quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Dicas de uso do Fogão



Recomendações básicas sobre uso

   Sobre fogões as recomendações não são muito complexas, produto de manuseio fácil, mesmo assim, existem cuidados que nunca são demais recomendar.
   Sempre quando terminar de usar as bocas superiores, não baixar o tampão de vidro, espere dissipar o calor que foi gerado durante o uso, acontece, muitas vezes, de o cliente baixar a tampa com as bocas ainda quentes, o vidro que é temperado, vai se submeter á alta temperatura, no momento em que o vidro esquenta nada ocorre, mas geralmente, de madrugada, quando a temperatura se inverte, e o vidro esfria muito, acontece um destempero de temperaturas e o vidro explode, esfarelando e geralmente causando um grande susto pelo barulho.
   Outra recomendação, é sempre esperar esfriar as tampinhas das bocas, cujo nome correto é espalhador, a base onde a tampinha é posta, chama-se queimador, quando a pessoa retira essas peças ainda quentes pra lavar, elas destemperam o metal, que é alumínio, isso faz com que as peças, em um prazo curto de tempo, comecem a deformar, prejudicando no cozimento dos alimentos, pois as chamas ficam desuniformes, portanto, sempre espere esfriar os queimadores e espalhadores, para levá-los á pia.
   Acidentes, que chamamos de sinistro ocorrem muito com mau uso do formo, pra acender o forno, se o fogão for de acendimento elétrico, é necessário que se faça sempre com a porta do forno aberta, pra que entre oxigênio suficiente para a queima do gás e acendimento correto do forno, antes de fechar o forno, verifique se realmente está aceso, caso contrário, não acendendo o forno, pode ocorrer um grande acumulo de gás no interior do fogão, e quando o cliente percebe que não está aceso, aperta novamente a ignição, provocando explosão do forno, e a porta do forno é arremessada contra as pernas do usuário, é o que mais ocorre nesses casos, além de ferimento grave, ocorre também queimaduras.Caso você tenha uma dúvida, poste uma pergunta em comentários que eu terei prazer em informar. Felicidades á todos.
   Obs: brevemente postarei sobre mangueiras e instalação correta.

Quer um presente? Leia o texto abaixo

O que separa você, dos seus sonhos, são suas atitudes, ou a falta delas, então vou deixar uma dica preciosa pra você: O ramo de manutenção em eletrodomésticos é muito lucrativo se levado a sério, então porque não se profissionalizar, imagina que você quer ser profissional em qualquer outra área, vai estudar no mínio 02 anos, gastar muito dinheiro e tempo, até se formar, depois vai ter que arranjar um emprego, então ...

Fazendo um curso na área de manutenção de lavadoras e geladeiras, nos dois ou três primeiros serviços você já paga o que investiu, vai se aperfeiçoando e digo sem mentira que pode ganhar até 10 salários por mês, isso só depende de você, digo isso porque sou profissional, então falo com conhecimento de causa, vá além, invista um pouco em você, mude de vida, de uma vida melhor a si mesmo, a sua família, a seus filhos. E isso já nos primeiros dias, fazendo um curso de qualidade.

Vou deixar aqui abaixo, lista de bons cursos de manutenção e lavadoras e geladeiras, e me ouça, em muito pouco tempo você vai agradecer por ter lido esse texto, mas não agradeça a mim, agradeça a você mesmo que teve atitude de mudar sua vida.

 

Curso: O melhor das lavadoras

https://go.hotmart.com/S51323767G?dp=1

 

Curso de manutenção de geladeiras

https://go.hotmart.com/T51324515D

 

Curso de Conserto de Placas Eletrônicas, Lavadoras, Lava e Seca e muito mais:

https://go.hotmart.com/I51361595V?dp=1

 

Curso Completo em ar condicionado:

https://go.hotmart.com/N51362043Q



57 comentários:

  1. Celso, tenho um Refrigerador GE Frost Free, tenho ele a menos de um ano , mas de 3 em 3 meses ele me incomoda, tipo ele para de gelar a parte de baixo do freezer o refrigerador , dai eu esvazio ele todo passo aguá nele , mas essa semana q passou dia 7 de fevereiro eu fiz a mesma coisa lavei todo mas ai funcionou o refrigerador dois três dias, nau sei oque faço se mando parra a assistência, mas a minha cidade e muito longe das q tem Assistência, ela tem painel digital nau sei se é a programação, mas estou usando a programação do manual, a primeira vez que tive que fazer isso saio um pouco de sujeira , mas nas outras nau saiu nada de sujeira, oque poderia ser ?? oque eu posso fazer a meu alcance, Meu EMAIL : locksw@gmail.com, Obrigado desde já, Boa nt.

    ResponderExcluir
  2. Willian, aparentemente é um problema de bloqueio, acho que você deveria tentar resolver isso com a assistência técnica autorizada, visto que seu produto ainda está na garantia, eu particularmente não faço manutenção em eletrodomésticos GE, porque mesmo sendo uma marca americana e conceituada, aqui no Brasil quem fabrica e presta assistência é a DAKO, e eles são péssimos em atendimento, pode ver a etiqueta atras do produto, fabricado por dako, então se você puder fazer um chamado pra garantia resolver, melhor, mesmo que você tenha que pagar uma taxa de locomoção do pessoal da assistência. caso isso não possa ser feito, você pode postar nova pergunta, que eu vou ver com pessoal que trabalha na assistencia da dako aqui e ver pelo defeito que você me informou, quais as peças que tem sido trocadas pra sanar o problema, mas mande-me o modelo correto do refrigerador, você vai encontrar na etiqueta atras do refrigerador ok, fique ´q vontade pra perguntar, boa noite

    ResponderExcluir
  3. Oi,gostaria de saber onde devo colocar o ponto de gás vou comprar um fogão convencional e uma coifa de ilha, mas li algo relacionado que o ponto de gás tem que ser pelo piso quando se tem uma coifa de ilha é verdade? estou construindo e preciso tirar esta duvida antes que seja tarde,desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Emanuele, com certeza o pessoal responsável pela obra tem capacidade pra resolver essa sua dúvida, mas na dúvida é sempre melhor procurar saber mesmo, como seu fogão vai ficar em uma ilha, a única forma de chegar gás, é mesmo pelo piso, o material usado é obrigatoriamente um cano de cobre, a medida é 3/8".

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Olá Celso, depois de arrumar minha Lavadora Brastemp, vou ao próximo conserto. Tenho um fogão Brastemp De Ville, tem um dos bicos que está vazando gás mesmo com o botão desligado. Tenho de fechar o registro, bem complicado, às vezes é esquecido e os riscos são muito grandes. Não sei qual peça pode estar com problema e se podes me auxiliar mais uma vez... Grata,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, posso tentar, mas devile é uma linha de fogões e tem muitos modelos dele Mari, veja o modelo dele certinho, tem uma etiqueta no produto, geralmente fica atrás dor produto, mas vazamento geralmente está relacionado as tornerias, as vezes apenas um aperto resolve, por isso preciso saber o modelo exato, ou se não tiver o modelo, mande umas fotos para celsojair@gmail.com

      Excluir
  5. Boa noite, Celso.

    Cá estou novamente no seu site, agora com dúvidas sobre me fogão brastemp. Não deve se lembrar, mas você já me ajudou a resolveu um problema com a minha geladeira; agora volto a lhe importunar novamente para tentar resolver ou pelo menos saber um pouco o que está acontecendo com o meu fogão antes de chamar um técnico.

    Tenho um fogão brastemp da linha clean que comprei um pouco mais de um ano, ou seja, está fora de garantia. Apesar de não utilizar muito o forno, já faz algumas semanas que tenho notado que todas as vezes que eu o utilizo ele se apaga. Nunca tive problema em acendê-lo. O problema acontece da seguinte forma: eu acendo o forno na temperatura alta e, depois de aquecido, quando diminuo a temperatura, poucos minutos depois, a chama se apaga. Hoje, preparando um pudim, o forno se apagou duas vezes após eu diminuir a temperatura. Liguei o forno novamente e ele voltou a apagar minutos depois. Já tinha notado acontecer isso semanas atrás quando assava uma pizza. Atualmente está praticamente impossível assar alguma coisa no forno sem estar monitorando se a chama apagou!

    Tem alguma ideia do que possa estar acontecendo? Devo chamar mesmo um especialista?

    Grata pela atenção,
    Lorena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tem que chamar sim um técnico capacitado, seu fogão tem peças que não tem em fogões comuns, então tem técnicos e técnicos, e estou cansado de ver orçamentos errados por falta de conhecimento, mas eu vou tentar te ajudar bastante aqui, se tivesse dado uma olhada na ABA de fogões lá emcima no blog, já teria matado a charada, mas já que não deu uma passeada pelo blog, eu vou te colocar a postagem aqui, que tem a resposta exata para seu problema aí ok, abraço querida e volte sempre que precisar, se eu puder ajudar...

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/03/fogao-nao-mantem-forno-aceso-modelo.html

      Excluir
  6. Fiz um comentário parecido em outro post, mas acho que se encaixa melhor na postagem de recomendações. Aproveitando a foto, estou interessado num fogão duplo forno, por ter perguntado para minha mãe e sogra e elas duas terem gostado da ideia. Tenho lido sobre o modelo 76DTX (sem o painel eletrônico que tem no modelo da foto), e vi algumas reclamações que achei absurdas, como peças (espalhador) se deformando (não sei se somente pelo choque de temperatura que você comentou), chapa de inox com corrosão e fornos com baixa potência, quando comparados com forno simples, e às vezes sem poderem ser acendidos ao mesmo tempo, relatado por alguns consumidores. Se você puder comentar mais sobre essas questões e mais qualquer coisa que seja do interesse de quem esteja pesquisando modelos para compra, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. li seu outro comentário e respondi, mas deixo aqui para que outros leiam>>>>
      Diorgenes,
      Não sou especialista em fogões, mas conserto principalmente os Brastemp, Electrolux eu passo para a autorizada deles, fogões tem esses questionametos sim, vou dar alguns detalhes que fazem a diferença.
      1 - vejo gente lavando fogões e principalmente forno com água, jatos de água, internamente fogões tem lã de vidro, que com água vão encharcar e evidentemente enferrujar.
      2 - vejo pessoas retirando os queimadores e espalhadores, aquelas tampinhas das bocas, pois é vejo retirando elas quentes e jogando na pia pra lavar, não pode, o metal que que ser esfriado para ira água, não pode ir quente, ele destempera e na hora nada ocorre, mas a longo prazo vai descascar sim e pipocar o metal.
      falei desses dois problemas porque voce citou ferrugem e deformação das tampinhas, eu te dei resposta do que causa isso, MAU USO. Nada resiste ao mau uso, todo produto se usado corretamente, teria com certeza 80% menos chance de apresentar problemas.


      .....

      Eles trabalham sim com os dois fornos ao mesmo tempo, seria meio insano fazer dois fornos que não pudessem ser usados ao mesmo tempo, digo insano pra não falar burrice, se tem dois fornos eles funcionam sim, tem entradas de gás independentes e tem que funcionar.

      Excluir
  7. meu amigo, me ajude, por favor, risquei com esponja do lado verde o fogão inox electrolux 5 bocas... o produto scoth brite "limpa inox" da jeito de tirar os riscos que fiz com a esponja verde? ou uma caneta tira riscos usada para carro? o que devo usar??? muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Beth, já te respondi mais cedo em outra postagem, não tem como resolver isso aí não, não pode usar essa esponja em inox, para limpar inox, apenas pano umido com detergente neutro, ou com alcool

      Excluir
  8. obrigada, amigo por responder, abraços!

    ResponderExcluir
  9. Boa Tarde,
    Gostaria de uma recomendação de vocês de marca/modelo de fogão 4 bocas, com um bom custo/benefício.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fogões confiáveis hoje, Brastemp e Electrolux, quanto a modelo e marca, não podemos especificar, todo dia tem coisa nova no mercado, voce tem que ver entre essas marcas, uma que se encaixe no seu orçamento, que seja de estética do seu agrado, enfim, ver os produtos disponiveis no mercado e escolher um que mais te agrade.

      Excluir
  10. Boa noite,
    A tampa do meu fogão estourou um tempo após eu fechar, ainda está na garantia tenho como conseguir outro vidro, o que tenho que fazer, é um fogão 5 bocas eletrolux acendedor automático e grill...
    obrigada Suely

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suely, não sei se vai conseguir que eles troquem não, pois no caso foi mau uso, quando você fecha a tampa com o fogo ainda ligado, ou fecha imediatamente apos usar, o vidro aquece muito, na hora nada acontece, mas por ter destemperado o vidro, quando a temperatura se inverte ele explode.
      Ligue na autorizada mais perto de você, ali encima no blog tem uma aba AUTORIZADAS, e diga que do nada o vidro explodiu e ainda está na garantia, veja o que eles vão dizer, vamos torcer para que eles troquem, diga que do nada explodiu.

      Excluir
  11. Boa tarde!!!
    Hoje quando fazia almoço estourou o vidro de dentro do forno em pedacinhos...posso usar ele assim mesmo.... ele é da Brastemp (unique protege)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, não pode usar o forno não, o fogão sem problemas, o forno sem trocar o vidro não pode não, o vidro que protege do calor é o interno, o externo é somente estética, se usar pode estourar o outro também, providencie a troca o quanto antes.

      Excluir
  12. Olá Celso, parabéns pelo blog!!! Minha dúvida é quanto a largura do fogão de embutir 4 bocas da brastemp, uns sites falam q é de 51 cm e outros falam q é de 54 cm será que você saberia informar qual a real largura deste fogão? Meu espaço possui 56 cm de largura. Agradecida desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode haver variação de modelo para modelo, então tem que ter o modelo exato do fogão que deseja comprar, assim teremos um modelo, para achar o manual, e ver quais as medidas exatas, sem modelo não tem como ver isso não.

      Excluir
    2. Fogão Brastemp Ative! Timer Inox - 4 bocas de Embutir
      FOGÃO - Cód. do produto: BY750BR

      Excluir
    3. nformações Técnicas
      Cor Inox
      Lâmpada do Forno W/V 25
      Peso Com Embalagem kg 31,5
      Peso Sem Embalagem kg 28
      Potência Queimador Forno W 1000 - 2400
      Potência Queimador Rápido W 1000 - 2400
      Potência Queimador Semi Rápido W 1000 - 1800
      Dimensão do Nicho para Embutir (AxLxP) mm 670x510x550
      Temperatura do forno (mín. - máx.) 180C - 280 / 290 C

      Olhe em dimensões do nicho para Embutir, A= altura L= largura e P= profundidade, lembrando que tem que se respseitar os espaços laterais e de fundo, para ventilação.

      Excluir
    4. Então a resposta é 51 cm, esses dados ali encima, eu fui buscar no site da Brastemp, não pode estar errado viu, abraço

      Excluir
  13. boa noite,Celso estou com um problema no meu fogão, quando acendo meu forno ele acende normalmente mas reparei que acende a parte de tras do fogão (chapa) onde fica fechado o que tenho que fazer?me ajude muito obrigada desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi, o fogo só pode sair pelo queimador, não pode ter fogo em qualquer chapa ou outra parte, mesmo que seja de metal, se pude me mande foto desse problema, com fogo aceso é claro, no email celsojair@gmail.com

      Excluir
  14. Celso, e cooktop da Brastemp? Você recomenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, claro
      É tendência hoje, por causa de espaço e estética
      E Brastemp tem conceito em todos os seus produtos.

      Excluir
  15. Olá!!
    Meu fogao Brastemp Clean tem 3 anos, nunca tive problemas, mas agora ta saindo fuligem e deixando as panelas pretas.. Isso é dificil resolver??

    Olha.. otimo blog!! nada de Ctrl-C Ctrl-V, ta de parabéns!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, problema de fuligem pode ser apenas sujeira dentro do tubo venturi, tire as tampinhas fora, depois tire o queimador, que é a base onde a tampinha é encaixada, então vai ver uma cavidade, um duto, e lá no fundo um parafuso com um furinho, aquilo é o injetor por onde passa o gás, muitas vezes cai sujeira ali, resto de alimentos, líquidos, gordura e pedaços de papel alumínio, isso provoca a formação de fuligem, por causa da sujeira, o gás tem que se misturar ao oxigênio e queimar com pureza, se tiver qualquer coisa diferente, vai provocar fuligem, veja se é isso ok Monica

      Excluir
  16. Amigo qual fogão você me recomenda comprar com forno duplo e 6 bocas?

    ResponderExcluir
  17. Bom dia a tampa do fogao que e vidro quebrou e gostaria de comprar outra onde posso encontra modelo fogão brastemp de ville 4 bocas de embutir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. somente na rede de lojas autorizadas, vou te deixar a relação de todas as lojas do Brasil, caso não tenha em estoque, veja se eles ainda fabricam e assim peçam de fabrica para voce.

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/p/a.html

      Excluir
  18. Olá Celso,
    O vidro de fora do fogão da porta do forno soltou. Como faço o reparo? com cola de alta temperatura? Ou uso silicone o que vc recomenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhum vidro de fogão usa cola ou silicone, é um local que vai chegar a quase 400 graus, todos os vidros de forno, são presos por travas metálicas, ou apenas de encaixe na estrutura, não trabalho com bosch, mas tenho certeza que não pode ser colado, onde estão as travas originais do seu fogão?
      Se for o caso, se perdeu ou quebrou a trava, coloque outra chapinha de metal que possa prender, e se quebrou o parafuso por exemplo, pode colocar um rebite no local, mas cola ou silicone, não.

      Excluir
  19. desculpe é um fogao bosch de embutir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhum vidro de fogão usa cola ou silicone, é um local que vai chegar a quase 400 graus, todos os vidros de forno, são presos por travas metálicas, ou apenas de encaixe na estrutura, não trabalho com bosch, mas tenho certeza que não pode ser colado, onde estão as travas originais do seu fogão?
      Se for o caso, se perdeu ou quebrou a trava, coloque outra chapinha de metal que possa prender, e se quebrou o parafuso por exemplo, pode colocar um rebite no local, mas cola ou silicone, não.

      Excluir
  20. Olá amigo, parabéns pelo blog e por ajudar o consumidor. Meu fogão é o Brastemp Clean 4 bocas e de uma hora para outra todos os queimadores ficaram estupidamente altos e queima todos os alimentos e os panelas ficam todas sujas de carvão no fundo, já limpei com agulha e nada, a chama saiazul com amarelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não é problema em apenas uma das bocas, e se você já usava ele antes e estava normal, só pode ser problemas com o registro do gás que não está mais controlando a pressão que sai do botijão.

      Excluir
  21. Olá Celso preciso de sua ajuda. Tenho um fogão ative Brastemp fia a troca do registro e da mangueira recentemente e está vazando gás pelos queimadores cada vez que acendo um queimador o gás vaza fazendo um barulho e mesmo sem acender vaza,basta girar o botão. Não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi, se girar o botão, vai vazar gás mesmo, o botão controla uma torneira que abra a passagem de gás, girou o botão, abre a torneira e o gás vai sair, inevitavelmente.

      Excluir
  22. Oi Celso, meu nome é Eliana e estou com um problema no meu fogão Electrolux Chef 4 bocas, já tenho a 5 anos, mas agora todas as bocas ficam apagando, não ficam nem 3 mins acesos, e o forno, mesmo com o sistema de segunrança, demora demais e fica desligando, demorando para manter o fogo aceso. Já foi desintupidos e limpos, mas não adianta. Será que pode ser a mangueira e o registro de gás? Obrigado pelo espaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que seja, sinceramente a muito tempo não conserto fogões, mas parece ser um defeito de sensor de temperatura, que se chama TERMOPAR, ele aquece e mantém a passagem do gás para o forno e para as chamas, não em todos os modelos, mas suponho que seja esse o problema do seu, aconselho chamar a autorizada, complicado mexer nessa parte dos fogões.

      Excluir
  23. o que eu faço o meu botão da válvula de segurança do fogão Dako não esta girando está travado...tirei a peça de mental de dentro aquela q vc gira os botoes!!!do fogão!!Por Favor!Me ajude..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parei de consertar fogões já faz um tempo, mas sempre trabalhei com Brastemp, Dako eu nunca consertei, não tenho como ajudar.

      Excluir
  24. Celso, boa noite!
    Comprei pela internet um forno a gás modelo BOA61A, da Brastemp e na região onde moro não tem ninguém que faça a instalação do produto, vc poderia me ajudar? Ele vai ficar imbutido no armário, de baixo do cooktop. Posso usar a mangueira amarela comum pra instalar os dois produtos? Como devo proceder? Solicito urgência na resposta.

    No aguardo,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondo conforme as perguntas vão entrando, e entram mais de 150 por dia em todos os meus canais, por isso não consigo responder imediatamente.
      Se a mangueira vai ter que passar por trás do forno, jamais vai poder ser plástica, vai ter que ser de malha de aço, para proteger da alta temperatura, eu vendo essas mangueiras no mercado livre, mas como você tem dois produtos, talvez pudesse comprar três mangueiras, uma para o cooktop, que sairia do cooktop para um T, depois uma do forno que sairia do forno para o T, e outra que sairia do T que tem três entradas para o ponto de gás, assim resolveria o problema, pode usar duas de 01 metro dos produtos para o T, e uma mais longa do T ao pondo de gás de for distante, se quiser, veja quando ficaria isso, mande um whatsapp para o departamento de peças que eles veem o preço de todas as peças e se quiser fazem um anúncio só com todas as peças, assim você paga apenas um frete ok, whatsapp exclusivo para peças 61 9 8289-8820
      vou deixar o link de uma das mangueiras para você saber qual é
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-763916002-mangueira-malha-de-aco-01-metro-02-abracadeiras-p-fogo-_JM

      Excluir
  25. Celso, boa noite!
    Comprei pela internet um forno a gás modelo BOA61A, da Brastemp e na região onde moro não tem ninguém que faça a instalação do produto, vc poderia me ajudar? Ele vai ficar imbutido no armário, de baixo do cooktop. Posso usar a mangueira amarela comum pra instalar os dois produtos? Como devo proceder? Solicito urgência na resposta.

    No aguardo,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondo conforme as perguntas vão entrando, e entram mais de 150 por dia em todos os meus canais, por isso não consigo responder imediatamente.
      Se a mangueira vai ter que passar por trás do forno, jamais vai poder ser plástica, vai ter que ser de malha de aço, para proteger da alta temperatura, eu vendo essas mangueiras no mercado livre, mas como você tem dois produtos, talvez pudesse comprar três mangueiras, uma para o cooktop, que sairia do cooktop para um T, depois uma do forno que sairia do forno para o T, e outra que sairia do T que tem três entradas para o ponto de gás, assim resolveria o problema, pode usar duas de 01 metro dos produtos para o T, e uma mais longa do T ao pondo de gás de for distante, se quiser, veja quando ficaria isso, mande um whatsapp para o departamento de peças que eles veem o preço de todas as peças e se quiser fazem um anúncio só com todas as peças, assim você paga apenas um frete ok, whatsapp exclusivo para peças 61 9 8289-8820
      vou deixar o link de uma das mangueiras para você saber qual é
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-763916002-mangueira-malha-de-aco-01-metro-02-abracadeiras-p-fogo-_JM

      Excluir
  26. Celso, boa noite. Tenho um fogão Brastemp De Ville de 6 bocas bem antigo. Ele é todo branco e mandei envelopar em preto. A frente do forno é branca, ficou esquisito. Eu consigo trocar a porta completa do forno? Achei um modelo de ville preto na internet, mas estou com medo de comprar e não conseguir trocar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for trocar a porta toda, completa, é apenas encaixada na estrutura do forno, nem precisa de ferramentas, agora se for desmontar em partes, complica.

      Excluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.