terça-feira, 2 de abril de 2013

Geladeiras Brastemp e Consul Com Fusível Térmico - Onde fica o fusível térmico e como trocar?

Evaporador duplex Brastemp - bloqueado por gelo
Quer ser um profissional como eu e ganhar até 10 salários por mês consertando Eletrodomésticos?
Sensor de temperatura - Refrigerador Brastemp frost free

Fusível Térmico Refrigeradores frost free Brastemp


   Não vou aqui citar modelos, pois são muitos, de Brastemp e Consul, que usam as novas placas eletrônicas que chamamos de CAIXA CONTRLE, elas são responsáveis por gerenciar todo sistema funcional do produto, em muitos casos o produto para por completo, acendendo apenas as lampadas, em outros para parcialmente, deixando de refrigerar a parte inferior, e funcionando com baixo rendimento no freezer, isso ocorre porque o degelo que tem que ser feito em média três vezes em 24 horas deixa de ser feito, e acumula-se gelo no evaporador, ou congelador ( esse da foto que parece um radiador), e a formação desse gelo, impede que o ar, forçado a circular por um ventilador, não encontre espaço livre entre as alhetas do evaporador, então mesmo com gelo em excesso, o produto não refrigera, pois o excesso cria um bloco de gelo que impede a circulação, nesse caso, testa-se a resistência (está acoplada ao evaporador, serve para aquecer e derreter o gelo que se acumula em algumas horas de funcionamento, os canos mais grossos do evaporador, são onde circula o gás, esses mais finos na parte externa, não são canos, é justamente a resistência, que é elétrica, note que no topo dela, na cor azul, saem dois fios conectados ao gabinete do produto).

   Testada a resistência e estando aquecendo, trocam-se caixa controle e fusível térmico, que tem a mesma função do bimetal, dos modelos mais antigos, o fusível térmico é esse com fio branco, ele fica inserido dentro do evaporador, pois precisa captar baixas temperaturas e estando tudo normal, liberar corrente elétrica para que a resistência aqueça e derreta o gelo acumulado.
   Note que há um bloco de gelo acumulado, e esse é o defeito, em condições normais de funcionamento, não se encontra na peça essa quantidade de gelo, apenas uma fina camada.
   Portanto, na maioria dos casos, quando refrigeradores frost free novos deixam de gelar a parte inferior, o defeito vai estar relacionado ao fusível térmico, e a caixa controle, isso não é uma regra, é apenas uma constante, acontece muito, mas isso não impede que outros componentes possam estar com defeito, no caso, o ventilador, a resistência, ou o sensor de temperatura, o que está fixado no evaporador, e tem dois fios vermelhos. tento aqui passar o que mais ocorre, para facilitar um diagnóstico, abraço á todos e fiquem com Deus.


Video do meu canal do Youtube ensinando como trocar fusível térmico:




Quer ser um profissional como eu e ganhar até 10 salários por mês consertando Eletrodomésticos?

252 comentários:

  1. Boa noite Celso, tenho uma geladeira Consul facilite, modelo CRB39A, ela tem um ano e meio de uso e de repente ela parou de funcionar do nada, ai eu vendo suas postagens, testei o compressor e este funcionou perfeitamente. O painel frontal fica com uma das luzes acesas, a de nº 2, mas quando se aperta o botão, esta continua acesa e a de nº 3 passa a piscar fraco. Então pergunto a vc o que poderia ser o defeito e como eu poderia consertar? Moro no interior de Minas e a assistência técnica mais próxima daqui está a mais de 100 km. Te agradeceria muito se puder me ajudar.
    Grato!
    Helder Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helder, podem ser a placa, a resistencia e o fusivel termico, é complicado á distancia, tento aqui ajudar, mas muitas vezes tenho medo de atrapalhar, por induzir uma pessoa comprar uma peça sem que tenhamos certeza absoluta, por isso em muitos casos como o seu, eu sempre aconselho a chamar a assistencia credenciada, pena que no seu caso fique tão distante, mas infelizmente fica complicado, esse modelo de frost free de uma porta, tem sido um problema, tem muitas perguntas sobre ela aqui.
      veja se não tem uma loja, que mesmo não sendo autorizada seja bem mais proxima da sua casa, peça um orçamento para ter uma noção, abraço.

      Excluir
    2. Boa tarde Celso, muito obrigado por sua resposta. Infelizmente vou ter que chamar a assistência técnica, mesmo sendo longe, pois não achei nenhuma loja aqui por perto, mas fazer o que? Mais uma vez te agradeço por tudo.
      Parabéns peço blog!

      Um abraço!
      Helder Nunes

      Excluir
    3. Helder, abraço, tem coisas que não tem como ajudar muito, faço o possivel e vou continuar fazendo, boa sorte amigo.

      Excluir
  2. como testa a resistencia da consul fros free facilit , ela estar criando gelo no congelador,tenho q sempre ta descongelado ela e ela nao estar fazendo o degelo. grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode testar com multimetro, se tiver continuidade não está queimada, mas aqui eu sempre ensino de forma prática, pois não estou lidando com técnicos, e sim com pessoas que não entendem muito de manutenção, mas tem disposição para por a mão na massa, então teste da forma mais simples, ligue com um cabo de força a resistencia diretamente na tomada, ela tem dois terminais, não precisa tirar ela da geladeira, ligue direto os fios na tomada e deixe por uns 20 minutos, se aquecer vai estar boa.

      Excluir
    2. ok amigo vou fazer esse teste pois tenho os multimetros,como trabalho com eletronica vai ficar menos dificio kkk, depois retorno...

      Excluir
    3. Valeu Michael, faça o teste e se precisar estou por aqui, abraço

      Excluir
  3. É AMIGO CELSO O DEFEITO É A RESISTENCIA, POIS COMO VC DISSE FIZ O TESTE COM O MULTÍMETRO ANALOGICO E EM UM DIGITAL TBM NA ESCALA X1 DE RESISTENCIA, NAO DEU CONTINUIDADE, EM SEGUIDA FIZ O TESTE LIGANDO UMA TOMADA DIRETAMENTE NA REDE NAO ESQUENTOU A RESISTENCIA ESTAR COM DEFEITO MESMO. ESSA RESISTENCIAL TEM PRA VENDER?, VALE APENA CONSERTAR,PRA TIRAR ELA PRECISA DE AJUDA PROFISSIONAL? POIS VI QUE PRA EU TIRAR NAO VAIDAR CERTO É QUE OS CANOS SAO CONECTADO ACHO Q PODE ATE QUEBAR SEI LA KKKK...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim pra vender,
      Vale a pena consertar sim, custa em média 50,00
      Não é fácil trocar não, o evaporador é bem delicado, e se quebrar ou dobrar canos vai ter problemas, melhor chamar um técnico pra trocar, abraço

      Excluir
  4. ok amigo celso muito obrigado pela ajuda,aprendi muitas coisas com vc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso Michael, tenho certeza que todos aprendemos com todos, é só observar, ler e procurar que as respostas sempre vão aparecer, abraço

      Excluir
  5. Olá amigo como vai! Lá vem eu novamente com a minha BRQ 47 com problemas! Já testei resistência, fusível térmico e tenho ctz que estão ok! Porém ela não faz o degelo e forma bloqueio impedindo a passagem do ar frio para a parte de baixo! Gostaria de saber como testar a caixa de controle? Poderia ser o sensor de temperatura tb? Detalhe: ela está ficando ligada direto, o tempo todo com o compressor funcionando. É normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é normal não Carlos, toda geladeira tem que desligar, não tem como testar a caixa controle não, se ela deixou de fazer alguma função tem que trocar, você disse que a resistencia está ok, que o ventilador está ok, o fusivel ok, o que resta, se não tiver bloqueio no duto, é apenas a caixa e o sensor de temperatura. troque o sensor e observe então, caso não resolva troque a caixa controle, se tiver mesmo certeza que os outros itens estão funcionando perfeitamente.

      Excluir
  6. Ola tudo bom,
    me chamo Afonso, e tenho um refrigerador brastemp frost free brm 33a, que não esta congelando no freezer, ele somente gela, como se fosse na parte inferior, ela gela na parte inferior e gela na parte do freezer, o que pode estar acontecendo, agradeço antecipadamente e aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondi voce em outra postagem com essa mesma pergunta, abraço Afonso.

      Excluir
  7. Parabéns Celso pelo seu trabalho de orientação.

    Sergio Marcelino

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, moro em Recife-PE, as assistências técnicas cobram um absurdo para trocarem o termofusível da fros free, estam cobrando R$ 360,00, tudo bem que cobrem, mas dessa forma não dar, pois um tremofusivel custa R$ 13,00, como pode uma coisa dessa ?, obrigado Celso mais uma vez pelo excelente trabalho que vem fazendo, não que desmereça os trabalhos dos técnicos, mas ter um ganho de quase 3000%, assim não dar, se queimar 3 vezes o termofusivel vai dar para comprar outra geladeira.

    Sergio Marcelino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente abusivo demais, nesse caso, peçam mais de um orçamento pra comparar, tem coisas que são realmente inaceitáveis.

      Excluir
  9. Como faço para acessar o controle de temperatura da consul frostfree mod.CRBN36BBNA,como tiro aquele painel para poder trocar o controle de temperatura,o técnico já trocou os fusíveis e a geladeira continua com o mesmo problema,quando dispara fica normal e gela ,depois dispara e descongela tudo, é preciso desligar da tomada e ligar novamente para ela ligar novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema aparente ser a placa eletronica, ou caixa controle, eu não aconselho você tentar fazer a manutencção, pode causar mais problemas, chame o técnico novamente, o serviço dele deve estar na garantia, e você tem direito a uma nova visita.

      Excluir
  10. Boa noite Celso, tenho uma frost free CRB 39A, qual é a melhor forma de desobstruir a tubulação e para que serve uma peça que parece com um termofusível de cor branca que fica na curva da tubulação, abaixo do reservatório d´água.

    Sergio Marcelino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio,
      Se for no evaporador é mesmo um fusível térmico, e qual tubulação você quer desobstruir, se for o duto do dreno com água quente é a melhor forma.

      Excluir
  11. José Henrique / São Leopoldo RS29 de julho de 2013 às 11:52

    Bom dia Celso! Primeiramente, parabéns pela sua iniciativa de colaborar com o conserto de pequenos defeitos de eletrodomésticos dos brasileiros!!! Tenho um refrigerador Frost Free Brastemp BRM33 que passou a apresentar problema desde a semana passada. Liga o compressor fica uns 20 segundos ligado e desliga, após liga o ventilador. Depois desliga o ventilador, aguarda alguns minutos e liga novamente o compressor por 20 segundos e desliga e assim sucessivamente. Dessa forma ele não consegue mais "gelar" o interior do equipamento. Deixei um dia fora da tomada, liguei-o novamente e o compressor chegou a ficar ligado por uns 30 minutos, gelou mas aí o ciclo começou a se repetir de novo (compressor liga 20 segundos, desliga, liga ventilador, etc). Tenho ele há uns 12 anos, sempre funcionou direitinho... Medi a corrente do compressor, está ok na minha opinião 1,1A Vale a pena substituir o módulo de potência antes de mandar para assistencia tecnica?? Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha opinião é:
      Ligue o compressor diretamente na tomada com um cabo de força, se partir deixe funcionar por uma hora, se funcionar troque o kit sensor para campo e o modulo potencia, vai gastar pouco para corrigir esse problema, é um produto com doze anos, mas com certeza não apresentou tantos problemas nesses anos, uma excelente geladeira, abraço José Henrique

      Excluir
  12. Bom dia, caro Celso, tenho uma consul biplex degelo automático CRD45EBBNA. Há mais ou menos 30 dias ela está gelando em excesso, chega até a congelar os produtos colocados bem embaixo e a saída do dreno (a água congela), mesmo estano na regulagem mínima. Já tive que desligá-la várias vezes, pois ela fica muito tempo trabalhando. Me falaram que poderia ser o sensor de temperatura, pode ser esse o problema? Se for, como faço para solucioná-lo? Pode ser outra coisa?
    Obrigada desde já, fico no aguardo de um retorno breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha sua geladeira não é frost free, é convencional, e não tem sensores, quem controla o tempo de liga e desliga do motor é o termostato, e o termostato é quem está com defeito e tem que ser trocado, o termostato fica atrás do botão do controle de temperatura que fica no compartimento refrigerador, o botão é conectado ao termostato, troque e resolva o problema, abraço

      Excluir
  13. Caro Celso, primeiramente, obrigada pelo retorno. Fiquei ainda com dúvida, pois minha geladeira mod.CRD45EBBNA, não tem esse botão para regulagem de temperatura, no lugar dele tem um painel (placa) onde é feita a regulagem digital. Como já expliquei anteriormente, ela está na regulagem mínima e mesmo assim continua congelando. Esse termostato também tem no controle digital? ou é sensor?
    Novamente agradeço a atenção e fico no aguardo de novo retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.walmart.com.br/produto/Eletrodomesticos/2-Portas---Duplex/Consul/313364-220V-Geladeira-Duplex-415L-Branca-Consul---CRD45

      Veja o link acima, cole no seu navegador, pelo modelo que você me passou seu produto é esse, e ele tem sim um manipulador ali dentro, na parte do refrigerador, do lado direito, onde fica a lampada tem um manipulador de temperatura que controla a temperatura do compartimento refrigerdor.

      Excluir
  14. caro amigo,

    minha geladeira é uma brastemp brm 47B. ela nao esta gelando a parte de baixo.o freezer esta normal. o que pode ser? abri a parte do freezer e tambem nao ha gelo acumulado no evaporador. sera que pode ser o termostato? pois quando giro ele de 1 a 7,nada acontece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, 47B? não tem como reconhecer esse modelo amigo, tem tres letras antes dos numeros do modelo, e sem o modelo fica impossível imaginar qual produto seja ok.
      Se for uma geladeira convencional, ou seja, que não seja frost free, e se for uma BRM47B, o defeito pode ser, insuficiencia de gás, ela faz felo no freezer, mas não refrigera nada na parte de baixo, basta completar a carga de gás nesse modelo e resolver o problema, se for realmente uma BRM47B, eu estou arriscando o modelo e o defeito, já que não passou modelo correto.

      Excluir
  15. Boa tarde Celso me de uma dica, minha geladeira é uma Brastenp BRM43A ela não está gelando a parte de baixo, o freezer está ok qual é a peça que provavelmente tenha dado defeito?eu desmontei deixei ela aberta.o ventilador liga e desliga rapidamente não sei se é normal isso,aparentemente acumulou apenas uma camada fina de gelo.!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Defeito complicado esse aí, vou deixar duas postagens pra você ler e ver se tem alguma coisa a ver com o problema, veja direitinho se não tem um bloco de gelo embaixo do evaporador, ou seja do congelador.

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/06/refrigerador-brastemp-brm33-nao-gela.html

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/04/geladeira-nao-refrigera-parte-inferior.html

      Excluir
  16. BOM DIA AMIGO. tenho um refrigerador consul CRM: 45a o motor estava funcionando por apenas alguns segundos e parava de funcionar..isso ficou constante.. ai troquei a placa controladora. o motor ficou normal.. so que agora ele não desarma..a parte de cima no congelador fica como se estivesse no maximo.. isso pode ser o sensor de campo ? vi que ele fica dentro do congelador.. se for é so abrir a portinha q tem la e trocar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas ela refrigera direitinho na parte de baixo? se refrigera não tem que trocar nada, e vamos supor que você trocou a placa hoje, ela vai ficar talvez mais que 24 horas ligada direto até estabilizar a temperatura interna, somente depois disso vai entrar num ciclo de liga/desliga.

      Não tem que trocar nada por enquanto, se ela refrigera normal a parte de baixo, espere estabilizar temperatura para entrar em ciclos normais de liga e desliga

      Excluir
  17. Ola Celso, tenho um refrigerador frost free brastemp o modelo eh ative o numero eu desconheco. sera que tem como vc. saber a solucao eu dizendo apenas, que na parte inferior nao funciona e na superior ,onde esta o congelador esta normal.Comecou este problema ontem, exatamente quando olhava seu blog . Desde ja agradeco .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como te ajudar não, sem modelo sua geladeira é apenas uma geladeira, e ATIVE não é modelo, é toda uma grande linha de produtos. se tiver condições de puxar o produto e ver o modelo dele em uma etiqueta grudada na parte de trás, a gente ve se pode te ajudar, sem modelo, nada feito

      Excluir
    2. Valeu pelo retorno. Acho que vou ter que chamar uma assistencia tecnica . Meu probleminha resume-se ao tempo .Abs. Parabens pelo blog.

      Excluir
    3. Faça isso o quanto antes, abraço

      Excluir
  18. Caro Celso, volto a escrever, pois abri o compartimento onde está a lâmpada e o controle digital de temperatura.O que pude ver, foi apenas uma placa com vários componentes, onde tem uma fiação que entra para a parede lateral da geladeira, vedada por borracha, onde não consigo ter acesso. Não pude constatar nenhum lugar que possa ser regulado nessa placa. Será que para resolver meu problema terei que trocar a placa?
    Obrigada, novamente pela atenção, fico no aguardo de retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voces postam comentários separados da sequencia, as vezes eu nem acho o inicio do assunto, tem que postar como resposta da minha resposta, as pessoas postam perguntas em várias postagens do blog, tem dias que tem mais de 40 perguntas pra responder, e se não estiver na sequencia, eu não consigo me lembrar do assunto.
      voce viu a geladeira da foto? voce me passou um modelo e eu respondi baseado no modelo que voce me passou, é uma geladeira que não é frost free, e tem termostato de controle, suas informações do produto, não estão batendo com o modelo.
      Sua geladeira é frost free ou não?

      Excluir
  19. Bom dia Celso vi as postagens que vc mencionou e agradeço, desmontei toda a parte de cima o ventilador está funcionando normalmente, esqueci de comentar que antes da geladeira apresentar o problema ela ficava com aquelas três luzes piscando direto,eu desligava e religava e ia tocando, e de uma hora para outra passou a não gelar mais a parte de baixo,deixei a geladeira dois dias desligada e com as portas abertas, pensei que pudesse solucionar o problema mas não teve jeito de gelar a parte de baixo.Eu montei a novamente e liguei, as três luzes voltaram a piscar intermitentemente,quero ver se vai formar algum bloco de gelo embaixo do evaporador. (Brastemp BRM43A)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, por favor, poste seu comentário na sequencia da conversa, pois são muitos comentários, e se o assunto não estiver todo em um bloco eu me perco, tenho que ficar procurando o inicio da conversa. Poste sempre abaixo da minha resposta, assim posso acompanhar tudo que foi dito e saber do que se trata.
      Deixe ela ligada para ver a formação de gelo, mas vi lá encima que disse que o ventilador fica ligando e desligando, isso é caracteristica de modulo de potencia, se acontecer novamente, troque o modulo e o kit sensor para campo, iss vai resolver o problema desde que ela não tenha formação de gelo compacto embaixo do evaporador.

      Excluir
  20. Olá Celso Bom dia,
    Sou técnico de eletrônica e Mecânico de helicóptero e preciso de ajuda para reparar meu refrigerador.
    Possuo uma Brastemp Ative BRM50 ela está perfeita na parte do congelador mas na parte inferior não gela. Deixei desligada por 36 horas, mas ao ligar, continua do mesmo jeito.
    O painel frontal está funcionando normalmente.Aguardo sua resposta. Obrigado.
    Edson. Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ver o ventilador do freezer, tem que abrir o compartimento freezer e ver se o ventilador está funcionando, pode ligar ele diretamente na corrente elátrica, esses dias vi um que na conexão dos fios do ventilador com o gabinete de curto e perdeu contato, dando a impressão que o ventilador estava queimado, mas era apenas um curto nos fio, eliminei a conexão e liguei os fios direto
      Caso o ventilador esteja ok, e tenha gelo no evaporador do freezer, pode ser que o damper, que fica dentro do compartimento refrigerador esteja fechado, ele é um sensor que tem uma portinhola que se abre e fecha, não tem fios ligados a ele, é um sensor que abre e fecha passagem de ar, se travar fechado o ar não passa pra baixo

      Excluir
  21. Boa Tarde
    minha geladeira está formando um bloco de gelo no duto que leva o ar para a parte de baixo.
    Fiz o teste na resistência Liguei na tomada e ela aqueceu porem a geladeira so chega 150 vac essa tensão esya certa pois nao vi problema algum,quando ponho a geladeira para funcionar mesno fechando um Curto no termo termofusivel nao cinto aquecimento do resistência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a resistencia está aquecendo está normal, as vezes forma um bloco de gelo no duto de ar central, que só vai sair se desligar a geladeira por umas 72 horas e deixar com as duas portas abertas

      Excluir
  22. Bom dia
    Esse term fusivel ele so atua ou liga a resistência quando ele esta muito frio,outra coisa com a mão vc consegue sentir o aquecimento da resistência,se ela ficar sempre ligada ela cria gelo nossa dutos,qual a tensão quea geladeira manda para a resistência.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, o fusivel térmico, serve apenas para proteger a geladeira, ou seja a placa manda corrente para a resitencia, vamos supor que por algum motivo não tenha gelo no freezer, se a resistencia ligar sem gelo, vai derreter as partes plasticas, então o fusivel termico, só libera passagem de corrente, se estiver captando pelo menso -13 graus no freezer, ou seja 13 graus negativos, a tensão que a placa manda é 220 ou 110 volts, depende da sua tensaão aí, a resistencia vai aquecendo mais, conforme o gelo vai derretendo, o que impede dela ficar quente excessivamente é o proprio gelo, nos modelos antigos a resistencia ficava incandecente e se tocasse queimaria a mão imediatamente, as de hoje não aquecem tanto, até porque não há necessidade, elas tem formato que envolvem todo evaporador, e isso facilita o degelo sem tanto aquecimento, a partir do momento que ele aqueceu, mesmo que seja pouco ela está perfeita

      Excluir
  23. boa noite celso??? tenho uma geladeira crm45 da Consul, como vaso para testar a resistência do evaporador e saber se fusível térmico esta bom? pois esta congelando a passagem do ar para baixo.desde ja obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pegue um cabo de força e sem tirar a resistencia do local, ligue os dois terminais do cabo de força na tomada e na resistencia, espere uns dez minutos pra ver se ela vai aquecer, se aquecer então está perfeita, daí voce troca apenas o fusível termico

      Excluir
  24. modelo crm45 Consul,Celso boa noite!!!! como faço para testar a resistência do evaporador, e saber se fusivel termico esta bom?. pois esta fazendo gelo nas passagem de ar para baixo. desde já obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pegue um cabo de força e sem tirar a resistencia do local, ligue os dois terminais do cabo de força na tomada e na resistencia, espere uns dez minutos pra ver se ela vai aquecer, se aquecer então está perfeita, daí voce troca apenas o fusível termico

      Excluir

      Excluir
  25. tenho uma geladeira brastemp clean modelo crm39a ela liga normalmente mais nao sai o vento gelado nem no frezzer nem na geladeira e fica dando uns estalos gostaria de saber o que pode ser desde ja agradeço obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando voce diz que ela liga normalmente, quer dizer que ela gela normalmente?
      porque se gelar normalmente não tem que se preocupar com fumaça e névoa que saiam da geladeira, isso é formado dependendo da temperatura externa e umidade do ar, não tem influencia alguma na geladeira, se ela estiver congelando no freezer e refrigerando no compartimento de baixo não se preocupe com fumaça de gelo ok

      Excluir
  26. meu nome e renato pereira pergunto este sensor de fio marronqual a funçao dele

    ResponderExcluir
  27. Bom dia Celso! Tenho uma Brastemp frost free BRM42/220 que a 20 dias começou a fazer muito gelo e não refrigera a parte de baixo do refrigerador. Tirei o painel traseiro de dentro do freezer e a colmeia estava "entupida" de gelo. degelei com um secador, testei a resistência com um multímetro digital e deu continuidade. Gostaria de saber qual sua opinião ! achas que pode ser o fusível térmico ? como posso testa-lo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa testar, mas se quiser testar com multimetro, ele só vai dar continuidade se estiver a -13 graus, ou seja , 13 graus negativos, precisa estar dentro de gelo sólido, mas nesse caso, se a geladeira tem gelo, e a resistencia funciona, basta trocar somente o fusivel termico mesmo, nao vai ter erro, ele custa menos que 15 reais, pode comprar e trocar e pronto

      Excluir
  28. Como faço para concertar a minha geladeira? Ela está gelando no freezer mas a parte inferior só passa ventilação se a porta superior estiver aberta. Ela é uma GE Frost Free 410. O que faço para concertar, pois já descongelei mas a parte inferior continua sem receber refrigeração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriella, infelizmente eu não conserto essa marca, mas vou deixar o endereço de um site, onde tem um forum que muitos técnicos respondem, então um deles vai ter mais condiçoes e conhecimentos pra te ajudar melhor ok

      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  29. Celso, tenho um refrigerador brastemp (acho que é BRM50) ative, fost free, duplex há pouco mais de um ano. Começou a pingar agua dentro da geladeira (em cima do comportimento de latas). Já olhei mas não vejo nenhum dreno dentro da geladeira. Vc tem idéia onde fica e se pode ser isso? Regina/SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um duto de ar, que passa entre o freezer e o refrigerador Regina, não tem como acessar, ele cria um bloco de gelo, que com tempo vai fazer parar de refrigerar a parte do refrigerador, o que tem que fazer, é desligar a geladeira por 48 horas e deixar com as duas portas abertas, para que esse bloco derreta, desligar da tomada e com as duas portas escancaradas mesmo, só assim pra eliminar esse gelo que está derretendo

      Excluir
  30. ola !!
    a minha geladeira apos uma mudança parou de gelar a parte de baixo, o freezer esta normal oque pode ser???
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, pode ser apenas uma coincidencia, mas também pode ser que no transporte tenham inclinado o produto, quando isso acontece o oleo do motor entra na tubulação impedindo a circulação do gás, mas como disse podem ser outros problemas, se me dissesse a marca e modelo ficarima mais fácil imaginar qual problema

      Excluir
  31. Amigao tenho uma brm35 bbna o termo fusível da continuidade normal certo e o sensor de degelo fica acoplado no tubo correto , o sensor mede novo 2 ,6 homms quando é que ele manda resistencia ligar , quando chega a -13 garus quantas vezes por dia abraço Celso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não cara, quem determina quando ligar a resistencia é a caixa controle, ou seja a placa eletronica, baseada na leitura de temperatura que os sensores no freezer estão fazendo, antigamente as geladeiras faziam degelos programados, de 08 em 08 ou de 12 em 12 horas, hoje elas fazem de 01 a 03 degelos por dia, mas não tem como prever o tempo certo, isso quem vai fazer é a placa, que é a caixa controle, mas vai fazer lendo os sensores.

      E outra coisa, ela não tem sensor de degelo, aqueles dois são sensores de temperatura.

      Excluir
  32. Beleza obrigado eu troquei um sensor e o termo fusivel que tava bichado agora ta beleza, mais so que eu notei um pequeno congelamento antes do capilar sera que é falta de gas a corrente ta medindo1,7 e 1,8 A nominal´e 2,1 ta normal ou capilar ta entupido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianor, se o capilar estivesse entupido, ela pararia de refrigerar imediatamente, não se preocupe com a variação da amperagem, ela é variável mesmo

      Excluir
  33. É porque no diagrama atras diz no desenho que os do fio vermelho é do degelo e o fio mararron é da temp. do frezer desculpe ai.(sensores).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei, na verdade os sensores são identicos e trabalham informando a placa a hora de ligar o ventilador, hora de desligar o compressor para pausa e hora de fazer degelos também, antes eram diferentes as peças que faziam isso, hoje é tudo eletronica, mas funciona bem, abração

      Excluir
  34. Bom dia Sr. Celso.
    Tenho uma brastemp BRE49 e começou a apresentar sintomas de bloqueio de gelo, não gela suficiente o freezer e nada o refrigerador. Chamei o técnico e ele sugeriu trocar a capa traseira, recipiente de alguma coisa que não entendi e um tipo de folha de alumínio. Isso vai resolver? por que lendo os Posts percebi que nesses casos sempre existe uma peça com defeito.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei que capa traseira é essa, mas com certeza se não refrigera tem componente com defeito, acho que voce tem que chamar outro técnico que conheça bem do produto, de preferencia um técnico da rede autorizada, como é um produto novo, eles tem dominio sobre o produto e sobre os defeitos que ele apresenta, com certeza esse diagnostico está duvidoso

      Excluir
    2. é Sr. Celso acho que fui ludibriado pela própria assistência autorizada. Eles trocaram aquele reservatório que fica em cima do compressor e uma peça de isopor com um pedaço de manta de alumínio que acho que fica atrás do compartimento do freezer... e usaram um secador de cabelo para derreter o gelo que estava acumulado... só isso...ela voltou ao normal, vamos ver até quando...

      Excluir
    3. Flavio, se eles corrigiram um defeito com certeza não foi ludibriado, eles prestaram um serviço e isso tem um custo, agora vamos torcer para que o produto funcione como se espera por muito tempo sem o defeito reincidir, se voltar em menos de um mes, tem coisa errada e tem que ser corrigido, abraço e boa sorte amigo

      Excluir
  35. Olá Celso, tudo bom? Tenho uma geladeira Consul CRM33D Frost Free 220V e quando mudei para outro apartamento, após deixá-la um dia sem ligar devido ao descolamento, começou a fazer sons altos tipo zumbido tentando ligar. Após algum tempo, ela ligou normalmente. Agora, não ligou mais, ouço apenas uma tentativa do motor ligar, mas sem sucesso. Um técnico da autorizada, sugeriu trocar (como você mencionou ser comum) o fusível térmico e a caixa de controle. Mas o orçamento parece ser muito alto, R$ 395,00. Eu encontrei o controlador por R$ 185,00 fora frete e fusível por R$ 15,00 sem frete, ou seja uns R$ 240 sem mão de obra. Tem algo estranho aí? Qual sua opnião? Segue dados do controlador: 08059-025 Invensys 326061422-520-071008-360851 Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa caixa controle custa hoje nas autorizadas mais ou menos 140,00 e o fusivel 10,00. isso porque ela subiu muito, mas custava 75,00 até o mes passado, tem coisa errada sim, procure na autorizada onde te deram o orçamento e troque voce mesmo, somente a caixa controle, o fusivel vai deixar em observação por hora, pode ser que ele não tenha defeito algum.

      veja como trocar a caixa controle:

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/07/refrigerador-consul-crm45a-nao-liga-e.html

      Excluir
    2. Obrigado Celso! Entrei em contato com outra assistência da Consul e a caixa controle foi encomendada por R$ 140,00 exatamente como a minha original. Chegou em menos de uma semana e já fiz a troca. Tudo voltou a funcionar!!

      Excluir
    3. #caixacontroleconsul

      que bom que trocou e deu tudo certo Brayan, felicidades amigo

      Excluir
  36. Bom dia Celso,
    Tenho um problema com meu refrigerador brastemp brm42, ela nao está gelando na parte inferior. na superior estar normal e o motor n desliga. o controlador eletronico é novo e recentemente troquei os sensores de temperatura e o problema persiste, notei que o reservatorio de algua que fica atraz está sempre vazio, ou seja, nao está fazendo degelo.. o que pode ser... Robson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Robson, tem que abrir o compartimento freezer, se o evaporador que é o congelador estiver cheio de gelo, tem que testar a resistencia, se ela estiver queimada, troque, se não estiver queimada, troque apenas o fusivel termico que fica inserido dentro do evaporador

      Excluir
  37. Boa noite Celso, tenho uma geladeira Frost Free Consul CRM33D, em julho deste ano, voltando de férias encontrei meus alimentos estragados, chamei um técnico e ele trocou a caixa controle, ainda está na garantia, este mês ela congelou duas vezes, liguei para o técnico, pediu para desligar e ligar novamente porque poderia ser pico de energia, funcionou por uma semana, voltando a acontecer, estou com visita agendada, estou inclinado em achar que a caixa controle instalada possa estar com defeito, posso estar errado?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se está congelando os alimentos na parte inferior, não vai ter relação com a caixa controle não. o que pode ocorrer é que tenha descido algum pedaço de gelo para o damper que controla a temperatura inferior, e não permite que ele feche a passagem de ar, e isso faz os alimentos congelarem na parte inferior, para corrigir isso, deixe desligada por 24 horas com a porta inferior aberta, depois religue, se voltar a acontecer, pode-se trocar o damper termostatico

      Excluir
  38. Ola Celso Jair. Tenho uma DAKO modelo DD 360. Que estava funcionando perfeitamente mais com a mudança acabou parando de refrigerar a parte inferior.
    Eu mesmo inspecionei a mudança e hora nenhuma ela ficou na horizontal.
    A parte do freezer esta normal.
    O que pode ser ?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato, não sou especialista em DAKO. Mas é comum refrigeradores perderem gás, e quando um duplex perde gás, para de gelar primeiramente a parte do refrigerador, portanto o defeito da sua, tem muita chance de ser insuficiencia de gás, portando completar a carga de gás vai resolver

      Excluir
  39. Ola. Gostaria de parabenizar a sua iniciativa com este belo blog e gostaria de tirar uma dúvida sobre um caso de uma geladeira CONSUL CRM33D que está com excesso de gelo no congelador. Foi trocado o sensor de desgelo e a resistência, mas o problema ainda persiste. Em sua opinião quais peças deveriam ser inspecionadas ? e se possível como fazer essa inspeção ? ( a geladeira em baixo não refrigera e em cima não congela direito ); ( existe excesso de gelo que bloqueia o sistema ). grato desde já. aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wendell, nesse caso não tinha que trocar sensor de degelo, tem que trocar o fusivel térmico que fica inserido dentro do congelador ok

      Excluir
  40. Boa tarde Celso, adquiri um refrigerador Brastemp Ative BRM50 e não tem nem 20 dias que ele estava funcionando quando simplesmente parou de gelar, tanto o freezer quanto a parte de baixo, ele liga normalmente, o painel da porta funciona corretamente, não tem nenhum barulho suspeito.Acho o refrigerador muito novo para já parar de funcionar. Poderia por favor dar sua opinião? Já acionei a assistência técnica, mas enquanto eles não aparecem gostaria de sua opinião para que eu não seja pego de surpresa,ok? Parabéns pelo seu blog, pelas suas respostas você entende bem do assunto.
    Obrigado,

    Caio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio, não tem que se preocupar com isso, está na garantia e é de total responsabilidade da rede autorizada amigo, tenho certeza que eles vão resolver, não existem produtos perfeitos, e por isso existe a garantia, e o que faz da BRASTEMP grande, é que a garantia dela funciona, vender produtos é fácil, o difícil é manter esses produtos funcionando, com peças disponíveis e rede de assistencia cobrindo todo Brasil, sei que vai ter o incomodo de ficar sem produto por poucos dias, mas sei também, que eles vão resolver, abração

      Excluir
  41. REFRIGERADOR BRE49B (INVERSE) PAROU DE FUNCIONAR O REFRIGERADOR, SO FUNCIONA O FREESER. ORÇAMENTOS: I)450 REAIS P/ TROCAR MODULO DE POTENCIA, II) 400 REAIS TROCAR KIT DE DEGELO III) SENSORES 340 REAIS. MODULO DE POTENCIA E KIT DEGELO SÃO A MESMA COISA? ESSES PREÇOS SÃO ABUSIVOS. VC PODERIA ME DAR UM PARECER., INCLUSIVE P/ ME INFORMAR TB QUAL OU QUAIS PEÇAS DEVEM SER TROCADAS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem pode informar quais as peças a serem trocadas, são apenas os técnicos que abriram o produto e tiveram acesso ao interior do compartimento freezer,dependendo do que tenham encontrado é que se pode dizer o que tem que ser trocado.
      pelo que vi a resistencia não está queimada, pois nenhum orçamento consta esta peça, o defeito do seu produto parece ser apenas dreno entupido, pela variação dos orçamentos, parece que todos viram que não tem que trocar peça, e cada um inventou uma para te cobrar um valor exorbitante sim, diga-se de passagem.
      Nesse modelo, existem duas peças grandes de isopor dentro do freezer, elas forma uma carenagem com dutos que propagam a circulação de ar, o que ocorre é que em muitos casos, elas encharcam, e começa a esfarelar o isopor, e os pedaçinhos de isopor entopem o dreno por onde a água tem que passar para ir para o coletor que fica sobre o motor compressor. Não estou dizendo que este é o seu caso, mas pode dar uma olhada na bandeja sobre o motor, se estive seca, pode sim ser isso que estou relatando.
      Acontece que por o dreno estar obstruido, vai se formando com o tempo, um grande bloco de gelo, pois a água que teria que ir para cima do compressor, começa a cumular dentro do freezer, então o que voce pode fazer, é desligar o produto da tomada, deixar por 72 horas desligado e com as duas portas totalmente escancaradas, para que esse bloco de gelo derreta, é muito gelo mesmo, no freezer tem dutos de ar que passam por todo alicerce inferior, seis dutos de isopor tamém, e ali acumula-se uma montanha de gelo, se quiser fazer isso pra tentar é valido, depois desse prazo, veja se tem água sobre o coletor do compressor, se não tiver tem que limpar o dreno dos resíduos de isopor, tem que abrir o compartimento e retirar os residuos, depois passar um fio pelo dreno e em seguida jogar um copo de água e ver se vai cair sobre o reservatorio sobre o compressor.

      Excluir
  42. Ola celso! Tenho uma geladeira consul facilite, frost free, do nada ela diminuiu e muito o resfriamento tanto no freezer,(não congela nada) quanto embaixo. verifiquei o ventilador e vi que não está funcionando, e não a gelo no evaporador..e nem gela.. o motor esta funcionado bem, e aquece bem o sistema das partes de traz.. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucio, se o ventilador não está funcionando, teste o ventilador, se estiver queimado troque, não troque apenas porque não funciona, tem que testar antes, pode não funcionar e mesmo assim não estar queimado, teste e se estiver queimado troque.

      Excluir
  43. Boa tarde Celso, tenho uma geladeira frost free da consul 380l, observei que ela esta resfriando na parte de cima acho que ela não esta congelando como antes, ex: o estojo de gelo fez apenas uma camida fina de gelo, polpas de frutas não estão congelando, mas está tudo gelado
    O que deve ser? um amigo meu disse que pode ser o sensor de temperatura degelo, vc acha que é isso?
    Michel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michel, tem que abrir o compartimento freezer e ver se tem gelo em excesso fechando e bloqueando todo o congelador, fazendo isso, no caso vendo o congelador vamos saber melhor o que pode ser , veja isso, abra o compartimento freezer e me relate o que voce vai ver, outra coisa, tem que ver se o ventilador está funcionando, sem ventilador, frost free não funciona ok.

      Excluir
  44. Boa noite meu amigo. Tenho uma Brastemp Frost Free BRM50 á exato 1 ano e 1 mes. De semana passada p/ k, ela passou a gelar demais! Quase não está desligando! Ela está congelando tudo o que está dentro da geladeira, mesmo colocando no mínimo!! Eu coloco no "Férias" mas msm assim, ela continua congelando! O painel frontal está beleza.O que poderia estar acontecendo? Eu mesmo poderei resolver? Trabalho com eletrônica, se isso ajudar, ficaria até mais fácil.... Ficarei no aguardo. Obrigado por enquanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na parte do refrigerador Eneias, tem uma peça que controla a passagem de ar para o compartimento refrigerador, é um damper termostático, ele não é elétrico, é mecanico, quando chega a temperatura suficiente ele fecha uma portinhola de passagem de ar para baixo, então o defeito é no damper, ele fica dentro do duto de passagem de ar, no compartimento refrigerador, o botão que controla a temperatura fica encaixado nele ok.

      Excluir
    2. Então meu amigo, o que vc me aconselha? eu msm tentar trocar a peça, ou mandar p/ uma autorizada pelo fato de ser uma peça de difícil troca (se for né)? Até msm tentei ver algo lá, mas nao consegui.... tudo lacrado.... parece ser uma peça inteiriça.... é caro um conserto desse? Aguardo resposta. Obrigado por enquanto.

      Excluir
    3. Para a gente que é técnico, é um serviço de dificuldade mediana, mas não tem que mandar para uma assistencia, esse serviço pode ser feito em casa, vai demorar uns 20 minutos, para soltar o conjunto duto de ar, basta retirar a capa de acrilico da lampada, vai localizar dois parafusos, retirando os dois, o duto é apenas encaixado no teto com dois pinos em dois furos, soltando o duto, tem apenas que desligar os dois fios da lampada e puxar, então desmontar o duto e retirar o damper de dentro, ele tem dois parafusos que fixam ele, se for o caso vá tirando fotos, para não montar errado, não é complicado demais não.

      Excluir
  45. Celso, Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo excelente blog.
    muito bom e tem ajudado muitas pessoas, que Deus lhe abençoe.
    minha duvida é um seguinte, tenho uma Geladeira da marca Bosch e ela não estava gelando
    nada nem em cima e nem em baixo, ao desmontá-la vendo videos no youtube vi que estava bloqueada
    de gelo, então removi o mesmo com água quente e montei novamente.
    mas a parte de baixo continua sem gelar e na parte de cima esta muito fraco, o que poderia ser ? abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo. Não trabalho com Bosch
      Vá em um forum num site de amigos, lá vários técnicos respondem e vão te ajudar melhor que eu

      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  46. bom dia celso !!!
    eu tenho uma geladeira eletrolux dff37 e já estou quebrando a cabeça para conserta-la.
    ela esta gelando demais e por isso não refrigera em baixo . ok
    eu já troquei a resistência de evaporador a resistência da calha, a rede sensora e ainda continua formando muito gelo. quando eu troquei a rede sensora a resistência estava ligando normal, agora eu percebi que ela não esta ligando mais. o que pode ser ? o modulo de controle ou o sensor branquinho que fica próximo da lâmpada esse o rapaz me disse que esse sensor é somente para ligar o ventilador isso é verdade?
    e como eu texto a caixa de controle se for ela?
    obrigado
    fico no aguardo. ok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, esse modelo tem duas placas eletronicas, uma lá perto do compressor e outra na porta superior, tem a rede sensora que também pode apresentar problemas.
      O sensor pequeno não se troca mesmo, o defeito pode estar na placa eletronica, mas o que ocorre é que as placas que se comercializam hoje, não são mais compativeis com as antigas, então se for a placa, vai ter que trocar as duas, aconselho a voce chamar um técnico para ver o que realmente está acontecendo com a geladeira, e porque trocou a resistencia, só se troca peça se estiver queimada.

      Excluir
  47. Olá... minha mãe adquiriu uma geladeira duplex consul Geladeira Consul Duplex CRD45. Ela dá uns estalos RELMENTE MUUUUUIIIIIITOOOO ALTOS! É um som de tiro, um som seco e muito alto e ocorre mais durante a noite (provavelmente quando a temperatura ambiente começa a mudar) Chega a acordar os moradores da casa.. o que pode estar ocorrendo? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. veja essa postagem que vai entender, copie e cole no seu navegador.

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/02/barulho-refrigerador-e-freezer.html

      Excluir
  48. Olá, gostei do seu blog.
    Tenho uma CRM45, a alguns meses um técnico trocou a resistência pois estava apresentando o problema do tópico, só que troquei a placa esses dias pois estava com problema, e dai não está descongelando, o que fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troque o fusível térmico que fica inserido dentro do evaporador, é ele quem energiza a resistencia

      veja este video, vai te ajudar

      http://www.youtube.com/watch?v=WqfcAUtttaA

      Excluir
  49. Boa noite. Meu nome José.PrImeiro gostaria de parabenizá-lo por este brilhante trabalho que ajuda a muitos.Também estou precisando da sua valiosa ajuda. A minha geladeira é uma brastemp modelo BRG43ABANA, cujo compressor dentro do circuit normal não liga. Somente funcionando o ventilador.Porem ligado direto com o seu circuito protetor e partida com um rabicho improvisado ele funciona circulando o gás normalmente produzindo a temperatura desejada no vaporizador(parte superior) , Com 2,2 amperes.Então pergunto, por favor, qual ou quais componentes podem apresentar tal defeito, onde se localizam se tem como testá-los com um ohmetro , voltimetro ou outro, se posso cortar para retirar etc.? Meus agradecimentos. Saudações. Meu gmail é tenjpribeiro@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso troque o sensor de temperatura e o modulo que vai resolver ok, vou deixar dois videos pra te ajudar, copie e cole no seu navegador ok, abração

      https://www.youtube.com/watch?v=fMeL1UxrToU

      https://www.youtube.com/watch?v=pvKf3XyzMQ8

      Excluir
  50. Boa tarde Celso, minha família tem uma geladeira frost free Consul I facilite (modelo crb36abana20 serie ja1441655) nesse último dias a ela parou de desligar, agora fica todo o tempo gelando, na parte de baixo começou a congelar alimentos, estou preocupado que o motor queime. O que você acha que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, diminua o botão de controle de temperatura para o mínimo e veja como ela vai se comportar, pode ser que algém tenha posto no máximo, se não resolver, desligue ela por 24 horas e deixe com a porta aberta, inclusive a porta do compartimentinho do freezer ok. abraço

      Excluir
    2. Valeu!!! fiz isso é voltou a funcionar normalmente, muito obrigado Celso!

      Excluir
    3. Por nada Rafael, que bom que resolveu o problema, abração.

      Excluir
  51. Caro Celso primeiramente parabéns pelo blog.
    Tenho uma geladeira frost free bem estar modelo CRM50, acompanhei seu blog e uma das recomendações que você sugeriu quando o evaporador está totalmente congelado ( onde era para se ter somente uma leve camada de gelo) seria conferir a resistência e estando ela aquecendo, trocar o bimetal ( sensor que fica entre as grade do evaporador). Realizei a troca do bimetal, entretanto continua congelando o evaporador, será que o problema está no modulo? E caso sim, teria algum tutorial, onde localizar o modulo geladeira consul? Obrigado e um ótimo dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/07/refrigerador-consul-crm45a-nao-liga-e.html

      Esta postagem vai te ajudar, abraço.

      Excluir
  52. Olá Celso. Tenho uma Electrolux DFF37. O que ocorre com ela é que tem hora que ela gela, e tem hora que não. Ela faz o degelo, isso quer dizer que a resistencia está funcionando certo?

    O problema é que quando ela tem que ligar para gelar ela apenas ameaça e faz um "TEC", e não liga, apenas as luzes funcionam. Fiz um teste, passei o secador de cabelo no evaporador e ela está funcionando, depois de um tempo ela volta com o problema.

    A placa controladora já foi trocada, já fiz o teste de continuidade do fusível térmico (que deu bem baixa 001). Existe mais alguma coisa que eu possa fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa geladeira tem duas placas, uma perto do compressor e uma na porta superior, então pode ser problemas na placa da porta, tem também a rede sensora que fica no freezer, e em muitos casos, o defeito pode ser no interruptor duplo da porta, que fica com mal contato, para tirar o interruptor duplo que fica entre as portas, basta desencaixar, veja se ele não tem sinais de curto, caso não seja ele, dificil saber, esse modelo tem muitos componentes, eu arriscaria a rede sensora.

      Excluir
  53. Francisco Romão da Silva Neo1 de janeiro de 2014 às 09:30

    Bom dia, Feliz ano novo pra todos, que JESUS proporcione um ano de muitas bênçãos em todos os seguimentos, conforme sua vontade.
    Estou precisando de ajuda urgente. Meu refrigerador CONSUL BIPLEX 360, parou de refrigerar ontem, a luz interna continua acesa, o motor está quente, a grade traseira não aquece e o motor não entra em funcionamento, já houve o desejo devido não está funcionando, providenciei gelo em um isopor provisoriamente. Solicito por gentileza de ajuda, orientações pra que eu possa tentar algo. No aguardo.

    Neto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, que Deus esteja sobre você e cuidando sempre de todos da sua casa também!

      Me passe o modelo correto de seu refrigerador neto, apenas a litragem não ajuda muito, no aguardo.

      Excluir
  54. Oi!!!! Minha geladeira é brastemp frost free, com painel frontal, que está bem doidinho, ele acende todos ao mesmo tempo , fazendo um barulhinho.Não consigo controlá-lo, quando tento colocar no máximo, minimo, etc.Qual será o problema? Agradeço, se puderem me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual modelo correto da sua geladeira? o modelo fica atrás do produto, e também em uma etiqueta perto da lampada.

      Excluir
  55. Boa Noite! Meu refrigerador Consul Biplex CRM49 frostfree parou de gelar. Aparentemente está funcionando, porém descongelou completamente. Me dê uma luz do que possa ser, pois não consegui nenhum técnico que pudesse vir me atender em pleno sábado de verão carioca. Muito obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também não posso fazer muito a distância, desligue da tomada, deixe uma meia hora e depois religue novamente, tem que ver se o motor compressor está ligando, se está apenas acendendo a lampada, o defeito pode ser na placa que se chama caixa controle e fica perto do compressor do lado esquerdo, presa ao gabinete.

      Excluir
    2. Boa Tarde Celso, meu nome é Demilson, quero desejar um 2014 de realizações.
      O refrigerador consul biplex 360 CRD39BBANA SERIE:JM2341666 não gela direito no congelador e nem em baixo, eu reparei que ela começa bem, na parte de baixo fica com gelo atras da placa de plastico e em cima no freezer na parte superior cria uma camada de gelo mas na parte inferior fica um gelo molhado é como se termostato tivesse deligado, acredito que não seja vazamento pois o compressor desarma, isso com o termostato no maximo, desde já agradeço.

      Excluir
    3. Demilson,
      Feliz 2014 pra você também amigo,
      durante o dia, várias vezes vai ter água na parte da placa do fundo do compartimento refrigerador, toda vez que o motor compressor desliga, o gelo que se formou ali, derrete e desce pelo dreno, e vai para a bandeja sobre o motor compressor, então isso é normal, o anormal seria ela não gelar nada,
      Mas você disse que ela não gela direito no freezer, na geladeira ela quando desliga o motor, o gelo derrete todo, agora no congelador, tem que ter gelo sólido o tempo todo, se derrete o gelo do congelador com a geladeira ligada a tomada, isso não está certo e pode ser problema no termostato.

      Excluir
  56. Boa noite!!

    Tenho um freezer vertical Prosdócimo daqueles modelos antigos que tem uma luz verde e uma laranja na frente.
    Ele começou a funcionar de forma intermitente, ou seja, liga o motor por uns 3 segundos e desliga por alguns minutos. Com isso parou de gelar, dando apenas picos de corrente na partida em torno de 15A.

    Fiz uma primeira verificação de continuidade no ckt elétrico para observar algum mal contato e estava tudo ok.
    Verifiquei o termostato e tbm tem continuidade entre os conectores, cheguei a trocar o "termo fusível" que fica acoplado junto a caixa do motor-compressor por um novo e o defeito permanece.
    Quando ligo o cabo de força direto no motor-compressor ele funciona normalmente. A tensão tbm está ok, 223V.
    Por gentileza, tens alguma idéia do que possa estar comprometendo o funcionamento do mesmo?!? é um freezer antigo mas dá conta do recado há muito tempo, dependendo do custo ainda acho q vale a pena consertá-lo.

    Desde já agradeço, e parabéns por compartilhar seu conhecimento.. abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora você me apertou sem me abraçar, porque quando disse que ele parte, fica alguns segundos e desarma, caracteriza motor com alta amperagem, com curto interno, mas depois disse que quando ligou direto ele funcionou, jamais poderia partir e se manter ligado se ligasse direto na tomada, já que esse sitema é muito simples, tem apenas um termostato que energiza o compressor, se o termostato manda corrente e ele não se mantem ligado o defeito é motor e ele não poderia se manter ligando diretamente com cabo de força, teste novamente com cabo de força, se ele se manter ligado, deixe por 01 hora e veja se vai gelar, depois desligue, deixe esfriar por mais uma hora e ligue normalmente com o cabo de força do freezer, se ligou com cabo de força, tem que funcionar também ligando pelo cabo do freezer, visto que ele tem apenas motor e termostato, e se o termostato manda corrente, então o termostato está ok.

      Excluir
    2. Boa noite..

      O motor realmente estava entrando em curto, não ficou nem 2 minutos ligado.
      Estranho é que eu havia medido continuidade entre a bobina estava ok, e não tinha continuidade entre a bobina e a carcaça.. sinais de que não estava em curto. Porém não sei quanto equivale a resistência deste motor, pode ser que o valor medido estava muito baixo mesmo e já estaria comprometido.
      Mas enfim, pelo custo para consertá-lo acho que vale a pena aposentá-lo e compra um novo mais econômico certo?!?

      Mais uma vez obrigado, um abraço!!

      Excluir
    3. Sim, os modelos mais novos, são racionais, ou seja, gastam menos energia, vai gastar um pouco com o produto, mas a longo prazo, isso vai retornando na forma de economia na conta de energia, abração.

      Excluir
  57. o modelo é biplex crm49 consul, começou não gelando embaixo, chamei um técnico da autorizada que cobrou uns CR$ 36000, achei caro, chamei um da não autorizada. O material compraria que era um fusível térmico e um termostato ao chegar na loja o vendedor deixou confusa disse que, geladeira antigo e que possui o termostato, comprei a uns 3 anos. Quem está certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa geladeira não possui termostato, quem está certo obviamente é o técnico da rede autorizada que conhece o produto, o outro técnico, deveria ser honesto e dizer que nem sabe mexer na sua geladeira, melhor que inventar de consertar e piorar a situação, pois nem sabe quais as peças que o produto utiliza.

      Excluir
  58. Bom dia. Tenho uma geladeira frost free Brm44A. O problema dela começou com os leds piscando de duas em duas horas e acumulando gelo nas alhetas e/ou evaporador, desliguei ela duas vezes, começou a funcionar normal, mas o problema retornou novamente. O led de porta aberta pisca constantemente. Troquei o sensor de temperatura e o modulo de potencia mas não adiantou. Perguntas: É normal o duto do dreno(entrada preta quadrada) ficar com água. Como testar a resistência para ver se está aquecendo. E onde fica o fusível térmico deste modelo. Se puderes me ajudar a resolver os problemas, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é comum acumular água ali, testar a resistência pode ser com multimetro, ou ligar ela direto na tomada, se estiver aquecendo, troque apenas o termostato bimetálico, esse modelo não tem fusível térmico, o bimetálico é redondinho, fica preso em um cano do congelador, e tem um fio azul e um preto.

      Excluir
  59. A respeito da BRM44A, me esqueci de dizer que a marca é Brastemp.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisava nesse caso, B de Brastemp, R de Refrigerador e M, sequência de fabricação de modelos, então, quando diz BRM44A, eu sei exatamente de que produto se refere, cada modelo exato, é uma identidade única, para cada produto.

      Excluir
  60. Celso, desculpe estar indo por partes. Sou a pessoa que perguntou sobre a Brastemp BRM44A, continuando o problema o freezer não está congelando, está funcionando como se fosse a parte inferior e a parte inferior também não está funcionando normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, então tem que deixar ela ligada por umas duas horas, abrir e ver se tem gelo em todo o corpo do congelador, tem que ter gelo em todos os canos do evaporador, que é o congelador, se tiver formando gelo apenas nos canos superiores, caracteriza falta de gás, mas tem que ver também se o ventilador funciona normalmente ok, quando a repartir o assunto, eu vou repartindo também as respostas, pois quanto mais informações, mais eu tenho como imaginar o que está ocorrendo aí, pois como estou distante, meus olhos estão voltados apenas para suas informações.

      Excluir
  61. Boa tarde Celso!

    Tenho uma Brastemp brm35b FROST FREE, onde moro tenho quedas de energia constantemente. De uns tempos para cá notei que qualquer pique de energia faz a minha geladeira parar de funcionar, a luz acende, mas a geladeira não funciona e o Freezer também não. A geladeira faz uns barulhos próximos do motor, acredito que numa caixa de energia onde tem uma placa, não tenho certeza, o barulho é como se fosse pequenos estalos, ela quer funcionar mas não prossegue e isso permanece por muito tempo. Raramente, depois de muita paciência, deixo ela um bom tempo desligada da tomada e quando volto (de preferência de madrugada) ela funciona, mas com a capacidade diminuída. Se eu ligar qualquer lâmpada em casa ou qualquer coisa em qualquer tomada dentro de casa a geladeira imediatamente pára de funcionar e só reestabelece depois que não há quedas de energia. Hoje, faz 5 dias que a geladeira não funciona, desde o dia em que acabou a energia aqui. Já deixei ela fora da tomada por mais de um dia, mesmo assim não funcionou. Onde pode ser o problema ?

    Te agradeço antecipadamente pela ajuda!

    Edy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troque a placa , ela fica mesmo dentro daquela caixa branca, que se chama caixa controle, é vendida completa com a caixa, chama-se caixa controle, pode comprar em uma autorizada e trocar você mesmo, vou deixar a postagem de uma geladeira consul, ela usa a mesma placa e a forma de trocar é a mesma.

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/07/refrigerador-consul-crm45a-nao-liga-e.html

      Excluir
  62. Celso, Boa Noite. Tenho um refrigerador frost free Brastemp modelo BRM44A que está congelando a parte de cima chegando a atingir o ventilador mas o freezer não está funcionando direito e nem a parte de baixo. Alarme toca de duas em duas horas se desligo no botão o led que indica porta aberta continua piscando. Só para se desligo no cabo de força, mas depois de mais ou menos doze horas retorna tudo de novo. Já desliguei duas vezes por vinte e quatro horas. Conforme dicas do site troquei módulo de potencia e sensor de temperatura. Não sei onde fica a resistencia de degelo. Pergunta: este modelo de aparelho possui timer e fusível térmico. Se puderes algumas dicas desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ademir, a resistencia de degelo, fica em volta do congelador, veja que o congelador tem canos mais grossos, aquilo que parecem canos fininhos nas partes externas do congelador, é a resistencia, ela é elétrica, tem que testar com multimetro, ou ligando ela direto na tomada e deixando uns 20 minutos, se aquecer está boa, se estiver boa, troque apenas o termostato bimetálico, fica dentro do freezer, é redondo e cromado, nele dois fios, um preto e um azul, ele é quem libera corrente para a resistencia, se ela está boa, e tem gelo no freezer e ja trocou sensor e placa, trocando apenas o bimetalico vai resolver com certeza ok, abração.

      Excluir
    2. Valeu, troquei o termostato bimetálico e ela está ótima. Obrigado.

      Excluir
    3. Por nada, parabéns por ter resolvido, abração.

      Excluir
  63. bom dia celso por favou to com um problema na minha geladeira modelo crb 36 frosrt free consul parou de gela ta juntando gelo do lado do com gelador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que abrir, e ver se tem gelo cobrindo todo o evaporador, que é o congelador, se tiver, pode ser que tenha queimado a resistencia de degelo, que fica em volta do evaporador, teste ela, se ela estiver ok, troque o fusível térmico.

      veja esse video que vai te ajudar na desmontagem:

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/12/geladeira-consul-facilite-frostfree.html

      Excluir
  64. Boa tarde Celso
    Tenho um refrigerador Brastemp BRD49DBANA o regulador de ar quando aberto, cria gelo dentro dele que chega sair pelas aletas, qual pode ser o problema?
    Desde já agradeço, parabens pelo seu Blog e paciencia conosco.
    José Carlo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser problema de porta aberta, quando se deixa a porta aberta por muito tempo sem perceber, forma-se gelo em excesso, então se for isso, desligue da tomada, deixe as duas portas totalmente abertas por 24 horas e depois religue e observe para ver como vai se comportar o funcionamento do produto.

      Excluir
    2. boa noite celso tenho uma consul facilit porem de um tempo para cá ela parou de congelar somente gela a agua que deixa no congelador vc saberia qual o defeito? muito obrigado

      Excluir
    3. Esse modelo tem apresentado problemas com a resistencia de degelo, ela deixa de funcionar, acumula-se gelo no freezer e impede a circulação de ar, pode também ser apenas o fusivel térmico que alimenta a resistencia, mas em muitos e muitos casos, é apenas gelo, obstruindo a passagem de ar, vou deixar um video que pode te ajudar, veja essa postagem ok, abraço

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/12/geladeira-consul-facilite-frostfree.html

      Excluir
  65. Bom dia Celso tenho um freezer frost free Brastemp 280 litros eletronico, pois apos minha mudança de casa q fiz ele esta apresentando um defeito a temperatura minima é de -18 graus porem agora ele chega a -6 -7 graus e se desarma no visor fica ocilando o indicador de temperatura de -6 a 30, o motor liga e quando começa o proçesso de gelar q é mandar ar frio esta ocilação começa e fica por alguns segundos e o freezer se desliga q pode ser isto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente esse defeito está associado a placa eletronica que fica na parte superior da porta, isso também acontece com refrigeradores que tem o mesmo desenho com placa superior, não conseguem atingir temperatura e desligam antes da refrigeração total.

      Excluir
  66. Boa noite Celso,tenho uma geladeira Brastemp BRM 50 Ative dessas novas.tem um ano e dois meses de uso,fiz uma mudança em dezembro de 2013,desde lá ela esta congelando tudo mesmo na regulagem minima, pode ser o termostato? Ja deixei desliga da por 4 horas e voltou a apresentar o mesmo problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, geladeira nova não tem termostato, tem damper termostático, e se congela tudo no compartimento refrigerador, a causa pode sim ser defeito no damper termostático.

      Excluir
  67. celso , minha geladeira frost free brm 33 , faz gelo na metade superior do evaporador , e na metade de baixo do evaporador n tem gelo algum,, oq pode ser .... resultado , na gela no freezer e n gela na geladeira..

    ResponderExcluir
  68. Olá meu amigo. Possuo um Consul crb 36 A . Está muito estranho, pois liga e desliga logo de seguida. Estava no nivel 1, coloquei no 2 e resolveu, por uns dias, depois voltou ao mesmo ! Aumentei para o 3 e resolveu de novo, passados uns dias ficou na mesma, ou seja, aumentei até ao 5 e ficou bom, por uns dias ! Agora, não liga ! Desligo da tomada, espero uns minutos e ligo a tomada de novo. Ele liga por uns minutos e deliga de novo ! O que poderá ser ? Já fiz o auto-teste, e no final dos teste fica o led1 e o 4 ligados ! O que significa ?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece ser um problema de placa eletronica, é o mais provável no seu caso, ela foi perdendo potência até parar de vez, isso acontece com outros modelos de produto.

      Excluir
  69. Obrigado pela sua resposta ! Quero ser eu a consertar, ou pelo menos gostava de ser, kkkkk, por isso lhe pergunto 2 coisas:
    quanto custa uma placa dessas e onde posso encontrar ? Já pesquisei na net e tive dificuldades eeencontrar a dita placa ! Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou te passar a lista de todas as autorizadas do Brasil, veja nas lojas mais proximas de você, o lugar mais provável de encontrar é na rede autorizada

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/p/a.html

      Excluir
  70. Celso,boa noite. Tenho uma Consul CRM 45 que estava com problema na caixa de controle, como Eu não sabia do que se tratava só efetue a troca quando a mesma pifou de vez, efetue a troca e funcionou perfeitamente só depois de alguns dias apareceu outro problema, a parte inferior está gelando pouco gostaria de saber se congelou alguma coisa no sistema. Pois antes, mesmo ligando e desligando constantemente a mesma estava gelando normalmente ou se trata de fusível térmico se for a 2° opção manda um video de como se faz á troca. desde já meu muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho sim que se trata do fusível térmico, em 95 por cento dos casos é apenas ele, mas antes , teste a resistencia de degelo, vou deixar um vídeo da troca do fusível térmico ok, abraço

      https://www.youtube.com/watch?v=WqfcAUtttaA

      Excluir
  71. Boa noite Celso, tenho uma Brastemp Frost free Active, O motor entra em funcionamento, demora 5 segundos e desliga, 1 minuto depois liga de novo, funciona mais 5 segundos e desliga e o ciclo se repete, o que pode ser? Notei que o motor está bem quente.
    Obrigado desde já.
    Sidnei Rezende

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poder ser placa eletronica, mas tem que testar o motor antes ligando ele direto, nesse caso, aconselho trocar também o sensor de temperatura, vou deixar um video ensinando a trocar a placa eletronica ok.

      https://www.youtube.com/watch?v=bDoYGcW939o

      e outro video ensinando a trocar o sensor, esse sensor do video é de outro modelo, mas a forma de trocar é a mesma, embora os sensores tenha codigos diferentes

      https://www.youtube.com/watch?v=pvKf3XyzMQ8

      Excluir
  72. Ola Tenho um refrigerador Consul CRM33D o problema é o seguinte sempre quando plugo algum eletrodomestico na tomada ou ligo algum interruptor de luz,quando ela ligada para o o funcionamento na hora retornando o funcionamento alguns minutos depois o que pode ser ? e tambem o congelador não esta congelando nada ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando isso acontece, é problema de placa eletronica, que tem o nome de caixa controle, mas tem ainda o fato que você disse que o congelador nao gela nada, acho que o correto, é desligar da tomada por um dia todo, ou seja, 24 horas, deixar as duas portas totalmente abertas, depois trocar a caixa controle, vou deixar um video que ensina como trocar essa peça ok.

      https://www.youtube.com/watch?v=bDoYGcW939o

      Excluir
  73. Boa tarde prezado celso. MEu problema é que os alimentos estão descongelando.
    O ventilador funciona, a resistência funciona (testei como vc cita acima), o fusível está com continuidade. O que detectei foi que no conector da resistência não tem 127v. De onde vem essa corrente e porque pode estar assim? A autorizada condenou meu compressor sem ao menos abrir o congelador.
    Aguardo sua ajuda!
    Lucas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, a resistência recebe corrente da placa, que é a caixa controle, mas se você medir corrente nela, pode não dar nada, porque só vai ter energia quando estiver em degelo, e isso quem controla é a placa, e a geladeira, as vezes faz apenas um degelo por dia, que dura menos que 20 minutos, então para testar, tem que energizar a peça ou testar com mutlimetro, se quer saber se o compressor está bom, teste ele direto na tomada, se ligar deixe por uma meia hora ligado, se ele não desligar quer dizer que está bom, e a maior possibilidade é que seja defeito na placa, veja esse vídeo que vai te ajudar, abraço

      https://www.youtube.com/watch?v=bDoYGcW939o

      Excluir
    2. Bom dia Celso, claro..não terá energia se não tiver na hora do degelo..nem me dei conta disso..Sobre o sensor bi-metal que tenho lido bastante em seu blog, essa minha BRM35A não tem? Vou esperar acumular gelo novamente na resistência e vou comprar uma placa controle, só pode ser isso! Foi após um religamento programado da compania de Energia que causou esse problema..tenho que desligar ela quase todo mês para funcionar 100%.. por enquanto muito obrigado pelas valiosas dicas.

      Excluir
    3. Bom, seu modelo não tem fusível térmico, ela usa termostato bimetálico, se a resistência estiver funcionando, pode ser apenas o termostato bimetálico, se a resistencia aquecer, troque apenas ele, ele fica preso em um cano do congelador, é redondinho e cromado, e tem dois fios, um preto e um azul, não tem como não identificar.

      Excluir
  74. Olá. tenho um Geladeira Brastemp Frost Free Duplex Ative Brm47b e estou tendo um problema meio que confuso por que? Quando abro a porta inferior da geladeira a LUZ se apaga, mas se eu manter a porta aberta e depois abrir a porta superior que é a do freezer a LUZ se ascende porque? Tenho que trocar alguma peça, se possível me fale o nome da peça para que eu possa compra-la e fazer sua troca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parece que o defeito está no interruptor da porta, ou a lampada esta com mal contato dentro do bocal, desligue da tomada, abra a capa de acrilico que proteja a lampada e reaperte a lampada, depois teste, se nao resolver pode ser no interruptor de luz o problema, veja isso.

      Excluir
  75. Ola Celso!!!
    Parabéns pelo blog.
    A minha dúvida é a seguinte:
    Tenho uma Inverse brastemp inox de 2010.
    Mês passado transportei a geladeira junto com a minha mudanca do Nordeste pro RJ.
    Ao ligar a geladeira (220v), ela funcionou normalmente, aparentemente. Tirei da tomada e voltei a liga-la 10 dias depois e percebi que ela não está gelando e fica com um cheiro forte de gás no interior.
    O técnico olhou rapidamente e disse que terei que trocar o compressor, total de 843,00.
    Estou em busca de uma segunda opiniao... O que vc acha?
    Ats.
    Solange

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Solange, vamos esclarecer uma coisa, gás da geladeira, é incolor e inodoro, não tem cor e nem cheiro que seja sentido dentro do produto, o que ocorre é que por não gelar, resíduos de alimentos vão apodrecendo e deixando esse cheiro, com certeza não pode ser de gás.
      Agora 830,00 pra trocar o compressor, sinceramente abusivo
      meu conselho, chame outro técnico, e veja se realmente é o compressor, se for, diga que você vai comprar o motor que custa aqui em Brasília na faixa de 290,00 um compressor de 1/4 de HP, e então negocie com o técnico a instalação da peça, que aqui varia de 120,00 a 200,00
      Acho que se tiver mesmo que trocar, vai gastar bem menos que 500,00

      Excluir
    2. Olá Celso. Obrigada pela resposta.
      Com relação ao cheiro, a limpeza da geladeira foi impecável antes de ser transportada. Será que o odor realmente é proveniente de resíduos? O cheiro só se manifesta quando ela é ligada na tomada.
      Outra dúvida: pode ser um problema ocasionado pelo transporte? Porque, neste caso, eu cobraria o ressarcimento da transportadora.
      Já chamei outro técnico, ele agendou visita para Quinta.
      O que mais me intriga é o fato da geladeira estar "funcionando", acende a luz, o motor faz barulho....só não gela.

      Outro fato que me lembrei... A geladeira foi ligada na voltagem 110v por 2h.

      Excluir
    3. Vc acha que o fato dela ter passado esse tempo ligada na tomada 110v influenciou em alguma coisa?

      Excluir
    4. Claro que sim, pode ter queimado componente eletrônico, possivelmente a caixa controle que fica atrás do produto, porém ainda não creio que seja o motor, peça para o técnico ver a caixa controle pois é componente mais frágil que o motor, vou deixar um video de troca de caixa controle.

      https://www.youtube.com/watch?v=bDoYGcW939o

      Excluir
  76. Boa tarde tenho uma FROST FREE BRASTEMP BR35B há cerca de 1 mês queimou a placa eleronica (caixa controle), comprei outra e troquei. Ficou tudo perfeito, mas agora ta formando gelo na parte de cima e em baixo não tá resfriando. Verifiquei a placa novamente e não aparenta ter sofrido queima. (Motor funcionando, ventilador funcionando, luz interna ok, resta saber se é a resistencia ou o sensor de temperatura. Existe alguma outra coisa que deva verificar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teste a resistência, teste sem tirar do local, pode energizar ela e esperar por uns 10 minutos e ver se começa a aquecer, se ela estiver boa, o defeito vai ser apenas no fusível térmico, que é muito comum apresentar defeito após a troca da caixa controle, eu troco muitos deles, vou deixar um vídeo para te ajudar ok

      https://www.youtube.com/watch?v=WqfcAUtttaA

      Excluir
  77. Minha rua tem constantes variações de energia, e já chegou a queimar a placa da minha frost free brastemp br35b. O manual orienta o uso de um estabilizador de 1kva 220V, isso realmente resolveria o problema evitando a queima da placa outra vez ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco, não se pode dizer que a placa jamais vai queimar, porque em regiões onde tem energia normal, toda hora queima placa, mas com certeza, o estabilizador, vai sim diminuir muito, mas muito mesmo a possibilidade da placa vir a queimar novamente, é sim indicado para variação constante de energia ok. Abração

      Excluir
  78. olá boa noite tenho um refrigerador Electrolux df 80 .não gelava em baixo e nem em cima desmontei a parte de cima desconectei o motor do ventilador e montei de novo e voltou a gelar bem novamente . será que ela vai parar de novo? desde já muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aparentemente estava com mal contato, mas acontece que na mesma fiação que tem o ventilador, também tem um sensor de temperatura, o problema pode ser com o sensor e não com ventilador.

      Excluir
  79. Qual o sensor correto para este modelo de geladeira? 2,7k ou 10k?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a geladeira tem fusível térmico usa o sensor de 2,7k código 326013997 e quando usa termostato bimetálico o sensor é o de 10k 326005854

      Excluir
  80. Celso, tenho um micro-ondas Brastemp maxi BMS35AB, entrou uma barata por alguma abertura da porta e não consegue volta, já retirei a proteção de plástico que tem por dentro, mas não consigo ir mais adiante e retirar a peça para a retirada do inseto, como proceder, aguardo sugestão, tem umas presilhas que precisam ser levantadas e ai está a dificuldade, aguardo...

    ResponderExcluir
  81. Carlos, infelizmente, não conserto microondas, mas os modelos mais antigos, as portas eram desmontáveis, mas já que retirou a porta, aconselho levar em uma loja que conserte esse produto, e ver quanto cobram apenas para desmontar a porta toda e retirar a baratinha, nesse caso, acho que vai gastar muito pouco, já que você já andou mais de metade do serviço.

    ResponderExcluir
  82. Celso gostaria de saber como faço para identicar se um compressor é 1/4, 1/5 e assim por diante, pois na etiqueta só vem marcando modelo/
    Desde ja agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela capacidade do produto, sabemos qual compressor usa, não vem descrito na peça, vem descrito na caixa do compressor, vamos supor que sua geladeira seja pequena, de uma porta sem ser frost free, de menos que 300 litros, compressor de 1/8, se for um pouco maior, mais que 300 litros, geralmente compressor de 1/6 , duplex e frost free, a maioria usa 1/5 e freezer grande e duplex muito grande, geralmente 1/4, não existe uma regra para isso, mas é mais ou menos isso.

      Excluir
  83. Boa Noite Amigo tenho uma Geladeira Brastemp Frost Free BRM35BBANA, ela liga e desliga em 5 segundos, é a 2 vez que ela faz isso, em menos de 2 meses e descongela tudo, oq pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser placa , que se chama caixa controle, troque também o sensor de temperatura, veja esses vídeos

      https://www.youtube.com/watch?v=bDoYGcW939o

      Esse sensor do vídeo abaixo é de outro modelo, mas a forma de trocar é a mesma, só muda o código da peça, a sua usa o sensor 326013997

      https://www.youtube.com/watch?v=pvKf3XyzMQ8

      Excluir
  84. meu refrigerador consul CRB39 ,frost free com 1 porta ,ainda na garantia apresentou este problema ,do nada o frezer para de funcionar ,o ventilador nao funciona mas o motor ainda continua,da primeira vez ainda na garantia chamei o tecnico e o mesmo somente baixou a temperatura do frezzer e disse que voltaria a funcionar ,realmente voltou ,mas agora com 2 anos de uso esta parando frequentemente,nao se pode deixar mais nada no congelador que perde.poderia me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser apenas um defeito no sensor de temperatura, acho que deveria trocar para ver se vai voltar ao normal, o sensor custa na faixa de 25,00 , compensa correr o risco, se não for, pode ser a placa eletronica, mas antes troque o sensor.

      Excluir
  85. Olá! Tenho uma consul facilite CRB36ABBNA que estava vazando água e conseguimos descongelar o duto e agora está congelando na parte do refrigerador, seria o fusível térmico? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser sim, mas antes tem que testar a resistência de degelo que fica em volta do congelador, nesse modelo, tem ocorrido muito queima de resistencia de degelo.

      Excluir
  86. Celso, tenho uma geladeira Brastemp BRM50 que está congelando na parte do refrigerados. Pelo que li em outros comentários, o problema seria o dumper eletrostatico e, devido à dificuldade de acesso à autorizada na minha região, estou propenso a fazer eu mesmo a troca. Porém, como na desmontagem para acesso a esta peça terei que manusear peças delicadas e com risco de quebrar, você não teria um passo-a-passo escrito ou em video para esta tarefa? Cloves .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cloves, para esse modelo não tenho nada ainda, é muito novo, não tive oportunidade de consertar eles em campo ainda.
      mas antes de fazer qualquer intervenção, desligue da tomada, deixe as duas portas totalmente aberta por 24 horas, as vezes tem algum pedacinho de gelo, travando a portinhola do damper e não deixa ele fechar, desligando ela pode descongelar e voltar ao normal, tem ocorrido muito isso ok

      Excluir
  87. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir