quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Diagrama - Esquema Elétrico Refrigerador Brastemp BRD47D





Quer ser um profissional na área de conserto de eletrodomésticos? 
Faça um curso profissionalizante e ganha até 10 salários por mês, escolha um dos cursos abaixo:

Curso completo de conserto de LAVADORAS - CLIQUE AQUI

Curso completo o segredo dos REFRIGERADORES -  CLIQUE AQUI

Curso completo manutenção de AR SPLIT - CLIQUE AQUI





38 comentários:

  1. Oi Celso, bom dia! Tenho um refrigerador Brastemp BRD49 comprado há 04 anos. Em janeiro de 2013 um técnico trocou o termostato, porém, agora em outubro de 2013 o refrigerador voltou a dar o mesmo problema anterior, ou seja, gelando normalmente em cima (freezer), mas gelando pouco em baixo. A situação piorou agora com as temperaturas de verão aqui no RJ, em torno de 39 graus. Já mudei várias vezes o botão da temperatura, porém até agora, nada. Será que é o termostato? Em algumas vezes há um acumulo muito grande de gelo na saída de ar da placa na parte baixo, e aí eu volto com o botão de temperatura até ouvir um "clik", e aí ela desliga, o elo derrete e depois ela volta a congelar, porém, com pouca eficiência. Será que termostato que foi trocado não era original? Agradeço a sua ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, não tem a ver com o termostato, o termostato apenas liga e desliga o compressor, me parece que sua geladeira está com insuficiência de gás, ela quando perde gás, começa a faltar de baixo pra cima, e como com pouco gás a geladeira não desliga, começa a se formar um bloco de gelo na parte do refrigerador, meu conselho Marcelo, é que chame um técnico para verificar se é mesmo falta de gás, e então fazer uma carga de gás, esse serviço só pode ser feito por um profissional, por conta do material, e da capacitação para esse tipo de serviço ok.

      Excluir
  2. Boa tarde Celso, tenho um refrigerador Brastemp, modelo BRD47DBANA10. Há três semanas o motor parou de funcionar, segundo o técnico estava queimado. Foi realizada a troca e desde então a geladeira não desliga mais. O congelador funciona normalmente, mas a parte de baixo não esta gelando corretamente. A principio pensamos ser falta de gás, porém mesmo colocando mais, a geladeira não desliga. O técnico retirou todo o gás, realizou um novo vácuo e colocou gás novamente, sem sucesso, continua não desligando. Segundo o técnico não podemos colocar mais gás, pois existe uma parte da tubulação atrás da geladeira que já está formando gelo e que isso significa excesso de gás. O termostato só desliga o motor quando chego perto do numero 1. Já deixamos a geladeira 24 horas fechada com o motor funcionando direto, se fosse o termostato não teria congelado toda a parte debaixo? O técnico diz não saber o que é, existe a possibilidade deste motor ser recondicionado e não estar trabalhando em sua plena capacidade? Muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não creio que seja problema com o motor, e sim com excesso de gás, excesso de gás, forma gelo fofo, e gelo fofo não tem capacidade de refrigeração, então peça para que o técnico volte, abra o cano de serviço, e deixe o gás sair, bem lentamente, até que a carga fique equalizada dentro do sistema, quando o gás equalizar, isso tem que ser feito com paciência, o gás tem que sair bem devagarinho, mesmo que dure meia hora, quando o gás equalizar, o compressor vai desligar com certeza, deixe o termostato na posição 2 ou 3, esse produto é bem chato mesmo, a carga tem que estar exata.

      Excluir
    2. Boa noite Celso. Expliquei todo o procedimento para o técnico, que disse já ter realizado sem sucesso. Na sexta ele trocou o gás de R134 para R401. Colocou o gás até o retorno congelar, esperou por cerca de 2 horas e retirou lentamente até a geladeira desligar. O termostato estava no 3. Porem a geladeira continua não desligando. No nível 3, sem abertura da porta ela fica ligada em media duas horas direto e depois para um pouco. Se eu colocar no 5 ou 6 ela não desliga mesmo. Esta formando gelo fofo na placa fria ainda. É normal a geladeira ficar tanto tempo ligada? Não anotei as informações do compressor original, só me lembro que não era embraco. Agora foi colocado um embraco EGYS 70 HLP. Este compressor é suficiente? O técnico já não sabe o que fazer e disse que a ultima alternativa é colocar um compressor de 1/4.

      Excluir
    3. O compressor correto para essa produto é de 1/5, ou 1/5+ e está correto esse 70HLP, ele é de 1/5.
      O gás que esse produto usa, é o 134a, não achei conveniente a troca pelo pelo R401.
      Ainda tem excesso, como disse, esse produto é de dificilima equalização, ja peguei problemas assim, mas com o gás certo, R134a, e o compressor, Embraco, é o melhor compressor do mundo para refrigeradores domésticos, o que estava no produto, provavelmente era um Tecunseh, e só foi posto no produto, porque na época, a Embraco abriu exportação para o mundo todo, e as montadoras nacionais, ficaram sem conseguir o Embraco, e todas acabaram trazendo esse Tecunseh, para montar geladeiras e freezers.
      Resumindo, não acho que trocar o compressor vá resolver, não acho que deveria ter colocado outro gás, e com paciência ele iria equalizar o gás no sistema, mas acho que somente retirando mais um pouco de gás vai resolver, já que tem formação de gelo fofo na placa, então olhe se o cano que volta do congelador para o compressor está gelado, ou com formação de gelo, se tiver, ainda tem gás em excesso e tem que ser retirado ok.

      Excluir
  3. Boa noite Celso. Tenho a seis anos um refrigerador brastemp modelo BRD47D. Nunca me deu problema. Entretanto à quatro meses, durante um dia inteiro ela ficou estalando. Ao final deste dia a geladeira começou a descongelar, aí notei que ela estava desligada. Tentei religá-la e nada. Troquei o relé e nada. Depois de quatro dias, abri o relé antigo, dei uma limpada nele e botei ele de volta. Pronto a geladeira voltou a funcionar. Apesar de voltar a funcionar fiquei desconfiado. Como havia dito no início, isto foi a quatro meses. Hoje, aconteceu a mesma coisa: durante o dia inteiro começou a estalar e depois desligou. Tentarei fazer a mesma coisa, mas acredito, como da primeira vez, que a solução não deverá ser a definitiva. O que pode está acontecendo? Pensei em trocar o fusível térmico, mas abri o congelador e não vi nenhum parafuso na tampa. Isto é não sei por onde começar e tb não se esta seria uma solução. Grato pela atenção. Maurício.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua geladeira não tem fusível térmico, ela não é frost free, não tem nada no compartimento freezer, que seja desmontável. Quando isso ocorrer, desligue da tomada, deixe o motor esfriar, depois de duas horas, com um cabo de força, ligue o motor direto na tomada, se ele partir, deixe por meia hora, se gelar direitinho, parece ser defeito no termostato, que fica perto da lampada, no compartimento refrigerador.

      Excluir
    2. Bom dia Celso, inicialmente gostaria de agradecer pela resposta e tb pela ajuda a todos que de alguma maneira estão tentando levar a vida mais barata.
      Então, testei o motor com a ligação direta e tudo está ok. Fui para o termostato: desmontei a caixa onde fica a luz e verifiquei que o termostato está conectado a um cabo metálico que vai até o painel dos fundos da geladeira e o seu terminador está preso por um parafuso. Fiquei preocupado, por que este painel não sai todo devido aos tubos que estão preso a ele. É isto mesmo? Próximo passo é tirar este parafuso para soltar o terminador e puxar todo o fio metálico que está ligado até o termostato. É isto mesmo? Tem alguma orientação que deva ter cuidado? Desculpas pelos detalhes, mas não sou técnico.Obrigado mais uma vez. Brastemp BRD47D. Maurício

      Excluir
    3. Boa tarde Celso, troquei o termostato e o problema continua: ligo a geladeira, aciono o termostato e praticamente na mesma hora a geladeira (motor ou rele) emite uns dois estalo e desliga. Depois tenho que aguardar um tempo para o termostato poder responder, istoi é, quando acionado emite uns dois estalo e desliga completamente. Relembro que realizei o teste com o cabo de força e tudo OK, bem como já tinha trocado o rele e o protetor. Ainda pode me ajudar? Grato. Maurício.

      Excluir
    4. Olha, aquele cabo metálico é o sensor e faz parte do termostato, ele fica conectado a placa fria, a placa fria ou é parafusada ou encaixada em travas no fundo da geladeira, então não aconselho soltar ela toda, até porque é delicadíssima, não pode mexer muito, solte apenas a parte de baixo, para que consiga com a mão, soltar e depois recolocar a ponta do sensor do termostato, no mais é isso mesmo.

      Excluir
    5. Teste o motor compressor novamente, espere esfriar por umas duas horas, e ligue com cabo de força direto na tomada, se ele partir deixe funcionar por umas horas, assim vai refrigerar os alimentos, depois desligue por umas duas horas, e ligue pelo termostato, pode ser apenas que tenha funcionado muito, e quando desliga, por estar quente, o termostato manda corrente, mas o protetor térmico corta a corrente, testando o motor direto, vai saber se está ok o motor, depois com ele frio novamente ligue normal, tomara que de tudo certo, esse produto não tem mais peças, apenas termostato e compressor mesmo.

      Excluir
  4. Olá, bom dia Celso!
    Há 03 anos tenho uma Brastemp BRD50A há alguns dias ela parou de resfriar e fica estalando, agora o congelador também está todo descongelado. Neste momento desliguei ela, o motor está normalmente quente. Será que é apenas o termostato? Se for como trocar? Você tem algum artigo no seu mega-site que ensine passo-a-passo a troca dele ou procedimentos semelhantes? Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira coisa, antes de trocar qualquer peça, é saber se está queimada, e pela característica do problema com sua geladeira, é que o motor esteja com problemas, pois esses estalos parecem o compressor querendo partir e desarmando pelo termico interndo dentro dele, e dessa forma se ele recebe energia e não consegue partir, parece ser um defeito no próprio compressor e não no termostato, pois o barulho significa que o termostato está mandando energia para o compressor.
      Teste o compressor, veja esse video

      https://www.youtube.com/watch?v=Cr0ZpRQbKRA

      Excluir
    2. Desliguei para esfriar o motor, e depois de algumas horas veio um técnico testou Rele, Termostato e Protetor Térmico... Tudo deu OK! Quando ligou na tomada, ela funcionou. Porém depois de algum tempo (01 ou 02 horas) ela desligou novamente. Chamei novamente o técnico, ele trocou Rele + Protetor Termico mas ela não ligava mais, então ele disse ser o compressor... Agora ela nem estala mais quando liga na tomada! O que pode ter acontecido? De acordo com esta rotina, é válido dizer que o problema é no Compressor e deve trocá-lo... ou é suspeito?

      Excluir
    3. O diagnóstico do técnico veio de acordo com o que eu também imaginava, também acho que se faz necessária a troca do compressor, como te disse antes, esse modelo não é frost free, tem apenas o termostato, e ele está mandando corrente para o compressor, se ele não liga, o problema é nele, no caso, no compressor.

      Excluir
  5. Olá Celso, tenho uma eletrolux turbo compact LTC07, a tempos vem apresentando um problema...ela lava normal,e drena mas fica só drenando e não centrifuga, troquei a bomba d'agua, mas continua o mesmo problema.Será que tu podes me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que sua lavadora está com defeito na placa eletronica, se não tiver fio partido no motor ou em algum lugar na rede elétrica, com certeza defeito na placa.

      Excluir
    2. Celso, gostaria de te agradecer por tentar me ajudar, mas infelizmente não deu certo a troca da placa, quando fiz a troca, liguei a maquina , ela lavou mas não fez enxague, drenou mas não centrifugou. O que faço agora?

      Excluir
    3. Só pode ser fio quebrado em algum ponto, ou pressostato também, de uma olhada na fiação dela ok.

      Excluir
  6. Bom dia celso beleza.
    Tenho uma LTE 09 quando ligo ela no botão liga e desliga não entra agua.pula a agitação e o enxague vai para a centrifugação.Voce pode me ajudar.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso, com certeza é placa, mas são duas placas, e não tenho como saber em qual delas está o problema, tanto pode ser interface, que é essa que tem as luzes, como pode ser a de potência que fica embaixo do botão central de controles, se fosse eu, e fosse arriscar, trocaria a de interface, que é a que tem as luzes , é mais barata e pelo defeito tem mais chances de ser ela, mas como disse, não é uma certeza absoluta, a distância nesse caso, posso apenas dar uma dica ok.

      Excluir
  7. Boa noite Celso, tudo tranquilo?? tenho uma geladeira Brastemp clean 410 e ela nao desliga, chega a congelar no refrigerador, ela parou de funcionar ontem e pelos estralos imaginei que fosse relé, verifiquei e substitui, agora depois de trocado e após buscar informações na internet li que o motor não pode funcionar muito tempo que prejudicada o compressor, fiquei atento e percebi que msm no 1 ela congela embaixo e não desliga..procurei itens que pudessem ser além do termostato e não encontrei..pergunta, tem alguma outra peça além do termostato? Está geladeira costuma demorar muito pra desarmar motor? 1 hora ou mais? As borrachas não são novas tem aluns defeitos porém percebo ao abrir que pegam vácuo..isso não é pra ser o motivo certo? A placa de degelo chega a congelar!! Caso tenha alguma manha por favor me ajude pois não sou técnico... Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza defeito no termostato mesmo, não tem outro item a ser verificado, eu vendo peças no mercado livre, mas ainda não tenho esse item pra troca, caso onde você mora seja difícil encontrar, me mande email para celsojair@gmail.com que vejo no estoque da loja e faço anúncio pra você.

      Excluir
  8. Boa noite Celso, tudo tranquilo?? tenho uma geladeira Brastemp clean 410 e ela nao desliga, chega a congelar no refrigerador, ela parou de funcionar ontem e pelos estralos imaginei que fosse relé, verifiquei e substitui, agora depois de trocado e após buscar informações na internet li que o motor não pode funcionar muito tempo que prejudicada o compressor, fiquei atento e percebi que msm no 1 ela congela embaixo e não desliga..procurei itens que pudessem ser além do termostato e não encontrei..pergunta, tem alguma outra peça além do termostato? Está geladeira costuma demorar muito pra desarmar motor? 1 hora ou mais? As borrachas não são novas tem aluns defeitos porém percebo ao abrir que pegam vácuo..isso não é pra ser o motivo certo? A placa de degelo chega a congelar!! Caso tenha alguma manha por favor me ajude pois não sou técnico... Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza defeito no termostato mesmo, não tem outro item a ser verificado, eu vendo peças no mercado livre, mas ainda não tenho esse item pra troca, caso onde você mora seja difícil encontrar, me mande email para celsojair@gmail.com que vejo no estoque da loja e faço anúncio pra você.

      Excluir
  9. Bom dia Celso,tenho uma Brastemp BRD47B e ela só está refrigerando o freezer,percebi que a (Resistência) não sei o nome técnico da peça por isso chamo de resistência,ela fica por detrás de uma placa na parede do fundo, e um dos cabos está rompido...qual o nome desta peça? Será que pode ser esse o problema? Um forte abraço, RONIE...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vai ser esse o problema, nesse modelo, o que tem acontecido é vazamento de gás, por isso nao gela a parte inferior, tem que completar o gás.

      Excluir
  10. Olá! Tenho um refrigerador BRD49D últimos dias está gelando puco a parte inferior ou até as vezes parece desligado. Ligo e religo no termostato escuto o motor funcionar. Único detalhe que notei de diferente nesse dias é que: sempre que fosse aberta a porta ele fazia um tipo vácuo e segurava a mesma por um tempo e no congelador quando aberto e fechado tb se escutava tipo um respiro ou sopro por alguns segundos e agora não faz mais isso. Pensei em ventilador mas nesse modelo parece não ter isso. Agradeço alguma sugestão Deni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faz vácuo pela falta de temperatura fria dentro da geladeira, é o frio que faz o vácuo, e como a sua está gelando pouco, não vai ouvir a válvula quebra vácuo sendo acionada, sua geladeira, parece apresentar vazamento de gás internamente.

      Excluir
    2. Obrigado pela atenção. Resolvido o problema, no fim era o termostato mesmo verificando com mais cuidado notei que ele se desligava com qualquer movimento ou mexida tipo batendo a porta ou simplesmente encostando no botão. Trocado o mesmo voltou funcionar corretamente. Valeu.

      Excluir
  11. Boa note amigo....tenho uma BRD49D... onde fica o termostato dela? como efetuar a troca?
    agradecido da atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. veja se é igual a esse do vídeo, que ensino como trocar
      https://www.youtube.com/watch?v=YEaVCsddgrk

      Excluir
  12. Ola tenho BRD49D.....o compressor nao esta acionando e ela nao possui placa, desconfio do termostato, fiz a ligação direta nela e aciona normal o compressor, o termostato eh na parte do botão de temperatura?

    agradecido da atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. veja se é igual a esse do vídeo, que ensino como trocar
      https://www.youtube.com/watch?v=YEaVCsddgrk

      Excluir
  13. Oi Celso,minha geladeira Brastemp brd 47b sempre congelou de mais principalmente na parte próximo a gaveta, ela forma uma camada de gelo tão grande que impossibilita o fechamento da porta, sendo necessário fazer o degelo todo mês.

    ResponderExcluir
  14. Bom a noite tenho uma geladeira Brastemp brd47D gela a parte de cima mas a de baixo não , já foi trocado o motor e colocado gelo o que é ?

    ResponderExcluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.