segunda-feira, 10 de março de 2014

Lavadora Electrolux LTE09 e LTE12 não liga - Troca da placa




   O vídeo da troca da placa da lavadora Electrolux LTE09 que usa a mesma placa da lavadora Electrolux LTE12 é bem explicativo, e dispensa qualquer texto que eu poste aqui, assista ao vídeo todo antes de fazer comentários, pois o vídeo dispensa comentários para esse defeito de placa de potência.


Quer ser um profissional na área de conserto de eletrodomésticos? 
Faça um curso profissionalizante e ganha até 10 salários por mês, escolha um dos cursos abaixo:

Curso completo de conserto de LAVADORAS - CLIQUE AQUI

Curso completo o segredo dos REFRIGERADORES -  CLIQUE AQUI

Curso completo manutenção de AR SPLIT - CLIQUE AQUI




127 comentários:

  1. Celso parabens pelo trabalho! Trabalho na assistência residencial da porto e já utilizei as informações do blog para me ajudar pois não sou especialista em lavadoras. Eu tambem já tive problemano passado com uma placa da Cp LQ11 que deu problema com interferencia. Mas eles entraram em contato comigo ano passado dizendo que tinham alterado alguns projetos e melhorado a qualidade dos ultimos lançamentos Eletrolux. Tenho usado este modelo do video sem maiores problemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive problemas com LF75 e as placas final 64800160 de lá pra cá, não tenho colocado CP para lavadoras Electrolux, mas que bom que você está compartilhando essa informação, um engenheiro da CP, lendo meu blog também me mandou um email, falando porque eu não estava recomendando as placas para lavadora Electrolux, disseram que iriam avaliar melhor as placas para o modelo que eu passei, mas é bom saber que eles trabalharam nisso, continue de olho no blog, tenho alguns amigos que trabalham para a porto aqui em Brasília, são todos muito competentes os parceiros da Porto Seguro, é um prazer ter você aqui, e mais ainda para compartilhar informações, abração.

      Excluir
  2. Boa noite Amigo Celso.
    Parabens pelo Blog sempre muito rico de informações.
    Por favor, tenho uma Electrolux LTS12, e preciso trocar o (eixo de entrada) o
    Parafuso quebrou. Preciso trocar todo o cambio? Me mostre como retira-lo passo-a-passo.
    Muito grata
    Erika Scholler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Érika, eu faço videos de passo a passo, quanto tenho acesso a algum produto desses e no momento não tenho nada, mas vou te adiantar, mecânica de lavadoras eu nem posto nada no blog, posto coisas que as pessoas comuns, que não são técnicos podem fazer sozinhas, mecânica não tem como, precisa de ferramentas grandes, e qualificação, não vou dizer que é impossível você fazer a mecânica da sua lavadora, porque nada no mundo impossível, mas não é coisa pra você fazer, vai ter que ser um técnico profissional mesmo.

      Excluir
  3. Boa Noite Celso, minha máquina Eletrolux LT12 não centrifuga e nem enxágua, pode ser a placa eletrônica ou algo na mangueira de sucção dela ?
    Parabéns pelo BLOG
    Jean Karlo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha, se não enxágua, pode ser porque não entra água, está entrando água para o enxágue?ou enche e não enxágua?

      Excluir
  4. Ola bom dia celso,minha maquina Eletrolux LT 09 liga e desliga ao mesmo tempo e as vezes funciona normalmente,ja troquei ate a placa mas continua o mesmo defeito o que eu faço?


    ResponderExcluir
  5. Ola bom dia Celso,minha maquina Eletrolux LT09 ela liga e desliga ao mesmo tempo,e as vezes funciona normalmente!Ja troquei ate a placa e continua o mesmo defeito?

    ResponderExcluir
  6. Ola bom dia Celso,minha maquina Eletrolux LT09 liga e desliga ao mesmo tempo e as vezes funciona normalmente,ja troquei ate a placa!mas continua o mesmo defeito?

    ResponderExcluir
  7. Celso boa noite sou tec em eletrônica estou com uma lavadora LTS-12 a mesma não centrifuga , ela tinha defeito antes de ligar e desligar corrigir apenas pegando as placas eletrônicas da mesma e as resoldando !!!! Pois parecia mal contato que tinha dia que funcionava que era uma beleza , porem esta com esse problema de centrifugar des de já agradeço a sua resposta abraços giestas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danilo, esse modelo apresenta muito problema na fiação, a fiação por ser muito fina, oxida internamente e perde contato com os componentes, tem casos em que se troca placa, chave seletora, e chave seletora iluminada e nada de se resolver, eu parei de consertar esse modelo, e também a LTR10 que tem a mesma configuração, mas quem conserta diz, que de 10 com defeito, em 9 delas é fiação.

      Excluir
  8. OLA BOA TARDE TENHO UMA MAQUINA LTE12 E NÃO ESTA SOLTANDO A AGUÁ TESTEI A BOMBA E ESTA FUNCIONANDO.
    ESTÁ TODOS OS PROGRAMAS FUNCIONANDO APENAS NÃO DRENA AGUÁ ANTES DA CENTRIFUGAÇÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se testou a eletrobomba e está funcionando fora da lavadora, aparentemente é a placa eletrônica quem não manda corrente para que ela funcione, teste os terminais da eletrobomba se tem corrente quando ela teria que drenar, se não chega corrente, fio quebrado ou placa, essa é minha opinião.

      Excluir
  9. Olá, Celso! Eu estava lavando 2 cobertores de microfibra (não são pesados quando secos). A máquina já estava no processo de "molho" quando eu abri a tampa (porque eu ia sair) e deixei lá ela ligada, mas com a tampa aberta. Quando cheguei em casa (cerca de 3 horas depois), vi que a luz não estava mais lligada, ou seja, ela parou de funcionar. Não liga mais!! O que pode ter acontecido? E pode ter sido por causa do peso ou pelo fato de eu deixa-la ligada ma com a tampa aberta??? Obrigada desde ja!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que queimou a placa, mas não tem relação com peso, foi apenas coincidência, mas você fez duas coisas erradas sim
      Deixar roupa de molho na lavadora, a lavadora já tem um tempo de molho na sua programação, não pode deixar com roupa e água dentro, mesmo desligada, se quer deixar de molho por mais tempo, faça isso em uma vasilha grande ou no tanque, na lavadora não
      Outra coisa que sempre recomendo é não deixar a lavadora ligada a tomada quando não estiver usando, um problema com a energia, ou seja, aumento ou diminuição da corrente pode causar a queima da placa, se estivesse fora da tomada, não teria ocorrido ok.

      Excluir
  10. Boa tarde Celso, eu vi que vc manja muito de lavadoras. A minha é uma Eletrolux LTE09. Aconteceu o seguinte: Ela estava lavando umas roupas minhas quando a luz de casa caiu 2 vezes... caiu uma vez...e voltou... a maquina voltou a funcionar, caiu outra vez e voltou... a maquina parou. Fui lá, retirei da tomada e coloquei outro programa de lavagem, ela voltou a funcionar e completou o processo. Só que agora tem vez que ela faz o processo inteiro, e em outro momento para no meio. às vezes não centrifuga direito. O que pode ser? Tem como resetar a maquina? Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser defeito em uma das placas, e nesse caso tem duas placas, pelo defeito fica complicado saber em qual delas, o fato é que é em uma delas ou nas duas, porque se em algumas lavagens ela faz tudo, significa que todos os componentes eletricos não estão queimados, do contrario parariam de vez, nesse caso, resta as placas o problema, e o video acima ensina como trocar

      Excluir
  11. tenho uma lavadora Electrolux lte 09 ela parou completamente assisti seu vídeo e troquei a placa principal original , mesmo assim a maquina não liga. testei o fio de entrada da tomada ate a entrada da maquina e esta passando corrente , mas mesmo assim ela continua completamente parada, não acende nem a luz verde Por favor , alguma dica? desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troque a plaquinha menor, de interface, é ela quem liga a lavadora, e custa bem pouco em relação a placa de potência que voce trocou

      Excluir
    2. Bom dia Celso, você está confundindo com outra pessoa. Eu ainda não troquei nenhuma placa da minha lavadora. Uma observação, a Lavadora correta é Brastemp 9kg ative. Obrigado pela força. Tony

      Excluir
    3. Não Entendi, você está postando na resposta de outra pessoa, e postando como anônimo Tony, sinceramente não sei de qual lavadora está falando, nem sei qual defeito da sua, você está dizendo que eu estou confundindo você, mas não tenho como saber pois você está postando seu comentário na sequencia de outra pessoa ali encima que tem uma Electrolux LTE09

      Excluir
  12. Boa noite, estou com dúvida em qual placa que devo trocar se é de interface ou de potencia, modelo electrolux turbo lte12
    botão liga/desliga não acende mais, tava difícil de ligar tinha que apertar várias vezes foi trocado o carvão e fico normal, dps começo de novo agora ela não liga mesmo paro de vez.
    Obrig...aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente não sei de qual carvão se trata,não conheço nenhuma peça dessa lavadora que tenha nome de carvão, mas se ela tem dificuldade de acionar a tecla liga, e quando conseguia ligar a lavadora funcionava normal, com certeza a outra placa de potÊncia está boa, o defeito só pode ser na placa onde está a tecla de liga desliga, que é a placa de interface, mas para esse modelo existem dois tipos de placa diferentes, leve a sua até a loja para não comprar a peça errada.

      Excluir
  13. Tenho uma Electrolux LF10, liga a luz do painel mas não funciona mais nada. Tenho pesquisado e pelo que vi é a peça do interruptor de tampa, pois quando abro e fecho a tampa não dá o barulho do "click" para iniciar funcionamento. Tirei o painel mais não sei qual das peças é o interruptor de tampa. Tem como me ensinar. Se possível coloque uma foto do painel (parte interna) me mostrando qual peça é, onde esta localizada, e como trocar.
    Aguardo orientação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho todos os produtos para tirar fotos quando precisam, eu faço posts e tiro fotos ou faço vídeos quando atendo meus clientes, não tenho lavadoras em estoque para fazer isso, teria que ter mais que 200 lavadoras, pois juntando as marcas que conserto, seriam mais de 200 deiferentes
      mas não é dificil saber onde está,. você já ouviu o click, e ele vem justamente do interruptor de tampa, abrindo a tampa superior, vai localizar o interruptor, com a tampa aberta, abra e feche a tampa de vidro e imediatamente vai localizar, para testar e ver se está bom, retire os dois fios que vão no interruptor, e una nos dois, depois ligue a lavadora, e se ela funcionar com os fios jumpeados, ou seja, ligados, basta trocar o interruptor de tampa, vou deixar um video de uma brastemp, assim vai ter uma noção do formato da peça, e assim que puder, faça um video ou tiro fotos de uma lavadora igual a sua, ou parecida.

      https://www.youtube.com/watch?v=qE1qWLSAMN0

      Excluir
    2. Não é faça um vídeo, é FAÇO um vídeo para mostrar melhor onde fica o interruptor.

      Excluir
    3. Celso, consertei minha lavadora Electrolux LF10.
      Na verdade não era o interruptor de tampa, mas um pedacinho do encaixe da tampa de vidro que aciona o interruptor havia quebrado.

      Gostaria de dar o passo a passo para localizar o interruptor de tampa da maquina de lavar roupa Electrolux LF10 e não souber onde localizá-lo:

      Depois de tirar os parafusos que solta a tampa da máquina (não é preciso soltar o painel onde fica os botões) levante a tampa da máquina, dentro dela do lado direito tem uma caixinha retangular, é onde fica o interruptor de tampa, para abrir retire apenas os parafusos das laterais.


      Como testei e consertei a máquina:

      Para testá-lo, sem desconectar o fios, primeiro (com a maquina desligada) aperte o gatilho de plástico e ouvirá um "click", depois de retirá-lo do encaixe, aperte um pino que tem debaixo dele para ouvir se faz o "click", se fizer não esta queimado, se não fizer desconecte os fios para que possa trocá-lo.
      Como o meu não estava queimado, liguei a máquina na tomada e com a tampa ainda aberta apertei o gatilho de plástico e a máquina iniciou o funcionamento (Cuidado para não encostar na parte metálica, lembrando que a máquina esta ligada na tomada).
      Desliguei da tomada fechei a caixinha, encaixei a tampa e liguei a máquina e mesmo assim não funcionava. Foi quando observando a tampa vi que o encaixe de uma peça curva que fica na tampa, e que aciona o interruptor de tampa estava quebrado.
      A primeira vista não se vê esse encaixe pois é como um "dentinho", só percebi porque passei a mão na peça e tinha uma pequena arranhadura. É ela que aciona o interruptor de tampa. Como essa peça não é avulsa e para não ter que trocar toda a tampa, apenas improvisei um encaixe que quando a tampa desce aciona a máquina e funciona normalmente.

      O que mais é de se espantar é que o técnico havia dito ser necessário trocar o "Timer" porque este estava queimado, e não era nada disso.

      Excluir
    4. Nesse caso, ficava difícil saber que tinha um pedaço quebrado, se eu visse pessoalmente, nem precisaria desmontar, porque pela experiência, bastaria olhar o produto e ver onde estava o problema, mas graças a sua competência em diagnosticar e resolver o problema você conseguiu e está de parabéns, e obrigado por compartilhar o passo a passo, assim os outros leitores também podem resolver problemas parecidos com o seu, grande abraço e felicidades.

      Excluir
  14. Celso bom dia! Nossa máquina electrolux lte 12 turbo economica parou de funcionar no enxague. O painel liga mas não reponde a nenhum comando. Pode ser as placas? As duas ou uma delas? Se for uma, como identifico qual delas? Parabéns pelo trabalho e obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se parou apenas de enxaguar, podemos imaginar que ela não entra água para o enxágue e por isso não faz essa função, se ela entra água para a lavagem e também centrifuga, o problema pode ser apenas a valvula de entrada de água para o enxágue queimada, aconselho abrir, ver e testar as duas valvulas e se tiver uma das vias queimada, troque a valvula dupla e pronto, nesse caso, nada a ver com placas, veja o video

      https://www.youtube.com/watch?v=_w7nEPl3dHs

      Excluir
  15. Bom dia! Minha máquina eletrolux LS12Q, de uma semana para cá, assim que é ligada fica bipando e desliga. Após ser retirada da tomada por alguns segundos, volta ser ligada normalmente. O que pode ser? Grata, Andreia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Defeito na placa com certeza, mas vá usando assim, até parar de vez.

      Excluir
  16. Boa Noite !! Tenho uma Lavadora Electrolux LTE12 e não liga, o que faço ??
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teste a tomada para ver se tem energia, caso tenha energia o defeito pode ser placa de potência

      Excluir
  17. Boa Noite !! Tenho uma Lavadora Electrolux LTE12 e não liga, o que faço ??
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teste a tomada para ver se tem energia, caso tenha energia o defeito pode ser placa de potência

      Excluir
  18. Boa tarde!!
    Tenho uma lts12 e a mesma quando coloco a tomada na energia ela começa a bipar e não funciona nada, minha irmã tem uma igual, eu tirei a tampa do painel completo dela e a placa e coloquei na mesma,mas o problema continua, o que poderia ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, tenho péssima notícia pra você, esse modelo de Electrolux eu nem olho, pois ela tem apresentado muitos problema, as vezes troca-se chave seletora, aquele botão da direita, troca-se CSI que é chave seletora iluminada, que é o botao do centro, e troca-se a placa e nada.... porque essa lavadora tem a rede elétrica muito muito fininha, e os em muitos casos, não estou dizendo que é o seu, os fios oxidam, enferrugem por dentro e perde contato, então, pra ficar trocando um monte de peças caras sem saber o que é, preferimos nem mecher nesse modelo, quando me ligam sobre esse modelo ou LTR10 que tem a mesma configuração, eu nem vou ver, por isso no seu caso, não vou nem opinar no defeito ok

      Excluir
  19. ola
    boa tarde

    o que posso fazer, a placa da maquina electrolux queimo LT 06
    troquei cortei para ela se transformar em 220 v. conferi todos os fios e esta tudo ok.
    mais quando liguei novamente queimo a nova placa original.
    o que fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que descobrir onde está a causa, ou fiação em curto, ou alguma peça em curto como atuador, eletrobomba ou motor, se não localizar a fonte do problema vai queimar a próxima que colocar, olhe toda a fiação da lavadora.

      Excluir
  20. Pessoal boa noite estou com problemas na lte 12 bom minha mãe estava centrifugando e abriu a tampa depois ela fechou a tampa para reiniciar a centrifugação, posterior a isso a mesma parou os LEDs só piscam e a máquina não liga, percebi que a placa faz um barulhinho como se estivesse em curto..Me ajudem!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos essa lavadora tem duas placas, uma interface e uma de potência, mas para esse modelo tem duas versões de placa, é necessário abrir e ver qual código que está em cada placa, se precisar das peças, eu vendo pelo Mercado Livre, não tenho elas anunciadas mas posso anunciar pra você, após ver os códigos das peças, mande email pra mim com o assunto PEÇAS que eu vejo pra você ok. celsojair@gmail.com

      Excluir
  21. Pessoal placa da lte12 fazendo barulho?!! Tipo em curto ajudemm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou então desmonte, e veja qual das duas está em curto que eu veja pra você.

      Excluir
  22. Opa Celso beleza? to com uma electrolux LTE09 ela nao esta centrifugando eu olhei la em baixo e o atuador puxou e a bomba jogou fora o restinho de agua q tinha ainda, so que nao girou nem nada fez o barulho parecendo que estava acionando o motor mas n girou o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser placa Wagner, se energizou a eletrobomba, e o atuador, e o motor permaneceu sem ser acionado, pode ser fiação do motor quebrada, pode ser o proprio motor queimado na fase de centrifugação, mas pode ser placa de potência, Electrolux da muito isso.

      Excluir
  23. e ae Celso me ajuda aqui acho que minha pergunta nao foi enviada, entao to com uma Electrolux LTE09 ela nao centrifuga olhei o atuador ta puxando e a bomba ta jogando fora pq quando coloquei pra centrifugar ela jogou fora o resto de agua q tinha e fez um barulho como se tivesse acionando o motor mas nao girou o que você acha que pode ser placa capacitor ou fio solto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser placa Wagner, se energizou a eletrobomba, e o atuador, e o motor permaneceu sem ser acionado, pode ser fiação do motor quebrada, pode ser o proprio motor queimado na fase de centrifugação, mas pode ser placa de potência, Electrolux da muito isso.

      Excluir
  24. Bom dia, tenho uma Electrolux lte 12, e fizemos um reparo nela, está tudo funcionando, só não estamos gostando de um barulho que dá quando pára a centrifugação, ele engata a garra de acoplamento de plástico e da um barulho terrível na parada. Apenas isso. Trocamos a garra de acoplamento que vai no braço coinjetado, e este braço.E ta com um som catraca estrondoso, O que sugere?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas Electrolux fazem mesmo um barulho escandaloso quando termina a centrifugação, é normal.

      Excluir
  25. Oii. Minha lte09 quando voltei de viagem ela simplesmente não liga. Já testei a tomada e e. Pode ser a placa? Tem noção de preço da peça, vale a pena trocar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não liga, pode ser sim placa, ela tem duas placas. assista ao vídeo lá em cima e vai entender melhor.

      Excluir
  26. Bom dia Celso, Tenho um Eletrolux Lt60 que está com problema intermitente, hora funciona hora não, a principio troquei os Triac´s de acionamento da parte de potencia da placa eletronica, e troquei tambem a placa ON/OFF, ai ela funcionou 2 dias e começou apresentar a mesma falha, tenho que ficar apertando o ON diversas vezes até ela "pegar no tranco" verifiquei o swtich da tampa e cheguei a fechar os contatos tb, e nada da falha sumir, quando a maquina decide ligar ela faz todo o ciclo, as vezes para na metade mas ai ligo novamente e ela termina normalmente, onde mais posso verificar a falha. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não recupero placas de lavadoras, eu troco placas defeituosas, entendo você em querer resolver o problema da sua, mas sou técnico, atendo entre 8 e 12 clientes por dia, se parar para ficar tentando descobrir e recuperar placa, fico o dia todo em um cliente, e se depois de uma semana a placa dele der outro defeito, o culpado vou ser eu é claro, então por vários motivos, não recupero placa, e talvez mesmo você descobrindo alguns componentes defeituosos, ela tenha problemas em outros componentes, minha dica, troque a placa.

      Excluir
  27. Bom dia Celso, Tenho um Eletrolux Lt60 que está com problema intermitente, hora funciona hora não, a principio troquei os Triac´s de acionamento da parte de potencia da placa eletronica, e troquei tambem a placa ON/OFF, ai ela funcionou 2 dias e começou apresentar a mesma falha, tenho que ficar apertando o ON diversas vezes até ela "pegar no tranco" verifiquei o swtich da tampa e cheguei a fechar os contatos tb, e nada da falha sumir, quando a maquina decide ligar ela faz todo o ciclo, as vezes para na metade mas ai ligo novamente e ela termina normalmente, onde mais posso verificar a falha. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não recupero placas de lavadoras, eu troco placas defeituosas, entendo você em querer resolver o problema da sua, mas sou técnico, atendo entre 8 e 12 clientes por dia, se parar para ficar tentando descobrir e recuperar placa, fico o dia todo em um cliente, e se depois de uma semana a placa dele der outro defeito, o culpado vou ser eu é claro, então por vários motivos, não recupero placa, e talvez mesmo você descobrindo alguns componentes defeituosos, ela tenha problemas em outros componentes, minha dica, troque a placa.

      Excluir
  28. Obrigado Celso pela resposta, entendo sua dinamica de trabalho pq tambem trabalho em campo mas em outra area, mencionei o reparo que fiz na placa só para elucidar o que já fiz, mas a ideia era te passar se pode haver falha em outro componente a não ser na placa, tambem acredito que não posso trocar todos os componentes da placa até porque existe um C.I. lá que é programavel e não comercial. ontem mesmo a maquina funcionou por 3 ciclos e parou novamente, vou trocar a placa e posto os resultados. mais uma vez Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim claro, não faço isso para clientes, mas para si mesmo, se tem conhecimento em eletrônica, claro que é válido, até porque o custo de componentes de placa é muito pequeno, mas se o fato de você ter trocado itens da placa, fez a lavadora terminar alguns programas de lavagem, parece que fica bem evidente que o problema é nela mesmo, boa sorte amigo.

      Excluir
  29. Meu refrigerador Modelo frost free DF50X está pingando água na parte inferior por dentro e o reservatório que tem atrás está completamente seco. Deve estar entupido alguma coisa. Como resolver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso pode ser que tenha queimado a resistência da calha, então forma-se gelo no duto do dreno, é uma possibilidade. teria que desmontar e testar a resistência da calha que fica embaixo do evaporador, com multimetro ou ligando direto na tomada. multimetro eu vendo no mercado livre, se precisar, mas como disste tente ligar direto na tomada e veja se aquece

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-751495172-multimetro-digital-dugold-_JM

      Excluir
  30. celso tenho uma lte 9 e ela trabalha normal porem esta passando picos de corrente nas bobinas de agua e acaba transbordando ja testei a parte de nvel e esta tudo certo fiz até uma ponte direta nos fios do nivel o o problema perciste pode ser placa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for picos inconstantes, uma hora entra ou hora para, pode ser a placa energizando, mas veja se entra água sem energia chegar nas bobinas, se for isso , pode ser problema mecanico da valvula, exemplo, o diafragma da valvula abre mesmo sem energia, aí o defeito é valvula, pode colocar multimetro nos fios da valvula, e ver se está chegando corrente nos terminais, multimetro eu vendo no mercado livre, valvula também

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-751495172-multimetro-digital-dugold-_JM

      Excluir
  31. tenho uma lte9 e ela esta dando picos de corrente nas bobinas de agua ja testei a parte de nivel e fiz até ponte nos fios do nivel mas quando esta no molho fica passando agua e transborda pode ser a placa e qual timer ou potencia ? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for picos inconstantes, uma hora entra ou hora para, pode ser a placa energizando, mas veja se entra água sem energia chegar nas bobinas, se for isso , pode ser problema mecanico da valvula, exemplo, o diafragma da valvula abre mesmo sem energia, aí o defeito é valvula, pode colocar multimetro nos fios da valvula, e ver se está chegando corrente nos terminais, multimetro eu vendo no mercado livre, valvula também

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-751495172-multimetro-digital-dugold-_JM

      Excluir
  32. Bom dia,

    Tenho uma máquina eletrolux 9kg. Há duas semanas a luz verde no painel apagou... Não conseguia ligar. Três dias depois, voltou a funcionar e, durante uma semana, voltou a funcionar. Há três dias a luz acende durante alguns segundos e apaga. É a placa.
    Obrigada,
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que seja, a luz faz parte de uma chave de teclas, talvez seja apenas isso, a tecla de liga/desliga tenha apresentado problemas, eu arriscaria trocar apenas essa chave de liga/desliga.

      Excluir
  33. Olá,

    Tenho uma máquina eletrolux 9kg, a mesma do vídeo. Há duas semanas, ela parou de funcionar (a luz verde do painel não acendia). Há uma semana voultou a funcionar normalmente. Há três dias lea acende e apaga. O que pode ser?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que seja, a luz faz parte de uma chave de teclas, talvez seja apenas isso, a tecla de liga/desliga tenha apresentado problemas, eu arriscaria trocar apenas essa chave de liga/desliga.

      Excluir
  34. Oi Celso, tenho uma elextrolux lte 09, ela numa hora liga, comeca a funcionar e depois para, em otra hora so ligam as luzes mas nao funciona nada.... pode ser a placa de potencia?
    obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia, nesse caso, está mais para a placa de potênica, mas também pode ser interface viu, eu se fosse você trocaria a de iterface, porque é bem mais barata e corre o risco de dar sorte e resolver de vez, se não aí vai ter que trocar potência, mas leve sua placa a loja, pois tem duas versões para esse modelo.

      Excluir
  35. Celso boa noite, meu nome é Roberto, estou com uma electrolux LTE12 que apresentou problemas na placa de potência e interface, comprei as placas da CP, ela funcionou tudo, porêm a válvula de entrada de água não desliga fica energizada mesmo, e o motor não entra na agitação, jampeei o pressostato, já soprei e fiz teste de continuidade mas ela desliga a válvula e nem agita, seria a placa de potência que veio com problema, detalhe que com as outras placas que estavam na máquina nada ligava, se poder me ajudar ti agradeço, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Roberto, parece sim defeito na placa de potência, mas se você trocaria as duas onde comprou, assim não corre o risco de ter que trocar também a outra, porque não desligar a valvula é sempre relacionado a placa de potência ok.

      Excluir
  36. Celso boa noite, troquei as placa de potência e a interface de marca CP de uma lavadora Electrolux LTE12, pois as duas estavam realmente queimadas, porêm ao entrar em funcionamento, a válvula de entrada de agua não pára e o motor não entra na agitação, já testei o pressostato com continuidade, soprando e jampeando, mas nada, ela joga água fora, centrifuga, os leds passam normalmente. Detalhe a placa original é 70202698 e o vendedor me deu a 70202905 da CP, aparentemente são idênticas e ele disse que o fabricante informou que serviria, isso é veridico, você pode me dar uma dica do que seria, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe dois modelos de placa, uma que o cabo flat sai da interface para a potência e a outra que sai da potência pra interface, se for assim está certo, quanto a codificação nao sei te informar, mas se for nessa configuração vai estar certo, digo se as que comprou tem a mesma configuração, ou seja saindo de uma para encaixar na outra da mesma forma como estava, vão estar certas as placas.

      Excluir
  37. celso tenho uma lavadora lte 09 e o defeito apresentado é o seguinte vc liga a lavadora ela da uma pequena girada de 2 segundos e apaga o led vc volta a ligar ela faz um barulho de tuuuuuuuuuuuu.ja troquei a interface coloquei outra original e continua medi a entrada de energia na placa e esta ok jan pie o dispositivo da tampa também continua vc acha que o defeito pode ser a placa ? pode me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, sem ver fica sempre mais difícil Marcos, mas pela informação do defeito, tem 95% de ser defeito sim na placa de potência viu amigo.

      Excluir
  38. Boa tarde Celso, tenho uma maquina da electrolux LTD11 ela faz todo o processo normal até jogar a agua mas não centrifuga, você pode me passar como fazer o reset nela, ou esse problema pode ser alguma placa, ela já fez isso outra vez e voltou a funcionar sozinha. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Placa não tem reset não, pode conferir a fiação toda, desconectar os fios que vão na placa, reconectar, desconectar a fiação do motor e reconectar, a fiação toda, onde tiver conexão e terminal desconecte e reconecte, observando se não tem curto em alguma conexão, depois teste, se voltar o defeito, tem grande chance de ser defeito na placa viu amigo.

      Excluir
  39. Bom dia Celso, tenho uma eletrolux lse11 e há uns 20 dias ela não liga se eu não manter o botao liga/desliga pressionado por uns 40s. Arrumei uma interface achando q era o botao e o defeito continua. Ctz q o defeito eh na placa de potência, mas vc tem ideia do que pode ser na placa? Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não entendo nada de lava e seca. infelizmente não tenho como te ajudar nesse caso.

      Excluir
  40. Bom dia Celso muito bom seu trabalho parabéns.Tenho uma Electrolux 12 lte,toda vez q vou usar ela tem que q ficar um tempão tentando ligar ela,tipo demora pra responder a quando liga ñ consigo adiantar as funções!!me ajuda por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvana, ela tem duas placas, as vezes pensamos que o defeito é em uma e depois descobrimos que o defeito é na outra, mas pelo defeito da sua, tem muita chance se ser apenas na placa menor, que é a placa de interface, mas tem outro detalhe, para esse modelo, tem duas versões de placa de interface, tem que retirar a sua e levar até uma loja, para não comprar errado, eu trocaria a de interface para testar, ela é mais barata, veja esse vídeo
      https://www.youtube.com/watch?v=wfAU-ZbKyCQ

      Excluir
  41. Bom dia Celso muito bom seu trabalho.Tenho uma Electrolux 12lte,quando vou usar ela demora pra ligar,tem q ficar um tempão tentando até q funcione,depois q liga ela ñ adianta as funções,me ajuda por favor!! Penso q tem q trocar as duas placas estou correta??obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.youtube.com/watch?v=wfAU-ZbKyCQ

      Excluir
    2. Silvana, ela tem duas placas, as vezes pensamos que o defeito é em uma e depois descobrimos que o defeito é na outra, mas pelo defeito da sua, tem muita chance se ser apenas na placa menor, que é a placa de interface, mas tem outro detalhe, para esse modelo, tem duas versões de placa de interface, tem que retirar a sua e levar até uma loja, para não comprar errado, eu trocaria a de interface para testar, ela é mais barata, veja esse vídeo
      https://www.youtube.com/watch?v=wfAU-ZbKyCQ

      Excluir
  42. Bom dia Celso muito bom seu trabalho parabéns.Tenho uma Electrolux 12 lte,toda vez q vou usar ela tem que q ficar um tempão tentando ligar ela,tipo demora pra responder a quando liga ñ consigo adiantar as funções!!me ajuda por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvana, ela tem duas placas, as vezes pensamos que o defeito é em uma e depois descobrimos que o defeito é na outra, mas pelo defeito da sua, tem muita chance se ser apenas na placa menor, que é a placa de interface, mas tem outro detalhe, para esse modelo, tem duas versões de placa de interface, tem que retirar a sua e levar até uma loja, para não comprar errado, eu trocaria a de interface para testar, ela é mais barata, veja esse vídeo
      https://www.youtube.com/watch?v=wfAU-ZbKyCQ

      Excluir
  43. Boa noite Celso, tenho uma eletrolux LTE 09 e quando chega o ciclo de enxague, ela joga a roupa toda para um lado e fica batendo o tambor na lateral da máquina. Quando coloco para centrifugar, a máquina não centrifuga, o tambor não gira, apenas o batedor do meio, jogando toda a roupa para um lado ou enrolando no batedor, ou seja, o tambor fica travado e o batedor girando, enrolando a roupa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que tenha queimado o atuador de freio, teste o atuado, nem precisa tirar do lugar, teste com multímetro, caso não tenha, pode ligar a peça direto na tomada com um cabo de força, se estiver queimado vai ser isso, caso não esteja queimada, pode ser o braço co injetado que tenha quebrado, ou então se soltou o caco de aço que vai do atuador para o braço co injetado, imagino que seja isso.

      Excluir
  44. Olá Celso, tenho uma lte 09 que começou dar problema não drenando a água. Dei uma olhada a princípio na eletrobomba e verifiquei que tinha tensão em cima, ou seja, parecia estar em curto. Troquei por uma nova e, uma surpresa. Apenas com a máquina conectada na tomada(sem ligar de fato no botão) a bomba liga e não desliga a não ser tirando a máquina da tomada. Quando ligo e seleciono o programa de lavagem, começa a encher e ao mesmo tempo drena água. Desliguei a eletrobomba pelos bornes para ver o que acontece, ela enche, bate e entra para enxague. Nesse momento liguei a eletrobomba denovo. Ela drena e não continua o enxague.
    O que pode ser?

    Abraço e obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza placa eletrônica com defeito, toda vez que liga a lavadora na tomada, e ela já começa energizando algum componente, seja ele qual for, seja qual for a marca e o modelo da lavadora, o defeito é na placa, eu vendo essa placa e dou suporte técnico pós venda a meus clientes pelo whatsapp, caso tenha interesse na compra, segue o link da placa original, existem paralelas no mercado, mas essa é a original
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-767354298-placa-original-lavadora-lte09-electrolux-bivolt-_JM

      Excluir
  45. Bom dia!
    Tenho uma lavadora Eletrolux LT12, do mesmo modelo da que você mostra no vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=TJvFXkcnKRo - Ela não está detectando o nível de água, tenho que ficar de olho quando enche senão derrama, tenho que mudar a programação na mão para ela para de encher e começar a bater a roupa, mas quando ela esvazia também não pára, mesmo quando já retirou toda a água continua a esvaziar como se ainda tivesse água, imagino que é o mesmo problema já que não está detectando o nível de água. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser pressostato de controle de nível , ou apenas sujeira na mangueira do pressostato, veja esse video, de outra lavadora, mas vai entender
      https://www.youtube.com/watch?v=LmReKgLxcWs

      Excluir
    2. Você saberia informar qual o modelo do pressostato que eu devo comprar? A minha lavador tem as seguintes informações na etiqueta atrás:
      ELETROLUX MODELO: LT12
      CÓDIGO COMERCIAL: 21121FBA2
      PNC: 913514433
      N. SÉRIE: 83302014
      TENSÃO: 220V

      Excluir
    3. É só levar esses dados até uma autorizada que eles vão saber de qual pressostato se trata ok.
      64786938 esse deve ser o código da peça, mas confira na loja autorizada

      Excluir
    4. Celso, antes de mais nada MUITO OBRIGADO pelas suas orientações, o seu blog é SHOW!!! mas estou com outro grande dilema...rs, descobri que o problema não é no pressostato, como te falei a minha máquina é 220w e na minha casa tenho energia bifásica, então existe uma tomada especificamente para ligar a máquina de lavar. Tentei utilizar a máquina esse final de semana para testar novamente o nível de água, coloquei no nivel máximo, mas antes de completar o processo de enchimento ela simplismente parou, continuou com todas as luzes acesas no painel, mas sem prosseguir com o enchimento. Então para testar o funcionamento liguei ela na outra tomada em 110w, mesmo sem força afinal é 220w, ela funcionou normalmente, completou o processo de enchimento e detectu o nível de água normalmente, só esfregou lentamente porque imagino que como o motor é 220w não iria funcionar com a força normal em 110w. Então ficou a dúvida, se ela funcionou em 110w e detectou normalmente o nível da água, o problema não está no pressostato, o que poderia ser? Ligo ela fica fica completamente parada, só com a luz power acesa, quando coloco em 110w funciona normal, mesmo sem força para esfregar, tirar a água, etc... (??)

      Excluir
    5. Não aconselho que ligue em tomada errada de forma alguma, o defeito pode ser na valvula de entrada de água, ela tem duas vias, e uma delas pode estar superaquecendo, teste a valvula apenas ligando uma bobina de cada vez em 220 e depois em 127, se for isso mesmo eu vendo no mercado livre e dou suporte para meus clientes de peças através do whatsapp
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-749263018-valvula-dupla-original-lavadora-electrolux-220-volts-_JM

      Excluir
    6. Ok. Vou fazer esse teste que você recomendou, mas acredito que não seja isso, já que a máquina não fica parada apenas quando está enchendo...ela fica parada em qualquer estágio. Ex.: Se eu encher a máquina com uma mangueira e colocar ela em uma programação para esfregar, mesmo assim ela continua parada só com a luz power acesa, não faz nenhum barulho, fica totalmente parada, mas basta eu colocar a tomada em 110w e ela funciona normalmente. Mas vou testar essas válvulas e te falo. Grato desde já.

      Excluir
  46. Bom dia, minha eletrolux lte12 apagou por completo, não acende nenhuma luz, nem da sinal de funcionar, o senhor pode ter ideia o que aconteceu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja fiz a troca da placa de interface e fiz o teste com a placa de potencia(ta recebendo energia normal), porem a lavadora continua sem ligar.

      Excluir
    2. Com certeza, tem que trocar a placa de potência.

      Excluir
  47. Boa tarde. A minha lavadora é a LB12Q, não estava soltando água. Troquei a válvula de redirecionamento de água e a eletrobomba. Após voltar com a máquina para a posição e testar, ela não ligou!
    Tem alguma relação com essas trocas que fiz ou pode ter sido um raio, por exemplo? Pois no dia anterior choveu bastante e ela fica sempre ligada na tomada. Tem algum teste que dê para fazer na placa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tem energia na tomada, e a lavadora nada liga, é placa e não tem relação com a troca das peças, foi coincidência, mas antes teste se tem energia na tomada.

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta, Celso. Já havia feito os testes mais simples, como esse da tomada. A minha dúvida é se existe apenas uma placa específica ou pode ter sido mais de uma placa, pois abri atrás do painel e percebi que existem várias ligações em três ou quatro placas.

      Excluir
    3. Na verdade tem uma palca de potência, e depois mais duas placas, mas são conjugadas, placa de interface com pressostato eletrônica que também é uma placa, pode ser defeito tanto na placa de potência, quanto nesse par de placas de interface e pressostato eletrônico.

      Excluir
  48. Tenho uma eletrolux LTE09, lava normal,mais sem força pra sentrifrugar,e vasa um pouco d`agua,chamei um tecnico ele disse que e rolamento e retentor, me cobrou $500 pra trocar,achei caro...esta correto esse valor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mecânica de Electrolux é bem cara mesmo, se ele for trocar tudo que tem que trocar, vai ficar perto desse valor, se fosse Brastemp ou Consul, a mecânica custaria pouco mais que metade.

      Excluir
  49. Troquei a placa da lte12 ela acende tudo mas nao funciona nenhuma funcao.
    O que sera?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela tem duas placas, pode ter defeito na outra, ou no interruptor de tampa.

      Excluir
  50. Celso, tenho uma lavadora electrolux lte09,ao ligar ela acende o painel, porém, não faz mais nada, simplesmente nao funciona! Ja fiz o teste do interruptor da porta e esta "ok". Fiz o auto teste e nenhuma função funcionou, será que é a placa de potência?
    Obrigada,
    Geane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser sim, é muito mais provável que seja potência que interface, eu vendo essa placa original e dou suporte técnico para meus clientes de peças, vou deixar o link caso tenha interesse
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-767354298-placa-original-lavadora-lte09-electrolux-bivolt-_JM

      Excluir
  51. Celso boa noite tenho uma Electrolux LTE 12 queria saber como desmontar a máquina para troca f da placa já que é diferente LTE 09

    ResponderExcluir
  52. https://www.youtube.com/watch?v=wfAU-ZbKyCQ
    Tem dois parafusos de 1/4 que fecham a tampa, depois por trás no painel 4 parafusos phillips, e depois que abrir e levantar a tampa, mais 04 parafusos phillips por baixo para liberar o painel, 8 parafusos phillips no total

    ResponderExcluir
  53. Oi bom dia, troquei a placa da minha LTE12, usava a 70202053 e coloquei a 70202905, o pessoal que vendeu falou q era compativel, ai quando fui ligar os LEDs so ficam piscando sem parar, será q tenho que trocar a interface tbm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. volte onde comprou e explique o defeito, peça para trocarem a peça, caso continue da mesma forma, aí troque a interface

      Excluir
  54. Bom dia tenho uma lte12 ela esta com todos os leds ligados mais nao funciona nada ja foi trocada as duas placas e o problema ainda continua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O defeito anterior, qual era, antes de trocar as placas? porque o defeito pode ser em uma das placas novas, agora se o defeito anterior era o mesmo, então tem defeito em outra coisa, como curto na fiação por exemplo.

      Excluir
  55. boa noite, tenho uma LTE09 que parou de funcionar, não liga nada o que pode ser?
    placa de interface ou potencia?
    vc tem essa placa pra vender?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho sim, mas não dá para saber qual delas, em 80% dos casos o defeito é na placa de potência, vou deixar o link da venda da placa de potência
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-767354298-placa-original-lavadora-lte09-electrolux-bivolt-_JM

      Excluir
  56. Ola amigo troquei o botão de liga e desliga da eletrolux lte 09 kg depois que montei ligou funciona tudo mais não trava mais quando abro a tampa qual sera o defeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa lavadora nem trava de tampa tem...

      Excluir
    2. Opa, diz que não trava a mecânica, pode ser defeito na catraca com mola

      Excluir
  57. Olá bom dia,tenho essa lte 12 e troquei a chave e não liga nada,pode ser a placa de potencip?

    ResponderExcluir

Quando fizer uma pergunta, coloque marca e modelo do seu produto.
O máximo de detalhes do defeito
O comentário não vai aparecer imediatamente, somente depois que eu liberar, aguarde.