quarta-feira, 5 de março de 2014

Consertando geladeira que não gela por falta de gás BRG39



   Nesse caso, o defeito dessa geladeira Brastemp modelo BRG39 era falta de gás, na primeira parte de vídeo, mostramos o evaporador (congelador) com apenas uma pequena formação de gelo na primeira curva superior do evaporador, na segunda parte, após completado a carga de gás, após alguns minutos já podemos ver até fumaça de gelo por todo congelador, nesse caso, não precisamos fazer uma carga de gás completa, apenas abrir o cano de serviço e inserir gás até completar todo evaporador.
   Nesse modelo, acontece muito esse problema, porém não é o mais comum, o mais comum, como é um refrigerador frost free de mais de 15 anos, é apresentar problemas no sistema de degelo que é composto por resistência de degelo, timer e bimetal, mas trataremos disso em outra oportunidade, por hora, se a geladeira perder rendimento, a primeira coisa é desmontar a parte do freezer, acessar o congelador e ver como está a formação de gelo no evaporador, estarei postando um vídeo de como desmontar e acessar o congelador, para facilitar ok.



Quer ser um profissional na área de conserto de eletrodomésticos? 
Faça um curso profissionalizante e ganha até 10 salários por mês, escolha um dos cursos abaixo:

Curso completo de conserto de LAVADORAS - CLIQUE AQUI

Curso completo o segredo dos REFRIGERADORES -  CLIQUE AQUI

Curso completo manutenção de AR SPLIT - CLIQUE AQUI

10 comentários:

  1. O seu trabalho é muito bom me despertou minha curiosidade minha geladeira estava funcionando 10 em 10 dias ela gelava por 10 dia ai depois acendia todos os leds e não gelava mas, eu desligava da tomada deixava uma tempo desliga e depois ligava normalmente e voltava a funcionar,só que agora ela não gela mas,porem comprei o modulo,sensor e o bimetal e instalei porem ela não gelou começou faz um barulho de água, o motor esquenta mas agrade atras não esquentava completamente só metade ficou quente.o que pode ser é uma brastemp 39 ABANA 127 v

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, a grade não esquenta mesmo toda, começa aquecer de cima pra baixo, as primeiras voltas do cano aquecem bastante, mas as ultimas voltas nem aquecem, olha, você trocou as causas mais prováveis de defeito, todas as peças responsáveis pelo degelo, mas tem um porém, tem que ver se o ventilador está fucionando, veja isso, se estiver queimado, não vai circular ar frio e não vai gelar, nem no freezer e nem embaixo.

      Excluir
  2. olá tenho uma BRM47 que não estava congelando chamei o tecnico e ele trocou o kit falando que estava bloqueando de gelo ficou boa 30 dias agora ela só refrigera fica apitando com a porta fechada aquela gradinha que tem no freezer só tem gelo nas nas duas primeira parte ja paguei 320 para{ TECNICO } AGORA ELE FALO QUE É GÁS DETALHE QUANDO ELE TROCOU O KIT NÃO TROCOU A PLACA OQUE VC ACHA É GÁS OU E A PLACA POR FAVOR ME AJUDE!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que se não gela por completo, tem sim grande chance de ser gás, mas que kit ele trocou, não existe kit para esse modelo, se não trocou a placa que custa mais caro, o que foi que ele trocou que custou tanto assim?

      Excluir
  3. olá! antes de colocar gás fis limpeza do sistema com nitrogenio e 141 b, fis o vaco com uma bomba de auto faco 6 cfm; foi de 1 hora o vaco ,o que mim deixou com duvida é que o gas não quis entrar no motor e nem na tubulaçao ; sendo que não existe nem um entupimento nem por sujeira nem por solda no tubo; será que esse motor pifou ; eu retirei ele e testei do lado de fora; as vezes ele da uma presaõ e depois para não sai nada de vapor quente no tubo de alta da unha impresaõ que esta entupido ; mais depois solta um vapor ; e depois para de soltar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dessa forma o motor perdeu compressão, ou está com problema no pistão interno, esse motor está condenado viu Carlos.

      Excluir
  4. Boa noite Celso, minha geladeira brastempbrm33 frostfree:está gelando mto pouco na parte inferior. A parte de cima está OK o ventilador qdo ela liga entra forte logo em seguida fica fraco ( como se estivesse oscilando).Ela liga e desliga normal a cx do dreno está com água peço sua ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, quando ventilador perde potência, aconselho trocar tanto o módulo quanto ventilador, já vi dezenas assim, e só resolvi trocando os dois, aliás, sábado agora, eu troquei ventilador e placa em outro modelo, mas o defeito era o mesmo, ventilador se velocidade.

      Excluir
  5. Bom dia Celso. Tenho uma BRM48D que recebeu uma carga de gas e agora esta com sintoma de excesso de gas, formando gelo no tubo do compressor e ficando ligada direto por muito tempo. Vi um post seu falando que posso tirar o gas aos poucos pela valvula do tubo de servico... poderia me orientar nisso? Esse procedimento e com a geladeira ligada mesmo? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ver se ao colocar o gás, foi colocado com uma valvula shiraid, ou seja, um cano que tem na ponta uma valvula igual de pneu de carro, aí você pode tirar a tampa e abrir para sair o excesso, mas se o cano foi soldado na ponta, não tem como retirar o gás, tem que ver isso.

      Excluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.