segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Perguntas e Respostas sobre Refrigeradores Electrolux Duplex Convencionais

Antes de fazer qualquer pergunta, leia todos os comentários, pois neles pode encontrar a solução para o problema com seu eletrodoméstico, se por acaso nas perguntas e respostas não encontrar a solução para o que precisa saber, faça sua pergunta que em breve responderei.

 


Quer ser um profissional na área de conserto de eletrodomésticos? 
Faça um curso profissionalizante e ganha até 10 salários por mês, escolha um dos cursos abaixo:

Curso completo de conserto de LAVADORAS - CLIQUE AQUI

Curso completo o segredo dos REFRIGERADORES -  CLIQUE AQUI

Curso completo manutenção de AR SPLIT - CLIQUE AQUI

186 comentários:

  1. Bom dia, meu refrigerador eletrolux dc 47 air flow system não desliga mais o motor, fica funcionando direto, o problema é o termostato ? como faço para trocar ? Se puder me ajudar, fico agradecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim haver problema com termostato, mas nesse modelo o que acontece muito, são problemas com vazamento de gás, então veja se a formação de gelo no fundo do compartimento refrigerador está completa, se não tem pontos com água na placa fria, se não tem uma bola de gelo na parte mais alta perto do controle de temperatura e principalmente se não está perdendo rendimento, ou seja, se não está gelando menos que antes, isso vai caracterizar a perda do gás refrigerante e se gás suficiente o produto não vai desligar.
      Mas caso esteja tudo normal, seria sim no termostato o problema, eu não tenho postagem que ensine a trocar essa peça ainda, mas vou deixar uma postagem da troca do termostato de uma continental, não é igual, mas pode te dar uma noção, o termostato da sua, fica atrás do botão, tem que desmontar ali, e chegar até a peça e substituir ok.
      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/07/refrigerador-continental-460-nao-liga.html

      Excluir
    2. Bom dia Celso, realmente ontem fui verificar o fundo do compartimento refrigerador e ela só tem uma crosta de gelo perto do termostato, abaixo disto está derretendo o gelo e escorrendo pro compartimento e evaporação. A parte de cima do freezer está certo, com uma camada de gelo e não está derretendo. Sendo assim então o problema está no gás refrigerante que se perdeu ? Istó só um técnico em refrigeração para consertar certo ?
      Aguardo teu comentário, e mais uma vez muito obrigado.

      Excluir
    3. Sim, nesse caso somente um técnico, pois precisa de ferramental grande e adequado, além disso, precisa de qualificação, esse serviço só pode ser feito por um profissional mesmo, ligue em algumas lojas ou técnicos e faça uma cotação de carga de gás.

      Excluir
  2. Tenho uma geladeira eletrolux super freezer dc33 ela parou de gelar em baixo e ficamos com ela gelando só em cima durante alguns meses, até ela.parar de gelar totalmente, oque podemos fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiza, nesse modelo, quase certeza que é falta de gás, ela vaza gás internamente e quando isso acontece, deixa de gelar primeiro o compartimento refrigerador, depois deixa de gelar no freezer, tem que fazer uma carga de gás, mas isso somente um profissional pode fazer, pois necessita de ferramentas e qualificação técnica ok.

      Excluir
  3. Boa Tarde Celso, muito bom seu profissionalismo e sua vontade de nos ajudar!
    Bom possuo uma geladeira eletrolux Cycle defrost DC47 ha 9 anos no max.Bom no começo do ano passado ela começou a nao gelar mais a parte de baixo apenas ficava fresco o ambiente, usei ela assim por 6 meses, até que contatei um profissional e ele disse q precisaria fazer a troca do compressor pois estava fraco, pode isso? Bom mas fiz a troca e entao funcionou certinho, tive alguns problemas de vazamento de gas na solda , mas ele reparou e ficou funcionando. Minha duvida é a seguinte antes ela funcionava em todas as temp. baixa/media/alta, porem agora para ela desliga em um intervalo de 3-4 horas preciso deixar apenas um pouco para frente do baixo, caso contrario ela demora muito msmo para desligar. Vale lembrar que na tubulação do compressor estava formando gelo em volta, pela valvula tirei um pouco do gas mas ainda deixei formando uma camada, porem mais fina como uma neve fofa.Tenho medo de tirar mais e acabar ficando pouco gas nela.Porem quando tirei este pouco ja vi que seu rendimento melhorou, em questão de tempo para desligar. Dentro nao esta fazendo gelo em excesso também, o congelador a parede é bem limpa até. O compressor q ele colocou é recondicionado.O que pode ser?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SE congela o cano de retorno de gás perto do compressor, quer dizer que ainda tem gás em excesso, e isso retarda muito o tempo de desligamento do produto, agora se ficar abrindo para tirar gás com o produto ligado, vai correr um sério risco de quando abrir, o sistema estar em vácuo e sugar oxigênio para dentro da tubulação, e aí ela vai parar de vez, então tem que tirar mais um pouquinho de gás, bem pouco mesmo, faça assim, desligue da tomada, depois de meia hora, libere mais um pouco de gás pra fora, depois de mais uma hora desligada, religue e veja se ainda vai formar gelo no cano do motor compressor, se ainda formar, tem que tirar mais um pouco até não formar mais nada, tire bem pouco mesmo, e vá testando fazendo dessa forma como eu falei ok, vai voltar ao normal quando o gás estiver equalizado no sistema, abração

      Excluir
  4. Boa Noite, Comprei um refrigerador duplex Electrolux DC35a, a 20 dias i ele esta dando uns estalos muito alto, isso e algum defeito? Ou e algo normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barullhos em refrigeradores e freezers são normais, leia o manual, geralmente no manual, vem falando a respeito desses barulhos. vou deixar outra postagem aqui do blog que fala a esse respeito, de uma olhada

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/02/barulho-refrigerador-e-freezer.html

      Excluir
  5. Boa Tarde Celso, cara já fiz o processo 2 vezes e ainda está congelando o cano acredita, mas percebi que o gelo esta diminuindo,mas ainda esta fazendo uma camada de aproximadamente 2mm de altura depois de 3-4 horas ligada ainda acredita. Neste caso continuo fazendo o processo? Podem ter colocado algum outro gás e com isto ele esta se comportando assim?
    Bom tenho uma duvida, qual geladeira é mais econômica a cycle defrost ou frost free? E se eu fosse comprar uma geladeira hoje, você qual recomendaria? Tenho visto a consul CRD45 ou 48 Cycle defrost. Poderia me ajudar?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tire mais gás até ela parar de criar gelo no cano, mas com ela desligada, para que não entre oxigênio no sistema como eu disse antes.
      Com certeza as mais economicas são essas mesmo, por não serem frost free, não tem resistência de degelo, não tem ventilador, apenas o compressor e o termostato, no caso das Consul mais novas, o termostato é uma plaquinha eletrônica pequena, mas mesmo assim o consumo das defrost é muito mais baixo que as frost free ok.

      Excluir
  6. Bom dia Celso, muito obrigado pela ajuda. Bom vou retirar mais, deve estar com bastante gás, pois ja retirei umas 5 vezes somando as vezes que me auxiliou. Aperto a valvula por um segundo e meio, aproximadamente cada vez.
    Bom e você tem alguma geladeira que acha muito boa e indicaria para comprar? Pois esta chegando a BlackFriday e penso em comprar uma até la, caso esta geladeira não se endireite uhsuhs.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não indico modelo específico, indico três marcas que vão ter peças quando precisar, no caso, Consul, Brastemp e Electrolux, o resto é complicado dar manutenção por não ter peças, e quando tem custa muito caro, a Consul tem manutenção mais barata e é uma ótima geladeira.

      Excluir
    2. Bom dia Celso,obrigado pela dica. Bom retirei mais 2x o gas e rapaz a geladeira agora gela em 1:40 hrs na temperatura um pouco mais que a minima, antes demorava 3-4 horas. Obrigado mesmo.
      Como sempre ha duvidas no caso como sei qual a temp ideal para a geladeira nao gelar acima do normal, tipo como sei se o ideal é a temperatura media ou a baixa ou alta?
      Outra duvida o bulbo do termostato dela ele fica na parte só do congelador ou ele volta para a parte de baixo? Tenho esta duvida pois quando o troquei, tinha um cano guia no gabinete da geladeira e ao meu ver parece que ele fica só no congelador, mas me disseram que ele desce para a parte de baixo depois.Sabe me dizer?
      Vi pelas especificações do termostato a temp fria dele é -27 graus e a quente +3 graus, então seria: ela liga quando tiver com a temperatura de +3 graus e desliga no caso se o termostato tiver ajustado na temp maxima quando ela atingir -27 graus?
      Obrigado desde já e desculpe as perguntas tecnicas é que gosto de entender o funcionamento.

      Excluir
    3. A temperatura ideal é a que você achar melhor, se gosta de água não muito fria para tomar, coloque no mínimo, se gosta de geladíssima coloque no máximo, é para isso que serve o controle, para que o consumidor possa ter opções de temperatura, e a ideal é a que você preferir.
      Quanto ao termostato, não tem como ele tem dois sensores, tem apena um, e a ponta do termostato fica atrás da placa fria do compartimento refrigerador, e quando ela gela por completo o produto desliga, não sei a quantos graus exatamente, entre 0 e 6 graus, e como sua geladeira não é frost free, jamais vai atingir -27 no freezer, o máximo que ela vai conseguir vai ser um -15 graus, nem freezer frost free passa de -22.

      Excluir
  7. tenho um duplex da ge ela foi parando de gelar a parte de baixo ate q o frezer tbm nao gelava mais o tecnico disse q e o gas mais ele funcionou por poucas hrs e parou ele voltou e tirou o gas e colocou novamente isso ele ja fez de colocar o gas cinco vezes mas ela sempre para de funcionar ele esta\ agora usado um gas 141 q diz ser mais potente q vai ajudar a limpar o sistema isso e normal sou leiga mais depois de cinco troca de gas estou desacreditada ne se poder tirar minha duvida obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kenia, não trabalho com essa marca, e está aí um bom motivo pra isso, produto muito ruim, infelizmente não posso te ajudar nesse caso.

      Excluir
  8. Respostas
    1. Por nada, de uma olhada nesse site, eles tem um fórum onde muitos técnicos respondem e talvez um deles possa te ajudar muito melhor que eu
      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  9. Bom dia Celso . tenho uma geladeira Electrolux DC 47 air for sistem e parou de gelar em baixo E agora o cogelador só congela a parte da frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza vazamento interno de gás, tem que chamar um téncnico para avaliar, deve ter vazado bastante, pois está com falta de gás até no congelador, colocar gás denovo vai resolver por um tempo, mas vai vazar novamente, você tem que avaliar se compensa, converse com um técnico, e veja se ele pode eliminar o pré resfriador, ele sabe o que é e vai te explicar melhor como vai ficar o funcionamento do seu refrigerador ok

      Excluir
  10. Bom dia, meu refrigerador dc39 double sistem não está gelando na parte inferior, nem congelando na parte superior, isso ocorreu depois de um desligamento para limpeza do mesmo. Chamei um tecnico e ele identificou como um filtro entupido, fez a troca do mesmo porém o defeito continuou. Ja voltou 3 vezes e fez o mesmo procedimento e agora deu novamente. ouço um estalo como se algo armasse algo e de vez em quando ouço o barulho do motor porém continua sem gelar e congelar. Vale ressaltar q quando o tecnico faz o procedimento, ela gela e congela por um tempo porem depois de algumas horas pára. o que poderia ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que ele tenha feito uma carga de gás, é comum esse modelo apresentar vazamento interno de gás, mas sabendo que tem vazamento, colocar gás não vai resolver, pois o vazamento vai continuar, e com mais gás, mais pressão interna e com mais pressão o vazamento vai ser mais rápido, o que pode ser feito nesse caso, é eliminar a tubulação interna, que passa por dentro do gabinete, dessa forma iria resolver o vazamento de gás, mas sem a tubulação interna, em dias chuvosos e de umidade do ar elevada, o que vai ocorrer é formação de gotículas de água perto das borrachas, pois o gás passa por dentro do gabinete para aquecer nas extremidades das borrachas e evitar a sudação, mas como você está informando que a geladeira nem funciona mais, pode ser que o motor compressor esteja com dificuldades, peça para o técnico dar um diagnóstico definitivo para a geladeira, se o compressor queimou ou está superaquecendo, talvez nem compense investir muito no produto, já que sabemos que tem vazamento interno de gás.

      Excluir
  11. Estou vendendo peças para geladeiras e lavadoras no mercado livre, caso alguém precise de peças de uma olhada no link abaixo, pretendo estar sempre estar adicionando novas peças e ferramentas
    http://lista.mercadolivre.com.br/_DisplayType_G_CustId_90480009

    ResponderExcluir
  12. olá! minha geladeira electrolux dc47 não gela a parte de baixo, verifiquei que o ventilador da geledeira esta desligado tambem o frezzer funciona perfeitamente pode me orientar por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse modelo é muito comum acontecer vazamento de gás internamente, pelos canos que passam pelo interior do refrigerador, quando o gás vaza, a primeira parte a deixar de gelar nesse modelo, é o compartimento refrigerador, certeza que esse é o caso do seu produto.

      Excluir
  13. Bom dia minha electrolux DC 39A só gela a parte de cima alguem poderia me dar uma ajuda por onde eu posso começar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso vai ter que chamar um profissional em refrigeração, sua geladeira apresenta vazamento de gás internamente, é comum e constante nesse modelo, ela para de gelar, primeiramente na parte do refrigerador, como disse, ocorre muito nos refrigeradores que não são frost free

      Excluir
  14. Bom dia minha electrolux DC 39A só gela a parte de cima alguem poderia me dar uma ajuda por onde eu posso começar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso vai ter que chamar um profissional em refrigeração, sua geladeira apresenta vazamento de gás internamente, é comum e constante nesse modelo, ela para de gelar, primeiramente na parte do refrigerador, como disse, ocorre muito nos refrigeradores que não são frost free

      Excluir
  15. Bom dia estou com um refrigerador DC 47 q n esta velando a parte de baixo já fiz um acréscimo de gás deixei com 70 psi e ela começou a gelar a parte de baixo mais a tubulação de saída da parte condensadora começou a esquentar muito e fiquei com medo vc pode me informar no manifold a quantidade de gás q eu coloco 70psi foi muito ou posso por mais sem problemas?
    Já tirei o vazamento mas preciso saber a marcação de gás no manifold

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gás R134 tem que deixar entre 2 e 7 libras no manômetro, como você colocou isso tudo, lá atrás perto do compressor, no cano de retorno de gás, ou seja, no cano da baixa deve estar cheio de gelo, de uma olhada e vá tirando gás até o gelo derreter totalmente do cano da baixa

      Excluir
  16. Gás R134 tem que deixar entre 2 e 7 libras no manômetro, como você colocou isso tudo, lá atrás perto do compressor, no cano de retorno de gás, ou seja, no cano da baixa deve estar cheio de gelo, de uma olhada e vá tirando gás até o gelo derreter totalmente do cano da baixa

    ResponderExcluir
  17. Estou começando a vender peças pelo Mercado Livre
    Peças para lavadoras e geladeiras e outros itens
    Caso precise de peças, entre no link, caso ainda não tenha o que você precise
    Mande e-mail com assunto PEÇAS para : celsojair@gmail.com

    http://lista.mercadolivre.com.br/_DisplayType_G_CustId_90480009

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Celso, possuo uma Electrolux DC47 Air flow, já alguns dias ela demora para desligar, resolvi diminuir aumentar a temperatura pelo termostato, mas para minha surpresa quando giro o termostato ele não tem um pouco de parada eu posso girar indefinidamente que também não desliga, só na tomada, o interessante é que ela desliga e liga automaticamente mas parece que o termostato esta regulado para a temperatura mais baixa possível, chega a formar gelo na parede da parte de baixo, e também nos canos do compressor, ela funciona o dia inteiro e só começa a desligar pela madrugada quando não há abertura da porte, acredito que o termostato já era, e também que deve estar com excesso de gás, o que você poderia me dizer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Formar gelo nos canos do compressor, com certeza é excesso de gás, e excesso de gás, não quer dizer que vá gelar mais, vai gelar menos, não vai atingir temperatura e não vai desligar, quanto ao termostato girar sem parar, pode ser por dois motivos, ou termostato quebrado, ou botão do termostato quebrado, mas em todo caso, tem que ser retirado um pouco de gás, para que volte e funcionar corretamente.

      Excluir
    2. Obrigado Celso, a questão do termostato vou ver se adapto um digital e no caso do gás gostaria de tirar eu mesmo mas tenho receio pois não possui uma válvula para retirada do gás, vi que existe um parafuso perfurante que possui uma válvula mas será que funciona? Mas desde já muito obrigado pela resposta.

      Excluir
    3. Nunca usei esse parafuso, mas de toda forma depois teria que lacrar com maçarico e solta, hoje usamos um sistema diferente, colocamos um cano de gás com valvula, igual a pneu de carro, então na hora de tirar gás, basta pressionar o pino, e se tiver que injetar gás, basta conectar a mangueira sem solda.

      Excluir
  19. Olá! Minha geladeira é uma eletrolux rde34 não tem freezer. Ela cria gelo muito rapido, mesmo com o termostato no 1. O que pode ser? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Formação de gelo em excesso está relacionado a má vedação da porta, se não fecha direito entra muito ar quente, e o ar quente condensa virando gelo no congelador, outro motivo é colocar alimentos ainda quentes dentro da geladeira, veja como está a vedação da borracha da porta.

      Excluir
  20. OLÁ CELSO...TUDO CERTO? MINHA GELADEIRA EH UM DC47 COMO TROCO AS BORRACHAS DA GELADEIRA TENHO QUE TROCAR O PAINEL INTEIRO???, NA PARTE DE TRAS DA GELADEIRA INTERNO BAIXO FORMA UMA PEDRA DE GELO ENORME...O QUE SERÁ ISSO??? AGRADEÇO DESDE JA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedra de gelo, pode ser porque ela esteja perdendo gás, acontece muito nesse modelo, então como não tem gás suficiente para completar toda a placa fria da geladeira, gela apenas metade, não suficiente para o gelo chegar na parte onde está o sensor do termostato, então a geladeira não desliga, e onde o gás circula forma uma pedra de gelo.
      Para esse modelo não se troca borracha, apenas a porta inteira, a borracha é injetada junto com a porta.

      Excluir
  21. Tenho um refrigerador Electrolux DC35A esta ficando muito tempo ligado em torno de 58 minutos ligado e 23 desligado quanto seria o normal o termostato esta no minimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe um tempo exato, tudo influencia nesse tempo, como:
      Temperatura externa
      Quantidade de alimentos
      Quantidade de vezes em que se abre as portas
      tempo que as portas ficam abertas
      Temperatura em que os alimentos são colocados no produto
      Enfim, a noite, quando não está em uso, o produto deve ficar mais tempo desligado que ligado, observe isso.

      Excluir
  22. BOA TARDE CELSO, TENHO UM REFRIGERADOR ELETROLUX SUPER FREEZER DC37 E ACONTECE QUE ELE NÃO ESTÁ DESLIGANDO, E ESTÁ FORMANDO UMA CAMADA ESPESSA DE GELO NA PLACA DE BAIXO NO REFRIGERADO E A TEMPERATURA MESMO ALTERANDO O TERMOSTATO AO MÁXIMO NÃO PASSA DE 19 GRÁUS; SERÁ QUE É O AUTOMÁTICO OU ENTUPIMENTO NO FILTRO; PODE ME AJUDAR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SE a formação do gelo, for uniforme, ou seja formando o quadrado completo do desenho da placa fria que fica no compartimento refrigerador, o defeito vai ser termostato, mas se a formação de gelo não for uniforme, ou seja, formando apenas uma bola de gelo em um canto específico, o defeito vai ser falta de gás, ocorre muito em todos os modelos, DC

      Excluir
  23. Boa tarde!
    Tenho um refrigerador Electrolux dc34
    E está gelando só o freezer, a parte de baixo está somente fria o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm queria saber estou com o mesmo problema!!!

      Excluir
    2. Todos os modelos DC, tem apresentado vazamento interno de gás, e quando o gás vaza internamente, a primeira parte onde para de gelar é o compartimento refrigerador, pois o gás começa a circular no freezer, depois de completar o freezer, desce para o refrigerador, dessa forma, sem gás suficiente, não gela a placa fria, e o produto funciona 24 horas sem desligar, falta de gás em 99% dos casos.

      Excluir
  24. Boa noite. Tenho uma geladeira eletrolux air flow systen dc47. Agora mandei fazer minha cozinha embutida, e preciso mudar o lado de abertura da porta. Você pode me informar se consigo? Pois em cima onde tem os parafusos também sai uma fiação. Aguardo obrigada soraia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que para esse modelo não tem reversão de portas não.

      Excluir
  25. Boa tarde Celso!
    Tenho uma geladeira Eletrolux Double DC360. Nós dias muito quentes, o refrigerador (parte de baixo) não refrigera nem se colocar no máximo. O freezer funciona normalmente. Por fovar, me ajude, moro no Rio e dias quentes são constantes. Vi um vídeo onde o rapaz diz ser problema de termo fusível queimado. Pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa geladeira não tem termofusível, não é frost free, a sua é convencional, e geladeiras convencionais não tem tanto rendimento quanto frost free, e morando no Rio, tenho certeza que não vai gelar como você deseja, não é culpa dela, ela é fraca de rendimento mesmo, mas algumas coisas influenciam, por exemplo quantidade de vezes que se abre a porta, temperatura externa, e gelo em excesso, se a placa do fundo do compartimento refrigerador estiver cheio de gelo, não vai gelar quase nada, tem que desligar a geladeira a cada 15 dias, deixar descongelar tudo, sem usar obejto algum pra tirar o gelo, deixar derreter por si só, depois secar tudo e religar, quando cria bloco de gelo, é só ilusão, gelo fofo não gela nada, só faz volume, quanto menos volume de gelo, mais a geladeira vai refrigerar ok.

      Excluir
  26. Boa tarde Celso! Tenho uma Electrolux double dc360 e nos dias muito quentes a parte de baixo não refrigera nem no máximo, o freezer está funcionando normalmente. Vi um vídeo onde diz ser problema causado por um termo fusível queimado. Pode ser isso? Por favor, me ajude, pois moro no Rio onde dias quentes são constantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa geladeira não tem termofusível, não é frost free, a sua é convencional, e geladeiras convencionais não tem tanto rendimento quanto frost free, e morando no Rio, tenho certeza que não vai gelar como você deseja, não é culpa dela, ela é fraca de rendimento mesmo, mas algumas coisas influenciam, por exemplo quantidade de vezes que se abre a porta, temperatura externa, e gelo em excesso, se a placa do fundo do compartimento refrigerador estiver cheio de gelo, não vai gelar quase nada, tem que desligar a geladeira a cada 15 dias, deixar descongelar tudo, sem usar obejto algum pra tirar o gelo, deixar derreter por si só, depois secar tudo e religar, quando cria bloco de gelo, é só ilusão, gelo fofo não gela nada, só faz volume, quanto menos volume de gelo, mais a geladeira vai refrigerar ok.

      Excluir
    2. Boa tarde Celso! O caso não está sendo mais de falta de rendimento, a placa do refrigerador, não está resfriando nada, ela fica como se estivesse desligada, já o freezer funciona normalmente. Já desliguei minha geladeira e descongelou de ontem para hj, sequei e religuei faz a mais ou menos meia hora atrás. O freezer já está geladissimo, mas a placa do refrigerador não resfria, está como se tivesse desligada.

      Excluir
    3. Com certeza quase que absoluta que é sim falta de gás.

      Excluir
  27. Minha geladeira não cria as gotículas na chapa atrás das prateleiras,vc disse q deve ser gás,vc sabe quanto custa o total do gás e a colocação.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ela congelar no freezer todo e nada na parte do refrigerador sim vai ser gás, não posso dizer quanto custa, cada profissional tem um custo fixo, tanto de material, pois os preços variam por região, quanto de deslocamento para atender os clientes, enfim, muitos fatores influenciam no preço, inclusive a mão de obra, cada um cobra o quanto acha justo, ou muito injusto as vezes, mas uma carga de gás, vai estar entre 150,00 e 250,00.

      Excluir
  28. Bom dia Celso, possuo uma Electrolux DC47 Air flow, ela vaza agua embaixo e na geladeira no termostato concentra muito gelo que pode ser Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se o vazamento de água for embaixo dentro da geladeira, talvez esse video ajude
      https://www.youtube.com/watch?v=geowfSyxrcM
      agora formação de gelo no termostato nunca vi, o termostato fica atrás daquele botão que você controla a temperatura dentro do compartimento refrigeradar, criar gelo ali dentdo da caixa eu nunca vi

      Excluir
    2. Obrigada Celso.
      No limpar foi colocado p temperatura média,coloquei na alta parou de escorrer água.

      Excluir
    3. ok, mas se voltar, veja o video

      Excluir
  29. Olá boa noite!,minha geladeira é uma Eletrolux DC43, ela está congelando normal em cima e em baixo não gela nada, quero saber as possibilidades de o que pode ser, obrigado.

    ResponderExcluir
  30. Oie celso.
    Tenho uma geladeira electrolux AIR flow system DC 48,tinha dito q ela pinga na placa atrás das prateleiras e escorre água na gaveta de legumes,vc disse q poderia ser gás se ela gelar no freezer e embaixo não,so q ela gela no freezer e embaixo,então pq ela vaza água.
    Aguardo seu retorno obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja esse vídeo, tenho quase certeza que vai ser o mesmo problema e você vai resolver rapidinho
      https://www.youtube.com/watch?v=geowfSyxrcM

      Excluir
  31. Óla Celso tenho uma geladeira electrolux DC47, ela está apresentando o seguinte problema, tem horas que trabalha normalmente e de repente quando o compressor dispara ele não consegui liga mais, ai fica dando ums estalos, eu vou e desligo da pomada espero um tempo ou melhor algumas horas e ligo de novo ai o compressor volta a funcionar de novo. mais o que aconteceu está semana, foi que fiz este mesmo procedimento e o compressor não conseguiu liga mais. vendo algums videos sobre estes problemas resolvi trocar o rele, ai o compressor voltou a funcionar mais agora o compressor não está desligando ele está trabalhando direto.vi em outro vídeo que teria que troca o capacitor térmico também o que será que está acontecendo já não estou mais aguentando gastar tanto dinheiro com está geladeira desde do ano passado. Já chamei a assistência técmica varias vezes quando resolve um problema aparece outro. se vc pode me ajuda ficarei muito grata. já foi trocado o termostato dela mais se for preciso eu troco de novo, fico aguardando tua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, o que acontece muito com essa geladeira é perda de gás, e com isso, nao tendo gás suficiente vai gelar com deficiência a placa dentro do compartimento refrigerador, e não gelando o sensor do termostato não vai esfriar para desligar o compressor, e ele não desligando superaquece e dá problema tanto no compressor quanto no relé, eu acho que deveria chamar um técnico para dar uma verificada nessa questão da carga de gás ok.

      Excluir
  32. Boa Tarde Celso! Pesquisando na web encontrei teu site que já me tirou várias dúvidas. Possuo a "famosa" Electrolux DC-49x (Cycle Defrost) que quando faltava luz não religava mais. Já mandei trocar a placa de controle e nunca mais houve esse problema. Comprei ela de segunda em 2012 e agora em 2016 ela começou a gelar pouco embaixo (fica no mínimo em 10 graus). Li o manual que fala em uma regulagem fina nas opções SUP (temperatura de delego da placa fria) e Inf (temperatura do produto). Minha dúvida cruel é: para tentar baixar mais a temperatura, tenho que diminuir a temperatura de degelo da placa fria ou aumentar (SUP)? Se responder, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para aumentar é SUP, mas o problema da sua geladeira pode ser falta de gás, acontece muito nos modelos não frost free da Electrolux, veja se a placa fria que fica no compartimento do refrigerador está formando gelo totalmente, ela é um retangulo quase quadrado que fica no fundo do compartimento refrigerador, quando o compressor ligar, devem se formar goticulas de gelo solidas ali no fundo, não dá pra ver a placa porque fica embutida, mas a formação de gelo da pra ver, tem que estar uniforme em todo desenho da placa.

      Excluir
    2. Bom Dia Celso! Obrigado! Fiz todas as combinações possível: aumentei o SUP, diminui o SUP, aumentei o INF, diminui o INF, fiz combinações entre as duas funções e nunca consegui menos que 08 graus ao amanhecer, isto que na minha região (São Jerônimo-RS) está fazendo entorno de 10 graus ambiente neste época! Como comparação, pus o termômetro numa Brastemp Frost Free de minha mãe (modelo 1999) e consegui 4 graus ao meio-dia com abertura de ventilação menos que o meio!!! E depois de acompanhar o site aqui, tirei fotos da placa-fria que está embutida (há uns travessas demilitando-a) e a mesma fica com 60% desse retângulo com camada de gelo e o restante somente gotículas de água (depois de uns 20 minutos do compreensor ligado). Aí deve estar o problema como tu falas! Agradeço e qualquer outra dúvida pergunto para ti. Excelente dicas e ajudas on-line. Abraço, Juliano.

      Excluir
    3. Com certeza falta de gás mesmo, por isso as gotículas de água onde deveria ter gelo sólido, abração

      Excluir
    4. Bom Dia Celso! Estou pensando depois que passar o inverno aqui partir para um Frost Free nova para o verão (agora no inverno pedirei a um técnico para por gás na Electrolux DC-49x para ver como se comporta)! Ontem em uma loja analisei o Brastemp Inverse, uma Panasonic e uma Samsung inverter! Pergunto para ti: Por que a Panasonic não usa serpentina traseira nesses modelos? Sabes na prática se a Panasonic é tão boa como falam na internet? Fico agradecido por uma opinião tua! Abraço, Juliano - São Jerônimo-RS.

      Excluir
    5. Muitas Brastemp também tem o condensador embutido, isso é normal em refrigeradores novos, eu não posso falar das outras marcas, posso dizer apenas que Brastemp e Consul, tem o maior pós venda do Brasil, aqui em Brasília, o cliente me chama de manhã e a tarde estou na casa dele, se não tiver as peças no carro, vai ter uma loja perto para comprar e resolver o problema no mesmo dia, agora me pergunte onde tem peças para panasonic, te juro que não sei, e muito menos técnicos que consertam, aí você diz, mas eu vejo poucas reclamações da panasonic, e eu te respondo, para cada 500 geladeiras Brastemp vendidas, vendem 02 panasonic, qual você acha que vai ter mais reclamações?
      Então não estou falando mal dessa marca, apenas que eu não conserto, que 99,99 % dos meus amigos técnicos não consertam, não sei se tem peças de reposição, e se não reclamam é porque não tem produtos espalhados nas casas dos clientes como tem Brastemp/Electrolux e Consul, quando meus cliente me procuram para saber o que comprar, eu indico segurança para eles, pois não adianta vender produtos, tem que dar assistência após a venda, com peças, com mão de obra e com informações, mas essa é apenas minha opinião pessoal, peça mais opiniões, esse é meu conselho.

      Excluir
    6. Bom Dia Sérgio! Obrigado pela opinião! Precisava ouvir isso de um técnico! Aqui na minha região tenho a 8km autorizadas da Brastemp-Consul\Electrolux. Panasonic somente em Porto Alegre (70km). Fui a um Shopping e gostei mesmo das Brastemp em acabamento e a experiência lá em casa é a melhor possível em durabilidade e desempenho. Aqui está bem frio agora e fiz um teste à noite na minha electrolux conseguindo com regulagem máxima 8 graus de mínima. Num refrigerador clímax de 1991 consegui na regulagem 2 do termostato consegui 4 graus e na frost free brastemp de minha mãe de 1999 5 graus (regulagem no meio no vento). Irei procurar um técnico da cidade para analisar o complemento do gás e ver se a electrolux aguenta mais um tempo. Depois que eu fizer isso, conto para ti o que estou notando. Ontem cheguei à tarde em casa e estava com regulagem no meio da electrolux com 13 graus, muito pouco (quente dentro). E o compreensor levou ainda mais 1h30min pra ligar! Algo errado. Deixei no máximo hoje. Abraço e fico acompanhando as dúvidas. Att, Juliano - São Jerônimo-RS.

      Excluir
    7. Boa Tarde Celso! Tudo bom? Ontem, sábado, fiz uma limpeza externa na DC-49x, limpando a parte traseira detalhadamente (o refrigerador é num nicho numa cozinha sob medida e estava sujo atrás). Levei entorno de 01h30min limpando-a e para minha surpresa depois de ligá-la ela ficou entorno de 01h30min ligada e 90% da placa-fria de embutir criou gelo e a temperatura interna desceu a 6 graus na regulagem média! Durante o restante do sábado ela gelou muito, sempre criando muito mais gelo que o normal do que estava apresentando! Mas hoje no amanhecer de domingo, placa fria seca, pouquíssimas gotas e temperatura em 11 graus! Nada de ligar! Fiz um teste: desliguei-a por 20min e depois de ligá-la novamente, o compressor ficou entorno de 01h40min ligado, criando gelo em 90% da placa-fria e descendo a temperatura a 06 graus! Este modelo deve ser com sensor de temperatura. Pergunto para ti: Falta de gás ou loucura da eletrônica! Há uma semana havia uma mensagem de erro no painel dianteiro e já me lembrei da placa traseira que troquei há 4 anos! Agradeço se deres uma opinião! Estou tentando entender meu problema. Abraço! Juliano de São Jerônimo.

      Excluir
    8. Refrigeradores Electrolux que não são frost free, tem apresentado demais esse problema com falta de gás, a característica dos detalhes que me disse, remetem a falta de gás, o fato de ter ficado fora da tomada por um tempo, pode ter aumentado o problema, como estava em uso, o gás circulava, mas o fato de ter desligado por um tempo, acentuou um defeito que já estava prestes a se mostrar, chame um técnico, para atestar, mas acho mesmo que é insuficiência de gás.

      Excluir
    9. Bom Dia Celso! Obrigado mais uma vez! Ontem o dia todo ela gelou bem, sempre ficando 01h30min ligadda e 01h30mim desligada (estamos com 12 graus ambientes aqui no RS). amanheceu com 8 graus internos hoje cedo. Irei conversar com o técnico esta semana de minha cidade e fiz várias fotos da placa-fria durante o tempo que vai criando gelo e a unica coisa que me invocou que no lado direito de quem abre a geladeira no canto superior (lado das luzes) tem um filete úmido de gotículas de água que emenda no desenho da placa-fria embutida que com o tempo de funcionamento também congela criando uma linha congelada que vem de cima e emenda nesta placa! Este filete surge do fim do gabinete inferior. Não conheço nenhum modelo novo DC para ver se ocorre isso. Falarei com o técnico, farei o serviço e depois comento contigo. Agradeço pela atenção e estou acompanhando o bolg aqui e os vídeos do youtube. Quando der, põem uma opção de enviar fotos (fiz um albo da minha DC com o problema). Abraço, Juliano - São Jerônimo-RS.

      Excluir
    10. Foi apenas a minha opinião, mas o técnico vendo pessoalmente vai ter uma noção exata do defeito, talvez possa ser termostato também, mas como disse apenas o olhar técnico vai ter condições de avaliar sem margem de erro, abração.

      Excluir
    11. Bom Dia Celso! Hoje estamos com 7 graus ambiente aqui em São Jerônimo-RS e a Electrolux DC-49x amanheceu com 10 graus dentro (termômetro) e placa fria sequinha!!! Esperei um tempão e nada de ligar! Fiz o procedimento que sempre liga o compreensor quando isso ocorre: tiro da tomada uns 02 minutos e religo! Ela apita quando recebe a energia e depois de alguns segundos liga o compreensor que deve estar lá em casa ligado (fica quase duas horas). Dai gela até 6 graus. Posto apenas para comentar que consegui estar com os alimentos mais frios no ambiente que dentro da electrolux! Abração, Juliano.

      Excluir
    12. A temperatura externa está baixa, quando a temperatura externa aumentar, se nao corrigir o defeito, vai ter problemas.

      Excluir
    13. Boa Tarde Celso! Retorno aqui para comentar que o técnico de minha cidade esteve na minha casa e deu a ideia de não repor o gás, pois será perda de tempo segundo. Todos os modelos DC da electrolux estão apresentando vazamento que segundo ele retorna dentro de 1 a 2 meses após o gás ser reposto. A opinião é pela troca do refrigerador!!! (está muito conservado ainda)! Irei pegar uma opinião com a autorizada electrolux da cidade vizinha. Abs, Juliano.

      Excluir
    14. TEm a possibilidade de eliminar o pré resfriador, que é a tubulação que passa por dentro do gabinete, ela serve para esfriar o gás, e aquecer entre as portas e nas extremidades das borrachas, para evitar sudação, ou seja formação de gotículas de água perto das borrachas em dias chuvosos e de alta umidade, então se eliminar a tubulação do pré resfriador nunca mais vai vazar, mas tem o risco de formação de água perto das borrachas em dias de alta umidade do ar ok.

      Excluir
    15. Bom Dia Celso! Irei comentar sobre esta ideia com o técnico daqui e com a autorizada da electrolux. Estamos vivendo dias muito úmidos aqui neste momento e já cria gotículas entorno das borrachas do freezer e entorno dos puxadores. Mas se é para gelar, estarei ciente, ainda mais com o clima daqui. Abs, Juliano.

      Excluir
    16. converse com ele, se é um bom técnico, tem que ser ciente desse procedimento.

      Excluir
  33. Ola Celso. Tenho um refrigerador Eletrolux DC48. Como funciona a refrigeração da parte de baixo? é atraves da placa traseira que resfria com a passagem de gas? se for este pode se o motivo de nao estar resfriando o suficiente e o congelador estar otimo. Falte de gas?
    Grato e abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, todas as respostas aqui desse post, ou quase todas vão estar relacionadas a falta de gás, porque é muito incidente nos modelos não frost free da Electrolux falta de gás, e quando perde gás a primeira parte afetada é o compartimento refrigerador, o freezer só para quando acaba totalmente o gás.

      Excluir
  34. Boa noite Celso!
    Tenho um refrigerador eletrolux Air Flow System DCW40, que está formando uma placa enorme de gelo na parte interna, chega prende nas grelhas, estou desligando toda semana para retirar, esse refrigerador tem 8 anos. Me diz uma coisa deve ser muito gás??? Aguardo resposta
    Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que se seja, se a formação de gelo for uniforme, formando um quadrado no desenho da placa, não vai ser falta de gás, agora se for apenas uma bola em um canto específico, aí tem sim grande chance de ser falta de gás.
      Outra coisa que ocorre, em alguns casos, é que não se pode encostar nada, nenhum alimento na parede da geladeira onde está a placa, fazendo isso, o alimento vai fazer uma ponte com a parede do produto e começar a formar gelo, que aumenta e vira um bloco enorme, por isso não se pode encostar nada na parede do fundo onde se forma gelo quando o compressor está ligado ok.

      Excluir
  35. amigo tenho uma geladeira eletrolux dc46 q ela so esta gelando em cima em baixo nao esta gelando..se é vasamento interno como reparar se a geladeira é toda lacrada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem reparo não, o que pode ser feito, nesse e em todos os casos de vazamento interno, é eliminar a tubulação que passa por dentro do gabinete, essa tubulação passa pelas laterais da geladeira, e principalmente entre as portas e nas extremidades das borrachas, para aquecer ali e não deixar que se formem gotículas de água perto das borrachas, eliminando a tubulação interna, vai eliminar o vazamento, mas corre sério risco de em dias chuvosos e de alta umidade do ar, formar gotas e escorrer água perto das borrachas, o cliente tem que estar ciente desse problema, se o técnico for eliminar a tubulação interna, ou seja , o pré resfriador.

      Excluir
  36. amigo tenho uma geladeira eletrolux dc46 que nao esta gelando a parte de baixo,se é vasamento interno como reparar se ela é toda lacrada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem reparo não, o que pode ser feito, nesse e em todos os casos de vazamento interno, é eliminar a tubulação que passa por dentro do gabinete, essa tubulação passa pelas laterais da geladeira, e principalmente entre as portas e nas extremidades das borrachas, para aquecer ali e não deixar que se formem gotículas de água perto das borrachas, eliminando a tubulação interna, vai eliminar o vazamento, mas corre sério risco de em dias chuvosos e de alta umidade do ar, formar gotas e escorrer água perto das borrachas, o cliente tem que estar ciente desse problema, se o técnico for eliminar a tubulação interna, ou seja , o pré resfriador.

      Excluir
  37. Olá minha geladeira eletrlux dc 39 gela perfeitamente em cima mas em baixo tenho que colocar quase no maximo. Ela cria muito gelo em baixo mas água não gela pq assim.tela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, acho que o seu problema é o mesmo que de quase todos, falta de gás, então forma-se gelo em excesso na parte de baixo, mas gelo em excesso quer dizer que tem apenas volume, é um gelo que não tem capacidade de refrigeração, aparentemente, o mesmo problema de quase todos, falta de gás, peça um orçamento para comprovar.

      Excluir
  38. Olá minha geladeira eletrlux dc 39 gela perfeitamente em cima mas em baixo tenho que colocar quase no maximo. Ela cria muito gelo em baixo mas água não gela pq assim.tela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, acho que o seu problema é o mesmo que de quase todos, falta de gás, então forma-se gelo em excesso na parte de baixo, mas gelo em excesso quer dizer que tem apenas volume, é um gelo que não tem capacidade de refrigeração, aparentemente, o mesmo problema de quase todos, falta de gás, peça um orçamento para comprovar.

      Excluir
  39. Bom Dia...
    tenho uma dc 48 troquei o compreessor mais ela nao desligava achei k tinha esseso de gas, ai tirei um pouco e nao resolveu.
    troquei o termostato e ela continua nao desligar o motor...
    gela normal o congelador e a placa de baixo tambem... sem balota de gelo em parte nenhuma de baixo, uma camada considerada en toda parte da placa...
    no compreessor vei junto um capactor atuando na partida do compreessor, seria ele nao deixar ela desligar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não tem nada a ver o capacitor, mas compressores novos e originais não vem com capacitor, se comprou motor usado ou recondicionado, por ser que o compressor não sendo novo, não tenha compressão suficiente para fazer o produto atingir temperatura de desligamento. Essa é uma possibilidade, a outra, já que o termostato é novo, é mesmo calibragem de gás, geladeiras que não são frost free, e principalmente as novas, tem que estar com o gás completamente equalizados no sistema, um pouquinho de gás a mais, não vai desligar, e um pouquinho de gás de menos, não vai desligar por não atingir temperatura ideal, coloque gás, e vá retirando bem de pouquinho, com ela ligada, vá tirando gás muito lentamente , quando equalizar , desliga sozinha com certeza.

      Excluir
  40. Bom Dia...
    tenho uma dc 48 troquei o compreessor mais ela nao desligava achei k tinha esseso de gas, ai tirei um pouco e nao resolveu.
    troquei o termostato e ela continua nao desligar o motor...
    gela normal o congelador e a placa de baixo tambem... sem balota de gelo em parte nenhuma de baixo, uma camada considerada en toda parte da placa...
    no compreessor vei junto um capactor atuando na partida do compreessor, seria ele nao deixar ela desligar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não tem nada a ver o capacitor, mas compressores novos e originais não vem com capacitor, se comprou motor usado ou recondicionado, por ser que o compressor não sendo novo, não tenha compressão suficiente para fazer o produto atingir temperatura de desligamento. Essa é uma possibilidade, a outra, já que o termostato é novo, é mesmo calibragem de gás, geladeiras que não são frost free, e principalmente as novas, tem que estar com o gás completamente equalizados no sistema, um pouquinho de gás a mais, não vai desligar, e um pouquinho de gás de menos, não vai desligar por não atingir temperatura ideal, coloque gás, e vá retirando bem de pouquinho, com ela ligada, vá tirando gás muito lentamente , quando equalizar , desliga sozinha com certeza.

      Excluir
  41. Bom Dia...
    tenho uma dc 48 troquei o compreessor mais ela nao desligava achei k tinha esseso de gas, ai tirei um pouco e nao resolveu.
    troquei o termostato e ela continua nao desligar o motor...
    gela normal o congelador e a placa de baixo tambem... sem balota de gelo em parte nenhuma de baixo, uma camada considerada en toda parte da placa...
    no compreessor vei junto um capactor atuando na partida do compreessor, seria ele nao deixar ela desligar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não tem nada a ver o capacitor, mas compressores novos e originais não vem com capacitor, se comprou motor usado ou recondicionado, por ser que o compressor não sendo novo, não tenha compressão suficiente para fazer o produto atingir temperatura de desligamento. Essa é uma possibilidade, a outra, já que o termostato é novo, é mesmo calibragem de gás, geladeiras que não são frost free, e principalmente as novas, tem que estar com o gás completamente equalizados no sistema, um pouquinho de gás a mais, não vai desligar, e um pouquinho de gás de menos, não vai desligar por não atingir temperatura ideal, coloque gás, e vá retirando bem de pouquinho, com ela ligada, vá tirando gás muito lentamente , quando equalizar , desliga sozinha com certeza.

      Excluir
  42. Boa noite,

    Tenho uma geladeira DC 40,o problema é o inverso dos comentários que tive lendo,é que ela esta congelando na parte de baixo,visto que a temperatura esta regulada na minima,chega criar uma parede grossa de gelo na parte de trás,o que era que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso, me parece defeito no termostato de controle de temperatura amigo.

      Excluir
  43. Boa noite Celso!

    Cara estou com um pequeno poblema com minha eletrolux super freezer dc 39 ela está gelando tanto o freezer quanto a parte de baixo porém não desliga o que eu faço poderia me dar uma ajuda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu se fosse você colocaria o controle de temperatura no mínimo, caso não resolva, tem que trocar o termostato de controle de temperatura.

      Excluir
  44. Tenho eletrolux dc41 super freezer que gela perfeitamente a parte de cima mais a parte de baixo fica em temperatura ambiente queria saber tbm como retira a tampa do fundo do freezer para poder checar a resistência de degelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, sua geladeira é convencional, não tem tampa de fundo para acesso do evaporador, ela não é frost free, e se ler os comentários anteriores, vai perceber que deve ter o mesmo defeito que quase todas as Electrolux sem ser frost free, falta de gás.

      Excluir
  45. Olá tenho uma geladeira eletrolux dc48 air flow ela esta criando muita pressão na porta de baixo logo depois de abrir quando fecho gera um vacuo muito forte, e agora ela esta descongelando a parte de baixo, como vc pode me ajuda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descongelando a parte de baixo, imagino que seja o mesmo problema que todas electrolux que não são frost free, falta de gás.
      o vácuo é forte mesmo, vem no manual do produto, fechou tem que esperar minutos para abrir, senão vai rasgar a borracha da porta.

      Excluir
  46. Olá tenho uma geladeira eletrolux dc48 ela esta gerando um vacuo muito forte depois que a porta e fechada e começa a vazar agua por baixo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O vácuo desse produto é fortíssimo mesmo, mas isso vem no manual do produto, não tem nada errado.
      se vaza água internamente pode ser dreno entupido, veja esse vídeo
      https://www.youtube.com/watch?v=geowfSyxrcM

      Excluir
  47. Celso boa noite parabéns pelo trabalho tenho uma geladeira brastemp duplex já troquei o gás e eu mesmo troquei p termostato mas a geladeira continua trabalhando direto eu desligo no termostato e custa a voltar o que poderia ser há tem geito de mandar foto das ligações do termostato vai que eu liguei errado desde já agradeço muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho foto da ligação do termostato, mas se tivesse teria que ter no mínimo 250 fotos, pela quantidade de geladeiras que a Brastemp tem, gás é o seguinte, se colocar um pouquinha a mais, não vai desligar a geladeira, se colocar um pouquinho a menos, não vai desligar o produto, tem que ter uma carga de gás equalizada com o sistema, senão não desliga mesmo, e não tem como ligar o termostato errado, senão nem estaria ligando, não é na ligação dele o problema.

      Excluir
  48. Celso boa noite,tenho uma DC 34 que está desligando sozinha, além disso forma uma enorme placa de gelo quadrada que completa a parte das grades de forma total e não circular ou só em uma parte. Já foi trocado o termostato em uma outra ocasião. Sempre recorro a assistência autorizada, porém estou com o pé atrás, pois o técnico informou hj q é falta de gás, sem medir nada. O problema é que em minha cidade, segunda opinião custa caro, pois TDs cobram visita. Pelo que falei, placa de gelo uniforme e total embaixo, acredita mesmo que é falta de gás? Pois quando está em funcionamento, embora o problema do gelo ela refrigera bem. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, desligue da toma, deixe o gelo derreter por si só, deixando a porta completamente aberta, para que todo gelo derreta naturalmente, depois que tudo derreter, seque bem tudo, e religue, pode ser apenas que alguma alimento tenha tocado na placa, e começado a formação de gelo, que foi aumentando, então faça isso e deixe em observação ok.

      Excluir
    2. Faço esse procedimento toda semana, quando limpo ela, faço dessa forma. O fato de ela desligar sozinha e ficar quase o dia todo desligada e depois ligar quando quer não pode indicar defeito em outra coisa? Obrigado desde já por sua resposta

      Excluir
    3. A causa mais provável para esse problema Maurício, é o termostato, é o mais provável segundo seus relatos

      Excluir
  49. Bom dia Celso tenho uma dúplex brastemp dc48 air flow, a parte de baixo tá criando uma parede de gelo mais não conserva bem os alimentos, a parte de cima tá normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é Brastemp, é com certeza Electrolux
      Se a parede for uniforme, formando um grande quadrado, pode ser termostato, mas se for parcial, pode ser falta de gás, é comum nesse modelo, mas desligue da tomada, deixe as duas portas abertas, até descongelar tudo, não use nenhum objeto para retirar o gelo, deixe derreter tudo naturalmente com as portas abertas, quando acabar todo gelo, seque e religue e deixe em observação.

      Excluir
  50. Bom dia, tenho uma geladeira Electrolux DC35A que já me deu problema por não refrigerar a parte de baixo após um longo período desligada, após resolvido depois de um tempo agora ela não desliga o motor em momento algum! E a placa que fica na parte de baixo refrigera porém cria gelo atrás de um lado da placa e de um outro lado na parte da frente!
    O que pode ser?? Não aguento mais gastar dinheiro, o último concerto fico quase 300 reais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece ser falta de gás, mas pode ser formação de gelo por motivo como porta entreaberta ou objetos tocando no fundo do produto, faça da seguinte maneira.
      Desligue da tomada, deixe as duas portas abertas, até descongelar tudo, não use nenhum objeto para retirar o gelo, deixe derreter tudo naturalmente com as portas abertas, quando acabar todo gelo, seque e religue e deixe em observação.

      Excluir
  51. Boa noite, Parabens pelo trabalho! Ví diversos comentarios e penso que um deles soluciona meu problema. Tenho uma Eletrolux Air Flow DC40 e ao contrario dos casos relatados, está gelando muito na parte de baixo. Chega a criar uma camada de 2 cm de gelo, alem de congelar os alimento. Gostaria de saber se a troca do termostato é simples? se sim, há uma marca mais adequada para esta peça? E uma ultima pergunta, o defeito é devido ha algum uso inadequado?
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O defeito não tem a ver com o uso
      Tem sim grande possibilidade de ser termostato
      Não tem marca indicada, tem que ser o original da Electrolux e exclusivo para esse modelo, geralmente os termostatos são fabricados pela Robertshow, mas tem que ser o exato para seu modelo, comercializado pela Electrolux. eu estou vendendo peças no mercado Livre, logo estarei disponibilizando termostatos, que são peças bastante usadas em refrigeradores e freezers, mas para anunciar, tem que ter a peça e especificar para qual modelo correto ela é usada, evitando problemas posteriores a venda.

      Excluir
  52. Boa noite gostaria de uma dica para tirar o termostato da geladeira dc 49A ela não tem parafuso preciso dessa dica desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho vídeos de como fazer, e são tantos e tantos modelos que não sei de cor a configuração do seu produto, se quiser me mandar umas fotos para celsojair@gmail.com posso ver pra você.

      Excluir
  53. Celso estou com uma dúvida tenho uma geladeira Electrolux DC35A que está com falta de gás, recebi visita de 2 pessoas para verificar o primeiro disse que o filtro está entupido (o mesmo esta frio), o segundo disse que pode ser vazamento interno (sem concerto)ve que o filtro está bom, ou vazamento externo ( nesse ele troca o filtro) e repõe o gás. O congelador está funcionando normal, só a parte de baixo que não gela suficiente. Obs: ja trocamos o filtro uma vez tendo uns 7 meses e voltou o problema.
    Qual dos dois tem razão e quem deve solicitar o serviço??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua geladeira, tem vazamento de gás, desde a ultima carga, durou apenas 07 meses, todo vazamento tende a aumentar, então vai repor o gás e vai durar bem menos que 07 meses e o defeito volta.
      O que pode ser feito , é eliminar o vazamento, isolando a tubulação que passa por dentro do gabinete onde tem o vazamento, mas essa tubulação passa por dentro, para aquecer o gabinete, principalmente perto das portas, assim se eliminar o pré resfriador, que é a tubulação interna, não vai ter mais vazamento, mas em dias chuvosos e de umidade do ar muito alta, vai criar um monte de gotículas de água perto das borrachas das portas, você tem que analizar, colocar gás, vai vazar logo, eliminar a tubulação interna, vai resolver o problema de não mais vazar gás, mas vai molhar perto das borrachas das portas.

      Excluir
  54. Boa noite Celso,meu refrigerador DC37,Electrolux degelo,parou de falar a parte de cima e a de baixo,e o motor n está fazendo barulho quando ligo na tomada,mais a luz ascende normal,qual será o problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Retire os fios do motor, e com um cabo de força , ligue no motor e ligue o motor na tomada direto, se ele ligar, deixe por umas duas horas, se a geladeira gelar, quer dizer que o termostato não está ligando o motor, nesse caso, vai ter que trocar o termostato.

      Excluir
  55. Boa noite Celso,meu refrigerador DC37,Electrolux degelo,parou de falar a parte de cima e a de baixo,e o motor n está fazendo barulho quando ligo na tomada,mais a luz ascende normal,qual será o problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Retire os fios do motor, e com um cabo de força , ligue no motor e ligue o motor na tomada direto, se ele ligar, deixe por umas duas horas, se a geladeira gelar, quer dizer que o termostato não está ligando o motor, nesse caso, vai ter que trocar o termostato.

      Excluir
  56. Boa noite Celso,meu refrigerador DC37,Electrolux degelo,parou de falar a parte de cima e a de baixo,e o motor n está fazendo barulho quando ligo na tomada,mais a luz ascende normal,qual será o problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Retire os fios do motor, e com um cabo de força , ligue no motor e ligue o motor na tomada direto, se ele ligar, deixe por umas duas horas, se a geladeira gelar, quer dizer que o termostato não está ligando o motor, nesse caso, vai ter que trocar o termostato.

      Excluir
  57. Boa noite. Tenho uma eletrolux DC37 que está formando grande quantidade de água no teto do compartimento inferior. A possibilidade de ser por abrir muito esta descartada, pois moro sozinhos e passo mais de 16h do meu dia fora de casa. Percebi que a borracha não esta vedando completamente, o que provavelmente é a causa dos problemas. Em visita a assistência, me informaram que não existe meio de substituir essa borracha, sendo necessária a compra de uma porta nova. Como proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprar uma porta, é a única solução, nesse modelo a borracha vem injetada junto com a porta e o poliuretano que é a espuma de vedação interna, não tem borracha para reposição, infelizmente

      Excluir
  58. Boa tarde Celso.
    Tenho uma Electrolux Air Flow System DC48 e, após a troca do compressor, começou a fazer uma placa de gelo na parte interna que, inclusive, chega a prender a prateleira.
    O sr. que fez o serviço alega que é muito gás que ele colocou.
    Vem aqui em casa, retira um pouco e nada.
    Continua a mesma coisa.
    O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, a principal causa é essa mesmo, excesso de gás, talvez ele esteja retirando pouco gás, por medo de ficar insuficiente, tem que tirar um pouco mais na minha opinião

      Excluir
  59. Olá Celso!
    Estou com um refrigerador Eletrolux DCW49 na assistência técnica. Parou de gelar a parte debaixo e depois a parte de cima. Me disseram que é problema de vazamento de gás e que só resolveria com a troca do gabinete, mas não aconselham e também não compensa, pois foi orçado em R$1.100,00. Estou muito decepcionada, pois o refrigerador não é novo, mas está em excelente estado de conservação. Pode me dar alguma informação se isso realmente procede? Vou ter que jogar meu refrigerador no "lixo eletrônico"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que pode ser feito, é eliminar a tubulação que passa por dentro do gabinete, ou seja o pré resfriador, e é onde está o vazamento, o porém é que sem o gás circular por dentro do gabinete, vai deixar de esquentar as partes laterais e perto das borrachas, assim em dias chuvosos e de alta umidade do ar, pode formar goticulas de água perto das borrachas, mas eliminando o pré, nunca mais vai dar vazametno, o serviço deve ficar entre 200,00 e 300,00 , converse com o pessoal da assistência e veja com eles essa possibilidade, estando ciente desse efeito colateral que é formar gotinhas de água perto das borrachas, não sempre, mas em dias chuvosos sim

      Excluir
  60. Olá Celso, eu li os tópicos aqui apontados e mesmo assim estou na duvida, meu refrigerador dc40 esta congelando os alimentos na parte do refrigerador, ele forma uma uma grande quantidade de gelo em baixo do controle de temperatura, chamei um técnico o mesmo disse que teria de isolar as laterais do refrigerador devido estar com vazamentos de gás, será isso mesmo. estou desconfiado que seja termostato sera que confere, pois o gelo aparece em forma quadrada e nao em bolas nos quantos como mencionado anterior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se está congelando os alimentos, tem gás suficiente, e não tem esse negócio de isolar laterais, nem entendi isso de isolar laterais, acho que o defeito tem 90% de chance de ser mesmo termostato, mas faça assim, desligue da tomada, deixe a porta aberta até derreter naturalmente todo gelo acumulado, depois religue, coloque no mínimo e veja como se comporta, eu vendo peças no mercado livre, ainda não tenho esse termostato, mas vou anunciar essa semana, abração

      Excluir
    2. Olá Celso, vc tem como me enviar o link para que possa comprar esse termostato, pois aqui em ctba estou com dificuldade de encontrar essa peça. Desde já obrigado pela informação.

      Excluir
    3. Mande um whatsapp para o departamento de peças que vão ver para você e fazem o anuncio e te mandam o link, só temos uma peça em estoque whatsapp 61 9 8289-8820

      Excluir
    4. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-776510218-termostato-geladeira-electrolux-dc34-dc40-dc41-dcw34-dcw40-_JM

      Excluir
  61. tenho um eletroluz duplex Air Flow DC47. Ele está na temperatura mínima mas está congelando todos os alimentos. Já o freezer está funcionando normalmente. Voce poderia me dar uma idéia sobre o que estaria acontecendo e o que devo fazer para resolver essa questão? Muito obrigada desde já pela atenção e força. Cida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cidinha, tem que trocar o termostato, eu não tenho ele disponível pra venda ainda, mas me mande um email no celsojair@gmail.com que eu vejo pra você, faço um anuncio da peça e te mando o link, comprando comigo, te ajudo a trocar,pois assim que compra vai ter meu whatsapp e te ajudo com a troca ok

      Excluir
  62. Olá Celso! Boa tarde. Meu nome é Diva e tenho uma Electrolux modelo multi-flow dc50x. O problema é que na parte de cima ela funciona normalmente e na parte debaixo ela faz uma camada grossa de gelo e não solta. Sendo que os alimentos estão sendo conservados normalmente e os líquidos gelando. Poderia me dar uma idéia de qual seria o problema. Desde já agradeço à atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que tenha deixado de porta aberta sem perceber, então entrou muito ar quente e condensou um monte de gelo na placa fria, o que pode fazer, é desligar da tomada, deixar as duas portas abertas até todo gelo derreter, no freezer e na geladeira, não use nada para tirar o gelo, nenhum objeto, deixe derreter sozinho, quando degelar tudo, seque, e religue, não deixe nenhum objeto encostar na placa fria, se encostar pode começar a formar um bloco de gelo, faça isso e observe como ela vai funcionar ok.

      Excluir
  63. Olá Celso! Boa tarde. Meu nome é Diva e tenho uma Electrolux modelo multi-flow dc50x. O problema é que na parte de cima ela funciona normalmente e na parte debaixo ela faz uma camada grossa de gelo e não solta. Sendo que os alimentos estão sendo conservados normalmente e os líquidos gelando. Poderia me dar uma idéia de qual seria o problema. Desde já agradeço à atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que tenha deixado de porta aberta sem perceber, então entrou muito ar quente e condensou um monte de gelo na placa fria, o que pode fazer, é desligar da tomada, deixar as duas portas abertas até todo gelo derreter, no freezer e na geladeira, não use nada para tirar o gelo, nenhum objeto, deixe derreter sozinho, quando degelar tudo, seque, e religue, não deixe nenhum objeto encostar na placa fria, se encostar pode começar a formar um bloco de gelo, faça isso e observe como ela vai funcionar ok.

      Excluir
  64. bom dia celso minha geladeira electrolux dc47 esta gelando normal porem começou com barulho no motor tiro da tomada e ligo dai fica normal passa um tempo o barulho volta e ela não desliga ha um tempo atras estava congelando os alimentos na parte debaixo deixei no minimo a temperatura e parou de congelar oq pode ser?

    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Congelar os alimentos é termostato, barulho no motor pode ser algum cano vibrando, se tiver um cano pegando no outro, afaste um pouco com maior cuidado do mundo, pois são bem delicados os canos, todos passam gás

      Excluir
  65. ola tenho uma geladeira electrolux dc49a ela esta congelando normal na parte de cima mais esta sem da a descarga e faz uma barulho como se fosse para de funcionar e
    esta ligada direto o q poderia ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se perdeu rendimento na parte de baixo, pode ser vazamento interno de gás

      Excluir
  66. Olá... Tenho uma geladeira Electrolux air flow system dc46 e ela não desliga nunca... E tem gotículas de água na parte externa e as borrachas estão perfeitas, alguém pode me informar o possível problema! Obrigada. Alessandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está faltando gás, olhe que a placa do fundo da geladeira não deve estar completa de gelo, e sem gás suficiente não aquece perto das borrachas evitando sudação, ou seja, gotinhas de água

      Excluir
  67. Olá... Tenho uma geladeira Electrolux air flow system dc46 ela não desliga nunca é cria gotículas na parte externa, borracha está boa e vedando bem, alguém sabe me informar qual seja o possível problema?! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está faltando gás, olhe que a placa do fundo da geladeira não deve estar completa de gelo, e sem gás suficiente não aquece perto das borrachas evitando sudação, ou seja, gotinhas de água

      Excluir
  68. Boa dia, comprei uma geladeira há 4 dias de um amigo com 10 meses de uso. É uma geladeira Esmaltec Rcd 34, Só que estou achando que ela está resfriando muito fraco na parte de baixo, na parte de cima está gelando bem, esta no termostato no frio máximo, e só refresca. E na placa fria da parte inferior está formando uma camada de gelo por completo, ate uma gotículas de gelo. O que será? Pode ser falta de Gás?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conserto essa marca Edson, mas se tem gelo na parte do fundo do refrigerador, completando todo um quadrado, não pode ser falta de gás, agora se gela apenas uma parte sem ser uniforme, pode sim ser falta de gás ok

      Excluir
  69. Ola, minha geladeira estava congelando na parte de baixo, ai limpei ela e o problema parou agr ela ta demorando pra gelar o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gelar é retirar calor dos alimentos, isso pode levara até 48 horas após religada a geladeira ok

      Excluir
  70. Oooi socorro Celso minha geladeira é da Electrolux dc45 e só gela na parte de cima e nada em baixo o que pode ser whats 65 981032750

    ResponderExcluir
  71. Olá, tenho uma eletrolux DC40 de 8 anos. Ela nao estava desligando mais. O refrigerador estava gelando muito e formando uma placa de gelo na parede do fundo, o freezer estava normal. Chamei um tecnico ele disse que era termostato, trocou mas continua do mesmo jeito, formando uns 4cm de gelo no fundo do refrigerador e nao desliga. Ele disse que tá normal, mas nao está. A noite nao sei se ela desliga, mas durante o dia só vi ela desligar uma vez quando estava fazendo frio e ela ficou 5 horas desligada. Agora que esquentou nao a vejo mais desligar. (obs ele disse que as borrachas estao boas). Tem alguma ideia do possa ser??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, essa é uma resposta padrão, estarei respondendo apenas a partir de setembro, pois são centenas de perguntas diárias aqui e no YouTube, além disso, respondo no Mercado Livre uma média de 80 perguntas por dia, por isso não estou dando conta, preciso descansar um tempo, obrigado pelo contato.

      Excluir
  72. ola , celso...tenho uma dc 47, criando placas de gelo na parede interna, nos fundos dela....compra outra geladeira , como disse o tecnico q veio aqui ? nao ha conserto ??? grato !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, essa é uma resposta padrão, estarei respondendo apenas a partir de setembro, pois são centenas de perguntas diárias aqui e no YouTube, além disso, respondo no Mercado Livre uma média de 80 perguntas por dia, por isso não estou dando conta, preciso descansar um tempo, obrigado pelo contato.

      Excluir
  73. Ola,Celso tenho uma Eletrolux DC 47, o motor entrou em curto e foi trocado junto com interruptor de luz. O técnico colocou gás de mais e estava congelando a placa de dentro e na parte de trais.Retirei o excesso, e aparentemente voltou ao normal, não criou mais as placas de gelo. Agora ela tanto na regulagem minima como no maxima, ela demora + ou - o mesmo tempo. Ex: Se ela ficou ligada uns 40 minutos, fica desligada 30 minutos. E quando desliga e eu abro a porta, as lampadas interna estão apagadas, e quando esta funcionado ficam ligadas normalmente. Agradeço dede já a atenção.

    ResponderExcluir
  74. ola Cesar.tenho uma geladeira eletrolux modelo dc35a ja a dois anos.compra feita pela internet e quando feita a entrega,ela ja veio com problemas,gelava a parte do freezer,mas muito pouco embaixo.retornou da assistencia tecnica ok.final do prazo de garantia de dois anos,ela voltou a apresentar o mesmo problema.frezzer funciona normal,mas na parte de geladeira apenas fica fresco e forma uma camada de gelo bem grossa e escorre agua na parte lateral da geladeira.tenho que descongelar entre e 1 e 2 semananas.no aguardo de sua ajuda.atenciosamente.luciana

    ResponderExcluir
  75. Olá, tenho uma Brastemp duplex, fiz uma mudança e depois qdo tornei a ligar, ficou congelando o cano do gás atras da geladeira. Sabe o que pode ser?

    ResponderExcluir
  76. Tenho uma geladeira eletrolux dw42 frost free de 1 mês de uso. E msm estando configurada para temperatura mínima está funcionando direto, sem parar...ou então funciona 1h e descansa uns 15 min apenas,será que é um defeito msm?

    ResponderExcluir
  77. Tenho uma geladeira eletrolux dw42 frost free de 1 mês de uso. E msm estando configurada para temperatura mínima está funcionando direto, sem parar...ou então funciona 1h e descansa uns 15 min apenas,será que é um defeito msm?

    ResponderExcluir
  78. Olá, tenho uma Electrolux DC35A quando liguei a primeira vez criou um gelo nela completa, apos um tempo, ficou cheia de gotículas, suada. Ela está com defeito ou faz parte do funcionamento dela mesmo?

    ResponderExcluir
  79. Boa noite tenho uma Eletrolux DC 34 ela está gelando bem tanto encima como embaixo na parte de baixo chega a congelar ela está formando gelo na parte de baixo o q pode ser

    ResponderExcluir
  80. Olá . Tenho uma Electrolux DC 37 de uns meses pra cá ela parou de gelar em baixo, e a parte de cima está fazendo gelo em excesso. Vi vqruoe videos de dicas do que pode ser, mas não achei nenhum desse modelo dc37 específico. Segui a dica de deixar descongelar tudo ,e outra de abrir para ver se os tubos estão com muito excesso de gelo, mas não sei como abrir para acessar esses tubos . Será que poderia está me ajudando?

    ResponderExcluir
  81. Olá . Tenho uma Electrolux DC 37 de uns meses pra cá ela parou de gelar em baixo, e a parte de cima está fazendo gelo em excesso. Vi vqruoe videos de dicas do que pode ser, mas não achei nenhum desse modelo dc37 específico. Segui a dica de deixar descongelar tudo ,e outra de abrir para ver se os tubos estão com muito excesso de gelo, mas não sei como abrir para acessar esses tubos . Será que poderia está me ajudando?

    ResponderExcluir
  82. Boa noite celso tenho uma eletrolux dc40 o faz um barulho muito alto é normal

    ResponderExcluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.