domingo, 2 de junho de 2013

Lavadora Não Enche e não Bate - A Água Fica Entrando Mas a Lavadora Não Enche


   Muitas vezes meus clientes me ligam e dizem: Celso, minha lavadora de roupas está enchendo de água a horas, e não bate, o que está acontecendo? para onde a água está indo?
   Essa lavadora da foto acima, é um produto novo e veja que tem duas mangueiras, a mais fina é a que entra água, e a mais grossa, é por onde a água sai depois da lavagem e do enxágue, pois bem, nesse modelo da foto, veja quem tem duas abraçadeiras pretas prendendo a mangueira de saída ao gabinete da lavadora, isso serve para que a mangueira não fique solta, e principalmente para que a mangueira fique numa altura suficiente para que a água entre e fique dentro da lavadora, pois se a mangueira de saída estiver em um nível mais baixo do que o nível da água dentro da lavadora, a água vai sair por gravidade, assim quando a lavadora estiver enchendo se a mangueira estiver abaixo da altura da tampa, a água entra e sai ao mesmo tempo.
  Em modelos mais antigos, as lavadoras não tinham essas abraçadeiras, e em algumas novas já encontrei as abraçadeira quebradas, ou rompidas, causando esse problema.
   Portanto se a sua lavadora apresentar esse problema de entrar água a e não conseguir atingir o nível, a primeira coisa a fazer é ver se a mangueira de saída está no mínimo na altura da tampa da máquina, para que a água não entre e saia automaticamente pela força da gravidade.




254 comentários:

  1. Boa tarde.
    Compre uma lavadoura Brastemp 9 kg. fui usa-la hoje e ela fica enchendo de água mesmo desligada no botão e na tomada isso e normal. Escolhi nivel médio e baixo nos dois ele ebcheu que derramou. Por favor me ajude.
    Desde ja Obrigado.
    Joran...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troque a valvula de entrada de água, a valvula é a peça onde voce rosqueia a mangueira de entrada, ele com certeza está com o diafragma interno aberto, assim a água não para de entrar, abraço Adelmo

      Excluir
    2. Ola Celso,
      A minha também é uma "Brastemp 9kg Ative!", e ela está demorando MUITO a encher, e as vezes demora tanto que ela drena a água sem fazer o programa. Sendo que a pressão daqui de casa também é boa, e já removemos os dois filtros!
      O sr. sabe o que pode ser?
      Esperando que esteja bem, Rafael.

      Excluir
    3. Estou bem sim, o mesmo bem te desejo
      nesse caso Rafael, abra a tampa, e com um cabo de força ligue as bobinas da valvula direto na tomada, isso com a valvula instalada no local, apenas desligue os fios que vem da lavadora e ligue um cabo de força e ligue na tomada, se o fluxo da água ao entrar ainda for fraquinho, troque a valvula dupla de entrada de água, se o fluxo for bem forte ligando ela direto na tomada, pode ser que a placa não esteja mandando energia suficiente para as valvulas, mas acho que o defeito vai ser mesmo a valvula, se for, troque a valvula

      Excluir
    4. Boa Tarde celso tenho uma maquina da marca consul que passa o nivel de agua e transborda e nem bata a roupa o que pode ser.

      Excluir
    5. Pode ser apenas problema na mangueira do pressostato, abra a tampa e vai ver uma mangueira ligada no tanque e no pressostato, retire a mangueira e sopre em direção ao tanque, o ar tem que passar livre, se tiver sujeira, vai transbordar.

      Excluir
  2. Lilian
    Obrigada pela dica, perfeito, era a magueira que nao estava no nivel, deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Olá...Eu prefiro maquinas com cesto inox, mas gostei bastante da Mueller especial que é frent load, mas n tem cesto em inox..sempre gostei destes estilos..O que vc me recomenda sobre esta máquina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço, eu domino três marcas em especial, quanto a essa lavadora não vou opinar, apenas acho que uma lavadora com porta frontal e de cesto plástico não é segura, pois os cesto das lavadoras frontais, tem uma estrutura pesada para suportar tanto peso, pela disposição das peças, e depois a rotação de centrifugação, sinceramente uma lavadora de porta frontal com cesto de plástico, eu nunca vi, tomara que se você comprar tenha sorte, abraço

      Excluir
  4. Olá,
    Bom dia!
    Gostei muito do seu blog e meu problema é exatamente este citado...minha maquina não consegue enxer, a agua sai.
    O problema é que a minha saida para encaixar a magueira de saída de agua é na parte inferior do meu tanque, ou seja, fica muito abaixo da tampa....tem alguma coisa que possa fazer?
    Porque tem dias que a maquina funciona normal e tem dias que não enche.
    Obrigada!
    Marília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marília, boa noite
      Se a maquina for nova, ela vai ter no gabinete uma ou mais garra/alça/ para prender a mangueira, mas caso não tenha, levante a mangueira e prenda ela na outra mangueira de entrada de água, assim ela vai ficar com altura suficiente, desde que ela fique alta na saída, para evitar a drenagem por gravidade, não vai ter mais esse problema.

      Excluir
    2. Olá Celso,
      Muito obrigada, consegui prender ela e deu super certo! Resolveu o problema!

      Excluir
    3. Que bom né Marilia, abraço

      Excluir
    4. Ola Celso!!! Minha maquina é eletrolux 8.0kg turbo economia e esta com o mesmo problema: ela enche normalmente mas a aga drena ao mesmo tempo, entao ela sempre bate as roupas sem agua. Ja elevei a mangueira mas nao deu certo, continua com o problema. O q pode ser? Aline

      Excluir
    5. Aline, pode ser um problema na placa eletronica, ela fica o tempo todo jogando água fora, mas tem que um técnico ver isso pessoalmente, pois é um defeito complicado, não vá comprar placa sem ter certeza, peça dois orçamentos para comparar o defeito e os valores ok, abraço

      Excluir
  5. oi CELSO gostei do seu blog ,a minha nem começa soltar a agua e ja começa a bater sem agua mesmo,o que pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosangela, quando me passam o modelo me ajudam demais, assim sem modelo fica bem mais complicado pois cada modelo tem suas características, mas no seu caso dá pra tentar,
      Abra a tampa, retirando os parafusos da parte traseira da tampa
      Levante a parte traseira e empurre pra frente que ela se solta, então levante a tampa com a lavadora recostada na parede e desligada da tomada, recostada na parede, para você apoiar a tampa na parede, veja que do lado esquerdo, tem uma mangueirinha transparente que é ligada lá embaixo no tanque e em uma peça redonda chamada pressostato, que fica debaixo da tampa, essa peça controla o nível.
      Imagino que a mangueirinha esteja entupida por sujeira, geralmente amaciante, então tire a mangueirinha do lado do pressostato e sopre em direção ao tanque, se tiver sujeira, limpe a mangueira, sopre com força, pois a sujeira pode estar no conector do tanque, o ar tem que passar livre, se tiver que limpar o conector do tanque, limpe até soprar e o ar passar livremente, depois reconecte a mangueira no tanque e no pressostato e ligue, se não funcionar, me diga, abraço

      Excluir
  6. Olá Celso, bacana o seu blog, bem orientativo e ilustrado.
    Gostaria de ter uma orientação sua. Tenho uma Brastemp advanced wash 8 kg. Foi trocado todo o conjunto do mecanismo (eu chamo de cambio, não sei o nome ao certo)e o "freio". Ela enche de agua normalmente, na hora de bater o curso desse batimento é curto demais, como se ela nao tivesse força para fazer essa operação, finalizado o ciclo ela joga a agua fora normalmente e centrifuga. O que poderia estar causando esse defeito no curso do bater e enxaguar, li aqui em seu blog que o capacitor pode influenciar (existe uma posição correta para se ligar os fios nele?), isso procede? O painel dela tudo funciona normal, luzes, ciclo, o problema se resume somente no bater a roupa.

    Agradeço se puder me orientar.
    Rinaldo Ped

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rinaldo, boa noite
      O problema de não agitar a roupa tem a ver com capacitor sim, mas também tem a ver com placa eletrônica, tem que ver outro detalhe, muitas vezes a lavadora não agira porque o atuador de freio ficou preso, entenda, o atuador de freio aciona o conjunto para centrifugar e trava, ou seja, a mola tem que puxar ele de volta, se ela não consegue puxar, a lavadora fica com o conjunto armado pra centrifugar e não agita, faz apenas o barulho, no seu caso você disse que ela se movimenta mas com golpes mais lentos, veja se realmente está travado, muitas vezes isso acontece porque a lavadora está programada em DELICADOS, ela bate bem lento, e isso parece ser defeito, quando é apenas programação.
      Vamos resumir:
      Veja se o atuador de freio não está travado,
      Se estiver ok, troque o capacitor, o capacitor tem apenas dois fios, amarelo e preto, não tem como ligar errado, e não sendo nem um nem outro, pode ser a placa eletronica ou fios do motor quebrados, ou motor queimado, não compre placa sem ter certeza absoluta.

      Excluir
  7. Celso;
    Agradeço a pronta resposta, arrumei outro capacitor só para testar e o ciclo para bater voltou a funcionar, agora irei fazer um teste completo nela e ver se esta tudo ok e posto a resposta aqui. Sua explicação é perfeita, deveria abrir uma escola para isso. Muito obrigado por enquanto.

    Att;
    Rinaldo Ped

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que deu certo com sua lavadora, não é em todos os casos que conseguimos solucionar apenas com instruções, sem ver a lavadora pessoalmente é complicado, tento fazer o possível, e as informaçoes que eu recebo na pergunta são essenciais para resolver o problema, abraço

      Excluir
  8. OI BOM DIA!
    GOSTARIA DE UMA AJUDA. MINHA LAVADORA ENCHE D'AGUA POREM NÃO FAZ MAIS NENHUM PROCESSO.
    PODERIA ME AJUDAR?
    DESDE JÁ OBRIGADA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SE voce me disser marca e modelo da sua lavadora, eu tento ajudar sim, aguardo

      Excluir
  9. Olá Celso, parabens pelo o blog, queria uma orientaçao sua, to com um problema na minha maquina brastemp, ela não quer encher e nem centrifugar, quando eu ligo ela, ela joga toda agua pra fora como si fosse centrifugar mais não dar resultado nenhum. O que qui pode ser? obrigado pela atenção. tenha um bom dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MAikon,
      não me disse o modelo da lavadora, assim fica mais difícil, mas se ela for com placa eletronica, e ao ligar na tomada, imediatamente ela começa a drenar, o defeito é a placa eletronica então, toda lavadora que ao ser ligada na tomada, de imediato começa a drenar, mesmo que não tenha sido feito nenhuma programação, o defeito é placa.

      Excluir
  10. Olá Celso,

    Minha lavadora é uma Consul Super Jato 5Kg e quando a coloco para encher de água, às vezes ela para e inicia o processo de lavagem, porém no meio do ciclo ela começa a encher novamente até transbordar. Mesmo quando a desligo e ligo novamente ela não funciona mais, fica somente pedindo água, mesmo que esteja cheia.
    Já trocamos o controlador de nível e não resolveu.

    Agradeço muito se me ajudar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeff, retire a mangueira que é ligada no tanque e no pressostato e sopre para ver se não tem sujeira dentro dela, depois conecte ela no tanque e sopre em direção ao tanque, para ver se não tem sujeira no conector onde ela é encaixada, o ar tem que passar livre, pode ser apenas sujeira na mangueira ou no tanque ok, abraço

      Excluir
  11. minha lavadora consul facilit esta com as braçadeiras mesmo assim não para de encher e soltar a agua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser um problema de placa eltronica, assim que você coloca ela na tomada ela já começa a drenar, se for isso necessita trocar a placa eletronica, não é problema de mangueiras

      Excluir
  12. Olá, tbm estou com um "problema", minha maquina é mabe de 10kg, ela não está enchendo, o que devo fazer, obrigaduuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser a valvula de entrada de água que queimou, mas eu não entendo nada de MABE, vou deixar o endereço de um site onde muitos tecnicos responde, e um deles poderá te ajudar melhor:

      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  13. Como Consertar Seu Eletrodoméstico: BRASTEMP E CONSUL e ELECTROLUX: Lavadoras de Roupas CONSUL - Defeitos - Melhores Modelos

    Olá amigo Celso... Me ajuda...por favor.... tenho uma lavadoura consul super jato 6kg.

    Ela simplesmente paro de encher, pensei que erá peneira o algo entupido limpei tudo mais não enche.

    quando enche manualmente ela funciona normal... me ajuda .....

    obrigado deste já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiano, tem que energizar a valvula de entrada de água
      Pegue um cabo de força e ligue a valvula diretamente na tomada, se a água não entrar mesmo você ligando ela direto na tomada, a valvula queimou e tem que ser trocada, a valvula, é a peça onde você rosqueia a mangueira de entrada de água, não precisa tirar a valvula do local pra testar, basta energizar ela no local mesmo.

      Excluir
  14. Por favor gostaria da sua ajuda.Minha maquina é uma electrolux 6kg turbo economia.Ela estava funcionando normalmente qdo derrepente ela parou de encher de agua,ela está enchendo e secando ao mesmo tempo,mesmo pegando a mangueira e colocando mais alto do q a tampa ela continua assim..como se a maquina estivesse empurrando a agua pra sair,,espero ter sabendo te explicar.aH MESMO Q EU MUDE DE FUNÇÃO ELA FICA DO MESMO JEITO.Obrigada e conto demais com sua ajuda!Por favor..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grazy, parece que a lavadora está ligando a eletrobomba assim que você liga ela na tomada, veja se mesmo sem fazer programação nenhuma ela já fica escoando a água, mesmo com painel apagado, se for isso, tem que trocar a placa, nesse modelo ocorre muito isso, ela drena mesmo sem programação, e se você programa pra encher, ela enche, mas drena ao mesmo tempo, tem que trocar a placa.

      Excluir
  15. Cara fiz o teste indicado não passo agua deve ter queimado mesmo...
    sou de sp zona sul, poderia me indica um local que vende essa peça...
    obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiano, sou de Brasilia, mas procure na lista telefonica, SP tem muitas e muitas lojas, com certeza e sem exagero mais que uma centena de lojas, tenho certeza que voce vai encontrar

      Excluir
  16. Oi Celso,
    Tenho uma maquina Consul facilite 10kg e ela não esta enchendo, a agua que entra sai por baixo e não pela mangueira. Oque pode ser?

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde Celso, gostaria muito da sua ajuda, minha máquina tem 12 anos é uma Brastemp turbo performace de 8 Kilos ( com painel eletrônico), tudo corria bem até que ontem ela soltou cheiro de queimado e fumaça. Desliguei ela e dei uma olhada em baixo, vi que o capacitor estava meio derretido, então, troqueio capacitor e os fois que estava ligados a ele. Ela liga normalmente, mas enche sem parar e não bate a roupa, somente centrifuga. Como sou amigo do rapaz que vende peças ele me emprestou uma placa nova para testar e nada mudou, me emprestou tambem uma valvula de entrada de água e nada mudou. O que devo fazer agora? Obrigado, certo que serei respondido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lauro, o problema pode estar no pressostato de controle de nivel, retire a mangueira do pressostato e sopre em direção ao tanque, o ar tem que passar livre, se tiver sujeira limpe a mangueira e o conector do tanque, depois retire cada fio do pressostato e reaperte os terminais, faça de um por um para não religar errado, depois conecte a mangueira e certifique-se que ela está bem encaixada para não vazar ar, pode estar aí o problema

      Excluir
  18. Olá Celso, preciso muito da sua ajuda, tenho uma Electrolux Turbo 8 kilos, quando eu ligo ela, ela não para mais de encher a água, chega a transbordar! Me ajude!! Aguardo sua resposta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas ela bate ou não bate, porque se encher de agua e bater e mesmo assim continuar enchendo é um defeito, agora se não bate e transborda é outro defeito, diga-me se bate ou não

      Excluir
    2. Olá Celso, consegui o modelo bem certinho é uma electrolux 8 kilos Turbo LM08, ela enche e não bate (pq ela só bate quando para de encher de água). O que será que é? Aguardo retorno.

      Excluir
    3. Então ela enche e para de encher mas não bate, mas também não transborda, pode ser o capacitor do motor, se for o capacitor, ela também não vai centrifugar, e pode ser também fio quebrado no motor, as vezes acontece isso, o fio quebra e ela para de fazer as funções do motor, que é agitar e centrifugar, e ainda pode ser a placa eletronica, são várias possibilidades, então nesse caso, seria melhor um técnico avaliar para ter certeza, se você ficar comprando peças pra testar e tentar descobrir pode ficar mais caro que o profissional ver pessoalmente

      Excluir
  19. Oi, gostaria muito de sua ajuda, tenho uma maquina eletrolux premium, modelo LE 1000 e ela vinha funcionando bem, ate q agora nao sei pq, parou do nada, ela liga normalmente, enche de agua porem, na hora de bater, o tambor nao gira, já olhei a correia e esta tudo bem tbm vi q o problema nao é na bomba, pois a maquina drena bem a agua. Será o capacitor? como faço para encontra-lo? ela é de porta frontal. Muito grata pela ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, o capacitor geralmente vai estar na parte superior, embora varie na montagem de um produto para outro, tem sim grandes chances de ser o capacitor, na parte de tras da tampa, olhando por baixo tem dois parafusos, um de cada lado, solte os dois, levante a parte traseira um pouquinho e force pra frente que ela vai desencaixar, então vai ter acesso aos componentes superiores ok, então vai encontrar o capacitor, abraço

      Excluir
  20. Bom dia, a minha máquina é uma brastemp 11 Kg, ela entra água e sai pela mangueira ao mesmo tempo o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jocelene, com certeza a mangueira de saida está muito baixa, a mangueira de saída tem que estar da altura da tampa da lavadora, senão a agua vai entrando e saindo por gravidade, suba a mangueira de saída

      Excluir
  21. Temos uma máquina de lavar Consul Cargo 8kg com 9 anos de uso. Há duas semanas foi feita a troca do atuador de freio (na hora de centrifugar só o agitador girava). Agora, embora esteja lavando normal com sabão, na hora do primeiro enxague, a água não pára e acaba transbordando. Já verificamos a mangueirinha do pressostato (não parece estar entupida nem furada) e não parece ser a válvula porque a água pára de entrar quando a máquina é desligada. Você teria alguma suspeita do que poderia ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosana, se ela quando transborda, no enxágue, tem que ver o seguinte, um detalhe, se ela continua enchendo até transbordar, e mesmo assim está agitando, ou seja começa a bater e continua enchendo, se for isso o problema é timer, porque se ela começa a bater, o timer tem que cortar a valvula de entrada, estranho isso, porque se fosse pressostato ou mangueira do pressostato, ocorreria durante a lavagem também, como só ocorre no enxágue, aparenta muito ser o timer

      Excluir
  22. Olá Celso, boa tarde. Tenho uma maquina Electrolux Turbo capacidade 10kg, ela liga o painel de controle normalmente, só que não entra a água e não bate as roupas, o que será?? O que faço? É necessário levar para algum profissional consertar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Artur, pode ser que a valvula de entrada de água tenha queimado, abra a tampa e vai ver que a mangueira de entrada é rosqueada nessa peça, a valvula, tem duas partes eletricas nela, pode ligar na tomada com um cabo de força pra testar, se não der sinal estará queimada, se for mesmo isso, basta trocar a valvula dupla de entrada de água

      Excluir
  23. Celso bom dia,

    Tenho uma lava e seca lg 8,5kg e estava comum problema de drenagem, a agua não saia e não centrifugava,mas enchia e lavava, troquei uma eletrobomba, pois na minha maquina são duas, que parecia estar queimada,mas agora ela não enche e drena ao mesmo tempo, a mangueira está colocada corretamente, será que poderia me ajudar não sei mais o que faço¹

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcio, eu não indico e nem conserto lava&seca, são produtos de muita manutenção, e de componentes caríssimos, vou te deixar o endereço de um site onde muitos técnicos respondem,quem sabe um deles possa te ajudar, entre no forum desse site:
      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  24. Boa noite,
    Tenho uma lavadoura Consul Ideale CWI, eventualmente ela enche de agua ate transbordar, e não passa para
    as proximas funções. Pode ser problema no pressostato de nivel? Obrigado, parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leo, pode ser sim, mas veja a mangueira que vai ligada no pressotato e no tanque, pode ter sujeira nela, se tiver ela nunca vai atingir os niveis, retire e sopre em direção ao tanque, se o ar não passar, limpe a mangueira e o conector onde ela se encaixa no tanque, pode ser apenas isso

      Excluir
  25. Olá Celso Boa Noite.
    Me chamo Edna tenho uma máquina Modelo:Esmaltec EW60 de 6kl. Ela faz a centrifugação agente passa para a função de encher mas não enche d'agua o que fazer?
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edna, eu não entendo nada desse marca, não conserto.
      Vou deixar aqui um site onde tem um forum que muitos técnicos respondem perguntas, então um deles pode te ajudar com mais competencia que eu ok, abraço

      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  26. boa tarde!!! Celso minha brstemp bwu 11a enche de agua mas não bate as roupas o que eu faço?obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente sua lavadora ainda esteja na garantia de fábriaca, então não pode mexer, tem que chamar a assistencia técnica autorizada, não pode violar o produto se ainda estiver na garantia ok

      Excluir
    2. Meu nome é Claudia, sim minha maquina está sim na garantia chamei um técnico p vim ver obrigado.

      Excluir
    3. Tomara que tenham visitado voce e resolvido seu problema Claudia, eu sabia que estava na garantia, pelo modelo da pra saber, felicidades querida

      Excluir
  27. Olá Celso, meu nome é Ivo
    Tenho uma lavadora Mabe 10kg usada, e ao escolher a quantidade de água para enche-la conforme opções( mínimo,médio, alto e máximo) qualquer nível que escolha, ela enche sem parar e acaba transbordando a água e nada de bater a roupa, o motor não liga, o quê pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivo, eu não trabalho com essa marca, e na maioria dos casos eu nem respondo quando é uma marca que eu não conserto, não por preguiça ou má vontade, é que eu respondo pra ajudar sempre, e se não puder ajudar melhor nem responder.
      Mas no caso da sua lavadora podem ser duas coisas bem possíveis, primeiro ela tem uma mangueira que liga o tanque ao pressostato, que é o controle de nivel de água, se essa mangueira estiver entupida ou suja, ela vai encher sem parar, então retire a mangueira e sopre em direção ao tanque, depois recoloque no pressostato e sopre em direção ao pressostato, ele tem que dar um estalinho, avisando que atingiu o nivel,
      Outro problema pode ser a valvula, que é a peça onde voce rosqueia a mangueira de entrada de água, se ela der problema, libera passagem de água continua, mas nesse caso ela teria que bater, quase certeza então que nao é a valvula, outro problema provável pode ser a placa, se ela tiver placa, mas faça o teste que te falei da mangueira do pressostato, pela informação do defeito o problema vai estar ali, abraço

      Excluir
  28. Ola Celso!
    Primeiramente eu gostaria de parabeniza-lo pelo empenho, técnica e boa vontade!
    Tenho uma Brastemp 11kg modelo BWL11ABANA20. Ela enche de água mas nao bate (faz barulho mas nao mexe). No ciclo de centrifugação funciona normalmente. Alguma dica? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, tenho uma suspeita, pode ser que o atudador de freio, que faz a troca da mecanica de lavar para centrifugar tenha travado na posição de centrifugar, assim quando ela vai lavar faz apenas tummm tummm tuummm e nada se move, então veja se não foi isso, algum problema com atuador de freio, ou com armador de freio que puxa a peça, se desencaixar do atuador ou quebrar pode ocorrer isso, se não for me diga ok

      Excluir
  29. ola celso ganhei uma brastemp baby com um nivel só de agua, quero adaptar ela para 3 niveis qual seria o pressostato recomendado, um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se pode fazer essa adaptação, por causa da fiação dela, os pressostatos com outros niveis, tem outras fiações, não vou dizer que seja impossível, mas é um procedimento que nunca fiz, e nem sei se dá pra fazer.

      Excluir
  30. Tenho uma maquina eletrolux 15,2 litros, na parte traseira tem uma mangueira verde transparente bem fina, que foi desligada e agora não sei onde liga-la. Pode me ajudar ?

    Domingos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for fina e transparente, é ligada no tanque, vai ter um local na pare baixa do tanque onde ela se encaixa, e no pressostato, que é o controle de nivel, imagino que seja a mengueira do pressostato, que é ligada ao tanque e ao pressostato para o controle de nivel de água, se colocar agua na lavadora, ela vai vazar por o local onde a mangueira se encaixa, assim voce localiza com facilidade, o pressostato fica no paine, embaixo do botão de controle de nivel de água

      Excluir
  31. Boa tarde!! Tenho uma LM 08 e algumas vezes para agua sair para o enxague ou centrifugar, precisava dar um "murrinho " na chave seletora de funções.
    por iniciativa propria resolvi abri o painel e colocar limpa contatos na chave e demais componentes o que ocasionou um problema pior, a maquina não para de encher ( não deixei transbordar ). Qual sua dica ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez o tenha alguma palheta em curto dentro do timer, fazendo com que a energia vá constantemente para a valvula, sinceramente acho que o que tem que fazer é trocar o timer, se bem que nesse modelo, dificilmente o timer apresenta problemas.
      mas como disse qua a lavadora não para de encher pode ser um problema com a valvula de entrada de água, ou então com o pressostato, que controla o nivel de água, ou mesmo com a mangueira que é ligada ao tanque e ao pressostato, se ela tiver sujeira, vai impedir que o ar pressione o pressostato, então tire a mangueira, sopre em direção ao tanque, sopre depois em direção ao pressostato, retire os fios do pressostato, um a um para não ligar errado, limpe os terminais, reaperte os terminais e teste

      Excluir
  32. Ola, por favor poderia me dar sua oipiniao sobre minha lavadora...
    tenho uma Electrolux LM8, coloco para encher e a agua não pára e transborda sendo que não bate faz o primeiro movimento pra bater mais pára...será que algo muito serio???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser problema com o pressostato de nivel, ou com a mangueira que é ligada ao tanque e ao pressostato, se ela estiver suja, a lavadora jamais vai dar nivel, se estiver furada também não, antão solte a mangueira do pressostato e sopre em direção ao tanque, o ar tem que passar livre, se tiver sujeira limpe, veja se a mangueira não tem vazamento, depois sopre em direção ao pressostato, ele tem que dar um estalinho, depois solte os fios do pressostato, um por um e reaperte, um por um pra não ligar errado, depois teste

      Excluir
  33. boa noite senhor Celso, então, eu tenho uma máquina brastemp que está na garantia ainda, porem a abraçadeira superior foi rompida na instalaçao, a máquina funciona normalmente pois a altura está correta. gostaria de saber se eu encontro essa abraçadeira a venda para repor, e no caso de eventual problema não perder a garantia. até mais abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei qual abraçadeira, imagino que seja a a que fica na mangueira de entrada de água, se for basta trocar a mangueira de entrada de água, de qualquer forma parece ser coisa simples, pode trocar que não vai interferir na garantia, pois a peça pelo que voce disse fica na parte externa da lavadora, e não abrindo a lavadora nao vai influenciar na garantia

      Excluir
  34. Celso bom dia.
    Tenho uma brastemp foram 6 kg. A máquina está enchendo um pouco abaixo do normal, porém quando selecionou a fundão nível médio de água ela enche acima do normal. A impressão que da é que as fundões estão invertidas entre nível médio e nível alto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cassio, nunca vi algo assim, mas o defeito está relacionado ao pressostato de controle de nivel da água, mas acho que não deve trocar, ja que sabe que estão invertidos, basta programar o nivel conforme sua necessidade e usar ela dessa forma ok

      Excluir
  35. por favor, me dê uma luz, tenho uma máquina brastemp eletrônica 8kg, e quando ligo a mesma,ela não agita, não enche, mas joga a água normalmente fora, ela estava com a suit de acionamento da porta queimada,porém a mesma foi trocada e normalizada, porém quando põem ela para centrifugar ou encher ela não faz nenhuma operação, já verifiquei o motor, capacitor e placa e estão todos aparentemente normais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja os fios do motor, mas se não enche também podem ser outros problemas, se não enche pode ser valvula de entrada de agua ou pressostato, então teste as tres vias da valvula de entrada de agua, depois retire a mangueira do pressostato e veja se não estã obstruida, se tiver limpe, sopre a mangueira em direção ao tanque, o ar tem que passar livre, depois retire todos os fios do pressostato e recoloque, reaperte os terminais dos fios do pressostato, desligue e religue de 01 po 01 para não ligar errado ok

      Excluir
  36. Celso Bom dia ...
    tenho umbastemp de 11 kilos ela enche e tudo liga tudo normal mai na hora de bater a roupa ela não bate soh fa o barulho mais aquele negocio q tem no meio nao gira oq pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser o atuador de freio travado, veja isso atuador de freio
      outra coisa que pode ser é o capacitor do motor, quando ele perde potencia a lavadora não bate, faz apenas o barulho, veja essas duas coisas, capacitor e atuador, se estiver ok, de uma olhada na fiação que vai no motor, veja se não tem fio quebrado

      Excluir
  37. Boa tarde Celso, meu nome é Luis, tenho uma lavadora Brastemp Ative 11kg, ela tem 5 anos e a placa foi trocada faz 2 anos, o nivel extra baixo e baixo funciona normalmente, mas no médio e alto a água passa e transborda, as vezes ela para no médio e começa a bater e de repente para de bater e começa a encher de novo até derramar, já assoprei a mangueira do pressostato mas não adiantou, acho também que o tanque está um pouco baixo, está com um espaço de mais de 4 cm entre o tanque e a maquina, com o tanque vazio.
    Obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis,
      Pode trocar o pressostato, é uma peça barata, e sempre apresenta problemas dessa ordem, troque também a mangueira do pressostato que custa bem baratinho, quanto ao tanque estar um pouco baixo, pode ser problema com a suspensão, são quatro varas de suspensão que sustentam todo conjunto, nesse modelo se desgastam e a lavadora trepida muito durante a centrifugação, troque também as quatro varas de suspensão, assim ela vai ficar perfeito, mas existe mesmo um espaço entre o cesto e a tampa, isso é normal, o conjuto não fica colado não, se não estiver trepidando, não precisa trocar

      Excluir
  38. Olá Celso, tudo bem??? Muito bom o seu blog, principalmente pra quem não tem experiência no assunto!
    Diga uma coisa, eu comprei uma electrolux Turbo de 6 Kg, conectei tudo certinho, porém, eu abro a torneira, coloco pra iniciar e ela não enche (e não está saindo pela mangueira de saída), já começa a rodar cheia de roupas sem água. O que é isso? Tem algum defeito? Obrigado desde já! (Vi em algum lugar falando que tem que ligar ela e depois programar, mas não tem como ligar ela sem estar num programa de lavagem, tem de A a G e não tem um ponto neutro)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quiser que entre água, tem que colocar no A, B, C, D, E no F é enxague e no G, centrifugação
      Então tem que por entre A e E. Assim ela vai entrar água e lavar, mas antes de lavar, ela dá um giro mesmo, depois disse é que começa a encher, caso ela esteja agitando sem água, aí sim é defeito e tem que chamar a autorizada, abraço

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta, pela atenção e pela agilidade!
      Vou testar isso então. Recapitulando: Colocando nas opções A, B, C, D ou E deve dar algum giro antes e depois começar a encher... Testarei. Se depois disso começar a lavagem sem água vou chamar a assistência.
      Obrigado novamente! Grande abraço.

      Excluir
  39. Boa tarde!
    Celso estou com uma brastemp 6kg-8kg clean ..... BWM08 BIVOLT.... Ela não esta enchendo com água e nem batendo a roupa, ela só esta fazendo o processo de centrifugação. O único processo que ela esta fazendo é o de centrifugar.
    VocÊ tem alguma idéia do que possa ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Will, não existe lavadora com duas capacidades de peso, ou é 06 ou 08 kilos, no caso da BWM08 é para 08 kilos de roupas secas, outra coisa que não existe é lavadora BIVOLT, todas tem voltagem unica.
      Pelo defeito que relatou, o que aconteceu foi que queimou a valvula de entrada de água, por isso ela não entra água, e não entrando água não pode bater, nesse modelo ela usa valvula de tres vias, troque a valvula e vai ver que volta a funcioanar ok

      Excluir
  40. Parabéns pelo seu blog. Tenho uma maquina de lavar roupa consul facilit 10kg, ela enche de agua normal mas não bate a roupa e nem centrifuga, oque pode ser? ela ainda está na garantia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carina, tem grande chance de ser apenas o capacitor do motor, mas como está na garantia, tem que chamar a rede autorizada, produtos na garantia não podem ser consertadas pelo dono e nem por terceiros, perde a garantia se for violado

      Excluir
  41. Boa tarde Celso,
    Minha lavadora entra agua mas nao enche, a mangueira de saida esta de modo correto , na altura da lavadora, oque pode ser?
    At.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Charles, isso é impossivel, se a mangueira de saida está da altura da tampa, a água tem que entrar e a lavadora encher, senão pra onde a água está indo... isso foge da lógica, a não ser que a lavadora esteja entrando água e drenando ao mesmo tempo, se for isso, entra e sai ao mesmo tempo, aí pode ser um problema de placa eletronica ok

      Excluir
  42. Olá Celso boa tarde!
    Parabéns pela iniciativa. Vê se você consegue me ajudar. Tenho uma máquina Eeletrolux LE08, eu a coloco em qualquer um dos três níveis de água e ela enche até transbordar, já troquei a mangueira que liga o tanque ao pressostado e até mesmo o próprio pressostado e o problema continua. Assopro em direção ao tanque e percebo que não está entupido e também em direção ao pressostado, ouço um estalinho a máquina para de encher e começa a bater, mas se paro de soprar ela para de bater e continua a encher, onde poderá estar o problema? conto com sua ajuda. Evandro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro, se voce sopra e a lavadora bate, o defeito tem que estar entre pressostato, mangueira do pressostato ou conector da mangueira com tanque, em algum lugar desses tem vazamento de ar, e tem que descobrir onde é, se trocou mesmo o pressostato e a mangueira, veja na conexão com o tanque se não tem algum lugar rachado, que permita vazamento de ar, o defeito tem que estar aí em algum lugar, em outro lugar não é

      Excluir
  43. minha maquina de lavar começa encher e depois para oque pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que a valvula de entrada de água esteja superaquecendo e parando de entrar agua, se for isso, espere uma meia hora e tente novamente, se ela encher, troque a valvula

      Excluir
  44. oi celso a minha consul 10 kg maré super esta enchendo ate transbordar as vezes quando abro a tampa para de encher como as vezes abro e ñ para,ja fiz o teste na mangueira do pressostato e esta limpa assim como fiz na valvula tirei os fios e ñ passa agua,se tiver enchendo e eu desligo até mesmo da tomada ela continua,o que pode ser???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a valvula dupla, se tira da tomada e continua enchendo, quer dizer que o diafragma da valvula não está fechando, troque a valvula dupla Flavio, abraço

      Excluir
  45. Oi Celso,
    Peço sua ajuda, tenho brastemp 10kg clean que não esta entrando água, coloquei água manualmente porem a maquina não funciona, no visor a luz vermelha fica piscando e nem uma função funciona.
    Grato Leonardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode ser apenas o interruptor de tampa Leonardo, pode desligar os dois fios que vão no interruptor de tampa, e jampear um no outro, ligar um no outro direto apenas para testar, se o interruptor estragar, a lavadora nunca vai iniciar, é como se estivesse com a tampa aberta ok, vou deixar uma postagem que fala sobre isso.

      http://tecnicobrastempweb.blogspot.com.br/2013/03/lavadora-brastemp-bwm06-nao-programa.html

      Excluir
  46. oi gostei muito do seu blog,
    minha maquina de lavar roupa mabe 10kg nao enche de agua,mas a agua sai oque pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ingrid, não trabalho com essa marca de lavadora, mas se não enche pode ser apenas a valvula de entrada de água queimada, abra a tampa e vai ver a valvula, que é onde é rosqueada a mangueira de entrada de água, então ligue um cabo de força na valvula e na tomada, veja se ela funciona, se não funcionar está queimada e tem que ser trocada ok, as valvulas podem ser de 1, 2 ou tres vias, ou seja, podem ter nelas até tres bobinas eletricas, como não conheço seu produto, não sei quantas vias na valcula ela usa, se tiver tres, teste todas, e se tiver apenas uma queimada, mesmo assim tem que trocar todo o conjunto ok, abraço

      Excluir
  47. boa tarde celso! ganhei uma brastemp bwf 24 abana troquei os tirantes e a válvula tripla que estava queimada só que agora ela não para de encher até quando chega no nível ela começa beter passa de programa mas não para de encher aliás só para quando abro a tampa ou desconecto da tomada de energia ,o que será o problema??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ela só para de encher se tirar da tomada, significa que a placa eletronica está mandando corrente para a valvula direto, mesmo que não esteja programada para encher, então foi a placa quem queimou a outra valvula, e tem que ser trocada, senão vai queimar a valvula nova.

      Excluir
  48. Olá Celso, parabéns pelo Blog.
    tenho uma Brastemp Total 9 kg. A máquina passou a dar o seguinte defeito: - Ao iniciar (qualquer programa) começa a encher e para antes do limite. Depois de vários minutos a máquina recomeça a encher e então segue todo o processo normal. Ao encher novamente para o enxágue funciona normalmente.
    Peço-lhe ajuda para descobrir o problema. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece qua a valvula que entra agua para a lavagem, está superaquecendo e parando, note que a valvula que entra água para o enxague é outra, não que sejam mais que uma valvula, é que na mesma valvula, existe mais que uma bobina elétrica, uma para entrar agua em cada estágio, nesse caso, tem que trocar a valvula, pois a bobina da via da lavagem está superaquecendo, essa é a suspeita mais provável ok, abraço

      Excluir
  49. Oi Celso, adorei seu blog Parabéns!!
    Mas estou com um problema, comprei a maquina Brastemp Ative de 11 kilos, ela demora MUITO pra encher e quando enche de água no nivel da agua que escolhi, ela solta a água toda e não faz a programação, tenho que desliga e liga da tomada pra ela voltar a fazer a programação! E na hora de Centrifugar ela solta a agua toda mas nao faz a centrifugação!! você poderia me ajudar? Abraços !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila, parece um problema de placa, mas não tenho certeza, teria que ver, mas como voce disse que comprou, imagino que tenha sido recentemente, então se for mesmo nova e estiver na garantia, mesmo que soubessemos o problema, voce não poderia abrir e manipular, porque produtos novos só podem ser assistidos pela assistencia autorizada, se violar o produto perde a garantia, então com nota fiscal em mãos, acione a garantia que com certeza eles vão resolver esse problema ok, abraço

      Excluir
  50. Boa noite Celso, tenho uma Lavadora de roupas Electrolux 10 kg turbo LTC10. Bom, fui usa-la como sempre, coloquei na tomada e liguei á máquina, coloquei á opção desejada, o painel acendeu e funciona normalmente, mas ela(o tanque) não funcionou(não enche de água e nem colocando na opção só de centrifugação, mesmo assim ela não funciona).
    Obrigado
    Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser o interruptor de tampa, ela tem uma peça que só funciona se a tampa estiver fechada, chama interruptor de tampa, se der problema, ela pode entender que a tampa está aberta e não iniciar nenhum programa, essa é uma possibilidade okPaula

      Excluir
  51. Ola Celso, primeiramente parabéns pelo blog!

    Modelo: Consul Jasmin de 6kg

    Minha maquina quando coloco em um tipo de lavagem (por exemplo: lavagem curta) ela enche de água mas logo esvazia e aquela chave (não sei o nome certo) que fica girando no painel ela fica parada no tipo de lavagem que escolhi, ou seja, ele não chega a completar o ciclo de lavagem. Lendo o seu post, em relação a mangueira, a saída dela fica abaixo da pia, será que é por isso que ela esvazia logo que enche e não completa o ciclo? Ou é outra coisa?
    Obs: Tem duas semanas que mudei de casa, e na primeira vez que foi usar após a mudança ela funcionou normal, mas agora esta dando esse defeito. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mangueira pode ficar com a ponta baixa sim, mas antes de ir pro chão, tem que ficar presa da altura da tampa da lavadora, se for o caso prenda a mangueira de saida, amarrando ela na mangueira de entrada, bem la onde a mangueira de entrada é rosqueada na lavadora, depois teste novamente, se não funcionar pode ser o timer que fica embaixo do botão, como voce disse ele não está girando e também pode ser ele, são apenas possibilidades, pra ter certeza, nesse caso, só mesmo vendo o produto, então se subir a mangueira e não resolver, peça uns dois orçamentos, para comparar os valores e os defeitos informados pelos técnicos que aí forem ok, abraço

      Excluir
  52. Boa Tarde, gostaria de uma ajuda minha maquina e Electrolux turbo 9kg ela não esta batendo faz o barulho mas eu olho ela não tem força para bater gostaria de uma ajuda se for possivel ela centrifuga normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiana Praxedes16 de novembro de 2013 15:13
      Ola minha maquina e uma electrolux turbo limpeza 9kg ela não esta batendo mas enche normal e joga tudo normal e centrifuga tambem mas o batedor faz o barulho mas não roda.. o que seria isso... obrigado

      ResponderExcluir
      Respostas

      celso jair Pereira17 de novembro de 2013 17:37
      Pode ser que o agitador tenha espanado no eixo onde ele é fixado, tem que desmontar o agitador e ver isso, voce viu o video da postagem ali encima, pode ser o mesmo problema que essa lavadora do video apresentou, veja .

      Excluir
  53. Oi Celso,tenho uma Electrolux LTR10 desde 2008, e só deu problema uma vez.Agora é o seguinte,quando eu ligo ela na tomada,mesmo ela continuando desligada,ela já inicia o processo de entrar água. Ela faz tudo, mas sempre colocando água. Será que é a placa mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grasiela, pode ser a valvula de entrada de água que esteja com o diafragma danificado, se ela entra água com a lavadora fora da tomada, pode ser isso, agora se só entra água continuamente se voce ligar na tomada, aí tem uma grande chance de ser a placa, se assim que voce tira da tomada ela parar, quase certeza que é placa, mas esse modelo tem um historico complicado de defeitos, tem uma rede eletrica muito fina, e isso causa problemas as vezes sem solução, os componentes perdem contato e hora funcionam, hora não, mas o defeito que voce citou, leva a crer que sejam apenas, placa, ou valvula dupla ok.

      Excluir
    2. com minha maquina esta acontecendo a mesma coisa, so que o cesto é frontal, seria o mesmo procedimento

      Excluir
    3. Sim, se entra água assim que liga na tomada pode ser placa, mas nem sei se sua lavadora tem placa, pode ser valvula ou timer.

      Excluir
  54. Bom dia , tenho um maquina eletrolux, cesto frontal, ela nao esta batendo a roupa, a roupa fica parada ate ele terminar o processo de lavagem, mas no enxague ela centifuga normalmente, ou seja o cesto nao gira na lavagem mas gira na centifugaçao, o pode ser isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine, pode ser o timer que fica atrás do botão e faz a programação, pode também ser motor, pois mesmo o motor sendo um só, ele tem funçoes separadas, como lavar e centrifugar, então nesse caso, melhor pedir para um técnico verificar pessoalmente essa lavadora, só assim vai ter um diagnostico exato.

      Excluir
  55. Olá Celso, tenho uma BRASTEMP ATIVE 11 KG, estava funcionando normal, mas agora não quer mais encher a água, ela liga normal e quando apertamos 'inicia' não acontece nada, nem faz nenhum tipo de barulho. O que pode ser? obrigada e parabéns pelo blog! Deus te abençoe. Att Renata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, pode ser que tenha queimado a valvula de entrada de agua, abra a tampa e veja isso, a valvula é a peça onde vai rosqueada a mangueira de entrada de água.

      Excluir
  56. Boa tarde celso td bem!
    tenho uma lavadora Consul cwc10ab, que veio me dar problema ela não está enchendo de água. Já verifiquei a manqueira como o manual explica e está certinha, tbm Celso quando tento por exemplo avançar uma etapa do processo ou reutilizar a água as luzes não acendem e não funciona. Gostaria muito Celso da sua ajuda para entender o que aconteceu com minha maquina pois só faz 6 meses que a comprei e mantenho todos os cuidados necessário. Desde já agradeço e aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gisele, mesmo que eu tivesse certeza absuluta do problema, não pediria pra voce abrir a lavadora, como está na garantia, só quem pode mexer são os técnicos da rede autorizada, se outra pessoa abrir, voce vai perder a garantia, então, com nota fiscal em mãos, ligue na autorizada, qualquer problema com sua lavadora no periodo da garantia é de responsabilidade do fabricante.

      Excluir
  57. Boa tarde Celso.
    Tenho uma Brastemp 7 Kg há 7 anos e nunca tinha apresentado nenhum problema. Ontem, ao ligar a máquina, o painel acendeu normalmente, porém a máquina não executou nenhum trabalho. Os Leds se movimentam normalmente para programação, porém ela não faz nada. Desmontei a tampa e verifique a trava da tampa aberta, e estava tudo normal. Coloquei roupas nela e enchi de água manualmente com um balde, e voltou a operar normalmente as funções (Pesado, normal, rápido, enxágua e centrifuga) porém a transição de uma para outra tem que ser feita manualmente. A máquina não está enchendo de água, qual peça poderia estar com problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece ser um problema da valvulas queimadas, vou deixar um video que vai te ajudar, copie o link e cole no seu navegador, parece ser somente isso, pode testar as valvulas, ligando elas diretamente na tomada com um cabo de força...

      https://www.youtube.com/watch?v=SkJaCueWqls

      Excluir
  58. Olá! Boa tarde! Tenho uma máquina brastemp 9 kg ative, ela não está enchendo de água como antes. Mesmo selecionando o nível mais alto, ela enche como se eu tivesse selecionado o nível médio. O que pode ser?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser um problema com o pressostato, ou seja, a peça que controla o nivel de água, o pressostato fica preso na tampa fixa, nele fica ligado uma mangueirinha que também fica ligada ao tanque, retire essa mangueira e sopre em direção ao tanque para ver se não tem sujeira, depois sopre em direção ao pressostato, retire os terminais que de fios que estão no pressostato e aperte os terminais dos fios, mas cuidado para não ligar errado, retire um por um e faça isso, depois teste, não resolvendo o problema pode estar no pressostato, ou na placa eletronica.

      Excluir
  59. Tenho uma brastemp clean, e ja tem 15 anos de uso, neste tempo so troquei a eletrobomba e botoes de liga e nive, agora qdo ela entra no modo de centrifugacao, ela fica grilando, imaginei que fosse correia, ai estiquei, mas nao resolveu, sera que e rolamento do cesto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser barulho de rolamentos, mas barulho de rolamentos não é tipo grilando, está mais para um avião decolando, um metrô passando rápido, vou deixar um vídeo de rolamentos ruins, mas os rolamentos não vão no cesto, um vai na base do tanque e outro na base do motor.

      https://www.youtube.com/watch?v=3RU8xUW8Y-w

      Excluir
  60. Duvida. Consul CWC10ABB: VÁLVULA DE ENTRADA DUPLA QUANDO LIGAMOS DIRETAMENTE NA TOMADA ELA DEVE SAIR POUCA ÁGUA OU MUITA. TESTEI A MINHA E SAI POUCA ÁGUA DE CADA LADO. ATUALMENTE A MAQUINA NÃO ENCHE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo vai depender do seu fluxo de água, se tiver uma boa pressão de água e mesmo assim a válvula reduzir muito o fluxo, a válvula tem que ser trocada, agora se não tem pressão, com certeza vai ter pouca passagem, visto que na valvula tem um filtro, e ele acaba reduzindo a pressão original.

      Excluir
  61. boa noite Celso nossa to com um problemao ontem mesmo lavei roupa normalmente com minha maquina de lavar brastemp 6k clean e hj coloquei novamente para lavar ela enxeu normalmente e bateu mas na hora de enxagua ela nao fez mais nada ficou com um barulho como se tentasse girar o cesto e nem tirou a agua nem isso e ela nem centrifugou a roupa ta la p eu torcer afff.... oq faço ja olhei a entrada de a de agua e a saida ta nivelada me ajuda por favor????? ah e PARABENS PELO SE TRABALHO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a água não saiu toda , a lavadora não vai centrifugar, então pode ser um problema na eletrobomba de saida de água, veja se não está queimada, se não tem fio quebrado, ou se não tem objeto impedindo a saida de água, pegue a ponta da mangueira de saida e sopre em direção a lavadora, o ar tem que passar direto para o tanque, se passar, não vai ter objeto dentro, então pode testar a eletrobomba, ligando ela na tomada com um cabo de força, a eletrobomba, é a peça onde vai encaixada a mangueira de saída de água.

      Excluir
  62. ola ,eu tenho uma Brastemp 11 kg ative, já fiz todo processo de auto teste ela estar normal,só que quando ponho ela pra trabalhar normal com roupas ai vem o problema,ela não enche normal,ela só enche ate o nivel minimo e começa bater ,mesmo eu colocando ela no nível máximo so enche ate o minimo dai pra frente continua fazendo trabalho normal,a pressão da agua e muito boa,a mangueira de saida estar na altura normal,toda nivelada,filtro limpo,ja troquei o regulador de nivel tessostato.,leds todos acedem normal ,vc pode me ajudar grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está parecendo um problema de placa de potencia, nunca vi esse defeito, nesse caso, chame um técnico para ver pessoalmente, sei que já trocou o pressostato, mas veja os fios do pressostato, se não estão oxidados, reaperte os terminais dos fios do pressostato e religue denovo, se não resolver, chame um profissional.

      Excluir
  63. Celso, tenho uma Brastemp BWF08ABANA e a mesma está recebendo a água direto, sem controle. Também faz todo o processo mas não está centrifugando. Conto com sua preciosa ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dirceu, entrar água direto pode ser a placa mandando corrente sem parar para a valvula de entrada de água, mas também pode ser a valvula com um diafragma aberto, então tem que testar a valvula, se isso ocorrer apenas com ela na tomada, e fora da tomada ela corta a entrada pode ser placa viu, se for mesmo isso, acho que deve trocar a placa, o defeito da centrifugação pode estar relacionado a placa também, e pode ser também capacitor do motor.

      Excluir
  64. Olá, Celso

    minha maquina não consegue encher. Não sei dizer se a água está saindo ao mesmo tempo porque o rapaz que instalou ligou a mangueira diretamente no cano de saída de esgoto da pia. Mesmo eu tendo seguido a dica de colocar a mangueira acima no nível da tampa da máquina ela continua não enchendo! Bem... a maior parte da mangueira está abaixo será que seria esse o problema? O que eu faço?
    Fico no aguardo!
    Filipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filipe,
      Eu tenho uma pergunta, a lavadora não está enchendo, mas... está entrando água dentro da lavadora e ela não enche, ou nem entra água?
      Me responda isso por favor, e responda aqui embaixo, como resposta da minha resposta, assim o assunto fica em um bloco só e eu acompanho seu problema tá bem.

      Excluir
  65. Bom Dia!
    Tenho uma lava e seca Brastemp 7kg prata e a situação é que eu a programo, a água não atinge um bom nível, mas ela segue os programas e o cesto de inox não gira. Alguma sugestão do que possa ser?

    Desde já obrigada e boas festas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas festas pra você também, eu não conserto e não indico lava e seca, não gosto desse produto, produtos ruins, acabam manchando a imagem dos técnicos que prestam serviço, assim optei por nem mexer em lava e seca.
      entre em um site de amigos, onde muitos técnicos respondem, talvez um possa te ajudar
      www.portaldoeletrodomestico.com.br

      Excluir
  66. Boa tarde Celso, meu nome é Anderson e tenho uma lavadora consul 7kg a mais ou menos 11 anos, já realizei diversos reparos e agora ela não para de encher d'agua, tanto no nível baixo quanto no alto, só para quando desligo ou coloco na função centrifugar. Mudo as funções dela e em vez de começar a bater ela continua a encher e não bate, aí quando mudo para centrifugar ela para de encher mas não centrifuga. O que pode ser? Já troquei o pressostato e a bomba que joga a agua fora, e tb já verifiquei o caninho do pressostato, não está entupido. Podes me ajudar? Desde já agradeço a atenção de lhe desejo boas festas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anderson,
      Pode ser a placa eletronica amigo, mas...
      Ainda pode ser relativo ao pressostato, então veja os fios do pressostato se não estão oxidados, retire os terminais, reaperte todos, limpe, não ligue errado os fios, se for o caso, tire fotos antes de desligar.
      Mesmo limpando a mangueira, pode ter sujeira onde a mangueira se conecta ao tanque, então com a mangueira conectada ao tanque, sopre e veja se o ar passa livremente, se não passar, vai ter sujeira no conector e tem que ser limpo, se não for nada disso, eu imagino que seja a placa eletronica ok, abraço

      Excluir
    2. Valeu Celso, vou verificar depois te conto o resultado!

      Excluir
    3. ok, tomara que resolva, abraço

      Excluir
  67. Ola Celso, qiero uma ajudinha... Minha maquina ative 11 kg não está enchendo o nivel certo e fica parada ou até mesmo as vezes fica piscando no nivel extra baixo. tem jeito e agradeço desde já. Viviane souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviane, pode ser que a valvula de entrada esteja esquentando e cortando, parando de encher pela metade
      Pode ser placa que esteja com problema também, e com algum componente superaquecendo, e assim cortando corrente elétrica para a valvula, não tem como afirmar, só mesmo vendo pessoalmente, nesse caso, aconselho que chame dois técnicos, assim vai avaliar o orçamento e os valores que vão te passar.

      Excluir
  68. Ola Celso, minha lavadora esta enchendo mas a agua nao sai, tipo, no exato momento ela esta cheia de agua, ja coloquei a mangueira a baixo do nivel da tampa e nada, é a Lavadora de Roupas Electrolux 6 kg Turbo Economia. Como eu faço? Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  69. boa tarde celso primeiro agente agradece depois se pede cara seu blog é muito bom voce esta de parabens vejo que voce é um profissional muito bom e honesto . que deus ilumini voce e sua familia.
    bom cesto tbm tenho uma lavadora da electrolux 6.kg turbo economico mod. lt60 bom um dia deixei ela batendo roupa e sai acabou a agua ela ficou trabalhando a horas pois demore a chega em casa; agora quando coloco roupa nela ela enche de agua tudo blz mas quando ela vai bate a roupa ela drena a agua toda. ah esqueci de te fala quando ligo ela na tomada ela fica quero drena a agua eu troque o atuador amigão o que pode ser me ajuda pois eu mora sozinho e é tudo muito corrido pra mim.agrando resposta grato. att dj beto oliver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beto, não sei se entendi muito bem, mas parece que quando você liga na tomada, ela já começa a drenar a água, se for isso o defeito é na placa, mas não tenho certeza se é mesmo isso, porque voce disse que ela enche, e se ligar na tomada e ela começar a drenar, não vai poder encher, me explique isso melhor por favor, mas ainda acho que é defeito na placa eletronica, ela fica embaixo do botão de controle dos programas.

      Excluir
  70. Olá, tenho uma lavadoura Electrolux lt60 e a mesma não está enchendo. Porém o problema não é a altura da mangueira. Ela está com a bomba de drenagem sempre ligada. Sei disso, desliguei a bomba e verifiquei que ela enche e lava até chegar o ponto de drenagem, que não ocorre pois a bomba está sem alimentação. Ao conectar a bomba a lavadoura a mantém ligada constantemente. Já limpei a boma e estou com medo de ser um problema na placa controladora. Desde já agradeço sua atenção. Espero que você possa me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, é sim problema na placa eletronica, vou deixar aqui um video, é de outro modelo, mas o defeito é o mesmo, veja

      https://www.youtube.com/watch?v=rgggCpE4HHc

      Excluir
  71. bom dia, celso me desculpe se a pergunta for duplicada pois sou leigo em informatica, minha consul cargo 8 kg enche normal de água, bate mas quando solta a água ela não enche mais, se deixar faz o processo de lavagem normal sem água, não sei se centrifuga pois não deixo chegar até esta parte, vc teria alguma dica abraços marcio..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcio, complicado esse defeito, porque se fosse um problema no pressostato, ele teria que apresentar também no incio da lavagem, quando ela enche a primeira vez, mas se hora o pressostato de controle de nível permite que encha, e hora não, parece que o defeito é no timer, difícil sem ver a lavadora, mas é causa mais provável, antes teste novamente, para ver se vai mesmo encher normal.
      depois, veja que ela tem mais que um programa, escolha outro programa, e veja se vai se comportar da mesma forma, se o problema for dentro do timer, usando outro programa no botão, ela deve funcionar normal, então voce pode deixar de usar o programa que apresenta o problema, a cada fim no botão do timer, indica um término de programa completo, faça o teste novamente no que aprensentou problema, depois teste outros programas ok.

      Excluir
  72. Boa tarde, Celso.

    Tenho uma brastemp ative 9kg hoje ela funcionou normal na primeira lavagem de roupa que coloquei, mas na segunda ficou centrifugando e jogando água. Quando eu passava as fases para centrifugar ela não finalizava e ficava centrifugando.
    Espero que você possa me ajudar
    Flávia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavia, desligue da tomada, abra o painel, solte todos os fios das placas e reconecte tudo novamente, solte e reconecte um por um para não ligar errado, depois teste a lavadora, pode ser que volte a funcionar, caso não, pode ser a placa com problema, se for placa, pode ser tanto uma quanto outra nesse caso, se for trocar, eu aconselho trocar por uma fabricante paralelo que vende as duas conjugadas, e por um preço considerável.
      Mas não troque placa sem certeza, se não resolver mexendo na fiação, chame um técnico para ter certeza, tenho um video mostrando como se troca a placa, se for necessário a troca ok, abraço

      Excluir
  73. Troquei o painel da maquina de lavar e testei ta ok... nos teste todos os comandos funcionam.. mas na hora de funcionar mesmo... vc liga, enche de agua e transborda e não bate..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma mangueira que liga o tanque ao pressostato, pode ser que essa mangueira tenha sujeira, ou tenha se soltado quando você desmontou, veja isso, pressostato e mangueira do pressostato.

      Excluir
  74. Boa noite Celso
    Tenho uma Brastemp Ative 11k
    Ela enche, o painel acende normal, porém na hora de bater o movimento da "hélice" é curto, como se fosse no programa para peças delicadas, mas tá estranho, e não quis soltar água no final. O que pode ser amigo? Muito obrigado! Hamilton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não solta água pode ser a eletrobomba de drenagem, teste a eletrobomba, pode ligar ela direto na tomada para testar, nem precisa tirar do local, arranje um cabo de força e ligue ela direto, se ela ligar e não soltar água, pode ser que tenha quebrado a helice interna, ou ter obejto dento da peça ou da mangueira.
      Quanto a bater devagar, pode ser capacitor do motor, é ele quem da potencia ao motor

      Excluir
  75. Boa tarde Celso!

    Tenho uma maquina Electrolux e ela não enche mais de agua e nem bate o que pode ser?? e o tambor dela esta solto como posso proceder neste caso??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não bate é porque não enche, e se não enche, pode ser a valvula de entrada de água, abra a tampa e teste a valvula, pode testar ligando ela na tomada com um cabo de força, ligue na valvula e na tomada, se ela não entrar água , vai estar queimada e tem que ser trocada, a valvula é a peça onde vai rosqueada a mangueira de entrada de água.
      O cesto solto, pode ser que tenha quebrado os tirantes, que são molas de aço que ficam presas ao tanque e as varas de suspensão, para alinhar o tanque e o cesto no centro da lavadora, veja se as molas de aço não estão quebradas ok.

      Excluir
    2. Bom dia Celso!
      Realizei os testes, e a valvula de entrada de agua esta normal, e mesmo assim não funciona, a maquina não enche de agua, você tem alguma ideia de qual o problema?? Agradeço sua atenção.

      Excluir
    3. Não enche porque não entra uma gota de água?
      Ou entra água e mesmo assim ela não completa o nível?
      por favor me informe.

      Excluir
  76. Olá Celso minha máquina é Brastemp 8kl Clean BWB08A fui usá-la esse final de semana e ela não enche... como você falou... a água entra mas não enche o tanque para iniciar a lavagem... tempo depois ela pula todas as etapas e o botão de enxague extra começa a piscar... e não para... dai resolvi desligar a máquina... resolvi reiniciar todo o processo... já que a agua deveria ter ido p algum lugar... percebi tb... que dentro do tanque saia um pouco de água pelos buraquinhos... muito pouco... mas saia... então como falei... liguei novamente e apertei num botão que tem "avançar etapas" e avancei até centrifugar..... ela funcionou normalmente... e a água que estava caindo... na lavagem anterior que falei saiu toda... quase meia bacia de água.... onde essa água estava!?!! O que será que minha máquina tem!??! ela ainda está na garantia.... o que fazer?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que disse, como ainda está na garantia, a responsabilidade é toda da rede autorizada, basta ligar na autorizada mais próxima de você com nota fiscal em mãos, isso não vai ter custo algum para você, visto que está na garantia, e estando, mesmo que saiba o que tem que fazer, não pode mexer no produto, se fizer, vai violar os termos de garantia, podendo até perder a garantia do produto, então ligue na autorizada que eles vão resolver para você ok, abração.

      Excluir
  77. Boa tarde! Tenho uma consul 5kg modelo cwc22abana, ela enche normal mas nao esta agitando sozinha , tenho que dá uma girada no agitador e ai ela funciona, tipo pegar no tranco, o que pode ser. Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece ser um problema com o capacitor do motor, mas também podem ser placa ou motor, mas o capacitor é a causa mais provável, se eu fosse você trocaria o capacitor do motor para testar, é uma peça barata, na faixa de 15 reais.

      Excluir
  78. Boa noite, acabamos de receber a lavadora nova em nossa casa, é uma Consul Facilite 10 kg , o painel liga as luzes mas a máquina não inicia, não entra água nem nada.. Já verificamos altura das borrachas, pressão da água e tudo mais e não conseguimos resolver.. alguma ideia do que possa ser?? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro, tem certeza que a água está chegando na lavadora, se estiver chegando água e não entra, a valvula da lavadora está queimada, coloque na posição de enxaguar, assim ela vai usar outra valvula, a do enxague, assim a água tem que entrar, mas não abra a lavadora, ela está na garantia e somente o pessoal da rede autorizada pode mexer, se abrir vai violar o produto, de toda forma, tem mesmo que chamar a assistencia.

      Excluir
  79. Celso, em primeiro lugar, que o Senhor Jesus o Abençoe grandemente!

    Estou com um problema na minha Brastemp Active! 11Kg BWL11A, ela já tem 6 anos. A água começa a encher, mais depois para de cair, não enche o suficiente, e a partir daí não realiza mais nenhum processo. Não é problema com a mangueira baixa. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Deus te abençoe e que cuide sempre de sua casa também

      Pode ser que a valvula de entrada de água esteja aquecendo e parando de entrar a água, assim a lavadora para tudo, ou então o fluxo de entrada de água esteja muito fraco, e a lavadora cancele o programa por exceder o tempo de enchimento, para saber se a outra valvula do enxágue está boa, coloque apenas para enxaguar, com apenas um enxágue e teste para ver se faz o enxague, se fizer, é quase certeza que a valvula de entrada esteja com defeito.

      Excluir
    2. Celso, qual é a referência para comprar essa Válvula de Entrada de água? Quando pesquiso sobre, me perguntam se ela é dupla ou tripla...

      Excluir
    3. Engraçado, achei um vídeo com exatamente o mesmo problema que o meu... só que não testei colocar o dedo no lugar que ele colocou para ver se o fluxo de água voltava...

      http://www.youtube.com/watch?v=BTYn_8EjasM

      Como já comprei outra, fica difícil testar agora... mas vou ver o que faço. Bom, neste caso seria problema com a placa Celso???

      Desde já, grato!

      Excluir
    4. Quando você passa o modelo exato da lavadora, o vendedor tem que saber se é duas ou tres vias a valvula, mas voce pode abrir a tampa e ver também, se tem duas ou tres bobinas elétricas, simples.

      Excluir
    5. Nunca vi esse defeito de segurar a tecla pressionada e a lavadora começar a executar a função, mas se isso ocorreu com a da pessoa do video, o defeito foi sim na placa eletronica, eu vi apenas um video dele, mas com certeza foi corrigido com troca de placa no caso dele.

      Excluir
  80. Olá Celso td bem? estou com problema com minha maq tbem é uma electrolux LTR10 está enchendo até transbordar, não para de encher e não lava ,mudo para agitação e mesmo assim não para de encher e não lava a roupa. o que pode ser?será que pode me ajudar? desde já te agraceço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise, esse modelo é bem complicado, eu mesmo nem conserto LTR10
      Mas vamos lá, o que pode estar ocorrendo com a sua lavadora, é apenas problema com o controle de nivel, então o que tem que fazer, é abrir a tampa da lavadora, e vai ver que tem uma mangueira que é ligada ao tanque e ao pressostato que fica na tampa da lavadora, o pressostato é o controle de nível.
      se a mangueira se soltar, se tiver furo ou obtruida por sujeira, a água vai encher o tanque, mas sem pressão na mangueira, ela não vai acionar o pressostato e assim a lavadora não vai iniciar a lavagem jamais, então veja se a mangueirinha não tem sujeira, se não está solta, pode retirar do lado do pressostato e soprar em direção ao tanque para ver se tem algo impedindo o fluxo de ar ok.

      Excluir
    2. Obrigada Celso, vou verificar, que deus abençoe vc e sua familia... abraço

      Excluir
    3. Que Deus abençoe sempre a sua também, felicidades.

      Excluir
  81. Ola celso parabéns pelo seu trabalho soluçoes simples , que economiza e nos ensina um pouco tambem, tenho uma consul pratice 7 anos e ela enche mas ñ continua o processo ,so faz um barulhinho como se quisesse girar mas ñ gira o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso pode ser capacitor ou placa eletronica, vou deixar dois vídeos aqui para te ajudar, se for o caso troque o capacitor para testar, é bem provável que seja ela, mas também pode ser placa e em ultimo caso o motor

      https://www.youtube.com/watch?v=DHDT60zv-no

      https://www.youtube.com/watch?v=2gh1fNyF2WU#aid=P-esShGojms

      Excluir
  82. tenho uma maquina Eletrolux LT10, mas a tampa quebrou, é por isso que ela nao funciona ? se mexer no sensor, alterar a posição irá funcionar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pri, abra a tampa, retire os fios do sensor, e ligue um fio ao outro, pode pegar um clipe de prender papel, inserir em um terminal e no outro para fazer uma ponte, depois isolar bem com fita isolante e testar, se funcionar, deixe assim até trocar a tampa.

      Excluir
  83. Minha lavadora é uma Electrolux de 15 quilos, a mangueira de saída de agua fica diretamente no cano, por duas vezes , quando ligo no nível de normal, ela entra agua e ao mesmo tempo a agua sai pela mangueira, o que está acontecendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficar diretamente no cano não resolve, o que resolve é o cana estar na altura da tampa da lavadora, se estiver mais baixo que isso, a água vai sair por gravidade, porém se estiver alto, da altura da tampa e estiver ocorrendo esse problema, pode ser defeito na placa eletronica, jogando água fora ao mesmo tempo que enche a lavadora.

      Excluir
  84. Boa tarde, gostaria de uma informação, tenho uma lavador eletrolux turbo rápida 10k mas ela não está lavando, não gira. e as vezes fica piscando o botão liga desliga, o que eu posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deborah, se for uma LTR10 eu não vou opinar, deixei de consertar esse modelo, ele é muito problemático, chama a autorizada, e peça um orçamento e veja quanto tempo de garantia vão te dar se fizerem o conserto, se for outro modelo, me diga, que podemos ver outras possibilidades ok, abraço

      Excluir
  85. Bom dia , estou com um problema em minha Lavadora de Roupa Electrolux Ultra Clean LUC10 10kg
    ela entra agua sem parar até transbordar, bate mais continua entrando agua, tem 1 ano e meio de Uso, se abrir a tampa ela PARA de entrar agua, mesmo desligada no botão ela entra agua, se tirar da tomada PARA, pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece ser um problema com a placa eletronica, poderia ser a valvula, se desligasse da tomada e ela continuasse entrando, mas se ao tirar da tomada ela para, o mais provável é que seja a placa eletronica ok.

      Excluir
  86. Deborah, se for uma LTR10 eu não vou opinar, deixei de consertar esse modelo, ele é muito problemático, chama a autorizada, e peça um orçamento e veja quanto tempo de garantia vão te dar se fizerem o conserto, se for outro modelo, me diga, que podemos ver outras possibilidades ok, abraço

    ResponderExcluir
  87. Olá amigo, adquiri recentemente uma Lavadora de Roupa Esmaltec EW60, e na primeira lavagem percebi um pequeno problema, ao bater ela só roda normal para um lugar, quando ela volta tem um barulho feio, como se houvesse algo travando, ela até bate, mas é lento e travando na volta, não sei se é normal, creio que ao bater não deveria fazer barulho algum, o barulho é semelhante a um travamento no motor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, eu não entendo nada dessa marca de lavadora, porque não conserto dessa marca, mas com certeza, na agitação os movimentos são para direita e esquerda na mesma proporção e não podem fazer barulho, por isso, como é nova, você tem que acionar a assistencia técnica para corrigir o problema.

      Excluir
  88. Ola Celso, a minha maquina é uma GE, ela tenta encher mais nunca enche a água entra e sai ao mesmo tempo! qual seria o Problema? poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não conserto essa marca de lavadora, mas o defeito pode ser apenas que a mangueira de saida esteja fora do local correto, a mangueira de saida tem que estar na altura da tampa, leia a postagem lá encima e vai entender. caso não seja isso pode ser defeito de placa, mas como disse não conheço e não conserto essa marca.

      Excluir
  89. Celso,
    Boa noite ou bom dia.
    Temos uma lavadora Consul Facilite 10 kg com pouco mais de 01 ano de uso, ele apresentou um problema de não lavar ou bater a roupa, o restante funciona normalmente.
    Cheguei em casa e fiz todas as verificações possiveis, a ultima foi retirar o filtro de fiapos que estava totalmente obstruido, lavei o filtro totalmente e depois movimentei o eixo central onde fica as aletas movimentando todo o tambor, depois que liguei voltou a funcionar normalmente lavando a roupa.
    Gostaria de saber se a limpeza do filtro tem algo a ver ou pode ter voltado a funcionar por eu ter movimentado o tambor e algo ter se encaixado, o fato é que depois disso ela voltou ao normal.
    Agradeço e aguardo retorno.

    José Maria

    ResponderExcluir
  90. Olá amigo tenho uma lavadora 10kilos mabe modelo LMI 1020 ela nao gira mais o timer como antes as veses vai de pedaços em pedaços e tambem nao obedece aos comandos nao funciona nada o que pode ser???

    ResponderExcluir