terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Lavadora de roupas Brastemp antiga - Defeitos e Soluções




Lavadora de Roupas Brastemp Antiga, ou convencional, como nós técnicos chamamos.
   Vou colocar aqui, os principais defeitos que elas apresentam, e também possível causa, e as soluções para as possíveis causas. Lembrando que somente a visita pessoal de um profissional técnico qualificado para poder diagnosticar e corrigir sem falhas qualquer tipo de problema.    As informações que vou passar, são baseadas em meus 17 anos de experiência em campo com esses produtos, podendo sim ajudar á você mesmo identificar e resolver o problema.


Lavadora Brastemp antiga - não entra água:
   Pra que a lavadora funcione, a primeira função é sempre a admissão de água, caso isso não ocorra, verifique se existe água disponível na tubulação, ou se a torneira na qual ela está ligada, está aberta, muitas vezes é apenas uma falta de atenção, verificadas essas possibilidades, teste a válvula de entrada de água, é a peça onde é ligada a mangueira de entrada, e nela apenas dois fios, pra fazer um teste simples, basta ligar um cabo de força e colocar na tomada, caso ela não libere a entrada de água, troque a peça e pronto.a válvula da foto é para a voltagem 110, e a bobina é amarela, caso seja pra 220 volts, a bobina sempre será preta ok. Lavadora Brastemp antiga - vazando água

   Vazamento de água, é uma constante nas lavadoras convencionais, pois as mangueiras ressecam, e podem trincar, ou abrir em algum ponto, visto que trabalham em constante movimento, a substituição para mangueira de saída é simples, elas vão conectadas a bomba de água na parte inferior, de fácil acesso. Lembrete: Para qualquer manutenção, sempre desligue o produto da tomada.

Lavadora Brastemp antiga - Não lava, Não Centrifuga
   O magneto, peça da figura ao lado, talvez seja o maior causador de defeitos das lavadoras convencionais, porque dele dependem lavagem, e a centrifugação, ele está diretamente ligado á drenagem da água, pra testar é o mesmo procedimento da válvula, basta ligar um cabo de força  diretamente em cada bobina, a da direita acionada, é responsável pela lavagem, e a da esquerda, pela centrifugação, no magneto, ficam inseridos dois núcleos dentro de cada uma das bobinas, portanto, se uma das bobinas queima, ela para uma função, se um dos núcleos quebra, para a função, se um dos pinos que prendem o núcleo quebra, também para a função. outra coisa que sempre se tem que observar quando uma das funções lavagem ou centrifugação falha é: verificar os fios ligados ao magneto, durante todo processo de lavagem e centrifugação, o magneto fica em movimento, e ligados á ele vão quatro fios, que constantemente se quebram pela constante movimentação, sempre confira a fiação.
   Esta é a bomba d'água, nos modelos de lavadoras mais recentes, as bombas de drenagem são elétricas, e chamam-se eletrobombas, pois funcionam com energia elétrica, para lavadoras antigas Brastemp, é usada essa da figura ao lado, que são movimentadas pela correia, esse modelo da foto, é pra lavadora que tem escova, (filtro). As que não tem escova de filtro, são de formato diferente, não possuem aquela saída inferior, tendo um corpo menor que esse que vemos.  O maior defeito que elas apresentam é travar a polia,  não permitindo que a água circule no filtro, e nem que a água saia  ao final da lavagem e ao final do enxágue. Muitas vezes a reclamação do consumidor é que a máquina está com cheiro de queimado e saiu fumaça, isso ocorre porque a polia da bomba trava, e não permite que a correia continue girando, a correia trava mas o motor como é muito potente não para, e como a correia está travada, ele cria um atrito da fricção da polia do motor com a correia, chegando e queimar a correia e em muitos casos partir a mesma.









Lavadora Brastemp antiga - Não solta água  Correia, é outro item que muito se troca nos modelos antigos, pois ela movimenta diretamente a caixa de engrenagem, responsável pela agitação, a canga, responsável pela centrifugação e a bomba, responsável pela circulação e drenagem, sofre desgaste grande, porque os conjuntos são pesados e além disso, pode sofrer danos causados por vazamentos, porque se molhada, ela começa deslizar na polia do motor, causando também a queima e possível rompimento. nos modelos mais novos, é quase impossível a troca de correia, visto que existem conjuntos de engrenagens que reduzem o peso atribuído á esse item. no mercado de peças existem disponíveis correias de diferentes preços, devido a existência de  peças paralelas, o conselho é que sempre substitua a peça por uma original com código 22242, fabricada pela goodyear.

   Outros componentes, como motor, timer, pressostato, tanque, cesto, agitador, blocos, agitador, chapéu do agitador, também apresentam defeito, mas os relacionados á cima, são responsáveis pela grande maioria dos chamados para manutenção, e mesmo com as lavadoras modernas invadindo o mercado, ainda existem muitas dessas lavadoras cumprindo seu papel, muitas delas com mais de 40 anos de uso. É com certeza uma lavadora pra se tirar o chapéu.

Quer um presente? Leia o texto abaixo

O que separa você, dos seus sonhos, são suas atitudes, ou a falta delas, então vou deixar uma dica preciosa pra você: O ramo de manutenção em eletrodomésticos é muito lucrativo se levado a sério, então porque não se profissionalizar, imagina que você quer ser profissional em qualquer outra área, vai estudar no mínimo 02 anos, gastar muito dinheiro e tempo, até se formar, depois vai ter que arranjar um emprego, então ...

Fazendo um curso na área de manutenção de lavadoras e geladeiras, nos dois ou três primeiros serviços você já paga o que investiu, vai se aperfeiçoando e digo sem mentira que pode ganhar até 10 salários por mês, isso só depende de você, digo isso porque sou profissional, então falo com conhecimento de causa, vá além, invista um pouco em você, mude de vida, de uma vida melhor a si mesmo, a sua família, a seus filhos. E isso já nos primeiros dias, fazendo um curso de qualidade.

Vou deixar aqui abaixo, lista de bons cursos de manutenção e lavadoras e geladeiras, e me ouça, em muito pouco tempo você vai agradecer por ter lido esse texto, mas não agradeça a mim, agradeça a você mesmo que teve atitude de mudar sua vida.

 

Curso: O melhor das lavadoras

https://go.hotmart.com/S51323767G?dp=1

 

Curso de manutenção de geladeiras

https://go.hotmart.com/T51324515D

 

Curso de Conserto de Placas Eletrônicas, Lavadoras, Lava e Seca e muito mais:

https://go.hotmart.com/I51361595V?dp=1

 

Curso Completo em ar condicionado:

https://go.hotmart.com/N51362043Q





266 comentários:

  1. Olá! Celso vc sabe me dizer pq a água da máquina está muito fraca? A máquina faz barulho até por conta da água que é bem fina. Será problema na máquina, ou na torneira? É uma consul 6KG.

    ResponderExcluir
  2. Viviane, Pode sim estar relacionado a pressao da entrada de água, mas muitas vezes é sujeira no filtro da mangueira de entrada.
    Retire a mangueira de entrada de agua, e veja que nela tem uma telinha parecendo uma peneirinha, limpe bem. A peça onde a mangueira vai rosqueada na maquina,chama-se valvula e tem outro filtro, limpe também, depois recoloque a mangueira e teste. se ficar bom me fale, se não me fale também que veremos outras possibilidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já tentei fazer isso. O grande problema é que a torneira está muito dura, parece que foi colada de tão dificil( ou falta força mesmo rsrsrs), mas vou tentar de novo e te dou o retorno tá bom? Obrigada pela atenção.

      Excluir
    2. Ahh , outra coisa... A torneira eh dividida pro tanque de roupas e pra máquina sabe? Na parte que tem a torneira normal a água é bem forte, já na máquina, esse problema! Só uma informação,vai saber se pode ajudar tbm.

      Excluir
    3. Ola, a bomba d'água esta travada o eixo da pulia á manutenção ou tenho que troca-la, a maquina é ma Brastemp luxo, aguardo a resposta !

      Excluir
    4. Tem sim que trocar a bomba dágua, se a correia estiver muito desgastada troque também, a bomba custa menos que 50,00 e a correia menos que 15,00 ok, abraço

      Excluir
  3. Tenta com um alicate Viviane, mas caso nao tenha um, envolva sua mao com um pano seco, que isso aumenta o apoio e quem sabe vc consiga...

    ResponderExcluir
  4. Que bom que a pressao é boa, isso significa que tem grande chamce de ser mesmo sujeira, se nao for sujeira é só trocar a valvula, nada complicado demais nao... aguardo pra ver como vai ficar essa briga, por hora tá 1 x 0 pra mangueira... abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu por aqui novamente :) Celso ñ teve jeito a torneira ta presa mesmo, nem vira =/ só que nisso descobri q ela ta pingando e na hora q lava escorre até pela mangueira da máquina. Vou ter q tentar mudar a torneira mesmo... Chamar um encanador e rezar pra que seja só esse o problema. Volto por aqui pra falar se isso resolveu . Obrigada pela atenção.

      Excluir
    2. tá bem Viviane, mas vamos supor que seja a válvula da lavadora, que esteja com problemas e esteja entrando pouca água, não é pra se desesperar não \0/, se tiver que trocar a peça, eu ajudo você com instruções pra trocar ok. mas por hora veja esse problema com a torneira, e quando for trocar a torneira , não se esqueça de ver a questão dos filtros, um que vai na mangueira e outro que fica na valvula, onde a mangueira é conectada á maquina, limpe os dois filtros, abraço e disponha.

      Excluir
  5. Problema resolvido:) Água entrando normalmente e era sujeira mesmo, bingooo! Foi bom o encanador pq ele trocou a torneira que tava quebrada :) Obrigada Celso! Agora uma outra dúvida, quando fui lavar ela fez um barulho na hora de centrifugar como se tivesse batendo sabe? Tipo onde poe roupa batendo na lateral da maquina . Só essa vez mesmo. Depois coloquei mais roupas e nada de barulho. Será que coloquei muita roupa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser roupa ma distribuida, observe nas proximas lavagens, se persistir a trepidação vc me fala.
      Que bom que resolveu :). Abraço e felicidades sempre!

      Excluir
  6. Parabéns pela iniciativa Celso, estou pesquisando tudo sobre maquinas de lavar pois quero aprender a conserta-las e ser um profissional como você, ganhei uma brastemp luxo antiga e vou desmonta-la e monta-la para ver se aprendo mais, tenho conhecimento em energia elétrica o que me ajuda bastante, mas como maquinas de lavar não é minha arêa ainda fico meio receoso de pegar serviços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danilo, essas lavadoras estão sumindo do mercado, se quer entrar no ramo, procure lavadoras mais novas, essa brastemp antiga saiu de linha em 1989, mesmo ainda estando no mercado, a tendência é sumir de vez.

      Excluir
  7. PARABENS PELA INICIATIVA, MUITO UTIL..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, tento aqui dividir um pouco de conhecimento, sei que não consigo ajudar a todos, mas graças a Deus, alguns problemas tenho resolvido aqui, através de perguntas feitas em comentários, sempre que precisar, visite, e se tiver alguma dúvida pergunte, grande abraço

      Excluir
  8. oi celso td bem tenho uma brastemp da antiga ela nao qr funcionar giro o time e ela so faz tooooooooo toooooooo q sera q faz este barulho c puder me ajudar agredeco desde ja .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso não vou conseguir te ajudar, não sei qual brastemp antiga? não tem nada escrito nela? porque alguns consideram antiga com 15 anos, outros com 50 anos, fica bem dificil, pra mim. E quando você bota em qual função? para encher? para jogar água fora? para centrifugar? sua pergunta foi muito vaga, desculpa não poder ajudar, aqui tento ser o mais exato possível, mas preciso de informações mais detalhadas, sobre modelo e sobre o defeito ok.

      Excluir
  9. Celso,a minha lavadora é da Brastemp luxo linea verona ela faz tudo mais não enxágua... Faz até o barulho de enxágue mais a água não sai... Quando eu coloco ela na opção centrifugar ela centrifuga e sai só um pouquinho de água... Uma vez eu fui limpar ela tirando o cesto ela tava suja de barro por dentro... Ai eu fico na dúvida!!! Pode me ajudar?? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alisson,
      As peças que fazem a lavagem também fazem o enxágue, a unica diferença é que no enxágue não tem sabão, mas o processo de lavagem é idêntico ao de enxágue. Quando você diz a água não sai, quer dizer que a água não sai pra dentro da lavadora, ou seja não enche, ou não sai pra fora, para ele drenar? e quando coloca pra centrifugar e sai só um pouquinho de água? quer dizer que ela não joga fora água toda, é isso? Desculpa mas preciso de informação exatas para poder ter uma referencia do defeito, entende.
      Caso ela não esteja drenando toda a água, tem que trocar a bomba de drenagem, se a bomba estiver ruim, ela prende a correia, deixando a lavadora lenta, e atrapalha na lavagem, na drenagem e na centrifugação.
      Mas se quando você diz a água não sai, quer dizer que a água não cai dentro da lavadora, pode ser que tenha sujeira no filtro da mangueira de entrada, ou no filtro da valvula, retire a mangueira de entrada e veja que ela tem filtro, telinha, se ele estiver sujo impede o fluxo da água, mas se estiver limpo e entrar muito pouca água, mesmo a pressão da água sendo forte, ai tem que trocar a válvula.
      Caso não seja nada disso, e eu não tenha entendido direito, faça uma nova pergunta que terei prazer em responder, abraço

      Excluir
  10. Ela não esta jogando a água fora!!! Quando eu coloco ne enxaguar ela não joga a água fora mais quando coloco ne centrifugação ela joga um pouquinho de água fora!!! Ela esta girando normal... Não esta lenta nem travando... O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser a bomba Alisson, a bomba que jaga a água fora, deve estar com problema interno, mas faça o seguinte, pegue a mangueira de saida, e assopre com força, veja se o ar passa sem dificuldade, se perceber que o ar passa encontrando algum obstaculo, pode ser algum obejeto como peça de pano pequena impedindo a passagem de água, ai voce retira a mangueira de saida que é conectada na bomba e veja se tem sujeira ok

      Excluir
  11. Ok, mais igual parece que esta entupido porque quando coloco ne enxaguar ela faz o barulho do enxague perfeitamente... Mais a água não sai!!! Vou fazer isto e ver se dar certo!!!

    ResponderExcluir
  12. Não deu certo!!! Continuou a mesma coisa!!! Assoprei bem forte!!! E passou o ar normal no entanto que o ar tava saindo no lugar que sai água que cai dentro da lavadora (onde tem a escovinha) O que pode ser então??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ar teria que sair dentro do tanque da lavadora, e não somente onde está a escova do filtro, parece que tem algo dentro da bomba, voce vai ter que tirar a bomba de água pra ver como ela está, a bomba é fixada na caixa de engrenagem por dois parafusos 13'', solte a bomba e as quatro mangueiras que são conectadas a ele, olhe todas as mangueiras, para ver se não tem nada dentro, e depois olhe dentro da bomba, dá pra ver dentro da bomba, pelas quatro saídas onde são conectadas cada uma das mangueiras ok

      Excluir
  13. Ok pode deixar vou fazer isto mais eu tenho medo de quando for tirar a bomba nao consegui coloca-la de novo por causa da correia mais vou tentar!!! Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. coloque a bomba, depois coloque a correia no motor, na canga, e na bomba e deixe por ultimo para colocar na caixa de engrenagem, na polia maior, coloque ela e vá girando a polia da caixa de engrenagem que ela entra com facilidade.

      Excluir
  14. Celso, boa noite.Preciso de sua ajuda.Minha maquina de lavar é uma Brastemp Luxo (bem antiga).Ela enche de agua e para. Não bate, não solta a agua e não centrifuga, apenas faz um barulho. O que poderia ser? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja os fios que vão no motor, se não for fio quebrado é o motor que está em curto, mas pode ser também buchas travadas, para saber se são buchas, gire o cesto com as mãos, se estiver travado, gire com força, e teste a lavadora, se estiver solto o cesto, e não tiver fios partidos, onde é ligado no motor, é o motor em curto, peça a um técnico pra ver, motor de lavadora antiga, pode ser usado recondicionado, eles mesmo recondicionados duram anos, os novos, são quase 400,00 e os recondicionados, bem menos da metade do valor, mas veja com um técnico para ter certeza ok.

      Excluir
    2. boAa noite.agradeço sua resposta.Meu esposo acabou levando a maquina para uma pessoa consertar no bairro em que ele trabalha. A pessoa trocou a correia e uma peça que controla o nivel da agua.Cobrou 130 reais, amanhã vou testá-la.Acho que nos precipitamos.Muita obrigada pela sua atenção um abraço.

      Excluir
    3. Que bom, tomara que esteja funcionando tudo direitinho, abraço

      Excluir
  15. Boa noite Celso.
    Sou o Nilson e moro em Sorocaba.
    Pergunto: Como trocar a mangueira de saída de água "entre a cuba e a bomba", da máquina Brastemp antiga, "aquela que tem a escova filtro de água ao lavar".

    Sem mais, agradeço.

    Nilson de Oliveira
    Cel: (15)97077369.
    E-mail:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilson Bom dia,
      Olha amigo, aquela mangueira tem o formato de um cachimbo, e ela passa por dentro do tanque e desce pra bomba, portanto pra trocar, tem que soltar o tanque, e quando se solta tanque se arranja problemas, tem que trocar monte de acessórios, não é conveniente e nem compensa fazer esse serviço.
      O que fazemos, para sanar esse problema, é deitar a lavadora, localizar o vazamento, e com um fita isolante, vamos dando voltas na mangueira, desde a bomba até o pé da mangueira na base, mas a fira não pode dobrar, tem que ficar perfeita, para que vede, e não pode ficar muito esticada a fita , senão ela retrai, e aperta muito a mangueira, tem que impor meia força, para que ela fica bem posta, mas não aperte demasiadamente a mangueira, apenas para vedar, pode passar duas tres camadas, um rolo de uns dez metros de fita, se necessário, o que não compensa é trocar ela tirando o tanque ok, abraço

      Excluir
    2. Obrigado Celso.
      Gostei da sua resposta.
      Passei bastante silicone e mais uma fita auto adesiva, daquela que promete resistir até água sobre o silicone.
      No outro dia liguei a máquina e tudo funcionou muito bem, sem vazamentos.

      Mas ainda estou intrigado pelo motivo da mesma "não compensar sua troca". O custo benefício não vale a pena?

      Abração Celso.

      Nilson de Oliveira

      Excluir
    3. Nilson, boa noite
      Não era para ter passado silicone não, instrui apenas a fita, mas já que não está vazando tudo bem.
      Eis o motivo de não compensar, você deve ter gasto no máximo 20,00 de material e está corrigido o vazamento não é isso?
      Então vamos comparar: um tanque novo e original, mais de 200,00 07 gaxetas de apoio, mas cola 3M, mais 4 vedador de parafuso do tanque, mais duas guranições da almofada e do funil, mais almofada nova, mais vedador do tanque, mais a mangueira tanque a bomba, que é a que tem vazamento, vamos colocar 280,00 de peças, eu não faria esse serviço todo por menos que 120,00, então teríamos uma despeza de 400,00, você gastou 20,00.
      Eu quem te pergunto, vale a pena gastar 400,00 numa lavadora que se você fosse vender o valor de mercado seria no máximo 200,00 estando muito boa?
      Acho que é isso.
      Quando um produto é muito antigo, não quer dizer que ele não valha um conserto caro, quer dizer que todo seu conjunto, todas as suas peças tem mais de 25/30 anos, e de repente você gasta 400,00 e amanha pode dar outro problema, não porque não preste sua lavadora, mas pelo simples fato de as peças sofrerem um desgaste inevitável com essa idade, e o risco de novos e graves problemas deve ser considerado. Abraço

      Excluir
  16. celso bom dia. gostaria de duas informaçoes sua se possivel.. ganhei da minha mae uma lavadora brastemp luxo axo q ano 1988. a mesma funciona perfeitamente, mas dois detalhes me intrigam.
    1- a lavadora faz todas as funçoes perfeitamente, mas na hr de centrifugar o cesto nao gira rapidamente como tem q girar..ela solta toda agua normalmente mas qdo o cesto tem q girar nao gira.. saliento q somente nessa funçao q ele nao gira como tem q girar..

    outra coisa é q desmontei o painel dela pra dar uma limpeza por estar muito tempo guardada e axei la dentro duas molas soltas uma grd e uma peq cm um pininho preto na ponta, um bracinho de ferro com um parafuso na ponta e uma tampinha preta.. vc saberia me dizer pra q serve essas pecinhas.? seria do botao de regulagem do nivel da agua tendo em vista q o mesmo nao esta funcionando...esta girando em falso.. se vc tiver um email posso t enviar as fotos das peças q te falei..agradecido...antunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo,
      Respondendo a primeira pergunta, veja se a correia não está folgada, se estiver tem que folgar um parafuso do motor, veja que o motor fica fixado a base por dois suportes, e sobre o suporte perto do tanque um parafuso, não precisa retirar o parafuso, apenas folgue ele, e puxe o motor de forma que a correia estique, depois aperte novamente e teste a velocidade da centrifugação.

      Quanto a peça, mande a foto no email celsojair@gmail.com , aguardo, abraço

      Excluir
  17. Meu amigo! Você é ótimo. Obrigado Deus pela vida do Celso. Que Deus abençoe seus caminhos e também de sua família, em nome de Jesus Cristo. Amém. Pr William.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Pr.
      Não sei se pude ajudar o Sr em alguma coisa, mas receber benção é muito melhor que qualquer outra coisa, que Deus seja sempre pelo senhor e pela sua casa.

      Excluir
  18. tenho uma maquina brastemp antiga ela não esta jogando a agua para fora, ela bate sem parar
    so para se desligar.Sera o magneto?
    troquei o rebite que estava quebrado, mas a maquina não faz todas as funcões(tem que apertar o rebite?)
    se o nucleo do magneto estiver um pouco torta influencia no processo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podem ser várias coisas, mas fio quebrado e nucleo e pino podem ser também, tem que colocar o pino e apertar a ponta dele, para que ele não volte e caia, veja que a ponta dele é oca, justamente para você apertar com alicate e ele deformar, de forma a não voltar mais pelo furo no nucleo.
      Pode testar o magneto também, ligue com cabo um cabo de força, direto á tomada, uma bobina de cada vez, para ter certeza se está funcionando, ligue á tomada e coloque uma chave phillips no local onde vai o nucleo, ele tem que puxar, caso não puxe está queimado, confira a fiação inferior toda, ela se quebra, puxe com meia força para ver se a fiaçã está ok, puxe fio a fio. veja que no magneto tem um fio que vai para as duas bobinas, veja se onde eles são unidos um não está solto, puxe um pouco para ter certeza, as vezes fica preso apenas pela capa do fio, sem manter contato com o terminal... enfim o problema vai estar entre o magneto e seus acessórios e a fiação.

      Excluir
  19. Amigo,meu nome é Renato Luiz fui trocar a correia de uma brastemp antiga +ou- 20 anos e rachou a manga tipo cachimbo que vai na bomba dagua, li seu comentário mais acima, realmente é difícil troca-la, vc falou enrolar fita isolante, seria essa comum de plastico ou aquela fita autofusao pois ela é de borracha. um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renato,
      Isso mesmo, a fita comum, siga as dicas anteriores, não passe silicone, apenas a fita, dando voltas em torno da mangueira, não passe ela apertada demais, senão ela retrai e aperta a mangueira demais, nem folgada a ponto de não vedar, comece em um lado da mangueira e vá dando voltas e voltas até chegar a outra ponta, depois volte, dando voltas e voltas sem deixar brechas, faça umas tres camadas. não é fácil de e fazer, mas trocar a mangueira implica não somente em trocar ela, tem que tirar o tanque, ai tem que trocar um monte de acessórios, além disso o tanque e a coluna enferrujam, e se for mover para fazer isso, pode-se abrir vários pontos de vazamento, pelo ferrugem, é realmente muito inconveniente esse tipo de serviço, recuperar a mangueira é o modo mais fácil de resolver esse problema.

      Excluir
  20. professor maquina brastemp antiga.
    observei que o nucleo da maq. esta com jogo(quebrando)não sei como troca,tem como me ensinar?
    ela não esta soltando a agua ,tem alguma coisa a ver?
    (nucleo do magneto
    Paulo (desde ja muito agradecido)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, boa noite
      Quando o nucleo esta folgado dentro do magneto, a folga é na cavidade do magneto, trocar o nucleo pode não resolver. Para trocar é melhor tirar o magneto, veja que no centro do magneto tem um parafuso 8mm, tem que tirar com uma chave L8, esse parafuso é bem apertado. solte fora o magneto que os nucleos ficam presos nas alavancas de agitação e lavage, tem que cortar os pinos dos nucleos, são como preguos de aluminio que passam por dentro das elevas, que são as alavancas de agitação e centrifugação.
      e esse problema tem sim relação com não soltar a água, tem que trocar e observar, abraço

      Excluir
  21. celso olha eu aqui novamente..estiquei a correa da maq e mesmo assim o cesto na gira na centrifugação. ela lava normalmente, tira toda a agua mas nao gira o cesto na centrifaçao.. qdo eu trouxe a maq pra casa liguei ela e tava funcionando. funcionou apenas duas vezes e agora nao funciona mais..abaixo do cesto tem uma polia e acima dessa polia tem tipo como se fosse uma otrara polia cinza...girei o cesto cm a mao e essa polia cinza q fica acima da outra girou..mas qdo ligo pra centrifugar essa polia cinza nao gira..vou te mandar foto dessa polia no teu email pra vc saber do q to falando..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. So pode ser a polia da canga, mas faça o seguinte, coloque a lavadora para centrifugar, e com uma chave de fenda, suba o nucleo que vai dentro do magneto, suba para que ele encaixe no magneto, ele vai puxar a alavanca de centrifugação, olhando de frente, é a do lado esquerdo, se você subir ela em funcionamento e ela centrifugar, pode ser magneto queimado,ou algum fio quebrado, confira a fiação, faça isso que te instrui e me diga ok.

      Excluir
  22. Boa noite Celso a minha Brastemp antiga enche ate derramar, mesmo que eu bote no nível mínimo, preciso de sua dica sobre o que deve ser.
    Abraço; Att: Marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abra a tampa, vai ver do lado direito traseiro, uma mangueirinha ligada ao tanque ela vai ligada ao tanque e ao pressostato, que é a peça que controla o nivel de água, retire a mangueira com cuidado, e veja se não tem sujeira, essa mangueira vai ligada em uma peça, que pode ser plastica ou de borracha, chama-se almofada de ar, tem que ver se ela não está rachada, se a mangueira ou a almofada tiverem vazamento, ou entupimento, o ar nao fica pressionado dentro da mangueira quando o tanque encher de água, e sem a pressão suficiente, não vai acionar o pressostato, localize o pressostato na outra ponta da mangueira, quando localizar, deixa a mengueira conectada a ele e assopre, se ele der um estalo, deve estar bom, se quiser testar, coloque a lavadora para encher e assopre ar na direção do pressostato, a lavadora tem que bater mesmo sem água, porque quando você assoprar, vai simular que tem agua no tanque, caso ela não bata, ai tem que trocar o pressostato, mas verifique a sujeira e se tem vazamentos também, abraço

      Excluir
    2. valeu pela dica, vou fazer o teste amanhã, e vou postar o resultado;

      Abraço!

      Excluir
  23. Celso
    Fui fazer limpeza no cesto de centrifugação. Quando virei a maquina percebi que vazou um pouco de óleo. Porque ser? Outra dúvida, consegui sacar o agitador mais não consegui tirar o cesto de centrifugação. É necessário alguma ferramenta específica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando se deita as lavadoras antigas elas vazam oleo pelo retentor da caixa, não é correto mas é normal, não pode deixar muito tempo deitada, senão vaza muito. para sacar o cesto precisa sacar o bloco do cesto, aquele que fica no topo, ele é posto com uma marreta, pois tem um desenho que encaixa no eixo, não vai sair com facilidade, pegue um chumaço de algodão, molhe com alccol e envolva na peça e coloque fogo, para que ela esquente, depois que queimar tudo, bata com força de baixo pra cima com martelo que ela se solta.
      Depois tem que tirar a porca do cesto, que é rosqueada, tem quatro cavidadedes na peça, coloque algo que encaixe ali e bata com uma marreta ou martelo grande, para que vá desrosqueando, até soltar, quando soltar essa porca, vá movimentando o cesto, forçando pra baixo para que ele se solte do bloco, quando perceber que ele se movimenta, puxe para cima que ele sai, ai pode limpar e remontar a lavadora novamente ok, abraço

      Excluir
  24. oi celso..eu fiz o q vc recomendou sobre subir so nucleo de centrigufaçao cm a chave de fenda e o cesto girou..bom..agora vou ver se é algum fio e se nao for vou comprar outro magneto...agradeço vc pela dica e se eu tiver q comprar outro magneto eu entro em contato cm vc caso eu encontre alguma dificuldade ou duvida pra trocar ok? por eqto fico agradecido e q deus abencoe vc cara e te de muita saude e sabedoria pq nunca é demais...

    ResponderExcluir
  25. Ok Rodrigo, veja a fiação, as vezes o magneto não energiza o por falta de corrente elétrica, veja os fios que alimentam ele, pricipalmente os do lado da centrifugação, puxe os fios para ver se não tem nenhum quebrado, tem um fio que alimenta os dois lados, e tem uma ponte no terminal, puxe para ver se está realmente conectado, as vezes fica somente a capinha do fio presa, mas a parte metálica não. abraço

    ResponderExcluir
  26. professor brastemp, tenho uma maquina brastemp antiga, só que está acontecendo o seguinte, ela bate a roupa e ao mesmo tempo joga um pouco de agua fora, parece que o magneto arma e desarma, da um estalo , ela centrifuga normal, porque está ocorrendo isso, coloquei um magneto novo e ainda está acontecendo o mesmo problema, bate a roupa e joga um pouco de agua fora ao mesmo tempo, que devo fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. veja os fios que estã no magneto, eles as vezes se quebram, puxe com um pouco de força desde o conector que vai na base até o magneto, e veja que um dos fios do magneto é uma ponte, ou seja um fio abre em dois para alimentar as duas bobinas, muitas vejes onde tem dois fios juntos no mesmo terminal ele perde contato, ficando preso apenas pela capinha do fio, puxe para ver se não está solto ali.
      Veja também se os pinos quem prendem os nucleos na alavanca não estão quebrados, os nuclos são aqueles dois que vão inseridos dentro do magneto, o defeito vai estar entre fios, e conjuntos pino e nucleo, já que você já substituiu o magneto. abraço

      Excluir
  27. vc é de onde, se for do rj, tem como vim ver a minha, moro aqui em cp grande e nao to achando ninguem q conserte ela? é uma brastemp ela nao ta centrifugando e ta parando na hora de trocar a agua, e sae um cheiro de queimado e um barulho estranho, gosto muito dela e nao sei mas o q faço! plisss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoa, você não me disse o modelo da sua Brastemp, sem modelo fica um pouco mais complicado, mas pelo que você disse, é simples o defeito, a eletrobomba está esquentando muito, por isso para de jogar água fora e fica com cheiro de queimado, a eletrobomba é a peça onde vai conectada a mangueira de saida, é uma peça eletrica e tem dois fios nela, retire a peça e leve até uma loja, tenho certeza que você consegue trocar, não é difícil não, se me passar o modelo fica mais fácil te instruir, mas acho que já sabendo que é a eletrobomba basta retirar a peça, ver se realmente está queimada, nesse caso basta cheirar a peça para sentir o forte cheiro de queimado, caso tenha mais duvidas me passe o modelo que tento ajudar melhor, abraço.

      Excluir
    2. Ah, sou de Brasília, ficaria caro uma passagem para ir ver sua lavadora rsrsrs.

      Excluir
  28. tem um fio solto atras da minha máquina ai ela não esta mais centrifugando por causa desse fio solto. gostaria de ver uma foto da traseira dela pra saber onde coloco esse fio,ela é uma brastemp luxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E mais fácil voce me mandar uma foto da sua lavadora e do fio solto e das peças que estão proximas a ele. tire a foto e me mande no email se quiser celsojair@gmail.com

      Excluir
  29. Celso, boa tarde. peço o favor de me indicar um modelo e marca de uma lavadora que não fosse digital.Como bato a roupa no tanquinho, só´usaria a maquina para enxaguar e centrifugar. Gostaria de comprar nova na loja. Será que ainda acho alguma nestas condições.Ouvi falar que essas maquinas digitais dão muito problema e não podem adiantar o programa de lavagem.Poderia me ajudar? Desde já agradeço, um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosana,
      Toda maquina voce pode adiantar o programa, se voce quer só centrifugar, coloque em centrifugar apenas, o que não pode é colocar no final da centrifugação, pois ela tem que fazer o processo todo, não da para adiantar dentro do programa, mas os programas voce pode selecionar o que quizer.
      Mesmo que você veja uma lavadora apenas com botões no painel, internamente ela vai ter de 1 a 3 placas eletronicas, então não tem como fugir da tecnologia, infelizmente.
      Aconselho que compre uma Brastemp/Consul/Electrolux que não seja superior a 12 kilos, e que tenha agitador, ou seja tem umas lavadoras Electrolux e Consul, que tem um turbilhao igual a tanquinho, não compre são muito frágeis, mas com agitador alto pode comprar qualquer uma das tres marcas que estará fazendo uma boa compra, um conselho seria uma Brastemp 10 kilos, otima lavadora de manutenção bem em conta.

      Excluir
    2. CELSO, BOA NOITE.FICO MUITO AGRADECIDA PELA SUA RESPOSTA, VOCE É MUITO PRESTATIVO.QUE DEUS ABENÇOE VOCE E SUA FAMILIA. UM ABRAÇO.

      Excluir
  30. Olá Celso, tenho uma lavadora brastemp TOP 27A, modelo BWR27ABHNA e ela parou de funcionar. O técnico da assist falou que tem que trocar o motor que estaria em curto e por ser blindado não pode ser recondicionado. O orçamento ficou em 890,00 reais. Você acha que está correta a avaliação e o custo do reparo? Acha que vale a pena para uma máquina que está em uso há 14 anos? Já troquei vária outras peças nos ultimos anos. Só não troquei ainda a engrenagem. Meu e-mail é bgofman@uol.com.br. Obrigada, BG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, achei exorbitante, liguei na loja daqui, eles não tem em estoque e o preço da peça seria 603,00 .
      Vou ser sincero com você, não conserte, compre uma dez kilos nova, vai pagar e entre 900 e 1000 reais, e se pagar um pouquinho mais vai ter uma garantia estendida por mais um ano, ou então compre logo uma brastemp de 11 kilos, se encontrar a BWL11A, melhor ainda, deu uns problemas de suspensão quando nova, mas isso já foi corrigido, se não encontrar mais esse modelo, compre uma BWG11A, é praticamente lançamento, mas segue a mesma linha da BWL, acho que é confiável, um seguidor do blog, postou em um comentário aqui que comprou essa BWL11A por 980,00 no extra, acho que foi isso.
      Porque falo isso, se gastar 850,00 agora vai ficar com motor novo, mas o resto do produto ainda vai ter 14 anos, e vai estar sujeito a outras quebras, essa lavadora é americana, se você fosse meu cliente eu seria sincero diria, não conserte.

      Excluir
  31. Olá Celso, boa tarde. Tenho uma Brastemp antiga 4kg, pouco utilizada apesar da idade, já cansei de ser enganado por "técnicos". Como tenho conhecimento de mecânica e elétrica vou tentar arrumar mas gostaria de dica sobre o problema. Ela funciona bem em todos os processos menos quando entra na centrifugação onde ela trava literalmente, não está patinando fricção, se eu empurrar o cesto interno com a mão sinto que destrava e aí é só ligar que centrifuga normalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo, uma possibilidade é a correia estar muito desgastada, então ela desliza, ou quem sabe apenas folgada, para corrigir a folga, tenho uma postagem que vou te deixar aqui o link para que leia por completo ok.

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/05/lavadora-brastemp-antiga-sem-forca-na.html

      Excluir
    2. Celso, correia está esticada, porém o problema continua.

      Excluir
    3. Então tire a correia da polia grande e veja se a polia da bomba está dura, gire com a mão, se a polia da bomba estiver dura tem que trocar a bomba dágua, mas também pode ser a canga de centrifugação, canga desgastada perde a força para centrifugar, outra possibilidade são as buchas da coluna, se a lavadora fizer muito barulho durante a centrifugação, tipo um blá blá blá, podem ser as buchas desgastadas e travando.

      Excluir
  32. porque a bomba brastemp antiga não joga agua toda fora, a correia está tudo ok, ela arma e desarma normalmente, o braço não ta emperrado., ja tirei a mesma e vi que não tem nada enrroscado dentro até abri ela, tem algo que eu possa fazer, será que as borboleta interna gastam, ou e molhor trocar mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não joga toda água fora troque, as vezes não tem defeitos aparentes, mas quando joga água devagar demais, tem que trocar, abraço

      Excluir
    2. Veja os fios que vão no magneto, pode ser que tenha algum quebrado, veja a bobina do magneto do lado direito, ela é responsável pela lavagem, se queimar, para de lavar, veja que no magneto, vão inseridos dois núcleos que puxam as alavancas, se o da direita quebrar, não lava, veja que no nucleo tem um pino que atravessa a alavanca, parece um preguinho de aluminio, se quebrar, ela não lava.
      Portanto, tudo está relacionado ao magneto, a fiação que alimenta o magneto, e os nucleos e os pinos que vão nele, o problema vai estar ali ok Santana, abraço

      Excluir
  33. minha máquina brastemp clean 10 kilos tem um painel eletrônico,ele esta acendendo quando a máquina é ligada,mas ela não funciona,não enche,não lava,não faz nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio, de uma olhada nessa postagem, a lavadora não é a mesma que a sua, mas todas tem interruptor de tampa.

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/search/label/Lavadora%20%20BWM206

      Caso não seja o interruptor de tampa, tem possibilidade de ser uma das placas, ou a interface ou a de potencia, tem um fabricante que vende as duas placas juntas, e saí bem em conta, menos que 100,00 o fabricante é a CP Eletronica, as placas deles tem boa qualidade para o modelo da sua lavadora que suponho ser uma BWG10A

      Excluir
  34. Tenh uma brastemp antiga, já troquei magneto e ela continua com o mesmo problema que é: começa a bater e não fica nem 10 segundo e para, isso em todas as funções. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que é o timer, de uma giradinha no sentido horário no timer que faz a programação, caso ela volte a bater, tem que trocar o timer ok.

      Excluir
  35. Boa noite, Celso!!! tenho uma Brastemp antiga modelo anterior dá foto do seu Blog, está com seguinte problema não sei é óleo ou algum tipo de graxa vazamento na caixa de cambio onde tem uma junta de cortiça, não sei se é dessa peça??? outro problema troquei o automático que esquentou muito de quase derreteu dois fios e coloquei um novo!!! começou a funcionar a função de centrifugação e parou logo em seguida, ainda não fiz o teste dos fios para saber se está partido, nem testei o magneto, está enchendo a água normalmente as outras funções não executa somente fica fazendo um barulho!!! poderia ajudar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. veja o motor, parece que é o motor que está em curto, por dois motivos, pelo derretimento dos fios, e por não lavar e nem centrifugar, ele começa, superaquece, e o térmico que tem dentro do motor corta corrente.
      quanto ao óleo é mesmo da caixa de engrenagem, é a única peça que tem óleo na lavadora, não se preocupe que ela vaza um pouco mesmo, nada para se preocupar,
      caso seja mesmo o motor, não fica tão caro colocar um recondicionado a base de troca, eles tem excelente qualidade, e vão custar no maximo uns 130,00, compensa, mas veja se é realmente o motor ok, abralo

      Excluir
    2. Boa noite, Celso!!! troquei o motor estava ruim, aproveitando tem uma regulagem padrão para a porca do freio da máquina, como troquei a corea soltei a porca e tirei a corea e o cesto não estava rodando na função enxaguar mexi novamente e começou a girar mas não sei se ficou correto??? mais uma vez agradeço a ajuda!!!

      Excluir
    3. Não, não tem uma regulagem padrão, tem que ir girando a porca e testando para ver se ela não vai lavar e centrifugar ao mesmo tempo, a porca chama-se porca de regulagem, justamente por isso, para que a gente ache um ponto de distancia do freio da canga, para que ele não gire junto da agitação, e nem fique tão longe que deixe de girar durante a centrifugação, vai na paciencia aí até deixar no ponto correto ok. abraço

      Excluir
    4. Ok entendi Celso obrigado pela ajuda!!!

      Excluir
  36. Minha lavadora não está enchendo. Não está entrando água. O que será ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se tem água ou se a torneira não está fechada.
      caso tenha água, teste a valvula de entrada de água, ou valvulas, não sei qual modelo e nem a marca da sua lavadora, assim fica mais difícil dar uma instrução.

      Excluir
  37. a bomba da mha lavadora nao solta a agua quando chega a hora, ela continua batendo,eu troquei a correia e um nucleo do magneto, e ela fico assim, antes tava normal...será q fiz algo errado? a bomba ta girando bem..so nao solta agua quando é pra soltar..
    dá uma luz rss
    Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adilson, veja se quando voce trocou a correia, não deixou o braço da bomba fora da alavanca de agitação, aquela alavanca da direita, tem uma cavidade, justamente para encaixar o braço da bomba, então quando a lavadora para de agitar, a alavanca se move e leva o braço da bomba, mudando de posição a borboleta interna, para que ela solte a água, pode ser apenas isso. abraço

      Excluir
  38. caro amigo celso...conforme postagem q fiz no dia 28 de abril sobre a centrifugaçao da minha brastemp..fiz o q me recomendou...coloquei hj um magneto novo, pois td indicava q era o outro magneto q estava cm problema..pois bem..fiz a troca agora a pouco liguei os fios todos direitinhos sendo um verde, um amarelo, outro dois verdes q sai uma ponta so e um vermelho..liguei a maquina mas a centrifugaçao ainda nao gira o cesto..o q poderia ser? fico agradecido..antunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser a canga, o conjunto mecanico de centrifugação, pode ter alguma das tres lonas quebradas, acho melhor chamar um técnico para verificar, assim a distancia está meio dificil, as possibilidades seriam as que eu te passei, mas como não resolveu peça um orçamento para ter certeza do problema.

      Excluir
  39. .troquei a valvula de entrada de agua..coloquei uma nova mas nao ta entrando agua...o q pode ser? lembro q o pressostado da minha maq nao funciona..vou enviar no teu email uma foto sobre o magneto q troquei..grato antunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pressostato está ligado á entrada de água, é ele quem controla o nivel de água, e se tiver problema com o pressostato, a lavadora não vai funcionar, ele não vai permitir entrada de água, nem agitação e em outros casos também não permite centrifugação, tem que resolver o problema com o pressostato, pode estar somente aí o problema.

      Excluir
  40. celso..boa noite...consegui chegar a uma soluçao sobre o q estava impedindo minha maquina de centrifugar e de liberar a agua pra dentro. Apos ter trocado o magneto, e a valvula de entrada de agua, fiquei inconformado em ter q trocar outras peças ou chamar um tecnico tendo em vista q estava funcionando a centrifugaçao qdo peguei a maquina, entao deixei passar um dia e resolvi tirar o pressostato pra dar uma analisada. Dentro dele tem um pino, eu apertei esse pininho preto cm um palito de fosforo e notei q ele entrava e saia..recoloquei o pressostato e liguei a maquina e bingo..voltou a funcionar a centrifugaçao e liberou a entrada de agua na maquina..o pininho do interior do pressostato estava travado.. agora é so usufruir dessa bela maquina...quero agradecer vc pela sua colaboraçao e disposiçao em me ajudar...obrigado..antunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce me mandou a foto do magneto, eu te disse no email, que sem pressostato funcionando, nada pode funcionar, que bom que resolveu Rodrigo, fico feliz mesmo por voce, valeu pela persistencia, grande abraço amigo.

      Excluir
  41. Possuo uma Brastemp das antiga e tive que trocar a mangueira que parece um snorkel de mergulhador (tubo de respiro). Como havia ferrugem na saia, aproveitei para retocar com tinta anti-ferrugem. Ocorre que a mesma ficou muito tempo deitada e acabou vazando muito óleo de câmbio. Testei a mesma e está lavando normalmente. Há risco na falta do óleo ? Neste caso, qual a quantidade, tipo e como faço para completar tal óleo ?

    Marcelino Bedin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelino, não tem como completar, somente retirando toda mecanica e abrindo a caixa de engrenagem, não se preocupe, vamos supor que tenha vazado uns 50/100 ml, não tem problema não, toda vez que deitamos elas vazam um pouco pelo retentor do eixo, abraço

      Excluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o la celso tenho uma maq brastemp antiga desmontei o cambio e tro quei o oleo mentei o mesmo mas nao esta sentrifugando . so bate normau .vc pode me ajudar .abç

      Excluir
    2. o la celso tenho uma maq brastemp antiga desmontei o cambio e tro quei o oleo mentei o mesmo mas nao esta sentrifugando . so bate normau .vc pode me ajudar .abç

      Excluir
    3. Mas trocar o óleo não resolve problema de centrifugação.
      Veja o magneto se não queimou o lado esquerdo, da centrifugação
      Veja que no magneto vão inseridos dois nucleos, veja se não quebrou
      Veja que o que prende os nucleos as alavancas, são dois pinos que parecem dois pregos de aluminio, veja se não quebrou
      Veja então toda fiação, desde o magneto até o conector perto do motor, puxe fio por fio, com um pouco de força, se tiverem rompidos vão quebrar, veja que no magneto também tem um fio unido por uma ponte, dois fios em um, puxe e veja se não está preso apenas pela capa do fio Sérgio. Abraço

      Excluir
  43. Boa noite,

    Tenho uma brastemp frost free maison duplex antiga e hoje começou a dar uns estalos de explosão, diminui para 1, e desliguei tudo na cozinha (tomadas), agora não sei mais o que fazer...desligo a geladeira e espero o tecnico ou não tem problema nenhum de ficar ligada?

    Obrigada por enquanto e no aguardo

    Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana, boa noite
      Se os estalos ocorrem de uma a três vezes por hora em média, é provável que o compressor, ou seja o motor da geladeira esteja com mola interna quebrada, então pode usar normalmente, nesse caso é um estalo forte apenas, que dura apenas um segundo.
      Caso o barulho seja contínuo por vários minutos, aí pode ser o ventilador do freezer travando, ou a hélice do ventilador pegando em algum excesso de gelo, em todo caso, mantenha o produto ligado e chame o profissional para ver isso pra você amanhã ok, abraço

      Excluir
  44. ola meu nome jose antonio minha lavadora brastemp antiga funciona normal... quando desligo e ligo novamente ela não liga e faz um barulho .tec tec e demora p/ ligar novamente o que sera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Antonio, parece que o motor está superaquecendo, quando isso ocorrer, desligue da tomada e coloque a mão sobre o motor, se estiver muito quente, pode ser ele com alta amperagem, pela sua informação essa é a causa mais provável ok.

      Excluir
  45. Oi, tenho uma máquina brastemp luxo plus das antigas, ela está vazando muita agua, pois vi que tem uma mangueira preta (a mais comprida e com ponta dobradinha) solta, essa ponta solta é dura e tem um ferro em volta dela, onde e como prendo isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente fica difícil, porque essa lavadora tem um monte de mangueiras internas, uma na valvula, duas no tanque, quatro na bomba de água, se pudesse mandar uma foto ficaria mais fácil tentar saber qual delas se soltou, mande se quiser fotos no celsojair@gmail.com

      Excluir
    2. OLA ANDREA , VC TEM QUE TER UMA FERRAMENTA, PARA ABRIR ESSA ABRAÇADEIRA QUE VC CHAMA FERRO EM VOLTA, SÃO DOIS PINOS COM UM FURO NO MEIO,, BOA SORTE

      Excluir
    3. OLA CELSO, MINHA CONSERTO MAQUINA BRASTEMP ANTIGA, ESTOU COM UMA QUE TA ME DANDO DOR DE CABEÇA, JA TROQUEI O CAMBIO COMPLETO, O PROBLEMA QUE ELA LAVA E TORCE AO MESMO TEMPO, O MAGUINETO E NOVINHO, BEM COMO TODASAS PEÇAS MECANICAS, O QUE PODE ESTAR CAUSANDO ISSO, JA REGULEI O PARAFUSO DA FRIÇÃO, E NADA, TEM ALGUMA DICA PARTA ME AJUDAR, OBRIGADO , ANILTON

      Excluir
    4. Anilton, veja que no magneto vão dois nucleos, eles entram dentro do magneto, se algum deles quebrar pode ocorrer isso que voce me relatou.
      Prendendo os nucleos nas alavancas vão dois pinos que parecem um preguinho, se quebrar pode ocorrer isso também, e por ultimo veja a fiação, veja os fios que vão do magneto até o conector perto do motor, puxe um pouco os fios, para ver se não estão quebrados, tem um fio que alimenta dois terminais do magneto, na união dos dois fios é normal perder o contato, puxe pra ver se não estã solto, abraço

      Excluir
  46. celso boa noite..estou enviando pra vc no email fotos do pressostato usado e original da minha brastemp luxo q tava cm problema e o novo q comprei..sao diferentes visualmente e axo q nao tem a mesma funçao. minha maquina estava funcionando perfeitamente em tds as funcoes mesmo cm o pressostato ruim. eu so tinha q encher no balde e as vezes eu tinha q apertar o botaozinho do pressostato cm um palito de fosforo..mas fazia todasas funçoes ate q chego uma hra q so centrifugava.. pra minha tristeza parou de lavar. comprei um pressotato novo pensando q era o problema e me mandaram esse da foto q nao tem lugar pra ligar o fio terra como o antigo..axo q nao é o mesmo modelo ou seria um paralelo?...bom..meu questionamento é q ja liguei os fios do pressostato de td qto é jeito e a maquina entra agua e depois começa a centrigufar jogando a agua fora..nao lava..nao enxagua nem nada..isso cm o pressostato novo. o q poderia ser?grato..antunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vou ver as fotos mais tarde e vejo isso com você no email, ok, abraço

      Excluir
  47. Celso, boa noite, tenho uma máquina brastemp luxo, 4kg, + ou - uns vinte anos, igual a imagem que você postou, da máquina azul. Ela enche normal, mas na hora de bater ela começa a girar o tambor como se fosse centrifugar e o batedor gira para um lado e para o outro bem devagar. Centrifuga normalmente. O que poderia ser? Obrigado desde já pela ajuda. E Parabéns por ajudar tantas pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raphael, boa noite
      Eu acho que o problema está no magneto, ou nos acessórios relacionados á ele, veja que o magneto tem duas bobinas, teste as duas, para ver se não tem alguma queimada, depois veja que o magneto trabalha com dois nucleos, eles entram no magneto, veja se os dois estão inteiros, depois veja que na parte de baixo do nucleo tem um pino, parece um preguinho de aluminio, se um deles se quebrar ela pode fazer isso, porque sem o pino a lavadora não move as alavancas, então uma alavanca, a da esquerda pode não ter voltado para a posição original, pela quebra do pino, e veja também a fiação, puxe os fios, eles se quebram muito, puxe nos terminais, veja que tem um fio que se divide em dois, para alimentar as duas bobinas do magneto, puxe na junção, e depois puxe os fios desde o magneto até o conector do chicote, perto do motor na base da lavadora, para ver se não está quebrado em algum ponto, mas a maior possibilidade é ter quebrado o nucleo ou o pino do nucleo do lado esquerdo, ou seja do lado da centrifugação, abraço

      Excluir
  48. Bom dia Celso,
    Minha geladeira é uma Brastemp, que não para de estalar.
    O que posso fazer antes de chamar um técnico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisaria que você fosse explicasse melhor o defeito, ela faz estalos quando liga? faz estalos durante o funcionamento? não liga fica apenas fazendo estalos? preciso mesmo de mais informações, nem sei que tipo de estálos são, e diga-me o modelo da geladeira, são muitos modelos, com modelo exato posso imaginar qual seja a causa do problema, aguardo mais informaçoes, abraço

      Excluir
  49. Olá,
    Possuo uma brastemp luxo plus, que enche de agua, começa o ciclo de lavagem normalmente, mas nao para de bater na hora do molho e continua batendo sem parar. Nao esvazia no enxague e nem na centrifugacao, e ao final da centrifugacao com ela cheia de agua, tenho que tirar da tomada senao ela continua como se fosse fazer um ciclo de lavagem novo. O magneto foi trocado pelo tecnico, ha um mes , so entao começou a apresentar esse defeito. Pode me ajudar, porque nao quero me desfazer da maquina. Obrigada pela atenção! Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, o defeito pode estar nos nucleos, veja que o magneto tem duas peças que entram nele, chamam-se nucles, se quebrar um deles, a lavadora não troca de ciclo, no seu caso fica apenas lavando, os nucleos servem para puxar as alavancas, e para que isso aconteça no nucleo tem um pino que parece um prego de alumínio, se quebrar pode também acontecer esse problema, então veja os pinos que vão no magneto, e os pinos que prendem os nucleos nas alavancas, se estiver tudo ok, verifique os fios que vão ligados ao magneto, puxe com um pouco de força, tanto no magneto, quanto em toda fiação inferior que alimenta o magneto ok, abraço, e tem outro fato, como o técnico fez uma manutenção a um mês, o serviço ainda pode estar na garantia, então chame o técnico novamente para que ele avalie o problema ok, abraço

      Excluir
  50. ola amigo, a minha maquina está lavando e centrifugando ao mesmo tempo, o que pode ser?
    desde ja agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vou te dar a mesma resposta que dei para Maria ali encima, mas veja também se o magneto não está com alguma das bobinas queimadas ok, abraço.

      celso jair Pereira15 de junho de 2013 23:13
      Maria, o defeito pode estar nos nucleos, veja que o magneto tem duas peças que entram nele, chamam-se nucles, se quebrar um deles, a lavadora não troca de ciclo, no seu caso fica apenas lavando, os nucleos servem para puxar as alavancas, e para que isso aconteça no nucleo tem um pino que parece um prego de alumínio, se quebrar pode também acontecer esse problema, então veja os pinos que vão no magneto, e os pinos que prendem os nucleos nas alavancas, se estiver tudo ok, verifique os fios que vão ligados ao magneto, puxe com um pouco de força, tanto no magneto, quanto em toda fiação inferior que alimenta o magneto ok, abraço, e tem outro fato, como o técnico fez uma manutenção a um mês, o serviço ainda pode estar na garantia, então chame o técnico novamente para que ele avalie o problema ok, abraço

      Excluir
  51. Bom dia! Tenho uma máquina de lavar Brastemp que estava funcionando normalmente. Me mudei e qndo fui liga-la fica entrando água direto, começa a bater a roupa e msm assim a água não para de entrar. Msm com ela desliga da tomada. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei apenas que é a valvula de entrada de água que tem que ser trocada, mas como você não me disse o modelo e nem ao menos a marca, só posso dizer isso, abraço Rosimere.

      Excluir
  52. minha lavadora é antiga e nao ta jogando a agua brastemp

    ResponderExcluir
  53. boa tarde minha lavadora é uma brastemp antiga e nao ta jogando a agua do anxague

    ResponderExcluir
  54. minha lavadora é antiga e nao ta jogando a agua brastemp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zezinho, lavadora antiga é igual essa da foto?
      se for, faça o seguinte, retire a correia, e gire a polia da bomba dágua, se estiver travada e não girar, ou tiver muita dificuldade pra girar, troque a bomba dágua ok, é simples, são apenas dois parafusos 13mm.
      Depois coloque a correia novamente, antes de tirar a correia, veja certinho que ela passa pelo motor, pela polia da canga, pela polia da bomba e pela polia da caixa, depois tem que colocar a correia certinho ok, mas so troque a bomba se tiver certeza que ela está travada, veja também a mangueira de saída, retire a mangueira de saída e veja se não tem alguma peça de roupa dentro, impedindo o fluxo de água, quando tirar a bomba, veja a mangueira que vem do tanque, veja se não tem objetos também. abraço Zezinho...
      AH, não precisa colocar mais que um comentário, é que deixo eles reservados, depois quando tenho tempo para responder respondo tudo ok, abraço

      Excluir
  55. BOM DIA!!! TENHO UMA LAVADORA CONSUL, ELA ESTA SOLTANDO GRAXA, MAS NÃO É SEMPRE,JÁ FIZ LAVAGEM COM VINAGRE Q. ME FALARÃO, QUE PEÇA TROCO SERÁ Q. COMPENSSA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está vazando óleo da caixa de engrenagem, no agitador tem um parafuso de 8mm. retire o parafuso e puxe o agitador pra cima com força, se o eixo onde ele é encaixado estiver sujo de óleo, tem que trocar a caixa de engrenagem, mais rolamento e retentor, não fica barato mas compensa sim, se o defeito for apenas esse.

      Excluir
  56. ola amigo aqui é o Anilton tenho uma maquina brastemp eletronica 7,5kgs para consertar, a mesma está com o seguinte problema, ela só não joga agua para fora fica zuando e cheira queimado, , como indentifico esse problema, ja que eu mecho mesmo e naquelas brastemp antiga, tem que ter algum aparelho especifico, se tiver qual o nome dele para eu comprar, tem como fazer teste, se for placa como identificar o problema, poderia me orientar, fico muito grato desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anilton, boa noite
      Não consegui identificar Brastemp de 7,5 kilos, quem tem modelos com essa capacidade é a electrolux e a consul, mas parece ser um problema comum, a eletrobomba deve estar queimada, ou com objetos na parte interna, a eletrobomba é a peça elétrica que fica embaixo da maquina e tem mangueiras de águas conectadas á ela, como é uma peça elétrica, basta ligar á tomada, se não funcionar está queimada, troque a peça e pronto.

      Excluir
  57. Boa noite! celso tenho uma bomba d'agua aquela da imagen com a bubina amarela( a minha é com bobina preta), pois bem a minha duvida é a seguinte , essas bomba é preciso de ter uma pressao d'agua para que ela consiga joga a agua para dentro da maquina ou nao é necessariamente ter uma pressao? e se existe alguma regulagem que faça a bomba puxar a agua, pois estive observando ela tem tipo uns dentinhos na bubina para que serve esses dentinho ? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dentinhos são somente para travar ela na base, e não tem regulagem não, e outro detalhe muito importante, as valvulas não puxam água, elas apenas abrem e fecham, quando abrem depende da pressão da água, para que a água passe para dentro da lavadora, elas não puxam a água, apenas são como uma torneira elétrica, abrem e fecham, se não tem pressão a água não entra ok, abraço

      Excluir
    2. Muito obrigado@]! aquela que retira a agua a eletrobomba ela puxa a agua correto?

      Excluir
    3. Não, nesse modelo a peça não é ELETROBOMBA, eletrobomba trabalha com energia elétrica, nesse modelo a bomba é mecanica, trabalha sendo girada pela correia, sem eletricidade, vou deixar uma postagem que tenha a eletrobomba, aí você ve a diferença entre bomba e eletrobomba ok.


      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/03/a-peca-mais-trocada-em-todas-as.html

      Excluir
  58. obrigado que Deus continue te iluminando seus caminhos por prestar este tipo de serviço aos outros, ate breve

    ResponderExcluir
  59. Boa tarde Celso, tenho uma Brastemp antiga { luxo Plus], ela esta com o funcionamento perfeito,o problema que sempre fica um pouco de água no cesto, ela não esta drenando toda a água, na hora da água sair, saiu um pouco fraca não tem pressão, antes a pressão era forte , o que pode ser? obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia, quando eu me deparo com esse problema na rua, o problema é a bomba de drenagem de água, basta trocar a bomba e ela volta a drenar com muita pressão.
      Olha esse problema que ocorre aí prejudica a centrifugação, ao final as roupas saem molhadas, tem que corrigir, abraço

      Excluir
  60. Ola Celso, parabéns pelo blog!!!!
    Tenho uma geladeira frost free da GE 490 lt ah 4 anos e ela começou a fazer barulho tipo um estalos no freezer, chamei o técnico q verificou q estava c muito gelo nas pas, porem logo após desobstruir as pás voltaram a funcionar normalmente mas a parte debaixo não funciona e o frezer funciona mas não congela mais, o técnico disse p colocar gas, será q irá funcionar? Se puder ajudar agradeço!!! Abs Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, eu não entendo de GE, aliás de nenhuma marca que a DAKO fabrica GE-MABE-CONTINENTAL-BOSCH... tem um site onde vários técnicos respondem perguntas também, com certeza, por ter muitos técnicos, alguns deles vão dominar bem esse produto, não é meu caso, vou deixar o endereço do site, você entra lá e faz uma pergunta que logo te respondem, abraço Paula
      www.portaldoeletrodomestico.com

      Excluir
  61. oi Celso, tenho uma brastemp, minha maquina funciona normal porem minhas roupas depois de lavadsa apareciam com pequenos cortes eu nao sabia como um certo dia uma roupa ficou presa naquela peca que fica no centro e gira de um lado para outr entao descobri onde cortava as roupas.meu tio vai tentar arrumar so que ele nao esta conseguindo tirar essa peca que fica no centro ele passou oleo para ver se consegue, pode me orientar por gentileza? Fabi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabi, não sei qual modelo da sua lavadora, me passe o modelo que fica atrás dela em uma etiqueta que eu prometo que ajudo voce ok, aguardo e abraço

      Excluir
  62. celso boa tarde..to cm um problema na minha brastemp antiga..ela estava funcionando perfeitamente em todas as funçoes, e durante uma lavagem começou a dar uns estalos tec tec embaixo dela e agora na hora da lavagem o agitador nao gira do jeito certo q é um vai e volta pra esquerda e direita. ele so esta virando pra um lado e qdo vai voltar no sentido contrario parece q fica travado e é qdo da os estalos..o q pode ser? ja troquei o magneto...abrçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, veja que no magneto, tem duas bobinas elétricas, e nelas vão inseridos dois nucleos, veja se um deles não está quebrado, veja também que tem um pino que parece um preguinho de aluminio que prende o nucleo ao magneto, pode ser que mesmo o pino do nucleo não estando quebrado, ele esteja com folga onde ele se encaixa no nucleo, então não está conseguindo arrastar a alavanca, por isso os estalos.
      Outra coisa que muito ocorre em lavadoras antigas, é problema com a fiação que alimenta o magneto, puxe a fiação com um pouco de força, desde o magneto até o conector onde a fiação conecta-se coma fiação que vem da parte superior, pode ter fios quase partindo e perdendo contato, o magneto á alimentado por tres fios, um de cada lado, amarelo e vermelho, mas tem um marron que alimenta as duas bobinas, onde eles são unidos em um único terminal também dá muito problema, então puxe e veja se o fio não está preso apenas pela capa do fio, sem manter contato contínuo com o terminal, abraço

      Excluir
  63. Ola Celso! tenho uma lavadora Brastemp luxo antiga acho que dos anos 80, que está com dois problemas:
    O primeiro é que a maquina nem sempre liga quando aciono o botao, tenho que tentar vaarias vezes ate conseguir liga-la, mas quaaaando consigo ligar, as funçoes de lava e enxaguar funcionam normalmente, mas na funçao centrifugar, parou de girar dez de uma vez em que eu coloquei muitas roupas e a maquina começou a “pular' quando estava sentrifugando. Após isto o cesto enche de agua, a mesma sai , mas o cesto nao gira .
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que está na hora de pensar em trocar de lavadora, o problema da centrifugação pode ser simples, veja se não está solto ou quebrado algum dos fios que alimentam o magneto, do lado esquerdo do magneto é a centrifugação, pode ser apenas fio quebrado, puxe os fios com um pouco de força, se algum deles se quebrar, basta emendar, mas quanto a ela não ligar, o timer que fica atrás do botão aparenta estar com defeito, e é uma peça relativamente cara, então como já é um produto antigo e desgastado, aconselho mesmo a pensar seriamente em trocar sua lavadora por uma mais nova, abraço

      Excluir
  64. Muito obrigada por esclarecer minhas dúvidas onten, mas achei o seu conselho de trocar a maquina muito viável. fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chega uma hora em que temos que trocar sim, e se alguem disser que se você gastar um 400/500 reais ela fica boa, desconfie, vou deixar uma postagem pra voce ler e voce vai entender. abraço

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/01/lavadora-brastemp-antiga-compensa.html

      Excluir
  65. Boa noite Celso Jair Pereira! Tenho um freezer Brastemp Duplex Clean 320, há vinte anos, só troquei o gás dela uma vez. Esse freezer ficou sem funcionar a mais de um ano, um belo dia eu precisei ligá-la, ela não funcionou. Chamei uma pessoa para trocar o gás. O rapaz foi embora, comecei a sentir um cheiro forte de tinta, não era tinta era o gás vazando onde ele mal soldou. Ele voltou para soldar de novo, mas o freezer, funciona em cima, mas não gela embaixo. O que eu devo fazer? Muito obrigada pela sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, como o gás começa a circular nas prateleiras superiores e depois vai descendo para as inferiores, presume-se que o gás que ele colocou, não foi suficiente para completar todo o sistema, e isso pode por em risco o compressor que não deve estar desligando, pois o sensor do termostato fica justamente na ultima prateleira, para que o produto só desligue depois de completar totalmente as prateleiras, e como não gela por completo não vai desligar, o problema aí aparentemente é insuficiência de gás, tem que completar o gás, abraço pessoa.

      Excluir
  66. ola tenho uma Brastemp línea Verona antiga gosto muito dela porque ela e melhor do que muita maquina moderna mas ela ta com um probleminha ela enche normalmente mas quando e pra bater a roupa ela joga a água fora e não centrifuga e faz um estalinho oque pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser e é um problema relacionado ao magneto, veja que se o magneto não queimou uma das bobinas, tem duas bobinas eletricas nele.
      no magneto vão inseridos dois núcleos, um em cada bobina, veja se um não está quebrado
      os nucleos são presos nas alavancas por pinos, que parecem um preguinho de aluminio, veja se um deles não quebrou
      Mas vamos a causa mais provável, puxe os fios que vão no magneto, e puxe eles também desde o magneto até a conexão perto do motor, puxe com um pouco de força, pode ser que quebrou mas nao se rompeu, então ao puxar ele vai partir, emende e pronto, acho que o problema vai ser esse Ana, abraço

      Excluir
  67. ola tenho uma Brastemp línea Verona antiga eu gosto muito dela ela e melhor do que muita maquina moderna mas ela ta com um problema ela enche normalmente mas na hora de bater a roupa ela joga a água fora e não centrifuga e faz um estalinho oque pode ser?

    ResponderExcluir
  68. Boa tarde Celso, tenho uma Brastemp de 20 anos de uso, já teve alguns probleminhas mas é uma guerreira. Na semana passada, notei que quando ela terminava todo o ciclo e desligava, começava a entrar água novamente, como se ela fosse encher, isso por menos de 1 minuto e parava. Ontem liguei a máquina, ela lavou, colocou a água para fora, encheu novamente normalmente, mas no final só colocou a água pra fora e não torceu, ficou fazendo um barulho rangido...um arranhado, como se o tambor estivesse travado e não gira. O tambor está travado ( só está girando para um lado ). Tirei a roupa pingando, torci a mão e agora aguardo sua resposta, se você puder me ajudar.
    Agradeço
    Ana Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi ana, preciso de mais informação, idade da lavadora não é modelo, eu vejo os produtos pela marca e principalmente pelo modelo, porque cada um tem suas caracteristicas funcionais e apresentam problemas e soluções diferentes, imagina se sua lavadora fosse uma mulher vaidosa, como todas tem que ser, ela diria que tem 20 aninhos, mais na identidade 33, já pensou, rsrsrsr
      Estou brincando Ana, mas preciso saber se ela é uma antigona de ferro, ou já é uma Mondial, porque entre as duas tem uma grande diferença, aguardo e abraço

      Mas antes, gire o cesto dela com a mão, para que ele sai do lugar em que está, pode apenas ter travado por enferrujamento das buchas ou dos rolamentos, não sei qual modelo é..... aguardo

      Excluir
    2. Então vamos lá...
      Minha Brastemp é uma moça é de modelo BLL22MGABB VER. W.W SERIAL 1NVO219720 CAP.5KG/65 Lts água 3 ciclos super luxo.
      Era tudo isso que estava na etiqueta rs
      Ganhei de presente de uma tia, que me deu por ela ser muito barulhenta rsrs, já está comigo por 15 anos.
      Como trabalhamos fora o dia inteiro, temos dificuldade de horário pra chamar alguém pra olhar, mas estou quase louca sem ela.
      O cesto está solto, girei com a mão como vc pediu...gira para os dois lados, coloquei o seletor no último ciclo e só gira o miolo dela, o cesto não gira, com isso a água sai mas ela não torce a roupa. Levantei a tampa para olhar (segurei aquela peça pra ela funcionar mesmo com a tampa aberta), e é isso que acontece, o tambor parado e só o miolo gira.
      Será que fui clara? Deu pra vc entender?
      Aguardo

      Excluir
    3. Perfeitamente entendido
      Olha Ana, olhando sua lavadora por trás, ele tem uma janelinha lá embaixo, então vire a lavadora e olhe pela janelinha que vai ver uma peça elétrica com dois fios paralelos ligados, se tiver outro fio verde é o terra, não tem corrente, então veja se um dos fios paralelos não se quebrou e soltou, se for isso basta emendar e recolocar, ocorre muito isso com a Brastemp Mondial, mas caso os fios esteja intactos, pode ser que a peça queimou, então para saber, pegue um cabo de força e ligue na pela e na tomada, ela dá um estálo, uma pancada, para acionar a centrifugação, se estiver queimada e for retirar, no eixo dela vai presa o braço do armador de freio, é uma peça plastica, tem que soltar ela antes de soltar a peça para não quebrar ok, abraço

      Excluir
    4. Veja que nessa postagem tem o solenóide, para você localizar mais fácil se tiver dificuldades ok Ana.

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/02/lavadoras-brastemp-mondial-e-brastemp.html

      Excluir
  69. Lavadora Brastemp antiga quando centrifuga faz um barulhão,parece que esta em atrito ferro com ferro,tirei ela do lugar e observei que no chao tinha metade de um disco de plástico ou borracha preta parece que quebrou,mas nao achei a outra metade.sera esse o motivo desse barulho?tirei o agitador dela e coloquei ela pra centrifugar,ai puxo pra cima o eixo dela,no mesmo instante para o barulho,sera que vale a pena mandar arrumar?
    gostaria de saber com faço pra soltar o mecanismo de engrenagem(tirar ele fora)jah vi que ele eh junto com o eixo central, no aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que tem pedaços de lona caindo da canga de centrifugação
      Não é nada simples de se fazer, é melhor você pedir um orçamento, é bem complicado desmontar.

      Excluir
  70. celso boa tarde tenho uma maquina Brastemp luxo plus antiga e ela esta vazando óleo no chão quantidade boa de óleo o q pode ser desde já agradeço ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se estiver funcionando normal, deixe como está, tem um retentor na parte superior da caixa de engrenagem que com tempo não retém o óleo de dentro da caixa, então ela começa a vazar, se estiver funcionando deixe, porque é considerado normal ok, abraço

      Excluir
  71. Boa tarde, Celso. Estou reenviando minha dúvida, porque acredito que a de ontem não chegou até você, pois não consegui inserir minha URL. Estou enviando como anônimo. Minha geladeira é uma Brastemp Clean BRA35 e, após a queda de um raio, ela arma e desarma sucessivas vezes, porém a noite, ou as vezes durante o dia, ela funciona normalmente. Abri a caixa controle e observei que a parte traseira da placa eletrônica tem um pequeno ponto mais escuro, na região próxima aos capacitores. Pensei em trocar os capacitores, e ou a placa, mas não sei como proceder afim de evitar um choque elétrico. Já troquei o relé, mas não resolveu. Se possível, me passe uma orientação de como proceder. Obrigado pela ajuda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondi você sim e disse para trocar a placa, que se chama caixa controle, ficar tentando recuperar essas placas não vai resolver o seu problema, ela custa em média de 70 a 80 reais.

      Excluir
  72. Celso, PARABÉNS pelo blog! Excelente!!!
    Uma dúvida... A minha máquina anda travando, tanto na lavagem quanto na centrifugação..
    O que acontece é o seguinte.. às vezes em vez de bater ou centrifugar, ela faz um barulho assim: "péééeeeee", outras vezes ela funciona normalmente. Quando ela trava, eu desligo ela e rodo um pouco a corrêia com a mão. A corrêia anda muito dura pra rodar. Depois de rodar um pouco a corrêia, eu volto a ligar a máquina e a ela funciona normalmente.
    Tem ideia do quê pode ser? Será que é falta de oléo? Nesse caso onde devo lubrificar? Na corrêia ou em algum outro lugar?
    Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demian, quem lê comentários assim, com a pessoa tentando reproduzir sons, pode até rir, mas acho ótimo, pois quanto mais informações tenho mais possibilidade de identificar os defeitos
      Bem Demian, eu acho que o problema da sua lavadora é na bomba de drenagem de água, o que tem que fazer, é apenas retirar a correia da polia grande, não precisa retirar a correia fora da lavadora, até porque é bem complicado, apenas solte da polia grande, vai ver atras da polia grande uma polia pequena, que é da bomba dágua, onde são conectadas as mangueiras, então com a correia fora do local, gire a polia da bomba, ela tem que girar bem soltinho, se ela estiver travando, é ela a causa da lavadora estar sem força, então retire e troque a bomba, ela é presa á base da caixa de engrenagem por apenas dois parafusos 13mm.

      Excluir
  73. Olá Celso,
    minha maquina Brastemp linea venesia está com defeito. Ela enche mas não agita e nem centrifuga. O motor apenas ronca quando era pra agitar ou centrifugar. Verifiquei a chegada de energia no motor e está ok. Verifiquei que o magneto de centrifugação está sendo acionado. Não verifiquei o magneto de agitação. Movimentei o cesto e o agitador e estavam destravados. Qual pode ser o problema? Pode ser o capacitor de partida do motor?
    Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim ser o capacitor do motor, mas pode ser também o mesmo caso do Demian, veja no comentário ali encima, retire a correia e teste a bomba dágua veja se não está com a polia travada.

      Demian28 de junho de 2013 07:32
      Celso, PARABÉNS pelo blog! Excelente!!!
      Uma dúvida... A minha máquina anda travando, tanto na lavagem quanto na centrifugação..
      O que acontece é o seguinte.. às vezes em vez de bater ou centrifugar, ela faz um barulho assim: "péééeeeee", outras vezes ela funciona normalmente. Quando ela trava, eu desligo ela e rodo um pouco a corrêia com a mão. A corrêia anda muito dura pra rodar. Depois de rodar um pouco a corrêia, eu volto a ligar a máquina e a ela funciona normalmente.
      Tem ideia do quê pode ser? Será que é falta de oléo? Nesse caso onde devo lubrificar? Na corrêia ou em algum outro lugar?
      Obrigado!!

      ResponderExcluir
      Respostas

      celso jair Pereira28 de junho de 2013 23:19
      Demian, quem lê comentários assim, com a pessoa tentando reproduzir sons, pode até rir, mas acho ótimo, pois quanto mais informações tenho mais possibilidade de identificar os defeitos
      Bem Demian, eu acho que o problema da sua lavadora é na bomba de drenagem de água, o que tem que fazer, é apenas retirar a correia da polia grande, não precisa retirar a correia fora da lavadora, até porque é bem complicado, apenas solte da polia grande, vai ver atras da polia grande uma polia pequena, que é da bomba dágua, onde são conectadas as mangueiras, então com a correia fora do local, gire a polia da bomba, ela tem que girar bem soltinho, se ela estiver travando, é ela a causa da lavadora estar sem força, então retire e troque a bomba, ela é presa á base da caixa de engrenagem por apenas dois parafusos 13mm.

      Excluir
  74. bom dia celso falei com vc sobre vazamento de óleo,vc disse q pode ser o retentor da caixa de engrenagem mas q é normal o vazamento.mas num tem como trocar só o retentor ou completar o óleo. não tem perigo de fundir a engrenagem? desde já agradeço..abraços .....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não não tem perigo não, pode usar assim, se está vazando é porque tem em excesso, e por excesso as engrenagens não vão travar não, desmontar toda mecanico por isso não vale a pena, já que problema de travemento você não corre nenhum.

      Excluir
  75. bom dia celso falei com vc a respeito de um vazamento de óleo na minha maquina Brastemp luxo antiga,vc disse que pode ser um tentor da engrenagem e q é normal vazar,gostaria de saber se num tem como trocar só o retentor da engrenagem ou completar o óleo pq num tem perigo de fundir a engrenagem? desde já obrigado abraços ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não não tem perigo não, pode usar assim, se está vazando é porque tem em excesso, e por excesso as engrenagens não vão travar não, desmontar toda mecanico por isso não vale a pena, já que problema de travemento você não corre nenhum.

      Excluir
  76. Celso, obrigado pelas dicas!!
    Vou tentar fazer a manutenção que vc recomendou e volto aqui contar os resultados!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  77. oi tudo bem !meu freezer ñ gela mais,ficou 1 mes parado o q pode ser isso?

    ResponderExcluir
  78. Caro Celso, bom dia! Vou lhe fazer uma pergunta sobre o problema que está ocorrendo com a minha antiga (e ainda operante!) máquina de lavar Brastemp Luxo. Ela não é eletrônica (ou digital), é claro! É toda manual! Ela possui regulagem de 3 níveis de água (mínimo, médio e máximo) e três regulagens de molho (10, 20 e 30 minutos), ambas as regulagens via chaves giratórias no painel. É aquela que você puxa o botão para cima para ligá-la, ok! Acontece que atualmente, quando ela está enxaguando a velocidade do rotor central de plástico preto (aquele que tem as pás) fica em alguns momentos mais lento do que deveria. Ou seja, gira com menor velocidade! O que pode estar ocorrendo? Observei que, quando ela está no ciclo de centrifugação, o cesto interno (aquele todo furado) gira bastante, o que sinaliza não ser um problema do motor elétrico. O problema de lentidão apenas ocorre na fase de enxague, ok! Grato. Will.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. veja se a correia não está folgada demais, se tiver encima do motor tem um parafuso 14mm. folgue o parafuso, puxe o motor para esticar a correia e reaperte, teste a lavadora, se persistir, folgue e solte a correia sem tirar ela, e sem a correia, veja se a polia da bomba de drenagem está rodando normal, ou se está dura pra girar, se estiver dura, tem que trocar a bomba, ela trava a polia e segura a correia, deixando a lavadora lenta, abraço

      Excluir
    2. celso , sou Anilton, minha brastemp antiga te com a coisa ruim, se aperto a porca da frição ela não torce só lava, se volto a porca ela bate e torce ao mesmo tempo tem algum calço que devo coloca nela pois tive que trocar a frição, isto é a frição e nova e o cambio e velho tem algo a ver nesse sentido, não consigo resolver o problema me ajuda por favor,.

      Excluir
    3. Veja se voce não colocou fora do pino da caixa o prato da canga, a canga é o que você chama de freio, e cambio é a caixa, se o prato que tem um furo em cada lado, estiver com um dos furos sem encaixar na caixa, ela não vai funcionar

      Excluir
  79. anilton - a canga esta encaixada nos dois furos, será que tenho que lixar um pouco a frição poderá o disco esta grosso, ainda estou achando que ela ta possuida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma porca em um dos pinos que se encaixa o prato da canga, essa porca é para regular a altura da canga, vá rosqueando a porca e testando, será que você não colocou a canga nova, com a lona da canga velha presa na base da lavadora, se fizer isso ela nao vai funcionar, abraço

      Excluir
  80. Boa tarde!
    Tenho uma Brastemp LUXO bem antiga, de uns tempos praca a centrifugação parou, todas as outras funções funcionam normalmente. Quando entra na opção de centrifugar ela não vai, o estranho é que ela fica como se estivesse tudo normal, jogando agua de enxaguar normalmente. Corrente a gente sabe que tem, porque fica fazendo barulho. O que pode ser!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja o magneto, ele tem duas bobinas elétricas, a da esquerda é a da centrifugação, veja se não está queimada, veja também se não tem fios quebrados, puxe os fios e veja se eles não estão soltos, outra possibilidade são pinos e núcleos do magneto, dentro do magneto em cada bobina vai um necleo, e ele pode se quebrar, outra coisa é o pino do núcleo, parece um preguinho de alumínio, ele prende o núcleo a cada alavanca, eles se quebram com freqüência, parando de fazer funções, olhe sempre o da esquerda, que é a centrifugação

      Excluir
  81. PODE ATE SER ISSO MESMO, MAS ACHO QUA NÃO FIZ , DE QUALQUER FORMA VOU VERIFICAR, MAIS UMA VEZ OBRIGADO.--ANILTON

    ResponderExcluir
  82. Olá Celso, bom dia! Parabéns pelo seu trabalho. Como sanar a constante quebra dos fios que ligam no magneto. A máquina é uma super luxo Brastemp. Tem solução? tipo fio de telefone resolveria? Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre uma fiação nova e substitua, é vendida somente a fiação inferior, veja uma que tem os fios mais grossos, leve a fiação velha até a loja que for comprar, pois como existem vários modelos de lavadoras antigas, os conectores são diferentes uns dos outros, levando a fiação antiga não tem como comprar errado ok, abraço

      Excluir
  83. Celso. Boa tarde!
    Tenho uma maquina de lavar brastemp BWF 22abana e esta com problema. Sempre que fecho ou abro a tampa, ela dá estalos com barulho alto, mesmo se estiver ligada só na tomada e se deixo a tampa fechada, então inicia um outro barulho como se já estivesse lavando, mas isso ela estando com a programação toda desligada e ligada apenas na tomada. E outro problema é que quando tento enche-la de agua, simplesmente a agua desce direto pela mangueira de escoamento, mesmo a mangueira estando alta colocada sobre o tanque.
    ( lembrando que acabei de trocar a eletrobomba que estava queimada, pois a agua da maquina não estava saindo. Não sei se essa troca, tem algo a ver com a questão da agua sair direto agora).
    Se puder me orientar ficarei agradecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monica o defeito é a placa, que está energizando a eletrobomba constantemente, por isso ela queimou a outra eletrobomba, então tem que deixar desligada da tomada e providenciar a troca da placa, somente assim vai resolver o problema ok

      Excluir
  84. bom dia celso estou com problemas com minha brastemp luxo plus,ela enche ,fica cheia dagua e ao mesmo tempo escoando. obrigado


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que a mangueira de saída de água esteja muito baixa , a mangueira de saída tem que estar na altura da tampa da lavadora, senão a água vai entrar e sair pela força da gravidade, veja isso, suba a mangueira para que ela fique no mínimo na altura da tampa ok, abraço

      Excluir
  85. ola amigo, desde já parabenizo-o pelo blog, mas entao minha maquina de lavar é uma brastemp turbo eficiencia 8kg, e ela ultimamente me deixou na mao depois de 8 anos e lendo seu blog vi q o meu problema era o interruptor de tampa, fequei feliz mesmo , mas logo em seguida ela deu outro probleminha ela lava enxagua fica de molho, mais na hora de centrifugar, a mesma nao o faz com perfeiçao, ja olhei a eletrobomba como vc dise, fiz o teste com o cabo de força e ela respondeu perfeitamente ja assoprei a mangueira e o ar saiu tranquilamente. e ela ate solta toda a agua mais na hora de girar (centrifugar) ela nao gira , so fica mesmo o barulho do motor trabalhando e o resto da agua nao sai, e assim minhas roupas saem praticamente molhadas e tenho q torcer na mao mesmo. Desde ja agradeço a compreensao e lhe dou os parabens pela paciencia com todos aqui. Bom dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ale, veja o capacitor do motor, ele é quem dá tork ao motor, sem ele a lavodora perde força e o motor faz apenas um zunido, mas não se move, porém nesse modelo seu, se for uma lavadora BWT08A, ela apresenta também problemas de placa eletronica, a placa faz todas as funções, porém não consegue centrifugar, eu se fosse você trocaria o capacitor que é muito barato, e observaria se tudo iria se resolver, caso não resolva aí pediria um orçamento para ter certeza se é realmente a placa, é uma peça cara para se trocar sem ter certeza, o capacitor fica perto do motor, e tem dois fios ligados a ele, um preto e um amarelo ok, abraço

      Excluir
  86. Prezado Celso,
    Tenho aqui uma lavadora Brastemp antiga da década de 80 modelo super luxo com 3 programas e 2 velocidades estou com problemas de vazamento de agua nela já a bastante tempo, foi para assistência Brastemp varias vezes mas os caras não solucionam o problema acabei eu mesmo desmontando o agitador o cesto e retirando o tanque dai eu vi porque que vasa o pessoal da sab Brastemp colocou um monte de silicone e cola por cima dos parafusos da mangueira cachimbo e da outra mangueira e também naquela saída para o pressostato e ao redor do retentor da base, fui raspar e vi que o tanque tem alguns buracos já de ferrugem, e os caras não me falaram que o tanque estava ruim eles so encheram tudo de silicone e cola e nem rasparam ou limparam nada direito por isto vasa.
    Comprei um tanque novo esmaltado dai pergunto qual o melhor o esmaltado que comprei ou seria melhor o de fibra que não enferruja ou o de fibra pode quebrar se você me recomendar o de fibra posso trocar o esmaltado porque ainda não montei, qual o melhor o de fibra ou o esmaltado, comprei também todas as mangueiras que entram no tanque novas mais o retentor da base e os retentores dos parafusos tudo novo, gostaria de saber como montar para não vazar mais não gosto de usar cola ou silicone as borrachas novas e o tanque novo já não da uma vedação boa e limpa já que vai os retentores dos 4 parafusos do tanque novos e o retentor da base e a mangueira cachimbo saída para o pressostato e a outra saída tudo novo já não veda bem sem cola ou você recomenda eu vedar tudo com o que que cola ou com o que para não vazar mais, nova essas maquinas na época vinham vedadas como de fabrica penso eu que não vinham com um monte de cola e silicone pois penso que as borrachas em ordem já fazem uma boa vedação ou não.
    Que produto usar e como fazer para vedar bem pensei em usar kpo da brascoved ou cola de parabrisa estes dois produtos são usados em automóveis não sei se conhece. Outra coisa em baixo do tanque coloco o que para não ficar direto na base pois tem uns calcinhos mas estão detonados já aquilo acho que e para não ficar roçando direto na base pela vibração coloco o que para calçar no lugar.
    Estou restaurando esta maquina e quero deixar ela como nova para não me incomodar mais a mecânica esta boa mas se der algum problema desmonto tudo também.
    Tenho conhecimento em mecânica pois sou engenheiro mecânico formado mas não tenho experiência com estas maquinas mas me viro consigo fazer o reparo melhor que no sab que eu mandei os caras la são muito fracos.
    Sou aqui do Rio Grande do Sul 60 quilômetros de Porto Alegre Capital.
    Agradeço desde já sua atenção, e parabenizo pela sua iniciativa de divulgar conhecimentos.
    João Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, boa noite
      Bem, acho que os caras não eram da REDE AUTORIZADA, deve ser uma dessas lojas que se dizem ser SAB, sem ser.
      Mas vamos a sua lavadora:
      Você tem que providenciar os apoios que ficam entre o tanque e a base, chamam-se gaxeta de cortiça, são sete, tem que por as sete, veja que elas tem um recorte no meio, pois algumas delas tem que ser furadas, para que passem os parafusos que vão fixar o tanque á base.
      a unica cola que vai usar é a cola 3M, para juntas, então pingue alguns pingos antes de por as gaxetas de cortiça e cole as gaxetas encima da cola, espere um pouco para dar aderencia.
      então coloque a mangueira 2344, aquela caximbo que vai na bomba, coloque ela bem alinhada com a bomba, na posição correta.
      depois coloque o vedador do tanque, aquela que vai no fundo do tanque, encaixe ele no tanque, talvez tenha dificulade para que ele deslize pela coluna central da lavadora, se ela tiver ferrugem, pior ainda, se for o caso, passe um pouco de cola 3M na coluna, para que o retentor deslize enquanto a cole estiver liquida, quanto ao tanque, tem que ser o original, vou deixar o link de uma postagem para que você veja o tanque original, ele é pintadinho, o preto é apenas pintado e vai durar apenas 3 anos, depois começa a descascar, então gaste um pouco mais e coloque o da foto da postagem, o tanque original

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/04/lavadora-brastemp-antiga-pecas-mais.html

      então coloque também a almofade de ar com uma guarnição nova, a almofada é onde vai a mangueira do pressostato, ela tem uma guarnição que fixa ela ao tanque, coloque uma guarnição nova depois de colocada, se quiser, por dentro do tanque coloque um pouco de cola 3M na borda em volta da almofada de ar, quando encaixar o tanque na colunam coloque também cola 3M, na borda entre o vedador e a coluna, e na borda entre o vedador do tanque e o proprio tanque, não precisa ser em excesso, apenas pra vedar e impedir vazamento, quando colocar os parafusos que vão fixar o tanque sobre os vedadores dos parafusos, coloque também cola 3M, apenas o suficiente para que a água não passe, na montagem de fábrica, também é posto cola 3M, ela tem pouco volume e veda perfeitamente, SILICONE jamais nesses pontos, até porque com a velocidade da centrifugação o silicone tende a sair e isso é serviço de técnico de meia tigela, desculpa o termo.
      bem, basicamente é isso, se tiver mais duvidas pergunte, faça o serviço sem pressa, é um serviço delicado, e detalhes na montagem podem deixar a lavadora vazando.

      Excluir
  87. Amigo Celso,
    Infelizmente minha máquina acusou problema no automático, ou seja ela não desliga mais vc possui algum canal prá mim obter esta peça?

    Além da eficiência, considero esta máquina uma relíquia e estou sem perspectivas, por favor ajude-me!!

    ResponderExcluir
  88. Prezado Celso,
    Qual cola você fala da 3M? A que diz adesivo para motores diesel?
    Vou ver se encontro as gaxetas de cortiça, caso não encontre posso fazer elas de outro material pensei em borracha tipo câmeras de carro.
    A mangueira cachimbo monto primeiro ela na base depois monto o tanque em cima é isto?
    Passo cola nela onde ela une com o tanque ou só depois na borda dela, e nas outras uniões e retentores passo cola na superfície de contato das borrachas ou depois só nas bordas vai a cola.
    O que acha de proteger a coluna com um tubo de PVC de duas polegadas por fora e vedado com cola por cima do retentor da base vi isto no youtube ou qual o método mais indicado para proteger a coluna da ferrugem fita adesiva, tinta ou o tubo de PVC?
    A o meu tanque novo é esmaltado marca frigelar acho que não é original mas é esmaltado pintadinho como você recomendou.
    Agora tenho que providenciar as gaxetas de cortiça para começar a montar.
    Atenciosamente!
    João Paulo

    ResponderExcluir