segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Ventilador Frost Free com defeito - Refrigerador Brastemp não gela e faz muito barulho




   Ventiladores são Essenciais em refrigeradores frost free, sem os ventiladores não há possibilidade de circulação de ar, e sem circulação de ar não tem como refrigerar, visto que a parte do refrigerador não tem componentes que possam fornecer refrigeração para o produto, nos modelos frost free, o ar do freezer é forçado a circular por todo produto e quem faz essa função é o motor ventilador.
   Nesse caso do vídeo, o produto ainda funciona, porém com um grande barulho que incomoda e com a função de ventilação bem deficiente, visto que sua hélice de quatro palhetas tem apenas duas inteiras.
   Esse problema tem que ser corrigido o mais rápido possível, para que o produto volte a funcionar e deixe de fazer tanto ruído.

Quer ser um profissional na área de conserto de eletrodomésticos? 
Faça um curso profissionalizante e ganha até 10 salários por mês, escolha um dos cursos abaixo:

Curso completo de conserto de LAVADORAS - CLIQUE AQUI

Curso completo o segredo dos REFRIGERADORES -  CLIQUE AQUI

Curso completo manutenção de AR SPLIT - CLIQUE AQUI

14 comentários:

  1. Olá Celso,
    Tenho uma geladeira Electrolux RFE 38 e desde domingo ela parou de gelar! Verifiquei que a saida de ar inferior está cheia de gelo, e apos abrir a tampa seguindo um tutorial na internet, notei que a resistencia esta coberta por uma grossa camada de gelo tb! O que sera que pode ser? O congelador nao congela nem agua e embaixo tb esta bem fraco, mas o ventilador continua fazendl barulho e soltando vento p dentro do congelador! Desde já agradeço sua atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se está cheia de gelo, teste a resistência com multímetro ou ligando a resitencia direto na tomada com um cabo de força, nem precisa tirar a resistencia da tomada, ligando por uns 15 minutos ela tem que aquecer, se não, vai estar queimada e tem que ser trocada.

      Excluir
    2. Celso, muito obrigado por sua resposta! O tecnico veio aqui em casa e disse que o problema poderia ser no sensor, e levou para arrumar! Celso, pode realmente ser só o sensor? Lembro que na ultima vez q liguei ficava piscando um led no painel de temperatura, geralmente ficam 3, ela ficava com um so entre o min e o max! Desde ja agradeco sua atenção! Abcs! Ane

      Excluir
    3. A primeira coisa errada é levar para arrumar, trabalho com eletrodomésticos a 20 anos, todos os dias, e jamais recolho nada, se não dá pra arrumar na casa do cliente, não dá pra arrumar em lugar nenhum, eu não gosto de quem recolhe, ou não sabe, ou quer enganar o cliente, quem sabe arruma na casa do cliente.

      Excluir
  2. me ajuda
    minha geladeira é 127 e moro na regiao 220v
    segundo o tec da autorizada a fabrica nao tem a peça para pedir . motor ventilador brm50nbana31 como acho?

    att

    063 9222 1566

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso ver para você sexta feira, aqui onde moro é 220 volts, mas consigo sim um 127 pra você, mande um email na sexta, para celsojair@gmail.com

      Excluir
  3. bom dia tenho uma geladeira consul bem estar e o ventilador interno liga e desliga direto o que seria? fico grato pela atençao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teste ele, ligando ele direto em uma tomada, se ele ligar e se manter ligado direto, aconselho trocar a placa da geladeira, os sensores e térmico, eu vendo esse kit, e dou suporte técnico pelo whatsapp para meus clientes de peças, mas como disse, teste o ventilador para ter certeza que o defeito não é nele, caso queira comprar o kit, segue o link
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-751707778-placa-gelad-brastemp-brm35bbrm41b-127v-2-sensores-fusiv-_JM

      Excluir
  4. Olá Celso, tenho uma frostfree RFE39 da Electrolux, e essa semana ela parou de gelar água, cerveja, refrigerantes que ficam na parte de baixo. No congelador ela funciona, pelo menos testei colocando forma de gelo e ela fez o gelo normalmente. Mais na parte de baixo não gela. O que pode está acontecedo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter gelo em excesso no compartimento do freezer, e se tiver o gelo impede circulação de ar, por hora, poderia desligar da tomada e deixar com as duas portas abertas por pelo menos umas 24 horas para se tiver gelo derreter todo, duas portas que digo é a porta da geladeira e a porta do congelador

      Excluir
  5. Celso minha geladeira é 220v brastemp inverse. Queimou o ventilador e testei a entrada de tensão nele e tá chegando 95v. Qual o problema sera? Vou colocar outro ventilador mas 95v vai trabalhar fraco ne.

    ResponderExcluir
  6. Celso minha geladeira é 220v brastemp inverse. Queimou o ventilador e testei a entrada de tensão nele e tá chegando 95v. Qual o problema sera? Vou colocar outro ventilador mas 95v vai trabalhar fraco ne.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. é facil trocar só a hélice?

    ResponderExcluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.