, diga que quer fazer um orçamento, derepente é coisa simples e compensa consertar para dar para alguém, se o serviço ficar caro, diga que se quiserem levar você ficaria agradecida, com certeza eles vão aproveitar algo nela, derepente se estive muito boa esteticamente, pergunte quanto eles pagam por ela, quem sabe tem algum valor não é? abraço

      Excluir
  40. Ola Celso, minha geladeira BRM35B esta fazendo um barulho de ligando e desligando, liga 3 seg e desliga por 10 seg. E por esse motivo nao esta refrigerando. Esse problema começou hj mas estou preocupada em resolver o mais rapido possivel pois esta descongelando minhas coisas. Gostaria de pedir uma instruçao sua para ajudar-nos a solucionar o problema. Obrigada!
    Elis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elis, tem que pegar um cabo de força, retirar os dois fios que está no compressor, e ligar o compressor, ou seja o motor direto na tomada, se ele partir deixe funcionar por uns 20 minutos, caso funcione isso quer dizer que ele está bom, e que basta trocar a caixa controle, que é a placa que gerencia todas as funções da sua geladeira, ela fica perto do motor, do lado esquerdo presa ao gabinete do refrigerador.

      Excluir
  41. complementando o meu comentario anterior, o motor esta frio, como se nao tivesse ligando mesmo.
    Elis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça o teste que te pedi ligando ele direto á tomada ok.

      Excluir
  42. geladeira frost free brastemp brg 39 aca,eu esta com geladeira congelado água por um tempo passo tempo diminuído temperatura para 2 resolveu por um bom tempo ai começou a desligar motor e não liga no tempo que durava para fazer degelo 18 a 22 mim, quando belo dia ela não ligou mas, pesquisei entrei um resposta(deixa ela deligada no zero fora da toma por media 4h só depois desse tempo ligar, fusionou)só que depois começo deligar de novo abrir compartimento do freezer tava criando muito gelo criava gela até atrás da geladeira do lado de fora na borracha que envolve o cano onde passa gás , perguntado ali aqui fiz a troca do timer dele que era de 6h por um de 8h depois que ela não ligou mas logo que trouquei a peça não ligou tentei respeita a forma como os fios estavam colocado mesma ordem posição , sem obedecer forma numérica que era diferente da peça nova ela não ligou ai solte fios todos e coloque não na mesma posição que tava na outra peça e sim na ordem numérica de cada fio onde esta o fio da cor cinza esta numera tal coloque mesmo numero e assim por diante ,e que peça do timer nova sua numeração era em ordem diferente que a nova essa não tinha letra e vela tinha letra e números ,resultado fusionou lega ligo na mesma hora que coloquei na tomada. até ai não tinha trocado o bimetal , ela fusionava só que saia pouco ar na parte de baixo , lembrei que tinha mexido no bimetal e podia ter colocado os conectores em outra posição que tinha soltado, recoloquei contraria forma que tava funcionou ventilador ligou geladeira gelo bem em baixo, o time tava ficionado direito de 8h em 8h ela desligava fazia degelo por mas o menos 18 a 22 mim só que hoje ele, coloque bimetal novo já que tinha comprado funciono normal só que hoje ele já desligou 3 vezes em menos de 8h e ligou normal, sera que é o timer que tem algum defeito ou por ele não ser de 6h como original antigo ,ou porque troque bimetal por novo e novo esta com algum defeito o resistência que faz degelo não ta funcionando direito aquecendo suficiente para degela quando abrir não tinha excesso de gelo tava normal. não sei como testar peça me ajuda!obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alex,
      Quem faz ela ligar e desligar varias vezes durante o dia é o termostato, não timer, o timer só desliga ela de 8 em 8 horas para fazer o degelo.
      Não se preocupe quanto a ela estar ligando e desligando, ela faz isso varias vezes durante o dia, e quem controla isso é o termostato, e isso varia baseado na temperatura externa, na quantidade de alimentos internamente, na quantidade de abertura de portas.
      Durante uma hora ela pode ligar e desligar até tres vezes, não se preocupe quanto á isso, se os alimentos estiverem bem refrigerados não se preocupe que está absolutamente normal, e lembre-se não é o timer quem controla isso, o timer controla apenas o degelo.

      Excluir
    2. pelo que entendi ela desliga tanto 8 em 8 horas pelo timer para fazer degelo, e algumas vezes pelo termostato(é aquele controle no caso do meu modelo frost free brastemp brg 39 aca e redondo quem tem números de 0 a 7 e controla temperatura conforme dias quente e frios se coloca numa posição,fica do lado de dentro da geladeira junto da luz)para controla temperatura interna,que é influenciada pelo ambiente externo, números de vezes que abre a porta e a quantidade de alimentos nela é isso. esta tudo normal já que alimentos estão gelados.

      uma outra duvida é que ela ficou desligada na posição do controle 1 quando mudei posição dos fios do bimetal ela voltou ligar na posição 1 desliga na zero como é normal sera que o fato de ela não ter ligado na posição 1 do controle foi mesmo posição dos fios do bimetal de posição certa cada fio do bimetal tem o pino coreto, é que são só dois não tem numeração letra pino A pino B então minha conclusão foi que tanto faz,ou pode ser que esse termostato esta apresentado problemas é precisar ser trocado é difícil substituir-lo eu mesmo. obrigado

      Excluir
    3. Não,não precisa ser trocado, e ela não ligou na posição 1 porque o ambiente estava refrigerado a ponto de não precisar ligar, pois o nivel 1 era suficiente para manter o refrigerador desligado, mas.... mas quando você perdeu um tempão invertendo os fios do bimetal, desnecessariamente porque a inversão não faz diferença, ela perdeu temperatura fria e teve que ligar mesmo no numero 1, simplesmente isso.
      Seu refrigerador está perfeito, não se preocupe que está normal, o anormal seria congelar os alimentos, ou então não refrigerar no compartimento refrigerador, e não congelar no compartimento freezer, fora isso não tem mais nada que mexer ok. abraço

      Excluir
  43. boa noite celso. por favor peço sua ajuda, a +ou- 45 dias a geladeira daqui de casa parou. como ja estava com uns 20 anos de uso, comprei uma usada, só que bem mais nova. comprei uma brastemp zyrium brg43 . agora depois de 40 dias ela parou de gelar a parte de baixo. hoje pela manha pesquisei na net o que poderia ser. descobri que o tubo que leva o ar de cima para baixo não está emtupido. quando está com a porta do frizer aberta o vento gelado desce para a geladeira, mas quando fecho a porta do frizer, o vento gelado para de descer. não é a ventoinha pois mesmo com a porta do frizer fechado ouço o barulho da ventoinha. só o vento gelado que para. tem ideia do que pode ser ? agradeço antecipadamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que retirar a tampa que fecha o compartimento freezer, e ver se tem gelo atras da tampa que fecha o freezer, isso ocorre muito, ou seja, por algum motivo, a geladeira deixou de fazer os degelos automáticos, então foi se formando um bloco de gelo no compartimento freezer, e esse gelo, mesmo com o ventilador funcionando, impede a circulação de ar, veja isso e me fale, se tem ou não gelo acumulado no compartimento freezer, para retirar a primeira tampa não precisa de ferramentas complicadas, ela tem duas travas na parte superior e duas na parte inferior, veja que na tampa tem uma trava que prende a bandeja do alicerde do freezer, gire a trava, puxe a bandeja inferior e retire a tampa do fundo, aí já vai dar para perceber se tem gelo acumulado ok. caso tenha tem que ver quais peças responsáveis pelo sistema de degelo estão com problema.

      Excluir
    2. eu esqueci de citar isso no comentario anterior, eu abri a tampa que tem as travas e a segunda que tem 4 parafusos ( mas só estava com 2 ) e a serpentina não estava congelada. o fato da segunda tampa estar só com 2 parafusos me fez pensar que ela pode ter sido "preparada" para a venda. perguntei hoje a pessoa que me vendeu e ele disse não ter feito nada nela e que me vendeu barato por não ter garantia. achei mais estranho ainda esse comentario.

      Excluir
    3. Complicado isso, tem que ter quatro parafusos, me diga outra coisa, você percebeu se alguma vez, caiu água no porta ovos,ou seja na primeira prateleira da porta do compartimento refrigerador, caso tenha caido água ali me diga, outra coisa que quero que faça, com a porta do refrigerador aberta, incline a geladeira pra frente, se precisar peça auxilio, incline ela pra frente de forma que a parte traseira levante de 10 a 20 cm, e veja se cai água saindo da parte que divide o freezer do refrigerador , aí vou me certificar do que pode estar ocorrendo.

      Excluir
    4. nunca caiu agua no porta ovos. vou inclinar ela agora. a parte que deve sair agua , a parte entre o frezer e o refrigerador, como voce falou, é aqueles riscos que parecem uma saida de ar na parte de cima do refrigerador ?

      Excluir
    5. A parte que deve sair água, é no desodorizador, fica na parte do refrigerador, no teto do refrigerador, um pouco abaixo de onde tem aqueles controles eletronicos de temperatura entre uma porta e outra, veja que ali tem uma passagem de ar, dentro dela tem um desodorizador para retirar odores dos alimentos, é ali que deve sair água se o dreno estiver entupido.

      Excluir
    6. saiu um pouquinho de agua sim. bem pouco, mas a geladeira está ligada. se estivesse desligada deveria sair mais. deve ser o dreno entupido ? isso faz parar de gelar em baixo ?

      Excluir
    7. Há duas possibilidades para esse modelo, dreno entupido é uma delas, forma-se um bloco de gelo no duto do dreno, isso impede a circulação de ar, para corrigir isso definitivamente é bem complicado, tem que se fazer uma cirurgia na geladeira, mas para corrigir por um tempo, e isso não posso determinar quanto tempo va durar, desliga-se da tomada por 24 horas e deixa-se as duas portas abertas, escancaradas mesmo, para que o gelo derreta de desbloqueie a passagem.
      Mas nesse modelo, já ocorreram varios casos de vazamento de gás, e pode-se constatar isso, olhando no compressor, olhando por trás a geladeira, do lado direito tem um cano que vem de dentro do gabinete, ele é envolvido com um tubo esponjoso, e se esse tubo esponjoso tiver vestígio de óleo, o vazamento de gás é ali, sem gás suficiente o produto começa a perder rendimento.
      O correto é você pedir para um técnico competente e que realmente entenda de Brastemp verificar sua geladeira, melhor seria se fosse da rede autorizada, porque essas lojas que consertam tudo, não tem pessoal específico para uma marca, geralmente recolhem produto para oficina, justamente por não saberem realmente o que é, eu sempre conserto todos os eletrodomésticos na casa do meu cliente, para que ele veja o serviço e as peças trocadas. Peça um orçamento, seu caso não se resolve apenas com uma instrução á longa distência infelizmente. Mas se precisar esclarecer alguma coisa, conte comigo, abraço

      Excluir
    8. ok . desliguei agora e vou religar amanha a noite. mas não tenho que desentupir o dreno ? novamente agradeço a voce que sei que apesar de ter outras coisas pra fazer, respondeu prontamente todas as minhas perguntas. espero que voce nunca tenha problemas, mas se tiver, que encontre sempre pessoas iluminadas como voce. um grande abraço. luiz vicente

      Excluir
    9. Luiz realmente, trabalho o dia todo sim, mas arranjo brechas durante o dia e respondo pelo celular, quando comecei o blog a tres meses eram poucas perguntas, hoje são mais que 30 por dia, tá ficando complicado, mas enquanto eu puder vou levando.
      Vamos lá, veja que encima da bandeja que fica em cima do motor tem uma borrachinha, e dentro dela o tubo do dreno que vai dalé até o congelador, antes de ligar a geladeira veja se tem agua no coletor, na bandeja, se tiver ótimo, significa que está limpo, caso não tenha, passe um arame rígido pelo dreno, para retirar alguma sujeira como lodo que esteja obstruindo a passagem da água, mas não de estocadas com força, lembre-se que lá encima tem o congelador e ele é de aluminio ok, mas como disse, caso tenha agua no reservatório nao precisa limpar ok.

      Excluir
    10. boa noite celso. como tinha agua na bandeja em cima do motor, liguei e gelou normalmente. como eu disse antes, ela ficou ligada uns 35 dias até apresentar esse problema, então eu gostaria de saber se isso vai ser constante. se a cada 30 dias tenho que deixar 1 dia desligada. o que tenho que fazer pra corrigir esse problema ? e mais uma vez, obrigado pela ajuda. voce virou meu heroi.rsrsrs. grande abraço meu amigo.

      Excluir
    11. Não tem como precisar quanto tempo vai durar, pode ser um quinzena, podem ser dois anos, observe e quando ver que ela perde rendimento na parte inferior faça novamente, para corrigir esse problema definitivamente é necessário um trabalho bem complicado que requer habilidade, tem que se fazer uma cirurgia na geladeira, nem vou tentar te explicar aqui. mas que bom que deu certo, e vamos torcer para que dure muito tempo, continue acompanhando o blog, sempre terei novidades. abraço

      Excluir
  44. Boa noite! Tenho uma geladeira brm35bbbna. Alguns dias ela gela e descongela o tempo todo, ontem ela começou a tar uns estalos na placa e não liga mais o motor. O que pode ser? E vcs tem a peça e quanto custa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não comercializo peças, mas pare ter certeza que é a placa, pegue um cabo de força, ligue diretamente o motor á tomada, caso ele funcione, deixe ligado por uns vinte minutos, aí terá certeza que é a placa que se chama caixa controle. então troque a peça, para ver onde tem, na lateral do blog, tem uma guia chamada marcadores, lá tem AUTORIZADAS, clique em entre na Brastemp, lá basta por seu CEP, e vão te dar endereço e telefone da loja mais proxima da sua casa, ligue antes para ver se tem a peça e quanto custo, aqui em Brasília custa em média 80 reais.

      Excluir
    2. Obrigado vou fazer um teste.

      Excluir
  45. Boa noite minha geladeira é uma brastemp e aconteceu o seguinte, o Freezer esta funcionando ok, mas o refrigerador parou do nada! O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que não esteja fazendo degelos automáticos, isso faz com que forme-se um bloco de gelo no freezer, e com esse gelo em excesso o ar seja impedido de circular, mas como você não disse o modelo, a unica instrução que posso te dar é essa.

      Excluir
  46. boa noite ! amigo por favor estou com alguns problemas com minha geladeira ela é uma consul frost free biplex 420 litros crm 42 abana e tem uns 11 anos,ela não esta congelando e as vezes cria gelo la atrás impedindo do ventilador funcionar aí deixo um dia desligada o gelo sai porém continua do mesmo jeito e percebo agora q ela está disparada direto,sim e ela é 110w e funciona com transformador pra 220w q é a voltagem daqui do nordeste,desde q comprei ela todas as noite eu desligava e ligava pela manhã,depois q começou o problema eu deixo ela ligada direto.desde já agradeço! Bira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bira, boa noite
      tem que abrir o congelador, e com cabo de força ligar direto a resistencia na energia elétrica para ver se ela está esquentando, deixe uns 20 minutos, caso não aqueça troque-a. caso esteja boa, ou seja esquentando, troque o termostato bimetálico, e o kit sensor para campo e deixe em observação por uns dias, se apenas esses dois itens não resolver, troque também o módulo de potencia, mas esse apenas em ultimo caso. abraço

      Excluir
  47. boa tarde ! amigo testei e a resistencia esta boa,só q minha geledeira é 110 e uso um tranformador para 220,as peças tem q ser 110w ou tanto faz ? pq aqui no comercio so tem 220w.onde ficam localizadas exatamente essas peças no refrigerador ? obg pela atenção !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas peças não tem voltagem, nem o bimetálico e nem o sensor, não se preocupe com voltagem, o sensor fica perto de ventilador dentro do freezer, ele tem dois fios que saem do gabinete, e o bimetálico também com dois fios , azul e preto, essa peça fica presa em um cano do congelador, compre as peças e vai ver no freezer onde estão as peças que tem que trocar.

      Excluir
  48. bom dia celso é o Bira !como a resistencia estava boa comprei o termostato bimetalico e o sensor para campo e troquei, mas não esta gelando,está disparada direto.quanto a desligar a geladeira a noite,esta errado fazer isto ?pode causar algum dano ? e q dano ? agradecido! abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bira, tem certeza que conectou certinho o sensor? e o bimetálico? viu se o ventilador está girando quando você desliga e religa na tomada?
      se trocou tudo, ainda falta o modulo, como te disse antes, não pedi para comprar, porque em quase todos os casos apenas bimetalico e sensor resolvem. se conectou tudo direitinho, trocando o módulo não vai ter mais problemas.
      Digo isso baseado na informação anterior em que você disse que ela estava formando tanto gelo que esse gelo obstruia a passagem de ar, então não temos problema de motor, e nem de gás, então se trocou direitinho as duas peças, basta trocar o modulo para que não reste mais nada que impeça a geladeira de funcionar, custa bem menos que 100,00 acho que não é viável ficar desligando a noite, porque quando voce religar de manha, ela vai ter que trabalhar varias horas seguidas para estabilizar a temperatura, e geladeira nao trabalham varias horas seguidas, trabalham apenas minutos e depois desligam, esse é o ciclo normal, trabalhar varias horas, vai sobrecarregar o compressor, e ele vai durar pouco.

      Excluir
  49. Celso bom dia

    Tenho uma geladeira duplex fost free, e derrepente parou de funcionar, eu tiro a tomada, e torno a colocar na energia, ela funciona alguns minuto e para.
    Voce consehue me orientar, nesse negocio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que consigo, mas preciso de vocÊ pessoa
      Tem uma geladeira né, e agora?
      Qual a marca da geladeira?
      Qual modelo da geladeira?
      Vamos pelo principio de que são uma 6 marcas que fazem frost free, e para cada marca vamos colocar por baixo 15 modelos na média, então teríamos mais ou menos 90 possibilidades.
      Diga-ma marca e modelo que te ajudo, abraça e aguardo.

      Excluir
  50. tenho uma geladeira da marca mabe ela tem 4 anos de uso a pouco mais de um mes ela parou de gelar dei uma carga de gás mais dois dias depois parou novamente e o técnico me informou que era vazamento interno.Vale apena consertar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não não vale, e nem tem como consertar carlos, nesse caso tem que trocar o gabinete, que é toda a caixa dela, não compensa o valor, e nem correr o risco do gabinete novo durar 4 anos ou menos. Vou te dar um conselho, compre uma geladeira que tenha a segurança de uma marca consolidada, pela qualidade do produto, e pela rede de peças e profissionais, aconselho uma Brastemp, Electrolux ou Consul.

      Excluir
  51. olá, meu nome é adriana tenhu uma geladeira que de um mês pra cá parou de gelar na parte de baixo apesar de funcionar muito bem na parte de cima. a marca é eletrolux super freezer dc39. começou a ocorrer esse problema depois de minha irmã limpa a geladeira e dizer que puxou com força uma camada e gelo que estava na placa fria no funda de geladeira na parte de baixo. axa que esse pode ter sido o motivo? não sei o que fazer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns refrigeradores com tempo começam a perder gás, essa semana eu consertei uma do mesmo modela da sua, e o defeito era o mesmo, deixou de refrigerar na parte inferior, gelava apenas um cantinho, formando o bloco de gelo na parte superior da placa dentro do refrigerador, o freezer ainda estava normal.
      É normal a geladeira perder gás? não não é Adriana, elas são feitas com sistema hermético, ou seja totalmente vedado, o gás teria que ficar ali dentro eternamente, mas o material que usam hoje, a tubulação para ser mais direto, é muito muito muito fina, e como tem que fazer muitas curvas, em alguma curva do cano, ele apresentou um microvazamento de gás, e começa a parar de gelar de baixo pra cima.
      O que voce tem que ver é quanto tempo tem de uso, se tiver mais que 5 anos, quer dizer que ela durou até bastante tempo até perder gás, o que tem que ser feito não é uma carga de gás completa, apenas injetar um pouco de gás, isso é mais simples que abrir todo sistema para fazer uma carga completa, então ligue para mais de uma empresa e pergunte quanto cobram para apenas completar o gás da sua geladeira, negocie, porque você autorizando esse serviço, vai correr o risco de durar pouco tempo, pode ser que dure cinco anos, mas não sabemos a intensidade do vazamento, e nem se vai aumentar, por isso é um serviço de risco, negocie, explique tudo isso á pessoa que você vai contratar para fazer o serviço, o justo para esse serviço, já que não é carga completa, seria um valor entre 100 e 150 reais.
      Quanto a sua irmã ter movido placa, embora não podendo mexer ali, não tem nada a ver não, vamos supor que ela tivesse quebrado um cano, o gás sairia todo em 10 segundos, a pressão dentro do sistema com o compressor desligado, é de mais de 30 libras, ou seja tem mais pressão que um pneu de carro. abraço

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta rapida! tenho que procurar um especialista msm então. tenho que ser rapida? nao tenho a menor ideia e quem contratar. boa noite e felicidades..

      Excluir
  52. olá celso é bira denovo,eu vou comprar o modulo de potencia,mas tenho uma dúvida pq quando abri o congelador estava com gelo na parte de cima onde fica o termostato e o sensor e no ventilador e quando derreteu o gelo peguei nos caninhos e fiquei com cheiro de gás nos dedos,é normal ou pode haver vazamento de gás ? obg pelas suas orientações amigo !

    ResponderExcluir
  53. sim,esqueci de falar q conectei tudo direitinho e o ventilador esta girando sim. Bira

    ResponderExcluir
  54. outra duvida, se a geladeira esta disparada direto e o gelo derretido,sendo assim a passagem do ar esta desobstruida,e pq não congela os alimentos ?desculpe o incomodo e grato pela sua paciencia.abraço Bira !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bira se vazar o gás com um furo no congelador, isso ocorreria em segundos, a pressão do gás é mais de 30 libras e voce perceberia, mais que um pneu de carro.
      Gás é inodoro e incolor, sem cheiro e sem cor.
      os alimentos não congelam na parte do refrigerador, porque tem um termostato damper, ele não é elétrico, é uma portinhola que abre e fecha mecanicamente, quando esfria o suficiente ele fecha a passagem de ar, quando começa a esquentar ele abre novamente, então nunca congela os alimentos, e nem deixam de ficar frios.

      Excluir
  55. olá amigo comprei um consul. Geladeira Consul Facilite Frost Free 342L (CRB39) não tem nem um mês de uso mas a loja ficou de mandar um técnico ate agora nada tou disposto a pagar uma autorizada me tira uma duvida. essa geladeira parau de gelar ai eu desliguei seguie as suas instruções e ela voltou a funcionar passou 10 dias parou novamente o que eu faço ja desliguei novamente na primeira vez passou 24 horas com a porta aberta ate descongelar tudo, eu acho que ela tem um problema no degelo o que vc pode fazer por mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso te dizer para acionar a loja da rede autorizada para resolverem o problema, como está na garantia, apenas eles ´podem abrir, verificar e corrigir o problema, esse modelo tem queimado resistencia de degelo, e com ela queimada, forma-se um bloco de gelo no freezer e impede a circulação de ar, não estou dizendo que é o caso da sua, mas tem grande possibilidade de ser, ligue na autorizada, explique direitinho o que está ocorrendo, para que eles já levem a peça, para resolver logo na primeira visita, abraço

      Excluir
  56. obrigado pela resposta celso. as lojas não tem respeito pelo o consumidor é um desabafo mais vc acha que gasto quanto se eu mandar um técnico fazer o serviço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não disse que não tem nem um mes de uso? então não vai gastar nada, a geladeira está na garantia, ligue na autorizada mais proxima da sua casa e agende uma visita, eles não cobram por serviços em garantia, se não souber qual é a loja, basta entrar no site da consul, ou vá na lateral do meu blog, em MARCADORES, vá nã guia AUTORIZADAS, lá clque na consul, e basta por seu CEP, que vão te dar endereço e telefone da loja mais próxima de você ok, abraço

      Excluir
  57. Olá Celso, preciso de uma ajuda, vc está on line?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não respondo online não, faça uma pergunta aqui que eu tento ajudar você ok, abraço

      Excluir
  58. celso. boa noite. Geladeira Consul Facilite Frost Free 342L (CRB39) como vc falou tem queimado resistencia de degelo frequente vc sabe onde posso localizar essa resistência para eu trocar ou chamar um técnico quanto é que sai esse serviço so para eu ter uma noção se puder responder fico muito grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guedes, vou te passar um link com valor da peça, a mão de obra você tem que negociar com um técnico, mas antes peça para ele testar e ver se realmente a resistência está queimada ok, abraço

      http://friopartes.com.br/prod,idloja,12861,idproduto,3439614,resistencia-ge-consul-de-gelo-crb36ab-crb39-220v

      Excluir
  59. Boa noite!

    Celso, tenho uma consul frost free modelo crm 30D8, ouve uma queda de energia e a geladeira parou de ligar o motor e disparar a ventoinha. Troquei a placa e voltou a ligar o motor e a ventoinha, POREM NÃO GELA.... O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, para que a geladeira comece a congelar é necessário um tempo, visto que ela estava parada, precisa de umas duas horas para que os alimentos comecem a perder calor, e dependendo da quantidade de alimentos, precisa de muitas horas, isso não acontece de imediato, quanto tempo tem que você fez a substituição da caixa controle (placa)?

      Excluir
    2. Ok. Entendi, pensei que ela acionava de imediato.
      Muito obrigado!

      Excluir
  60. Celso, Boa Tarde!

    Possuo um refrigerador FrostFree da Consul, modelo CRB36AB (que pelo visto é problemático devido ao grande nº de reclamações feita pelo seus consumidores), e o meu problema é o clássico: Está criando gelo no evaporador e como fica obstruido acaba não refrigerando corretamente a geladeira.

    Para se ter uma idéia, já troquei o fusível térmico (termo-fusível), já troquei os 2 sensores de temperatura, já testei a resistência de degelo e ela está funcionando corretamente. Não sei mais o que fazer, acho que irei transformar ela em um banheira para os fins de semana.

    Vc teria alguma ideia do que mais eu poderia fazer para arrumar de vez esse refrigerador?

    Desde já te agradeço pela atenção!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago,
      As peças mais trocadas para esse modelo, são as que você já trocou, resistencia é o que mais se troca, e você disse que a sua está aquecendo, fusível térmico e sensor trocado, nem sei o que te dizer, peça para um técnico da autorizada fazer um orçamento, orçamentos não tem custo, se for em região próxima a rede autorizada.

      Excluir
    2. Muito obrigado pelo retorno Celso.

      Não sei se ajuda a esclarecer, mas neste exato momento estou realizando o degelo manual e me deu "um estalo" e resolvi fazer algo que me passou batido todo esse tempo, que é o teste de continuidade nos terminais. Para a minha surpresa, não está chegando corrente no terminal do fusível térmico. Onde fica a outra ponta deste fio? É possível/provável que este fio tenha se partido pelo caminho dele? Há algum problema/restrição(grande diferença na potência?) se eu ligar o par de fios do fusível térmico no par de fios da resistência de degelo - isso funciona de forma aceitável e segura?

      Te agradeço mais uma vez pela sua atenção.

      Atenciosamente,

      Excluir
    3. Não pode mudar a configuração da fiação, o fusível térmico alimenta a resistencia de energia elétrica, desde que o freezer tenha -13 graus, como você está degelando, não vai mesmo ter corrente, quando congelar e estiver em temperatura igual ou inferior a -13 graus, vai liberar passagem de corrente, por isso não ligue ele direto á restistência, possivelmente a placa nem vá ligar a geladeira.
      O fusivel térmico é um item de segurança para que quando a placa mandar corrente para resistencia, esteja tudo congelado, vamos supor que por algum motivo não tenha formação de gelo que de no mínimo -13, vamos supor que a placa mande corrente para resistencia e não tenha gelo no freezer, o que vai acontecer? vai derreter toda a parte plástica do produto, já peguei um produto freezer em que um técnico de rua, eliminou o bimetálico, o compressor parou mas a resistencia entrou sem ter gelo, quando abri o freezr, as gavetas e tudo mais virou um monte de plastico derretido, resumindo, perca total.
      Acho que você deveria acionar a assistencia autorizada, para que verifiquem seu caso, está fora dos padrões de defeito.

      Excluir
  61. Celso,boa tarde!

    Tenho uma geladeira brastemp brm35bbbna,(essa bomba atômica)ela ficava dando estalos na placa eletrônica,e não ligava a geladeira,foi trocado a placa eletrônica e resolvido o problema,mas apareceu outro,começou a acumular gelo atras da proteção do refrigerador e bloqueava a entrada de ar frio para a parte de baixo,foi feito o degelo e ficou bom,mas depois de 10 dias acumulou gelo de novo e bloqueou a entrada de ar frio para a parte de baixo,foi trocado o sensor de campo e o fusível térmico,mas ai deu outro problema,a geladeira funciona por alguns minutos e depois para e o condensador está esquentando muito,e aí tiro o plug da tomada e ligo a geladeira volta a funcionar por alguns minutos e para e o condensador está muito quente,o que pode ser?Obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, nunca vi esse defeito não, aparentemente o compressor está com alta amperagem, ou então colocaram peça errada na geladeira, e a caixa controle está tendo problemas, digo isso porque você disse que trocou o kit sensor para campo, esse modelo não usa kit sensor para campo, quem usa essa peça é a BRM35A, verifique isso, porque o sensor de temperatura, e o kit sensor para campo tem o mesmo formato a peça, mas tem códigos e funções bem diferentes.

      Excluir
  62. Mais um pra série BRM35BRANA. Compressor não arma. Substituído rele de partida e caixa de controle mas problema persiste. Compressor (Tecunseh) arma direto em 110v. O que você acha que pode ser?
    Desde já agradeço.
    Danilo Macedo
    danilo.macedo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ligando direto ele parte, e sendo energizado pela caixa controle (placa) ele não está ligando, pode ser o sensor de temperatura, embora isso seja muito difícil ocorrer, talvez a caixa controle esteja com problema, veja se a caixa controle é original?
      Quando ocorre esse problema de não partir é apenas caixa controle, quando bloqueia trocamos caixa controle e fusível termico, mas trocar caixa controle e não funcionar nunca tinha visto não, por isso perguntei se é original.

      Excluir
  63. boa noite gostaria de saber por que minha geladeira não desliga
    como posso testar o termostato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O termostato não tem teste não, se não desliga pode ser que esteja no máximo, caso não seja isso, e ele já esteja no mínimo, tem que trocar a peça, e se os alimentos estão congelando onde deveriam resfriar com certeza é o termostato o problema, você não me disse o modelo da geladeira, geladeiras novas e frost free, não usam mais termostato, usam outra peça que se chama damper termostático, não sei a marca e o modelo da sua geladeira, por isso não sei se usa damper ou termostato, mas nos dois casos, congelamento de alimentos só se resolve trocando ok Fernando, abraço

      Excluir
  64. ola celso, meu nome é cleo tenho uma brastemp frost free brm 35a, e derrepente ela parou de gela tudo, fica dando uns estalo no motor mas não liga, o freezer esta ventilando normal, ja tirei da tomada de um dia pro outro e nada, sera q voce pode me ajudar, muito obrigada e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem certeza que é BRM35a, se for mesmo esse o modelo exato, troque o módulo de potencia que fica perto do compressor. em quase todos os casos é a placa eletronica que se chama modulo de potencia e fica perto do motor, mas para ter certeza absoluta Cleo, retire os dois fios que vão no motor, e ligue com um cabo de força o motor direto na tomada, se ele partir, deixe funcionar por 10 minutos, e então compre o modulo e troque, são apenas dois parafusos que prendem ele, o módulo, olhando por trás, fica do lado esquerdo do motor, preso no gabinete, abraço

      Excluir
    2. ola celso, fiz o q voce me indicou, só q quando tirei percebi q o automatico estava derretido, então troquei somente ele e ela funcionou, esta fazendo refrigerando normal, mas percebi q!!!! não esta desligando, fiz tudo isso as 14:00hs e são 16:20hs e ela continua ligada, o que voce acha troco mesmo a placa? MUITO OBRIGA VOCE É UMA LUZ PARA NÓS, ABRAÇOS.

      Excluir
    3. Demora muito pra desligar, comece a se preocupar depois de 24 horas sem desligar, ela tem que retirar calor dos alimentos, e dependendo da quantidade que está dentro pode demorar mais que 24 horas, mesmo vazia tem que refrigerar o ambiente interno, deixa de ser aguniada Cleo, amanha vai estar tudo normal, abraço

      Excluir
    4. celso vc é demais, parabéns não só pelo blog mas por toda essa paciencia e por responder assim tão rapido a todas as nossas perguntas, q deus lhe abençoe e lhe pague por tudo isso, tudo deu certo aqui, gastei 28,00 economizei pelo menos 150,00, meu muito obrigada...desculpe-me pelo anonimo. PARABÉNSSSSS

      Excluir
  65. Maria Aparecida Nogueira15 de maio de 2013 às 16:59

    Maria Aparecida 15 de maio de 2013

    Tenho uma Brastemp antiga, modelo BRJ44D10 S. 3JN276152 até ontem ela funcionava relativamente bem, só tinha que descongelá-la frequentemente pois formava muito gelo, principalmente na parte central do congelador. Também a placa de alumínio que fica dentro da geladeira as vezes se enchia de gelo. Hoje ela parou de gelar, o motor liga e desliga em seguida, como se não desse a partida direito. O motor esta quente. Mas a luz interna acende normalmente. Você tem ideia do que possa ser esse problema? Ficaria muito agradecida se pudesse me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Maria, a possibilidade é que o motor, ou seja o compressor dela esteja com alta amperagem e esteja desligando pelo protetor térmico, então sem ver, e pelas suas informações, fica evidente que é o compressor, mas peça para um técnico avaliar, você disse que ela já tem alguns problemas de vedação, por isso forma gelo em excesso, veja um orçamento geral, se confirmado que é mesmo o motor, peça para o técnico ver quanto custaria a troca das gaxetas (borrachas) e depois analise se compensa mesmo o conserto, motor de geladeira é caro, e dependendo do que ele diga, veja se não é hora de trocar por uma mais moderna e economica, essa é minha dica querida, abraço

      Excluir
    2. DE MOMENTO OBRIGADA PELA RESPOSTA, VOU TENTAR DEPOIS DE CONTO, ABRAÇOS.

      Excluir
  66. Boa tarde Celso ,tenho uma geladeira eletrolux frostfree e de repente parou de gelar o motor esta ligando ,mais quando vai fazer aquele barulho para gelar ela não arma o que deve ser?
    muito obrigado desde já pela atenção - Alexandre CArneiro Cavalcante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não me passou o modelo, com modelo fica mais fácil para identificar, pois cada modelo tem suas características, pelo que me disse pode ser o próprio motor, ou então a placa eletronica, passe o modelo que eu vejo melhor as possibilidades ok, abraço Aelxandre.

      Excluir
  67. Boa noite Celso! Meu nome é Emerson. Minha geladeira no verão é ótima gela rápido e mantém muito bem a temperatura. Jáessa época quando fica frio ela não gela quase nada. Quando volta esquentar a temperatura ambiente, ela gela super bem novamente. Como estamos chegando no inverno já estou tendo dificuldades novamente. A Marca é Brastemp modelo BRD47B (acho q é esse) ela é Duplex Cycle Defrost. Não é problema de aumento ou diminuição o termostato. Já tentei de todas as formas e no inverno ela fica muito tempo desligada mesmo estando no máximo. Se puder dar uma luz de como resolver o problema agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peça para um técnico analizar seu produto, ele tem evaporador grande e não é frost free, e também tem a placa fria na compartimento refrigerador, por isso, dependendo da estação do ano, ele vai dar uma variação de rendimento, já vi alguns modelos identicos ao seu assim, o gás rende mais no inverno, e com gás em excesso, por incrível que pareça, o produto perde rendimento, mas se retirar gás tem que ser muito pouco, porque quando chegar o verão, pode dar insuficiência, é um caso complicado sua geladeira, mas faça como disse, peça para um técnico experiente verificar, abraço

      Excluir
    2. Realmente muito rapida sua resposta e vou seguir seu conselho.....Obrigado mesmo e acho q é mais complicado que pensei....abraço Emerson

      Excluir
    3. Abraço amigo, e peça para o técnico só fazer alguma intervenção no produto se for para ficar bom, porque no mercado tem gente que visa apenas ganhar dinheiro naquele momento, se alguém te cobrar alguma coisa, tem que ser para te vender uma solução, eu vendo soluções e cobro por isso, se for para trocar seis por meia dúzia, melhor deixar como está entende, abraço amigo

      Excluir
  68. Boa noite Celso! Meu nome é Wagner. Minha geladeira brastemp fross free modelo brm35b, começou a apresntar estalo, com dificuldade de arma para gelar,dias antes descogelou os alimentos do freeze e por ultimo começou a jogar ar quente estragando todo alimento que nela estava, hoje ela da os estalos joga ar quente e desarma e fica nesse ciclo.
    Não sei o que pode fazer, caso puder da uma ajuda agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse modelo apresenta um problema grave de vazamento de gás interno, coloque a mão no motor (compressor) se ele estiver quente, caracteristica de que está ligado, e o ventilador joga ar quente, significa que perdeu todo gás, peça para um técnico verificar isso pessoalmente, porque pode apenas ser um problema de placa eletronica, mas acho que é gás, porque quando é a placa o ventilador não liga, mas como você disse que joga ar quente, tem uma grande possibilidade de ser ausencia de gás, e não tem como corrigir, pois o vazamento é interno, mesmo repondo gás, geralmente não dura mais que tres meses, mas como disse, peça para um tecnico verificar pessoalmente, abraço

      Excluir
  69. Obrigado pela ajuda vou acionar o tecnico.

    ResponderExcluir
  70. Fiquei surpreso e grato e admirado pela sua resposta no mesmo dia. Obrigado pelo seu comprometimento com pessoas que você nem conhece. Deus o abençoe muitíssimo!

    Em 3 de maio de 2013, às 14:02 h, lhe falei sobre minha geladeira Brastemp (Frost Free 440 modelo BRM44ABANA, série JL1088221) e você respondeu dizendo..."Sua geladeira não tem fusivel, tem kit sensor para campo, termostato bimetálico e módulo de potencia, aparentemente é um problema no módulo de potencia, e só vai resolver trocando...".
    Agradeço pelas suas dicas, que foram indispensáveis ao processo de reparo do meu aparelho nesta fase de escassez. Quando escrevi para você eu já estava de posse de novo bimetal, pois foi muito barato. Substituí o antigo mas o problema continuou. Quando abri o freezer para proceder a esta substituição, vi uma peça parecida com o fusível térmico que você postou, e que eu entendi que era a tal da Resistência Térmica que controla o degelo. Só que ela não tem dois fios, mas, um só, mais grosso ou dois fios cobertos por revestimento plástico. O fato é que estes fios saem dela e entram em um furo no fundo vertical da geladeira e vão não sei pra onde. Para onde vão? Como acessar , caso tenha que trocá-la ( apesar de eu não ter encontrado gelo ali quando abri o freezer)?
    Perguntas: O módulo de potência é aquela peça plástica que fica acoplada ao motor? Ou será uma caixa plástica um pouco maior que fica próximo ao motor? Haveria algum site onde eu poderia identificar os componentes desse modelo através de fotos ou vídeos?
    Desde já agradeço sua disponibilidade, pois, o que o homem semeia na "Terra", da "Terra" ele colhe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mande-me fotos da sua geladeira com o freezer aberto e desmontado se possível, no email celsojair@gmail.com não me recordo de detalhes do seu comentário, já são quase 1300 comentários, mas se eu disse na ocasião que era o módulo, ainda continuo afirmando mesmo sem me recordar dos detalhes da sua primeira pergunta. mande as fotos que eu identifico pra você, mas não tem nenhum componente que tenha apenas um fio, acho que há um equivoco aí, mande também uma foto da parte traseira, ai mostro onde é o módulo pra você, mas é bem fácil, olhando a geladeira por trás, ele fica no cantinho inferior esquerdo do compressor, preso ao gabinete por dois parafusos de 1/4', não tem como errar, aguardo as fotos, abraço

      Excluir
  71. cara comprei o tal kit do sensor de campo,pois bem ai o tecnico nao deu conta de trocar porque ao abrir o refrigerador pra troca do sensor la no diito lugar tem dois sensores iguais e um colado no fundo da geladeira(parede) e o outro grudado em um caninho tipo serpentina
    obs:ja trocou o termofusivel e o sensor ele nao sabe qual substituir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo são muitos comentários, quando for postar, poste na sequencia da minha resposta aí eu acompanho o caso todo em um só lugar, assim posso analizar todo contexto ok.
      o kit sensor é o que fica mais próximo do ventilador, mas se quiser mande-me uma foto do freezer desmontado, que eu localizo ele pra você, mande no email celsojair@gmail.com, coloque o assunto, que é onde está o kit sensor, abraço Fábio

      Excluir
  72. tenho uma geladeira da marca GE duplex degelo seco e ela parou de gelar o tecnico trocou o filtro e colocou o gas a primeira vez ela gelou hums 20 dias depois parou de gelar ele veio colocou o gas novamente e ela gelou hums 60 dias, ela gelava e dencongela sozinha ficou desse geito todo esees diase e ligo ela tem hora que gela e tem hora que não gela nada. ele agora ta me dizendo que pode ser furo interno e me disse que eu comprase uma geladeira nova.e ele me falou que pode ser agua dentro do motor que ele vai tentar trocar o filtro e da um vacoo de 10 horas,faço o que compro outra ou devo pedir para ele mexer em algum lugar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente...
      Eu não conserto GE, apesar da GE ser uma marca americana conceituado no mundo, aqui no Brasil, ela é fabricada e atendida pela DAKO, produtos ruins, assistencia ruim, sem peças e sem qualidade.
      Por isso não atendo e nem nunca me empenhei em aprender, porque produto ruim, quem muitas vezes leva a culpa é o profissional técnico, veja esse que foi aí, parece que ele não sabe consertar, quando na verdade você comprou um produto com defeitos sem solução, defeito de fabricação com material ruim, isso acontece também com outras marcas? sim acontece mas é raro você ver isso em Brastemp/Consul/Electrolux.
      Vou te dar mais uma dica, compre outra geladeira e escolha uma das tres marcas que eu acabei de falar, pois a DAKO, também fabrica GE-DAKO-MABE-CONTINENTAL-BOSCH
      Então não gaste mais com esse produto, desapega e compre outro, abraço e desculpa a sinceridade, eu falo essas coisas não pra defender uma marca e queimar a outra, falo isso, para que as pessoas que leem meu blog, pesquise sobre o que eu estou falando, e tenham uma informação a mais quando for comprar um produto, e falo isso também baseado em meus 18 anos consertando eletrodomésticos, fui gerente da segunda maior assistencia autorizada de uma grande marca no Brasil, falo isso com alicerce pra falar, apenas para ajudar, essa é, foi e sempre será minha intenção, ajudar. grande abraço amigo/a.

      Excluir
  73. Celso, tenho uma Biplex Consul 480 mod.CDR48D e o freezer gela ate d+ so q o refrigerador ta fraco... gelando quase nada...........o q pode ser????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou imaginar que você mandou o modelo errado e que o modelo correto é CRD48 tá bem.
      Pode ser que ela esteja sem fazer os degelos automáticos que tem que fazer até tres vezes por dia, e assim formando uma grande quntidade de gelo no compartimento freezer, e então esse gelo não deixa que o ar circule, quem faz a circulação de ar é um ventilador que fica no freezer.
      O defeito mais comum nesse modelo é Placa eletronica que se chama caixa controle, e junto com ela o fusível termico.
      Mas existem outras possibilidades, que é resitencia queimada ou ventilador queimado, tem que abrir o freezer e descobrir se realmente existem peças queimadas, e se há formação de gelo em excesso, algumas peças internas no freezer são de isopor, muito cuidado, o ideal seria chamar um técnico competente para ver sua geladeira

      Excluir
    2. Celso, boa noite.... realmente nela esta CRD48D vc tem razão..... olha ela realmente esta fazendo gelo d++++++++ no freezer já tem um tempo, foi após uns apagões da 'abençoada' LIGHT aki no RJ, bom queria saber a localização dessas peças, 1o: todas ficam no freezer ou a placa fica no refrigerador mesmo...??? 2o: como meu freezer tem gelo d+++++++ não sei se abro por dentro ou por traz da geladeira....????? da uma força ai......

      Excluir
    3. Sinceramente, acho que voce não vai conseguir, o fusivel termico fica dentro do freezer, tem que retirar os acessários, e a tampa que fecha o fundo, além do mais tem peças de isopor que fazem parte da montagem do freezer, e voce pode quebrar ao tentar desmontar, ja a placa eletronica ou caixa controle, fica perto do motor, do lado esquerdo presa ao gabinete, acho melhor voce chamar um profissional tecnico para averiguar direitinho isso pra você, não estou desmerecendo sua capacidade, mas não é um serviço fácil, além do mais, se você tentar e acabar quebrando uma peça como o evalorador do freezer, fica quase inviável o conserto depois, ok.

      Excluir
  74. Ola amigo boa noite.Estou comecando no ramo de refrigeracao mas encomtrei um problema logo de cara.Uma geladeira GE 410 duplex ela so gela a parte de cima a debaixo nao.Abri a tempa do congelador e dentro timha muito geloEstas geladeira tem placa fria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha amigo, infelizmente eu não trabalho com GE, são extremamente problemáticas, e apesar de ser uma marca americana, no Brasil, quem fabrica e presa assistencia é a DAKO, são produtos de qualidade inferior.
      Mas se é frost free, e eu não sei se é, mas caso seja, refrigeradores frost free, não tem placa fria, tem apenas evaporador no compartimento freezer, e um ventilador faz o ar circular no freezer, e faz o ar descer por dutos, para refrigerar o compartimento refrigerador, o que pode estar ocorrendo aí, caso ela seja frost free, é que o ventilador pode estar queimado e ela não faz o ar circular, outra coisa é que se no compartimento freezer tiver uma grande quantidade de gelo, mesmo com ventilador ativo, o bloco de gelo, impede a circulação de ar, aí então você tem que testar a resistencia de degelo e o bimetal, não sei se essa usa bimetal, porque não conheço o produto, mas veja isso, outra possibilidade é placa eletronica e sensores, geladeiras novas usam sensores, esse é o caso das marcas que eu trabalho, BRASTEMP/ELECTROLUX/CONSUL, todas usam sensores e fusíveis térmicos hoje.
      Não sei se ajudei de alguma forma, mas é a única informação que eu posso te dar no momento ok, abraço

      Excluir
  75. Bom dia Celso!

    Minha tia tem um freezer Consul modelo CRD36, do nada ele parou de funcionar, a luz interna acende, mas o refrigerador e o freezer não funcionam. Ontem quando movi ela do lugar fez barulho precisei chacolha-la um pouco e para minha surpresa voltou a funcionar, só que hoje de manhã parou novamente. O que você acha que pode ser?

    Agradeço,
    Andréa

    ResponderExcluir