sábado, 23 de fevereiro de 2013

Refrigerador Brastemp BRG39, não refrigera a parte inferior ou não refrigera nada


   Refrigerador duplex BRG39, frost free, embora tenha sido lançado a mais de 10 anos, ainda existem muitos desse modelo no mercado, foi o último da Brastemp, antes dos eletrônicos, é frost free, mas não usa placa eletrônica como os atuais, vou relatar á seguir, as peças mais trocadas para esse modelo,  o defeito quanto á refrigeração se resume em: Não refrigera a parte inferior, o que é mais constante como defeito, ou não refrigera nada, defeito menos frequente, mas que ocorre também com frequência.

Refrigerador Brastemp Duplex frost free BRG39, não refrigera, não congela


   Este é o compressor (motor), caso queime,  o refrigerador para de refrigerar de imediato, e não há reparos, é necessário a troca do componente, é a peça mais cara do produto, e só pode ser trocado por um profissional técnico, pois além da dificuldade do procedimento da troca, são necessário ferramentas adequadas, são peças duráveis, tanto que esse fabricante, Embraco, fornece junto com a peça uma garantia de 02 anos.


Refrigerador Brastemp Duplex frost free
BRG39, não refrigera, ou congelando tudo


   Termostato, fica na parte do refrigerador, muitos chamam de automático, mas o nome correto é termostato, é ele quem capta a temperatura e desliga o compressor, quando o produto atinge a temperatura. Pode apresentar dois defeitos básicos, o primeiro, é perder a sensibilidade, não fazendo mais o refrigerador desligar, percebe-se isso, quando os alimentos passam a congelar no compartimento refrigerador, no outro caso, ele deixa de informar a temperatura, fazendo com que o compressor não ligue, muitas vezes as pessoas acham que o compressor está queimado, visto que ele nem energiza mais, porém o termostato também pode ser o responsável por esse defeito, nos dois casos, é necessária a troca da peça, para ser corrigir o problema.



Refrigerador Brastemp Duplex frost free BRG39, não refrigera a parte inferior


   Ventilador, fica dentro do compartimento freezer, e é responsável por forçar o ar a circular, tanto no freezer, quanto no refrigerador, pois refrigeradores frost free, recebem no refrigerador, ar frio que vem do compartimento freezer, e quem faz esse ar chegar, é o ventilador, caso queime, o produto perde rendimento no freezer, e para de refrigerar completamente a parte inferior, na foto apenas o ventilador, mas ele tem uma hélice responsável pela circulação do ar.


Refrigerador Brastemp Duplex frost free BRG39, não refrigera a parte inferior

    Esse três peças são, dá esquerda para a direita, timer, resistência de degelo e bimetal, elas são responsáveis, por fazer uma retirado do gelo acumulado á cada oito horas, o timer controla o tempo entre um degelo e outro, o bimetal, libera corrente pra resistência, desde que o freezer tenha temperatura igual ou inferior a -13ºC , e a resistência, aquece e derrete o gelo acumulado nesse período de tempo, portanto ao contrário do que muita gente pensa, refrigeradores frost free, fazem gelo sim, a diferença é que o sistema derrete o gelo acumulado, que derrete, e desce por dentro do gabinete por um dreno, a água do degelo cai em cima de um recipiente, posto estrategicamente em cima do compressor, com calor, essa água evapora. assim funcionam os refrigeradores frost free, por ventilação de ar frio. Dúvidas ou sugestões, postem comentários. Felicidades á todos.

Quer um presente? Leia o texto abaixo

O que separa você, dos seus sonhos, são suas atitudes, ou a falta delas, então vou deixar uma dica preciosa pra você: O ramo de manutenção em eletrodomésticos é muito lucrativo se levado a sério, então porque não se profissionalizar, imagina que você quer ser profissional em qualquer outra área, vai estudar no mínimo 02 anos, gastar muito dinheiro e tempo, até se formar, depois vai ter que arranjar um emprego, então ...

Fazendo um curso na área de manutenção de lavadoras e geladeiras, nos dois ou três primeiros serviços você já paga o que investiu, vai se aperfeiçoando e digo sem mentira que pode ganhar até 10 salários por mês, isso só depende de você, digo isso porque sou profissional, então falo com conhecimento de causa, vá além, invista um pouco em você, mude de vida, de uma vida melhor a si mesmo, a sua família, a seus filhos. E isso já nos primeiros dias, fazendo um curso de qualidade.

Vou deixar aqui abaixo, lista de bons cursos de manutenção e lavadoras e geladeiras, e me ouça, em muito pouco tempo você vai agradecer por ter lido esse texto, mas não agradeça a mim, agradeça a você mesmo que teve atitude de mudar sua vida.

 

Curso: O melhor das lavadoras

https://go.hotmart.com/S51323767G?dp=1

 

Curso de manutenção de geladeiras

https://go.hotmart.com/T51324515D

 

Curso de Conserto de Placas Eletrônicas, Lavadoras, Lava e Seca e muito mais:

https://go.hotmart.com/I51361595V?dp=1

 

Curso Completo em ar condicionado:

https://go.hotmart.com/N51362043Q

 






268 comentários:

  1. Olá, bom dia. Estou com problemas na minha geladeira CONTINENTAL 460 duplex(motor EMBRACO). Depois que descongelei o freezer, que estava com excesso de gelo, ela não ficou como antes, a parte inferior não está mais gelando normalmente. Já coloquei o botão no 5 e embaixo não melhora. Procurei desmontar o freezer para verificar o ventilador e outras peças, mas ele parece ser bem selado, não existe locais que tenham parafusos, fiquei pensando se a moldura poderia ser retirada para depois desmontar o congelador, mas fiquei com medo de quebra-la. Enfim, o motor não desliga. Ja descongelei ela completamente por 2 vezes e nada de melhorar. O que posso fazer? Não tenho conhecimento de manutenção de geladeiras, mas sou explorador de equipamentos. Se puder me ajudar lhe agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. George, eu domino muito bem refrigeradores Brastemp, Consul e Electrolux, pois trabalhei na rede autorizada por muitos anos, mas o principio de refrigeração é praticamente o mesmo, se vc puderande o modelo completo do refrigerador que fica em uma etiqueta atras do produto, e uma foto do compartimento freezer pra gente ver onde estão as travas pra acessar os componentes do freezer ok. mande no meu email que eu respondo a noite, agora eu estou no celular, estou na rua atendendo clientes, mas a noite quando estiver em casa ajudo voce.Abraçp

      Excluir
    2. Estou no trabalho agora, mas quando eu chegar em casa por volta de 17:45hrs eu lhe mando as fotos da geladeira. Que Deus te abençoes por me ajudar. Muito obrigado!!!

      Excluir
    3. Pronto, aqui estão as fotos da geladeira. A grade traseira só fica quente da metade pra cima. A geladeira não está desligando, fica constantemente ligada independente do grau que giro o botão da temperatura. Dê uma olhada ai nas imagens por favor e veja se pode me ajudar, lhe agradeceria muito.

      https://www.dropbox.com/s/5kwr8rloi34n5y4/DSC00267.JPG

      https://www.dropbox.com/s/4g55r3nxpwfkchb/DSC00268.JPG

      https://www.dropbox.com/s/9c4rsqgq8g7s0pt/DSC00269.JPG

      https://www.dropbox.com/s/qqa2k5fubnveqsr/DSC00272.JPG

      https://www.dropbox.com/s/82stuukjnovsxh2/DSC00273.JPG

      https://www.dropbox.com/s/0foxk6hkhe87dsx/DSC00274.JPG

      https://www.dropbox.com/s/ukdqvn049gpkusp/DSC00275.JPG

      Excluir
    4. Bem como eu havia imaginado, sua geladeira não tem ventilador George, ela não é frost free, o que ocorre muito com esse modelo é o seguinte:
      Antigamente pra aquecer algumas partes dentro do gabinete, como entre as portas por exemplo, que precisa de aquecimento pra evitar sudação, eram usadas resistências elétricas, hoje, os canos de gás, passam por todo gabinete, por entre as portas e por toda extremidade, perto das gaxetas (borrachas) pra que se vazar algum ar frio próximo á elas, não fiquem formando gotículas de água, então, além dos canos onde circulam o gás normalmente, eles também passom por todo interior do gabinete, e nas curvas dos canos, por serem bem finos, ocorre muito, inclusive nesse modelo de geladeira igual a sua, micros vazamentos de gás.
      O gás circula primeiro no congelador, e depois desce para a placa fria, que fica no compartimento de baixo, refrigerador, e quando o gás começa a vazar, a primeira parte a parar de refrigerar, é a parte inferior, então com certeza, o defeito da sua geladeira, é insuficiência de gás, mas como ainda existe gás nela, não precisa o técnico fazer uma carga complete, e nem trocar o filtro, peça apenas pra completar a carga de gás, algumas gramas de gás vão resolver o seu problema entendeu.
      Mas veja bem, colocar o gás, vai resolver seu problema por alguns meses, talvez uns anos se der sorte, mas o vazamento não tem como ser corrigido, ele é interno. Sua geladeira não é frost free, e nem tem ventilador, não tem nada no fundo além da estrutura do congelador, e se você furar ali, vai furar os canos por onde circulam o gás, a diferença nesse seu modelo, é que o congelador, e a placa fria da parte do refrigerador, ficam embaixo de um acabamento plástico do gabinete.
      Pode ser que eu tenha usado uma linguagem que você não tenha entendido, mas eu procurei ser o mais claro possível, mesmo assim, se ainda tiver dúvida, faça mais perguntas, se eu puder ajudar, farei com prazer.
      Então resumindo: Sua geladeira não é frost free, e pra resolver, precisa que um técnico em refrigeração, complete a carga de gás que está insuficiente pra gelar o freezer e o refrigerador.
      Felicidades amigo,fique com Deus.

      Excluir
    5. Outro detalhe importantíssimo, a geladeira não desliga, porque o termostato, que faz com ela desligue automaticamente, várias vezes por dia, fica na parte de baixo, e como ela não refrigera a parte de baixo, ele mantém o compressor ligado 24 horas, isso é péssimo, porque o compressor (motor) mesmo sendo muito resistente, não foi feito pra ficar ligado o tempo todo, quando o gás for injetado, e refrigerar a parte inferior, o termostato vai captar essa temperatura fria, e passar a desligar periodicamente, como era antes, portanto, peça pra fazerem essa carga de gás o quanto antes.

      Excluir
    6. Você tem ideia de quanto vou gastar para um preço justo? Não conheço técnico que seja de confiança e é por isso que eu estou me informando. Desde já lhe agradeço a grande ajuda, e sim, entendi bem o que você explicou, fiquei preocupado, será realmente que tenho que comprar outra geladeira? Qual seria uma boa marca e o que devo procurar em uma? Gostaria que fosse frost free duplex.

      Excluir
    7. Sim, vai ter que trocar futuramente, mas fazendo a carga de gás, você não precisa se preocupar por agora, vamos supor que tivesse que trocar o motor, ai você iria gastar numa faixa de 500/600 reais, ai não seria bom negócio, visto que o produto está com vazamento comprometendo o mesmo.
      Mas eu já fiz esse serviço em muitos desse modelo, e alguns deles já tem mais de três anos, e estão funcionando, mas sempre aviso ao cliente, ele tem que estar ciente.
      Olha não sei onde você mora, mas valor é difícil falar, porque isso vai depender de cada profissional e o custo que ele vai ter pra te atender. vai variar entre 100 e 150 reais, o preço justo está nessa faixa ok. Quando for trocar, aconselho marcas mais seguras, onde problemas desse tipo dificilmente ocorrem, escolha uma com tamanho que se enquadre em suas necessidades, e um bom conselho, nada de geladeira super moderníssima, sendo frost free já é moderna, essas cheias de painéis, luzes e funções, quando dão problemas, são mais caras as manutenções, e as vezes faltam peças.
      As únicas marcas que eu recomendo pra refrigerador são: Brastemop, Consul e Electrolux, outras marcas como GE, por exemplo, são fabricadas e atendidas pela Dako, que eu considero péssima, tanto em assistência, como em peças, a Dako também representa as marcas Mabe e Bosch. basta virar o produto e ver que mesmo sendo de marcas famosas e importadas, são fabricados pela Dako, que eu considero terceira linha. Abraço e sorte aí.

      Excluir
    8. Muito obrigado amigo Celso, e desculpe fazer tantas perguntas, sou muito curioso e gosto de me informar o quanto eu puder. Que a benção do Senhor esteja sempre sobre você e sua família. Um grande abraço.

      Excluir
  2. Sim, vai ter que trocar futuramente, mas fazendo a carga de gás, você não precisa se preocupar por agora, vamos supor que tivesse que trocar o motor, ai você iria gastar numa faixa de 500/600 reais, ai não seria bom negócio, visto que o produto está com vazamento comprometendo o mesmo.
    Mas eu já fiz esse serviço em muitos desse modelo, e alguns deles já tem mais de três anos, e estão funcionando, mas sempre aviso ao cliente, ele tem que estar ciente.
    Olha não sei onde você mora, mas valor é difícil falar, porque isso vai depender de cada profissional e o custo que ele vai ter pra te atender. vai variar entre 100 e 150 reais, o preço justo está nessa faixa ok. Quando for trocar, aconselho marcas mais seguras, onde problemas desse tipo dificilmente ocorrem, escolha uma com tamanho que se enquadre em suas necessidades, e um bom conselho, nada de geladeira super moderníssima, sendo frost free já é moderna, essas cheias de painéis, luzes e funções, quando dão problemas, são mais caras as manutenções, e as vezes faltam peças.
    As únicas marcas que eu recomendo pra refrigerador são: Brastemop, Consul e Electrolux, outras marcas como GE, por exemplo, são fabricadas e atendidas pela Dako, que eu considero péssima, tanto em assistência, como em peças, a Dako também representa as marcas Mabe e Bosch. basta virar o produto e ver que mesmo sendo de marcas famosas e importadas, são fabricados pela Dako, que eu considero terceira linha. Abraço e sorte aí.

    ResponderExcluir
  3. Desculpe o perfil anônimo, tou meioenrolado!Celso,adorei tua iniciativa, e com certeza Deus vai te recompesar: tenho uma consul frost free 320, modelo CRM328 série JL4470163, e li no teu blog acima sobre defeito da BRG39 e acho que o meu defeito se encaixa nesse post, é que a minha não congela os alimentos que estão no congelador ,apenas refrigera e na parte inferior onde devia refrigerar não faz mais nada, ouvie barulhos do ventilador, mas Celso no meu caso, mesmo se o ventilador queimasse, o congelador deveria continuar congelando? aconteceu algumas vezes parar de congelar mais depois de +_ 12 horas voltava a funcionar, mas agora tou ferrado, será que o compressor também ta com defeito? ela ta bem conservada,e nunca foi a uma assitência, tem 9 anos de uso e era excelente, o que tu me aconselhas? se puder dar um toque por telefone deixa email que te retorno. email: lucianowd@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Luciano, vamos testar o compressor pra ver se esta funcionando... pegue um cabo de força e ligue o compressor direto a tomada, se ele estiver muito quente, espere uma hora para esfriar depois ligue somente ele na tomada. se funcionar deixe ligado por meia hora e veja se os canos da grade atras da geladeira estao aquecendo.
    sua geladeira eh bem mais moderna que essa brg39... a sua tem placa eletronica

    ResponderExcluir
  5. Refrigerador Brastemp Duplex frost free BRG39, não refrigera a parte inferior testei a resistência e o bimetal ambos funcionando perfeitamente, troquei o timer mais a lâmpada não acende o que fazer por gentileza.
    Att. nelson

    ResponderExcluir
  6. olá,
    Inverta os dois fios do termostato, apenas troque de posição, depois me diga aqui se funcionou, faz muito tempo que não vejo esse problema, aliás só me aconteceu uma vez que liguei invertido, por isso também me interessa o assunto. mas isso já faz mais de dez anos,

    Abraço Nelson.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde!
    Tenho uma brastemp duplex fost free modelo BRM37,que não gela a parte inferior .Já troquei o bimetal,verifiquei o funcionamento do ventilador e não consigo detectar o problema.Quando desligo por 1 dia e depois religo ela funciona normal por quase uma semana ,depois volta tudo denovo.
    Aguardo resposta.
    Parabéns pelo blog!
    Chris Jansen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, Podemos ter aí tres problemas, o primeiro deles é que a resistência de degelo pode estar queimada, você tem que abrir as duas tampas que protegem os componentes do freezer, mas você sabe fazer porque já trocou o termostato bimetálico, então vai ver envolvendo o evaporador (congelador) uma resistência, dela sai um conector que conecta com a fiação do gabinete, desconecte, e com um cabo de força, ligue ela diretamente á tomada por uns 20 minutos, se ela aquecer e começar a derreter o gelo, veja bem, faço isso quando tiver gelo acumulado, se ela aquecer, troque o sensor, chama-se kit sensor para campo, e observe o funcionamento, caso não resolva ai teremos que trocar o módulo de potência, que é a placa que fica perto do compressor, mas estando a resistência funcionando, troque apenas o kit sensor que é bem barato. isso partindo do princípio, que o evaporador, ou seja o congelador, esteja formando gelo em todos os canos. Caso tenha mais dúvidas, pode fazer novas perguntas, desculpe a demora em responder,

      Excluir
  8. "Meu refrigerador começou a formar gelo obstruindo a passagem do ar frio para a parte de baixo, desliguei e degelei umas 2 ou 3 vezes quando tampava, aí voltou a trabalhar normalmente por uns dias, parou de novo, troquei o bimetal, continuou formando gelo, desliguei e limpei o gelo. Está funcionando normal há 2 dias. Se o problema for a resistência ela volta a funcionar e pára como tem feito ou é um defeito mais provalvel para o timer?"

    Celso vc me pediu pra verificar o modelo do meu refrigerador. É sim o BRG39. http://www.eletrodomesticosforum.com/perguntaserespostas/refrigerador-brastemp-zyrium-formando-gelo#comments

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  9. Ela nao voltou a funcionar e parou, Ela nao esta funcionando o degelo, ela funciona por uns dias porque vc retira o excesso de gelo, pegue um cabo de força e ligue a resistencia a tomada por uns minutos, se ela aquecer nao esta queimada, ai resta apenas o timer, ja que vc ja trocou bimetal, mas se nao aquecer, troque a resistencia e pronto.

    ResponderExcluir
  10. Olá Celso,

    Meu nome é Roberto e primeiramente quero parabenizá-lo pela iniciativa do blog. Gosto muito das suas explicações e com elas compreendi o funcionamento de cada peça. Sou aposentado e ocupo parte do meu tempo arrumando meus eletrodomésticos e outras coisinhas que aparecem, como forma de terapia contra a ociosidade. Obrigado por colaborar.

    Tenho um frost free BRG40ABE. Nas últimas semanas percebi que está formando gelo nos alimentos do congelador, inclusive nele, e não estava refrigerando a parte de baixo. Como bom curioso, e mesmo sem muito conhecimento técnico, verifiquei que a bandeja de evaporação da água estava sempre seca. Retirando a tampa de fundo do congelador havia muito gelo e o dreno fechado por ele. Após o descongelamento testei a resistência conforme você explicou acima e ela esquenta normalmente. Tentei testar o bimetal em um copo com gelo, e com o multímetro verifiquei que ele não deu continuidade nos terminais. Não sei se isso é suficiente para testá-lo. O timer está se movendo e quando armado dá passagem de corrente para o bimetal. Sem o gelo o ventilador faz o ar frio circular no refrigerador, mas o motor só desliga quando o timer dá uma volta. Eu poderia comprar as peças duvidosas e ir trocando por tentativa e erro, mas acho que não é o correto.
    Dúvidas:
    - Como posso ter certeza se o bimetal apresenta problemas, como testá-lo sem aparelhagem de autorizada?
    - Sei que o termostato é o que controla a temperatura ligando e desligando o motor. Como posso testá-lo?

    No aguardo, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto, se a geladeira está ligando e desligando, com certeza o problema não é o termostato, e o timer, não é responsável por ligar e desligar a geladeira, ela é responsável por fazer um degelo a cada 12 horas, ou 8 horas, depende de qual timer esteja aí, então já que você já viu que a resistencia funciona, e o timer também, resta ao bimetal ser trocado, por dois motivos, é a peça que mais dá problema, e porque é bem barato em relação as demais peças. O bimetal, fica o tempo todo aberto, ou seja, mandando corrente para a resistência, desde que para isso, ele esteja em uma temperatura de -13 graus. vamos supor que a temperatura chegue a -10 graus, ele corta corrente, para evitar que a resistência seja energizada sem que haja gelo no freezer, se energizar sem gelo, derrete tudo.

      Excluir
  11. Caro Celso,

    Obrigado pela atenção. Entendi sua explicação, mas acho que me expressei mal. A princípio eu estava na dúvida se o excesso de gelo era por causa do mal funcionamento do bimetal, que não estava energizando a resistência e/ou o termostato que não estava desligando a geladeira. Eu percebi que a geladeira está funcionando direto. Religuei ela às 14h de hoje (18) e ela ainda NÃO desligou. Já não era para ter desligado algumas vezes? Por isso gostaria de testar o termostato. Acho que ele está defeituoso, mas não sei testá-lo. Vi o vídeo do professor Jansen Guimarães http://www.youtube.com/watch?v=Xo1mYIcQBI4 e pergunto. É desta forma ou no meu caso devo testar diferente? Via das dúvidas vou trocar o bimetal, já que ele é problemático e não fui com a cara dele. rsrsrs

    Lembrei de outra coisa. Antes do excesso de gelo, quando a geladeira desligava parecia que ia desmontar. Era uma barulheira danada, principalmente quando faltava luz. Eu tinha que correr e desligá-la da tomada. Não sei se isso tem haver com o problema.

    No aguardo. Abraços.



    ResponderExcluir
  12. Roberto, outra vez.

    Publiquei meu comentário às 23:46 e apareceu no blog como 19:46. Sabe como arrumar para sair o horário correto da publicação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto bom dia,
      teste de termostato é pra ingles ver. termostato da dois problemas e sao visiveis, ou nao liga, ou nao desliga.
      Quanto a geladeira nao desligar ainda é normal, pra desligar precisa tirar calor dos alimentos pra desligar, e como estava quente as vezes demora muitas horas pra entrar num ciclo de liga/desliga.
      o horario eu acho que é porque o blogger é do google e usa horario americano

      Excluir
    2. Roberto bom dia,
      teste de termostato é pra ingles ver. termostato da dois problemas e sao visiveis, ou nao liga, ou nao desliga.
      Quanto a geladeira nao desligar ainda é normal, pra desligar precisa tirar calor dos alimentos pra desligar, e como estava quente as vezes demora muitas horas pra entrar num ciclo de liga/desliga.
      o horario eu acho que é porque o blogger é do google e usa horario americano

      Excluir
    3. Bom dia Celso,

      Então vou trocar o da minha geladeira, pois ela só deixa de funcionar quando o timer normalmente desliga o compressor e o ventilador para o degelo (e foi isso que eu citei na primeira postagem). Sobre o bimetal soltei os dois conectores e coloquei as pontas do multímetro na escala resistiva e este mostrava estar com os contatos fechados. Ao esquentá-lo com o calor dos dedos, ele deu um click e abriu os contatos. Mesmo assim. acho que vou trocá-lo também, pois não seu se está funcionando nas temperaturas recomendadas.

      Muito obrigado pela ajuda.

      PS: sobre o horário do blog, por curiosidade estive lendo a respeito em
      http://www.dicasparablogs.com.br/2012/01/acertar-hora-das-postagens-no-blogger.html

      Um abraço.

      Roberto.

      Excluir
    4. Roberto, sua geladeira esta com problema de degelo, bloqueando o freezer certo, se bloqueia o freezer nao chega ar frio suficiente na parte do refrigerador, quem faz o termostato desligar é baixa temperatura. Portanto, enquanto vc nao resolver o problema do freezer, nao tera parametros para analizar o termostato.... resolva o problema do freezer que o termostato vai cumprir a funçao dele.

      Excluir
    5. Olá Celso,

      Finalmente descobri o defeito do meu frost free. É problema de junta. Brincadeiras a parte olha só, há outro defeito na geladeira que eu não consigo encontrar porque não há gelo acumulado obstruindo a passagem de ar frio para a parte de baixo, e diga-se de passagem que está gelando muito bem, mas não sei se o suficiente para desligar o termostato. Estou acompanhando o degelo que está ocorrendo a cada 12 horas. Há um acúmulo de gelo (uma camada bem fininha) naquela tampa do fundo do freezer, que, no meu entender, é porque ela está funcionando direto. Troquei o termostato e ela continua não entrando no ciclo liga/desliga. Pode ser problema na fiação? Se houver a possibilidade de ser, sabe onde posso encontrar o esquema elétrico da BRG40, pois o que veio nos fundos da geladeira está todo rasgado.

      Um abraço,

      Excluir
    6. A noite vejo se encontro o diagrama eletrico pra voce, mas tente o seguinte, inverta os fios ligados ao termostato, coloque a regulagem no minimo e veja se esse termostato que vc comprou, vem com uma capinha plastica protegendo o bulbo, como se fosse uma mangueirinha transparente, se tiver, retire que ele fica mais sensivel ok

      Excluir
    7. Olá,

      Já já vou fazer o que você sugeriu. Mas gostatia que você me tirasse mais uma dúvida. O ventilador fica funcionando direto só desligando durante o degelo, ou a cada liga/desliga pelo termostato ele também desliga?

      Obrigado.



      Excluir
    8. O ventilador funciona junto com o compressor, quando o termostato energiza, energiza os dois ao mesmo tempo, quando desliga o compressor, o ventilador desliga simultaneamente. ok

      Excluir
    9. Geladeira funcionando nos conformes. A troca do termostato foi fundamental e havia também um mal contato nos terminais.

      Agora o que está pifando e a BWQ24A. Haja paciência.

      Obrigado e um abraço.

      Excluir
    10. Disponha Roberto, qualquer coisa com a lavadora, estamos por aqui
      Abraço

      Excluir
  13. Respostas
    1. Percebi que aqui você estava fazendo o teste do horário da postagem.
      O blog já era bom e com este detalhe ajustado ficou melhor.

      Valeu.

      Excluir
    2. Indicação sua, entrei naquele link que você me passou e corrigi, muito obrigado
      Abraço

      Excluir
  14. Bom dia celso,to com o seguinte problema [ a geladeira minha é a citada acima BRG39].
    1.Está resfriando pouco a parte inferior da geladeira
    2.Acumulando gelo no evaporador

    O q já fiz:
    1. Testei resistencia :ok
    2. Troquei bimetal; ok
    3.verifiquei se havia alguma osbstrução do compartimento cima pra baixo: ok

    To desconfiado do TIME: Não to vendo a peça girar [onde se coloca chave fenda para girar ]
    Se eu forçar o desligamento pelo time, a resistencia atua ou não para o desgelo [pergunta]
    abs
    e grato desde já
    souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Souza, o timer é um relógio, e no centro dele tem uma abertura, e na borda desse buraquinho tem um ressalto, é aquela parte central que gira, mas é muito lento, visto que ele faz uma volta em 12 horas, em outros modelos, faz a volta em 8 horas, pode girar o centro do timer com uma chave, no sentido horário até ele dar um estálo, ou seja, desligar o compressor e entrar em degelo, gire bem devagarinho que vai perceber. Quando ele estalar, vai energizar a resistência, a resistência tem que esquentar sim, porque a maioria dos defeitos de time é não girar, feito isso, não mexa mais nele, ele vai ligar a resistência, desde que tenha gelo no freezer, porque se não tiver gelo no freezer, o bimetal não deixa a resistência ligar. mas vamos supor que tenha gelo, ele vai ligar a resistência e volta a funcionar o compressor depois de uns 20 minutos, se ele não voltar, não está girando, troque o timer, ou gire ele mais um pouquinho para o compressor voltar, até voce providenciar outra peça. mas ainda pode ser que ele gire, e pare em outro local, e não volte a fazer o degelo. o defeito aí só pode ser o timer, se voce disse que trocou bimetal e a resistencia aquece.
      Abraço

      Excluir
    2. Celso, grato pela ajuda amigo. Era o timer mesmo.Mas tá acontecendo um porém que eu pensei q era o time q eu comprei q estava com problema.Voltei a loja pra trocar , mas não era o time q tinha comprado.O problema q stá acontecendo é o seguinte.Eu tenho q ligar a tomada uns 2 ou 3 X pra geladeira funcionar.Não sei se eu tenho q dar um tempo pra ela ligar ou se tem algum outro componente q está com defeito.Detalhe eu já tinha trocado o protetor térmico, pois esse era o primeiro defeito q ela tinha.Não ligava.Então tá tudo funcionando blz, só to com essa puga atrás da orelha, pois caso falte energia ou precise desligar a mesma ela não liga na primeira plugagem.É algum problema ou o comportamento dela é assim mesmo.abs souza

      Excluir
    3. Não é assim não, veja se o cabo de força está ok, pode ser que ele esteja com mal contato, nunca vi isso acontecer com esse modelo, nas geladeira novas sim, demora pra partir o compressor, porque quando se liga na tomada, a placa vai sozinha testando todos os componentes, pra depois energizar definitivamente o compressor, mas nessa sua tem que ligar e partir, pode ser que esse rele e protetor que você trocou primeiramente, não sejam de 1/5. seja de uma capacidade inferior, por isso não tem tork, força pra ligar o compressor de primeira, veja isso direito, porque dificilmente trocamos rele, quando rele e protetor da problema, é característica de compressor ruim

      Excluir
    4. Celso,desculpa pela demora amigo pelo retorno.Descobri o defeito e vc estva certo, era a tomada.Advinha onde estava quebrada amigo.Dentro da própria cx da tomada nunca tinha visto um garfo quebrar por dentro eheheh.Agora sim, tá tudo nos conforme. Blz. abs amigo e q vc continue ajudando as pessoas, pra q não venham a ser exploradas com pesssoas malandras q existem no mercado.Obrigado amigo,perdi um q pensei q fosse meu amigo, mas fiz outro.Qqer coisa to a dispoisção. meu ramo é eletronica e email é atilajs@hotmail.com.abs e fica na paz de Deus.

      Excluir
    5. As vezes não tentou ser enganado, o defeito do seu produto era difícil de achar, e você é do ramo de manutenção, sabe que a gente as vezes se engana, o ruim é quando fazem isso intencionalmente, para nos lesar, mas errar é humano, e todos nós erramos, fico feliz que tenha resolvido aí, caso precise, estamos sempre por aqui, grande abraço.

      Excluir
  15. Olá,bom dia!
    Fiz o teste com a resistência de degelo tudo oK!
    Como faço para trocar este sensor para campo.Ele tem um encaixe diferente.Como devo proceder.
    Minha postagem foi a do dia 15 de março de 2013 ás 15:05hs
    Brastemp fost free BRM37.
    Muitíssimo obrigada!
    Chris Jansen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corte o sensor fora , o novo vem com dois conectores, eh bem simples, tem apenas dois fios, se nao quiser usar os conectores corte os fios e faça uma emenda simples depois isole com fita isolante

      Excluir
  16. Celso tenho uma geladeira fost free BRM41 e depois de uma queda de energia ela ficou fazendo barulho no motor e não gelava como antes e sempre q eu ligo a lampada dá cozinha o motor dispara"isso só ocorre a noite" essa semana ela começou a fazer um barulho no freezer como se o ventidoar estivesse batendo em algo.. hoje ela não gelou mais, porém percebo q o freezer ainda sai um pouco de ar. Já na parte inferior está tudo parado e não esculto mais o motor trabalhando. O que pode ser isso amigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode estar relacionado com a caixa controle e o fusível térmico, a caixa fica lá atras perto do motor, é uma placa eletronica que gerencia todo sistema da geladeira, e o fusível fica dentro do freezer, pra testar e ver se é isso mesmo, retire os dois fios que vão ligados no motor, e ligue o motor direto com cabo de força na tomada, se ele partir, deixe funcionar por uma meia hora, mas se o motor estiver muito quente, espere um pouco pra fazer o teste, tire da tomada e espere esfriar, motor quente não parte.
      O freezer tem uma tampa, no fundo, atrás dela estão vários componentes, pode ser que la esteja cheio de gelo, e com acumulo de gelo, as passagens de ar ficam bloqueadas e o ar frio não chega na parte do refrigerador, caso seja isso, tem que ser trocado a caixa controle e o fusível termico, certifique-se que tem gelo em excesso no freezer, ai nem precisa testar o motor, o prolema vai ser mesmo sitema de degelo, no caso, placa e fusível termico.
      Abraço

      Excluir
  17. Celso, tenho uma geladeira Brastemp Zyrium Duplex Frost Free Clean que está acumulando muita água em baixo das gavetas de verduras. Se há algum dreno, que poss estar entupido, para escoar a água para o coletor não sei onde fica. A água chega a vazar para fora da geladeira. Você pode me ajudar dando alguma dica? Obrigado. Luciano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano, so me confirma o modelo exato dela pra que eu possa te instruir direito, se for igual a da foto da postagem ela vai ser uma brg39. Coloque o modelo aqui, vou sair mas volto ainda hoje e mais tarde te dou a dica, Abraço

      Excluir
    2. Bom dia Celso! Obrigado pela pronta resposta. O modelo é exatamente igual ao da foto.

      Excluir
    3. Luciano, o dreno fica na parte do refrigerador, veja qur no fundo do compartimento refrigerador tem uma tampa, e nas laterais dela duas brechas com orificios, veja que tem uma trava dentro , como uma haste, pressione as hastes e puxe a tampa, ela é presa apenas pelas hastes, com as travas soltas pode puxar que nao vai quebrar nada... quando soltar a tampa vai ver a agua empoçada, se quiser tirar a outra tampa sao mais dois parafusos phillips, mas nao é necessario, no centro de onde esta a agua tem um buraco por onde desce a agua, passe um arame pra retirar a sujeira, depois jogue um copo com agua fervendo, veja que agora a agua vai descer toda... depois é só montar
      Abraço

      Excluir
    4. Obrigado Celso! Vou tentar e depois te informo se deu certo.

      Excluir
  18. Celso meu amigo acho que o problema é esse mesmo q vc falou... abri hoje a parte do freezer e tinha bastante gelo, estava até inpedindo o ventilador de girar. Retirei o gelo e a geladeira voltou a funcionar dando partida no motor. Será que o problema são essa peças mesmo?

    ResponderExcluir
  19. Amigo no mercado livre achei e plca com 2 nomes: uma com o nome caixa de controle no valor de 92 reais e a outra com o nome de placa eletronica por 62,00 será que é a mesma placa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você retirou e tem gelo, pegue um cabo de força e teste a resistencia, ela fica em volta do congelador, e é ligada a rede elétrica, ligue o cabo de força nela e na tomada, espere alguns minutos e veja se está esquentando, caso não esteja, ai troque a caixa controle e o fusivel termico, aqui no blog, tem uma postagem sobre a rede de lojas autorizadas, basta você colocar o seu cep, e o site vai te informar a rede de lojas mais próxima da sua casa, você liga e vê se tem a peça, com modelo da geladeira em mãos é mais fácil, existe um fabricante paralelo, por isso a variação de preço, mas aconselho comprar a peça original, na rede autorizada.

      Excluir
    2. As vezes me confundo com as perguntas, porque quando quem posta é anonimo, mistura-se com o monte de anonimos que tem aqui. então poste sempre como resposta, aí toda nossa conversa fica na sequencia, ok.
      Grande Abraço, e se quiser fazer mais perguntas fique á vontade.

      Excluir
    3. REtirei o gelo hoje e vou ver quanto tempo ela funciona, uma coisa que reparei é q ela táw disparando muito

      Excluir
  20. Amigo caso eu perceba que formou gelo novamente e fizer o teste da resistencia? ela sozinha pode causar este problema? quando a caixa de controle é a mesma coisa que placa eletronica? pois com esse nome achei em preço mais em conta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim a resistência queimada pode causar isso sim, se ela não esquentar não derrete o gelo, ele se acumula e bloqueias as passagens de ar. quanto ao preço da placa e ao modelo e se são a mesma peça por causa da diferença de preço, eu te respondi ontem, olhe ali encima, mas vou colar a mesma resposta de ontem aqui:

      >>>>>>Se você retirou e tem gelo, pegue um cabo de força e teste a resistencia, ela fica em volta do congelador, e é ligada a rede elétrica, ligue o cabo de força nela e na tomada, espere alguns minutos e veja se está esquentando, caso não esteja, ai troque a caixa controle e o fusivel termico, aqui no blog, tem uma postagem sobre a rede de lojas autorizadas, basta você colocar o seu cep, e o site vai te informar a rede de lojas mais próxima da sua casa, você liga e vê se tem a peça, com modelo da geladeira em mãos é mais fácil, existe um fabricante paralelo, por isso a variação de preço, mas aconselho comprar a peça original, na rede autorizada.

      AGORA QUE VI UM DETALHE DA RESPOSTA: ERREI NA RESPOSTA O CERTO É: Se a resistência NÃO estiver esquentando, troque a resistencia, e não precisa trocar mais nada, troque e espere alguns dias observando o funcionamento.

      Excluir
    2. Amigo! não testei ainda a resistencia, mas acho q não é ela q causa o problema pois quando abri a o freezer a parte do condessador onde fica a resistencia não tinha gelo, o gelo estava na parte do ventilador e um pouco e outra parte perto do que acho ser o fusivel termico. Te agradeço muito pela ajuda que vc está me dando...

      Excluir
    3. Celso minha geladeira tá funcionando depois que retirei o gelo não gelando como ante mais tá. Hoje liguei pra assistencia e vi os valore das peças: caixa de controle e fusivel ternico. Devo trocar essas peça mesmo?

      Excluir
    4. Acho que é melhor você esperar um pouco, uns tres dias é suficiente, pra saber se ela vai bloquear denovo, como você retirou o gelo, ela vai funcionar normal, então espere pra ver se vai acumular gelo novamente, mas se quiser comprar peça, compre apenas o fusivel termico que é barato, troque e observe, se a resistencia não está queimada e a geladeira funciona, pode ser apenas o fusível, tem acontecido isso por aqui.
      Abraço

      Excluir
    5. Celso! depois q retirei o gelo minha geladeira voltou a funcionar, vou esperar e ver se ela apresenta o mesmo defeito... Muito obrigado pela ajuda... e qualquer coisa volto a postar.

      Excluir
    6. Ok Danilo, qualquer coisa estou por aqui.
      Grande abraço

      Excluir
    7. Amigo! foi só falar pra vc ontem que a geladeira tava boa e ela voltou apresentar o mesmo problema. Devo comprar as peças q vc falou: placa de controle e o fusivel termico?

      Excluir
    8. Faça como eu disse anteriormente, compre somente o fusível, pode ser que apenas ele resolva, e tem 70% de chance de resolver, faça isso, apenas o fusível, se persistir, trocamos a placa

      Excluir
    9. Liguei Agora pra minha mae e segundo ela a geladeira só gela na parte de baixo porém não tá fazendo gelo no freezer.

      Excluir
    10. Todo gelo é feito no freezer e distribuído para todo produto pelo ventilador, portanto não tem como refrigerar embaixo, se não tiver fazendo gelo na parte do freezer, porque o ar frio vem do freezer, nos modelos frost free, não tem como refrigerar embaixo, se fazer gelo encima, pode ser que não esteja congelando, por causa do bloqueio de gelo, e da deficiência na ventilação por esse motivo. troque o sensor como te disse mais cedo, troque e observe

      Excluir
    11. Amigo fui colocar a peça " fusivel termico", mas não sabia qual das peças eram o fusivel pois existe duas muito parecidas uma separada sozinha e a outra fixada com uma fita em um cano do condesador e todas duas não tem conector e sim um fio ligado direto. Uma coisa q observei é q estava tomado de gelo até parte do ventilador. Quais das é o fuseivel termico?

      Excluir
    12. Danilo, tenho uma postagem recente com a foto do fusivel, e mais algumas explicações, vou deixar o link aqui:

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/04/fusivel-termico-das-novas-geladeiras.html

      Excluir
    13. Amigo mesmo depois da troca do fusível térmico continuo achando q continua com o mesmo defeito pois ela não gela como antes o compressor dispara muito, acho q não trabalha nem 2 minutos. Outra coisa que observei é q sempre q ligo a lâmpada da cozinha o motor dispara. Esse defeito começou depois de uma queda de energia.

      Excluir
  21. Celso, muito bom esta tua iniciativa e o teu blog. Está de parabéns!
    Tenho uma BRG39A que há algum tempo não está refrigerando ok a parte de baixo. Em cima (congelador) parece estar funcionando ok, saindo até aquele ar condensado branco ("fumaça branca") quando abro. O ventilador está funcionando e a serpentina que está junto a ele fica congelada (esbranquiçada, não parece gelo em excesso), mas parece somente a metade da direita dela. A metade da esquerda fica na cor normal do aluminio. Isto é normal ? Testei o dreno e está desobstruido. As partes que dão passagem de ar para baixo (refrigerador) também parecem estar passando o ar, pois coloco a mão e sinto o ar saindo por ali, mas não sei dizer se é o suficiente, pois, como falei, a parte de baixo não está refrigerando bem. O que pode ser ? Pelo que andei lendo, o motivo poderia ser o ventilador não estar funcionando, ou o compressor ou não estar havendo o degelo e com isso as passagens ficarem obstruidas com gelo, não deixando passar o ar frio para baixo. Isto não parece estar acontecendo. Qual deve ser o tempo de liga/desliga médio dela caso esteja regulada no meio do botão ? Pode ser que ela não esteja ficando ligada tempo suficiente para não refrigerar em baixo, mesmo fazendo gelo e congelando em cima ? Falta de gás ? Mas funcionaria direito em cima (congelador) ? Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maurício, congelar apenas metade do evaporador não é normal, pode ser que tenha óleo dentro do sistema, impedindo a circulação do gás, ou mesmo insuficiência de gás, fazendo com que o gás que está no sistema, não complete todo o evaporador.
      o tempo de liga/desliga varia muito, depende da carga que está dentro, depende da temperatura externa, depende de vários fatores, mas em condições normais, fica metade do tempo desligada, mais tempo ligada de dia, e menos tempo á noite.
      Olha seu caso tá meio complicado, seria bom que um profissional técnico visse o que está acontecendo, já que você nota que não refrigera como antes na parte inferior, e o fato dela congelar apenas metade do congelador, podem ser vários motivos, falta de gás, ou óleo como eu citei, pode ser compressor com baixa compressão, ou até mesmo ventilador lento, enfim, apenas um técnico vendo e avaliando com exatidão.
      Abraço

      Excluir
  22. Celso, tenho um Brastemp Zyrium BRG39, percebi que existe um excesso de gelo na parte superior que obstruia a passagem do ar frio para o congelador. Retirei as tampas e percebi que o ventilador estava funcionando direto. Retirei o excesso de gelo, e joguei um pouco de agua nas tres saidas para a parte do congelador. As vezes temos a impressão que o motor do equipamento funciona sem parar.
    Ao ler as informações acima, percebi que pode ser a resistência ou o termostato.

    Essas são peças faceis de serem substituidas por quem não é um técnico como eu? Ou exige conhecimento técnico.

    Como localizo essas peças dentro do equipamento?

    Aguardo retorno.

    Grato,

    Edson

    P.S.: É muito legal esse blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edson, não pode ser o termostato não, tem a ver com resistência, bimetal e timer, a geladeira não desliga mesmo, visto que o termostato fica na parte inferior, e como o gelo não deixa o ar frio circular, o ar frio não chega na parte de refrigerador, e sem resfriar na parte debaixo, o termostato não desliga, isso não é bom, aumenta o consumo de energia e superaquece o motor, compressor.
      A resistência é aquela da foto ali encima, na postagem, ela tem dois fios, e é em formato de um L, pra testar basta ligar um cabo de força á ela, se aquecer, troque o bimetal, que fica no congelador, e tem um fio ligado á resistência e outro ao gabinete, aconselho trocar bimetal e timer caso a resistência esteja aquecendo, mas troque primeiro o bimetal, porque é ele quem mais da problemas, como disse, são dois fios apenas, não tem segredo. Caso a troca do bimetal não resolva ai trocamos o timer, que fica lá atrás, perto do motor. todos são fáceis de trocar, a mais difícil é a resistência, mas ela estando aquecendo, vai ser bem fácil resolver, façamos o seguinte, teste a resistência e mantenha contado ok
      Abraço

      Excluir
  23. Celso, parabenizo você pela essa iniciativa quem ajudar os menos entendidos no assunto sem cobrar nada.

    Estou acompanhando este artigo, pois tenho uma geladeira neste modelo da foto brg39 e comecei a ter problema de ela não refrigerar a parte inferior, pelo motivo de estar acumulando muito gelo e obstruindo a passagem para baixo. eu já troquei o bimetal como vc passou em outros tópicos e funciou não por um dia, mas voltou a dar o problema. o segundo passo agora que estou fazendo é testando a resistencia, como vc ensina, liguei direto na tomada, (só para esclarecer, liga somente um fio direto da tomada para resistencia?). minha duvida para essa parte, se ela não esquentar o problema é com ela mesma, ai teria que trocar ela somente?

    ResponderExcluir
  24. saiu como anonimo mas meu nome é Carlos

    ResponderExcluir
  25. Carlos, ligue um cabo de força comum , um fio em cada ponta da resistencia, se estiver queimada nao faz o degelo, tem que trocar sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz errado então, rssss, mas beleza, vou deixar criar gelo novamente e fazer o teste correto. vc sabe me dizer quando custa +/- uma resistência para esse modelo?

      Excluir
    2. Celso, já troquei o bimetal, já testei a resistência e esta esquentando. mas continua a criar gelo e assim obstruindo a passagem para a parte de baixo. O que pode ser agora o defeito. pode me ajudar?

      Excluir
    3. Oi Carlos,
      Bem já que a resistência aquece, e já trocou o bimetal, só falta o timer, ele fica lá atrás, do lado direito do compressor, ele pode ser de 12 ou de 8 horas, ou seja a cada determinado período de tempo, desliga o compressor e manda corrente para resistencia, o que pode ter ocorrido é que ele tenha parado, queimado, ou uma das engrenagens internas quebrou, trocar o timer é a ultima opçao, ou chamar o padre quevedo, (brincadeira), trocar o timer vai resolver ok, abraço

      Excluir
    4. Celso, o timer esta fazendo geladeira desligar, e depois de 20 minutos o timer volta a ligar. este tempo esta correto. pois o timer esta cumprindo a sua funçao.

      Excluir
    5. Não, não é o timer quem faz ligar e desligar, isso quem faz é o termostato, o timer desliga o motor e manda energia para resistencia, e isso ele faz de 8 em 8 horas, se for um timer de 8 horas, e de 12 em 12 horas se for um timer de 12 horas. Mas ele é essencial para que o termostato funcione, o timer é responsável pelo degelo, e não por ligar e desligar, e o tempo de vinte minutos pode variar, dependendo da quantidade de alimentos, da temperatura externa, da quantidade de vezes que você abre a porta, do tempo que passa de porta aberta, mas pelo que você me disse, se ela entrou num ciclo de liga e desliga, está normal e problema resolvido.
      Abraço

      Excluir
    6. ai que ta, o problema continua, nao esta gelando a parte inferior da geladeira. alias depois que faço o desgelo na marra ele funciona por 3 dias normal e depois tenho que fazer na marra novamente. Tem mais uma dica do que pode ser?

      Excluir
    7. Então não entendi, você disse que ela desliga, e depois liga novamente... quanto tempo passa ligada em média? se ficar alguns minutos ligada, vamos supor em uma hora ela fique 30 minutos ligada, teria que refrigerar, a não ser que você tenha montado algo errado, como o ventilador não estar girando, ou a hélice do ventilador invertida, não sei o que falto, a resistencia você disse que aquece, ela faz gelo em excesso, então não pode ser problema com gás, estando a resistência boa, e você trocando o timer e o bimetal, não resta alternativas, a não ser que voce tenha ligado algo errado, conferiu todas as ligações, do timer, do bimetal, do ventilador, da resistecia??

      Excluir
    8. Celso não troquei o timer, pois parece estar funcionando, o ciclo dela ligada é de 8 horas, depois para e fica por 30 minutos desligado. não mexi no ventilador pois ele esta funcionando normal. troquei somente o bimetal, as conexões do bimetal tem ponta certa, ou é indiferente? Será qqque terei qque chamar o padre Quevedo? rsssss

      Excluir
    9. Carlos,
      o bimetal tem apenas dois fios, e a resistencia também dois, fiquei pensando que pode ter algum fio desses que não está conectado, não tem como não funcionar. você sabe por o timer na posição de degelo não sabe, girar ele até dar aquele click, se puder fazer isso com o compressor ligado, ele vai dar o click e desligar o motor, aí, voce vai no freezer e elimina o bimetal, ligando a resistencia direto ao gabinete, sem passar pelo bimetal, se ela esquentar, quer dizer que o timer manda corrente, e que o bimetal é quem não está energizando entendeu?

      Excluir
  26. joao
    tenho uma geladeira frost free brastemp, e ela esta com problema forma gelo na parte do freezer que obstrui a passagem de ar para o refrigerador e nao gela na parte do refrigerador, ontem mesmo coloquei um pote de sorvete no freezer e derreteu tudo o sorvete , mas o gelo da forminha fica congelado, a pouco mais de 1 mes troquei o gas e melhorou bastante porque antes nao estava gelando bem , mas agora fica dando esse problema direto, vc descongela o gelo com o secador , passa uma semana ou mais volta tudo de novo. me esclareca a melhor alternativa. obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, Bom dia, nos comentários dessa postagem tem tudo sobre esse assunto, mas vamos lá, o problema está relacionado á uma ou mais desses três peças, timer, bimetal e resistencia, teste a resistencia de forma simples, pegue um cabo de força, e ligue nos terminais da resistencia, depois ligue na tomada direto, se ela aquecer, nã vai estar queimada, então troque o bimetal e o timer aí ela volta a fazer o degelo normalmente, o fato é que a resistencia não está aquecendo, por estar queimada, ou por não receber energia no momento em que tem que fazer o degelo ok, se tiver mais duvidas, pergunte.
      Araço

      Excluir
  27. ola celso, tenho um problema com minha geladeira brastemp frost free brm37acana, ela esta formando gelo no freezer na passagem de ar para o refrigerador que faz nao gelar a parte do refrigerador , e fica apitando os 3 leds a noite sem parar o que pode ser, e dependendo se ficar caro me indica um modelo novo que nao de problemas assim das marcas que vc trabalhou dando assistencia, por esses problemas vai ficar muito caro q vc acha. obrigado amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, acho que compensa sim o conserto da geladeira, o problema eh que ela nao esta fazendo o degelo e por isso o gelo acumulado impede a circulacao de ar. Tem que testar a resistencia pra ver se nao esta queimada, nao estando o problema vai estar entre modulo, bimetalico e sensor de temperatura... geralmente apenas o bimetalico resolve.

      Excluir
    2. Teste a resistencia de degelo, ela fica no congelador, veja que o congelador tem canos de aluminios, e em volta dele, outra peça que parece canos, pelo formato e pela cor, mas note que tem dois fios saindo dessa peça que envolve o congelador, ela é a resistencia e tem dois fios, ligue um cabo de força nos dois fios e na tomada, espere alguns minutos para ver se aquece, nesse modelo demora um pouco pra aquecer, estando boa a resistencia, ou seja aquecendo, troque então o termostato bimetálico, ele fica preso ao cano de aluminio, conectado á fiação, fio azul e preto, troque ele e o sensor de temperatura, se isso não resolver em último caso trocamos o módulo de potencia, mesmo trocando essas peças, ainda compensa e muito o conserto ok.

      Excluir
  28. Oi Celso..falo de cuiabá... tenho uma geladeira duplex que não é frostfree equivalente a BRD36, só que é de 470 litros..há uns 3 meses ela começou a formar placas de gelo na parte inferior, o que não acontecia.. o freezer está normal.. de repente parou de gelar embaixo..percebi que ela funcionava initerruptamente..achei um vídeo sobre a brd36 igual a minha de 470 e troquei eu mesma o termostato..voltou a funcionar embaixo também..´so que formando muito gelo..agora ela parou de gelar novamente embaixo..depois que faltou energia em casa...o freezer continua normal.. tenho medo de chamar algum técnico e ser enganada...meu marido diz que tem que jogar fora..pois ela é muito antiga... acho que tem +- 10 anos..ela é muito boa.não tem mais geladeira deste tamanho..não queria troca-la por outra.... o que faço?? chamo o técnico ??? na internet só vjo dicas de concerto para frostfree... Grata...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça isso o quanto antes, pois o compressor, está ficando ligado o tempo todo, quando deveria ligar e desligar várias vezes ao dia, isso vai aumentar o consumo de energia, e diminuir a vida útil do motor, ok

      Excluir
    2. Então vamos colocar dicas de geladeiras que não sejam frost free também.
      Olá amiga de Cuiabá.
      Bem, sua geladeira, suponho que seja uma BRD47, está com insuficiência de gás, deixa eu tentar explicar, o gás, circula tanto no congelador quanto na placa fria, que fica no fundo do refrigerador, e ele começa a circular encima, depois que completa todo congelador, ele desce para a placa fria do compartimento refrigerador.
      A tubulação de gás, passa pelo condensador, que é quela grade preta atrás da geladeira, e passa pelo congelador e pela placa fria, e passa também pelo pré-resfriador, essa tubulação é interna e passa por vários locais do gabinete, inclusive nas laterais da frente e entre as portas, note que o gabinete aquece, isso é para evitar sudação (gotículas de água) perto das borrachas. Pois bem, internamente, em algum ponto que não temos acesso, a tubulação por ser bem fina, apresentou um microvazamento de gás, e como ele circula primeiro no congelador, ele começa a faltar na parte de baixo, ou seja não é suficiente para completar a placa toda, e por isso não alcança o sensor do termostato, por isso não desliga. e não desligando fica ligada ininterruptamente, e mesmo o gás estando só em um pedaço da placa fria, ele forma um bloco de gelo, pois a geladeira não entra mais num ciclo de liga e desliga.
      Você vai ter sim que chamar um técnico, mas para fazer uma carga de gás, argumente com ele que não precisa nem retirar o gás que existe e fazer uma carga de gás completa, basta desligar o compressor, deixar ele esfriar, e abrir o cano de serviço, depois conectar a mangueira e inserir algumas gramas de gás, não precisa nem trocar o filtro nesse caso, isso é feito rápido e sua geladeira volta a funcionar normalmente.
      Abraço e se tiver mais dúvida, pode perguntar.

      Excluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde, Celso!

    Eu tenho um refrigerador BRASTEMP DUPLEX QUALITY 410 LITROS CONVENCIONAL, ele está ficando com o congelador cheio de gelo e no outro compartimento fica uma bola de gelo perto das placas.
    Você pode me dize o que está causando este problema?
    Desde já agradedç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mauricio
      Caso e geladeira ainda continue gelando normalmente no compartimento do refrigerador, aí pode ter sido, que tenham encostado algum objeto na placa fria, isso forma grandes blocos de gelo, porque o objeto, impede que na hora do degelo, que ocorre varias vezes ao dia, o objeto impede que o gelo naquele ponto derreta e começa e se formar um bloco que só tende a crescer.
      Mas caso você perceba que o produto perdeu rendimento na parte inferior, está refrigerando menos que antes, e a placa fria da parte do refrigerador, não fica completamente congelada, ou seja fique com uma parte com a bola de gelo e a outra parte fique apenas fria e molhada, aí tem que ser feito uma carga de gás, nesse caso não chega a ser nem uma carga completa, apenas adicionar um pouco de gás, para completar o que está faltando, quanto á formação de gelo em excesso no freezer, pode ser que a gaxeta ou seja borracha não esteja vedando 100%, mas também podemos atribuir a insuficiência de gás, caso não esteja formando gelo na placa fria por completo, o termostato não vai desligar o compressor, porque ele fica com sensor grudado na placa, e ela não congelando por completo, não vai atingir temperatura para desligar o motor de tempos em tempos, isso faz o produto ficar ligado 24 horas por dia, aumentando o consumo de energia, e pondo o motor em risco, caso tenha mai dúvidas que eu possa esclarecer, pode perguntar á vontade
      Abraço

      Excluir
  31. Olá, Tenho um freezer vertical Brastemp 320 (Antigo) que esta congelando totalmente a resistência interna.Logo ele refrigera mas não congela. Qual seria o problema?
    Obrigado!
    Desde já, Bruno Teixeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Bruno, vamos ver por partes, primeiro veja se o ventilador está funcionando, caso esteja tudo bem com ele, depois teste a resistencia, pegue um cabo de força e ligue uma ponta em cada ponta da resistencia, depois ligue diretamente a tomada, se aquecer está perfeita, caso ventilador e resistencia estejam funcionando, troque o bimetal, é um redondinho que vai ligado uma ponta na resistencia e outra no gabinete, troque ele e observe, caso volte a apresentar o problema, troque também o timer, o que controla o tempo de degelo de 12 em 12 horas, esse fica lá atras em uma caixinha e tem quatro fios, se for mesmo o modelo que estou pensando, deve ser um BCC31 seu freezer, caso não tenha entendido, pode fazer outra pergunta ok.

      Excluir
    3. O ventilador está perfeito. O bimetal já foi trocado ontem mesmo.Quando você fala resistência, é aquela que está a congelar? Ela é 110v? Qual seria o preço desse timer compensa trocar? Obrigado Celso.

      Excluir
    4. A resistencia é uma que fica abaixo do evaporador, tem o formato de U, e á fácil saber porque em cada ponta tem um fio, pois é elétrica, a voltagem eu não sei, não sei onde você mora, se o produto é 110 volts, a resistencia com certeza é 110 volts, e o timer custa entre 35,00 e 45,00, compensa sim é claro.

      Excluir
    5. Muito obrigado Celso. Vou testar a resistência então. se estiver funcionando vou procurar onde comprar o timer.
      Att, Bruno Teixeira.

      Excluir
    6. Ok, qualquer coisa, estamos por aqui. Abraço

      Excluir
    7. Olá Celso,

      Testei a resistência e ela está funcionando perfeitamente. Retirei o timer e está escrito B16713. Nao estou achando onde comprar você me indicaria algum lugar?
      Obrigado.

      Excluir
    8. Bruno, o timer não tem segredo não, encontra em qualquer loja de peças para Brastemp, só tem dois modelos, de 12 horas ou de 8 horas, se o seu for original, tem o motor que faz girar diferente dos novos, que são internos e menores, mas a função é a mesma, não tem dificuldade não, peça apenas um timer de 12 horas para freezer ou geladeira brastemp antiga, quanto a onde encontrar eu nao sei onde você mora, se for em capital é bem fácil mesmo achar, você mora onde?

      Excluir
    9. Bruno, vou deixar aqui o link da rede autorizada Brastemp, você entra e coloca seu CEP, eles vão te informar a loja mais próxima, com endereço e telefone, aconselho você ligar antes, para ver se tem a peça e quanto custa ok.

      http://www.brastemp.com.br/Assistencia/EncontreAssistencia/CEP

      Excluir
  32. boa tarde,tenho um brastemp BRX 48D,tenho um problema com ele, a parte de cima gela demais e a parte de baixo a geladeira deixou de fazer frio, tudo isto depois de ter estado ausente de ferias ouve um corte de energia onde eu moro 4 dias desligado ,quando cheguei repuzeram a energia mas a geladeira nao funciona bem , o frezer ta a ventoinha sempre ligada e a parteda geladeira nao acontece nada.
    alguem me pode ajudar ? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. David, parece ser um bloqueio, ou seja acumulo de gelo no compartimento freezer, toda geladeira frot free faz degelos, de uma a tres vezes ao dia, derretendo o gelo acumuldo, esse gelo vira água e desce para um coletor que fica encima do motor, a água evapora pois o motor é quente, pois bem, caso não esteja fazendo o degelo periódico, vai criar um bloco de gelo no congelador, impedindo a passagem de ar frio, mas esse bloco não é visivel, tem que retirar a capa que protege as partes funcionais do freezer, e cuidado ao desmontar, geladeiras novas tem muitas partes de isopor no freezer. se descobrir que tem esse gelo acumulado, fica mais fácil pra gente localizar o problema.

      Excluir
  33. boa noite caro celso,
    minha geladeira é uma dako dt 450 duples frost free, a mesma ja tem cerca de 10 anos e nunca me deu problema.
    essa semana percebi que nao ta mais gelando a parte de baixo, ja o congelador estar tinindo e ate criando gelo, creio eu que deve ser pela borracha que ja ta velhinha.
    ja tirei o ventiador da parte de baixo limpei e lubrifiquei e funcionou legal, mas o problema contina.
    ja vi vc falando de varios modelos com esse mesmo defeito, te pergunto: qual seria o defeito dela?
    e quais as peças que poderei trocar e onde fica na geladeira, porto da luz interna ou atras perto do motor?
    gostaria muito de resolver pois to sem condiçoes de comprar outra.
    desde já agredeço pela força!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anderson,
      Infelizmente não domino nada de Eletrodomésticos DAKO, mas borracha não é não, está relacionado ao degelo, ou seja, ela é frost free, tem que fazer degelos, entre 1 e 3 por dia, e se alguma peça falha, ela não faz degelo, o compartimento do freezer (interno) se enche de gelo, e o bloco de gelo não permite a circulação de ar, com certeza tem algum problema como resistencia queimada, ventilador do freezer queimado, bimel, timer, ou placa. Mas não sei te informar e não vou tentar te ajudar, para não passar informação incorreta ok, vou deixar um link aqui de um site, onde muita gente faz perguntas sobre eletrodomésticos, e outros técnicos respondem, com certeza, voce postando sua pergunta lá, algum técnico especialista em DAKO, vai poder te ajudar melhor ok, grande abraço

      http://www.eletrodomesticosforum.com/perguntaserespostas/

      Excluir
    2. obg celso!
      estava mechendo agora e percebi que ela nao desliga, pelo fato de nao gelar na parte de baixo.
      posso deixar ela ligada ou vc aconcelha outra alternativa?

      Excluir
    3. Anderson, até resolver o problema meu conselho é o seguinte:
      Desligue ela da tomada, retire tudo que tem no freezer e coloque na parte de baixo, e feche a parte de baixo, fechado não vai estragar.
      Depois,abra a porta do freezer e deixe a porta escancarada mesmo, para o acumulo de gelo, ou seja o bloco de gelo derreter, acho que 24 horas com a porta do freezer aberta e a geladeira desligada é o suficiente para sair todo gelo e ela voltar ao normal, amanha a noite você religa na tomada e observe o funcionamento, até resolver o problema, melhor você desligar a noite e ligar de dia, claro que isso não é o procedimento correto, o certo é verificar o defeito e corrigir, mas deixar ela funcionando sem gelar, vai fazer o motor ficar ligado 24 horas por dia, porque não gela o suficiente para entrar num ciclo de liga/desliga. depois que fizer esse primeiro degelo de 24 horas, de porta do freezer aberta, pode até deixar uma noite sim e outra não desligada, até corrigir o problema, entendeu?

      Excluir
  34. VOU FAZER ISSO MESMO CELSO!
    VOU COMPRAR SEGUNDA A PECA QUE LIGA E DESLIGA POR DENTRO(TERMOSTATO).
    UM ABRACO
    OBG!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson, Não tem nada a ver com termostato, leia as minhas resposta á você ali encima, o defeito é bem mais complexo, mas não tem relação com termostato não, eu te escrevi a relação de peças possíveis ali encima, de uma olhada.

      Excluir
  35. Boa tarde Celso, meu freezer consul modelo CVU26CBANA foi furado por dentro e o gas vazou, agora ele nao esta congelando, um técnico da consul veio e disse que seria necessario trocar a peça toda, num orçamento total de mais de 700 reais, eu gostaria de saber se nao ha possibilidade de se fazer uma solda ou aplicação de algum produto que sele o furo pois é um furo bem pequeno, e qual o valor médio a ser cobrado por esse reparo e uma recarga de gas? Gostaria de saber para buscar um serviço com preço justo, e se voce conhecer algum técnico na area da zona oeste de sao paulo (pinheiros) poste o contato, obrigado! ass Fabricio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabrício, não posso te ajudar quanto ao profissional técnico ai na sua área, sou de Brasília.
      O pessoal da rede autorizada, não faz mesmo reparo em congelador furado, mas a maioria das empresas que não são da rede fazem sim este serviço, procure no catálogo, ou mesmo na internet alguma loja de refrigeração próximo a sua casa, tem como corrigir o furo com solda alumínio, que é o mesmo material do congelador, se for um bom profissional o serviço fica perfeito, vou por aqui um link de uma postagem referente a congelador furado,e você de uma olhada, quanto ao preço seria antiético eu avaliar o custo de cada empresa e por preço no serviço, mas posso adiantar que mais que 250,00 seria exorbitante ok.

      veja essa postagem:

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/01/furei-o-congelador-o-que-fazer.html

      Excluir
  36. Olá boa noite!!

    Tenho uma geladeira Continental RDN36 318litros cerca e um ano e meio, agora ela não gela o freezer e nem a parte inferior, a luz acende normalmente, a placa eletrÔnica não é pois já troquei, o rele conjugado também não é ja troquei também, o motor (EMBRACO) quando eu coloco a tomada na energia fica ligando e desligando rapidamente e esquenta muito, a ventuinha que fica dentro do freezer funciona normalmente qdo se liga o refrigerador, já não sei o que mais trocar para que ela volte a funcionar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, não trabalho com continental, aliás com nenhuma das marcas que a DAKo fabrica, Continental, Bosch, GE, Mabe. Aconselho você chamar um técnico da rede autorizada, porque é um produto que tem que ser visto por quem realmente entenda, no mercado está cheio de gente que mexe em tudo, e na verdade não entende de nada. quando você vê alguém falando que conserta todas as marcas, desconfie, porque geralmente bons profissionais trabalharam na rede autorizada, e não tem como trabalhar em todas as autorizadas, por isso digo novamente, procure um especialista.
      Não vou te aconselhar a fazer nada, não por má vontade, e sim para não induzir você comprar e trocar peças que não irão resolver seu problema. Abraço

      Excluir
    2. Entendo porém em minha cidade não tem assistência técnica, foram técnicos que vieram e trocaram as peças, assistência são de mto longe mais agradeço mesmo assim.

      Excluir
    3. Vou ver o que posso fazer aqui para tentar te ajudar. Abraço

      Excluir
    4. Mande-me um Email, com a foto do produto com a porta do freezer aberto. celsojair@gmail.com

      Excluir
  37. Acabei de enviar as fotos.

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  38. Olá sr.Celso, após 3 piscadas seguidas na rede elétrica minha geladeira não gela mais como antes, o freezer não arma mais, sendo que o ventilador do freezer não funciona, conclusão a geladeira esta numa temperatura só, mesmo com o motor armando quando ligo e desligo, oque poderia ser? Modelo consul frost free crm30.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, Cosnertei uma dessas hoje, o defeito parecido com o seu, para a gente ter certeza mesmo do que se trata, tem que ver o produto, mas para não trocar peça errada, tem que abrir o compartimento do freezer, são apenas dois parafusos, e puxar a tampa que recobre o os componentes do freezer, o ventilador pode estar queimado, por isso ele não está ligando, mas temos que considerar que quem manda energia para o ventilador é a placa, baseada nas informações do sensor de temperatura que também fica no freezer, o certo é você testar o ventilador, ligando diretamente na tomada, caso ligando ele com um cabo de força na tomada ele esteja funcionando, troque o sensor de temperatura e a placa eletronica, que se chama caixa controle, codigo 326059371 e fica lá atrás perto do motor, o sensor fica dentro do freezer, mas antes de trocar placa e sensor, teste o ventilador, que pode ser apenas ele, e veja se tem formação de gelo no freezer, quando retirar a capa plastica que recobre o freezer, tem que ter uma formação de gelo ok. caso tenha mais duvidas, faça uma nova pergunta que eu tento ajudar melhor

      Excluir
    2. Oi Sr. Celso, meu marido retirou o ventilador testou com o cabo de força, como o Sr. havia dito, pois bem, o ventilador não funcionou. Ele foi ver se acha a peça pra hoje, porque segundo a loja de peças autorizada que tem aqui, só dar para comprar por encomenda e demora de 5 a 10 dias para chegar, ele foi ver se acha em outras lojas. Assim que tiver uma resposta te escrevo. Por falar no freezer, esta produzindo gelo normalmente, atras da placa que cobre o freezer esta formando gelo sim! Muito obrigado pela atenção, mais tarde volto a escrever, tenha uma ótima tarde Sr.Celso e obrigada!

      Excluir
    3. Tomara que ele encontre em outra loja, esperar dias por uma peça eh complicado, qualquer coisa estou por aqui, abraço

      Excluir
  39. Oi. Como solto o puxador da geladeira brastemp super free 470. Obrigado Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, me passe o modelo correto por favor, o modelo fica em uma etiqueta atrás da geladeira, assim posso te ajudar melhor ok.

      Excluir
    2. vou te passar aqui um link com uma foto de um brd47, acho que deve ser esse, veja a foto e me confirme por favor

      http://cidadesaopaulo.olx.com.br/geladeira-brastemp-modelo-brd47b-432-litros-iid-457572462

      Excluir
    3. Celso é esta geladeira do link. Abraços.

      Excluir
    4. Desculpa demora pra responder, sempre respondo no mesmo dia, mas tive problemas com o computador.
      Para retirar o puxador, veja que ele tem uma parte central, como se fosse uma capa, por baixo, com uma chave de fenda bem fininha, retire a capa, ela tem dois marcadores da parte de baixo, é onde estão as travas, solte a capa, e vai localizar dois parafusos que fixam o puxador, são rosqueados no metal da porta, podem ser parafusos torx, ou canhão de 8mm ok.

      Excluir
    5. Vale Celso muito obrigado. Abraços.

      Excluir
  40. Bom dia,sou Miro,do interior do parana,Obrigado.tava navegando e vi seu blog e gostaria de tirar uma duvida,tenho em minha casa uma consul biplex crm45 na qual o problema era que gelava muito a parte inferior,estragando saladas e tudo mais,mesmo em temperatura minima,chamamos um tecnico e ele trocou o termostato e nao resolveu muita coisa,foi gastado 150 reais e nada,gostaria da sua opiniao sobre o problema,se for de simples soluçao .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi miro, desculpa demorar responder, sempre respondo no mesmo dia, mas tive problemas aqui como computador, também osu do interior do Paraná, de Loanda, mas moro em Brasilia a muitos anos. de onde voce e?
      Vamos a geladeira, esse modelo não tem termostato,ele não tem ligação de fios, é um damper termostático, e é bem difícil saber o que pode estar acontecendo, já que o técnico trocou a peça, teria que estar fechando a pasagem de ar para a parte do refrigerador, quando esse atingisse a temperatura correta, será que ele trocou a peça correta? vou deixar um link aqui com a foto da peça, veja se foi essa mesmo em me diga aqui, que temos que descobrir o que está acontecendo aí, ok.

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/04/geladeira-congelando-os-alimentos-qual.html

      Excluir
    2. So tenho a agradecer a sua iniciativa de responder a todos,Moro em Foz,mas sou natural de Realeza,realmente e essa peça que o tecnico trocou,se aplicou corretamente eu teria que desmontar pra ver,voce comentou que teria que fechar a passagem de ar para o refrigerador,teria alguma portinhola pra essa funçao ou ela e feita pelo ventilador do freezer?Sera que ela esta ficando ligada muito tempo?Fiquei sem o manual dela,mas pra que serve aquele controlador com 4 leds perto do motor?Percebi que acionando o botao muda a posiçao de led aceso,qual a funçao dessa peça?Outra vez obrigado pela sua disposiçao e tempo pra respostas...

      Excluir
    3. A própria peça é móvel, veja que ela tem uma tampinha e é móvel, fica na parte de baixo, do refrigerador, o ar passa por ela quando o refrigerador atinge temperatura suficiente a portinha do damper se move e e fecha o duto de passagem de ar, quem controla esse fechamento é aquele sensor revestido de alumínio na ponta do bulbo, ele esfria e a portinhola do damper se move, fechando a passagem de ar, ele fica onde fica a lampada da parte do refrigerador, é um conjunto todo, uma peça grande de isopor e plastico que tem que ser retirada, o damper fica dentro desse conjunjo e o sensor em volta. Esse modelo não tem leds perto do motor não, será que me passou o modelo correto, mande-me uma foto desses leds por email, celsojair@gmail.com

      Excluir
  41. bom dia celso, meu nome é ricardo, acho que deves estar louco com tantas pergunta, mas aqui vai minha. tenho um duplex brastemp de l987 troquei o compresor porque estava com uma mola quebrada, daí pra cá nao desliga mais o compressor, já troquei o termostato, não adiantou , quando desligo manualmente e volto para o 3 que é a regulagem que costumo usar dali a uns minutos ele liga. é misto não desliga mas liga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Ricardo, são sim muitas perguntas, e fiquei sem computador tres dias, estou pondo em ordem tudo agora, desculpa a demora em responder, sempre respondo rápido, mas nem tudo se pode fazer a distancia sem ver o produto, são muitas possibilidades para um mesmo defeito, aqui dou algumas intruções dentro das minhas possibilidades que são limitadas pela distância.
      Aparentemente, sua geladeira está com um problema de gás, para que o tersmostato desligue, o gás tem que estar calibrado dentro do sistema, se tiver gas a menos, não desliga, se tiver a mais, cria um excesso de gelo e também não desliga, veja se o cano da baixa, ou seja que retorna o gás que vem do congelador, não está gelado demais, ou formando gelo no cano, ai fica vixível o excesso de gás, basta ir tirando bem devagarinho com a geladeira ligada, que assim que estiver calibrado o temostato desliga quando o gás for sendo retirado de pouquinho. caso seja insuficiência, aí tem que adicionar um pouco par estabilizar entende?

      Excluir
  42. acredito que estejas certo, semana que vem o tecnico que trocou o compressor vem aqui, depois t passo o resultado para te dar mais subsidio, quero crer que seja falta e não excesso de gas
    bom fim de semana e grato pela atenção.
    ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Ricardo, aguardando, vai ser coisa simples, abraço

      Excluir
  43. Olá Celso,

    Tenho uma geladeira Brastemp modelo BRG39 e o ventilador do freezer está com defeito, ele parece funcionar normalmente e depois começa a oscilar no eixo e pára de funcionar. Estive tentando desmontá-lo para trocar mas não sei retirar os conectores elétricos do motor. As minhas dúvidas são: devo trocá-lo inteiro ou existe um meio-termo? Se preciso trocar, como retiro os conectores elétricos?

    Obrigada pela atenção,

    Luiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiza, tem que trocar a peça toda, a única coisa que vem em separado é a hélice, mas quando for comprar leve a peça velha, para ver se a hélice vai encaixar no eixo do ventilador novo tá bem, quanto a fiação, tem ventiladores que não tem terminais, você pode cortar os fios, são apenas dois, e não tem como errar quando for religar, caso ele tenha tres fios, o verde é o terra, e nem precisa ser ligado no novo ventilador, caso o novo não tenha terminal, mas não se esqueça de levar a helice, ela tem que entrar certinho no ventilador novo, senão pode cair durante o funcionamento.

      Excluir
    2. Oi Celso,

      Primeiro, obrigada pela resposta rápida. Segundo, no seu comentário final " ... mas não se esqueça de levar a hélice, ela tem que entrar certinho no ventilador novo", isso quer dizer que a hélice pode ser removida do motor, não é? Como posso fazer isso? Porque acho que existe uma folga entre eixo da hélice e o motor.

      Desde já agradeço,

      Luiza

      Excluir
    3. Luiza,
      isso quer dizer sim que a hélice sai, acho melhor você não tentar remover, leve o motor com a hélice na loja em que vai comprar a peça, então fale para o vendedor tirar a hélice do motor ruim e passar para o novo, você pode quebrar ao tentar remover, ela fica muito bem encaixada. quanto á folga ela existe mesmo, de mais ou menos 1 cm, só troque o motor se estiver queimado ou não estiver girando, não sei por qual motivo você pretende trocar o motor, suponho que esteja queimado, pela folga não é motivo, todos tem essa folga.

      Excluir
    4. Oi Celso,

      Eu estou escrevendo para agradecer pela sua ajuda, a geladeira está consertada e foi bem mais barato do que os orçamentos que havíamos feito.

      Obrigada pela ajuda,

      Luiza

      Excluir
    5. Essa é minha intenção, ajudar de alguma forma, e é claro que não consigo ajudar em todos os casos, mas que bom que no seu deu certo, abraço querida.

      Excluir
  44. OI CELSO... ESPERO QUE POSSAS ME AJUDAR!!
    TENHO UMA GELADEIRA CONSUL FROST FREE BIPLEX MODELO CRM37EBANA E ELA NÃO ESTÁ EVAPORANDO A ÁGUA DO RECIPIENTE CORRETAMENTE. A ÁGUA ESTÁ VAZANDO, NÃO DIARIAMENTE, GERALMENTE ISTO ACONTECE UMA VEZ POR SEMANA E O VAZAMENTO PARA SEM QUE NADA TENHA SIDO FEITO.ESTE PROBLEMA COMEÇOU A CERCA DE UM MÊS, MAS A GELADEIRA SEMPRE FUNCIONOU DIREITINHO DESDE QUE A COMPRAMOS, A MAIS DE UM ANO. ELA NUNCA FOI MOVIDA DO LUGAR, O RECIPIENTE TAMBÉM NUNCA FOI MOVIDO (POR ISSO ACHO QUE NÃO ESTÁ MAL COLOCADO), NUNCA PASSOU POR ASSISTENCIA TECNICA, TAMBÉM NÃO TEM PROBLEMAS NA BORRACHA DA PORTA E NEM FICA ABERTA PARA QUE ENTRE CALOR EM EXCESSO.SIMPLESMENTE ESCORRE ÁGUA PARA FORA DO RECIPIENTE PORQUE ELE TRANSBORDA E DEPOIS PARA. AGUARDO SUA RESPOSTA.
    NEIVA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neiva,
      Olha a única explicação é que o recipiente tenha ficado mal colocado sobre o compressor, pois é o calor do compressor quem faz a água evaporar, e nunca acontece o transbordamento, pois a água que cai ali, após cada degelo é bem pouca, insuficiente para que transborde, se puder tire uma ou mais fotos do recipiente, para que possamos entender o que se passa aí, mande no meu e-mail por favor Neiva, se possível foque bem o encaixe do aparador de água sobre o compressor tá bem. abraço

      Excluir
    2. OI... MANDEI O E-MAIL COMO VC ME PEDIU. ESPERO QUE AS FOTOS AJUDEM. NÃO SEI SE PODERÁ SER OBSERVADO NAS FOTOS, MAS O RECIPIENTE TEM MUITA ÁGUA DENTRO, QUASE CHEIO. OBRIGADA POR SUA ATENÇÃO.
      NEIVA

      Excluir
    3. Acabei de ver as fotos Neiva...
      Olha é um refrigerador de tamanho médio e o recipiente é muito mais que suficiente para degelos normais, isso é um fato isolado, mas vou ver com pessoal da rede autorizada, se tem algum relato parecido com seu, vi que o aparador está bem posto sobre o compressor.
      Olha, vou ver isso e falo com você, esse refrigeradores fazem de 1 a 3 degelos em 24 horas, uma possibilidade seria borrachas ruins, e outra seria por falta de percepção deixar uma das portas ou as duas abertas, você disse que não é isso, porque já conferiu, mas por favor, tem algumas geladeiras que por falta de nivelamento ou excesso de peso nas portas, elas não fecham se você não forças, porque as portas desnivelam e acabam pegando no gabinete, então quando isso acontece, você empurra a porta, e dependendo do angulo em que esteja vendo a geladeira parece que fechou, mas fica uma brecha e isso forma 10 vezes mais gelo que o comum.... então veja se a porta não está agarrando um pouquinho quando a borracha está quase chegando no gabinete ok.
      Vou ver aqui e te falo, sobre esse defeito se tem ocorrido em outros produtos

      Excluir
    4. VOU AGUARDAR ALGUMA POSIÇÃO SUA, MAS SOU BASTANTE CUUIDADOSA COM RELAÇÃO A DIFICULDADES EM FECHAR A PORTA DA GELADEIRA, TANTO PARA ECONOMIA E TBM PQ TENHO CRIANÇAS EM CASA. QUANDO PERCEBO QUE A PORTA NÃO FECHOU FACILMENTE REVEJO O QUE HÁ DE ERRADO E RESOLVO O PROBLEMA. SERÁ QUE O CLIMA INFLUENCIARIA NA EVAPORAÇÃO? MORO NO AMAZONAS E O CLIMA AQ É QUENTE E ÚMIDO.

      Excluir
    5. Com certeza absoluta influencia e muito, mas mesmo assim o recipiente é grande, e não poderia transbordar, amanha vejo com pessoal da autorizada, acabei me esquecendo, mas amanha não deixo de ver não, abraço.

      Excluir
  45. oi celso, olha minha geladeira e uma consul frost free CBR36A , aalguns dias a mesma liga por algumas horas e depois para de funcionar, nao ventila no refrigerador,acaba descongelando as coisas que tem dentro, depois de alguns tempo volta a funcionar e fica nesse ciclo direto, o que pode ser?
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thiago, sua geladeira tem uma placa eletronica que controla todo sistema funcional, esse defeito pode estar relacionado a placa, vou deixar aqui um link com o desenho, código e preço da peça, mas o correto seria um profissional técnico avaliar, porque tem casos que só mesmo vendo o produto para se ter certeza do defeito, veja se encontra uma assisntencia tecnica perto da sua casa, sugerir que é a placa é apenas a suposição mais óbvia, mas como disse, sem ver o produto, é uma avaliação apenas ok, abraço
      http://loja.concordiarefrigeracao.com.br/index.php/controle-eletronico-consul-cj-hercules-2-crb36.html

      Excluir
  46. Boa tarde.. Será que você pode me ajudar? Tenho uma Consul Duplex Frost Free 345L modelo CRM37EB. Comprei em janeiro de 2012, mas só comecei a utilizar esse mes. Ligava ela todos os meses para ela funcionar um pouco, mas somente a partir deste mes estou utilizando de fato, pois me casei agora. Acontece que com 2 dias de uso, ela apresentou problemas. Não congela os alimentos que estão no congelador (nem no congelamento rápido) ,apenas refrigera e na parte inferior onde devia refrigerar não faz mais nada. Tá fazendo um barulhinho como se algo tivesse entupido. O que será??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que voces transportaram ela?
      muitas vezes produtos apresentam problemas no transporte, geladeiras não podem ser transportadas deitadas ou inclinadas demais, tenho uma postagem sobre esse assunto, vou deixar o link aqui, mas por favor preciso que me retrate melhor esse barulhinho, pode ser que seu produto não consiga partir, ou seja a placa não tem força suficiente para ligar o compressor, aí o barulho são cliks, fica clikando em uma caixinha perto do motor, observe a postagem que te falei e vou deixar o link, e veja se o barulho é em uma caixinha perto do motor ok.
      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/04/como-transportar-geladeira-e-freezers.html#links

      Excluir
  47. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  48. Almeida 29/04/13
    Boa noite. Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre uma geladeira Consul Crm45 Frost Free, ela parou de funcionar, constatei que a placa eletronica estava queimada, troquei a peça aí ela voltou a funcionar denovo, trabalhava direto sem parar o motor. Testei o damper termostato, ele estava fechando e abrindo, testei fora da geladeira. Aí coloquei ela pra funcionar mas ela não desligava, trabalhava direto o motor, troquei o sensor de temperatura aí ela voltou a desligar normal, mas passado um dia de funcionamento ela voltou a dar o mesmo problema, trabalhando direto o motor sem desligar o mesmo. Aí troquei o sensor de temperatura, aí ela voltou a desligar normal por um dia mas voltou o mesmo defeito trabalhando o motor direto, mas agora só gela o frizer em cima, não passa para parte superior da geladeira. Testei o damper termostato, e constatei que ele está normal abrindo e fechando o mesmo, mas o ar gelado não passa para baixo.. o ventilador funciona normal.Gostaria que você me orientasse o que eu devo fazer, já troquei tudo que tinha que trocar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se a resistencia não está queimada, se a resistencia que fica em volta do evaporador queimar, ela funciona umas 24 horas normal, mas como não faz degelos, vai se formando um bloco de gelo no congelador, inpedindo a passagem de ar, e como o ar não passa não refrigera a parte inferior, e não refrigerando, ela não entra em ciclos normais de liga/desliga. teste a resistencia.

      Excluir
  49. Boa Tarde.

    Por favor, preciso trocar meu sensor do módulo de uma geladeira BRASTEMP BRM43. Como o sensor ainda é o original de fábrica precisarei cortar o fio dentro do próprio freezer e fazer a emenda com as peças vermelhas do sensor novo (vide imagem do seu blog) ?

    Esta emenda aguenta baixas temperaturas?
    Obrigado.

    Bruno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, não é bem uma emenda, aquela pecinha vermelha, tem no centro uma chapinha metálica, voce coloca um fio do gabinete e um fio do sensor e aperta a chapinha, ela entra e corta a capa do fio, assim a chapinha entra em contato com a parte metálica dos fios, depois você fecha a pecinha vermelha, o sensor original, vem com vazelina em pasta, para evitar ferrugem da peça, pode fazer isso que não tem problema, abraço

      Excluir
  50. Coloquei gás em uma freezer horizontal 4 vezes, troquei capilar, filtro todas as 4 vezes, ela vazia gelava 8 dias sem parar, quando era no final de semana ela era carregada, dai ela parava de gelar, ai descarregava a mesma, e voltava a gelar normalmente. Ficava o condensador frio e não gelava nada ( carregada ).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barna, se voce colocou gás 4 vezes, com certeza tem vazamento de gás, por isso ela funciona alguns dias depois para.
      Porém pode ser que voce esteja se preciptando, quando você carrega um freezer totalmente, dependendo da carga ele vai levar até tres dias para congelar os alimentos, visto que tem que retirar o calor de todos alimentos, agora se você colocar pouca coisa com certeza vai ser mais rápido, agora considere o fato de ter colocado gás 4 vezes, se todas as vezes que voce colaca o gás o sistema está vazio, ou seja sem gás, com certeza tem um vazamento na tubulação que passa internamente, ai não vai adiantar, quando é assim eu nem faço o serviço, vazamento interno não tem solução.

      Excluir
    2. Demorei mas cheguei. Sr. Celso te agradeço muito pelas dicas, realmente era o ventilador do freezer, ela esta funcionando perfeitamente agora. Deus continue te abençoando e te enchendo de sabedoria, Um abraço!

      Excluir
    3. Demorar não faz mal, o importante é chegar.
      Que bom que está tudo normal, fico feliz Sra Aline, felicidades.

      Excluir
  51. bom dia amigo. Possuo uma Brastemp BRQ47 (famosa club - tira latinhas na porta), e um belo dia ela iniciou com vários estalos fortes, na sequencia um barulho do ventilador pegando em alguma coisa (presumi que fosse no gelo), e não gelava mais a parte de baixo. Como ela estava muito cheia, principalmente a parte do freezer, presumi que eu tampei todas as circulações de ar dela provocando o defeito. Fiz o degelo manual, deixei desligada por 2 dias e ela voltou a funcionar, porém, mesmo estando no controle de temperatura 1, está congelando um pouco os alimentos na parte do refrigerador (principalmente verduras). O pode estar acontecendo com ela? Peço socorro, pois moro numa região onde não há técnicos e precisaria arrumar carreto para leva-la pra outra cidade. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, bom dia
      Quando isso ocorre é problema com o damper, ou seja termostato, que nesses refrigeradores novos é bem diferente dos antigos, não é muito simples trocar não, ele fica inserido dentro de uma moldura de isopor no compartimento refrigerador, e apedas de nao ter fios é bem mais complicado trocar que um termostato comum.

      Excluir
  52. então, tem ideia de preço dessa peça? acho estranho pois ela já deu pau há uns 2 anos e estava na garantia. também acho estranho que, mesmo estando frio (temperatura ambiente por volta de 19ºC) e no interior do refrigerador também estar bem gelado, mesmo assim o compressor aciona de tempos em tempos, isso é normal? Tipo, a cada meia hora ele liga, fica uns 10min ligado e desliga... vai trabalhando assim, mesmo sem abrir a porta, sem colocar ou tirar nenhum alimento nela... é assim mesmo? nunca parei pra reparar o tempo que o compressor funciona de em qual intervalo. obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive que reler seu primeiro comentário para tentar entender melhor seu problema, você disse que está congelando alimentos.
      Se ela liga e desliga várias vezes por dia, e mais que uma ou duas vezes em uma hora isso é mais que normal, e acho que seu produto não tem defeito.
      Verduras, fora da gaveta de legumes congelam, o único lugar para se colocar verdura é na ultima gaveta e de tampa fechada, do contrário, se colocar folhagem em qualquer lugar do compartimento refrigerador vai estragar mesmo.
      Outra coisa, seu refrigerador funciona por ventilação, veja que na parede do fundo do compartimente refrigerador tem varios furos, ou seja dutos de ar, é por ali que vem ar frio do compartimento freezer, e se você colocar algum alimento ou recipiente com liquido bem em frente as saidas de ar gelado, vão congelar também.
      Então eu acho que seu refrigerador está normal, porque está entrando em ciclos de liga/desliga, como você mesmo acabou de mencionar, parece-me que a questão é apenas a forma de colocação de alimentos no interior do produto. corrija isso e observe, se um produto liga/desliga normalmente, eu como técnico não trocaria peça alguma.
      o preço de damper varia de 50 a 70 reais.
      Abraço

      Excluir
  53. Olá Celso,

    Primeiramente muito obrigada pela ajuda que nos dá. Já tirei várias dúvidas lendo os comentários. Hoje venho pedir sua ajuda. Tenho uma geladeira Bosch KSU44 e tanto o congelador (duplex) quanto a geladeira estão resfriando pouco. Chamei o técnico da assistência autorizada e ele abriu o congelador e me mostrou uma placa que tinha gelo na parte de cima, ele disse que para funcionar direito deveria ter gelo nela toda. Ele disse que estava vazando gás. Informou que não sabe se o vazamento é externo ou interno e me cobrou R$ 295,00 para fazer a carga de gás.
    Te pergunto, tem como saber se o vazamento é externo ou interno? Na sua opinião este é mesmo o problema? Estou com medo de gastar esse dinheiro todo e não funcionar e acabar tendo que comprar outra geladeira. Um abraço e muito obrigada! Liliane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liliane,
      Geralmente, vazamentos são internos, pois a tubulação passa por dentro, e em alguma curva da tubulação apresentou um microvazamento, mas, faça o seguinte, ligue para outra assistencia, não precisa ser autorizada nesse caso, pode ser um técnico que você conheça ou indicado por alguém, porque nesse caso não chega a ser uma carga de gás completa com troca de filtro e tudo mais que envolve uma reoperação completa de gás, basta abrir o cano de serviço com compressor desligado, para que ele não sugue ar, e colocar algumas gramas de gás, com certeza umas 50 gramas vão resolver.
      Etão ligue para outro técnico e seja específica: QUANTO O SENHOR COBRA APENAS PARA COMPLETAR O GÁS DE UM REFRIGERADOR DUPLEX?
      Acho que apenas para completar, você negociando, vai conseguir por menos que metade desse orçamento entende?
      Agora, esse complemento não vai durar a vida toda, se tem vazamento, um dia vai apresentar novamente o problema, mas você é ciente disso, mas acho que gastar entre 100 e 150 reais para prolongar a vida util da geladeira por mais uns dois, tres anos vale a pena.

      Excluir
    2. Ok, farei isso. Celso, muito obrigada mesmo pela sua ajuda! Um abraço!

      Excluir
  54. tenho um refrigerado duplex (02 portas independentes) frost free brastemp. a Ventoinha dele não esta trabalhando corretamente , fica fazendo um barulho terrivel como se fosse girar mas parece sem força. não tenho ideia de qto custa um conserto deste tipo. pode me ajudar? posso eu mesmo troca a ventoinha? como ter aceeso a ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você consegue trocar sim, depende do modelo para eu te instruir melhor, a bratemp faz frost free a mais de 25 anos, muitos modelos de lá pra cá, o modelo fica em uma etiqueta atras da geladeira, me passe o modelo que fica mais fácil. se você mesmo for trocar a peça vai economizar a mão de obra, pelo que tenho visto aqui, vão te cobrar entre 140,00 e até 300,00 reais, mas a peça custa em média 60,00

      Excluir
    2. o modelo é BRN35ABANA. como acessar a ventoinha?

      Excluir
    3. essa geladeira tem uma capa que protege o fundo do refrigerador, tem que soltar as quatro travas que fixam a tampa do fundo, em alguns modelos tem um parafuso na capa, em outros não, sem a capa, terá outra peça, que é fixada por quatro parafusos de 1/4, retire os quatro com uma chave canhão de 1/4, o ventilador fica preso nessa peça, retire a peça com ventilador fora, não se esquecendo de desconectar os fios do ventilador, retire a hélice do ventilador, tem um parafuso de 8mm que prende o ventilador, retire e coloque o ventilador novo, coloque a hélice que retirou do outro em monte novamente se esquecer de ligar a fiação ao gabinete. abraço

      Excluir
    4. ok1 obrigado pela dica!

      Excluir
  55. Olá, bom dia
    Tenho um pequeno problema, primeiro a luz da minha geladeira parou de acender, olhei a parte de trás dela e verifiquei que um fio verde estava solto, ñ faço a minima ideia de onde ele faz parte, o pior é que agora a geladeira parece ñ funcionar tb, a geladeira é uma consul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A luz não acender pode ter queimado, ou apenas pela vibração desrosqueado um pouco e perdido contato, isso acontece muito. Quanto ao fio verde solto, é o terra e não precisa se preocupar, ninguém liga fio terra de refrigeradores, não faz diferença.
      Veja direitinho se a geladeira está ou não funcionando, estamos com dias frios na maioria do país, quando a temperatura externa cai, dá-se a impressão que a geladeira perdeu rendimento, pelo simples fato de temperatura externa e interna não ter grande diferença, devido á queda de temperatura ambiente, mas verifique isso direitinho, e se quiser postar novo comentário, diga-me o modelo do produto, fica mais fácil dar uma instrução.

      Excluir
  56. Bom dia Celso, parabéns pelo seu blog e pela ajuda que presta às pessoas através dele!!
    Gostaria de saber se vc pode me ajudar:
    tenho uma geladeira continental 460, ótimo estado, saiu gelando perfeita para um reparo na porta (foi trocada de lado, agora abre para o outro lado), de lá veio para minha casa e daí não funcionou direito. Quando ligamos, após alguns segundo o compressor entra e após uns 3 segundo sai. e fica assim nesse ciclo o dia inteiro. até chega ar frio no freezer mas muito insuficiente. no inferior não chega nada. o técnico trocou algumas peças para testar e após isso condenou o motor.
    No aguardo, te agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o motor não parte, aparentemente é mesmo o motor, além disso, você já tem o diagnóstico do técnico que comprova ser o motor compressor mesmo, mas caso ainda tenha duvidas, pegue um cabo de força e ligue o motor direto na tomada, isso fará com que o motor compressor seja testado direto, sem receber energia do produto. Ligue direto o compressor á tomada, se ele partir e continuar ligado, deixe por uma meia hora, se ele partir estará bom, mas caso fique ciclando e cortando corrente, inevitavelmente tem que trocar ok, abraço

      Excluir
  57. Olá boa tarda!
    Tenho um frezzer, horizontal, de uma porta, PROSDÓCIMO.
    O motor não está partindo, já testei os componentes alimentadores energético da compressor, estão todos com continuidade. Fiz o teste de arranque no montor, mas também não partiu, apenas fica fazendo um barulho indicando que está energizado e após um minuto + ou -, o protetor térmico abre. Também os bornos estão alterados, somando a potencia do borno de serviço (R) com o auxiliar(S) nao bate com borno de alimentação (C), é uma grande diferença. Posso condenar o motor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza deve ser o compressor, pelas informaçoes que você me passou, pode condenar o produto, se for colocar um compressor novo, talvez não compense.

      Excluir
  58. Celso parabéns pelo seu trabalho! Celso a três meses comprei uma GE frost free mod. RFGE460. Com 1 mês de uso ela parou de gelar a parte de baixo, deixei ela desligada por 4 horas e ela voltou a funcionar normalmente, ontem ela deu mesmo problema
    não acho que isso seja normal, alguns fala que ela cria gelo nos canos que passa ar para a parte de baixo. Celso o que você me fala? Desde já agradeço a atenção. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Marcus, Acho que você deve acionar a assistencia da Dako, que é quem fabrica sua geladeira, me desculpe a sinceridade, GE é uma marca americana, mas no Brasil muito mal fabricada e muito mal assistida pela DAko, e como está na garantia, é melhor que mesmo que alguém te de instruções do que fazer não faça, não pode violar um produto em garantia, ligue na assistencia técnica com nota fiscal em mãos, e abra uma chamado para ver seu produto ok.

      Excluir
  59. Boa noite celso, desculpa a demora. 1º quero te barabenizar pela sua boa vontade, que Deus continue te abençoando e te recompense com bençãos materias e espirituais. Muito obrigado pela confirmação do dia 14/05/2013. Gostaria de mais uma ajuda da sua parte, terminei o curso de refrigeração residencial pelo SENAI/AL., aulas presencial e pratica, já andei consertando alguns frizzer, geladeira comum. O meu desejo é abrir uma oficina de refrigeração, agora o que me deixa inseguro são frost free, quanto a desmontagem, teste e conhecimento dos componente. Você poderia me indicar algum site, apostila ou um curso de frost free? Gostaria de entrar em contato com você fora da postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julio, não conheço não, as coisas que vemos por aqui são muito superficiais, e acabam as vezes confundindo as pessoas, se quiser mande-me email celsojair@gmail.com

      Excluir
  60. Oi, tenho eletrolux frost free DW48X e esta acumulando agua embaixo da gaveta de legumes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vi esse defeito nesse modelo, mas veja se a borracha da porta inferior, na parte inferior tem água acumulada, pode ser que o recipiente que acumula água na porta, esteja com vazamento interno, veja isso pessoalmente, e se não localizar, peça para um técnico verificar, sem ver o produto fica complicado, mas é a causa mais provável, abraço

      Excluir
  61. Celso boa noite! Não seu se vc vai poder me ajudar pois meu aparelho é Eletrolux
    Tenho um refrigerador Eletrolux modelo SH70B side by side. O freezer não está congelando. Um técnico da Eletrolux deu o diagnóstico de trocar a placa eletrônica e o motoventilador do freezer. O único teste que ele fez foi segurar o interruptor da porta do freezer por 40 seg. O ventilador não disparou. Não fiz o serviço porque ele não explicou porque eu deveria trocar a placa, que por sinal custa muito cara. Minhas dúvidas são:
    1 - Como posso testar com certeza o ventilador do freezer? (desmontei e ele está fora)
    2 - Pode ser o interruptor da porta? Como posso testar?
    3 - Em que a placa influencia nesta história.
    OBs: Sempre após alguns dias sem congelar(funcionando mas não congelando) ela voltava ao normal sozinha. O Ice Maker também não funciona qd ele fica sem congelar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou especialista em side by side, portanto fica dificil avaliar um orçamento do técnico que esteve ai, mas o ventilador tem como testar sim, se ele tiver dois terminais, ligue diretamente á energia elétrica, se tiver hélice, mas se for como um cooler de computador não ligue, veja no corpo da peça a voltagem, se for 110 ou 220, ligue direto na tomada correspondente á voltagem. quanto ao interruptor da porta não posso informar, a placa tem influencia sim em todo produto, são as placas quem gerenciam funçoes para todo produto.

      Mas ligue na loja, peça para falar com o responsável sobre o orçamento que te passaram, porque eles estão te vendendo peças e serviços e voce tem direito de saber o que está comprando e porque está comprando, caso tenha mais duvidas, peça orçamento de outra empresa, para que as coisas fiquem mais claras para voce, infelizmente com esse modelo não posso ajudar muito, abraço

      Excluir
  62. celso por favor me ajude minha geladeira consul facilite modelo crb36abana ela tem um problema que ela nao esta descongelando automaticamente ,ela é frost free tipo eu percebo que ela desliga para o degelo mas nao descongela nada ai quando ela liga novamente vai acumulando acho que a resistencia nao esta ligando sera que pode ser defeito no sensor que fica la ,tem como eu ver se o meu sensor esta queimado .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teste a resistencia, ligando ela sozinha diretamente á tomada, caso ela não aqueça tem que trocar, aliás nesse modelo troca-se muito resistencia, o ideal é chamar um técnico para verificar, aqui, como não tenho acesso ao produto, o que posso fazer é dar uma instrução, apenas uma previsão do que pode estar ocorrendo, apenas um técnico pode te dar uma certeza do problema, mas como disse, teste a resistencia e se estiver queimada, troque.

      Excluir
  63. ja testei a resistencia e era ela mesmo liguei direto na tomada e ela nao aqueceu sera que é muito caro ,tambem tem o problema de como tirar ela de la sei que se eu chamar um técnico ele vai cobrar muito caro

    ResponderExcluir