segunda-feira, 8 de julho de 2013

Refrigerador Electrolux Frost Free DF45 - Não Refrigera na Parte do Refrigerador, trocar resistencia de degelo


Quer ser um profissional como eu e ganhar até 10 salários por mês consertando Eletrodomésticos?

   Esse é o refrigerador Electrolux Duplex Frost Free modelo DF45, no caso desse produto, ele deixou de refrigerar no compartimento refrigerador, o freezer perde um pouco de rendimento mas continua mantendo os alimentos ainda congelados. A primeira coisa a se testar nesse modelo é o funcionamento da resistência de degelo, pois ela é um dos itens que mais apresentam defeito para os modelo DFF40, DFF44 e essa DF45.
   Então vamos passo a passo de como se deve fazer para testar e corrigir o problema.


   Após retirar todos os acessórios de acrílico do compartimento freezer, temos acesso a essa primeira tampa plástica que fecha e faz acabamento nos componentes do interior do freezer, retirando a tampa temos acesso a uma segunda tampa, onde está preso o ventilador.


   Acima vemos a segunda tampa, onde está preso o ventilador, note que o excesso de gelo é tanto, que ele excedeu o evaporador, chegando a congelar a tampa onde está preso o ventilador, isso significa que o produto está a dias sem fazer degelos.


   Acima está o congelador, ou seja o evaporador, totalmente coberto por gelo sólido, veja que acima do evaporador tem uma cavidade, bem no centro de onde estão os furos onde os parafusos são fixados, quando se encaixa a tampa que contém o ventilador, o ventilador fica justamente sobre o congelador, e quando ele ventila, o ar passa pelo evaporador congelado, congelado mas sem gelo, passa pelo evaporador e esse ar circula, tanto no freezer quanto na parte do refrigerador, veja que no canto inferior direito tem um duto de ar, por onde o ar gelado circula.
   Veja que aquele cabo preto que está conectado á fiação e descendo não é do produto, é um cabo de força, eu desconectei a resistência da fiação do gabinete e liguei os terminais da resistência em um cabo de força e liguei na tomada, para energizar e resistência e ver se ela está ou não esquentando.

Quer ser um profissional como eu e ganhar até 10 salários por mês consertando Eletrodomésticos?



   Para ligar diretamente a resistência na tomada, retire o conector do gabinete, os fios da resistência são os vermelhos, os do gabinete que conectam-se a resistência são os brancos e azuis. o meu cabo de força é o preto e branco, que está ligado diretamente na tomada, assim a resistência está recebendo energia diretamente da tomada, caso não comece a aquecer e derreter o gelo, está queimada, eu esperei dez minutos para ter certeza, conecte bem os conectores, para ter certeza que a resistência está sendo energizada.

   

   Essa acima é a resistência nova, que vai ser posta no local onde está a resistência queimada.


   Corte as abraçadeiras plásticas que prendem a resistência aos canos do evaporador, para deixar ela totalmente livre, depois retire os dois parafusos que prendem o evaporador ao gabinete, para que possa mover o evaporador com segurança, nunca faça mais que um movimento no evaporador, solte e puxe pra fora devagar e uma única vez, os canos são de alumínio bem fino, se ficar movendo pra lá e pra cá eles podem romper e aí o problema vai ser grande, então solte e puxe devagar pra fora apenas uma vez, durante a troca da resistência, faça menos movimentos possíveis, procure manter o evaporador parado em uma posição.


   Puxe o evaporador o suficiente para ter acesso á resistência, tem que mover bastante pra fora, pois a resistência é encaixada em volta de todo o evaporador, por isso vai precisar de espaço suficiente para poder tirar uma e colocar a outra.

   A resistência é encaixada nas laterais do evaporador, para soltar tem que abrir ar travas de alumínio que prendem ela ao evaporador, solte todas as travas, abra uma pra dentro e a outra pra fora, assim a resistência vai sair sem dificuldades.


Quer ser um profissional como eu e ganhar até 10 salários por mês consertando Eletrodomésticos?
   Soltando a resistência com todas as travinhas abertas. Não tenha pressa, faça com todo cuidado possível, já disse que os canos são de alumínio muito fino, mas vou frisar esse detalhe novamente, todo cuidado é pouco ao manipular o evaporador, se tiver que amassar a resistência e cortar os fios dela não tem problemas, pois ela vai ser trocada, importe-se apenas com o evaporador.




   Antes de Trocar a resistência, eu deixei o produto desligado e de portas abertas por mais de 04 horas, mesmo assim, veja que no interior do evaporador, ainda tem muito gelo acumulado, antes de religar o produto novamente vai ter que retirar todo esse excesso de gelo, pois mesmo com a peça nova, se houver acumulo de gelo, o produto não vai funcionar, mas não tente retirar esse gelo com ferramentas ou com qualquer objeto, pode retirar apenas de duas formas, primeiro pode esperar todo gelo derreter e depois religar o produto, e segundo, pode ferver água, e despejar onde tem gelo, para que o processo de derretimento seja mais rápido, se você jogar água quente pra derreter, essa água vai descer e ir para o recipiente que recebe a água do degelo atrás do produto, então pela quantidade de água em excesso, o recipiente que recebe a água vai transbordar, então se você ver água escorrendo no chão atrás do produto depois dessa manutenção, é normal, não precisa secar a água do recipiente, quando religar o produto, com calor da tubulação essa água vai evaporar, isso faz parte do funcionamento correto do produto, a água que cai no recipiente é estratégica, pra resfriar a tubulação de gás.


    Acima, vemos a resistência nova já instalada, com a fiação conectada e ainda com alguns resíduos de gelo entre as alhetas da parte inferior do evaporador, resíduos que eu descongelei antes de montar o ligar o produto.






   Recoloque a tampa que contém o ventilador, parafuse, conecte a fiação ao gabinete e os fios da lampada que fica na mesma tampa que o ventilador, acima da lampada encaixe o sensor de temperatura em uma cavidade própria para ele ser inserido. Depois coloque a última tampa do freezer, parafuse essa última tampa e coloque as tampinhas brancas sobre os buracos onde vão os parafusos, as tampinhas brancas são apenas acabamento.

   Pronto, se tiver certeza que não tem mais gelo dentro do evaporador pode religar o produto á tomada. Abraço á todos.






Quer ser um profissional como eu e ganhar até 10 salários por mês consertando Eletrodomésticos?





210 comentários:

  1. Este procedimento é o mesmo para o refrigerador consul fost free 300l?
    Tenho um desse e já tive que abrir duas vezes em uma semana para tirar todo o gelo. Acredito que a resistência não está funcionando.
    Tem algum fusível na resistência?
    Estou tentando resolver, pois na minha cidade não tem ninguém que mexe neste tipo de refrigerador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teste a resistencia e se não estiver queimada, e mesmo assim tiver esse gelo todo cobrindo o evaporador, troque o fusível térmico, veja na abra refrigeradores e procure postagens sobre fusível térmico, porque se caso a resistencia estiver ok e mesmo assim um bloco de gelo no freezer, o problema vai ter relação com o fusível térmico

      Excluir
    2. Boa tarde Celso, primeiramente parabéns pela iniciativa do blog, muito interessante.

      Estou com o mesmo problema , chamei um técnico que falou que era a resistência e também era para trocar o painel da porta do congelador.

      Serviço foi finalizado, aparentemente a geladeira funcionou por um certo tempo e voltou com o mesmo problema, por minha conta troquei o chicote e também não funcionou.

      Ouvi falar que poderia ser a resistência da calha, sabe dizer alguma coisa sobre isso ?

      Pode me ajudar ?

      Abraço

      Excluir
    3. Não tenho relatos de defeito em resitencia de calha, pode ser apenas o fusivel térmico que não esteja liberando corrente para a resistencia fazer os degelos.

      Excluir
    4. Celso por favor me ajude tenho uma DF 41 que funciona só a parte de cima ,embaixo fica refrigerado, eu desligo limpo tudo como já me falaram ,tiro a tampa joguei água quente no congelador porque disseram que pode estar entupido aí ela funciona bem por algumas horas e logo que eu ligo esquenta do lado lateral da geladeira e depois fica fria novamente e começa tudo de novo.... não sei o que fazer

      Excluir
    5. Rita. voce viu e leu a postagem ali encima?
      A formação de gelo é igual a da postagem?
      por quanto tempo ela funciona depois que você limpa ela?

      Excluir
  2. Testei minha resistencia e esquenta muito em todo decorrer, porem nao esquenta logo no inicio do cabo de força. É possivel queimar apenas numa extremidade da resistencia?? imagino q queimaria por completo, parava. A questão é que ele nao degela somente nesta parte da resistencia, e quando abro tudo possui muito gelo nesta parte, no restante do evaporador nada de gelo como tem que ser. Estou pensando em substitui-lo logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Oliver, a resistencia estratégicamente, esquenta mais apenas na parte de baixo, porque o calor sobe e derrete o gelo, então se ela esquenta em um local, com certeza está perfeita e não tem que ser trocada.
      E quando você abre o refrigerador vai ter gelo sim, a resistencia não fica ligada direto, ela vai ligar de 01 a 3 vezes por dia, quando tiver que degelar, então é normal ter um pouco de gelo, não aquela quantidade que viu ali encima, mas um pouco sempre vai ter, se sua resistenca aquece em algum ponto não troque, porque ela não tem defeito

      Excluir
    2. Celso, eu comprei um pote de 10litros de açai, vi q estava descongelando, fiz o degelo com secado de cabelo deste restinho q sobra encima e no outro dia estava 100% congelado, mas hoje notei que o açai estava ficando mole novamente. tive q refazer o degelo manualmente. Apos um tempo gelando vi que já até saia aquele forte vampor gelado branco dos buracos. Entao acredito que tenho outro problema nesta geladeira. Muito obrigado pelo retorno. Forum 100% recomendado.

      Excluir
    3. Sim, tem um problema e não é a resistencia não, tem que ver qual problema, ela tem duas placas e uma rede sensora, é melhor que um técnico da Electrolux veja isso pra você, tem que ser um técnico que conheça bem o produto, porque tem muita gente que sabe mexer, mas consertar de fato, nem todos, aliás a grande minoria é mesmo técnico.

      Excluir
  3. Esse post me salvou 550,00 reais. Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. puxa vamos rachar essa grana, to precisando muito, kkkkk
      Abraço amigo, que bom que te ajudou, felicidades

      Excluir
  4. Estou com refrigerador Brastemp modelo REGE450FFM2A1BR, este não está refrigerando no compartimento refrigerador, qual seria o problema ? Será resistência ou motor ventilador ?

    Este equipamento foi desligado para limpeza e quando ligado e apresentou este problema, foi refrigerista lá trocou, acho o protetor térmico, (segundo meu amigo) funcionou. Depois o refrigerador foi mudado de residência e quando ligado, apresentou o mesmo problema.

    Lindomar - Estudante curso técnico de Refrigeração e Climatização Senai/ES
    lgcardoso9@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse modelo aí não é Brastemp não Lindomar, confirme a marca do produto por favor

      Excluir
  5. PREZADO CELSO como vc me explicou em um post anterior minha geladeira não esta fazendo degelo porque a rede sensora tem que ser trocada, pois bem. Estou a queimar a mufa aqui. A minha rede sensora veio um pouco diferente da que esta na geladeira, pra começar tem uma pinoia de um sensor tipo o do ventilador aquele piquitito branquinho. So que eu não sei onde ele vai no freezer, detalhe na caixa esta dizendo que e da df50, então deve ser dela mesmo, o GRANDE GURU. Me ajude , me socorra!! obrigado
    CRISTIANO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiano, vou te ser sincero, não tenho certeza se é o mesmo kit da df50 para df46
      Mas se te venderam assim e voce disse o modelo correto, tem que ser.
      Instale assim
      os dois fusiveis da rede sensora, vão juntinhos na lateral do evaporador, o sensor pequenino que vem no ventilador, coloque no primeiro cano do alto do evaporador, prenda com duas abraçadiras prasticas para que fique bem colado ao cano, e o outo sensor pequeno, prenda também com duas abraçadeiras no ultino cano no evaporador, onde estava o outro

      Excluir
  6. bom celso depois de muito queimar a mufa, descobri que ele fica embaixo do evaporador, so que no chicote veio com mais outro 2 sensores, fiz o seguinte, coloquei o piquitito embaixo e os dois maiores do lado do evaporador, esta certo?? desde ja obrigado
    GRANDE GURU!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, só que o que vem no ventilador vai lá no primeiro cano, na parte de cima do evaporador

      Excluir
    2. VALEUUUU!!!! Agora ta funfando na alta, fazendo o degelo direitinho. Por enquanto ta funcionando espero que continue assim, senão vou colocar ela do lado de fora tacar gasolina e meter fogo, rsrs. Obrigado pelas dicas.

      Excluir
  7. prezado amigo, minha eletrolux dc-47 apresenta o problema acima: não gela a parte de baixo. Já troquei o compressor, carga de gas, e não sei mais o que fazer. Ela pode ser aberta pela frente para verificar esses senosres? Alguns tecnicos falaram que somente tirando o gabinete tem-se acesso ao local. Se for isso ficaria inviavel o conserto. Obrigado pela atenção. Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dc47 não é frost free, ela não tem sensores, ela tem apenas um manipulador de controle de temperatura na parte inferior, se for mesmo a dc47, então se não refrigera a parte inferior pode ser apenas insuficiencia de gás, o gás gela somente a parte de cima , então peça para o técnico colocar mais um pouco de gás, não precisa fazer uma carga completa, basta abrir o cano de serviço a adicionar algumas gramas de gás, ela deve voltar a gelar a parte de baixo, á partir disso, observe, se ela em alguns dias, voltar a apresentar o problema novamente, volte aqui que eu vou te dar uma opçao do que fazer ok

      Excluir
  8. Celso boa noite. Possuo uma electrolux df35 e troquei a resistencia. Acontece que depois dessa troca a geladeira para de funcionar completamente(desliga a luz, nao liga a ventoinha, nao liga o compressor). Depois de algum tempo aprox 1hora volta tudo ao normal (liga tudo) depois parece que quando atinge novamente a temperatura ideal ela desliga tudo novamente. Pode me ajudar estou ficando muito intrigado.
    Desde ja te agradeco.
    Att
    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, pode ser o timer que controla tanto o compressor quanto o degelo, ele fica lá atras em uma caixinha do lado esquerdo do motor, no centro do timer, tem um circulozinho, quando ele parar, voce pode com a ponta de uma faquinha, girar ele uns dois centimetros no sentido horário, se fizer isso e a geladeira voltar na hora, o defeito é interno, dentro do timer, então troque a peça

      Excluir
  9. Boa noite Celso,

    Primeiramente, parabéns por este blog tão completo e que ajuda diversas pessoas :)

    Eu tenho uma Brastemp modelo BRM47B que está apresentando exatamente este problema.

    O freezer funciona, não como antigamente, mas ainda congela os alimentos. Agora a parte do refrigerador, não funciona de jeito nenhum.

    Chamei um técnico da porto seguro, que mal olhou a geladeira e disse que tem que trocar o termofusivel e o conjunto controle da geladeira.

    Porém, como sou um leigo neste assunto, não botei muita fé.

    Existe algo que eu possa fazer para validar alguns componentes? Se eu desligar ela por 24 horas, para o gelo derreter, e ligar novamente, existe alguma possibilidade para ela voltar a funcionar?

    Obrigado pela ajuda.

    Abraço.

    Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, pode ser sim apenas isso, mas se tiver acumulando gelo em excesso no freezer, pode ser apenas o fusivel térmico, o técnico condenou a caixa controle para não errar, mas se estiver mesmo formando gelo no freezer, diga que vai trocar apenas o fusivel térmico, porque talvez como disse não haja necessidade da troca da caixa controle, então como é dificil trocar o fusivel, compre e peça para que troquem apenas ele, já que voce não vai pagar a mao de obra e apenas a peça, vai gastar no maximo 15,00 se for o caso de ter que trocar a caixa controle é bem fácil porque ela é externa, e eu te dou a dica, aliás tem uma postagem que ensina trocar passo a passo, compre e mande trocar apenas o fusivel e observe

      Excluir
  10. ÓLA THIAGO ,SOU O LEANDRO DO RIO DE JANEEIRO MAS PRECISAMENTE SÃO GONÇALO QUERIA LHE PEDIR UM GRANDE FAVOR SE PUDER ME AJUDAR POSSUO UMA GELADEIRA ELECTROLUX DFF40 QUE NÃO GELA EMBAIXO E SÓ ESTA GELANDO EM CIMA NO FREEZER E AS VEZES TAMBÉM POR AUELA SAÍDA DA PARTE DE BAIXO ELA VIVE GOTERANDO COMO RESOLVO ESTE PROBLEMA PODE ME AJUDAR SE PUDER ME ENVIAR ALGUM VÍDEO TAMBÉM LHE FICAREI MUITO AGRADECIDO OU ALGUM TIPO DE PASSO A PASSO P/ ESTE TIPO DE PROBLEMA ESTOU DESEMPREGADO CARA E SE ESTA GELADEIRA DER PAU TÔ FERRADO ENTENDEU ABRAÇOS RESPOSTA POR FA VOR PELO E-MAILS:LDIASLOPES@HOTMAIL.COM/ LDIASLOPES2012@BOL.COM.BR UM ABRAÇO CARA E QUE DEUS TE ABENÇOE POR ESSA PACIÊNCIA E BONDADE!!AGUARDO CONTATO......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei quem é Thiago, sou Celso.
      a primeira coisa que tem que fazer, é abrir o compartimento freezer e testar a resistencia como está na postagem ali encima, não tem como explicar mais que aquilo amigo, a não ser que eu vá aí fazer pra voce.
      Voce leu o assunto ali encima, viu as fotos, se leu e viu, abra sua geladeira que apesar de ser outro modelo tem o mesmo sistema dessa que está ali encima, depois disse, se constatar que a resistencia não está queimada, que é pouco provável, aí sim faça uma pergunta pra que eu tente te ajudar, dessa forma é mais justo do que eu ficar tentando adivinhar o defeito da sua sem voce ter ao menos o trabalho de ler uma postagem explicadissima como essa ali encima

      Excluir
  11. Boa noite Celso, primeiro quero parabeniza-lo pelo post.
    Meu nome é Versuil e possuo um eletro lux df45 como vi em um de seus posts.
    E estou com um problema que é o seguinte: antes minha geladeira gelava um dia e tínhamos que desliga-la por 5 dias para voltar a gelar. Então troquei a placa lógica dela e voltou a funcionar sem ter que desliga-la por 5 dias. Porém ela de vez enquanto congelava. Mas agora não congela mais. Mais agora ela não gela e tenho que pelo menos 4 vezes ao dia desliga-la e liga-la novamente para que ela volte a gelar. Oque pode ser???? obrigado. versuil@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa geladeira tem duas placas, uma na porta e a outra lá atras, portanto pode estar com problema na outra também, além disso, outras peças que podem causar esse problema, são a rede sensora que fica dentro do freezer e até mesmo o interruptor duplo de porta, as vezes ele deixa de acionar o ventilador, mas acho que o defeito da sua tem mais chances de ser na rede sensora, porque voce trocou a placa principal já

      Excluir
  12. Bom dia, Celso

    Tenho uma geladeira eletrolux DFF40, cujo painel está descontrolado, a luz que indica que a porta está aberta fica ligada por todo o tempo e a cada 2 (dois) minutos temos que ficar apertando o botão para que o alarme pare de soar. Tem algum jeito de desativar esse alarme que indica que a porta está aberta? O refrigerador na parte de baixo não funciona e em cima faz muito, mas muito gelo mesmo isso tem alguma coisa haver com o painel

    Grato

    Marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, nesse caso, somente vendo mesmo o produto, pois podem ser várias as possibilidades, vou te dar uma dica, e tomara que eu esteja certo, assim vai resolver o problema, mas caso não seja isso, chame um técnico, pois essa geladeira tem duas placas eletronicas, e tem que ver direitinho, pra não ficar trocando peças desnecessárias..
      Então, nesse modelo, tem um interruptor de luz que fica entre as duas portas, interruptor de luz que também liga o ventilador, veja se o ventilador está funcionando, pois se não tiver pode ser apenas esse interruptor, vamos supor que ele aprensente problemas, vai acusar sempre porta aberta, outra coisa que pode ocorrer , baseado nessa informação que voce me deu é o seguinte, em cada uma das portas, tem uma pecinha branca, um ressalto, que se encaixa nas portas, essas pecinha é que quando voce fecha a porta, aciona o interruptor duplo, que apaga a luz e liga o ventilador, vamos supor que essa pecinha que vai encaixada na porta tenha caido, mesmo com a porta fechada, pela falta do acionador, a luz vai ficar acesa, nçao vai ligar o ventilador, e ainda soar o alarme de porta eberta, entendeu?
      veja isso, e se quiser troque o interruptor duplo, ele é apenas encaixado, com uma faca ou chave de fenda finam puxe ele para fora que ele se solta, custa menos que 15,00 e compensa arriscar trocar, se não for isso chame um técnico.

      Excluir
    2. O meu dff44 foi o interruptor. Resolvi dos de abrir e reconectar, mas é muito chato a peça. É como uma resistência de chuveiro, sendo que em miniatura. Alternando os plugs para informar se uma porta abriu ou não. Faça com ela desligada pois passa corrente. Use um alicate de ponta fina. Minha esposa me ajudou com o alicate de cutícula. De tão preciso que é e chato de mexer. Basta ter paciência.

      Excluir
    3. Peça defeituosa, sempre trocamos.

      Excluir
  13. Boa tarde Celso, meu nome é Rodrigo eu tenho aqui em minha casa uma Brastemp Frostfree de numeração JC9051106 BRM35BBANA, acontece que de uns tempos pra cá notei que ela arma e desarma o motor constantemente, notei também que quando o motor está amardo e ao acender uma luz da cozinha o mesmo para, outra coisa é que ela não está congelando e tem reproduzido um cheiro esquisito dentro dela. Já olhei o ventilador ou cooler há um tempinho atrás ele estava congelando, mas eu abri e fiz uma limpeza agora ele está legal.

    Bem como você já disse bom técnico é dificil de se encontrar, fácil é achar curiosos que cobram uma fortuna e nada resolvem, gostaria de pedir uma ajuda pra você, e caso eu tenha que chamar um técnico eu já tenha em mente algo relativo ao problema e assim ele não me passar a perna.

    Desde já lhe agradeço muito, e parabéns pelo blog, vejo que é um sucesso. meu email rodrigoadiala@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, sua geladeira está com a placa eletronica com defeito, o nome da peça chama-se caixa controle, e fica ali do lado esquerdo do motor presa ao gabinete, se quiser trocar voce mesmo, tenho quase certeza que vai resolver o problema, ela custa hoje na faixa de 149,00 . tem ocorrido muito problema com essa placa, então é comum a gente trocar elas quase todos os dias ok, abração

      Excluir
  14. bom dia Celso, tenho uma geladeira electrolux DF45 igual a da foto e ela apresentou o problema de acumulo de gelo mas notei que não está em excesso mas mesmo assim ela parou de refrigera a parte do refrigerado, notei também que o ventilador está fazendo um barulho como se estivesse raspando no gelo, se eu desliga-la por 1 dia para que o gelo derreto ela pode voltar a funcionar normalmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode voltar a funcionar por alguns dias, e depois provavelmente o defeito deve voltar.
      Como voce notou que não tem excesso, abriu o congelador e viu como está dentro, se o ventilador faz barulho tem gelo em excesso sim, abra e veja e siga os procedimentos de teste da resistencia, como na postagem ok

      Excluir
  15. Olá Celso, parabéns pelo Blog. Minha geladeira Eletrolux Frost Free DFF40, está com o problema de criar o gelo que voce descreveu nas fotos acima que faz com que ela perca rendimento. Eu já retirei o gelo mas ela está demorando muito para ligar, Fica apenas com uma luz piscando no painel. Já vi que tem que trocar a resistencia, mas será que tenho que trocar mais alguma peça? Ou somente trocando a resistencia ela já vai funcionar normalmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem que trocar a resistencia, primeiramente tem que descobrir se a resistencia está queimada mesmo, somente se troca a peça se queimar, além da resistencia esse modelo tem duas placas eletronicas e uma rede sensora que também apresentam problemas em campo, então siga os procedimentos da postagem, abra e teste a resistencia de degelo,se não tiver queimada não tem que trocar, tem que ver onde está o problema.

      Excluir
  16. Olá, boa Noite!

    Não sei estou no post certo, mas vamos lá:

    Primeiro o seu blog está demais, muita informação.

    Tenho uma geladeira consul frost free(biplex440), na parte do freezer está gelando mas não consegue congelar os alimentos, já testei a resistência está OK, a placa controladora coloquei uma nova, o ventilador está funcionando, o motor está OK, estou com duvida entre os sensores e o fusível térmico, espero que vc possa me ajudar, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ver se tem formação de gelo em excesso cobrindo todo o evaporador, se tiver gelo e testou a resistencia de degelo e ela está ok, troque o fusivel termico e pronto.

      Excluir
  17. Olá Celso!

    Seu blog é muito intuitivo.

    Tenho uma geladeira Electrolux Duplex Frost Free modelo DFF37, ela está apresentado esse mesmo problema que você postou, por ser um modelo diferente (DFF40, DFF44 e DF45) o procedimento à adotar é o mesmo? Primeiro testar resistência de degelo, pois tem acumulado bastante gelo no congelador da mesma forma apresentado na foto, já fiz um teste deixando a geladeira desligada por alguns dias, ao religar ela voltou a funcionar normalmente, porém depois de alguns dias parou de gelar na parte de baixo novamente. Aproveitando onde comprar peças para geladeiras?

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for uma DFF usa a mesma peça que as outras, a diferença apenas é o tamanho, ou seja a capacidade em litragem do produto, usam as mesmas peças todos DFF...
      Teste a resistencia, se tiver queimada troque e vai resolver, peças para geladeira electrolux, se encontram na autorizada, ou em outra grande loja que venda peças para geladeiras, na autorizada é mais fácil e mais confiável a peça, pois em outras lojas, talvez vendam peças erradas ok.

      Excluir
  18. colega voce poderia me responder uma coisa , minha geladeira estava assim e foi arrumada agora ela ta criando gelo na parte de baixo nas verduras,ela e uma DF40 , voce poderia me dar essa informaçao,,ficarei grato......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diminua o controle de temperatura na parte do refrigerador, se não resolver, desligue 24 horas e deixe com as portas abertas, pode ser alguma pedra de gelo no damper, se não resolver, pode ter que trocar o damper, que é o controle de temperatura da parte do compartimento refrigerador.

      Excluir
  19. Ola. Celso. Comprei uma geladeira eletrolux df. 52. O primeiro mes beleza. Agora ela fica congelando o duto. E e as carnes comeca a ficar mole , e nao sopra mas o vento seco e a parte debaixo da geladera nao gela ''ai desligo ela por. 1 dia volta gelar novamente ,se abrir a geladeira. Direto ai comeca tudo novamente o que pode ser amigo

    ResponderExcluir
  20. Boa Tarde!

    Tenho uma Electrolux DF41 que não refrigera embaixo. Chamei o técnico e ele disse que tinha que trocar a resistência e o sensor de degelo. Fui direto na loja da Electrolux e comprei os produtos e troquei. Ela voltou a funcionar porém congelando na parte debaixo. Depois de 1 semana ela parou de gelar novamente. O que poderia ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha voce viu se a resistencia estava queimada, da pra testar ligando direto na tomada e vendo se aquece, resistencia só se troca se queimar.
      essa geladeira tem duas placas eletronicas, e as vezes elas apresentam problemas, e tem que ser trocadas as duas, pois as que estão na geladeira, não são mais compativeis com as que são fabricadas agora, tem uma placa perto do motor compressor, e outra na porta do congelador, acho que pode ser isso também, só mesmo vendo pra saber.

      Excluir
  21. Ola Celso, cara estou com uma geladeira BOSCH KSU445206J, e ela tem duas resistencia, uma no evaporador e outra na calha, e a resistencia da calha queimou, e essa geladeira nem esta mais no mercado, e peça muito menos, enfim, não tenho mais a resistencia da calha aqui comigo porque o meu preposto levou ela pra o estado onde fica a sede da empresa onde trabalho, e ocasionalmente não a trouxe mais antes que eu pegasse a potência (W) dela para ver ce eu poderia colocar outra compativel no lugar, isso é possivel fazer? se eu pegar uma resistencia da calha de uma outra geladeira 440 compativel, é possivel instalar sem dar futuros problemas? to no aguardo, otimo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não trabalho com essa marca, portanto nao vou poder te ajudar com muita eficiência.
      O que posso dizer é que, resistencias, são apenas para aquecer um determinado local e evitar formação de gelo no duto, e se você encontrar uma resistencia da mesma watagem e com formato parecido que possa ser encaixado no local, não vai ter problemas de forma alguma.

      Excluir
  22. Olá Celso, Boa Tarde, antes de mais nada quero parabeniza-lo pelo blog, show de bolaa!!!....
    Enfim Celso, estou com um probleminha chato, estou com uma geladeira BOSCH KSU445206J, e queimou a resistência de degelo da calha, e já tentei achar no distribuidor, nem pela própria BOSCH não conseguimos companheiro! enfim, a empresa que eu trabalho a sede é no RJ, e levaram para ver se achavam por la e nada. estou sem a capacidade de potência (W) da resistência, gostaria de saber com você, se caso eu instalar uma resistência de outro refrigerador mais que seja paralelo com o modelo, isso é possível? se eu conseguir algum modelo compatível, e conseguir instalar terei problemas, pelo fato de ser de outra geladeira do mesmo tanto de capacidade 440? estarei no aguardo amigo de algo que possa ajudar nisso, pois faz alguns dias que estou quebrando a cabeça, agradeço desde já e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dario, como disse ali encima, não sou especialista nessa marca, mas com certeza é simples e pode sim resolver com uma peça compatível amigo, segue o comentário anterior>>>>

      Eu não trabalho com essa marca, portanto nao vou poder te ajudar com muita eficiência.
      O que posso dizer é que, resistencias, são apenas para aquecer um determinado local e evitar formação de gelo no duto, e se você encontrar uma resistencia da mesma watagem e com formato parecido que possa ser encaixado no local, não vai ter problemas de forma alguma.

      Excluir
  23. Soo amigo, vlw pela dica aí, em cima do que você disse tentatarei achar uma resistencia próxima a isso, agradeco

    ResponderExcluir
  24. Celso tenho uma dff40 que não refrigera bem na parte de baixo, o freezer não congela os alimentos e a luz da temperatura não apaga, o ventilador está ok, testei a resistência e não estava esquentando coloquei uma nova, mas continuou com o mesmo problema e a luz continua acesa. OBrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, esse modelo pode ter problema em outros componentes, mas isso se ocorrer, vai acumular gelo em excesso no compartimento freezer, no evaporador, se tiver gelo em excesso, podem ser rede sensora, ou podem ser as placas, porque hoje não adianta trocar apenas uma placa, pois as que estão no produto, não são mais compatíveis com as comercializadas hoje, portanto, pode ser que apenas a rede sensora resolva, mas se tiver que trocar placa, tem que ser as duas.

      Excluir
  25. Olá. Possuo um refrigerador Electrolux DF45 que aparentemente não funciona a função TURBO. Ajusto o tempo normalmente e o alarme dispara indicando o término da operação, porém não escuto, como escutava antes, o acionamento contínuo da ventoinha. Pergunto: Qual a lógica da função TURBO no refrigerador, ela altera a temporização da resistência de descongelamento do evaporador ou o controle de temperatura do termostato do compressor ? Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edu,
      O que vai fazer o turbo, é manter o refrigerador ligado por mais tempo, para que congele mais rápido os alimentos, ou gele mais rápido no compartimento refrigerador, mas isso, é para quando o produto está desligado, ou seja, tudo quente, então o turbo vai cancelar a função liga/desliga, até que as coisas estejam todas congeladas, ligar o turbo com o produto em funcionamento normal, ou seja, com alimentos já congelados, nem vai fazer diferença, o turbo, serve para acelerar o congelamento/resfriamento, então se já estiver tudo congelado, não tem efeito o turbo, agora se estivesse quente, com certeza iria congelar mais rápido, pois o turbo não deixaria o produto desligar.

      Excluir
  26. ola boa noite ganhei uma geladeira electrolux DFF 37 com um probleminha eu ligo ela na tomada ela gela legal num faz acumolo de gelo no freezer mas ela desliga e não volta mas a ligar desgela mas c eu ligar e desligar ela da tomada ela vai ligando e funcionando testei a resistencia do freezer tava queimada ja troquei mas o problema continua e ai sera que é a placa ??? me de uma dica obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse modelo tem duas placas, uma lá atrás e outra na porta superior, não tem como trocar apenas uma placa, pois as que estão no produto não são compatíveis com as novas, se for trocar, tem que ser as duas, mas aconselho você trocar apenas a rede sensora que fica no freezer, pois pela característica do defeito, o problema está na rede sensora ok.

      Excluir
  27. Bom dia Celso, minha geladeira eh uma Electrolux DFF40, e acendeu a luz de temperatura alta do freezer, notei que o refrigerador não estava funcionando, troquei o chicote e voltou ao normal. Depois de uma semana, acendeu a luz de novo, abri as tampas, mexi no chicote e normal por 5 min, pq depois a ventoinha começou a fazer barulho qdo acionada. Não tm acumulo de gelo, pois vi qdo abri. O que pode ser? Não eh constante o barulho, mas nunca existiu. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cassiano, ali no compartimento freezer tem muitos fios, será que quando você montou, não deixou algum fio, ou outra coisa pegando na hélice do ventilador, como não tem gelo, a maior possibilidade é que tenha algo pegando na hélice, veja se não algo encostando nela.

      Excluir
    2. Vlw pela dica e pela iniciativa de ajudar as pessoas a não serem tão lesadas por técnicos picaretas, mesmo pq o que veio aqui em casa, queria 300$ pra fazer o que fiz por 27$.
      Mas não tinha fio não, abri pra me certificar, do mesmo modo que o barulho começou, ele parou, tomara que fique assim.
      Obrigado

      Excluir
    3. Sim, vamos torcer para não voltar mais, abração

      Excluir
  28. boa tarde Celso agora troquei a rede sensora que fica no freezer a mesma veio com ventilador junto mas agora eu ligo a geladeira ela gela bem mas desliga e começa a degelar e não adianta mais desligar e ligar a tomada ela não volta mas se eu apertar o botão congel. rápido ela começa funcionar novamente pode me ajudar dando alguma dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Admar, qual modelo da geladeira, não sei se você já me disse, ou se já falamos de sua geladeira em outro comentário, é quem tem muitas perguntas todos os dias, então se o assunto não estiver no mesmo bloco, ou seja você pergunta, eu respondo embaixo, e você replica debaixo da minha resposta, assim acompanho o caso completo.
      Caso ainda não tenhamos conversado, precisa que me diga o modelo da sua geladeira, pois não pode ser a DF45, essa geladeira não tem sensor no ventilador.

      Excluir
    2. Bom dia Celso obrigado pelas dicas agora pretendo voltar a mexer com a geladeira DFF77 preciso de mais umas dicas sua já gastei 100,00$ com resistência e o sensor aqui em Valinhos as duas placas dela saem por mais 250,00$ você acha q compensa trocar. tem alguma loja na net que você indique que seja mais barato e por favor tem algum esquema ilustrado igual esse que você tem bem feitinho ai de trocar resistência para a troca das placas a da traseira da geladeira já vi que e fácil mas a da porta superior deve ser complicado um pouco obrigado desde já e parabéns pelo Blog

      Excluir
    3. Não tenho postagem sobre esse modelo, e tenho certeza que não é uma DFF77, imagino que digitou errado e é uma DFF44
      Bem, mas a placa superior é bem mais fácil trocar que a placa inferior, basta retirar a película frontal dela, onde tem as indicações, é apenas um adesivo, retire o adesivo, depois vai ver dois parafusos que fixam a placa, retirando os dois a plaquinha está livre, bem fácil mesmo, a placa de trás é bem fácil também, você já viu como é que é...
      em alguns casos, trocamos também o interruptor duplo que vai entre as portas, ele aciona o ventilador quando fechamos a porta, em muitos casos é apenas ele, pois ele não aciona o ventilador, e sem ventilador frost free não gela.

      Excluir
  29. Bom dia Celso meu refrigerador e um electrolux DFF37 desculpa e que já tinha falado contigo antes por isso esqueci de passar os dados mas o que acontece e o seguinte ele gelava depois desligava e só voltava a funcionar se desligasse a tomada da energia ligasse de volta medi a resistência tava queimada e troquei mas o problema continuou depois você me deu a dica de trocar o termo sensor do freezer e eu troquei veio com ventilador e tudo agora ela funciona gela e para mas não adianta mais tirar a tomada e voltar ele não liga mais ai descobri que ligando o botão cong. rápido ela volta a funcionar mas em pouco tempo começa a piscar a luz de temp. alta do freezer será que compensa trocar mas algo por favor me de uma dica ai obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Admar, não entendo porque você disse que essa sensor vem com ventilador, sinceramente tem coisa errada aí, na linha da electrolux tem sim, várias geladeiras que tem um sensor, que vem junto com ventilador, nas na DFF não tem esse negócio de vir sensor com ventilador não, o ventilador é uma peça, e a rede sensora é outra, independente.
      Então sinceramente tem coisa errada, até porque o sensor que vem no ventilador, é um pequenino, e apenas um sensor, na rede sensora vem fusíveis e sensor, não tem mesmo nada a ver, e o que pode estar ocorrendo aí é uma confusão de peças, quando você foi na loja comprar a rede sensora, baseado em que o vendedor te deu um ventilador com sensor, ventilador com sensor só se usa nas geladeiras novas, me explique melhor isso, ou me mande uma foto da geladeira com os componentes do freezer, para eu ver como está lá dentro do freezer, manda mais que uma foto, inclusive do ventilador e do sensor que você colocou aí, sinceramente não estou entendendo isso aí não.

      Excluir
    2. Se puder mandar as fotos, mande no celsojair@gmail.com

      Excluir
  30. Prezado, primeiramente agradeço a sua disposição em ajudar as pessoas. Tenho um refrigerador duplex Electrolux DC37 comprado em outubro de 2011 e acho que ela está apresentando defeito. Tem formado gelo na parte de trás do interior do refrigerador. O freezer parece estar funcionando normal, não notei diferença. Porém, na parte debaixo tenho notado que não está refrigerando como antes. Tenho observado que o motor dela tem funcionado por muito tempo também. Ontem por exemplo, ficou funcionando umas duas horas depois da meia-noite, com temperatura amena e ninguém abrindo a porta. Eu achei estranho e mexi no termostato. O motor desligou imediatamente. Acordei hoje cedo e já não tinha mais aquela enorme placa de gelo no interior da parte debaixo. Porém, agora à tarde cheguei do trabalho e fui verificar, já está formando gelo de novo. Já viu isso? É normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que esteja com insuficiencia de gás, e assim formando um bloco de gelo na placa fria, o bloco de gelo faz o produto perder refrigeração, outra coisa, atras da placa fria tem uma resistencia de degelo, que ajuda a derreter o gelo quando o motor desliga, pode ser apenas que ela tenha queimado também, mas se fosse isso, ela teria que estar gelando normal. então temos mais que uma possibilidade, podendo ser a resistencia queimada, pode ser falta de gás, e também o termostato de controle de temperatura.

      Excluir
  31. Prezado Celso,
    Boa tarde.
    Achei as dicas que você esta dando super importantes. Ainda não sei se as informações de acordo com as fotos da DF 45 se encaixam no que aconteceu. Tenho uma DF-45 e ela estava funcionando perfeitamente até a parte da manhã de hoje 24/12/2013. De repente a parte de baixo (REFRIGERADOR) parou de refrigerar mas a parte do freezer está gelando normalmente. O que pode ter ocorrido,ou que devo fazer. Outra coisa a nivelação dos pés pode influenciar em alguma coisa? O fato da porta estar fechando mas não estar dando pressão pode significar algo? Quando abro a porta superior ela volta e fecha sozinha, mas a porta do refrigerador não volta sozinha ela para no meio do caminho. O que devo fazer.
    Marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto a porta fechar sozinha, isso depende da regulagem dos pés dianteiros, mas isso não tem a ver com deixar de gelar, e quando deixa de gelar, a geladeira perde vácuo, quando gela, a diferença de temperatura, faz a geladeira vedar melhor.
      Mas antes de fazer a pergunta, deveria ter seguido as instruções ali das fotos e ter visto e testado sua resistencia, está muito mais que explicado essa postagem, se tivesse aberto o sistema e visto como está lá dentro, talvez nem teria feito a pergunta, aqui eu faço o que posso, mas é necessário que você também faça algumas coisas, sua pergunta gera uma resposta, e da resposta tem que gerar uma atitude, mas como disse, antes da pergunta voce já tinha a resposta completa na postagem, faltou mesmo abrir a geladeira.

      Excluir
  32. Prezado Celso,
    Boa tarde.

    Parabéns pelo Blog. Com certeza está sendo útil a muita gente. Eu li atentamente as informações que você postou com fotos do refrigerador DF 45 Electrolux. Bem o que está acontecendo é o seguinte. Tenho um aparelho DF 45 e estava funcionando perfeitamente até esta manhã( 24/12/2013). De uma hora para outra isto é no início da tarde, abri a porta do refrigerador e notei que tudo estava quente,estava com diversas gotículas neste compartimento,inclusive escorrendo na parte de dentro onde tem o botão de controle de refrigeração. Acertei algumas coisas nas prateleiras pensando que estivessem obstruindo o fechamento da porta, mas aparentemente não melhorou. Abri a parte de cima(congelador) e estava gelando normalmente. Notei também que quando abro a porta do congelador ela retorna sozinha e fecha normalmente, mas a porta do refrigerador quando abro ela para no meio do caminho e tenho que fecha-la manualmente empurrando-a.. Notei ainda que não está havendo pressão na porta quando ela é fechada. Será que o problema se encaixa no que você postou ou pode ser alguma outra coisa?
    Este refrigerador nunca deu nenhum problema.
    Você poderia me dar alguma dica?
    Cordialmente,
    Marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem acho que a dica, foi dada na postagem, desmonte o freezer e veja se tem gelo em excesso, isso é o máximo que eu pude fazer, mas antes veja se o ventilador está funcionando, caso esteja funcionando, então abra, se não tiver ventilador, frost free não funciona, mas o ventilador não fica ligado constantemente, só liga quando o motor está ligado, então observe se o motor está ligado e veja se o ventilador que fica dentro do freezer está funcionando, se estiver queimado vai deixar de gelar embaixo. as vezes o fato de não ventilar não significa que esteja queimado, pode ser apenas o interruptor da porta que não está acionando o ventilador.

      Excluir
  33. olá Celso minha geladeira é uma DFW35 a parte de baixo dela nao esta mais gelando,e quando gela é bem pouquinho e de vez em quando ela vaza um pouco de agua ,oquê faço para resolver esses
    problemas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que abrir o compartimento freezer, ver se tem gelo em excesso, caso tenha, tem que ver se funciona o ventilador, se estiver ok, teste a resistencia de degelo que fica em volta do freezer, não precisa tirar, pode até ligar ela na tomada com um cabo de força, se estiver queimada troque, se estiverem ok, ventilador e resistencia, e mesmo assim tenha gelo em excesso no freezer, aconselho trocar o timer e a rede eletrica com bimetal.

      Excluir
  34. Boa Tarde,

    em um modelo DF50 Eletrolux, estava um barulho muito forte, o técnico veio e acho que só apertou o encaixe do ventilador e o barulho parou, mas está gelando muito menos na parte infeior e mesmo no congelador está um pouco menos , embora ainda esteja saindo ar gelado quando aperto o botão que apaga a luz,

    quando troca-se o kit do ventilador, o que efetivamente é trocado

    e o que mais poderia ser ?


    agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podem ser várias possibilidades, nesse modelo, quando apresenta problemas no sistema de degelo, obrigatoriamente, troca-se um kit de degelo, composto por placa, rede sensora e ventilador com sensor, mas isso somente quando ela deixa de fazer degelos, e a resitencia não está queimada e nem o ventilador, estando bons ventilador e resistencia, e a geladeira acumula gelo no freezer, impedindo a circulação de ar, nesse modelo troca-se esse kit, mas peça para o técnico voltar e reavaliar, afinal ele esteve aí recentemente, e o serviço deve ainda estar em garantia.... abraço

      Excluir
  35. ola!..;
    A minha geladeira da eletrolux DF50 CELEBRATE , qdo ligo na tomada o ventilador funciona para logo e nao volta a reeligar , o motor continua funcionando normalmente, o defeito pode ser no sensor que fica junto com o ventilador ou no modulo que fica perto do motor,
    Grato se puder me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nesse modelo, não se troca sensor do ventilador com ventilador apenas, porque se trocar, eles não vão ser compativeis com as outras peças do conjunto, no caso a placa eletronica e a rede sensora, para esse modelo, a Electrolux, comercializa um kit de peças para atualizar o produto, como disse, tem que se trocar placa, rede sensora e ventilador com sensor.

      Excluir
    2. Ola...
      Efetuei a troca da placa eletronica e o ventilador com sensor, mas a geladeira continua a nao ligar o ventilador.
      O motor funciona normalmente, so nao gela por falta de circulaçao do ar.
      Se deixar desligado da tomada e reeligar a ventuinha funciona por poucos segundos e para e nao reeliga mais.
      O que podera ser?

      Excluir
    3. Bom eu já te disse, que a Electrolux comercializa um kit completo para esse modelo, que vem todos em uma caixinha, pois nesse modelo só se troca KIT, no kit, vem PLACA, REDE SENSORA e VENTILADOR COM SENSOR, se você trocar o kit vai resolver.se não trocar o kit vai sempre fazer a mesma pergunta e eu vou dar a mesma resposta.

      Excluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nesse modelo, não se troca sensor do ventilador com ventilador apenas, porque se trocar, eles não vão ser compativeis com as outras peças do conjunto, no caso a placa eletronica e a rede sensora, para esse modelo, a Electrolux, comercializa um kit de peças para atualizar o produto, como disse, tem que se trocar placa, rede sensora e ventilador com sensor.

      Excluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nesse modelo, não se troca sensor do ventilador com ventilador apenas, porque se trocar, eles não vão ser compativeis com as outras peças do conjunto, no caso a placa eletronica e a rede sensora, para esse modelo, a Electrolux, comercializa um kit de peças para atualizar o produto, como disse, tem que se trocar placa, rede sensora e ventilador com sensor.

      Excluir
  38. oi tenho uma geladeira df 43 ta gelando so em cima o que pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse modelo seu, parece ser uma CELEBRATE
      para esse modelo, caso seja mesmo uma celebrate, tem sido comercializado um kit de degelo, composto por placa, rede sensora e ventilador com sensor, mas veja se esse seu modelo também usa este mesmo kit da df 48/48/50
      vou deixar o endereço de todas as lojas autorizadas Electrolux no Brasil, ligue em uma perto de você e confira se esse seu modelo troca mesmo o kit ok

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/p/a.html

      Excluir
  39. O Bimetal continua congelando. Troquei tudo novo.

    Consegui testar todos os componentes, e tudo está funcionando, os sensores de temperatura retornam valores para a placa eletrônica e a resistência está funcionando.

    O que pode ser?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, você postou como anônimo, e postou como nova pergunta, se tivesse postado como resposta da minha resposta eu saberia do que se trata, infelizmente não sei qual era o assunto, tem que postar no mesmo comentário anterior, respondo em média 20/30 perguntas por dia aqui, me desculpe.

      Excluir
    2. Agradeço a gentileza e a força que está nos dando.

      Tenho uma DFF44 cuja a resistência não liga nunca e está congelando. No painel da porta fica constantemente indicando temperatura alta do freezer.
      Troquei todas as peças por peças originais mas continuou o problema. O que mais pode estar errado?

      Excluir
    3. O que foi que você trocou?
      para que eu possa te ajudar, preciso saber quais foram as peças que você já trocou nesse modelo, aguardo.

      Excluir
  40. Boa noite Celso me desculpe por te encomendar nesse dia mais poderia me informar se o sensor degelo da df 46/47 serve na df 50 o vende dor disse que sim, so que ele tem dois fusivel termico. UM FELIZ ANO NOVO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas as redes sensoras, que vem para substituir as antigas, vem com dois fusíveis, para serem instalados onde só tinha um, mas tem que ficar colados os dois, vou deixar um video que ensina trocar, e para outro modelo, mas a colocação da rede sensora é igual ok.

      http://www.youtube.com/watch?v=Bh8vOBz5EVo

      Excluir
  41. Bom dia,estou com a geladeira electrolux gelo seco,ela não esta gelando,fica apitando e aparesce no display FU,pode ajudar? grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso tentar te ajudar sim Rodrigues, mas preciso do modelo da geladeira, modelo exato.

      Excluir
  42. Oi celso, Boa noite, Meu refrigerador é o DW42X Eletrolux, ocorre que aqui em casa temos problemas na rede elétrica da Rua que moramos e as vezes uma parte da casa funciona e a outra que é ligada a 220w fica sem funcionar, a tomada da geladeira é 110w mais faz parte da rede que quando ocorre essa oscilação fica sem energia ou fica muito fraca, resumindo ontem tivemos esse problema de energia novamente e qdo fui desligar a geladeira o painel luminoso do lado de fora esta piscando, achei esquisito pq nunca tinha acontecido isso. Hj para minha tristeza a geladeira não está gelando, tanto no frost free como no restante dela. Estou desesperada pq ela já tem 02 anos e não está mais na garantia.Me dê uma luz. Um abraço. Gisele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gisele, pode ser que a placa eletronica da geladeira não tenha resistido a essas oscilações de corrente elétrica e tenha queimado, experimente tirar da tomada, deixar uma hora de repouso e depois religar, se permanecer da mesma forma, acione uma assistência para conferir se é mesmo a placa ok.

      Excluir
  43. Olá Celso.

    A luz de temperatura alta do freezer fica constantemente ligada e congela atras do freezer.

    Já troquei essas peças POR ORIGINAIS:
    - Rede de sensores de degelo
    - Resistencia do degelo
    - Resistencia da Calha
    - Placa do Freezer
    - Placa da porta do Freezer
    - Interruptor da porta.

    O Ventilador funciona normalmente e já não sei mais o que fazer.
    O que fiz errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Congela atrás do freezer, quer dizer que congela dentro do evaporador dentro do freezer?
      se estiver formando um bloco de gelo, e impedindo o ar de circular, o defeito é no sistema de degelo mesmo, e se trocou isso tudo, teria que funcionar.ou montou algo errado, ou comprou peça errada, desde que tenha gás, e imagino que tenha, você disse que forma gelo atrás do freezer e eu entendo que isso seja formar gelo em excesso no freezer.
      olha, se colocou todas essas peças teria que funcionar, não tem explicação, a não ser que tenha algum fio que perdeu contato dentro do gabinete, então teria que com multimetro testar continuidade de fio por fio, para saber se eles estão todos levando energia para os componentes elétricos, em alguns casos, pegamos fios rompidos, em curto dentro do gabinete, aí nesse caso não adianta trocar peças, acho que deve chamar um técnico para ver essa geladeira para você , e explicar tudo que já foi feito, para que ele tenha noção do que precisa ser feito.

      Excluir
  44. Primeiro ,gostaria de parabenizá-lo pelo blog.Tenho uma DF35, cujo puxador da porta do refrigerador quebrou, como esse refrigerador foi adquirido em 2002, também pensei em trocar as gaxetas, a da porta do freezer tem um pequeno rasgo....porém pesquisei na internet e pelo que vi ,a Electrolux não vende essas gaxetas, somente as portas completas...essa notícia é verdade? Se fosse trocar as duas portas, quanto sairia, aproximadamente?Puxei ela e afastei da parede pois está fazendo um barulho....algo como tlec,tlec,tlec e está cada vez mais frequente.....ao abaixar e procurar a fonte do ruído, parece ser numa caixa branca, do lado esquerdo.Pelo que vi em outras postagens, parece ser o timer de degelo.....é fácil de trocar?Quanto custa? Obrigado , por enquanto,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato, verdade, não se troca gaxeta nesse modelo, as portas devem ficar na casa de 600,00 as duas, mas tem que conferir isso na rede autorizada, é apenas um estimativa.
      Olha, a DF35 é um saquinho, ela tem três versões, e em duas delas nem peças existem mais, se dentro da caixa branca tiver timer, sim ainda existe, custa entre 35 e 50 reais, caso tenha duas placas eletronicas, não tem mais essas peças, se tiver um timer e uma placa e o defeito for no timer, ele existe sim a placa não mais, vou deixar um vídeo meu no youtube que vai te ajudar ok, abraço

      http://www.youtube.com/watch?v=AIXNoYuDPhI

      Excluir
  45. Prezado Celso,

    O meu refrigerador DF45 apresentou o problema que você demonstra neste post. Identifiquei a causa como sendo um "reparo" feito por um "técnico" que instalou a resistência de degelo de forma incorreta e sem as presilhas necessárias, com o tempo cousou o derretimento do revestimento interno do freezer e danificou outras partes do sistema.

    Troquei a Resistência de Degelo, Resistência da Calha, Sensor de Degelo e a Placa Principal.

    Somente quando aciono a função Turbo Congelamento, os compartimentos do freezer e do refrigerador gelam, sem aciona-la, nenhum gela.

    Suspeito do Sensor de Temperatura, que não foi trocado.

    Alguma sugestão?

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse modelo é complicado Eliezer, essa geladeira tem duas placas, e quando se troca uma apenas não adianta, justamente porque as novas não são compatíveis com as antigas, então o que não está casando, na minha opinião é a placa principal que você trocou, com a placa que fica na porta superior, ou seja a placa de interface, quando se troca placa, para esse modelo, ou troca-se duas, ou não se troca nada, para trocar é bem simples, veja que ela tem uma membrana cobrindo a placa, um adesivo com as indicações de funções, retire aquela película que é colada e vai ter acesso a dois parafusos, retirando vai ter acesso facílimo a plaquinha, na minha opinião trocando ela vai resolver.

      Excluir
    2. Celso,

      O problema era o sensor de temperatura, após sua substituição (Kit sensor e ventilador) o refrigerador está funcionando perfeitamente há mais de 24hs.
      Inclusive, um outro técnico havia feito o mesmo comentário referente a incompatibilidade das placas, mas um revendedor de peças afirmou que este problema ocorria em outros modelos, creio que o DF44, não tenho certeza.

      De qualquer forma, obrigado pela ajuda.
      Abraços!

      Excluir
    3. Eliezer, quando você descongela um frost free, e troca alguma peça, ele vai sim funcionar por dias normalmente, se tiver alguma peça com defeito, e se essa peça for responsável pelo sistema de degelo, só vai apresentar problema com dias de uso, então vamos torcer para ter dado certo, mas aguarde pelo menos 15 dias para ter certeza, o fato de descongelar um frost free, faz ele voltar a funcionar por dias, mesmo que não troque peça alguma entendeu, abração e boa sorte.

      Excluir
  46. Olá Celso boa tarde ! Será que pode me ajudar ?Tenho uma geladeira electrolux DFF37 e aconteceu de apagar o controle na parte frontal da porta ou seja a geladeira não funciona (não gela) apenas acende as luzes internas.
    Verifiquei a tomada e o fusivel do módulo que fica cx na parte trazeira inferior da geladeira .Você pode me dar algumas dicas para resolver este problema???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa geladeira não é fácil, ela tem duas placas eletronicas, essa atras e outra na porta superior, então pode ser nas placas, e não se pode trocar apenas uma, pois o fabricante agora é diferente e só se resolve trocando as duas, mas pode ser também problemas no interruptor duplo de portas, ou rede sensora, no seu caso, como são muitas possibilidades, melhor chamar um técnico que conheça bem dessa geladeira, para te dar um orçamento, melhor que seja da rede autorizada.

      Excluir
  47. A minha geladeira e uma ELETROLUX DF50 celebrate o ventilador parou de funcionar, ja troquei o ventilador e a placa logica que fica proximo ao compressor mas nao resolveu o que mais e necessario trocar?
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse modelo, troca-se um kit, que é composto por placa, ventilador com sensor e rede sensora, e vem o kit todo em uma caixinha, trocar apenas parte dele não resolve. vou deixar um video, da troca de um kit, de outro modelo, mas que as peças são muito parecidas, e o procedimento de troca o mesmo ok, copie e cole no seu navegador.

      https://www.youtube.com/watch?v=Bh8vOBz5EVo

      Excluir
  48. boa tarde celso a minha df 38não estava funcionando e através dos seus comentarios que li eu troquei o timer e agora esta com pouco resfriamento na parte de baixo pode ser por que eu não troquei o bimetal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, teria que trocar o bimetal com sensores que ficam na rede Pr. se tiver formação de gelo em excesso no freezer pode ser isso, mas teste também a resistência de degelo que fica em volta do congelador, se estiver queimada, não degela e forma gelo em excesso, comprometendo a circulação de ar.

      Excluir
  49. Celso, bom dia.
    Tenho uma geladeira Brastemp BRM35BBANA. Ela vem apresentando defeitos repetidamente. Vou narrar a história do começo. Espero que você possa me ajudar.

    A geladeira funcionava normalmente, quando de repente passou a fazer um barulho no congelador. Este barulho foi aumentando em poucos dias até que a geladeira parou de gelar. Em cima e embaixo. Como já tinha passado o tempo da garantia, chamei um técnico autônomo, que condenou e trocou o kit do degelo. Segundo o mesmo, o gelo não estava derretendo o que fez com que a ventoinha começasse a agarrar no gelo, fazendo o barulho, até parar.
    Trocado o kit do degelo, a geladeira passou a funcionar perfeitamente, até o fim do prazo de garantia dado pelo técnico de 3 meses. Então voltou o barulho da ventoinha no congelador.
    Já que o problema era gelo, descongelei totalmente a geladeira, e quando religuei, tudo voltou ao normal, apesar de o congelador ter demorado uns 2 dias pra congelar os alimentos e fabricar gelo na forminha.
    Passados mais 3 ou 4 meses, novamente voltou o barulho da ventoinha no congelador, e fiz novo descongelamento total da geladeira. Desta vez, a ventoinha voltou a funcionar, assim como a parte de baixo voltou a gelar. Mas o congelador não funciona mais. Fica frio, mas não congela. Nem gelo na forminha faz.
    Será que consegue me ajudar?
    Grato.
    Eduardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, sua geladeira não foi consertada totalmente, com certeza na troca do kit, faltou trocar alguma coisa que está com defeito, ou fusivel termico, ou resistencia de degelo, por isso ainda forma gelo em excesso, impedindo a circulação de ar.
      Mas além desse problema agora temos outro, se ela quando descongelada não faz mais gelo no freezer, pode ser um problema que tem acontecido com alguns produtos BRM35B, ou seja, com tempo, eles perdem gás, e o vazamento é interno, dentro do gabinete, se for isso, não tem como corrigir o vazamento, pois fica dentro do gabinete onde não temos acesso, o que pode ser feito, é eliminar a tubulação que passa por dentro do produto, isso pode causar goticulas de água, perto das borrachas em dias chuvosos ou com umidade do ar muito alta, pois o gás passa por dentro do produto, justamente para aquecer entre as portas e evitar sudação.
      Mas é necessário que um técnico veja isso pessoalmente para constatar e resolver o problema, no caso, os problemas com o produto, uma caracteristica desse defeito, é a má formação de gelo no congelador, ou seja o gelo não completa todo congelador, fica apenas nas primeiras curvas de cano da parte superior da peça.

      Excluir
  50. Olá boa noite Celso.. Parabens pela pagina.. Celso tenho um Electrolux DF 46 . e não estava gelando , a assistencia trocou a rede de degelo , ficou boa por 2 meses ,liguei eles voltaram e trocou a resistencia , e continuou do mesmo jeito .. daí ele veio e colocou o gás ,, voltou ao normal á dois tres dias .mas hoje a luz de porta aberta , fica acesa . e depois dispara o alarme .. só que ele esqueceu de colocar a lampada do freezer. gostaria de saber o que pode ser .. se e´algo mais serio ou pode ser a lampada que está fora.. tenho de ressaltar que á dois dias essa luz não tava acessa . somente hoje que ela ligou ...obrigado aguardo sua ajuda abraços..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wellington,
      Para esse modelo, a Electrolux, manda um kit de peças, e tem que ser trocado todo o kit para corrigir o problema, não entendo como a assistência esteve aí e não trocou o kit, a não ser que não tenha sido a autorizada, porque se fosse a autorizada eles teriam conhecimento do problema, e não ficariam tapando o sol com peneira, nesse modelo, tem que se trocar kit de degelo, composto por ventilador com sensor, placa eletronica e rede sensora, vou deixar um video de outro modelo, mas que também usa kit, para você ter uma noção do que tem que ser feito ok.

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/10/geladeira-electrolux-parou-de-gelar.html

      Excluir
  51. Bom dia, estou com problemas em uma DF 45, ela liga normalmente mas desliga antes de atingir a temperatura de congelamento, já troquei a rede sensor e o controle eletrônico, não resolveu, o compressor está normal, se ligado "direto" congela normal.
    Que mais pode causar este defeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, essa geladeira tem duas placas, uma na parte inferior, perto do compressor, e outra na porta superior, se trocar apenas uma, não vai resolver, pois a que vem nova agora, não é mais compatível com a que estava no produto, pois são de fabricantes diferentes, portanto, nesse modelo, se vai trocar placa, ou troca as duas, ou nao troca nada, aconselho trocar a placa de interface que fica na porta superior, basta soltar a pelicula que fica na frente da placa, com a pelicula fora, vai ver dois parafusos, solte os dois e a plaquinha sai com a maior facilidade, troque e placa e recole a pelicula, membrana.

      Excluir
    2. Bom dia Celso, troquei a interface e continua do mesmo jeito, todas as peças são originais, tem mais algo que possa estar causando o defeito?

      Excluir
    3. vou responder ali embaixo, na outra pergunta.

      Excluir
  52. Bom dia Celso, já troquei a interface da porta, a rede sensor e a placa de controle do meu refrigerador (DF 45) e continua ligando e desligando aleatóriamente, só fica ligada quando é programado o tempo mas quando atinge o tempo programado desliga e só volta a ligar quase uma hora depois, daí volta a ligar por uns 6 ou 7 minutos e começa novamente a trabalhar sem um padrão, não sei mais o que fazer. O que mais pode causar este defeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, sua geladeira perdeu rendimento? ou seja, está descongelando tudo ou mesmo trabalhando assim as coisas se mantém congeladas no freezer e refrigeradas embaixo?
      aguardo sua resposta.

      Excluir
    2. Boa noite.
      Não, não está congelando e no refrigerador nem sequer abaixa a temperatura, como disse antes o funcionamento é completamente aleatório, quando desligo da tomada ela trabalha por aproximadamente 15 minutos dai ela para e só liga uns 40 minutos depois, dai trabalha uns 7 minutos e volta a parar por uns 30 minutos, as vezes o tempo de parada chega aos 50 minutos e o tempo de trabalho dificilmente ultrapassa os 10 minutos, a descarga do compressor esquenta normalmente e a corrente do compressor está em torno de 1,9 A com a refrigerador vazio, verifiquei também a tomada e está estável, oscila só 1 grau mas mantém-se quase constante em 123V.
      O evaporador "enche" normalmente pois forma película de gelo em toda a superfície.
      Não falei antes mas a resistência de degelo também foi trocada pelo primeiro técnico que foi chamado.
      Só não foi medida a pressão de trabalho pois o funcionamento não indicou anomalias na carga de gás.

      Excluir
    3. O compressor não pode ser, pois quando ligado direto ele funciona, a resistencia é nova e não tem relação com esse defeito, pois se estivesse queimada, o produto funcionaria por uns dias, depois iria bloquear, trocou as duas placas e tem certeza que estão corretas , a rede sensora é nova, bem, se colocou peça errada, ou de outro modelo nao vai funcionar, estou dizendo isso, relacionado as placas e a rede sensora, principalmente a rede sensora,mas partindo do principio que é tudo novo, e tudo está instalado perfeitamente, resta uma possibilidade, o interruptor de porta, veja que entre as duas portas, no cando direito, olhando de frente, tem um interruptor duplo, quando as portas fecham, acionam o interruptor, em alguns casos, esse interruptor entra em curto interno, e isso atrapalha o funcionamento do produto, pode ser isso, e se não for isso, fica difícil, só se for fio interno com mal contato, mas acho que já que o Sr já gastou tanto, o interruptor custa na faixa de 15,00 . Seria o caso trocar, ele é apenas encaixado, com uma chave de fenda fininha, desencaixe ele depois basta encaixar o novo e colocar para funcionar, e torcer para dar tudo certo, sinceramente espero que seja isso, sei que o Sr tem tido dor de cabeça com a geladeira, mas espero mesmo resolver trocando esse interruptor, abração e boa sorte Rafael

      Excluir
    4. Obrigado Celso, vou tentar o interruptor.

      Excluir
    5. Me de notícias, e boas desta vez, abração.

      Excluir
  53. Ola amigo sei que minha geladeira não é go blog mas acredito que possa me ajudar tenho uma bosch ksu 44 e parou de gelar a parte debaixo , quando ligo a geladeira o ventilador que esta no freezer ele liga mas 5 segundos depois desliga ela gela normal o freezer as luzes do painel frontal estão todas normais.
    Isso aconteceu no mesmo dia que eu aumentei a temperatura do refrigerador no painel central
    Comprei uma placa certa para o modelo nova do painel frontal troquei mas não adiantou
    será que é algum sensor ? grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jamil, infelizmente, como não conserto esse marca, se eu tentar te ajudar, com certeza posso te atrapalhar, só dou resposta se tiver conhecimento do produto, no seu caso, infelizmente não posso.
      Entre no fórum desse site, lá muitos técnicos respondem e um deles vai com certeza te ajudar
      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  54. Bom dia Celso. Tenho uma eletrolux T27 muito antiga, mas que gosto muito dela por não ter congelador, o que rende espaço. Acontece que ela parou de funcionar de repente. Chamei um tecnico e ele me fez comprar um termostato. Realmente ela voltou a refrigerar, mas o degelo da placa fria só funciona da metade da placa pra cima. Esse tecnico alega que o cabo do termostato é curto e não chega ate o fim da placa. Ele deixou o cabo do termostato somente pendurado atras da placa fria, e eu tenho certeza que deve ter que conectar em algum ponto atras da placa, não é isso? Por favor, me ajude. sei que minha geladeira e velhinha, mas não tenho condições de trocar agora. Obrigada, Lívia Pinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lívia, a ponta do bulbo do termostato, tem que ficar no final da placa, ou seja na parte inferior, assim como ela começa a gelar de cima para baixo, só vai desligar quando o gelo completar a placa toda, se colocar em outro ponto, ela vai desligar antes da hora, porque o sensor que fica na ponta vai captar temperatura baixa e desligar antes da hora, e ele tem sim que ficar colado a placa fria, cuidado ao manipular a placa fria, pois nela passa dutos por onde o gás circula, e se furar, vai condenar o produto, não existem mais peças para esse modelo, de um jeito de levar a ponta do bulbo do termostato para a parte mais baixa da placa que voce conseguir, e fixe ele nem que seja com uma fita silver tape, mas o mais importante é ele ficar colado a placa, e na parte mais baixa possível ok

      Excluir
  55. Olá Celso,

    Tenho uma Eletrolux DC 47 que hora funciona, hora não funciona (não gela a parte de baixo). Descobri sem querer, que tirando da tomada e colocando várias vezes, até dar um estalo numa peça que fica junto ao compressor (me parece um rele) a danada da geladeira volta a funcionar. Aí passa alguns dias e o defeito volta a acontecer.

    Tem sentido o que estou descrevendo? será que trocando este rele, a coisa volta a funcionar normalmente? Não tenho confiança na geladeira. Já perdi comida e mantimentos umas três vezes.

    O técnico falou em falta de gás ou motor cansado, viciado em amperagem baixa (provocado pela variação de tensão local que é bastante comum), mas achei uma conversa difícil de digerir.

    Tem alguma sugestão??

    Me ajude por favor.

    Att.

    Rubens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rubens, no seu caso é complicado mesmo, tem sentido sim ser o relê ruim, já que ela dá estalos, quer dizer que o termostato manda corrente, mas o compressor não consegue partir, talvez adaptar um capacitor, seria o ideal, assim, na hora de partir, ele receberia uma carga maior, é uma possibildade.

      Excluir
  56. amigo. tenho uma brastemp frost free ative e as vezes as carnes q estão no congelador ficam congeladas e depois descongelam e voltam a congelar novamente. será q o problema é o mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, aparente ser um defeito no sensor de temperatura, é ele quem controla o funcionamento do compressor, manda informações para a placa eletrônica, se eu fosse você , trocaria o sensor, que custa pouco, e se não resolver, troque depois a placa, que é a caixa controle.

      Excluir
  57. Celso boa noite
    Abri o refrigerador Electrolux DF50 que estava guardado a 2 anos no domingo passado. E percebi que o ice twist não está fazendo gelo, só que está refrigerando tudo ok ambas as partes. O frezzer não está atingindo o ponto de congelamento. Qual seria esse defeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por estar parada tanto tempo, pode ser falta de gás, parada a pressão aumenta muito no sistema e pode apresentar vazamento interno, mas também pode ser problema de rede sensora, e não se troca apenas ela, nesse caso seria kit de degelo, nesse caso, melhor um técnico ver pessoalmente , para ter certeza do que tem que ser trocado.

      Excluir
  58. Olá, Celso boa noite, tenho um refrigerador Eletrolux DF50X e não refrigera na parte inferior, já testei a resistencia e os fusiveis e estão normal, agora não sei se é a placa de potencia ou a placa interface, qua fica na porta, como saber. grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que seja a placa de interface, ela raramente dá problemas, essa geladeira tem que trocar um kit de atualização, vou deixar um vídeo que explica melhor, veja:

      https://www.youtube.com/watch?v=6fkXQ7un9Yo

      Excluir
  59. boa noite,celso . bela iniciativa. parabéns. aproveito para perguntar : estou procurando uma substituta para a minha consul pratice de 230 l, incrivelmente barulhenta(sem exageros, é como um carro ligado dentro de casa). por isso, em busca de minha nova geladeira, além de tudo que uma geladeira faz, pesquiso também sobre ruídos, informação que é difícil, mesmo na internet,conseguir. você saberia me dizer quais modelos ou marcas são mais silenciosas ,com tamanho de até 350 l? a que mais me interessou foi a electrolux df35A. o que você pode me dizer sobre ela? agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua geladeira deve estar com problemas no motor compressor, por isso o barulho excessivo, as geladeiras novas, são tão silenciosas que as vezes nem sabemos se estão ligadas ou desligadas, pela silenciosidade do produto, escolha uma marca e modelo ao seu gosto, e tenho certeza que não terá problemas com ruídos

      Excluir
  60. Olá Celso.que bom que tive sua resposta..e que bom que acertei como postar aqui.Assim outros usuárias podem compartilhar.Minha geladeira Electrolux parou de refrigerar embaixo,e em cima só resfriava um pouquinho.No visor apareceu também F3.Chamei um técnico,bateu bateu,disse que era a placa la perto do compressor,comprei por 220,00 ele botou e não adiantou nada.Ele se desculpou e disse que o problema era desconhecido.Chamei outro que me disseram ser muito bom.Levou pra sua oficina,estudou durante dias,e voltou com ela,dizendo que estava com agua presa nas laterais,trocou também os interruptores das portas,que ja estavam mesmo com mal contato,e disse que estava uma maravilha.Inclusive estava usando a placa antiga (me devolveu a nova) mas para minha tristeza,já se passaram 24 horas ligada,e não vi muita diferença.Melhorou 60% A única diferença visível,foi que antes ela parava e ficava morta..Agora ela para,mas depois liga..o relé que antes parecia que ficava morto,agora ele arma.Lendo as respostas,vi que talvez eu tenha que repor não só a placa nova,mas também a placa da porta também? será que é isso? Publiquei uma foto mostrando o modelo,a placa,e o tal de F3 que nunca sai do visor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse modelo, quando apresente defeito, trocamos as duas placas, o interruptor de portas e também a rede sensora, inclusive a sua aparentemente está com problema na rede sensora, eu acho que deve ser trocada, ela custa menos que 50,00 aqui em Brasília, na faixa de 35/40 reais ok.

      Excluir
  61. SUCESSO AO SUBSTITUIR O FUSÍVEL TÉRMICO.
    Tenho uma Cônsul CRM45 que não refrigerava na parte de baixo e com baixa capacidade de refrigeração no freezer. Acessei o evaporador e constatei que estava todo congelado. Realizei o teste da resistência, conforme as dicas do blog, e verifiquei que funcionava normalmente, derretendo o gelo e aquecendo após alguns minutos. Fiz a substituição do fusível térmico (R$ 18,00), segui as dicas de montagem e agora o eletro funciona normalmente.
    Agradeço aos desenvolvedores do blog por compartilhar o conhecimento.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada Marcel, eu quem fico feliz, por voce compartilhar seu sucesso alcançado, nem todos voltam para compartilhar isso, voltam somente quando não conseguem solucionar, parabéns querido, abração.

      Excluir
    2. Boa noite celso tenho um geladeira Electrolux modelo df36a e ela so ta gelando a parte de sima e tbm o painel dela fica com a luz piscando deve ser por causa do defeito ne abrir a parte de sima e vir tava tudo cheio de gelo esperei descongela e depois liguei novamente sem a tampa esperei por dez minutos e depois deliguei a resistência nem se quer esquentou mas queria sabe de vc como eu faço pra fazer um teste na resistência em? Ou devo compra logo outra

      Excluir
    3. Ligou ela direto na tomada com cabo de força, faça isso e deixe por 20 minutos ligada direto na tomada, não precisa tirar do local, basta ligar com um cabo de força longo e deixar esse tempo, se não aquecer em 20 minutos, pode trocar que vai estar queimada e vai ser esse o problema dela com certeza.

      Excluir
  62. Olá, Celso. Tenho uma geladeira Electrolux DFF40 que parou de gelar. O técnico veio e disse que tem que trocar a placa de potência. Está cobrando R$350,00. Pesquisei na internet e vi que uma placa não custa mais que R$100,00. O que você acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que está caro 250,00 para trocar uma placa, negocie com ele um preço bem melhor, ou ligue em outra empresa ou pra outro técnico, diga que tem esse diagnóstico e quanto te cobram pra trocar a peça, assim eles vão saber que você já tem parâmetros de preço e não vão tentar ser tão exorbitantes no valor, se for o caso, ligue para mais que uma empresa ou profissional ok, abraço e boa sorte

      Excluir
  63. Boa tarde, minha geladeira é uma Eletrolux DF45 e esta apresentando esse defeito de não gelar a parte do refrigerador, gostaria de saber se a resistência da DFF40, DFF44 vai funcionar na DF45.
    Obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silmar, isso tem que ver com o vendedor de peças da Electrolux, porque eu não sei te informar, eu compro cada peça para determinado modelo, exemplo, se vou trocar de uma df45 eu compro para aquele modelo, não testo ela em outras, mas o vendedor vai saber, por causa do código.

      Excluir
  64. Ola amigo estou com um problema numa Geladeira Consul Facilite FrostFree ele nao esta gelando e nem esta com gelo prezo para totalmente e fica dando uns estalos atraz do congelador , o ventilado central nao funciona , o que poderia ser , sera o fusível queimado ?

    ResponderExcluir
  65. celso não enconto a helece do ventilador eletrolux dwx50 pode me ajudar obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não encontra dentro do produto, ou não encontra para comprar? só encontra na rede autorizada, se for isso mesmo, ou seja se não encontra para comprar, vou deixar a lista de todas autorizadas Electrolux do Brasil

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/p/a.html

      Excluir
  66. Celso, Bom dia!

    Você poderia me explicar por favor no que consiste o gabinete do refrigerador? Qual parte?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa demora em responder
      Gabinete é a estrutura da geladeira, é a caixa na qual é montada todos os componentes internos e externos.

      Excluir
  67. Bom dia, tudo bem?
    Parabéns pelo Blog!
    Vamos lá, estou com um DF 44, já substituir a resistência pois estava queimada. Testei o fusível térmico e deu continuidade, testei também o sensor de degelo, e deu contato. O sensor de temperatura que vai no ventilador, também foi trocado. E a geladeira continua bloqueando mesmo trocando o interruptor de porta. Ela tem dado temperatura alta direto e isso já está me deixando de saco cheio! Notei que minha placa que fica na parte superior do congelador, não está dando os contatos direitos, e ainda não troquei a resistência da calha. Lhe faço uma pergunta: Se o Damper, não estiver dando passagem de frio para parte inferior, faz com que ela bloqueia? Já abrir a placa que fica lá atrás e ela me mostra aparentemente que está em perfeito estado e sem nenhum indício de queimada e muito menos cheiro. Estou mais perdido que filho da P... Nos dias dos pais.. Precisa a que me desse uma ajuda..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa demora, estive adoentado e ausente do blog por dias
      Olha, nesse modelo quando apresenta bloqueio e a resistência não está queimada, temos que trocar rede sensora, as duas placas, pois as novas não são compatíveis com as antigas, por isso trocar apenas uma não pode, pois elas não vão se entender, eu troco isso, para não ficar nenhuma possibilidade de retorno, no caso, troco as duas placas, a rede sensora e o interruptor duplo de portas, infelizmente nesse modelo específico não pode-se ficar trocando peças para testar.

      Excluir
  68. Olá Boa noite Celso. Parabéns pelo blog!

    Estou com uma dúvida. Geladeira Eletrolux DF45 Premium.

    Quando ligamos na tomada ela funciona normalmente até gelar tudo certinho. Apos gelar tudo ela desliga tambem normalmente mas não liga mais. Ela só liga o motor de tirar da tomada e ligar na tomada novamente. O que pode estar acontendo? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse modelo é complicado, tem duas placas, uma perto do motor e outra na porta superior, quando apresenta defeito, tem que trocar as duas, mas aconselho você se quiser trocar apenas a rede sensora que vai dentro do freezer, o que mais aprensenta defeito nesse modelo é a rede sensora ok

      Excluir
    2. Celso, obrigado por enquanto. Vc sabe onde é o acesso para a troca da resistência da calha da geladeira Electrolux DF45?

      Excluir
    3. Celso, obrigado por enquanto. Vc sabe onde é o acesso para a troca da resistência da calha da geladeira Electrolux DF45?

      Excluir
    4. Emabaixo do evaporador tem uma calha de alumínio, a resistência fica colada nela por baixo.

      Excluir
    5. Celso, boa noite.
      Obrigado pela dica. Troquei somente a rede sensora e a geladeira voltou a normalidade.
      Um abraço e parabéns pelo blog pois ajuda muito as pessoas que querem fazer sem ser enganado!

      Excluir
    6. Que bom que deu certo, abração

      Excluir
  69. Boa noite Celso,

    tenho uma frost free electrolux dw42x. Depois de uns dias, o gelo acumula e o desempenho dela fica muito ruim. Eu abro, tiro todo o gelo e ligo novamente. ai volta ao normal. Sera que pode ser a resistencia? nesse modelo nao achei a resistencia pra trocar, somente com a evaporadora completa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse modelo por ser muito novo, ainda não fiz manutenção, mas converso com amigos técnicos e eles tem trocado sensor, veja no diagrama atrás da geladeira e veja se tem sensores ou rede sensora, pode ser isso ok

      Excluir
  70. Estou começando a vender peças pelo Mercado Livre
    Peças para lavadoras e geladeiras e outros itens
    Caso precise de peças, entre no link, caso ainda não tenha o que você precise
    Mande e-mail com assunto PEÇAS para : celsojair@gmail.com

    http://lista.mercadolivre.com.br/_DisplayType_G_CustId_90480009

    ResponderExcluir
  71. Boa tarde, tenho um eletrolux df45 e ela só gela tanto o freezer quanto a parte inferior se eu ligar e religar da energia, ela gela normalmente se fizer isso. Pode ser a resistência de degelo que está ruim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, se a resistência queimar ela não vai refrigerara a parte inferior, tem a ver com placas ou rede sensora, resistência não.

      Excluir
  72. Boas amigos, acabei de comprar um dff44 da eletrolux frost free e no painel a luz de temperatura alta do motor fica acessa mesmo depois de estar desligado por horas ou dias.

    Alguém me ajuda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser defeito na rede sensora, desde que esteja refrigerando os dois compartimentos ainda.

      Excluir
  73. Olá Celso, boa tarde!
    Gratidão por compartilhar estas informações!
    Tenho uma df35a mas não consigo retirar a tampa interna do congelador. O modelo é diferente deste seu. Será que você pode me ajudar? Se tiver um email eu mando a foto do modelo para você.
    Desde já, muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estive ausente, mas não tem dificuldades não, se quiser mandar foto, celsojair@gmail.com

      Excluir
  74. Boa tarde celso tenho uma electrolux df36 fros free do nada ela parou de gelar na parte de baixo eo freezer encima esta cheio de gelo oque devo fazer para volta a gelar embaixo desde ja obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem mais que um modelo de DF36, mas a maioria usa um timer, em uma caixa do lado esquerdo do motor, então o que pode fazer é abrir o freezer, testar a resistência que fica em volta do congelador, se não estiver queimada e a sua usar timer, então troque o timer que fica perto do compressor, e a rede que fica no freezer e tem um bimetal e um fusível, não estando queimada a resistência essas duas peças resolvem com certeza o problema, desde que esteja cheio de gelo no freezer, se for 220 volts, eu vendo essas duas peças já juntas no mercado livre, vou deixar o link aqui
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-751726142-timer-220v-e-bimetalico-geladeiras-electrolux-df34df35df36-_JM

      Excluir
  75. Celso, li bastante sobre o que você falou porque estou com um problema na minha geladeira
    BRM48NBA
    Problema: Freezer gela normal até uns3 a 4 dias, depois ele mal congela (mas continua funcionando), a parte refrigeradora, dura 1 dia ou 2 com sorte e depois não gela mais. Pesquisando aqui, troquei o fusivel termico e o problema continua. O evaporador, esta com gelo o suficiente pra mal se ver as aletas e não esta parecendo que o cano por onde desce o ar gelado esteja entupido (mas percebe-se formação de gelo no teto da parte refrigeradora, próximo onde fica os compartimentos que mais gelam).
    Como não tenho como testar a resistencia de degelo, queria sua ajuda pra saber se é ela a culpada e eu mesmo trocar ou se infelizmente vou ter que aceitar os 450$ cobrados pela autorizada brastemp pra arrumar ela.
    Posso mandar fotos de como esta o evaporador após 3 dias ligado?
    De antemão, muito obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  76. Boa tarde, Celso. Tenho uma Electrolux modelo DF37. de uns dias pra cá ela paraou de gelar, tanto a parte de cima quanto a de baixo. Reparei que ao girar o timer de degelo até a posição inicial (ao ouvir um clique) ela armava o compressor e voltava a gelar, mas depois de algumas horas ela desarmava de novo e não armava mais, só se eu girasse o timer de novo até a posição inicial. Pois bem, troquei o timer e o bimetal, achando que pudesse ser problema nessas peças (já sabia como fazer, pois já tive um problema em que a geladeira não gelava a parte inferior), mas o problema persiste, ela gela durante algumas horas, desarma e não volta mais a gelar, só se eu girar o timer manualmente. Será que vc consegue me ajudar com este problema? desde já te agradeço. Um grande abraço e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consigo, a resistÊncia de degelo deve estar queimada, teste ela pra ver, assim quando o timer entra em degelo, não volta mais a religar ok, teste e vai ver que é nela o defeito.

      Excluir
  77. Opa Celso beleza, bom tenho uma geladeira electrolux df42 que ela gela em cima e em baixo não, pode ser a placa e o sensor, ou a resistência, deixei a geladeira descongelando para desmontar e testar as peças, o ventilador está funcionando normalmente, você que mexe a bastante tempo tem pegado vários defeitos nessa geladeira você sabe o q pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente... ainda não consertei esse modelo, são relativamente novas, e estando novas a maioria em garantia de fábrica, e nesse caso a manutenção somente com a rede autorizada, mas pode sim ser resistência queimada, teste a resitência, não sendo, vai estar mais para rede elétrica ou sensores.

      Excluir
  78. Bom dia Celso! Meu nome é Alberto e moro em SP. Gostaria que vc por favor, me desse uma dica a respeito de um defeito no refrigerador Eletrolux dff37. Este refrigerador apresentou falha no congelamento e o led da temperatura minima ficava piscando e o de temperatura alta ficava acesa e não ligava o compressor, então testei o rele e o compressor e estavam bons , testei o ventilador, a rede sensora e a resistência e também estavam com continuidade. Porém reparei que ao desencaixar o conetor do ventilador o compressor ligou ai resolvi trocar a rede sensora e o ventilador com sensor. Realizei a troca tudo certinho, liguei o refrigerador ,apagou os leds e ligou o motor só que não estava congelando, reparei que só acionava o compressor, ao desligar e ligar novamente á rede elétrica ou com o botão congelamento rápido acionado. E com botão acionado, congela normal o freezer e refrigera em baixo. Achei uma outra falha no interruptor da porta que estava acionando somente com ele totalmente apertado oque não acontecia com quando a porta era fechada , regulei o interruptor e o compressor e ventilador voltaram a disparar porém com intervalo muito longo e só quando tem abertura das portas e ainda não congela o suficiente. Oque fiquei na dúvida foram dois itens o primeiro é que eu tinha um sensor bimetal desligado encaixado na resistência e não sei se este modelo não usa ou se o técnico que realizou um outro reparo desligou. E a outra dúvida é a respeito da resistência de calha pois quando medi ela não me da continuidade mas não está criando acumulo de gelo na parte inferior. Pode ser ela que está causando essa falha? Celso , peço encarecidamente que me ajude, pois não sei mais oque pode estar causando e não queria realizar troca de peças sem precisao.
    Desde já agradeço,
    Alberto Müller

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse modelo, é complicadíssimo, porque as placas que estão no produto, não são compatíveis com as placas comercializadas hoje, quando pegamos produtos assim trocamos 04 itens, para não haver incompatibilidade e erro de leitura, três tem a ver com incompatibilidade, apenas o interruptor duplo de portas trocamos por precaução, que ele causa curto interno quando as peças dão problema, os três itens obrigatórios são, rede sensora e as duas placas, tanto interface, que fica na porta superior, quanto placa de potência que fica lá atrás perto do compressor, se trocar apenas uma das placas, elas não vão se entender por serem de fabricantes diferentes, se quer mesmo resolver, já que trocou a rede sensora, troque as duas placas e o interruptor, a resistência da calha nada tem a ver com o problema e se não tem gelo no duto, não precisa trocar.

      Excluir
    2. Celso, Obrigado pela resposta! vou trocar as peças e posto com o resultado. Valeu!!

      Excluir
    3. Tenho certeza que vai ser positivo o resultado, abração

      Excluir
  79. Amigo tenho aqui uma Eletrolux DF45 na qual o painel frontal em seus botões de programação danificaram-se. Acontece que não de uma hora para outra começou com difícil programação "micro-chaves avariadas" ou seja apertava e apertava muitas vezes com força para programar. Daí certo dia o plastico de pressão do painel quebrou-se e a chaves do painel já não funcionam mais... Defeito apenas na programação de tempo "é a micro-chave". Mas quero saber como remover este painel e se tem este plástico do painel onde há o botão de pressionar para vender e também já me passe o valor do painel. Removerei o painel e trocarei as micro-chaves. Se funcionar preciso do plástico do painel onde o botão "película" de pressão rompeu-se. Se o painel não funcionar aí neste caso precisarei do painel e do plástico do painel como falei acima. Manda para meu email também. fernandesnow@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho essas peças, para tirar o suporte da placa, precisa arrancar a película, que cobre o painel, retrando a película, vai ter acesso a dois parafusos, assim solta a placa.

      Excluir
  80. Celso bom dia! Tenho uma geladeira dff44 e está gerando pouco o congelador e muito pouco o refrigerador! Conforme seu post, testei a resistência e está OK! Sem gelo no compartimento também!pude notar que ela está desligando antes de atingir a temperatura! Na parte traseira"motor" tem uma caixinha branca com um círculo e ao abri notei um botão na placa e quando acionado o valor motor funciona, porém não para de soar um bip! O que devo fazer? Obrigado Celso e parabéns pela iniciativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para não perder tempo demais aqui, por favor, leia a pergunta do Alberto Muller, do dia 26/05/2016 as 09:28 a geladeira dele, é menor que a sua, mas usa exatamente as mesmas peças, e a pergunta dele junto como a minha resposta, é a mesma informação que você precisa ok Thiago, abração

      Excluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.