domingo, 2 de novembro de 2014

Perguntas e Respostas Refrigeradores Brastemp Frost Free BRM33 BRM37 BRM43 BRM38 e BRM44

Antes de fazer qualquer pergunta, leia todos os comentários, pois neles pode encontrar a solução para o problema com seu eletrodoméstico, se por acaso nas perguntas e respostas não encontrar a solução para o que precisa saber, faça sua pergunta que em breve responderei.

  h

Quer ser um profissional na área de conserto de eletrodomésticos? 
Faça um curso profissionalizante e ganha até 10 salários por mês, escolha um dos cursos abaixo:

Curso completo de conserto de LAVADORAS - CLIQUE AQUI

Curso completo o segredo dos REFRIGERADORES -  CLIQUE AQUI

Curso completo manutenção de AR SPLIT - CLIQUE AQUI


32 comentários:

  1. Bom dia, Tenho uma BRM 33B e a mesma não estava resfriando na parte de baixo, desliguei a mesma por dois dias e voltei a ligar hj, o compressor está funcionando normalmente mas a ventoinha do freezer só arma quando liga a tomada e desarma uns quinze segundos depois, tudo isto com as portas da geladeira fechadas, o que pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ventilador liga e desliga, após alguns minutos entre 10 e 20 minutos o ventilador volta a ligar, assim que o sensor captar gelo, isso é normal, aguarde e veja se vai ligar como eu disse, se não ligar ele não vai estar queimado, pois quando ligou na tomada ele partiu, se não ligar troque o sensor dentro do freezer e o modulo de potênica, como nesse video

      https://www.youtube.com/watch?v=BsqYzSrQhvk

      Excluir
  2. Boa noite, minha geladeira brastemp BRM35A não gela a parte de baixo, o ventilador funciona mas parece fraco e não ha acumulo de gelo no freezer .o que deve ser? Desde j,a agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O acumulo de gelo no freezer, só pode ser visto, retirando a tampa que fecha o fundo do freezer, e depois retirando a segunda tampa, a que tem o ventilador, você retirou as duas tampas ou apenas olhou e não viu gelo dentro do freezer?

      Excluir
  3. Boa noite, tenho uma geladeira Brastemp BRM 47 e o visor das portas ( é duplex) está doido, ele adianta a hora rapidamente e agora começou a piscar e apitar durante um tempo, depois para, depois continua a piscar e apitar novamente. como faço para resolver este problema? Obg pela atenção...

    ResponderExcluir
  4. OI. Tenho uma BRM35B desde 2008. Vive dando problema. Já troquei o módulo duas vezes pq o congelador nao funcionava. Agora está o contrário: o congelador está criando muito gelo e a geladeira parou de funcionar. Vou tentar trocar a resistencia so que nao consigo soltar os parafusos daquela tampa cinza para ter acesso ao refrigerador. Vc sabe me dizer qual o modelo certo da chave pq o parafuso é sextavado. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem que trocar resistência, teste antes de trocar, sem tirar do lugar, teste com multímetro ou ligue direto na tomada para ver se aquece, na grande maioria das vezes é apenas o fusível térmico queimado, vou deixar um vídeo aqui embaixo pra você saber o que é, e a chave que se usa é uma canhão de 1/4

      https://www.youtube.com/watch?v=WqfcAUtttaA

      Excluir
  5. Ola tenho um duplex Brastemp BRM50 que esta congelando no refrigerador fiz um test no damper que vi na internet com um copo com água e gelo e ele fechou normalmente mas o problema continua e aparentemente o motor não desliga alguma dica alem do damper?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem nada a ver com motor, se realmente tirou o damper, viu que não tem fios ligados a ele, o damper é totalmente mecânico, ele se fecha com passagem de ar frio, e o fato de você testar com copo de gelo não quer dizer nada, o foto de ele fechar não quer dizer que está perfeito, vamos supor que ele esteja fechando mas esteja descalibrado, você não sabe qual temperatura fez ele fechar, eu ainda acho que se está congelando na parte de baixo, tem que trocar o damper.

      Excluir
  6. Caro Celso, cheguei de mudança há 4 dias e desde o primeiro liguei a geladeira Brastemp Frost Free BRM48D. Desde então, ela refrigera na parte superior e nada na inferior. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse seu caso, como não teve tempo suficiente para ser excesso de gelo, pois foi desligada durante a mudança, o que pode estar ocorrendo pode ser ventilador dentro do freezer queimado, é o ventilador quem faz o ar circular, se queimar, ela para de gelar embaixo, então veja isso, veja se o ventilador está queimado, em alguns casos, tem um conector que une os fios do ventilador com os fios do gabinete, já peguei curto nesse conector, e apesar de não estar queimado o curto impede o ventilador de funcionar, se for isso, basta eliminar o conector e ligar os fios direto, enfim, veja isso, ventilador

      Excluir
  7. Tenho uma Brastemp Duplex BRM44A e às quase sempre que eu abor a porta ela começa a desligar a a ligar repetidamente. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de anunciar um kit de peças para resolver esse defeito, veja que no anuncio das peças tem fotos e também um vídeo, veja se é o mesmo defeito da sua
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-774190667-modulo-220-volts-sensor-de-10k-gelad-brastemp-brm3844-_JM

      Excluir
  8. Bom dia meu caro, tenho uma geladeira Brastemp brm44A e a mesma nao esta resfriando a parte de baixo, o congelador esta funcionando normalmente, o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente deve estar congelada a passagem de ar no duto. Ali há uma "portinhola" que abre e fecha conforme sua regulagem de temperatura na parte de baixo. Quando essa passagem enche de gelo, o ar frio não consegue descer. Ali há também uma resistência que quando a geladeira entra no degelo automático, ela esquenta para descongelar possíveis gelos ali. É possível que esta resistência não esteja funcionando, e por isso congelou o duto. Precisa desmontar o duto pra ver.

      Excluir
    2. Ah, cheque antes se o ventilador (ventoinha) do freezer está funcionando. Ele queimado também não empurra o ar pra baixo. Quando isto acontece, o freezer também não gela muito (pq o ar não circula)

      Excluir
    3. Veja se funciona o ventilador, e a resistência de degelo que fica em volta do evaporador, que é o congelador, se estiverem ok os dois, veja se tem gelo, cobrindo todo o evaporador, caso tenha e a resistência não esteja queimada, aconselho trocar um kit completo, com módulo de potência, sensor de temperatura e termostato bimetálico, eu tenho esse kit completo para venda, mas tem que ver onde é o problema

      Excluir
  9. Ok mto grato GIBA TS e CELSO JAIR, o ventilador esta funcionando perfeitamente descongelei a geladeira jogando água qente dentro do congelador e voltou a gelar em baixo, realmente o duto estava entupido impedindo a passagem de ar!
    Gostaria de saber como ter acesso a essa resistência e se é possivel troca-la!

    ResponderExcluir
  10. Bom CELSO JAIR vou tentar ao máximo descrever o defeito, a parte inferior não estava gelando, depois de algumas pesquisas ak no blog resolvi descongelar o evaporador jogando agua qente, logo quando a agua saiu na parte inferior tive a certeza q havia descongelado, pois esse processo demorou cerca de 30 min, ficou funcionando bem por uma semana, depois novamente o mesmo problema, voltei a repetir o processo no entanto tenho dúvidas se o problema está no sensor de temperatura no bimetal ou até mesmo na própria resistência! Tem como fazer um teste para saber se algum esta funcionando? E vc sabe qual a chave q retira aqeles 4 parafuos da tampa do evaporador? Desculpe o incomodo mais hj em dia para se achar um técnico q realmente seja honesto ta mto dificil!
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive esse problema na BRM43. Resolveu trocando : sensor, bimental e o modulo eletronico que fica ao lado do motor.
      Inicialmente eu troquei apenas o sensor e o bimetal mas não adiantou. Tive que trocar o modulo também.

      Excluir
    2. Correto Leo, mas tem que abrir o freezer, a tampa frontal é apenas encaixada, a segunda tampa onde está o ventilador, tem 04 parafusos de 1/4 , canhão de 1/4 então abrindo, tem que ver se a formação de gelo é no evaporador, em todo o corpo do evaporador, ou apenas um bloco de gelo sólido no alicerce, ou seja no coletor do dreno abaixo do evaporador, baseado em onde esteja a formação de gelo é que poderemos ter uma certeza de onde é o problema, veja isso por favor, localize onde é exatamente a formação do gelo.

      Excluir
  11. Boa tarde! Peraí, se vc descongelou o freezer com água quente é pq a grelha do freezer estava coberta de gelo. Se estava, tem algo errado. Provavelmente o bimetálico (dentro do freezer) não está funcionando para ativar o degelo automático (ligar a resistência q fica ao redor da grelha do freezer). Dessa forma, o ar frio não desce para a parte inferior tb, pq o gelo impede. Veja isto. Tem vídeos no youtube.

    ResponderExcluir
  12. Ok Giba Ts um técnico me orientou a enfiar um fio rigido dentro do dreno pq segundo ele o dreno poderia estar entupido, assim eu fiz e ja tem mais de uma semana e até agora ta funcionando normalmente!
    Qalqer coisa volto ak com mais duvidas!
    Grato

    ResponderExcluir
  13. Saudações! Tenho um Brastemp BRM44B que por aproximadamente 13 anos nunca me deu dor de cabeça - a não ser quando tive que trocar a bandeja do degelo que estava torrada pelo calor do compressor - mas, infelizmente, tiveram a brilhante ideia de molhar a geladeira por fora, após isso, quando liguei na rede funcionou normalmente por um tempo, até que comecei a ouvir um barulho ininterrupto de cigarra que aparentemente saia do módulo controlador e o compressor não desarmava, desliguei e liguei novamente e o problema persistiu. Foi quando resolvi tirar o módulo e percebi que pingava água dele, abri, removi a placa, sequei-a e notei que havia ocorrido um curto, pois havia uma mancha esfumaçada meio verde na parte interna do envólucro, e uma trilha do circuito estava interrompida, refiz a trilha com solda e religuei tudo. Resultado, o equipamento gela normalmente, a ventoinha arma, e depois desarma como esperado, porém o compressor permanece ligado, não desarma nem a pau, e não se ouve mais o som dos relês fechando, nem aquele ruído de cigarra. Com isso tenho q desligar o refrigerador da tomada com frequência pois há acúmulo de cristais de gelo no painel da ventoinha no freezer, gela tanto que até o radiador atrás da geladeira está gelando no trecho que sai de dentro do equipamento, se bobear a resistência está armando conjuntamente, o que vai levar minha conta de luz na estratosfera. Minha dúvida é, se trocando o módulo controlador o problema é resolvido? Existe outro relê pra desarmar no corpo do compressor, que possa ter sido danificado com o curto na placa? lembrando que o compressor está gelando. Ainda, tenho o problema de não achar o módulo específico pra esse modelo, só encontrei para a BRM44A. Desde já grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, existe um dispositivo que desarma o compressor dentro do freezer: o regulador de temperatura (termostato). Talvez pelo problema apresentado por muito tempo (e tb pela idade dele), o termostato tenha se danificado, então ele não "desarma" qdo atinge a temperatura regulada. É fácil testar. Retire-o, regule a temperatura próximo do mínimo e coloque na água morna e teste as pontas do fio com um multímetro pra ver se passa corrente (tem q passar). Agora enfie o termostato na água bem gelada (com gelo tb), aguarde alguns segundos e teste com o multímetro. Não deverá passar corrente. Se passar, é pq não está funcionando

      Excluir
    2. Felipe sua geladeira não tem termostato, mais tarde a noite vou conferir esse modelo BRM44B e ver quais peças ele usa, assim teremos um parâmetro para analisar ok, desconsidere qualquer outra informação

      Excluir
    3. Toda geladeira tem termostato! Ou como vc vai controlar a temperatura?

      Excluir
    4. A mais de 16 anos a brastemp e quase todas geladeiras usam damper, e as novas usam sensor de temperatura, tem que se atualizar

      Excluir
  14. Boa tarde tenho uma brastemp modelo brm48d e nao gela a parte d cima e a parte de baixo resfria pouco o q podi ser

    ResponderExcluir
  15. Minha brastemp brm48d nao gela o frizer o q pod ser

    ResponderExcluir
  16. Minha brastemp brm48d nao gela o frizer o q pod ser

    ResponderExcluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.