quarta-feira, 19 de março de 2014

Testando motor compressor da geladeira



Compre seu multímetro Clique Aqui 
 
   Outra forma de testar o compressor, é com um cabo de força, ligar o motor diretamente á tomada, se ele não partir com certeza está com defeito, se ele partir, o defeito é na caixa controle, ou seja na placa eletrônica, uma forma bem prática de saber se o motor compressor da geladeira está com problema, ou se o problema é na placa, ou seja na caixa controle, é sentir a temperatura do motor compressor, quando o defeito é no motor, como no caso do vídeo acima, ele vai estar muito quente, a ponto de não conseguirmos ao meno segurar no motor , quando o defeito é na caixa controle, ela deixa de mandar corrente elétrica para o motor compressor, nesse caso, de defeito de placa, geralmente o motor vai estar frio, porque deixou de ser energizado.




Quer ser um profissional na área de conserto de eletrodomésticos? 
Faça um curso profissionalizante e ganha até 10 salários por mês, escolha um dos cursos abaixo:

Curso completo de conserto de LAVADORAS - CLIQUE AQUI

Curso completo o segredo dos REFRIGERADORES -  CLIQUE AQUI

Curso completo manutenção de AR SPLIT - CLIQUE AQUI

50 comentários:

  1. Bom dia amigo! Parabéns e pelo Blog! eu tenho uma Brastemp modelo BRG39A e recentemente foi realizada por um técnico uma carga de gás, verificamos que a mesma não desligava, a uns dias atrás tivemos problema referente a queda de luz, com medo de queimar a geladeira desligamos ela por algumas horas e quando estabilizou a energia ligamos a geladeira novamente. Observamos que ela não ligava (só ligava a ventilador dentro do congelador) e ficava uns estalos um pouco alto perto do motor, entre alguns segundos, e observei que estes estalos vinham de uma peça colada ao compressor (que mais tarde descobri que era o relê de partida) verifiquei e na parte de cima, ele estava faltando uma parte (tipo um chapeuzinho que fica em cima da resistência) achei essa parte e comprei um outro relê igual (levei como referência, modelo e voltagem do compressor) após realizar a troca e as ligações dos terminais conforme estava no antigo, ela começou a fazer estes mesmos estalos e quebrou a peça nova da mesma forma que a antiga (parece que criou um campo magnético muito alto a ponto de quebrar a parte da peça). O que pode ser visto neste caso? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, isso é uma má notícia, o compressor está em curto interno e todos os relês que colocar ele vai explodir por causa da alta amperagem, no caso, tem que trocar motor compressor e dar uma carga de gás, somente dessa forma vai resolver o problema viu Walkyr, abração

      Excluir
    2. Obrigado Celso! pela sua experiência e pelo modelo citado o conserto compensa? tendo em vista que comprei essa geladeira já usada e não faz nem 6 meses? e quando você cita trocar o motor compressor é trocar todo o compressor?

      Excluir
    3. Sim e se for colocar um compressor novo, vai gastar mais que 500,00 você tem que analisar, tem que ver se a geladeira está em perfeito estado, se não tem ferrugem, se tem todos os acessórios, ou seja, se compensa investir esse valor, um compressor novo, tem garantia de 24 meses, em muitos casos compensa, você é quem tem que fazer essa análise.

      Excluir
    4. Obrigado Celso! Não tenho como investir em uma geladeira nova deste mesmo porte neste momento, essa que eu tenho esta bem conservada e com todos os acessórios, acho que vou arriscar nela. Andei pesquisando sobre o compressor e achei esse do link abaixo, será que é o ideal para ela? o Antigo tem as seguintes especificações: EMBRACO FG 70 AKW 115 VAC 60HZ

      http://www.polipartes.com.br/compressor-127v-r12-r401-1-5--ffc60bk-w10375469/p

      Mais uma vez obrigado!

      Excluir
    5. É esse mesmo o compressor e por sinal bem barato.

      Excluir
    6. Obrigado mais uma vez Celso! vou agilizar essa situação e quanto tudo finalizar te informo. Um abraço!

      Excluir
  2. Amigo, para o modelo CRM45 qual o modelo do compressor Embraco? Esse serve: http://www.polipartes.com.br/compressor-127v-r134a-1-8-emi45hnr-w10393802/p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De jeito nenhum
      tem que ser de potência maior
      no caso 1/5 de hp
      ou 1/5+ de hp ok

      Excluir
    2. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-592254715-motor-para-geladeira-compressor-embraco-egas70hlr-15-_JM

      Excluir
    3. Exatamente, esse mesmo do link

      Excluir
  3. Boa tarde Celso, minha geladeira parou de gelar na parte de cima e embaixo tbm, nem faz a zuada na hora de ligar na tomada, mais o motor esta muito qnt oq pode ser? E uma brastemp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser o motor, ou a placa, são mais de 150 modelos de Brastemp, você não me disse nada mais sobre o produto, assim não consigo ajudar.

      Excluir
  4. Olá Sr. Celso. Tenho uma Consul CRC28. Ela parou de funcionar. Ou melhor, ela funcionava por 5s e parava. Tempo depois ela funcionava 5s de novo. Aí chamei um técnico para ver o que era. Ele tirou relé e talvez mais alguma coisa, e fez uma "direta", de acordo com ele. A geladeira funcionou por um minuto mais ou menos, e aí caiu o disjuntor. Ele disse que tinha um curto no motor, e agora ela nem funciona os 5s de antes. Como chamei um técnico sem referência, gostaria de saber se o senhor acha que realmente era um curto e o motor estava condenado. Grande Abraço e parabéns pelo excelente site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pelos detalhes que você me passou, com certeza o motor compressor está em curto, o motor tem duas peças laterais, onde se ligam os fios, uma se chama relê, para auxiliar na partida do motor compressor, a outra se chama protetor térmico, quando o motor está em curto, o térmico superaquece e corta corrente elétrica para o motor compressor, impedindo que ele se mantenha ligado estando em curto, por isso ela ficava apenas segundo ligada e o térmico cortava corrente ok.

      Excluir
  5. Tenho uma geladeira Brastemp brm35b que segundo o técnico está com a amperagem do motor muito alta 11, quando segundo ele teria q ser abaixo de 2. Ele me ofereceu um motor recondicionado por 350 com mão de obra com garantia de 1 ano, segundo ele é difícil achar o motor novo e é muito caro. Como já foram muitas idas e vindas com trocas de relê e placa, estou na dúvida desse diagnóstico e orçamento. Vc pode me dar sua opinião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A aperagem está alta mesmo, aliás muito muito alta, mas peça para outro técnico dar uma olhada, para comparar os diagnósticos, agora motor novo não é difícil encontrar não, talvez ele tenha um motor usado e queira te vender, difícil é encontrar quem recondicione motor de geladeira, encontrar motor novo, não mesmo.

      Excluir
  6. Celso, coloquei um motor recondicionado e vieram entregar a geladeira hoje, para minha surpresa ela está fazendo um barulho horrível no motor, semelhante ao barulho parece de uma panela com óleo quente e vc pinga água :( estou a uma semana sem geladeira e agora estou muito desanimada, quanto é um motor novo ? Acho q vou pedir para colocar um novo...
    Meu nome é Daiana, o post não está saindo com meu nome...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Daiana, não tem que colocar motor novo, você pagou por um serviço, e se eles te venderam e cobraram por um motor, mesmo que seja recondicionado, o que eu não aconselho, deveriam te entregar funcionando perfeitamente, cobrou por um serviço, tem que entregar em perfeitas condições de uso, mostre essa resposta para o técnico, chame ele para resolver, um detalhe, aqui em Brasília, quando se recolhe um refrigerador, tem que deixar outro emprestado até resolver o problema, não no meu caso, que conserto 100% dos produtos na casa dos meus clientes. Vamos ao problema:
      Eles colocaram um motor, mais antigo, todos os motores tem óleo dentro, os motores antigos, que funcionavam com gás R-12 ou MP39, usavam um tipo de óleo, os compressores novos, que usam gás R134a, trabalham com óleo sintético, se colocar gás R134a, que foi o que fizeram, em um compressor mais antigo, quando o gás circular pelo sistema voltar ao compressor, alguma gotinhas de gás, ainda retornam em estado liquido, e caindo no óleo que não é para esse gás, vai fritar mesmo, fazendo um barulho horrível de água caindo no óleo fervente, me desculpa a sinceridade, mas eles testaram o produto antes de te entregar, e sabem disso, que não estava certo, peça para que eles corrijam , ou troquem o gás, ou troquem o compressor, mas não aceite do jeito que está, se não tem capacidade para consertar, que não dê orçamento, isso é ruim para nossa classe, por isso os técnicos são tão criticados, por pessoas como essas que se dizem técnicos, não tem que comprar motor novo e nem gastar mais nada, a responsabilidade é deles, no caso, a irresponsabilidade foi deles, eles que corrijam.

      Excluir
  7. A geladeira voltou hoje da assistência,coloquei um motor recondicionado, mas ela está com um barulho muito estranho no motor, semelhante a uma panela com óleo quente que vc pinga água, VC já viu isso?? Fiquei uma semana sem a geladeira e agora ela veio assim :(
    Acho q vou pedir para colocar um motor novo, quanto custa um VC sabe??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Daiana, não tem que colocar motor novo, você pagou por um serviço, e se eles te venderam e cobraram por um motor, mesmo que seja recondicionado, o que eu não aconselho, deveriam te entregar funcionando perfeitamente, cobrou por um serviço, tem que entregar em perfeitas condições de uso, mostre essa resposta para o técnico, chame ele para resolver, um detalhe, aqui em Brasília, quando se recolhe um refrigerador, tem que deixar outro emprestado até resolver o problema, não no meu caso, que conserto 100% dos produtos na casa dos meus clientes. Vamos ao problema:
      Eles colocaram um motor, mais antigo, todos os motores tem óleo dentro, os motores antigos, que funcionavam com gás R-12 ou MP39, usavam um tipo de óleo, os compressores novos, que usam gás R134a, trabalham com óleo sintético, se colocar gás R134a, que foi o que fizeram, em um compressor mais antigo, quando o gás circular pelo sistema voltar ao compressor, alguma gotinhas de gás, ainda retornam em estado liquido, e caindo no óleo que não é para esse gás, vai fritar mesmo, fazendo um barulho horrível de água caindo no óleo fervente, me desculpa a sinceridade, mas eles testaram o produto antes de te entregar, e sabem disso, que não estava certo, peça para que eles corrijam , ou troquem o gás, ou troquem o compressor, mas não aceite do jeito que está, se não tem capacidade para consertar, que não dê orçamento, isso é ruim para nossa classe, por isso os técnicos são tão criticados, por pessoas como essas que se dizem técnicos, não tem que comprar motor novo e nem gastar mais nada, a responsabilidade é deles, no caso, a irresponsabilidade foi deles, eles que corrijam.

      Excluir
  8. Celso, minha geladeira voltou hoje do técnico, ele ficou com ela por uma Semana, estou totalmente frustada, ele trocou por três vezes e mexeu no gás, ela está funcionando mas não desliga, cheguei do trabalho às 18h e até agora não desligou.
    Não paguei nada pelo serviço para o técnico, ele disse q só vai receber quando estiver tudo certo, mas infelizmente parece q até ele não sabe o que está acontecendo.
    Vc não tem alguém para indicar em SP?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, sou de Brasília.
      Mas como entregaram hoje, a geladeira não deve desligar mesmo, para desligar ela precisa tirar o calor dos alimentos, isso pode demorar mais que 24 horas, somente depois que tiver temperatura correta é que vai entrar num ciclo de liga/desliga, aguarde mais um tempo, isso até agora é perfeitamente normal.

      Excluir
  9. Celso,bom dia a minha geladeira é uma Eletrolux DF42 Frost Free,então ela não está gelando 100% chega a congelar os alimentos mas da mesma forma como antes,chamei um técnico o mesmo veio aqui e colocou um relê percebi que a temperatura diminuiu comparando com a de antes da troca desse relê e percebi uns estalos na parte detrás coisa que ela não estava fazendo antes da troca desse relê. Gostaria de saber se a troca ou colocação desse relê não acabou afetando o motor? E o motor está muito quente,por favor se ajude. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, nunca troco relê, vejo muitos comentários a esse respeito aqui, eu pediria para um técnico mais qualificado ver isso, eu não tenho consertado esse modelo, porque é muito novo, mas tem que testar tudo, abrir o freezer e ver se tem gelo em excesso, bloqueando a circulação de ar, se tiver gelo, testar o ventilador, e a resistência que vai em volta do congelador, que tem 90% de chances de estarem bons, e se estiverem mesmo bons, eu trocaria a rede sensora e o fusível térmico, que são as principais prováveis causas do defeito.

      Excluir
  10. Boa noite Celso, primeiramente parabéns pelo excelente trabalho!Tenho uma Brastemp Frost Free BRM39ERANA31 351L. O freezer parou de congelar (resfriando apenas) e o refrigerador quase nem resfria, percebo que o compressor entra em funcionamento por aproximadamente 6 minutos e que após isso desarma com um click bem alto (após uns 15 minutos desligado o ciclo se repete). O motor parte normalmente porém o barulho parece ir "estrangulando", o condensador esquenta muito e a ventoinha do freezer funciona normalmente. O que pode ser? Chamei um técnico de autorizada que, sem equipamento nenhum de teste, afirmou que o compressor estava com alta amperagem e a única solução é substituir compressor, filtro e gás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse modelo, demora dar problema, mas quando dá, vou te falar uma coisa, arrumei uma hoje, troquei o compressor, e o pior desses compressores é que trabalham com gás R600A, totalmente inflamável e ruim de rendimento, perigoso de lidar, então coloquei compressor para gás R134A, limpando o sistema e trocando o gás, a dois meses essa geladeira parou o ventilador, tive que trocar placa e ventilador, depois o compressor perdeu força, e por isso tive que trocar, como disse, esse modelo é chato, mas tem que ver ser tem formação de gelo no freezer, pode ser que não seja compressor, vamos supor que tenha muito gelo no freezer, tudo tapado de gelo, pode ser esse o defeito, tem que desmontar, com cuidado , se tiver gelo em excesso pode quebrar o duto de isopor, se perceber que tem gelo, desligue da tomada, deixe umas duas horas, depois desmonte, são apenas dois parafusos que tem na tampa do fundo no freezer, e duas travas superiores que tem que forçar de fora pra dentro, acessando o freezer, vai ver se tem gelo excesso, se tiver, sabemos que o ventilador funciona, então testar a resistência de degelo que fica em volta do congelador, se estiver queimada, vai ser ela, se não pode ser apenas sensor e fusível térmico, mas... mas somente se tiver gelo em todo o corpo do congelador, tapando tudo e impedindo circulação de ar ok, eu vendo os sensores e o fusível térmico para ela, mas tem que saber qual o defeito, vender peças tem que ter responsabilidade.

      Excluir
  11. Olá, quanto custa o sensor e fusível térmico da Brastemp BRM42EBAMA10 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-752067561-02-sensores-01-fusivel-termico-originais-gelad-brastemp-_JM

      Excluir
  12. Amigo seu site já me ajudou quando minha Brastemp BRM35 deu problema na placa, com suas dicas consegui trocar, e funcionou mais de 2 anos.
    Agora essa mesma geladeira parou de gelar tudo, fica estalando e não inicia o gelo, o ar está circulando porém em temperatura ambiente, o compressor está muito quente, não é possível manter a mão nele.
    Será o compressor que deu defeito? Vale à pena o conserto? Tem 8 anos a geladeira.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desligue da tomada por umas 05 horas para esfriar o motor, depois com um cabo de energia, ligue somente o motor na tomada, se ele ligar, deixe por uma hora, e veja se a grade atrás da geladeira vai aquecer bastante,se aquecer o motor vai estar bom e vai ter gás, então troque logo um kit completo para sua geladeira, eu tenho nas duas voltagens, mas vou deixar aqui apenas um, se precisar me avise
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-752071695-placa-2-sensores-fusivel-geladeiras-brastemp-brm35b-220v-_JM

      Excluir
  13. Ola, boa tarde,
    Qual seria o compressor indicado para um refrigerador GE 450 frost free?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. compressor de 1/5+ ou compressor de 1/4 preferencialmente Embraco, que é o melhor entre todos e tem 02 anos de garantia de fábrica

      Excluir
  14. Ola, boa tarde,
    Qual seria o compressor indicado para um refrigerador GE450l frost free?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. compressor de 1/5+ ou compressor de 1/4 preferencialmente Embraco, que é o melhor entre todos e tem 02 anos de garantia de fábrica

      Excluir
  15. muito bom o seu trabalho ajudando os outros com os seus conhecimento

    ResponderExcluir
  16. tem uma geladeira consul crm 52ak ela esquenta muito o motor e nao refrigera comprei nova e ja vei com esse defeito.sera que tenho que troca o motor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria bom um técnico dar uma olhada, podem ser várias as causas, como compressor mesmo, ou problemas na placa, mas ela tem sensores no freezer e outras peças eletrônicas também, peça um orçamento para ver o que o técnico vai dizer ok.

      Excluir
  17. Boa noite Celso
    Primeiro que lhe parabenizar, pelo excelente trabalho. Tirar duvidas de um monte de gente e sem ser remunerado por isso... Isso é amor pela profissão e gentileza para com o próximo.
    Tenho um DF51 da Electrolux (que pouco antes de completar 1 ano) deu um defeito na resistência, que ao meu ver era um defeito recorrente deste modelo (defeito de linha de produção). Na qual entrei em contato com a Electrolux (de forma bem firme, exigindo meus direitos) e me enviaram um técnico e um "kit" para substituir a então resistência defeituosa.
    No dia 21 deste mês o compressor parou (já não mais em garantia) chamei um técnico da autorizada, que me cobrou R$50,00 só para avaliar o defeito. Meu orçamentou ficou em R$ 1.166,00 para a troca do compressor e a injeção de gás, um absurdo.
    Optei pelo serviço de terceiros, fui instruído a comprar um Compressor de 1/4, mas não sei que marca comprar. Qual a melhor marca e (se nao for pedir demais) quais os cuidados devo tomar para que não venha a queimar novamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto a queimar, não tem como prevenir, a melhor marca de motor compressor, é Embraco, pode instalar um compressor Embraco de 1/5+
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-707565601-motor-para-geladeira-compressor-embraco-egas70hlr-15-_JM

      Excluir
  18. Olá, tenho uma geladeira Brastemp Frost Free Duplex Ative! Inverse Maxi BRE80 com Freezer Invertido e Controle Eletrônico - 573L.... liguei sem querer no 220, e agora ela liga mas, não quer gelar em baixo e nem em cima! o que aconteceu? o que devo fazer? como arrumar? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, essa é uma resposta padrão, estarei respondendo apenas a partir de setembro, pois são centenas de perguntas diárias aqui e no YouTube, além disso, respondo no Mercado Livre uma média de 80 perguntas por dia, por isso não estou dando conta, preciso descansar um tempo, obrigado pelo contato.

      Excluir
  19. Boa noite Celso, tenho uma Electrolux dfn50 Frost free a 3 anos. E a mesma de um dia para o outro desligava e dava um estalo ligava outra vez, porém após algumas horas fora da energia, em outra tentativa voltava o funcionamento normal, porém durava apenas 1 ou 2 dias. Troquei a princípio o relé mas o problema continuou o mesmo e agora nem esperando horas ela volta o funcionamento. Fiz a ligação direta do motor com a tomada e o compressor armou normalmente, fiz o mesmo teste da tomada conectando no relé e a mesma funcionava normal. Porém na tentativa de ligar os fios da geladeira direto nos pinos sem o relé( e com uma chave de fenda) a mesma não respondia. Será que é problema no módulo elétrico? Pois parece que não está alimentando direito. Obrigado

    Caio Pinheiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, essa é uma resposta padrão, estarei respondendo apenas a partir de setembro, pois são centenas de perguntas diárias aqui e no YouTube, além disso, respondo no Mercado Livre uma média de 80 perguntas por dia, por isso não estou dando conta, preciso descansar um tempo, obrigado pelo contato.

      Excluir
  20. Boa noite Celso, tenho uma Electrolux dfn50 Frost free a 3 anos. E a mesma de um dia para o outro desligava e dava um estalo ligava outra vez, porém após algumas horas fora da energia, em outra tentativa voltava o funcionamento normal, porém durava apenas 1 ou 2 dias. Troquei a princípio o relé mas o problema continuou o mesmo e agora nem esperando horas ela volta o funcionamento. Fiz a ligação direta do motor com a tomada e o compressor armou normalmente, fiz o mesmo teste da tomada conectando no relé e a mesma funcionava normal. Porém na tentativa de ligar os fios da geladeira direto nos pinos sem o relé( e com uma chave de fenda) a mesma não respondia. Será que é problema no módulo elétrico? Pois parece que não está alimentando direito. Obrigado

    Caio Pinheiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, essa é uma resposta padrão, estarei respondendo apenas a partir de setembro, pois são centenas de perguntas diárias aqui e no YouTube, além disso, respondo no Mercado Livre uma média de 80 perguntas por dia, por isso não estou dando conta, preciso descansar um tempo, obrigado pelo contato.

      Excluir
  21. Oi Boa tarde minha geladeira é uma Consul350 duplex CRD35D ela primeiro parou de funcionar em baixo e agora em cima mas faz barulhinho e fica acesa o que deve ser será que vale a pena concertar por enquanto não tenho dinheiro pra comprar outra ela tem 10 anos que comprei ela preciso da sua opinião

    ResponderExcluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.